Vale a pena alugar carro em Los Angeles? TUDO sobre o aluguel de carro em LA
Paisagens de tirar o fôlego, letreiro de Hollywood, cenários de filmes, artistas, observatório Griffith, praias com areia branca, sol o ano inteiro e toda aquela vibe californiana são mais que um convite para conhecer e se deliciar por Los Angeles. Para curtir a cidade da melhor maneira, vou compartilhar dicas valiosas sobre aluguel de carro na cidade. Vem comigo que vou detalhar tudo!
Neste post você vai encontrar:
- Vale a pena alugar carro em Los Angeles?
- Passo a passo para alugar carro barato em Los Angeles
- Como se dar bem em Los Angeles de carro
Aluguel de carro em Los Angeles vale a pena?
Sem dúvida! Distâncias grandes, sistema público muito limitado, trânsito caótico e, pasme, um par de corridas de Uber já paga a diária do aluguel de carro em Los Angeles. Além disso, as rodovias são ótimas, fáceis de dirigir e conectam as principais cidades da Califórnia. Mesmo com o trânsito intenso, ter carro na cidade de Los Angeles é uma boa comodidade, e na real, a forma mais prática de conhecer o MELHOR de Los Angeles.
Com o carro alugado você tem a liberdade de ir, por exemplo, de Santa Monica a Beverly Hills, quando quiser e sem fazer milhares de baldeações com o sistema público.
O carro alugado também será último para fazer uma Roadtrip pela Califórnia e explorar destinos incríveis como a Highway 1, todo o sul da Califórnia, San Francisco e muito mais.
Quer mais uma boa razão para alugar carro em Los Angeles?
Uber, aluguel de carro ou transporte público em Los Angeles?
Dá para se virar sem carro em Los Angeles? Até dá, mas custa caro e dá trabalho.
Após algumas viagens a Los Angeles motorizada, resolvi fazer a experiência e me virar sem carro. Voei para LAX (o principal aeroporto de LA), me hospedei em Burbank (adoro a região) e apostei em pedidas mais próximas a cidade. Visitei os estúdios da Warner, o incrível Griffith Observatory, fiz a trilha para o letreiro de Hollywood, passeio de cavalo pelas montanhas de Hollywood, e fechei com um dia divertidíssimo no Universal Studios Hollywood.
Gastei $280 dólares de transporte (e olha que ainda peguei ônibus e metrô). O aluguel do carro teria saído cerca de $150. E um detalhe: alugar carro por 3 dias sai quase o mesmo preço de 5 dias.
Passo a passo para alugar um carro barato em Los Angeles
O primeiro passo para o aluguel de carro em Los Angeles é pesquisar preços. Eu uso e recomendo o comparador da Rentcars, uma forma prática de comparar as principais locadoras do mercado e encontrar o melhor custo benefício para as datas da sua viagem.
Em geral, é barato alugar carro nos Estados Unidos e pesquisando (e reservando) com antecedência você consegue garantir maior ofertas de carros e, consequentemente, o melhor preço.
Como eu geralmente faço:
- Pesquiso o carro na RentCars;
- Comparo o preço direto na locadora (em geral, a Rentcars é mais barata e tem algumas vantagens bem importantes para nós brasileiros: pagamento em reais, em até 12 vezes sem juros, sem IOF e cancelamento grátis na maioria das reservas;
- Escolho uma locadora confiável: após muitas viagens internacionais e muitos anos trabalhando com turismo, aprendi que locadoras maiores costumam ter carros melhores, sistema de manutenção mais frequente e atendimento eficiente quando ocorre algum problema na estrada.
- Faço seguro contra batidas. Um dos benefícios do meu cartão de crédito é oferecer um seguro de automóveis durante a viagem internacional. Se você não tem cartão com este benefício, contrate um seguro a parte (contratar online pelo próprio site da Rentcars é bem mais barato do que o contrato feito na hora do aluguel de carro em Los Angeles).
Documentos necessários
- Habilitação Brasileira: sua carteira de motorista brasileira é válida por até três meses nos Estados Unidos. Com ela é possível alugar um carro em Los Angeles, sem nenhuma dificuldade. Mesmo assim, eu sempre gosto de lembrar, que no caso de alguma eventualidade, ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID) é sempre uma boa pedida; As locadoras exigem que sua CNH esteja valida, e que sua primeira carteira de motorista tenha sido emitida há mais de dois anos.
- Cartão de crédito internacional com limite e opção de bloqueio: não importa se você já pagou a reserva online pelo Rentcars, a locadora vai bloquear um depósito – cerca de $300 – do seu cartão de crédito. Na devolução do veículo, se você entregar o carro do jeitinho que recebeu, o estorno da caução é garantido;
- Seguro contra acidentes: IMPRIMA a apólice do cartão em inglês ou faça o seguro online (que é mais barato que direto na seguradora);
Escolhendo o seu carro
O céu é o limite na hora de alugar carro nos Estados Unidos. Existem modelos de diferentes categorias para atender diversos tipos de gostos e bolsos.
Entender o perfil da sua viagem é fundamental na escolha do modelo do veículo. Em viagens em família, principalmente com crianças, vale optar por um modelo SUV, que é mais confortável e possui bagageiro grande.
Se está em casal e o budget está apertado, é possível optar por um modelo mais compacto, só lembre-se de maneirar na bagagem já que carros compactos costumam ter o porta-mala bem pequenino.
Se orçamento não é um problema, dá para esbanjar escolhendo um modelo esportivo ou conversível (percorrer a Highway 1 de Mustang é sonho de muita gente!) Em grupos maiores, é possível alugar minivans ou vans.
Retirada no aeroporto
Para quem chega em Los Angeles pelo aeroporto internacional de Los Angeles (LAX) , já na saída da área de devolução de bagagens, está localizada a área de embarque para as locadoras de carro. Como não há locadoras dentro de LAX, você terá que pegar uma van/ ônibus oferecido pelas locadoras até o ponto de locação
Chegando na locadora, você vai resolver os trâmites burocráticos, assinar o contrato, conferir o veículo e depois, só sair pelas ruas de L.A.
Minha dica é inspecionar o carro com cuidado e fazer um vídeo (comece mostrando a data no seu celular) dando uma volta por todo o carro e apontando qualquer marquinha/ batida que você encontrar.
Dicas para dirigir em Los Angeles
Los Angeles é toda formada por enormes vias expressas, algumas são auto-estradas. Um bom GPS é imprescindível para se locomover de forma precisa e por isso recomendo já chegar na Califórnia com um chip telefônico habilitado. Uso e recomendo o Chip da Omeuchip
Qualquer erro no percurso significa uma volta enorme e muitos minutos a mais no seu trajeto. Também vamos te ajudar com algumas dicas sobre dirigir em Los Angeles:
- Carpool Lane: você vai ver muito essa placa pelas ruas de Los Angeles. A tradução literal de carpool é carona, essas faixas são identificadas com um losango e exigem que o carro tenha 2 (e em alguns lugares 3) passageiros pelo menos. A faixa da esquerda, sendo identificada com um losango no chão, é exclusiva para veículos com duas ou mais pessoas. Este incentivo para caronas é muito comum na Califórnia. Se você preencher o requisito, aproveite. Se você está sozinho, fique longe. A multa para quem burlar a regra é por volta de 400 dólares.
- Pedágio: o pedágio, que em inglês é chamado de Toll Road, tem preços flutuantes, que podem variar conforme o horário e dia da semana. O pagamento precisa ser feito online ou por meio de um sistema de fasTack locado junto com o veículo. Verifique com a locadora se o FasTrack está habilitado, se não lembre-se de pagar o pedágio online até 72 horas após a viagem.
- FasTrack: FasTrak é o sistema de pedágio pré-pago utilizado na Califórnia (equivalente ao Sem Parar brasileiro). Muitas locadoras oferecem a opção de alugar o FasTrak por dia + dedução do valor gasto no final da locação. Eu, sinceramente, não recomendo o aluguel o custo do aluguel do Fast Pass não paga o benefício.
- Estacionamento: a dica mais certeira é prestar atenção nas placas. Antes de estacionar é preciso ler atentamente as informações. Você pode encontrar desde a mais óbvia dizendo que é proibido estacionar, que possui o símbolo ‘P’ de ‘parking’ com um X por cima ou o escrito ‘No stopping any time’. Tem também a placa que informa os horários e dias de limpeza da rua (‘street sweeping‘). Você não pode estar estacionado ali no horário da limpeza. Você também vai encontrar placas com horários ou dias específicos de proibição. Placas na cor verde mostrando o número de horas, normalmente, indicam estacionamento pago via parquímetro.
Como se dar bem em Los Angeles de Carro
Com tanta coisa linda para conhecer, alugar um carro para conhecer Los Angeles é uma das opções mais práticas e confortáveis, mas é preciso ter muita paciência para lidar com o trânsito local.
Com isso em mente, o ideal é planejar seu roteiro com intervalos maiores entre os passeios e ter margem de tempo para o deslocamento, afinal, o trânsito pode ser imprevisível.
Seja esperto na hospedagem
Com o carro resolvido, chegou a hora de planejar sua viagem para Los Angeles (e quem sabe pela Califórnia) de verdade. Minha primeira dica para quem chega em Los Angeles é: seja estratégico com a hospedagem. Se você tem mais de 3 noites na cidade, dividir sua estadia entre a região de Santa Monica (ou Venice Beach) e a região central West Hollywood é uma ótima pedida.
No post onde ficar em Los Angeles detalho os melhores bairros de Los Angeles e dou dicas certeiras para você escolher o melhor hotel para a sua viagem.
E como sei que você vai perguntar:
Vale a pena ficar em Anaheim? Só por uma ou duas noites, se você for visitar a Disneyland. Apesar de parecer pertinho no mapa, o trânsito entre Anaheim e Los Angeles é caótico. Você vai perder 3h por dia das suas férias parado no trânsito. É o tipo do barato que sai caro, sabe?!
Otimize o roteiro
Ao dividir sua hospedagem em duas regiões diferentes você consegue otimizar seu roteiro de Los Angeles perdendo menos tempo no carro e tendo mais tempo para curtir a viagem. A dica parece óbvia, mas jogar as atrações que você quer no mapa e agrupar por distância faz uma baita diferença em LA.
Evite os horários de pico
Além de eliminar deslocamentos desnecessários com a troca inteligente de hotel, minha dica é evitar horários de pico (das 7h às 9h e das 16h às 19h30), evitando esses horários, seu trajeto de carro vai render BEM mais!
E antes que eu me esqueça, Google Maps é um bom aliado pra te ajudar a descobrir os melhores caminhos
Vai continuar a viagem pela Califórnia?
O carro é importante em todas as cidades da Califórnia, exceto, em San Francisco. Minha dica, se você ainda não comprou a passagem é começar a viagem em San Francisco e alugar o carro somente no último dia na cidade.
Mas se o seu ponto de partida é Los Angeles, também é possível viajar pela incrível Highway 1 sentido San Francisco (uma viagem de carro pra salvar na lista dos sonhos!), desbravar os parques nacionais da Califórnia, e quem sabe, dá até conhecer o Norte da Califórnia.
Agora que você já sabe TUDO sobre o aluguel de carro em Los Angeles, confira já os preços para a data da sua viagem!
Este post é uma parceria com a Rentcars, nossa forma preferida de alugar carros nos Estados Unidos e no mundo.
Veja também:
Oii! Meu voo chega as 22h30 em LAX, e estou com dúvida de qual o horário seria o recomendado para eu reservar o aluguel do carro. A princípio eu tinha pensado em reservar para 23h30, mas a rentcars informa que as locadoras aguardam 30 min apenas após o horário. É um pouco imprevisível o tempo que demora para pegas as malas, passar pela imigração e etc. Até tentei buscar mais informações no site da Alamo, e eles só informam que em caso de atraso de voo, eles aguardam até 24h para retirar o carro, mas nada é falado sobre, por exemplo, fila na imigração. No site da Alamo também tem a informação de que o trajeto entre o terminal e a loja pode ter um atraso de 30 min por conta de obras, ou seja, ainda teria que considerar mais esse possível atraso?
Você sabe me informar se realmente perco minha reserva caso eu me atrase mais de 30 min , pela sua experiência?
Oi Ana,
Eu nunca perdi, mas uma amiga querida perdeu na Italia.
O que geralmente faço: marco o horário de chegada 2 horas depois. Nunca tive problemas por chegar antes e sempre tirei o carro na hora.
Abraços
Muito obrigada Mari! Ajudou bastante!
Faltou falar o preço médio do estacionamento nos locais e tambem no caso de pernoite.
Oi Ulysses,
Obrigada pela sugestão. Varia TANTO de hotel para hotel e de época para época que não seria viável colocar.
Infelizmente tem que olhar fe um em um no momento da reserva.
Abraços
Olá!
Sabe dizer-me se é possível alugar um carro em Los Angeles com entrega em San Francisco apenas com cartão de débito?
Obrigado
Oi Miguel,
Vc precisa de cartão de crédito com limite para o depósito de segurança
Abraços