Califórnia: O que ver e fazer em Monterey

17
Monterey - Cannery Row

Saiba o que ver e fazer em Monterey, parada imperdível para quem viaja pela costa da Califórnia e percorre a famosa Highway 1. Conheça os principais pontos turísticos, veja onde comer e onde ficar em Monterey. Pronto para se apaixonar?

Califórnia: O que ver e fazer em Monterey

Seja pelo charme da movimentada Cannery Row, pelo balé das sardinhas no  aquário de Monterey, pelas paisagens indescritíveis da 17 Mile Drive ou pelo canto enfurecido dos leões marinhos. Visitar Monterey é um item que não pode faltar na lista de quem percorre a Highway 1, uma das estradas mais famosas e mais bonitas dos Estados Unidos e uma das viagens de carro mais lindas do mundo. Monterey, ou sua vizinha Carmel, são as primeiras paradas para pernoite de primeira parada de quem percorre a Highway sentido San Francisco -> Los Angeles. E como tem muita coisa bacana para ver e fazer pela região, a dica é sair de San Francisco cedinho ou ficar mais de uma noite na região.

Nesse post você encontrará:

[Clique no item acima para ir direto ao ponto, ou e preferir, leia o post todo.]

Conheça Monterey

Monterey é uma cidade gracinha, recheada de pontos turísticos e muitos passeios divertidos há pouco menos de 2 horas de San Francisco. A parte turística de Monterey está concentrada em duas regiões diferentes: A Cannery Wharf, uma rua divertida e vibrante repleta de lojas e restaurantes, e o antigo Fisherman’s Wharf de onde saem os passeios de barco, caiaque e mergulhos pela região. As duas áreas ficam relativamente próximas, e quem tiver disposição pode até caminhar entre uma e outra.

Onde ficar em Monterey?

Assim como as atrações turísticas, os hotéis de Monterey estão concentrados nessas duas áreas: Antigo Fisherman’s Wharf e arredores e Cannery Row. Cannery Row é mais turista e bem conveniente para quem visita a cidade pela primeira vez, e o Fisherman’s costuma ter ofertas de hotéis com muito bom preço. Eu ADORO as duas regiões e por isso vou recomendar hotéis em cada uma delas.

A) Cannery Row:

O melhores hotéis da Cannery Row são o Intercontinental The Clement, e o Monterey Plaza Hotel and SPA os dois tem quartos lindos com vistas incríveis para o mar ou o disputadíssimo B&B The Jabberwock que vive lotado. Boas opções com melhor custo benefício ali perto são o Best Western Plus Victorian e o sempre infalível Holiday Inn Express.

Monterey ou Carmel

Fachada do The Clement: a cara de Monterey | Foto: Divulgação

B) Fisherman’s Wharf

Na região do Fisherman’s Wharf, meus queridinho são o Portola Hotel & SPA e o Hotel Pacific. O Munras Inn é jeitosinho e costuma ter um bom custo benefício. E pra quem quer algo BEM em conta, vale a pena checar os preços do Ramada Inn , do Super 8 (o hotel econômico melhor avaliado da cidade) e do Comfort Inn.

Onde ficar em Monterey

Quartos do Portola Hotel & SPA

Tá em dúvida entre se hospedar em Monterey ou Carmel? Leia este post!

O que fazer em Monterey

Visitar o aquário de Monterey:

O Aquário de Monterey (886 Cannery Row, Monterey) é um aquário que até quem costuma gostar de aquários vai curtir. Repleto de peixes coloridos, sardinhas dançarinas, águas vivas fabulosas e a fofíssimas lontras do mar (sea otter), este aquário combina um visual incrível com projetos de consientização ambiental super interessantes. Recomendo que você dedique pelo menos duas horas da sua visita a Monterey a este aquário.

Sardinhas no Aquário de Monterey

Quer ver algo realmente especial?

Assista a alimentação do aquário central que ocorre todos os dias pela manhã e veja milhares de sardinhas dançarinas fazendo um show de acrobacias.

Águas Vivas em Monterey

Passear pela Cannery Row: a rua mais colorida da cidade.

Cannery Row é a principal rua turística de Monterey. Uma rua repleta de lojinhas, cafés e restaurantes. É no finalzinho da avenida que está o aquário! A Cannery Row antigamente era ocupada por dezenas de fábricas de sardinhas, fechadas devido o desaparecimento das sardinhas na região. A última fábrica de sardinhas da rua fechou em 1973, dez anos antes da abertura do aquário da cidade – que não coincidentemente ocupa uma das fábricas abandonadas, a Hovden Cannery. Durante o passeio repare na arquitetura da rua, e como as antigas fábricas de sardinha da cidade, foram reformadas e transformadas num conjunto de prédio vibrantes, shoppings e hotéis. O estilo de Monterey é único e a Cannery Row rende fotos especiais.

Uma pedida certeira e deliciosa é tomar o sorvete da Ghirardelli (660 Cannery Row) que tem taças MARAVILHOSAS. Ao entrar na loja você receberá uma amostra grátis do chocolate da estação, que é bem gostoso.

Monterey - Cannery Row

Ver centenas de leões marinhos de pertinho

Que tal encerrar seu passeio pela Cannery Row com uma quantidade absurda de leões marinhos barulhentos e fofinhos? Sim, to falando de muito mais leões marinhos do que você viu no Pier 39 em San Francisco. Claro que a quantidade de leões marinhos depende da estação no ano, e quanto mais frio, maior a chance de encontrar-los.

Leões marinhos - Monterey

 

Para isso basta caminhar sentido San Carlos Beach Park e entrar no Costal Guard Pier. Aqui você verá uma das maiores populações de leões marinhos machos da Califórnia. O pier fica especialmente cheio durante os meses de inverno.

Se encantar com o Fisherman’s Wharf de Monterey

Se o fim das sardinhas em Monterey transformou a Cannery Row em um reduto turístico, com o Fishernman’s Wharf não foi diferente. O antigo porto que escoava as toneladas de latas de sardinhas se transformou em uma interessante passarela repleta de restaurantes, lojinhas e um porto moderno para abrigar barcos e Iates. Não saia daqui sem provar um copinho do famoso Clam Chowder da região (sopa cremosa de frutos do mar) no Old Fisherman’s Grotto (39 Fishermans Wharf) e comer um doce na incrível Carousel Fine Candies (repare na máquina de fazer caramelos retrô na entrada da loja).

Fisherman's Wharf Monterey

Doces na Carousel candies

Monterey: Maças cobertas de chocolate na Carousel candies

Passear pelo parque histórico de Monterey

Monterey foi a antiga capital da Califórnia, e guarda anos e anos de história. Parte dos prédios antigos, está conservado no Monterey State Historic Park, que conta com um museu da história da cidade, um pequeno centro comercial e um jardim de cactos impecável. Vale dar uma passadinha rápida no caminho do Old Fisherman’s Wharf.

Monterey Historic ParkDica: Durante o inverno o parque ganha uma pista de patinação no gelo disputadissima entre os pequenos.

Ver baleias de perto!

Para quem sonha em ver baleias e golfinhos de perto, fazer um passeio de barco pode ser uma ótima pedida. A região de Monterey tem uma população de baleias relativamente alta durante todo o ano, e durante o inverno (de dezembro a fevereiro), com a migração das baleias do Alaska ao México, fica ainda mais fácil de vê-las. Com um pouquinho de sorte você verá uma meia dúzia delas e relativamente perto do seu barco.

Baleia | Monterey

Baleia em Monterey

O tour sai duas vezes por dia do Fisherman’s Wharf e dura cerca de três horas. Caso você não veja nem baleias e nem Golfinhos durante o seu passeio, você pode voltar no dia seguinte grátis. Tem algumas empresas que fazem este passeio, nós fizemos com o Monterey Whale Watching  e gostamos. O preço e os horários do tour variam um pouco dependendo da estação do ano, e custam cerca 50 dólares por pessoa.

Golfinhos em Monterey

Golfinhos em Monterey

Dica: Quem alguma vez já enjoou em um barco deve sem dúvida tomar uma bela dose de dramim antes de fazer este passeio.

Passeio de Bicicleta pela orla de Monterey

Um passeio delicioso é alugar uma bicicleta (há várias lojinhas na Cannery Row) e pedalar em direção a 17 Mile Drive. O passeio começa bem tranquilo, e você pode percorre toda a orla passando por cantinhos lindos como o Lover’s Point Park.

Bicicleta - Monterey

Pedalando a 17 Mile Drive em Monterey

Quem tiver um bom preparo físico pode pedalar toda a 17 Mile Drive até chegar em Carmel. Cuidado com a volta, a deliciosa descida final se transforma em um subidão.

Campo de Golf 17 Mile Drive

Campo de Golf na 17 Mile Drive

Percorrer a 17 Mile Drive

Um dos passeios mais lindos da região é a 17 Mile Drive, uma estrada pedagiada repleta de mirantes lindos que conecta Pacific Grove (cidade vizinha à Monterey) a Carmel. É nessa estrada que fica o cipreste solitário, um dos cartões postais de Carmel.

O que fazer em Monterey

Uma das Praias da 17 Mile Drive

A estrada merece ser percorrida com calma, e muitas paradas.

17 Mile Drive - Carmel

O Cipreste Solitário

Quer deixar o passeio ainda ais especial? Inclua um almoço no Still Water o restaurante no Pebble Beach Resort.

almoço caprichado na 17 Mile Drive

O ambiente do Still Water

Caiaque e mergulho

Outros passeios bem populares em Monterey que ainda não tive a chance de testar são o aluguel de caiaque, e o mergulho de cilindro. Apesar da água congelante, Monterey é um dos melhores picos de mergulho da Califórnia e atrai gente do mundo todo, para dar conta do rio, mergulha-se com duas roupas semi-molhadas e o doro de lastro. Um dia ainda tomo coragem!
Se apaixonar pelas vistas da 17 Mile Drive

Onde comer em Monterey:

Old Fisherman’s Grotto – Old Fisherman’s Wharf

Uma excelente opção de restaurante para quem gosta de peixe e frutos do mar. Pratos bem servidos e bom atendimento. Gostei tanto que já fui duas vezes.

DSC00090

Veja também: Onde comer bem no caminho de San Francisco a Los Angeles

Restaurantes e lanchonetes na Cannery Row

A Cannery Row está longe de ser um destino gastronômico caprichado. Se aguentar esperar, recomendo que você almoce no antigo Fisheman’s Wharf que fica ali perto e tem opções BEM melhores. Para quem quiser comer um lanche (e não se importa de pagar acima da média da Califórnia por algo razoável), aí vão algumas sugestões:

O Bubba Gump Original

Baseado no filme Forest Gump, essa rede de lanchonetes americana serve um montão de lanches, camarões e hambúrgueres  Para a turma mais light, as saladas são uma boa pedida. Esse é o restaurante original, e o primeiro lançado, mas na real não tem nada de especial.

Bubba Gump Monterey

Cannery Row Brewing Company

Para quem gosta de cerveja, essa pequena cervejaria é uma das melhores opções da redondeza. O serviço deixa a desejar, mas a comida está bem na média da região. Como o lugar é bonitinho, muita gente gosta.

Cannery Row Brewing Company

Sly Mcfly’s

Uma lanchonete bonitinha mas bem mais ou menos. O bar tem N opções legais, mas a comida é fraca. Para quem não se importa de comer fritura ou sanduba, pode ser uma opção.

Sly Mcfly’s

Onde fazer compras em Monterey

Dicas de Lojas na  Cannery Row:

Turkish Grand Bazar 
Uma loja oriental com várias peças de decoração bacanas e lâmpadas maravilhosas.

Turkish Grand Bazar - Monterey
Loja de Chocolate Ghirardelli
A famosa chocolateria de São Francisco tem uma pequena franquia em Monterrey. A loja é toda colorida e forrada dos famosos quadradinhos de chocolate. Para quem não teve tempo de visitar a loja em São Francisco, aproveite para entrar e provar o famoso chocolate local. Para quem já conhece entre, nem que seja para pegar sua amostrinha grátis e sair ;).

Ghirardelli Monterey

Rocky Mountain Chocolate Factory

Esta cadeia de confeitarias tem maçãs do amor cobertas com chocolate e fudges bem gostosos. Para quem vai até o Fisherman’s wharf, espere que a loja doces de lá é bem mais gostosa.

Dicas de Lojas no Fisherman’s Wharf

Carousel Fine Candies
Uma das lojas de doces mais fofas que eu já visitei! Famosa por servir doçuras deliciosas desde 1960, a loja ostenta em sua vitrine uma máquina de fazer caramelo puxa-puxa que vai te deixar morrendo de vontade de provar um docinho. Quer provar algo muito gostoso? Experimente as maçãs do amor cobertas de chocolate… hummmm!

Carousel Fine Candies
Pirate’s Cove 
Uma loja de Souvenirs com vários artigos de pirata e camisetas diferentes. Nada incrível, mas vale a pena xeretar.

Barco em Monterey

Como chegar em Monterey?

Existem duas rodovias que ligam San Francisco a Monterey. A 101, mais rápida e menos bonita, e a Highway 1 (o caminho pela costa). Se você tem tempo, recomendo que faça o trajeto pela Highway 1. Veja o trajeto detalhado e dicas de onde parar nesse post.

Veja rota no Google Maps: https://goo.gl/maps/8NAsT

Dica: A rodovia 101 é em teoria 22 minutos mais rápida que a Rodovia 1 e na prática muito mais, porque quem vai pela 1, vai parando enquanto quem vai pela 101 vai direto e reto.

E aí, curtiu as dicas?

Deixe um comentário!

O que fazer em Monterey


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Monterey


Veja também:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

17 comments

    • mari vidigal 2 fevereiro, 2016 at 06:38 Responder

      Oi Juliana,
      Recomendações de lugar dependem tanto do seu perfil de viajante que é bem difícil para mim recomendar algo sem te conhecer. O que eu faria se fosse você: veja as reviews no Booking.com e escolha o hotel melhor localizado (e melhor avaliado) que couber no seu bolso.
      Beijos (e que poena que não ajudei muito :()

Post a new comment

Veja também

Lauterbrunnen: a terra das cachoeiras

Lauterbrunnen é  um pequeno paraíso, uma terra onde cachoeiras e mais cachoeiras brotam das montanhas formando um cenário de cinema. E melhor, esta no caminho ...