Califórnia Academy of Science: o museu de ciências naturais em San Francisco.
O California Academy of Science, no Golden Gate Park em San Francisco, é um museu de ciências super interativo que combina experiências sensoriais, aquários e estufas impressionantes em dos edifícios mais modernos e interessantes da cidade.
O museu tem atrações especiais como uma réplica de floresta tropical com peixes e pássaros, um dos planetários mais realistas dos Estados Unidos e um telhado verde que gera boa parte da energia consumida pelo edifício ao mesmo tempo que serve de habitat natural para dezenas de espécies locais .
Nesse post dividirei com vocês, todos os detalhes da visita. Vem comigo?
Vistando o California Academy of Science em San Francisco
A California Academy of Science é a junção de um museu com um centro de pesquisa contínua com um objetivo pra lá de ambicioso: regenerar o meio ambiente. Ao visitar o museu, os visitantes tem o privilégio de observar ecossistemas frágeis e aprender como a equipe de mais de 100 cientistas do museu está atuando para reconstituí-los. É interessante, é educativo e acima de tudo: é muito divertido.
Neste post você encontrará:
- Melhores atrações do California Academy of Science
- Quanto tempo demora a visita
- Planeje sua visita: quanto custa, horários e como chegar
- Como incluir o California Academy of Science no roteiro
- Vale a pena visitar o Cal Academy of Science
[Clique no item para ir direto ao ponto ou leia o post todo]
Principais Atrações do Cal Academy of Science
Chegou a hora de detalhar as atrações do California Academy of Science, ou Cal Academy of Science, como todo mundo que mora aqui na Bay Area chama o museu. Aí vão as principais atrações na ordem que elas merecem ser visitadas.
Rainforest (a floresta tropical)
A maior e mais impressionante atração do California Academy of Sciences é o Rainforest, uma estufa que imita perfeitamente as condições climáticas de uma floresta tropeça. A entrada é no térreo onde os visitantes recebem instruções sobre o clima (sim, lá dentro é bem quente e úmido) e o que fazer caso algum dos animais pouse em você.
Com muito cuidado para não espantar os passarinhos, o guia da atração abre a porta, e como num passe de mágica estamos na Amazônia! Ou melhor, numa imitação muito perfeitinha dela com árvores gigantes, araras azuis lindas e simpáticas (nenhuma quis papo comigo, mas fui com a cara delas mesmo assim) e até um pseudo rio com peixes gigantescos de água doce.
A mini floresta é contornada por uma passarela, e a cada andar ficamos mais perto da copa das árvores, das borboletas e passarinhos e mais longe dos peixes. Cada andar tem uma pequena exibição com aquários com sapos, lagartos, cobras e peixinhos pequenos. As mais interessantes são as explicações sobre formigas na parte térrea e a estufa que reproduz as borboletas lá no topo.
Outro detalhe que gosto bastante é a vegetação super tropical com bromélias, costelas de Adão volumosas e outras lindezas tropicais muito comuns.
A visita termina no terceiro andar, lá pegaremos o elevador direto até o subsolo do museu, onde estão os aquários.
Steinhart Aquarium
A exibição de peixes do Cal Academy of Science é parte do Steinhart Aquarium, uma iniciativa que começou em 1923, e que realiza expedições e pesquisas sub aquáticas em vários cantos do mundo. O aquário é compacto, porém diverso, são mais de 900 espécies diferentes e um dos aquários mais biodiversos do planeta.
O aquário da floresta Amazônica.
A visita começa pelo aquário de peixes da Amazônia (e outras florestas tropicais) que avistamos do alto do Rain Forest. Vistos de baixo, os peixes parecem ainda maiores e mais impressionantes. Esse aquário tem o formato de túnel e rende boas fotos nos dias de museu vazio. Mas lembre-se, nada de flash, hein?!
Costa da Califórnia
O segundo conjunto de aquários é de criaturas da Costa Californiana. Tem bastante coisa legal incluindo as águas vivas gigantes e exemplos de corais locais super bonitos.
Corais das Filipinas
E por fim, o maior e mais lindo dos aquários deste museu, uma imitação das barreiras de coral da Filipinas com dezenas de peixinhos lindos e super coloridos. Esse conjunto de corais me lembra bastante a barreira de corais da Austrália que tive o privilégio de mergulhar há alguns anos atrás.
Todos os dias às 11:30 e às 14:30 rola um show com mergulhadores dentro do aquário. Eles fazem bagunça com os peixes e interagem com a criançada.
Experiência Sensorial
Um aquário onde crianças e adultos podem tocar estrelas, corais e outros animais marítimos. Não sou fã dessa parte e nem incentivo meus filhos a participarem, tenho muita pena dos animais
Lagoa dos tubarões
Outro pedaço do aquário que faz o maior sucesso é a lagoa das raias e tubarões. São 19 espécies diferentes nadando de um lado para o outro do aquário.
Swamp (Pântano)
O pântano do California Academy of Science tem o jacaré mais diferente que eu já vi, um jacaré albino, chamado Claude, um dos queridinhos do aquário. O espaço talvez seja um pouco pequeno demais para ele, mas que ele faz o maior sucesso com a garotada, é fato! Além do Claude, o pântano tem peixinhos e tartarugas.
Todos os dias às 15:30 rola uma apresentação sobre a vida a es dificuldades que os jacarés americanos encontram. A sessão ocorre no próprio pântano.
Kimball Natural History Museum
Fósseis interessantes, cristais multicoloridos e exibições que mudam de tempos em tempos, a sessão de história natural está espalhada pelo andar térreo e pelo segundo piso do Cal Academy of Science e conta com exibições bem legais que mudam de tempos em tempos. Já vimos fósseis de baleia, de leão marinho e de outros animais, tudo sempre bem acompanhado de explicações.
Hall Africano (Tusher African Hall) e os pinguins comilões
Um pedacinho do museu que passa despercebido por muita gente é o African Hall que conta a história da humanidade e conta com muitos animais empalhados e paisagens da Savana Africana, destaque para a parte dos pinguins vivos, que as crianças amam de paixão.
O horário de alimentando dos pinguins é uma das atrações do museu que mais fazem sucesso com os pequenos.A alimentação dos pinguins ocorre todos os dias às 10:30 e às 15:00.
Planetarium
Outra atração incrível (fique de olho nos horários, e reserve seu ingresso – já incluso no preço do museu, mas retirado com antecedência).
O show em cartaz muda de tempos em tempos e combina imagens incríveis com preservação ambiental, uma bandeira que o museu faz questão de levantar.
Living Roof – O teto vivo
Outro pedaço bem interessante da visita é o teto vivo concebido para se integrar ao parque e servir ecossistema com plantas e espécies de animais. O teto funciona como um regulador de clima para o museu gerando parte da energia consumida pelo edifício e ajudando a equipe a controlar a temperatura da Rain Forest.
Wander Woods – a área externa do Cal Academy of Science
Muita tela e pouca brincadeira no mato. O Wander Woods foi criado como um antídoto aos tempos atuais e busca proporcionar aos pequenos contato genuíno com a natureza e sem monitores, um espaço para brincar, subir, encontrar e se sujar que fica na área externa do museu.
Construído com madeira reciclada, e troncos caídos encontrados no Parque Presidio, o espaço é um convite à brincadeira e a imaginação.
Curiosity Grove – área lúdica para crianças pequeninas
Bebês e crianças pequenas tem um espaço brincaste lindo recheado de livrinhos, quebra-cabeças e uma área sensorial. Meus filhos curtiram muito o espaço quando pequeninos e hoje com 6 e 4 anos, ainda aproveitam um pouco.
Noite no Museu (apenas para maiores de 21 anos)
Toda quinta feira das 18:00 às 22:00 a Cal Academy of Science abre as porta para uma espécie de balada no museu. A graça é conhecer o museu num clima de “night” bebendo seu drink preferido.
As noites no museu são para maiores de 21 anos, são concorridas e os locais adoram! Entrada $18 (para evitar filas, compre com antecedência).
A arquitetura do California Academy of Science
Amantes de arquitetura e sustentabilidade tem mais um bom motivo para visitar o museu, o edifício projetado por Renzo Piano integra história (preservando partes do museu original que foi parcialmente destruído pelo terremoto de 1989) e modernidade sem esquecer com cuidado com o meio ambiente.
Materiais reciclados, muita luz natural, placas de energia solar e um telhado verde que regula a temperatura do ambiente são alguns dos destaques do projeto que é um espetáculo. O museu tem dupla certificação LEED Platinum, a mais alta certificação ambiental existente e é considerado um case de sucesso sob ponto de vista de arquitetura e sustentabilidade.
Quanto tempo demora a visita
Para visitar o museu direito e com a calma que ele merece, planeje investir pelo menos uma 2-3 horas do seu dia no passeio, em menos tempo, não acho que vale a pena. Já adianto, é um daqueles lugares que dá fácil para passar uma tarde inteira – ou dependendo do seu nível de interesse, o dia todo.
Planeje sua visita ao California Academy of Science
Chegou a hora de planejar sua visita ao Cal Academy of Science, aí vão algumas informações práticas para a sua visita.
Quanto Custa?
Os ingressos do California Academy of Science variam conforme o dia da semana e custam a partir de $36 para adultos e $28.75 para crianças e jovens de 3 a 17 anos. Menores de 3 anos não pagam.
Dica: com antecedência os ingressos ficam ligeiramente mais baratos. Vale comprar com antecedência
Horários de Funcionamento:
- Aberto todos os dias das 9:30 am às 17:00 Aos domingos, abre às 11:00.
- Última entrada às 16:00
- Noite no Museu: Quinta feira das 18:00 às 22:00 para maiores de 21 anos
Como chegar?
Endereço: 55 Music Concourse Drive , Golden Gate Park. Veja a localização exata no Google Maps.
De ônibus: pegue o 5 ou o 5R da intersecção Market x Powell St e desça na Fulton com a 8th. Quem preferir pode pegar o Muni Metrô “N” da estação Powell ou qualquer outra estação central e desça na Irving St. esquina com a 9th.
Veja outras informações no site do Cal Academy of Science
Como incluir o Cal Academy of Science no roteiro
Combine o Cal Academy of Science com um passeio caprichado pelo Golden Gate Park incluindo o Jardim Japonês e o observatório do Museu De Young (quem tem vistas listas da cidade e é grátis).
Quer um roteiro completinho?
Veja aqui o Roteiro de San Francisco e nossas melhores dicas de onde ficar em San Francisco
Seguro viagem
O seguro viagem nos Estados Unidos não é obrigatório, mas ele é o único que pode te salvar de muitas ciladas, como malas extraviadas, voos atrasados e, claro, emergência hospitalar.
Por aqui, indico o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente!
Quer um desconto?
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Chip de Internet
Você sabia que dá para comprar chip de telefone para os Estados Unidos ainda no Brasil e economizar?
O chip de telefone da O Meu Chip pega super bem na Califórnia, e é mais vantajoso que comprar um chip local. Vale conferir!
Vale a pena visitar o Cal Academy of Science.
Tudo depende de quanto tempo você tem em San Francisco. Para quem tem mais de 3 dias, acho que vale a pena considerar sim, especialmente se você curte museus de ciências, esse é um dos mais impressionantes que já visitei. Recomendo fortemente.
E claro, vale muito a pena para quem tá viajando para San Francisco com crianças. Taí um lugar que vai deixar os pequenos ALUCINADOS, o museu é mega interativo, e a parte da floresta e dos aquários impressiona até mesmo adultos viajados.
E aí, gostou da visita ao California Academy of Science?
Veja também:
- O que fazer em San Francisco
- Onde ficar em San Francisco
- Melhores museus de San Francisco
- Exploratorium em San Francisco
Facinante. Acabei de assistir na tv a construção do California Academy of Science e vejo que estar em funcionamento é um ótimo de programa pra uma próxima viagem.