Duomo de Milão e a subida nos telhados
O Duomo de Milão é uma das igrejas mais lindas do mundo. Nesse post, vou contar detalhes da subida aos telhados da catedral com vistas privilegiadas das estátuas e da cidade de Milão. Vem comigo?
Minha segunda “passada” por Milão
Milão entrou no meu roteiro por acaso, mais uma vez. Seria minha segunda visita a cidade, uma passagem rápida para cruzar a fronteira rumo à Suíça. Cheguei sabendo duas coisas: a primeira é que eu PRECISAVA revisitar o Duomo (a lindíssima catedral de Milão) e a segunda é que eu sairia de Milão com muita pena de não ter ficado mais tempo (#EscolhasDessaVidadeViajante).
Vista a catedral
Tive uma manhã para explorar a cidade, e como meu hotel (Mandarin Oriental) ficava bem pertinho da Piazza del Duomo, deu para aproveitar bastante. A Catedral de Milão (Catedral de Santa Maria Nascente) abre às 8:00 da matina, mas os telhados e os museus abrem às 9h da manhã. Assim, cheguei na catedral às 8:15h fiquei uns dez minutos admirando a fachada que é linda e é a cara de Milão e comprei meu ingresso (Catedral de elevador + telhados +museu = 15 Euros – veja outras opções de ingresso no final desse post).
Lá dentro, fiquei meia horinha admirando a parte interior do Duomo de Milão – que apesar de um pouco escuro a primeira vista, é ornamentada do teto ao chão e está repleto de detalhes impressionantes. Destaque para os vitrais coloridos – retirados do Duomo para não sofrerem bombardeios durante a segunda guerra mundial, e para a luzinha vermelha na parte superior do altar marcada por um arco, é ali que a grande relíquia da igreja, uma das unhas de Jesus Cristo fica guardada.
E como curiosidade:
O Duomo de Milão é a quinta maior igreja do Mundo e a que possui a maior quantidade de estátuas: são 3,400 estátuas 135 gárgulas e 700 figuras. O Duomo começou a ser construído em 1386 e terminou quase 500 anos mais tarde, as pressas, para receber a nada modesta auto-coroação de Napoleão.
Veja mais detalhes sobre o Duomo de Milão (em inglês) Walks of Italy.
Os telhados do Duomo de Milão
Depois de namorar a parte interna do Duomo de Milão e tirar dezenas de fotos, segui para o foco do passeio, e um dos lugares que eu mais tinha vontade de revisitar: Os telhados do Duomo de Milão. Nos parágrafos à seguir descrevo de forma bem visual como é a visita aos telhados, e porque você deveria incluir esse passeio em seu roteiro de Milão. Vem comigo?
A subida
A subida nos telhados do Duomo de Milão é feita pela lateral esquerda externa do prédio. Há duas entradas separadas, uma para quem sobe de escada e outra para quem sobe de elevador. Como a subida de escada é toda fechada e sem vista nenhuma, só recomendo pra quem estiver muito curto de budget (a diferença no preço é de apenas 3 euros) ou caso a fila do elevador esteja muito grande. De elevador a subida leva menos de 1 minuto e quando você menos perceber chegará em um dos cantinhos mais especiais de Milão.
Ornamentos e detalhes, um show visual
Após a subida, siga pelo pequeno corredor apertado que liga a parte maior superior das varandas, de onde você terá as vistas mais bonitas. No caminho repare na composição dos degraus e no conjunto de elementos que formam cada uma das extremidades e pontas da igreja. O nível de detalhes e a perfeição de cada uma das esculturas é inacreditável.
Repare nas gárgulas magrelas acompanhadas de pequenos soldados e nas flores e folhas que formam as colunas. E por fim, perca-se nas pontas e mais pontas e nos pequenos santos espalhados por todos os lados. É lá do alto a catedral de Milão mostra toda sua elegância, e que você finalmente terá a chance de contemplá-la como ela merece ser contemplada.
Passado o primeiro corredor hiper mal sinalizado, um conjunto de portas seguido de uma escada te leva a parte mais alta dos telhados. Essa parte do telhado está sendo reformada, mas não chega a atrapalhar a vista (mas sim atrapalha um pouquinho as fotos).
Madonnina di Perego
A santinha dourada na parte mais alta da igreja é uma das aparições de virgem Maria, ” Madonnina di Perego” ou Santa Marina Nascente, a padroeira da cidade. É aqui que os habitantes vem bater um papo com a santa, agradecer e fazer pedidos. Na extremidade oposta a santa há uma espécie de uma escadinha de concreto. Aproveite para sentar um pouquinho, relaxar, pensar, e se você quiser, agradecer pela chance de visitar um lugar tão lindo.
Esculturas modernas
Lembra que eu falei no começo do post que essa é a minha segunda visita aos telhados? Desses 10 anos que intercalaram as visitas muita coisa mudou. Várias áreas que eram abertas foram cobertas com grades feias (talvez para evitar impulsos suicidas?), e uma série de esculturas modernistas – que cá entre nós tem ZERO a ver com o estilo e a arquitetura da igreja – foram colocadas nos telhados. Achei uma péssima ideia, mas já que não dá para tirar essas esquisitices de lá, o jeito é aproveitá-las e transformá-las em fotografias. A última grande mudança que notei foi a no skyline da cidade, vários prédios novos no pedaço!
Vistas de Milão
E falando em Skyline, outro ponto alto da subida é a vista da cidade, especialmente da galeria Victorio Emmanuele e da Praça do Duomo. Lá do alto você terá uma panorâmica bem interessante da cidade e seus arredores. Adoro.
A Galeria Victoria Emanuelle tem um passeio panorâmico chamado The High Line, uma passarela suspensa com vistas da cidade. Achei a vista bem parecida com a do Duomo, e os 12 Euros salgados por “mais do mesmo”. Mas fica a dica para quem quiser visitar. Veja os relatos com fotos do pessoal do Guia de Milão.
E para terminar minha visita.
Como ainda tinha um tempinho antes da saída do meu trem, ignorei o museu da igreja (que já estava pago, mas fazer o que?!) e fui direto pra o Castelo de Milão. Tive meia horinha para passear e bater fotos, na próxima ida a Milão, prometo que farei uma visita mais completa.
Detalhes práticos da subida ao Duomo de Milão:
Ingressos:
- Telhados do Duomo de elevador + Museu + Catedral: 22 Euros
- Telhados Duomo de escada + Museu + Catedral: 16 Euros
- Somente os Telhados de elevador: 15 Euros
- Somente os telhados de escada: 13 euros
- Catedral + Museu: 8 Euros
Horários de funcionamento:
- Catedral: Das 8:00 às 19:00
- Terraços: 9:00 às 19:00 (Bilheteria fecha às 18:00)
- Cripta (dentro da catedral): Das 9:30 às 17:30
- Museu & igreja de San Gotardo: Das 10:00 às 18:00
Dica: Para curtir os telhados vazios e tirar fotos mais caprichada, chegue às 9h da matina.
Atenção: Não é permitida a entrada na Catedral de shorts ou regata.
E aí curtiu a dica? Alguém aí já visitou o Duomo de Milão e quer dividir com a gente o que achou?
PLANEJE SUA VIAGEM:
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Milão
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Ola, mari.
Quanto tempo durou a sua visita a Duomo?
Terei apenas a parte da manha, antes que o meu trem parta para Verona.
Adorei as dicas.
Beijos
Oi Stephanie,
Com uma manhã dá fácil para fazer!
Beijos
Mari, adorei a visita aos telhados do Duomo. Obrigada por essa oportunidade de rever tão de pertinho todos os detalhes. Beijos.
Oi Isa,
Obrigada pela visita!
Eu tbm amo o Duomo de paixão!
Aliás, adoraria publicar o roteiro e as dicas de vcs aqui no blog. Topam uma entrevista?
Beijos