O Skytram de Jasper: vistas especiais das montanhas rochosas

Saiba como é o passeio pelo Skytram de Jasper, uma subida de 7 minutos pelo mais alto e mais longo elétrico aéreo localizado no Canadá. Por lá, vistas especiais da região do Parque Nacional e muitas opções de trilha para quem quer continuar o passeio.

Aqui, você vai descobrir como foi a nossa experiência, horário de funcionamento e valores do ingresso. Além disso, vamos contar qual passeio vale mais a pena: gôndolas de Banff e Lake Louis ou Tram de Jasper? Vamos nessa?

Jasper Tram, um passeio com vistas incríveis das montanhas
Jasper Tram, um passeio com vistas incríveis das montanhas

Era início de temporada e havia pouca gente no tram (ou skytram como eles dizem), sorte a nossa que podíamos ir trocando de janela e acompanhando a vista de ângulos diferentes. A subida é rápida e em 7 minutos estávamos no topo de Jasper com vistas maravilhosas da região.

As vistas maravilhosas do Tram de Jasper

Jasper foi nossa última parada nas montanhas rochosas canadenses e depois de tantos lugares lindos e de ter subido em algumas das gôndolas mais famosas da região, como a gôndola de Banff e a Gôndola de Lake Louise acabei subestimando o tram de Jasper. Paguei a língua e quase fiquei sem queixo, ô vista bonita!

Vistas do Tram de Jasper: Toda a região de vista do alto
Toda a região de Jasper vista do alto

O dia ajudou e tivemos um panorama bem especial da região de Jasper com direito aos principais lagos da região e muitas montanhas lindas. Lá do alto, lago Annette e lago Edith que já haviam conquistado meu coração ficaram ainda mais azuis. De quebra ainda vimos o lago Beauvert, que fica na frente do hotel Fairmont de Jasper, e os lagos Patricia e Pirâmide que seriam as próximas paradas do nosso dia. São 1258 metros de altura e uma belezura só. Fiquei muito impressionada com a experiência!

Lagos Patricia e Pyramid vistos do alto do Tram de Jasper
Lagos Patricia e Pyramid vistos do alto

Como em 2017 o inverno foi mais forte do que o de costume, pegamos as montanhas ao redor da Whistlers Mountain repletas de neve, olha só que lindeza:

A trilha: rumo às alturas

Nossa ideia inicial era subir ao topo, curtir as vistas e descer. Mas achamos o visual tão lindo que resolvemos esticar o passeio e fazer a trilha de pouco mais de 1 km até a parte mais alta da montanha.

Trilhas da Whistler Mountain em Jasper: Essa casinha é onde o teleférico nos deixou
Trilhas do tram de Jasper: Essa casinha lá embaixo é onde o teleférico nos deixou

Só que como o Gu já havia caminhado 9 Km com o Tom nas costas do dia anterior (fizemos uma trilha linda em Lake Louise) a condição para subirmos é que eu carregaria o pequeno e seus 12 pesados quilos nas costas. Não pensei meia vez e falei vambora!

Trilha no topo da Whistlers Mountain em Jasper
E olha só o Tomzinho nas costas

A subida foi encrencada, chão de terra batido com muitas pedrinhas. Subi um pouco mais devagar do que o normal e cansei bastante, mas fiquei bem feliz ao chegar lá em cima e ver que eu tinha dado conta do recado de carregar o pequeno sozinha – além de ser recompensada com aquelas vistas que encerrou meu dia com chave de ouro.

A descida foi um pouco mais fácil, mas desci com bastante cuidado para não virar o pé (que cá entre nós não é grande coisa) e bem devagarinho. Como pegamos um caminho um pouco diferente, a descida ainda rendeu umas fotos legais.

E vale a pena subir o tram de jasper?

Muito! Durante a viagem subimos nas gôndolas de Banff e Lake Louise e, de todas elas, achamos que o tram de Jasper é de longe a mais bonita. Amamos as vistas 360 da região (com direito a vários lagos lindos, montanhas cobertas de neve e picos glaciares) e a possibilidade de fazer caminhadas bem bonitas lá no alto.

Vista do alto do Jasper Skytram no Canadá
Vista do alto do Jasper Skytram

Como nos disse Todd Noble, gerente geral do Jasper Skytram: “O topo da Whistlers Mountain é impressionante, você caminha 300 metros e tira fotos em umas pedras hiper fotogênicas que dão a impressão de que você caminhou horas para chegar lá no alto”.

Em resumo: amamos e recomendamos muito a experiência.

Como chegar?

Endereço: Jasper, AB T0E 1E0, Canadá

Veja aqui a localização no Google Maps:

Horários de funcionamento

O Jasper Sky Tram funciona entre o final de março e o final de outubro.

Os horários de operação variam conforme o mês do ano. Em geral, o Jasper Skytram funciona das 10:00 às 17:00 com horários estendidos entre maio e setembro. Confira o funcionamento no mês da sua viagem aqui no site oficial.

Quanto custa

  • Adultos 16+: $49,30
  • Crianças e jovens 6-15 anos: $26,20
  • Crianças menores de 5 anos: gratuito

[Preços de 2019]

Seguro Viagem

O seguro viagem não é obrigatório para quem entra no Canadá, mas ele é indispensável em qualquer viagem, principalmente nas internacionais. Além de cobrir possíveis despesas médicas, o seguro te livra de ciladas como voos atrasados e extravio de bagagem. Vale lembrar que o serviço de saúde pública no Canadá não é acessível para turistas. Ou seja, não tem porque arriscar, né?

Aqui no Ideias na Mala eu gosto de indicar o site da Seguros Promo que funciona como um comparador de opções, mostrando os melhores custo x beneficio para sua viagem.

Quer um desconto?!

Insira o código IDEIASNAMALA15 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Confira os preços e resolva seu seguro viagem

Aluguel de Carro no Canadá

Sem muito mistério, alugar um carro no Canadá é super simples. Brasileiros não precisam de nenhum documento específico, além do passaporte e carteira de motorista (não é necessário a tradução dela). Vale lembrar que é necessário ter mais de 21 anos.

Os valores para locação de um carro possuem ótimo benefício, mas a dica é a mesma para qualquer lugar do mundo: compare os preços. Para o aluguel recomendo a Rentcars, um comparador de locadoras que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem e permite o parcelamento, em reais, e em até 12 vezes sem juros.

Alugue seu carro no Canadá

E aí, curtiu nossas dicas do Skytram de Jasper? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM

Veja também:

Montanhas Rochosas Canadenses

Região de Vancouver

Costa Leste do Canadá

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *