O que fazer em Gruyères na Suíça: 10 atrações imperdíveis
Gruyères na Suíça, além de produzir um dos queijos mais famosos do mundo, o queijo Gruyere, tem um centro histórico lindo e um dos castelos mais bem preservados do país. Nesse post divido com vocês dicas do que ver e fazer em Gruyères. Pronto para se apaixonar?
O que fazer em Gruyères: 10 atrações imperdíveis
Com suas casinhas medievais, ruas de paralelepípedos e um castelo imponente, essa cidadezinha encantadora é perfeita para roteiro de 1 dia cheio de charme e história. E não vamos esquecer, é aqui que você vai encontrar o famoso queijo Gruyère e, claro, deliciosos chocolates suíços.
Como pensar em Gruyères e não pensar em queijo é impossível, começarei minha sugestão de passeios pelo que interessa: o autêntico queijo Gruyère! Que tal ver de perto uma das plantas de produção do queijo?
A região de Gruyeres tem mais de 100 fábricas de queijos, a mais fácil de visitar, fica bem em frente da estação de trem na cidade e se chama “La Maison du Gruyere”.
Nesse post você vai ver:
- La Maison du Gruyere
- Provar um autêntico fondue
- Passeio pelo centro histórico de Gruyeres
- Museu HR Giger
- HR Giger Bar
- Visitar o Castelo de Gruyeres
- Fábrica de chocolate Maison Cailler
- Museu do Tibet
- Chocolaterie de Gruyères
- Viagem em trem temático
E mais:
1. La Maison du Gruyere
A Maison du Gruyere tem uma exposição interativa, guiada pela vaquinha Cerise (Cherry), que conta a história e o processo de produção do queijo Gruyere, o guia de áudio está disponível no português de Portugal, espanhol, inglês e outros.
Depois de uma breve introdução sobre o tipo de leite produzido, alimentação das vacas e peculiaridades sobre o queijo Gruyère, chega a hora de acompanhar a produção do queijo. São 3 etapas diferentes, e quem chegar cedo poderá ver as 3.
Não recomendo a visita após as 11h da manhã, pois você corre o risco de não ver nada, pois a produção de queijos ocorre entre 9h da manhã e 12h30.
E para fechar a visita, veja como o queijo Gruyère é envelhecido e armazenado. Ver os queijos sendo preparados, carregados e estocados é bem legal. A visita é impessoal e bem turística, mas para quem nunca viu queijo sendo produzido antes, vale a experiência.
O tour tem duração de 30-45minutos.
Na parte externa tem um parquinho para os pequenos. Super fofo com tema de vaca. Lá dentro tem ainda um restaurante e um mercadinho para comprar queijos.
- Horários de funcionamento: De Junho a Setembro: das 9h às 18h30 | de outubro a maio: das 9h às 18h
- Preço: Adultos 7 CHF | Famílias (2 adultos + 2 crianças: 12 CHF)
O ingresso inclui uma pequena amostra com três tipos diferentes de Gruyere: envelhecidos 6,8 e 10 meses.
Alternativa: Fromagerie Alpage (Mountain Cheese Factory)
Uma alternativa um pouco menos turística que eu ouvi falar super bem mas não tive a chance de visitar é a Fromagerie d’alpage.
- Horários de funcionamento: Aberta de maio a setembro às 10:00.
- Recebe no máximo 50 pessoas por dia (Reserve com antecedência!)
- No local funciona um restaurante
2. Provar um autêntico fondue
E depois de ver tanto queijo junto, que tal provar um dos pratos mais típicos da Suíça feito com o próprio queijo da cidade? Pra quem quer comer um fondue barato, a dica é o restaurante do próprio Maison du Gruyère bem recomendado pelo Guillaume que trabalha no escritório de turismo de Gruyères e que sabe tudo de queijo. Eu não experimentei.
Para quem quer um fondue mais caprichado a dica é o restaurante, Chalet de Gruyeres (endereço: Rue du Bourg 33) com mesas do lado de dentro e, nos dias de sol, com um pátio delicioso. O fondue de queijo caprichado (servido com pãozinho e batatas) para duas pessoas custa 56 francos e é muito gostoso! Esse eu testei e adorei. Tava tão bom que eu não conseguia parar de comer.
3. Passeio pelo centro histórico de Gruyeres
Terminada a sessão fondue a dica é fazer um passeio caprichado pelo centrinho da cidade. O centro de Gruyères é bem pequenino, mas hiper charmoso e repleto de lojinhas, restaurantes estiloso e brasões de ferro com o símbolo da cidade: a ave Grou (em inglês crane), que em alemão-suíço tem a pronúncia muito parecida com Gruyere.
Repare na fonte, que antigamente servia para abastecer a cidade, um ponto de encontro da região, e no portão fortificado que liga a parte alta do centro. Este portão tem um brasão com os dois heróis da cidade Claremboz e Bras de Fer, que salvaram Gruyère de uma invasão no século XIV.
O Castelo de Gruyeres fica no alto da Colina, mas antes de chegar lá, saia da rua principal e procure cantinhos mais fotogênicos para fotografar o castelo de longe. Uma volta completinha pelo centro da cidade leva no máximo uns 20 minutos e as possibilidades fotográficas são infinitas.
4. Museu HR Giger
Durante seu passeio pelo centro de Gruyeres, não deixe de visitar o Museu HR Giger. Giger é o criador do Alien e de dezenas de outros personagens macabros hiper interessantes. O museu, projetado pelo próprio artista, é uma coletânea sensacional de monstros psicodélicos e criaturas muitos loucas.
Mesmo eu que não gosto de ficção cientifica e que morro de medo de criaturas fantasmagóricas fiquei bem impressionada com a qualidade das pinturas e esculturas expostas. O cara é genial!
- Horários de funcionamento:
- De março a novembro: segunda a sexta das 10h às 18h | sábado e domingo: 10h às 18h30
- De Novembro a março: terça a sexta 13h as 17h | sábado e domingo: 10h às 18h
- Preço: 12,50 CHF adultos | Estudantes 8,50 CHF | crianças 4 CHF
5. HR Giger Bar
Depois de uma volta caprichada no museu, vale a pena curtir uma cerveja no Giger Bar que fica ali do lado e é o máximo. A parte de dentro é decorada como se fosse a parte interna de uma criatura gigante repleta de ossos. Todas as mesas e cadeiras são muito estilosas. Muito legal.
- Horário de funcionamento
- De março a novembro: segunda a domingo das 10h às 20h30
- De Novembro a março: terça a sexta 11h as 20h30 | sábado e domingo: 10h às 20h30
6. Visitar o Castelo de Gruyeres
O Castelo de Gruyeres é o segundo castelo mais visitado da Suíça e uma viagem pelos séculos XIII ao XIX. A visita começa com um audio visual de 15 minutos que conta uma breve história do castelo e dos nobres que ali residiram.
Em seguida começa a visita pelas salas e aposentos decorados em diferentes períodos com direito a explicações bacanas de um audio-guia. A visita dura pouco mais de 1 hora e vale pela chance de visitar um castelo tão lindo e tão bem preservado.
- Horários de funcionamento:
- De Abril a Outubro: Todos os dias das 9h às 18h
- De Novembro a março: 10h – 17h
- Preço: Adultos 13 CHF | Estudantes 9 Euros | Crianças 5 CHF
7. Fábrica de chocolate Maison Cailler
A Maison Cailler é um passeio mega interessante para quem quer conhecer um pouco da história do chocolate, ver uma linha de produção de chocolates e degustar os mais variados chocolates suíços. A Cailler faz parte do grupo Nestlé e é um orgulho suíço, além de ser uma experiência bem divertida.
A visita começa com um tour audio-guiado em português, bem compacto, pela história do chocolate. Em seguida, é hora de conhecer as matérias primas e ver uma linha de produção de chocolates em pleno funcionamento. Para fechar, fizemos a degustação dos principais chocolates da Cailler.
Fui com expectativas baixas achando que era um desses programas turísticos meia boca e me surpreendi. Curti o tour, aprendi um monte de coisas legais sobre chocolate e comi um montão de chocolates gostosos.
- Horários de funcionamento: todos os dias
- De Abril a Outubro: das 10h às 18:00
- De Novembro a março: 10h- 17h
- Preço: Adultos 17 CHF | Estudantes: 14 CHF | Crianças de 6-15 anos: 7CHF | crianças até 5 anos: grátis
8. Museu do Tibet
Fundado pelo fotógrafo e viajante Alain Bordier, o Museu do Tibet abriga uma impressionante coleção de artefatos tibetanos, incluindo estátuas, pinturas, e objetos religiosos que datam de mais de 1.500 anos. O Museu fica no centrinho de Gruyères, ao lado do HR Giger.
- Horários de funcionamento
- De Abril a Outubro: das 11h às 18:00
- De Novembro a março: terça a sexta das 13h às 17h | sábado e domingo das 11h às 18h
- Preço: Adultos 10 CHF | Estudantes: 8 CHF | Crianças de 6-16 anos: 5CHF | crianças até 5 anos: grátis
9. Chocolaterie de Gruyeres
Chocolaterie de Gruyères é uma chocolateria super premium e um paraíso para os amantes de chocolate. A loja oferece uma ampla variedade de chocolates artesanais, desde trufas delicadas e pralines recheadas até barras de chocolate com diferentes níveis de cacau e ingredientes especiais. Tem algumas barrinhas de vaquinhas super fofas.
Eles vendem sorvetes artesanais também.
10. Viagem em trem temático
Durante a alta temporada, além de fazer a viagem panorâmica você pode optar por trens temáticos:
Trem do Chocolate
É impossível ir a Suíça e não provar os famosos chocolates suíços. E que tal juntar uma viagem de trem com paisagens alpinas lindíssimas e chocolates deliciosos?! A viagem no trem de chocolate é uma experiência deliciosa a bordo de um trem vintage com interiores bem decorados que remetem a Belle Époque em 1915.
Durante o trajeto, é servido um croissants e chocolate quente, dando um gostinho do que está por vir. A primeira parada é na Maison du Gruyère, onde você poderá conhecer o processo de fabricação do famoso queijo Gruyère. Depois, o trem segue para a vila medieval de Gruyeres, onde você tem tempo para explorar o centrinho e visitar o castelo.
O passeio termina com a visita à fábrica de chocolate Maison Cailler, em Broc. Aqui, você vai aprender sobre a história do chocolate, ver de perto como ele é feito e, o melhor de tudo, degustar uma variedade de chocolates deliciosos.
A rota é coberta pelo Swiss Travel Pass, sendo necessário reservar o assento no site oficial.
Fondue Train
Durante a sua viagem no Trem Fondue, você saboreará o tradicional Fondue moitié-moitié (fondue de queijo 100% suíço) e a famosa sobremesa: merengue com creme duplo. A viagem é feita a bordo de um trem vintage que passa por paisagens da região de Bulle a Montbovon.
Train du Fromage
A experiência começa com um passeio no trem panorâmico saindo de Montreux com destino ao Château d’Oex. Lá, os visitantes irão aprender como o leite é transformado no famoso queijo alpino suíço. Em seguida, um delicioso fondue bio é servido no restaurante Le Chalet. Ao final, os visitantes conhecerão o Museu do Pays-d’Enhaut que encanta com seu acervo de artesanato local e a arte do recorte de papel.
A rota é coberta pelo Swiss Travel Pass, sendo necessário reservar o assento no site oficial.
- Horário de funcionamento: todas as quartas, sábados e domingos, de 3 de fevereiro a 30 de outubro de 2024
Golden line: de Montreux a Montbovon
Um dos pontos altos da minha visita a Gruyeres foi fazer o trajeto de trem pela linha panorâmica “Golden Line” que liga Montreux a Montbovon. A paisagem montanhosa é tão linda que grudei os olhos na janela e mal vi o tempo passar. Isso sem falar no trem retrô hiper estiloso, adorei a experiência.
Como chegar a Gruyères
Chegar em Gruyeres pode ser um pouquinho trabalhoso, mas vale cada segundo! Vindo de Berna, Genebra ou Montreux, você vai ter que trocar de trem uma ou duas vezes. Mas juro que todo esse troca-troca compensa pelas paisagens incríveis no caminho — montanhas verdes no verão ou branquinhas no inverno. E, claro, pela própria cidade de Gruyeres, que é um charme só.
Se puder, pegue a rota panorâmica Golden Pass que sai de Montreux. A experiência é ainda mais espetacular!
Tempo de viagem:
- De Berna: 1h30
- De Genebra: 2h30
Seguro viagem na Suíça
Além de ser obrigatório para quem viaja pela Europa, o seguro viagem é um “must”, sem exageros! O seguro viagem te salva naquelas horas de aperto e evita que você tenha que colocar a mão no bolso mais vezes do que o planejado, afinal imprevistos acontecem. Já pensou programar com tanto carinho essa viagem deliciosa e ter alguma intercorrência e precisar de atendimento médico? Ou então ter seu voo cancelado ou sua mala extraviada.
Aqui no Ideias na Mala nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros que te mostra uma lista com o que há de melhor no mercado bem como valores e tipos de cobertura, tudo isso com poucos cliques.
Quer mais desconto?
Insira o nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 15% de desconto na contratação do seu seguro viagens.
Faça já sua cotação e reserve seu seguro viagem
Veja também:
- Swiss Travel Pass vale a pena? Tudo o que você precisa saber para viajar de trem pela Suíça
- Roteiro de 1 dia em Berna na Suíça
- Roteiro: 11 dias na Suíça
- Viagens de trem e barco na Suíça: 10 passeios inesquecíveis + dicas para planejar sua viagem
- Roteiro Zermatt: 2 dias para curtir o melhor da cidade
- Roteiro de 1 Dia em Jungfrau
- O que fazer em Lauterbrunnen na Suíça: 8 passeios para quem curte natureza
Oi Mari, tudo bem? Vc foi p Gruyeres pelo passeio de trem Golden Pass? Ou se hospedou la? Porque vi que voce fez bastante coisas, ate parou p comer fondue na cidade, estou em duvida se me hospedo ou nao la. Adorei sua materia!
Oi Rafaela,
Olha aqui meu roteiro pela Suíça onde explico tudo bonitinho!
Eu dormi em Genebra e nesse dia conheci Gruyeres e dei uma passadinha em Fribourg (achei bem ok)
Beijos
Oi Mari,
Estamos indo para a suiça no começo de fevereiro. Você acha viável sair de Genebra, passar o dia em Gruyere e dormir em Zermatt? Adorei a dica do trem tematico para Gruyere! É possível chegar de barco também pelo Lago Leman?
Obrigada!
Oi Carolina,
Muita coisa pra um dia só. Especialmente no inverno. Recomendo vc quebrar seus planos em dois dias!
Beijos
Oi Mari, td bem? Sou viajante de primeira viagem rumo a Europa em Julho. Tô com algumas dúvidas referente à Suíça e seu post me ajudou um pouco. Teria algum contato seu para nos comunicarmos?
Bjs..
Oi Ariana,
Só respondo as perguntas aqui mesmo pelo blog! Deixe num comentário que respondo rapidinho.
Beijos
Então, vou ficar de 5 a 6 dias na Suíça apenas, me interessei por algumas cidades que vc postou no blog, como Gruyeres, Zermatt. Minha única dúvida no momento é que, como vou sair de Paris rumo a Suíça, não consigo decidir a rota, vejo no mapa, mas não sei se tem rota direta que me leve para St. Moritz, passando por Berna, Gruyeres, Zermatt e por fim St Moritz. Já vi vários roteiros prontos, mas nenhum que inclua essas cidades no mesmo tempo. Não quero gastar tempo nem dinheiro com bate e voltas, então quero partir de uma cidade à outra até chegar ao meu destino final St. Moritz. Retorno ao Brasil de Veneza, após concluir sota Suíça.
Me ajude rs..
Oi Ariana,
Para ver o destino dos trens na Suíça, a melhor coisa é usar o site da SBB. Há uma linha que conecta Zermatt a St. Moris. Mas não passa nem perto de Gruyeres.
Para fazer todos esses trajetos, talvez valha a pena considerar o Swiss Travel Pass.
Abraços
Ah pode ser também. O Swiss Travel Pass é aceito da Suíça para Itália, ou só dentro da Suíça??
Obrigada 😉
Só na Suíça
Só mais uma coisa rs: Gostaria de comprar aqui do Brasil mesmo. Qual site pode comprar o Swiss Pass? Vi que vários sites oferecem o sistema.
Grata.
Oi Ariana,
A entrega aí no Brasil tem taxa de entrega e leva dias para chegar.Não achou que vale o perrengue não.
Olá Mari, tudo bem? Vc acha viável alugar um carro para otimizar tempo? Quero ir de Blausee até Gruyeree. Seria a melhor opção?
Oi paula,
Não viajei de carro na Suíça então não sei bem as dificuldades.
Beijos
Juro que não sabia que tinha tanta coisa assim para fazer lá.
E eu que pensava que era só a visita à fábrica do queijo gruyère rsss
Não consegui incluir no meu roteiro da Suíça pela falta de tempo, mas percebi que, apesar de pequeno, aquele país merece MUITAS visitas, né?
Pena que a conta bancária não ajuda muito 😉
Beijos
Oi Gabi,
Obrigada pela visita.
Pois é… sou apaixonada pela Suíça, mas vivo reclamando dos preços. #Fazeroquené 🙂
Beijos
Excelent post Mari!!
Adorei o relato e estou com água na boca depois de ver esses queijos e chocolates, já que adoro os dois. Já na minha listinha!
Bjs!
Oi Alessandro,
Obrigada pela visita!
Gruyeres vale MUUUITO a pena, e sim, o queijo é DIVINO!
Beijos