O que fazer em Évora, Portugal: 15 atrações imperdíveis + roteiro de 1 e 2 dias na cidade

Está pensando em conhecer Évora? Esse post é pra você. Saiba o que fazer em Évora, uma cidade pequena e super charmosa, com um centro histórico considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, e rodeada por várias vinícolas excelentes como a Adega Cartuxa e a Herdade do Esporão.

Nós vamos te contar tudo o que você precisa saber para um roteiro de 1 ou 2 dias em Évora. Além disso, nós temos dicas de como chegar, onde comer e sugestão dos melhores hotéis em Évora para quem preferir se hospedar na cidade. Vamos nessa?

roteiro de 10 dias em Portugal. que fazer em évora
Ruelas em Monsaraz

Évora é considerada a capital do Alentejo, uma região localizada no centro-sul de Portugal. A cidade não é muito explorada pelos brasileiros, mas merece a sua visita e vai te surpreender com suas construções pitorescas, arquitetura histórica e vestígios do império romano.

Está planejando suas férias em Portugal? Veja nosso post Roteiro de Portugal e conheça o melhor de Portugal em 7, 10 ou 15 dias de viagem. Os roteiros podem ser feitos por famílias com crianças, casais, grupos de amigos e viajantes solo. Lá você vai encontrar  roteiro super completo com sugestões de passeios nas principais cidades e regiões do país — Lisboa, Porto, Sintra, Évora, Fátima, Coimbra, Algarve e Douro. Além disso, temos dicas de restaurantes, ingressos que precisam ser comprados com antecedência e hotéis.

Aqui, você vai encontrar:

Se preferir, basta clicar em cada um dos itens acima para ir direto ao ponto.

Como chegar em Évora

  • Distância entre Évora e Lisboa: 134 Km
  • Tempo de viagem: 1h30 de trem ou carro

Évora é uma ótima opção bate volta para você encaixar no seu roteiro de Lisboa. A cidade é facilmente acessada de trem (comboio, como chamam os locais), ônibus, tour guiado saindo de Lisboa ou de carro. Só recomendo alugar carro, se você decidir se hospedar em Évora para passear pelo Alentejo, ou estiver de passagem para outros destinos. Para passear na cidade, o carro não é necessário.

Ruas do Centro histórico em o que fazer em Evora
Caminhando pelo centro histórico de Évora

1) De trem

Os trens que partem de Lisboa em direção a Évora saem as Estações Oriente, Entrecampos e Sete Rios. A viagem de trem dura 1h30 e não é necessário comprar a passagem com antecedência, mas se você comprar com pelo menos 5 dias de antecedência pode conseguir um bom desconto. Os horários de saída estão disponíveis no site oficial da Comboios de Portugal. O valor da passagem é 12 euros.

A estação de trem de Évora fica a 15 minutos a pé do centro histórico da cidade.

2) De ônibus

Os ônibus que fazem o trecho Lisboa – Évora saem da Estação de Sete Rios e são operados pela empresa Rede Expressos. A viagem de ônibus tem duração de 1h30, podendo chegar a 1h50 (depende do horário), a vantagem do ônibus é que além de ser mais barato, tem mais horários de viagem disponíveis.

Assim como o trem, o ônibus também não precisa ser comprado com antecedência, mas se você comprar com pelo menos 5 dias de antecedência pode conseguir um bom desconto. O valor da passagem é 7 euros.

A Estação de ônibus fica a 20 minutos a pé do centro histórico. Caso não queira ir andando, pode pegar um táxi (que custa em torno de 5 euros).

3) Tour guiado

Outra opção muito interessante para um bate e volta é contratar um tour guiado saindo de Lisboa. Há diversas opções interessante e as vantagens são não precisar se preocupar com nada e ter um guia explicando todos os detalhes históricos.

Aí vai uma lista de tours que nós recomendamos:

  • Excursão a Évora e suas adegas: um passeio pelo centro histórico de Évora e uma visita a uma vinícola da região. Incluso transporte, guia, degustação de vinhos e ingressos. Saída de Lisboa.
  • Excursão de um dia para grupos pequenos a Évora e Arraiolos: uma visita a vila medieval de Arraiolos e ao centro histórico de Évora. Incluso ingressos, guia, transporte e degustação de azeites. Saída de Lisboa.
  • Excursão a Évora e Monsaraz: uma visita ao centro histórico de Évora e a Monsaraz, um dos povoados mais antigos de Portugal. Incluso transporte, guia e ingresso para a Capela dos Ossos. Saída de Lisboa.

4) Carro

Eu só recomendo ir de carro para Évora se você pretende conhecer outras cidades no Alentejo ou está fazendo uma viagem de carro por Portugal. É muito difícil estacionar na cidade, principalmente no centro histórico — as vagas são bem limitadas, pois a maioria das ruas são exclusivas para pedestres.

Para quem quiser alugar um carro, nós recomendamos a Rent Cars, um comparador de locadoras que te ajuda alugar carros baratos nas melhores companhias, dá para pagar em reais (sem IOF) e parcelar em até 12x sem juros.

Aluguel seu carro aqui

O que fazer em Évora

Com um centro histórico muito bem preservado, Évora tem desde ruínas romanas e construções que datam da Idade Média até monumentos importantes do período barroco. Os principais turísticos da cidade são as praças, igrejas e ruínas — e dá para fazer tudo a pé.

Pra mim o ponto alto de Évora é poder caminhar e se perder, as ruas são lindas e tem uma mistura muito característica de prédios conservados com prédios pouco conservados e que deixam a cidade com uma cara muito única. As pessoas parecem felizes e a cidade tem uma vibe muito boa!

Chegou a hora de colocar seus sapatos mais confortáveis para explorar tudo o que Évora tem para oferecer.

  1. Muralhas de Évora
  2. Aqueduto da Água de Prata
  3. Praça do Giraldo
  4. Capela dos Ossos
  5. Sé de Évora (Catedral de Évora)
  6. Enoteca Cartuxa
  7. Templo Romano de Évora
  8. Igreja de São João Evangelista (Igreja dos Lóios)
  9. Igreja da Graça
  10. Jardim Público de Évora
  11. Vinícola Cartuxa
  12. Herdade do Esporão
  13. Reguengos de Monsaraz
  14. Monsaraz
  15. Cromeleques dos Almendres

Atrações no mapa

1. Muralhas de Évora

Sabe aquele ditado que diz que a primeira impressão é a que conta? Chegar em Évora e contornar suas antigas muralhas quase intocadas foi uma primeira impressão linda.

que fazer em Evora no alentejo em portugal
Muralhas de Évora

As Muralhas de Évora, também conhecidas como cerca romana, começaram a ser construídas no século III, no período em que os Romanos estiveram por ali, já no período Medieval elas foram ampliadas e reforçadas. Ao longo dos séculos, as muralhas desempenharam um papel fundamental na defesa da cidade contra invasões e conflitos, formando um anel defensivo no entorno do centro histórico da cidade.

Achei elas muito imponentes e lindas de perto. Além disso, tem vários cantinhos com flores. Me senti muito bem recepcionada pela cidade.

2. Aqueduto da Água de Prata

O Aqueduto da Água de Prata é uma impressionante obra de engenharia hidráulica que remonta ao século XVI (construído entre os anos de 1531 e 1537), ele tinha como objetivo fornecer água à cidade de Évora, garantindo um abastecimento regular.

que fazer em Évora no Alentejo
Aqueduto de Évora

Ele tem cerca de 18km de extensão e é um dos poucos aquedutos desta época que continua transportando água. Dentro da cidade é possível ver várias casas que se encostaram no aqueduto e ele passou a fazer parte da construção. Quer ver algumas delas? Caminhe ao longo da rua do Cano, no centro histórico de Évora.

3. Praça do Giraldo

É a principal praça da cidade e o lugar perfeito para se perder entre as ruas do centro histórico, recheadas de lojinhas de artesanatos (a rua 5 de outubro é a melhor) e cafés. Se estiver um dia bonito, faça uma pausa para um café, aprecie os casarões históricos e observe o burburinho da cidade.

principais pontos turisticos de evora no alentejo em portugal
Praça do Giraldo

Na praça fica a Igreja de Santo Antão, a visita é gratuita mas é cobrado um pequena contribuição (50 centavos de Euro) caso queira tirar foto. O chafariz central é datado do século XVI e todo feito em mármore. À noite a praça tem uma atmosfera romântica, com iluminação suave e os cafés/ restaurantes cheios de turistas e locais curtindo a cidade.

Pra quem se hospeda no centro histórico, as ruas no entorno da praça são uma ótima pedida para jantar.

4. Capela dos Ossos (Igreja de São Francisco)

A Capela dos Ossos, em Évora, é a atração turística mais famosa da cidade e atrai visitantes do mundo todo que querem ver de perto essa igreja peculiar e um tanto quanto macabra. Tenho certeza que ela está no topo da sua lista do que fazer em Évora.

A Capela foi construída no século XVII por frades franciscanos com o objetivo de transmitir a mensagem da transitoriedade do homem através do aviso aos visitantes: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. Calcula-se que sejam mais de 5 mil caveiras humanas que revestem as paredes da capela.

Capela dos Ossos em dicas de Évora em Portugal
Capela dos Ossos em Évora

Dentro da Capela dos Ossos tem um altar lindo, não consegui saber os detalhes em dourado são de ouro, mas estava tão protegido que acho que é ouro de verdade. Também tinha vários detalhes azulejados bem bonitos.

como é visitar a capela dos ossos em evora em portugal
Altar na Capela dos Ossos

Geralmente os turistas conhecem a Capela dos Ossos e vão embora, eu recomendo que você visite a Igreja de São Francisco (a Capela dos Ossos fica dentro dela), sua nave é uma ótima representação da arquitetura gótica portuguesa, e o terraço com vistas lindas de Évora.

que fazer no alentejo em portugal
Igreja de São Francisco

Já no espaço que era os dormitórios dos frades foi instalado um Núcleo Museológico com coleções provenientes do próprio convento e de outros conventos franciscanos na cidade que não existem mais. São obras de artistas conhecidos como Francisco João e António de Oliveira Bernardes, esculturas dos séculos XVI a XVIII, uma coleção de objetos sagrados feitos em prata da mesma época, com ênfase nos ourives locais e roupas religiosas. As esculturas barrocas são lindas.

Nas galerias superiores há uma coleção de presépios nacionais e internacionais de inúmeros artesãos, feitos com os materiais mais diversos.

pontos turisticos imperdiveis em evora no alentejo em portugal
Vista do Terraço

Planeje sua viagem:

  • Endereço: Praça 1º de Maio 4
  • Horário: aberta todos os dias, exceto 1 de Janeiro; Domingo de Páscoa; 24 de Dezembro à tarde; 25 de Dezembro
    • Verão: 9h às 18h30 (última entrada)
    • Inverno: 9h às 17h (última entrada)
  • Ingressos:
    • Adultos: 6€
    • Idosos (65 anos+) e Jovens (até 25 anos): 4€
    • Família (2 adultos + jovens): 15€
    • Crianças menores de 12 anos: grátis

5. Sé de Évora (Catedral de Évora)

A Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, também conhecida com Sé de Évora ou Catedral de Évora é considerada a maior catedral medieval de Portugal. Sua construção começou no século XII, durante o reinado de Dom Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. A catedral exibe uma mistura de estilos arquitetônicos, incluindo românico, gótico, manuelino e renascentista.

O ponto alto da visita é a vista panorâmica do terraço da catedral. De lá, é possível ver toda a cidade de Évora e as planícies alentejanas. Vale a pena!

Planeje sua viagem

  • Endereço: Largo do Marquês de Marialva, 7000-809 Évora
  • Horário: aberta todos os dias das 9h às 17h
    • A visita panorâmica tem a última entrada 30 minutos antes do encerramento
    • O museu tem a última entrada 1h antes do encerramento
  • Ingresso:
    • Visita completa (Sé + Claustro + vista panorâmica + museu): 5,00€
    • Sé + Claustro + vista panorâmica: 4,00€

6. Enoteca Cartuxa

Coladinho na Sé de Évora fica a Enoteca da Cartuxa. Uma ótima opção para quem não vai ter tempo de visitar a vinícola, mas quer degustar os vinhos ou comprá-los pra levar pra casa.

No restaurante pode comprar a taça de vinho (boa pedida para quem quer degustar vários vinhos) ou comprar a garrafa, e harmonizar com a deliciosa comida alentejana. Tem pratos e entradinhas para comer e conversar.

onde provar vinhos da cartuxa em évora no alentejo em portugal
Enoteca Cartuxa

Além dos vinhos, na Enoteca estão disponíveis os azeites do Lagar Cartuxa – EA e Cartuxa – e ainda uma seleção de produtos gourmet da região.

Planeje sua viagem:

  • Endereço: Rua Vasco da Gama, nº15
  • Horário: aberto todos os dias de 12h30 às 21h30
  • Para almoço ou jantar é sugerido fazer reserva, pois é pequeno e está sempre cheio.

7. Templo Romano de Évora

Um dos monumentos mais emblemáticos de Évora, também é conhecido como o Templo de Diana e está na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1986, uma atração turística essencial na sua lista do que fazer em Évora.

O Templo Romano foi construído no século I d.C., durante a ocupação romana de Portugal, foi erroneamente associado à deusa romana Diana, por isso o nome “Templo de Diana”. Ele fica super próximo da Catedral de Évora e do Museu de Évora, no Largo Conde de Vila Flor.

Templo Romano de Diana em Évora
Templo Romano de Évora
  • Endereço: Largo do Conde de Vila Flor

8. Igreja de São João Evangelista (Igreja dos Lóios)

A Igreja dos Lóios faz parte do Convento dos Lóios, uma construção que remonta ao século XV. O destaque desta igreja é o trabalho de azulejaria do século XVII, que está em todas as paredes e conta a história da vida do patriarca fundador da Ordem, Santo Eloi.

A igreja abriga também o Panteão dos Braganças, um mausoléu que serve como local de descanso para membros da família real portuguesa.

A igreja fica em frente ao Templo da Diana

Igreja de São João Evangelilsta ou Igreja dos Loios
Igreja de São João Evangelista ou Igreja dos Loios | Foto: Lourdes Luz
  • Endereço: Largo do Conde de Vila Flor
  • Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h

9. Igreja da Graça

Conhecida como a Igreja dos Meninos da Graça, primeira igreja renascentista da cidade. O apelido se deve aos anjinhos que ficam no topo da igreja e representam os primeiros mártires da Inquisição em Évora.

Infelizmente não é possível visitá-la, mas vale da uma passadinha para admirar a beleza e imponência da sua fachada.

que igrejas visitar em evora no alentejo
Igreja da Graça
  • Endereço: R. da Graça 15

10. Jardim Público de Évora

Um gramadão bem gostoso com lanchonete, cheia de gente tomando sorvete e cerveja. Fizemos um passeio bem rapidinho, mas vale muito a pena. É bem bonito!

saiba o que fazer em évora no alentejo em portugal
Jardim público de Évora

Tem bancos para sentar ao longo do jardim, muitas árvores e flores. No jardim fica o Palácio D. Manuel, ruínas das Muralhas, um coreto e as ruínas Fingidas.

  • Endereço: R. da República 74

11. Vinícola Cartuxa

Quando pensamos em vinícolas no Alentejo, a Cartuxa é a primeira vinícola que vem a nossa mente. Dona de um dos vinhos portugueses mais famosos na Brasil, o Pêra-Manca, a Adega da Cartuxa fica a apenas 10 minutos de carro de Évora e é um passeio que deve ser incluído na sua lista do que fazer em Évora, principalmente se você gostar de beber vinho como eu.

como é visitar a vinicola da cartuxa em portugal
Adega Cartuxa

Minha dica mais importante é: reserve com antecedência a visita. Nós tínhamos reservado e foi a melhor coisa que fiz, vi várias pessoas não conseguirem fazer, pois já estava esgotado.

Tipos de visita e valores

  • Visita sem prova: inclui visita à vinícola. Valor: € 15.00
  • Cartuxa: inclui visita à vinícola e uma prova de 3 vinhos selecionados pela Fundação Eugénio de Almeida. Valor: € 35.00
  • Sto. Inácio de Loyola: inclui visita à vinícola e uma prova de 6 vinhos premium, de toda a gama da Fundação Eugénio de Almeida (exceto Pêra-Manca Branco e Tinto). Valor: € 60.00
  • As visitas cerca de 1h30

Informações importantes das visitas

  • Em todas as provas pode ser acrescentado uma tábua de queijos, frios e geleias da região. Será acrescido um valor de €9.50 (mínimo de 2pessoas)
  • A venda do vinho Pêra-Manca tinto, é exclusiva para quem faz a visita guiada Cartuxa, limitada a 1 garrafa por visitante, sujeito a disponibilidade. Valor (2023): € 250.00 a garrafa

Não conseguiu agendar seu horário?

Você pode ir na Adega Cartuxa e degustar os vinhos da casa em máquinas automáticas que estão disponíveis no bar. Nela você paga pela taça do vinho, e já adianto que o Pêra-Manca tinto não está disponível, somente o branco.

que fazer em portugal com crianças
videiras na Adega Cartuxa

Como é visitar a Vinícola da Cartuxa

A vinícola ocupa um espaço de um antigo convento e pertence a Fundação Eugénio de Almeida. O local é bem pouco usado para a produção de vinho, sendo um dos centros de maturação dos vinhos da Fundação Eugénio Almeida.

Ao longo do tour você aprende sobre o processo de produção dos vinhos e várias histórias sobre a vinícola. Achei bem interessante e recomendo! No final do tour tem disponível os azeites da marca EA, que faz parte do mesmo grupo.

Escolhi comprar a tábua de queijos e frios para degustar junto com os vinhos e achei que valeu muito a pena. A degustação é bem generosa. O vinho que eu mais gostei de provar foi Cartuxa tinto 2019 – Vinho de Talha Biológico, um vinho tinto feito em antigas talhas de barro, uma das formas mais tradicionais de produzir vinhos. Recomendo muito.

12. Herdade do Esporão

Se você é fã dos vinhos da Herdade do Esporão, aproveite sua passagem pelo Alentejo para conhecer a vinícola. Situada em Reguengo de Monsaraz, a 45 minutos de carro de Évora, a Herdade do Esporão oferece diferentes tipos de visitas nas quais você pode degustar os vinhos, provar os azeites e conhecer a propriedade. Todas as visitas precisam ser reservadas com antecedência.

Para quem quer apenas conhecer a propriedade, pode fazer as trilhas sem pagar nada, basta pedir um mapa na recepção. Ele também possuem aluguel de bicicleta (15€ o dia todo) para quem deseja explorar a propriedade pedalando.

Tipos de degustação e valores

  • Visita ao lagar com prova de azeites: nessa visita você irá aprender como é o processo de fabricação do azeite, e ao final, irá provar três azeites extra virgem diferentes. Valores: 16€ adulto e 5€ crianças (6-12 anos). São 2h de visita.
  • Visita às vinhas e adegas com prova de vinhos Esporão: nessa visita você irá conhecer os diferentes processos de produção de vinho e suas etapas. Ao final irá degustar dois vinhos brancos e dois vinhos tintos. Valores: 18€ adulto e 5€ crianças (6-17 anos) sem prova. São 2h de visita.

Restaurante e Wine Bar

O restaurante da Herdade do Esporão recebeu uma estrela Michelin em 2023. Eles possuem dois menus degustação, um de cinco tempos e o outro de 7 tempos (podem ser harmonizado com vinhos, por um valor à parte). Crianças são bem-vindas e há um menu especial para elas. Reserve com o máximo de antecedência possível. É bem disputado.

O Wine Bar é uma boa pedida para quem deseja provar os azeites e degustar os vinhos e as cervejas em um ambiente descontraído, com menu diário, ingredientes frescos e sazonais. Para fazer as provas no Wine Bar ou para almoçar é recomendado fazer reserva.

A Herdade do Esporão conta ainda com uma loja que vende todos os seus azeites, vinhos e cervejas. Para quem deseja encontrar colheitas antigas e edições limitadas, não pode deixar de dar uma passadinha na loja ao final.

13. Reguengos de Monsaraz

O principal atrativo da cidade é a vinícola Herdade do Esporão, mas eu achei que vale a pena dar um giro por Reguengos de Monsaraz conhecer seus cantinhos escondidos. A cidade é muito bonitinha, toda cheia de casas branquinhas e com uma Igreja Matriz (Igreja Santo António) muito bonita bem no centro da cidade.

que fazer no alentejo
Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz

Paramos na cidade quando estávamos a caminho de Monsaraz, então nosso passeio foi bem rapidinho, mas deu tempo de almoçar no delicioso Taberna Al-Andaluz (endereço: Largo Primeiro de Maio 39, 7200-363 Reguengos de Monsaraz | 11h-15h e 17h30-22h).

A comida era deliciosa, barata e o dono do restaurante um senhor muito simpático e apaixonado por touradas, foi bem interessante conversar com ele e ouvir suas histórias. O restaurante é todo decorado com esse tema.

Depois saímos da cidade em direção a Monsaraz e no caminho passamos pertinho da praia fluvial de Monsaraz, no lago formado pela barragem do Alqueva. O plano original era curtir um pouco a praia, mas eu não estava me sentindo muito bem no dia e optamos por não ir.

14. Monsaraz

Monsaraz é uma linda e pequena vila medieval a 50 minutos de carro de Évora, um destino obrigatório na sua lista do que fazer em Portugal. O vilarejo é todo cercado por muralhas e lá dentro é cheio de casas branquinhas de pedra, pintadas de cal, super fofas e quem rendem muitas fotos. Caminhar sem pressa e se perder pelas ruas já valem a ida até lá.

A vila é conhecida por suas atmosferas românticas e cenários tranquilos, e como é bem pequena, em poucas horas já se conheceu tudo. Não tem como entrar de carro no vilarejo, então há um estacionamento bem espaçoso do lado das muralhas.

O Castelo de Monsaraz foi construído no século XIV e é considerado um monumento nacional. Está localizado no ponto mais alto da vila e é considerado por muitos locais um dos mais lindos da região, com uma vista incrível para a Barragem de Alqueva, o maior lago artificial da Europa e uma das maiores obras portuguesas do nosso século. A entrada é gratuita.

Igreja de Nossa Senhora da Lagoa foi construída no século XVI motivada pela necessidade de substituir uma igreja anterior, devastada pela peste. Sua fachada é bem bonita e com estilo renascentista. Vale a pena dar uma passadinha para vê-la de perto. Já a Igreja de São Tiago foi construída no século XII e restaurada na década de 80. Hoje é uma galeria de arte muito bonita e que vale a pena a visita.

15. Cromeleques dos Almendres

O Cromeleques dos Almendres é um sítio megalítico (o maior da Península Ibérica), um testemunho impressionante da civilização pré-histórica. Está localizado na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe a 25 minutos de carro de Évora. Faz parte do Circuito Megalítico de Évora

Os Cromeleques dos Almendres consistem em círculos de pedras, alguns dos quais datam de cerca de 6.000 anos atrás. Tudo indica que foi erguido como uma maneira de cultuar a fertilidade da terra. Portanto, trata-se de um local sagrado com formato elíptico relacionado com a astronomia, já que seu eixo maior está voltado para o equinócio.

Eu só indico a visita se você for muito fã de arqueologia, a estrada até lá é de terra e muitas vezes está em péssimas condições.

Cromeleques de Almendre
Cromeleques de Almendre | Foto: Lourdes Luz

Onde comer em Évora

A culinária do Alentejo é famosa por ser uma das melhores de Portugal. A base da gastronomia alentejana é o porco, o borrego (carneiro) e o pão, principalmente nas açordas e sopas de pão. Em Évora é possível provar tanto a excelência da culinária alentejana quanto os ótimos vinhos da região.

Antes de falar sobre os restaurantes em Évora, quero sugerir a prova de dois produtos da região:

  • Queijo de Évora (DOP): vou começar dizendo que ele é meu queijo predileto (infelizmente no Brasil é caríssimo). Ele é curado e apresenta uma textura que varia entre dura e semidura, com uma tonalidade levemente amarelada. Ele é pequeno e circular. Tem classificação DOP (Denominação de Origem Protegida).
  • Vinhos Alentejanos (DOC: Denominação de Origem Controlada): nada melhor do que provar vinhos alentejanos acompanhados da culinária local. O Alentejo tem 8 sub-regiões que produzem vinho, sendo 5 delas localizadas próximo a Évora. A vinícola mais próxima da cidade é a famosa Adega Cartuxa, produtora dos vinhos Pêra Manca, Cartuxa e Monte dos Pinheiros.

Não deu tempo de provar em Évora? Você encontra de forma fácil esse produtos em qualquer supermercado e em restaurantes.

onde comer em Évora no Alentejo em Portugal
restaurantes na rua Alcarcova de Baixo

Dicas de restaurantes em Évora

Nos comemos no restaurante Tua Madre (faça reserva). Uma gracinha e super charmoso, foi a melhor refeição que comi em Portugal. O menu muda todos os dias, comida deliciosa, atendimento bom, os garçons sabiam o que estavam servindo.

  • Fialho (endereço: Tv. das Mascarenhas 16): carrega a fama de ser um dos melhores restaurantes de Portugal e o melhor do Alentejo. Fundado em 1945, já está na 3º geração da família. A comida é muito saborosa e os ovos moles ferrados é a sobremesa mais famosa do restaurante e vale a fama que tem, uma delícia! Faça reserva.
  • Pastelaria Conventual Pão de Rala (endereço: R. de Cicioso 47): que tal uma pausa para um café e um docinho? Além da comida ser deliciosa, prove o famoso pão de rala e o queijinho do céu. Não deixe de apreciar a decoração do local, há vários painéis feitos com azulejos portugueses.
  • Origens (endereço: R. de Burgos 10): localizado no centro histórico de Évora e indicado no guia Michelin. O restaurante trabalha com ingredientes sazonais e possui uma excelente carta de vinhos. Faça reserva.
  • Tasquinha do Oliveira (endereço: R. Cândido dos Reis 45): o restaurante é muito pequeno (apenas 10 mesas de 2 lugares) e é quase uma missão impossível conseguir reservar, mas quem já foi é só elogios para os pratos servidos. Você será atendido pelo próprio Sr. Oliveira. Experimente as tapas locais, como o queijo de Azeitão e a linguiça de porco preto. Faça reserva.
  • Praça do Giraldo: na praça do Giraldo e nas ruas no entorno (a mais famosa é a rua Alcarcova de Baixo) há uma grande concentração de bares, restaurantes e café. Uma ótima oportunidade pra descobrir o seu próprio cantinho predileto na cidade.

Roteiro de 1 ou 2 dias em Évora

Para quem optou por alugar carro e ir para Évora, minha sugestão é deixa-lo estacionado em um dos estacionamentos gratuitos fora das muralhas da cidade. Estacionar no centro histórico é bem complicado, as ruas são apertadas, é muito difícil arranjar vaga e você tem que pagar por elas.

Minha sugestão é que você pare no estacionamento que fica próximo do Jardim Público, ele tem um bom tamanho e fica próximo a Capela dos Ossos.

Roteiro de 1 dia em Évora

Se tiver seguindo meu conselho e estacionado perto do Jardim Público, comece seu passeio por ele: dê uma volta pelo Jardim Público e veja o Monumento aos Mortos da Grande Guerra, as ruínas Fingidas, o Palácio Dom Manuel e siga em direção a Capela dos Ossos, que fica dentro da Igreja de São Francisco pertinho de uma das entradas do Jardim.

Em seguida vá para a Praça do Giraldo, visite a Igreja de Santo Antão, veja o chafariz e curta um pouco a vibe da principal praça da cidade. Suba a 5 de outubro (melhor lugar para comprar artesanatos) em direção a Catedral de Évora, minha sugestão é que você faça o passeio panorâmico para ter vistas lindas de Évora do telhado da Catedral.

Saia da Catedral de Évora, aproveite para dar uma passadinha na Enoteca Cartuxa (se for almoçar, não esqueça de reservar antes) e depois, siga em direção ao Templo Romano. No largo onde fica o Templo, também está localizada a Igreja dos Lóios e o Palácio Cadaval.

roteiro de 2 dias no alentejo
Tom e Caio na Adega da Cartuxa

Roteiro de 2 dias em Évora

Aqui vai minha sugestão de roteiro de 2 dias em Évora para quem decidiu curtir bastante a cidade e conhecer melhor o Alentejo:

  • Dia 1: Faça o roteiro de 1 dia em Évora + jantar na rua Alcarcova de Baixo (reserve!!) ou em um dos restaurantes que nós sugerimos no item Onde comer em Évora
  • Dia 2
    • Opção 1: Visitar uma vinícola (Adega Cartuxa ou Herdade do Esporão) + Monsaraz
    • Opção 2: Visitar as duas principais vinícolas da região Adega Cartuxa + Herdade do Esporão

Não esqueça de reservar a visita na vinícola com antecedência.

Onde ficar em Évora

Eu recomendo passar pelo menos uma noite em Évora (nós ficamos 2 noites) para explorar a cidade com mais tranquilidade, aproveitando a excelente gastronomia local e a presença de diversas vinícolas na região — uma das mais conhecidas é a Adega Cartuxa.

Uma pedida interessante e inteligente é se hospedar dentro do centro de Évora, assim você pode conhecer os principais pontos turísticos caminhando pela cidade, mas saiba que se você estiver de carro será bem difícil estacionar.

Nós optamos por nos hospedarmos na Quinta da Sagrada Família , que tem apartamentos modernos, com cozinha compacta, uma piscina ótima, um café da manhã delicioso com frutas da fazenda e pães caseiros, além de um jardim com animais muito bem cuidados (as crianças adoraram!). Foi uma experiência incrível!

Confira os preços e reserve a Quinta da Sagrada Família

Nós fizemos uma lista com outras sugestões de hotéis em Évora e separamos em categorias para facilitar a sua escolha:

Veja mais opções de hotéis na região

O Hotel Convento do Espinheiro é uma a construção do século XV e mistura contemporaneidade com o clima monástico. Não deixe de visitar a capela do hotel que tem um trabalho espetacular em azulejos. O spa também é ótimo para relaxar e o restaurante é sensacional. E todos os dias tem uma degustação de vinho na adega do hotel, é imperdível.

Convento do Espinheiro
Convento do Espinheiro | Foto: Lourdes Luz

O The Noble House tem uma excelente localização, no centro histórico de Évora, perto das principais atrações da cidade.

The Noble House
The Noble House | Foto: Divulgação

Como incluir Évora no seu roteiro em Portugal

Minha sugestão é que ao montar o seu roteiro em Portugal, você separe 2 dias para conhecer o centro histórico e os arredores de Évora, além das vinícolas da região. Tem mais tempo? Aproveite para conhecer a Costa Alentejana com praias bem lindas e deliciosas para curtir dias de sol e mar.

Só tem 1 dia? Apesar de eu achar que Évora merece mais do que um bate e volta, essa também é uma boa opção para quem tem pouco tempo e quer incluir a cidade no seu roteiro de Lisboa, são cerca de 1h30 de carro da capital. Com um dia inteiro você consegue conhecer bem os principais pontos turísticos de Évora.

Seguro viagem na Europa

Não se esqueça, o seguro viagem é obrigatório em toda a Europa (leve impresso o comprovante em mãos, pois podem pedir na imigração). Mas, além dessa regra, ele é importante para resolver qualquer emergência – de mala extraviada à consulta médica.

Nós sugerimos que você contrate um seguro viagem com boa cobertura e que cubra tudo no ato. Por isso, recomendamos os seguros da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros. Eles fazem as buscar, te apresentam as melhores opções e você só escolhe!

Quer um desconto? Faça uma cotação na Seguros Promo e insira o cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar 15% de desconto na compra do seu seguro de viagem


PLANEJE SUA VIAGEM

  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
  • VAI PARA PORTUGAL? Veja nosso roteiro completo!

Veja também:


E, para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Beatriz Arous
Beatriz Arous
Curiosa, sonhadora, trilheira aprendiz, carioca orgulhosa da sua gente, Bia se aventura pelo mundo desde pequena. Apaixonada por museus, vinhos e livros, ela resolveu seguir suas grandes paixões: escrever e viajar. Bia já morou em Belém, no Porto, em Portugal e em Salvador, e cada lugar deixou marcas inesquecíveis no seu coração. Atualmente, ela mora no Rio de Janeiro. Com 15 países e 16 estados brasileiros na bagagem, suas viagens favoritas sempre incluem um toque cultural e gastronômico. Bia é editora assistente do Ideias na Mala, onde compartilha roteiros detalhados e dicas práticas para inspirar os leitores a viajarem mais e melhor.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *