Roteiro de meio dia em Lucerna: saiba o que visitar
Só tem uma manhã ou uma tarde em Lucerna? Quer saber o que visitar nesse curto tempo? Veja nosso roteiro de meio dia por Lucerna e conheça as atrações mais icônicas da cidade. Mas, eu já adianto: metade de um dia é pouco tempo para visitar a cidade, porém é tempo o suficiente para morrer de amores por Lucerna.
A viagem entre a Lucerna e a Basiléia, onde estávamos hospedados, levou cerca de duas horas. É uma viagem bem bonita que passa por campos, cidades, montanhas e lagos, até finalmente chegar em Lucerna.
Lucerna é um pouco tímida e durante o inverno muitas vezes fica coberta por uma espessa camada de neblina esbranquiçada. Mas, com um pouco de sorte ou um pouco de sol, Lucerna aparece e nos mostra que é um verdadeiro cartão postal, com um lago de águas claras, montanhas e alpes nos fundos. Pura poesia.
O lago é atravessado por diversas pontes; a mais famosa delas é a Kapellbrücke (Ponte Capela), uma ponte para pedestres coberta e feita de madeira . Ao fundo igrejas pontiagudas completam o cenário de filme.
Vai pra Lucerna? Leia também: O que fazer em Lucerna na Suíça
Lucerna é uma cidade super gostosa para passar um dia. Para quem tem mais tempo, é uma excelente base para explorar o centro da Suíça, fazer trilhas nas montanhas, passeios de barco ou visitar as bonitas cachoeiras.
Chegamos em Lucerna um pouco tarde e faltavam cerca de duas horas para o sol se pôr, então aproveitamos cada segundo. A estação de trem fica há poucos passos do centro histórico antigo, sendo assim, foi para lá que caminhamos cruzando a ponte Seebrücke, que nos deu uma bela perspectiva da cidade.
Um ótimo jeito de conhecer Lucerna e otimizar seu tempo na cidade é fazer um Tour privado por Lucerna com um guia que fala português e vai te levar para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, além de contar histórias e curiosidades da região. O passeio é feito a pé e tem duração de 2h.
Roteiro 1 tarde em Lucerna
Nossa primeira parada foi na Hofkirche, uma igreja que chamou nossa atenção pelas imponentes pontas no telhado das torres. Ao lado da igreja há um pequeno cemitério onde estão enterradas as famílias nobres de antigamente. A parte interior é um pouco mais sóbria que a parte externa, mas é bonita. Destaque para órgão: imenso.
- Horáriode funcionamento: segunda a sexta 9h às 12h e 14h às 16h30
- durante as férias escolares: 9h às 12h
Kapellbrücke ou ponte capela
De lá fomos caminhando por ruazinhas pequenas e fofas até chegarmos a ponte que havíamos atravessado, dessa vez seguimos pelo outro lado para a antiga ponte de madeira (Kapellbrücke ou ponte capela) que é a ponte de madeira mais antiga da Europa. – que brevemente descrevi no início do post. A ponte é impressionante. Tirei um monte de fotos do visual com a torre de pedra ao lado e a torre da prefeitura (Rathaus) ao fundo. (Pena que deu um pau na máquina e perdi absolutamente todas as fotos desse dia… que vontade de chorar!)
A parte interna da Kapellbrücke é repleta de pequenas divisórias pintadas com lindas ilustrações. São 110 painéis que detalham a história da cidade, do país, dos santos patronos de Lucerna e de algumas antigas famílias nobres. A ponte sofreu um incêndio em 1993 e foi muito destruida, mas já esta 100% restaurada. Para substituir os painéis destruídos pelo incêndio, foram feitas réplicas dos painéis originais.
Igreja dos Jesuítas (Jesuitenkirche)
Saindo da ponte, fomos visitar a bonita igreja dos Jesuítas (Jesuitenkirche). Uma igreja barroca, com um lindo telhado de cobre, que me lembrou o filme do Aladin. Quando chegamos havia um coral cantando na igreja, o que tornou nossa visita ainda mais especial
- Horário de funcionamento
- Segunda e quinta-feira: 9h30 às 18h30
- Terça, quarta, sexta, sábado e domingo: 6h30 às 18h30
Já eram quase 17h e ainda não havíamos almoçado e estávamos sem comer nada desde às 8h da manhã. Entre o dilema de tentar aproveitar o final da luz do dia e comer algo, acabamos sendo vencidos por nossos estômagos e nos rendemos a um sanduba do Mc Donalds.
Comemos um sanduíche suíço chamado Mc Raclet. Preciso dizer que foi o Mac mais caro da minha vida, mas a fome era tamanha que achei o sanduíche ótimo. E o melhor, foi BEM rápido.
Altes Rathaus e Wein Market
Já havia escurecido, mas resolvemos continuar nosso passeio pela cidade e aproveitamos para passar pela prefeitura Altes Rathaus e pelo lindo Wein Market (wine Market ou mercado do vinho). Andamos por ruazinhas estreitas com algumas casas com afrescos do século XVI e vimos uma fonte gótica em homenagem a São Mauricio, o padroeiro da cidade (a fonte lembra uma ponta de torre de igreja).
Mesmo com o frio gostei muito de ter dado essa ultima volta.
Deixamos Lucerna com muita vontade de voltar um dia com mais calma e passar pelo menos um final de semana curtindo a região.
Leia também: Swiss Travel Pass vale a pena? Tudo o que você precisa saber para viajar de trem pela Suíça
O que faltou visitar
Com um roteiro de 1 dia em Lucerna, você pode conhecer bem a cidade.
Monumento do Leão
O monumento do Leão “Löwendenkmal” é uma escultura dedicada aos heróis Suíços mortos em 1792. A escultura é bem realista e muito impressionante, sendo um dos pontos mais visitados de Lucerna.
Museu Rosengart
Para quem tem um pouquinho mais de tempo do que tivemos, tem um museu de arte particular excelente (visitei na minha segunda vez na cidade) chamado Museu Rosengart. Lá você vai encontrar muitos quadros de Miró, Matisse, Paul Klee, Cézanne e Picasso.
- Endereço: 10 Pilatusstrasse
- Horário de funcionamento: aberto de 11h às 17h de novembro a março. De abril à outubro, das 10h às 18h
- Ingressos (valores em março de 2024)
- Adultos: 20 CHF
- Idosos (acima de 65 anos): 18 CHF
- Crianças entre 7 e 16 anos | Estudantes: 10 CHF
Museu de transportes da Suíça
O museu mais visitado da Suíça, o Museu Suíço dos Transportes é um pavilhão enorme repleto de carros, barcos, aviões e exibições super interativas que contam a história dos transportes no país. Há simuladores, parquinhos para crianças brincarem, aviões e trens em tamanhos reais. Não visitei, mas fiquei com vontade.
Além do museu em si, o local tem outras atrações que são pagas à parte: o planetário, o Filmtheather, o Swiss Chocolate Adventure e o Museu Hans Erni.
- Endereço: Lidostrasse 5, 6006 Luzern
- Horário de funcionamento: no inverno, de 10h às 17h. No verão, de 10h às 18h
- Ingressos: a partir 35 CHF | As exibições especiais são cobradas à parte (valores em março de 2024)
Compre aqui seu ingresso com antecedência
E aí, curtiu nossas dicas de Roteiro 1 tarde em Lucerna? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
PLANEJE SUA VIAGEM:
- HOSPEDAGEM: Reserve seu hotel em Lucerna
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
Roteiros pela Suíça:
Guias de viagem pelas cidades Suíças:
Nossos passeios preferidos
Oi Estou pensando em ficar em Genebra é fazer um bate volta p Chamonix é zermatt, será q é possível? Obrigada!
Oi, Mari. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Oba!!!!! 🙂 🙂 🙂