Naples na Flórida: Dicas do que fazer + Roteiro de 2 dias
Praias lindas, jardins bem cuidados e um toque de sofisticação te esperam em Naples, uma das cidades mais bonitas do sul da Flórida e um destino que vai te encantar desde os primeiros instantes. Naples vai te receber com um centrinho recheado de cafés e restaurantes, muitos deles com nomes italianos e uma gastronomia que combina pratos europeus com peixes e ingredientes locais, com o charme de seu píer histórico que ganha cores ao entardecer e celebra o sol se pondo no mar, e com o agito do Tim City, uma pedida divertida para comer bem.
A vizinhança também vai te surpreender. Marco Island com suas praias de areias claras e hotéis pé na areia oferece passeios de caiaque pelos túneis de manguezal e pelos bancos de areia que compõem as 10 mil ilhas, e Everglades City, uma das portas de entrada para explorar o Everglades National Park.
Neste guia completo de Naples você encontrará os principais pontos turísticos da cidade, dicas do que fazer na região e uma sugestão de roteiro de 2 dias. Pronto para se encantar?
Porque o Ideias na mala
Bem vindo ao Ideias na mala! Moramos nos Estados Unidos há 12 anos e somos especialistas na Flórida. Conhecemos o estado do sol nascente de cabo a rabo e temos o conteúdo mais diverso da Flórida disponível em Português. Nossas viagens combinam uma curadoria de conteúdo afinada com dicas de amigos que moram nos destinos, nossos guias são tão completos que gosto de dizer que é só imprimir e viajar. No instagram @ideiasnamala você viaja comigo em tempo real.
O que fazer em Naples na Flórida
Bem vindos a um dos destinos praia mais bonitos da Costa Oeste da Flórida, uma junção de cidade de verdade com uma estrutura turística de primeira. Naples é uma dessas cidades altamente moráveis e que esbanja charme das formas mais sutis. Uma viagem que combina natureza abundante (se você quiser, é claro) com praias espetaculares, shoppings de luxo e um ótimo outlet pra quem quiser emendar umas comprinhas.
Trata-se de um destino badalado o ano todo. Durante o inverno Naples serve de ponto de encontro para famílias abastadas dos Estados do Norte, que tem casas na região e vem fugir do inverno cinzento, e durante as outras estações a cidade recebe turistas como eu e você, gente que quer explorar o melhor da Flórida e fugir um pouquinho dos clichês Miami e Orlando.
Aí vai uma lista dos principais pontos turísticos de Naples. Clique no item abaixo para ir direto ao ponto ou se preferir, leia o post todo.
- Centro de Naples
- Naples Pier
- Praias de Naples
- Jardim Botânico de Naples
- Passeios de barco
- Marco Island
- Caiaque, ilhas desertas e golfinhos
- 10 Thousand Islands
- Tin City
- Compras em Naples
- Everglades City
E pra te ajudar a planejar a viagem
- Roteiro de 2 dias em Naples
- Onde fica & Como chegar em Naples na Flórida
- Onde ficar em Naples
- Como incluir Naples no seu roteiro da Flórida
1- Passear pelo centro de Naples: 5ht Avenue e 3rd Street
Vamos começar nossa viagem a Naples na Flórida pelo centro da cidade, que desde os primeiros instantes chama atenção por sua beleza, limpeza e organização. Plantas floridas adornam ruas recheadas de casas espaçosas com jardins bem cuidados e muitas flores. Antes de passear pelas ruas comerciais a dica é circular o pedacinho mais residencial da cidade e se encantar com os detalhes.
O coração do centro é a 5th Avenue South, uma avenida larga enfeitada por árvores vistosas e com um toque discreto de sofisticação que entregam de cara porque Naples é uma dos destinos de luxo mais bem resolvidos da Flórida. Por lá há uma série de lojas de luxo, galerias de arte e restaurantes.
Para um jantar caprichado, recomendo a Osteria Tulia (466 5th Ave S, Naples) que serve massas deliciosas, carnes e peixes. Adoramos o beef tartar servido com molho adocicado e a garoupa com purê de batatas e lascas de couve de Bruxelas. Uma delícia.
Para um almoço rápido, café ou sorvete, minha dica é o Italiano Bontà bakery (824 5th Ave S #2, Naples) que serve sanduíches lindos, croissants bem recheados com Nutella, Bomboloni uma espécie de sonho bem recheado de creme (que gostoso) e café expresso na máquina de verdade. A casa ainda conta com uma seleção de gelatos italianos cremosíssimos e preparados no próprio café.
Toda noite a 5th avenue ganha uma iluminação especial com lamparinas brancas e as luzes dos restaurantes. Sabe aquele passeio lindo?
3rd Street
A apenas alguns quarteirões, a 3rd Street South oferece uma experiência igualmente encantadora, mas com um toque mais histórico e intimista.
As vitrines fofas recheadas de floreiras pedem para virar memórias. Por lá você encontrará boutiques locais, cafés ao ar livre e o mercado de produtores locais que acontece aos sábados das 7:30 às 11:30 e conta com barraquinhas vendendo frutas, verduras, além de comidinhas deliciosas.
Para um brunch delicioso a dica é o The Bevy (360 12th Ave S, Naples) que tem um ambiente lindo e bem iluminado. Vale pedir os ovos beneditinos acompanhados de uma blood Mary.
Quem curte história e quer saber mais sobre o passado da cidade, pode visitar o Naples Historical Society, que oferece um recorte interessante do passado da cidade. Vale esticar o passeio até o Píer de Naples na praia principal da cidade.
Passeio de bicicleta por Naples
Uma forma agradável de conhecer o melhor de Naples é fazer um passeio de bicicleta guiado pelo centro da cidade. A experiência dura 1 hora e meia e é cheia de paradas lindas para fotos. Vagas são limitadas
Reserve aqui seu passeio de bicicleta.
2- Ver o pôr do sol do Naples Pier
Icônico, o Píer de Naples é o principal cartão postal da cidade e uma lembrança viva da resiliência e da força de seus habitantes.
Naples foi severamente abalada pelo furacão Ian que passou em setembro de 2022 e danificou parte do píer histórico. Boa parte das entradas da praia –que continua linda e merece sua visita – já foram reabertas, e agora o píer está sendo reformado.
Uma forma deliciosa de curtir a vibe de Naples com vistas lindas do Pier é fazer um piquenique durante o pôr do sol. É permitido beber na praia, mas copos de vidro não são bem vindos.
Além de ver o sol de pondo na água, o pier rende fotos bem bonitas.
Para comprar o piquenique tenho duas dicas:
- Publix Super Market at Naples Plaza (endereço: 1981 Tamiami Trail N, Naples): O Publix é uma rede de supermercados espalhados por toda a Flórida que tem um sortimento ótimo e a opção deliciosa de sanduíches e comidas feitas na hora.
- Mercato Italiano (endereço: 306 9th St N, Naples): Um mercado Italiano delicioso. Dá pra pedir sanduíches ou escolher entre a seleção de produtos caprichados. Dá até pra pedir um delivery com o App Door Dash!
3- Curtir as Praias de Naples
Nenhuma visita a Naples fica completa sem curtir as praias lindas da região. Com um mar azul esperado, águas calmas e areia branquinha a cidade vai te surpreender com algumas das melhores praias da Flórida e uma estrutura excelente. Há praias com aluguel de espreguiçadeiras, lanchonetes e restaurantes pá na areia, e praias com pegada mais natural pra quem curte a vibe de paraíso intocado.
Aí vai nossa lista de praias preferidas em Naples
Vanderbilt Beach
Vou começar por uma das praias mais badaladas de Naples, a Vanderbilt Beach, uma praia linda com um estacionamento gigante, vestiários e a estrutura do Ritz Carlton, um dos melhores hotéis da região, e que tem um ótimo restaurante aberto para não hóspedes e pé na areia, o Gumbo Limbo (280 Vanderbilt Beach Rd).
A praia fica em uma região de alto poder aquisitivo e com muitos hotéis, então é bem badalada e vive cheia, mas a vibe é uma delícia e o visual é bem especia;.
Clam Pass
A praia preferida da minha amiga Brianna que nasceu em Naples também conquistou meu coração. A experiência começa na chegada, uma passarela gigante de madeira que pode ser percorrida a pé ou com carrinhos de golfe. São 1.2 km que cruzam um manguezal vistoso e finalmente atravessam as águas do Clam Pass.
Chegando na praia há uma lanchonete de apoio, opção de alugar espreguiçadeiras, aquele cenário lindo de areia bem branquinha e muitos pássaros nativos da região.
Vale caminhar até a ponta direita da praia onde você vai encontrar a junção do mar com o Clam Pass. Um pedaço de estuário com águas macias e uma correnteza adorada pelos locais. O Rio se transforma em uma piscina de correnteza natural e a graça é sentar e deslizar até o ponto onde o rio beija o mar.
Para tirar fotos lindas, siga pela beira do rio até chegar ao manguezal. Há um segundo riacho de águas rasas por lá, e o visual é lindo.
Seagate Beach
Uma praia bem legal e que conta com uma chegada bem especial por um túnel de árvores. A atmosfera é mais local e portanto a praia é bem mais vazia que as outras dessa lista.
Lowdermilk Park
A praia do Lowdermilk Park é uma pedida certeira para quem viaja com criança já que o parque de apoio tem um ótimo parquinho, quadras de vôlei e um gramado bem gostoso para curtir um piquenique.
Um pavilhão coberto e alguns guarda-sóis fixos completam o cenário. A praia é ótima!
Naples Beach
A praia principal de Naples é marcada pela presença do Naples Pier no visual e pela extensão de areia gigante. São 16 km de praia e 40 acessos diferentes. A forma mais gostosa de fazer o passeio é caminhar pela Third Street (que é uma graça) rumo ao Naples Pier.
Como já adiantei, recomendo muito um piquenique com vistas do píer.
Wiggins Pass
Considerada uma das 10 melhores praias dos Estados Unidos pelo Dr. Beach, a Delnor-Wiggins Pass State Park entrega uma experiência linda de praia em meio a natureza. Águas azuis e cristalinas, e o bonito encontro com as águas do Wiggins Pass completam o cenário. Por lá também é possível fazer passeios de caiaque, mas não é permitido nadar no rio devido a força da correnteza.
O parque foi bastante atingido pelo furacão Ian e aos poucos está sendo reconstruído. A praia já está aberta (e continua lindíssima) mas a lanchonete segue fechada. Leve piquenique, água e protetor solar.
Dica para quem viaja em família
Bao parte das praias de Naples conta com um programa de empréstimo de colete salva-vidas na areia da praia. É só chegar, pegar um colete do tamanho certo e curtir a praia. Achei bem legal!
4- Passear pelo Jardim Botânico de Naples
Amantes de plantas e jardins de plantão (Presente!) vão adorar passar por esse jardim botânico que representa de forma linda jardins tropicais de vários diferentes cantos do mundo. Alguns destaques são o Jardim Brasileiro, os Jardins Asiáticos, os Jardins da Flórida e o Water Garden.
Volta ao mundo sem sair de Naples
Uma visita ao Jardim Botânico de Naples é uma chance de contemplar (e fotografar!) jardins bem cuidados de diferentes cantos do mundo, amei ver o Brasil bem representado, passear sobre o pontilhão rodeada de plantas aquáticas, admirar as espécies nativas da Flórida, e fotografar os jardins asiáticos (que são um espetáculo).
Um jardim brasileiro Espetacular
Um dos destaques do Jardim Botânico de Naples são os jardins Brasileiros (The Kathleen and Scott Kapnick Brazilian Garden) que foram projetados por Raymond Jungles, um dos discípulos de Burle Marx, e incluem uma estrutura de concreto (linda) recheada de plantas aquáticas criado pelo próprio Burle Marx. Os jardins destacam a beleza da flora brasileira e tem influências no cubismo.
WONDER – O programa infantil do Jardim Botânico de Naples
Todos dos dias às 10:30 da manhã o Jardim Botânico tem uma programação guiada pensada nos pequenos. Todo mês há um tema diferente, e a jornada – que está inclusa no ingresso de entrada – inclui atividades lúdicas e aprendizado. É super legal.
Há também um guia de atividades para os pequenos que pode ser retirado na entrada, mas uma forma de entretê-los durante o passeio pelo parque.
Fogg Café: Uma refeição descontraída em meio a natureza
Aproveitei a visita ao Jardim Botânico para conhecer o Café do parque, que estava super bem avaliado. O menu tem uma pegada natureba e pratos inspirados em chefes locais. Minha salada estava ok, mas gostei muito da limonada e da área externa com vistas para os jardins.
5- Fazer um passeio de barco
Agora que você já conhece os principais pontos turísticos de Naples pelo ponto de vista terrestre, que tal explorar a cidade e as ilhas vizinhas pelo mar?
Há algumas possibilidades de passeios de barco em Naples e Marco Island. Aí vão duas experiências bem diferentes e super bem avaliadas:
- Golfinhos & pôr do sol: Um passeio que celebra o final de tarde em estilo passando por cantinhos icônicos de Naples em busca de golfinhos.
- Explorando as ilhas da região: Um passeio focado em observar peixe-bois, pássaros e jacarés em meio às 10 mil ilhas.
6- Se encantar por Marco Island
Marco Island, a cidade vizinha, é um destino de praia queridinho dos habitantes da Flórida e uma ótima pedida para quem quer se hospedar em um hotel pé na areia.
A praia mais popular da região é a Tigertail Beach, conhecida por suas águas calmas e oportunidades de observação de aves. Outra pedida bem gostosa para curtir um dia de praia é a South Beach.
Se você curte aventura, não deixe de fazer um passeio de caiaque pelos manguezais, uma oportunidade de conhecer a natureza local e com sorte avistar peixes-boi e golfinhos. O ponto de saída é o Capri Paddle Craft Park e a experiência completa dura 2 horas. Crianças são bem vindas e adoram a experiência.
Prefere algo mais tranquilo? Há passeios de barco com foco em ver golfinhos, e outros focados em explorar as ilhotas desertas em busca de conchas.
7- Caiaque, ilhas desertas e golfinhos
Conhecer um pouquinho do ecossistema das 10 mil ilhas era um dos passeios da minha listinha dos sonhos em Naples, mas com apenas 2 dias de viagem, tive que escolher exatamente o que eu queria visitar, e foi bem difícil escolher entre o passeio de caiaque pelos túneis de manguezais (amo!), as excursões de caiaques guiadas por naturalistas e com paradas em várias ilhotas, e a possibilidade de visitar ilhas desertas de areias branquinhas. Escolhi a terceira opção e recomendo MUITO. Foi inesquecível.
Como o Caxambas Park (Marco Island) está em um processo de reforma, os passeios e expedições que geralmente saem de lá estão suspensos, mas quem conseguir alugar um caiaque – e transportar – até o local por conta própria pode usar a rampa para iniciar o passeio. Foi o que fizemos.
Alugamos os caiaques com o pessoal da Paddle Marco que nos deram todas as dicas e um mapa para nos guiar pelo passeio – é super simples, amarramos os caiaques no carro (um Suburban do pai da minha amiga que mora na cidade) e fomos ao ponto de saída.
Foi só colocarmos os caiaques na água para os golfinhos brotarem no horizonte. O pessoal do Paddle Marco adiantou que no mês de abril nossa chance de ver golfinhos era de quase 100%, eu só não imaginei que seriam tantos e tão rápidos. Foi curioso ver como os pelicanos rondam os golfinhos para tentar abocanhar os peixes.
Remamos em águas abertas cerca de 10 minutos até chegar ao primeiro banco de areia, o dia estava nublado e a cor da água não estava tão impressionante, mas adorei o visual da ilha deserta recheada de conchas de todos os tamanhos. Por lá encontramos uma guia de expedições de conchas que nos contou que a ilha é um dos melhores lugares do mundo para achar conchas exóticas. Vale lembrar porém que as conchas são essenciais para o ecossistema marítimo, se for pegar alguma, faça com MUITA moderação.
Remamos até uma segunda ilha, e se tivéssemos mais tempo teríamos extendido o passeio por mais ilhotas. Foram cerca de 2 horas e meia de caiaque, mas o lugar é tão bonito que com comida e água, daria fácil pra ter ficado meio dia.
8- Desbravar a 10 Thousand Islands
Naples é a porta de entrada das 10 Thousand Islands, um dos ecossistemas mais diversificados da Flórida. São mais de dez mil ilhas formadas por manguezais e bancos de areia.
A melhor forma de descobrir este labirinto de manguezais, enseadas e ilhotas é fazer um passeio de barco guiado por ambientalistas. Ao longo do tour você verá uma variedade de vida selvagem, incluindo peixes, aves migratórias, golfinhos e peixes-boi e aprenderá sobre os esforços de conservação necessários para preservar essa área.
9- Tin City
Um antigo centro pesqueiro da década de 1920 se transformou em um ponto turístico vibrante e recheado de lojinhas e restaurantes. Tin. City é o ponto de início dos passeios de barco pela baía de Naples e uma boa pedida para provar peixes e frutos do mar frescos.
10- Compras em Naples
Naples é um destino de alto poder aquisitivo e tem shoppings bacanas, várias lojinhas fofas no centro da cidade e até uma opção legal de outlet que não fica bem na cidade mas é perto o suficiente pra viagem valer a pena.
Para compras de luxo e vitrines lindíssimas a dica é o Waterside Shops. Por lá há lojas de grife como Carolina Herrera, Ferragamo, Hèrmes, Gucci (entre outras) e a Apple Store, assim como marcas mais descoladas como a Antropologia e a Atleta.
Para quem busca compras baratas a dica é o Miramar Outlets em Estero. O complexo conta com lojas como Michael Kors, Nike, Banana Republic, Guess, J. Crew, Coach, Columbia, Tommy Hilfiger, Saks Fifth Avenue OFF 5TH entre outras.
11-Esticar para Everglades City
Everglades City fica bem próxima de Naples e é uma das portas de entrada para o Everglades Park. Há vários passeios interessantes na região, alguns dos meus preferidos são:
Passeio de Airboat pelo labirinto de manguezais
O passeio mais popular dos Everglades também está disponível em Everglades City, por lá a pedida é acelerar pelos túneis de manguezais em uma aventura cheia de histórias.
Fizemos o passeio com a The Original Everglades Tour, escolhendo essa operadora porque eles não realizam shows com animais nem mantêm um zoológico de jacarés. Tudo o que você verá no tour depende da sua sorte e da natureza. E quer saber a melhor parte? Com ou sem jacarés na jogada, o passeio será incrível.
Caiaque em Everglades City
Há opções incríveis de tours guiados (reserve com antecedência, pois o número de participantes é limitado) e também é possível alugar caiaques avulsos para explorar a região por conta própria. O passeio guiado dura cerca de 3 horas e passa por túneis formados pelos manguezais.
- Ponto de saída: Everglades City – Veja a localização exata no voucher do passeio
- Duração: 3 horas
- Preço: Confira os preços aqui.
Visitar o Rod & Gun
O Rod & Gun (200 W Broadway, Everglades City) foi construído na década de 1920 sobre uma estrutura de 1864 e se tornou um destino popular para presidentes e celebridades que buscavam o lado exótico da Flórida. O local mantém o charme e a mobília do século XIX, oferece vistas das 10 Thousand Islands e abriga um bar-restaurante tradicional.
Roteiro de 2 dias em Naples
Dois dias é pouco tempo para explorar o que Naples tem de melhor, mas dá para começar. Nesse roteiro combinei as melhores praias da região com passeio pelo centro, um giro pelo Jardim Botânico e caiaque pela Marco Island. Veja nosso roteiro em detalhes.
Dia 1:
Caiaque em Marco Island
Nosso dia começou com uma aventura de caiaque pelas 10 thousand Islands. Alugamos os caiaques com a @MarcoPaddle, fomos até o Caxambas Park e remamos cerca de 15 minutos até os bancos de areia da região. A chance de ver golfinho no caminho é altíssima e nós vimos muitos.
Giro pelas praias de Naples
Começamos pela Vanderbilt Beach, que tem uma excelente estrutura, águas lindas e o restaurante Gumbo Limbo (parte do Ritz Carlton) pé na areia.
De lá partimos para o Clam Pass que é sem dúvida a praia mais linda que visitei na região. A chegada por uma plataforma de madeira de mais de 1 km atravessa um manguezal profundo e cheio de vida. Dá para fazer o percurso a pé ou com os carrinhos de golfe do próprio parque.
A praia conta com lanchonete e a opção de aluguel de espreguiçadeiras. Vale caminhar até a ponta direita e conhecer o ponto onde o Clam Pass encontra o mar, formando uma piscina de correntezas naturais que os locais adoram.
De lá dirigimos lentamente para o Naples Pier fazendo algumas paradas na Seagate Beach (super local, amei a vibe ) e no Lowdermilk Park (uma excelente pedida para quem viaja com crianças).
Encerramos o dia com um pôr do sol no Pier de Naples
5th Avenue
À noite passeamos pela 5th Avenue que ganha uma iluminação noturna especial linda. A região tem restaurantes caprichados e lojas.
Dia 2:
Começamos com um café da manhã na 5th Avenue. Amei a vibe e as comidinhas da Bontà Bakery. Comi uma croissant hiper bem recheada de Nutella com um cházinho de hortelã.
Jardim Botânico de Naples
De lá partimos para o Jardim Botânico de Naples que é lindo. Duas horas foi pouco tempo para curtir o melhor do parque que tem jardins Brasileiros lindos, uma área de vegetação nativa da Flórida bem bonita e vários jardins inspirados em países asiáticos.
Everglades City
Almoçamos no próprio Jardim e seguimos para Everglades City. Eu queria muito fazer um passeio de Airboat pelos túneis de manguezais da região e AMEI a experiência mesmo sem ver nenhum jacaré no caminho. O ventinho do Airboat que faz curvas bem rápidas e as histórias que ouvimos no caminho complementam o trajeto lindo.
No caminho de volta para Miami ainda parei no H.P. Williams Roadside Park, uma parada bem rápida na beira da estrada e que costuma ter muitos jacarés. A parada foi uma dica do nosso guia do Everglades e adorei. Sabe aquela parada rápida e linda?
De lá segui direto para o Aeroporto de Miami onde peguei meu voo de volta.
Onde fica e como chegar em Naples na Flórida
Naples fica na Costa Oeste da Flórida e é um bom coringa para combinar com outras praias do Sul da Flórida e com Miami. Veja a localização exata de Naples no mapa.
Principais Distâncias:
- Miami: 207 km
- Fort Myers: 69 km
- Shark Valley (Everglades National Park) 115 km
- Sarasota: 188 km
- St Pete: 244 km
Como chegar em Naples
A forma mais rápida de chegar em Naples saindo de Miami é pela i95, mas se você tiver tempo minha dica é fazer o trajeto pela US-41 (também chamada de Tamiami Trail, a rodovia que conecta Tampa a Miami), trata-se de uma estrada menor e que vem rodeado áreas alagadas. Com olhos atentos dá pra ver jacarés sem precisar sair do carro.
Aproveite a viagem para explorar um pedacinho dos Everglades, o Shark Valley fica na própria estrada e é um passeio lindíssimo. Mais adiante você passará pela Big Cypress Preserve que tem vários acessos distintos e muitas opções interessantes para quem quer ter uma vivência nas áreas alagadas que apesar de serem parte de outros parques compõem a imensidão do Everglades.
Big Cypress Bend boardwalk e o H.P. Williams Roadside Park são suas paradas lindas e que poem ser feitas de forma relativamente rápida.
E pra fechar recomendo uma paradinha rápida no Ochopee Post Office, a menor agência do correio dos Estados Unidos. Basicamente uma portinha do meio de estrada, mas um agência ativa e que faz entregas para índios Seminole e Miccosukee que vivem na região.
Onde ficar em Naples
Chegou a hora de decidir sua hospedagem em Naples, e como em todos os posts aqui no Ideias na mala, dividiremos os hotéis em três categorias. Hotéis caprichados (hotéis de luxo, pedida ideal para quem viaja com orçamento flexível e quer viver o lado sofisticado de Naples com estilo; Hotéis com bom custo x benefício são hotéis confortáveis, bem localizados e que em geral são ótimas opções para a família, e por último vem a categoria econômica que nem sempre é super econômica devido a desvalorização do Real, mas entrega hotéis limpos com quartos funcionais porém sem grandes de luxos.
- Hotéis Caprichados: Ritz-Carlton
- Hotéis com bom custo x benefício: Inn at Pelican Bay, Cove Inn, Margeritaville
Como incluir Naples no seu roteiro da Flórida
Sabe aquele destino que não tem erro? Naples pode ser visitada como uma esticada a partir de Miami (aliás, já viu nosso super roteiro de Miami? Como parte de uma viagem pela Costa Oeste da Flórida. (Você vai amar conhecer outros destinos de praia como Sarasota, St. Pete e Clearwater) ou como uma viagem pelo Sul da Flórida (que foi exatamente o que eu fiz).
Meu roteiro de 9 dias pelo Sul da Flórida incluiu Miami, Florida Keys (com direito a Isla Morada e 3 noites em Key West), Everglades National Park (dormi 2 noites no Flamingo Everglades e visitei o Shark Valley) e Naples. Uma linda e super diferente pela Flórida.
Para quem quer mais ideias de Roteiros pela Flórida, vale ler nosso post está completíssimo e recheado de boas ideias.
Seja qual for a sua escolha reserve pelo menos 2 dias inteiros, idealmente 3 para visitar a cidade com o carinho que ela merece.
E aí, gostou do nosso Roteiro de Naples na Flórida?
Esse conteúdo é uma parceria com o Visit Florida
Veja também:
- Roteiro Flórida: Dicas para 7, 10, 15 ou 20 dias de viagem
- Roteiro Miami: Um roteiro descolado para curtir o melhor da cidade
- Miami com Crianças: 20 dicas incríveis
- Orlando além dos parques temáticos: 15 dicas de passeios fora do comum
Praias da Flórida
- Palm Beach: Praias incríveis e uma baita estrutura hoteleira
- Costa Oeste da Flórida: Roteiro lindo pela Flórida
- Anna Maria Island: Descubra um paraíso na Flórida
- Captiva Island: Descubra um destino incrível
- Sarasota: Praias lindas e estrutura de cidade de verdade
Flórida Springs
- O que fazer em Crystal River: Manatis, Piscinas Naturais e mais
- Springs da Flórida: Um guia para as fontes de águas cristalinas do estado
- O que fazer em Deland: Piscinas naturais e um centrinho histórico charmoso
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!