Hoje faremos um roteiro fotográfico por Mission, o bairro latino de São Francisco que além de restaurantes bons e baratos tem alguns dos murais mais lindos da cidade. Um prato cheio para quem quer tirar fotos bonitas e coloridas, almoçar baratinho e terminar o passeio descansando em um dos parques mais acolhedores da cidade. Veja aqui o roteiro completinho no Google Mapas: http://goo.gl/maps/g4NCO
Bairro de mission, em san francisco
Nosso passeio começa na estação de BART 24th street/mission. Dali caminharemos algumas quadras até o Balmy Alley. Quem vem da São Francisco turística (Pier 39, Ferry Biulding e arredores) muito provavelmente terá um pequeno choque cultural já que Mission é mais autentica e bem menos organizada, mas essa é uma das graças desse passeio. Reparem nas lojas de artigos mexicanos :O) e nos murais que de tempo em tempo vão pintar pelo caminho.
Máscaras de luta livre mexicana
O Balmy Alley é um beco todo colorido (entre as ruas Harrison e Folson) repleto de murais. Para chegar lá suba a rua 24 por uns 8 minutinhos. O beco fica escondidinho e muita gente passa por lá sem perceber o que está perdendo.
Grafites no Balmy Alley
O Balmy Alley começou a ser pintado na década de 80, os murais com alguma importancia historica foram mantidos enquanto outros são pintados e repintados fazendo com que cada visita seja um pouco diferente. Como muitos dos murais foram pintados em portões de madeira alguns foram bem detonados pelo tempo e aos poucos vão sendo restaurados.
Mural em restauração
Para quem gosta de grafite, taí um convite para muitas fotos e um pouco de reflexão já que muitos murais carregam alguma mensagem ou alguma critica. O beco é pequenino, mas dependendo da sua curiosidade e apetite fotográfico dá facil para ficar uma horinha pirando nas ilustrações.
Mural “protesto” em Balmy Alley – Mission
Comida rápida Mexicana
Dali retornaremos a estação de BART e viraremos na Mission Street onde esta um dos mexicanos rápidos mais famosos da cidade o El Farolito (http://www.elfarolitoinc.com). Quem pedir a refeição completa pode fácil dividir em dois. Os burritos são grandes e gostosos e a quesadilla também é ótima. Por menos de dez dolares por pessoa você come para lá de bem.
Ah, e repare que nos entornos do El Farolito tem alguns murais bacanas… Destaque absolutos para a St. Peters church com índios astecas super coloridos pintados por toda a igreja.
Casa grafitada em Mission
Detalhe St. Peters church – Mission
Terceira parada será em outro beco pintado e colorido o Clarion Alley, para chegar lá caminharemos reto pela rua Mission uns 13 minutos. O beco fica entre as ruas 17 e 18. (Quem quiser economizar a uns passos pode pegar o Bart até a estação Mission/16th.
Clarion Alley
O Clarion Alley é bem mais recente que seu companheiro Balmy porém não menos interessante. Prepare-se para mergulhar por um colorido corredor repleto de imagens e de mensagens.
Arvore com formas em relevo
Olha só este móbile que piraçãoJanela no Clarion Alley – Mission district
Mural sendo pintado
DICA: Para quem curtiu os murais e quer fazer um tour guiado, a Precita Eyes (ONG responsável pelos murais) faz tours guiados (muitas vezes pelos próprios artistas) explorando os murais e seus significados)
E para fechar o passeio, volte até a 19th e caminhe reto até o parque Mission Dolores, passando por pela piscina pública de Mission que também tem grafites SUPER bacanas.
O Parque Mission Dolores
Devido a localização, Mission costuma ser uma das regiões mais quentes da cidade e em dias de calor o parque Mission Dolores fica repleto de pessoas fazendo picnic e curtindo o calor. O parque é um dos lugares mais aconchegantes da cidade e acaba ficando fora dos roteiros turísticos.
Parque Mission Dolores
Aqui você pode ou terminar o passeio ou caminhar mais 20 minutinhos e chegar até o Castro (também conhecido como a vizinhança Gay de São Francisco) que é um dos bairros mais descolados da cidade e perfeito para encerrar o dia com um Happy Hour. (Veja aquii um Roteirinho para passear e aproveitar o Castro: https://ideiasnamala.com/2012/08/31/castro-conheca-um-dos-bairros-mais-descolados-de-sao-francisco/)
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos
Viaje Melhor
Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.
Mission pareceu muito interessante. Pinturas originais e coloridas ! Muito boa cobertura das pinturas na reportagem.
Que lugar interessante ! Pinturas lindas, coloridas e originais.
Oi, Mari. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Oi Natalie,
Obrigada!!! Já comecei a semana contente!
Beijos
Mari Vidigal