Londres: Tower of London e as jóias da rainha

12

No terceiro dia de viagem, resolvi aproveitar o dia livre da minha amiga Gabi para visitar um lugar que nenhuma das duas conhecia: a torre de Londres.

Nosso passeio começou na Tower Bridge (Ponte da torre) que é sem dúvida uma das pontes mais lindas da cidade e uma das mais famosas do mundo. A ponte tem duas bonitas torres, e uma estrutura que sobe e desce para deixar os barcos grandes atravessarem. Quem caminha as margens do rio Tamisa reconhece de longe esta bonita ponte azul com torres, caminhar por ela é ainda mais bacana.

Atravessamos a ponte a pé e seguimos para a torre de Londres, nossa idéia era passar umas duas ou três horas ali e depois seguir para outros pontos bacanas da cidade. No entanto, logo percebemos que o passeio era enorme e que aquela seria nossa única parada do dia. Mesmo assim valeu e muito a pena!

Começamos a visita com um tour guiado por um dos carceireiros devidamento uniformizados que nos contou de uma forma um pouco teatral os eventos ocorridos no palacio, e nos deu uma visão bem geral da fortificação, mostrando o que estava em cada canto. A visita acaba na bonita capela do castelo. (O tour com os carcereiros ocorre a cada 30 minutos e por sorte havia um deles começando na hora exata em que chegamos).

Também conhecidos como Beefeaters (Comedores de carne), no passado os carcereiros tinham uma posição privilegiada na defesa do castelo e por isso podiam comer quanta carne quisesem. Os guias carcereiros de hoje em dia são homens que serviram as forças armadas britanicas por pelo menos 22 anos e tiveram muitas honras durante este periodo.

Terminado o tour fomos visitar a parte mais famosa do castelo, onde atualmente ficam guardadas as jóias da coroa Inglesa. A entrada é toda blindada e por motivos de segurança, é proibido tirar fotos.

As jóias são maravilhosas, rubis, diamantes e esmeraldas gigantes formam coroas usadas pelos vaidosos monarcas ingleses ao longo dos séculos. Na principal parte da exposição, os visitantes observam as jóias sobre uma esteira rolante, que passa ao lados de coroas e cetros famosos. Era tanta informação que nos vimos obrigadas a andar na esteira pelo menos umas 5 vezes. Lindas jóias, vale a pena visitar!

Dali fomos visitar o castelo, conhecido como, The White Tower (A torre branca) e imortalizada por Shakespere. O castelo infelizmente não esta preservado com a fachadas, ou seja, nada de camas e nem de aposentos reais antigos, mas em compensação uma bela coleção de armas e armaduras reais antigas. Para quem assistiu o seriado “The Tudors” e já se identificou com as várias das partes do forte, as armaduras de Henrique VIII são um belo divertimento. Repare só como ele estava gordinho no final da vida.

Olha só que sensacional as articulações dessa armadura

Armadura de Henrique VIII

A criança e o Gigante

Devido o capricho de muitos reis durante mais de 600 anos castelo serviu de morada de animais exóticos como tigres e elefantes. Durante a visita, esculturas de arame mostram um pouco como estes animais viviam e exposições contam um pouco das curiosidade sobre estes bichos e a vida no castelo.

Hoje, os únicos animais que habitam o local são 7 corvos gordos que supostamente protegem o reino. Diz a lenda que se um dos 6 corvos abandornar o forte, o reino cairá e por isso, ao invés de 6 são mantidos 7 corvos guardiões que diariamente se alimentam de 170g de carne.

E falando em curiosidade macabras, outro ponto de interesse é o Tower Green, local onde foram executados importantes personagens da história inglesa como Ana Bolena e Catarina Howard.

Antes de sair do castelo fomos sorprendidas pela pequena troca da guarda que ocorre lá dentro e que é uma gracinha, e passeamos pelos aposentos do palacio medieval e pelas fortificações da torre.

Foi um passeio lindo e interessante, adoramos e recomendamos para todos que visitam Londres. Vale muito a pena passar um dia – ou se você conseguir, parte de um dia – passeando e visitando a incrível Tower of London e as jóias da coroa inglesa.

Localize-se:

Tower Bridge (Ponte da torre)

http://www.towerbridge.org.uk/TBE/EN/

Metro: Tower Hill

Horario que a ponte levanta ou abaixa http://www.towerbridge.org.uk/TBE/EN/BridgeLiftTimes/

 

Tower of London (Torre de Londres)

http://www.hrp.org.uk/TowerOfLondon/

De terça a sexta das 09:00 as 17:30

Domingos e segundas das 10:00 as 17:30

Ingressos: 20.90 – Online:18.00

 

Veja também:

Veja Também:

Londres: Aproveitando um dia de Sol:

http://ideiasnamala.wordpress.com/2012/03/13/dia-de-sol-em-londres/

Londres: Explorando Notting Hill http://ideiasnamala.wordpress.com/2012/03/01/londres-explorando-nothing-hill/

Stonenhenge: Um incrível bate e volta de Londres: http://ideiasnamala.wordpress.com/2012/01/05/stonehenge-salisbury-mito-e-beleza/

Londres e Arredores (Parte 1):                                     http://ideiasnamala.wordpress.com/2011/08/01/londres-parte-1/

Londres e Arredores (Parte 2):                                    http://ideiasnamala.wordpress.com/2011/08/02/londres-e-arredores-parte-ii/

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

12 comments

  1. petter 3 abril, 2012 at 19:02 Responder

    Oi Mari,
    Que post bacana!
    Acrescento só mais uma curiosidade para quem assistiu ao mais recente filme sobre Os Três Mosqueteiros. É na Torre de Londres que está o Duque de Buckingham quando os mosqueteiros chegam explodindo tudo para recuperar umas jóias da rainha da França. A confusão é grande… só não lembro se algum dos corvos voou com o tiroteio! euehueeuh… abraço

  2. pettersonarq 3 abril, 2012 at 18:58 Responder

    Legal Mari!
    Acrescento só mais uma curiosidade para quem assistiu ao novo filme dos Três Mosqueteiros. É na Torre de Londres que o Duque de Buckingham está quando de repente os mosqueteiros chegam explodindo tudo!

Post a new comment

Veja também