Yellowstone Park em 10 paradas inesquecíveis
Quer descobrir o melhor do parque nacional Yellowstone? Aí vão 10 paradas inesquecíveis em um dos parques naturais mais sensacionais dos EUA. Esse é um post com opiniões bem pessoais, afinal os destaques do Yellowstone Park para nós, podem – e certamente serão um pouco diferentes dos seus.
Condições climáticas, quantidade de pessoas e até a sorte de avistar aquele animal lindo em seu habitat natural mudam completamente a experiência, mas espero que este post sirva de inspiração e que torne sua viagem ao Yellowstone National Park tão incrível quanto a nossa! Pronto para se apaixonar?
10 melhores experiências no Parque Yellowstone
Fiz essa lista de paradas do Yellowstone logo após nossa primeira viagem ao parque. Hoje, 8 anos depois mantive 9 das paradas mas mudaria um pouco a ordem. Os lugares que mais nos impactaram nessa segunda visita foram a trilha para ver a Grand Prismatic do alto (que experiência!), o Grand Canyon do Yellowstone (aqui adicionei a trilha do Clearlake que é sensacional) e ver as explosões do Old Faithful.
Morning Glory Pool continua lindíssima e continua valendo a viagem e a região de Norris Basin & Porcelain Basin nos surpreendeu novamente. Aí vão as paradas:
- Morning Glory Pool
- Lamar Valley
- Old Faithful Geyser
- Grand Prismatic Spring
- Grand Canyon do Yellowstone
- Lower Geyser Basin
- Yellowstone Lake
- Porcelain Basin
- Vida selvagem
- Trilha do Clearlake
Seja estratégico na escolha da hospedagem
Para curtir o Parque Nacional de Yellowstone ao máximo e evitar deslocamentos cansativos, a minha melhor dica é ser estratégico na escolha das suas pernoites. Divida sua estadia em duas ou três cidades diferentes. A seleção das cidades depende dos seus objetivos e do que você pretende explorar em Yellowstone.
Se conseguir se hospedar dentro do parque, aproveite essa oportunidade sem pensar duas vezes! As reservas são altamente disputadas, então cuidado com sites falsos – reserve apenas pelo site oficial do Yellowstone.
Alguns dos hotéis preferidos nos nossos leitores são:
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
Explorer YellowStone | West Yellowstone | 9.0 | Ver preços |
Holiday Inn | West Yellowstone | 8.3 | Ver preços |
Wagon Wheel Hotel | West Yellowstone | 8.2 | Ver preços |
Dreamcatcher Tipi Hotel | Gardiner | 9.6 | Ver Preços |
Absaroka Lodge | Gardiner | 8.2 | Ver Preços |
Chamberlin Inn | Cody | 9.2 | Ver Preços |
Cody Cowboy Village | Cody | 8.9 | Ver Preços |
Quer mais dicas de hospedagem? Leia Yellowstone Park: guia completo para explorar o parque
1- Se encantar com as cores da Morning Glory Pool
Piscinas coloridíssimas dos mais diversos tons e geysers explosivos, essas são duas das primeiras imagens que vem vem em mente quando penso no Yellowstone. E já que o assunto é piscina termal, uma das minhas preferidas é a Morning Glory Pool.
Para chegar nela você terá que fazer uma caminhada linda de 3,2 Km (ida e volta) que começa em Old Faithful e passa por alguns dos geysers mais incríveis do Yellowstone como o Old Faithful, Castle Geyser e River Geyser.
Chegando na Morning Glory Pool prepare-se para se encantar com um verdadeiro festival de cores que vão do verde escuro ao laranja. Fizemos questão de visitar essa piscina termal nas nossas duas visitas ao parque, e olha só que graça a diferença das duas fotos
Dica de expert Ideias na mala
Para aproveitar esse passeio ao máximo minha dica é ficar de olho nas previsões de explosão dos Geysers e fazer a trilha em um momento que você consiga ver pelo menos uns 2 explodindo.
2- Um giro pelo Lamar Valley
Quem curte natureza e vida selvagem não pode deixar de percorrer o Lamar Valley, um pedacinho do parque conhecido por abrigar animais em grandes quantidades. A dica é dirigir devagar e ficar de olho nas montanhas e no vale para avistar os animais. Na nossa primeira visita, tivemos apenas algumas horas para explorar o Lamar Valley e ficamos tão encantados com o que vimos que quando voltamos, reservamos um dia todo para a região.
A dica é chegar bem cedo, levar binóculos e não ter pressa.
Para nós festival de animais começou com uma quantidade generosa de cabras da montanha descendo o morro, foi muito bacana ver o grupo de baixo esperando enquanto as cabras lá de cima iam descendo.
Em seguida vimos uma dessas cenas inesquecíveis: uma loba mãe descendo as montanhas e cruzando a estrada com o lobo bebê. Coisa linda!
E não dá para falar de Lamar Valley sem falar de bisões. Eram muitos e muitos bisões pastando num pasto lindo e verdinho repleto de montanhas ao fundo. Ô coisa linda!
E também vimos alguns grupinhos desse antílope lindo, o Pronghorn, um dos animais mais rápidos do planeta.
3-Ver o Old Faithful Geyser explodindo
Nem uma visita ao Yellowstone estará completa sem ver o Old Faithful Geyser explodindo pelo menos uma vez, o geyser é o mais previsível do Yellowstone e explode a cada ~90 minutos.
As erupções do Old Faithful variam entre 30-50 metros de altura, duram entre 2 e 5 minutos e atraem uma quantidade incrível de pessoas. Para organizar o espetáculo, há uma série de bancos de madeira espalhados em torno do geyser e a minha dica é chegar uns minutinhos antes para conseguir um lugar legal e ver a erupção do comecinho.
Fique de olho nos horários de explosão dos Geysers e tente combinar a visita ao Old Faithful com outros geysers lindos como River Geyser e o Castle Geyser.
Dica de expert Ideias na mala
Se você entende bem inglês, vale ficar de olhos nos horários das apresentações dos guarda-florestais. Há uma aprensentação que dura 20 minutos e acontece bem na frente do Old Faithful. Nela você aprenderá um bocado sobre as explosões e a previsibilidade do Old Faithful. Vale planejar!
4- Se perder na imensidão do Grand Prismatic Spring
Com 90 metros de diâmetro e 50 metros de profundidade a Grand Prismatic Spring é um verdadeiro gigante, tão grande que a única forma de entender a imensidão da coisa é fazer a trilha rumo a plataforma de observação. para ver a piscina e suas cores incríveis do alto.
São 1,6 Km de trilha moderada (a subida é boa, mas meus filhos de 6 e 8 anos tiraram de letra) e o ponto de início da trilha é no Fairy Falls Trailhead. Chegue cedo porque o estacionamento é hiper concorrido.
Quem não tem tempo ou pique pra subir a pirambeira, pode ficar tranquilo que as vistas da borda já são bem especiais. A dica é ir no meio do dia para pegar o sol batendo mais forte e menos fumaça.
Além da Grand Prismatic há uma mini cachoeira de águas quentes bem impactante e um geyser azul lindíssimo, o Excelsior.
5- Se apaixonar pelas vistas e cachoeiras do Grand Canyon do Yellowstone
Achei que as piscinas coloridas, os geysers explosivos e a vida selvagem abundante haviam consumido toda a minha cota de UAU’s da viagem, mas me enganei. O Canyon do Yellowstone, recortado pela força impiedosa das águas da Yellowstone Falls é um desses espetáculos que merecem ser vistos com calma. Fiquei de queixo caído com a paisagem e fiz absoluta questão de explorar a área da melhor forma que consegui. Que lugar sensacional!
Entendendo o Grand Canyon do Yellowstone
O Grand Canyon do Yellowstone está dividido em duas áreas diferentes, a borda norte de onde se tem uma vista maravilhosa dos canyons e bem próxima da cachoeira. É nessa área que ficam os hotéis, acampamentos e restaurantes e o centro de visitantes do Grand Canyon Village. Nossas paradas preferidas da borda norte foram o Lookout Point e o Brink of Lower Falls que exige uma trilha de 1,2 Km, mas que te leva até a boca de uma das cachoeiras e tem uma vista brutal!
A borda sul tem menos opções de paradas mas é igualmente especial. Para quem quer vistas lindas sem fazer esforço a dica é o Artist’s Point, um mirante que te dá uma visão completa da região e arranca suspiros de boa parte dos visitantes.
Quem tem pique e topa fazer uma caminhada mais pesada pode ainda incluir a Trilha do Clearlake (6,4km). É incrível.
6- Ver as piscinas saltitantes do Lower Geyser Basin
Para entender as principais formações termais do Yellowstone de forma rápida, a dica é visitar Lower Geyser Basin (a caminhada tem 800 metros, e é 100% acessível).
Durante o passeio você vai ver de pertinho os mud pots (poças ácidas borbulhantes e com pouca água), fumarolas (uma formação termal tão quente, mas tão quente que a água evapora antes de chegar ao solo, produzindo fumaça e mais fumaça) geysers (formações termais com alguma obstrução que impedem a circulação da água e explodem de tempos em tempos e piscinas termais (piscinas onde a água circula livremente e com colorações diversas).
O grande atrativo do Lower Geyser Basin são os Fountain Paint Pots, um conjunto de mud pots borbulhantes bem interessantes.
E a piscina mais linda da região é a Silex Spring uma piscina de coloração azul profundo (quanto mais azul mais quente) e com bordas alaranjadas. As bordas tem uma textura bem única e bem fotogênica.
7- Curtir o contraste das piscinas termais borbulhantes e a imensidão azul do Yellowstone Lake
Umas das áreas termais mais bonitas e interessantes do parque é o West Thumb, uma área termal que fica em frente ao lago Yellowstone e está repleta de piscinas lindas e super coloridas. O que eu mais curti? Caminhar as margens do lago e ver uma piscina escaldante de um lado, e o Yellowstone Lake (com suas águas geladas) do outro. Uma lindeza!
A piscina mais bonita dessa região é a Black Pool, uma piscina azulona e que fica em frente ao lago.
E olha que bonito as águas da piscina termal desaguando no lago <3.
8- Ver as piscinas do alto do Porcelain Basin
Depois de visitar tantas áreas termais incríveis achei que a área de Norris Geyser, seria apenas mais um conjunto de piscinas coloridas bacanas, e não é que paguei a minha lingua? A área esta dividida em duas zonas diferentes: Porcelain Basin e Back Basin, e ambas merece ser bem exploradas.
A minha preferida é a Porcelain Basin, uma área com pouca sombra e que exige uma caminhada de 1,2 Km para completar o circuito. Não pense duas vezes, o circuito é lindo, hiper colorido e rende fotos fantásticas. A visita começa pela parte alta do terreno e com uma vista arrebatadora do circuito.
Depois disso é preciso descer e explorar a região que conta com piscinas de cores pastéis e rios coloridos. E olha só que lindas as piscinas termais
9- Ficar parado no trânsito dos bisões (ou, se você der sorte, de algum urso)
Se o trânsito parar, seja paciente, prepare sua câmera e comemore, são grandes as chances de você estar num trânsito gerado pelos bisões (o bicho é tão grandalhão, e tão espaçoso que as vezes resolve pastar – ou sentar – no meio da estrada. E como ninguém é bobo de mexer com bisão, o jeito é respeitar e deixar o danado sair da pista por conta própria. Enquanto isso não acontece, prepare a câmera e fique pronto para tirar fotos lindas.
Outro grande causador de trânsitos no Yellowstone é o urso. Quando um deles aparece na beira da estrada é um alvoroço com direito a grupo de rangers para organizar a confusão. O importante é respeitar o urso e não sair do carro em hipótese alguma (no Guia do Yellowstone eu explico direitinho porque não air do carro, e algumas dicas para lidar com ursos). Se você tiver sorte, o urso passará bem pertinho do seu carro e você vai tirar fotos incríveis.
10- Trilha do Clearlake
Essa trilha incrível começa no estacionamento de Upper Falls View Point, passa pelo Clearlake, continua até o Artist Point e retorna até o ponto inicial pela parte alta dos cânions. O circuito completo tem 6,4 km e é pura poesia.
Uma mistura elementos vulcânicos como mud pots borbulhantes e piscinas termais amarronzadas com um lago de cores lindas e vistas surreais do Yellowstone Canyon. Uma baita experiência!
O importante é não sair da trilha (o solo dessa região é extremamente instável, e você não quer correr o risco de cair em uma piscina escaldante), ter spray de pimenta sempre em mãos (ursos são muito ativos nessa área do parque) e ficar de olho no mapa. Nós cometemos um erro e acabamos no Ribbon Lake, o que acrescentou mais 2 milhas à nossa caminhada.
Você chegará até Artist Point (o ponto mais lindo do canyon) e terá vistas incríveis pelo caminho.
E o Mammoth Terraces?
Quando escrevi esse post originalmente em 2013, os terraços de Mammoth (uma formação geológica bem diferente do resto do parque) ocupavam a décima posição da minha lista.
Só que de lá pra cá o curso de água mudou bastante (e a presença sísmica na região de Yellowstone é bem intensa e vive mudando o curso de geysers e piscinas termais). No caso de Mammoth a mudança fez com que várias as cachoeiras secassem mudando a coloração de branco para o amarelo e abrindo espaço para os alces entrarem e pisotearem em tudo.
Então você verá poucos terraços ainda lindos, e um grande pedaço transformado em ruínas de calcário. Continua bonito especialmente para quem visita a região pela primeira vez, mas não chega em aos pés do que vi em 2013.
Para quem curte fotografia as possibilidades são praticamente infinitas, dá pra passar horas tentando capturar a imensidão dos terraços, e a sutileza da passagem da águas entre os degraus.
Destaques do Yellowstone no Mapa
Veja nesse mapa nossas 10 sugestões de experiências no Yellowstone National Park.
Seguro Viagem nos Estados Unidos
O seguro viagem vai muito além de ocorrências médicas, oferecendo apólices que cobrem eventuais extravios de bagagens (cada vez mais comuns), cancelamentos de voos e até auxílio jurídico, em alguns casos. Opte por uma boa cobertura, que cubra qualquer ocorrência no ato, assim você evita a necessidade de pagar para depois ser reembolsado pela operadora.
Recomendamos o site da Seguros Promo, uma empresa que funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem com o que há de melhor no mercado em termos de apólices, e aí você é que filtra de acordo com a localidade que está indo, número de dias e necessidades. É super fácil, prático e intuitivo.
Quer mais desconto?
Inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.
Faça já sua cotação e reserve o seu seguro
E aí curtiu as dicas do Yellowstone National Park? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários
PLANEJE SUA VIAGEM:
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Yellowstone National Park
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- CHIP EUA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- Jackson Hole no verão
- Guia para o Yosemite National Park
- Canadá e Yellowstone: nosso roteiro de viagem
- O que fazer em Banff
- O que fazer em Lake Louise
Estaremos em West Yellowstone de 16 a 22/10 para visitar o Park, vale a pena por um dia ir ao Grande Teton e voltar a West Yellowstone pois dia 22 estaremos indo para Twin Falls e verifiquei que ir de Teton para Twin a visgem seria muito longa.
Oi Cleber,
Depende de quantos das vc tem em Yellowstone!
Abraços
Estamos em Yellowstone. Muito obrigada pelas dicas maravilhosas.
Yaaaay! Aproveitem muito a viagem
Oi Mari. Vamos em agosto para o Yellowstone e Glacier. Onde é melhor ficar? Da para ficar em um só ponto e curtir todo o parque? Como é gigante fiquei na dúvida se tem q dividir a hospedagem. Vamos iniciar pelo Teton. Também vamos com criança, com seis meses ?. Se puder ajudar agradeço.
Oi Karoline,
Tbm fiz a viagem com meu filho pequeno, mas mesmo com o perrengue de trocar de hotel, vale a pena dividir a estadia em pelo menos dois lugares (West Yellowstone) e outra cidade já no caminho do Glacier para evitar vai e vem desnecessário.
Beijos
Esse é um roteiro de quantos dias?
Achei legal demais o post, só fiquei na dúvida de quanto tempo gasta-se em cada atração.
Oi Antonio,
Passamos três dias no parque. Já leu este post cheio de dicas para explorar o Yellowstone?
Oi, Mari. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oba!
Super obrigada e que delícia começar a semana assim!
BEijos