Jasper: um passeio de barco pelo Maligne Lake

Saiba como é o passeio pelo Maligne Lake no Parque Nacional Jasper, no Canadá. Um passeio maravilhoso por um dos lagos mais lindos e famosos da região e com direito a parada na Spirit Island. Descubra neste post como foi a nossa experiência, como chegar lá, valores, horários de funcionamento e muito mais!

O Maligne Lake é um dos lagos mais lindos e famosos de Jasper (no Canadá) – um lago abastecido por três glaciares diferentes e que ao longo dos seus 22,5 Km de extensão vai mudando de tonalidade e ganhando tons de azul pra lá de especiais. Uma das formas mais deliciosas de explorar o Maligne Lake é fazer um passeio de barco pelo lago e visitar a Spirit Island, uma ilhota pra lá de fotogênica e um dos cartões postais da região. Nesse post dividirei com vocês todos os detalhes do passeio. Vem comigo?

Vista Spirit Island no Maligne Lake
Vista Spirit Island no Maligne Lake

A experiência

De Jasper ao Maligne Lake

A viagem entre Jasper e o Maligne Lake leva pouco mais de uma hora por uma estrada linda (de manhã cedo e no final da tarde existe uma grande chance de avistar animais silvestres pelo caminho). A estrada passa bem pertinho do Maligne Canyon e margeia o Medicine Lake (aí estão dois passeios lindos, rápidos e que merecem ser combinados com a visita ao Maligne Lake, pode deixar que lá no final do post eu falarei mais sobre eles).

Saímos de Jasper um pouquinho mais tarde do que gostaríamos (imprevistos de viajar com bebê) e acabamos fazendo a viagem com o tempo cotadíssimo e chegando bem a tempo da saída do barco (juro que fiquei tensa). Eu se fosse você sairia com pelo menos uma hora e meia de antecedência para não passar esse perrengue.

O dia não estava grande coisa, nuvens cinzentas feiosas não mostravam nem um pinguinho de céu azul e ofuscavam as cores do lago, que mesmo em meio a tanto cinza demonstrava um senhor potencial. Pegamos os ingressos e fomos direto pra fila de embarque que já estava entrando.

Passeio de barco no Maligne Lake no Canadá
Nosso barco

O passeio

O tour básico pelo Maligne Lake dura cerca de 1 hora e meia e é todo narrado. Ao longo do percurso um guia animadinho vai contando as curiosidades do lago, um pouco sobre os glaciares que abastecem o Maligne Lake e porque a composição dos minerais deixa os lagos canadenses tão azuis. E, quer saber, é tanto lago azul e lindo nessa viagem que é bem difícil escolher o mais bonito.

São 14 Km de passeio começando em uma velocidade bem baixa para não jogar ondas muito grandes nos caiaques que passeiam pelo lago e aos poucos ganhando um pouco de velocidade. Conforme nos aproximamos da Spirit Island, a cor do algo ia se azulando – o guia nos explicou que quanto mais perto do Glaciar, mais azul e realmente a diferença é notável. Segundo ele, em um dia azul de sol – e no meio do dia, que é o melhor horário para fazer este passeio – as cores são impressionantes.

Maligne Lake em Jasper
E olha só como o lago foi azulando

O que é a Spirit Island

A Spirit Island (ilha dos espíritos) foi batizada pelos nativos da tribo Stoney Nation em homenagem a seus ancestrais e aos rituais realizados na ilhota. A ilha é pequenina, hiper fotogênica e está conectada ao continente por uma pequena faixa de terra. Somente em alguns dias do ano, durante o verão, a Spirit Island se transforma em uma ilha de verdade.

Maligne Lake em Jasper
Spirit Island

Nossa passagem pela ilha

Tivemos cerca de 15 minutos para explorar os arredores da ilha, tirar fotografias e usar o banheiro (daqueles de buraco no chão). A parada é feita em um pequeno píer no continente, um ponto que fica bem próximo a ilha e que tem vistas maravilhosas. Adorei!

O caminho de volta

O caminho de volta nos pareceu bem mais rápido do que a ida. Fomos curtindo as paisagens e aproveitando as dicas dos guias para explorar a região.

Se você está planejando uma viagem para o Canadá de carro, como foi o nosso caso, é necessário reservar o seu carro com antecedência. Para isso, nós recomendamos fazer o aluguel pelo Rent Cars. No site, você tem um comparativo completo entre as opções oferecidas, consegue pagar em reais e parcelar o valor em até 12 vezes sem juros (e sem IOF).

Maligne Lake em Jasper

Dica: melhor horário para tirar fotos

para quem quer tirar fotos espetaculares, a dica é fazer os tours do meio do dia (12h/13h) quando a luz estará perfeitinha e sem nenhum sombra indesejada

Duração do passeio:

Há três tipos de tour diferentes: o clássico com duração de 1h30 e que faz apenas uma parada na Spirit Island durante o trajeto, o Tour Premium que além da parada básica recebe os visitantes com um tour pela ilha e tem duração de 2 horas e o tour para fotógrafos com duração de 2h30.

Posso dar um pitaco? Fiz o tour de 1h30 e achei mais do que suficiente, o tour é lindo e não há a menor necessidade de fazer passeio guiado da Spirit Island que é minúscula.

Veja aqui os tipos e horários de saídas dos tours

Temporada de barcos no Maligne Lake

A temporada de passeios de barco vai do finalzinho da primavera até o outono (em geral de junho a outubro).

Outras formas de explorar o Maligne Lake: trilhas e caiaques

E, para quem quer explorar um pouco mais do lago, há a opção de alugar caiaques ou canoas – e também há meia dúzia de trilhas bacanas e de dificuldades variadas. Algumas das mais populares são a Moose Lake Hiking Trail (2,8 Km) e a Lake Trail (Mary Schaffer Loop) – 3,2Km.

Como chegar?

O Maligne Lake fica há 48,1 Km do centro de Jasper (cerca de 1 hora e 10 minutos de carro). Veja a localização exata no Google Maps.

Você pode fazer o passeio por conta própria ou contratar um tour guiado com duração de 5 horas e meia e que já inclui o passeio de barco. O legal do tour é contar com a ajuda de especialistas na hora de encontrar os animais selvagens, e claro, aprender com eles.

Reserve seu passeio para o Maligne Lake

Com o que combinar?

Combine seu passeio pelo Maligne Lake com o Maligne Canyon e o Medicine Lake (fique de olho na vida selvagem! Tem muita coisa linda morando por lá) ambos ficam no caminho entre Jasper e o Maligne Lake e são maravilhosos.

Medicine Lake

Um lago bem diferente dos outros lagos da região e repleto de vida selvagem. Um incêndio na região deixou parte do lago com aparência bem peculiar.

Medicine Lake em Jasper
Medicine Lake

Com um pouquinho de sorte você verá muitos animais selvagens por lá.

Maligne Canyon

Um cânion profundo recortado pelo movimento das águas do Rio Maligne. Há uma trilha que margeia o cânions e 6 pontes diferentes, no total são 5 Km de caminhada, mas você pode encurtar a caminhada voltando na segunda ou terceira ponte. Nós fomos até a quarta ponte e curtimos muito o visual!

Maligne Canyon em Jasper
Maligne Canyon

E aí, curtiu as dicas de Jasper: um passeio de barco pelo Maligne Lake? Ficou com alguma dúvida? Deixe seus comentário!

PLANEJE SUA VIAGEM

Veja também:

Montanhas Rochosas Canadenses

Região de Vancouver

Costa Leste do Canadá

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Natalie disse:

Oi, Mari. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia – Natalie

Avatar Altier Moulin disse:

O Canadá não cansa de me surpreender com infinitas belezas.. essa ilha é uma novidade, já tenho que voltar! Rsrs

mari vidigal mari vidigal disse:

Dois que queremos muito voltar!
Super obrigada pela visita Altier!
Beijos