Museus em Londres: as 10 melhores opções na cidade

Para quem gosta de arte, história, ciência e cultura, os museus em Londres são imperdíveis. Das riquezas arqueológicas do Museu Britânico às obras-primas da National Gallery, das curiosidades naturais do Museu de História Natural ao design inovador do Victoria & Albert Museum, a cidade é um verdadeiro paraíso cultural.

Além de pontos turísticos tradicionais, como o Big Ben, a Torre de Londres ou a roda gigante London Eye, que atraem milhões de pessoas todos os anos, a cidade conta com mais de 150 museus. São lugares de muito conhecimento e inspiração, com opções que agradam a todos os gostos.

Animais diversos no Museu de história natural de Londres
Animais diversos no Museu de história natural

E o melhor é que grande parte dos museus de Londres são gratuitos. Mais um motivo para incluir alguns deles no seu roteiro de Londres. Neste post vamos falar sobre 10 museus imperdíveis em Londres.

O que você vai encontrar aqui:

  1. Victoria & Albert Museum (V&A)
  2. British Museum (Museu Britânico)
  3. Natural History Museum (Museu de História Natural)
  4. National Gallery (Galeria Nacional)
  5. Tate Modern
  6. Tate Britain
  7. Horniman Museum and Gardens (Museu e Jardins Horniman)
  8. National Maritime Museum (Museu Marítimo Nacional)
  9. Madame Tussauds 
  10. London Transport Museum (Museu do Transporte)

Museus em Londres para conhecer melhor a história

Alguns museus em Londres são ótimos para quem quer conhecer mais sobre a história do país e do mundo, enriquecendo o roteiro de viagem pela cidade. Além de exposições fixas, têm também eventos temporários e interativos que tornam as visitas mais interessantes. Veja três sugestões para incluir na sua lista:

1. Victoria & Albert Museum (V&A)

O Victoria & Albert Museum (endereço: Cromwell Rd, SW7 2RL) fica no bairro de South Kensington e é um dos museus de arte e design mais conceituados do mundo. Tem uma coleção de mais de 2 milhões de objetos, desde esculturas renascentistas de Michelangelo e Rodin até quimonos japoneses do século XVII, além de móveis modernistas e cerâmicas asiáticas.

Museu V&A em Londres
Museu V&A em Londres

O acervo é vasto e, mesmo passando o dia inteiro pelas galerias, é impossível ver tudo. A entrada é gratuita, mas o ideal é fazer uma visita guiada, que vai te possibilitar conhecer melhor e aprender curiosidades.

Além do acervo fixo e das exposições temporárias, o Victoria & Albert Museum tem uma arquitetura que chama a atenção, um café no pátio para relaxar depois da visita e também alguns eventos culturais.

  • Funcionamento: todos os dias das 10h às 17h45 (sextas até as 22h).

2. British Museum (Museu Britânico)

Fundado em meados do século XVIII, o Museu Britânico (endereço: 44 Great Russell St, WC1B 3DG) é um dos museus mais antigos do mundo e oferece uma viagem pela história e cultura da humanidade.

São várias galerias, com uma coleção de milhares de itens que vão da antiguidade até o período moderno, incluindo múmias preservadas, esculturas e milhares de anos atrás e muito mais. A galeria do Egito Antigo é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para o Museu do Cairo.

British Museum em Lugares pra visitar em British Museum
British Museum, uma atração incrível em Londres

O Museu Britânico tem arquitetura neoclássica e o maior teto de vidro coberto da Europa. Antes de visitar, é importante saber que as filas costumam ser enormes. Para otimizar o tempo, uma dica é fazer a visita com audioguia, que tem ingressos prioritários e entrada prioritária.

  • Funcionamento: todos os dias das 10h às 17h (sextas até às 20h30 – fechado entre os dias 24 e 26 de dezembro).

3. Natural History Museum (Museu de História Natural)

Com uma coleção de aproximadamente 80 milhões de espécies, entre fósseis, plantas, animais, minerais e outros, o Museu de História Natural de Londres (endereço: Cromwell Road, SW7 5BD) é um dos lugares mais procurados por quem gosta de temas ligados à diversidade da vida na Terra. Mais do que um museu, é também um centro de pesquisa mundialmente reconhecido.

Museu de história natural de Londres
Escada de rolante fantástica e o dinossauro na entrada do Museu de história natural de Londres

Entre os destaques estão os dinossauros que se movimentam e impressionam crianças e adultos. O esqueleto gigante de uma baleia azul no salão central também chama a atenção. Outra atração imperdível é o simulador de terremotos.

A entrada no Museu de História Natural de Londres é gratuita, mas é recomendável reservar o ingresso com antecedência com hora marcada, especialmente nos dias mais movimentados, como fins de semana e durante o período de alta temporada.

Também há a opção de fazer um tour guiado com um historiador, que vai agregar muito conhecimento e otimizar a visita. Ou até mesmo uma visita privada para a família, ótimo para quem está viajando com crianças.

  • Funcionamento: todos os dias das 10h às 17h50, com a última entrada às 17h30 (fechado de 24 a 26 de dezembro).

Museus de Arte em Londres para incluir no roteiro

Outro tipo de museu em Londres que atrai muitos turistas são os que têm grandes coleções de arte, desde obras clássicas e icônicas até as mais modernas. A cidade é uma das capitais culturais do mundo e esses lugares oferecem uma experiência única para os visitantes. Confira algumas sugestões para conhecer:

Fundada em 1824, a National Gallery (endereço: Trafalgar Square, WC2N 5DN) tem mais de 2 mil obras de grandes nomes como Leonardo da Vinci, Van Gogh e Michelangelo, entre outros, oferecendo um panorama de quase sete séculos de arte.

Cada espaço abrange um período diferente, desde o Renascimento até o Impressionismo. Além da coleção fixa, também há exposições temporárias de artistas menos conhecidos e realização de eventos culturais.

National Gallery em Londres. Melhores museus de Londres
National Gallery

Por ter uma localização privilegiada, próxima a outros pontos turísticos, é possível combinar a visita com diversos passeios pela cidade. E, para melhorar ainda mais a experiência, a dica é fazer uma visita guiada à Galeria Nacional com um guia especializado em arte.

  • Funcionamento: todos os dias das 10h às 18h (sextas até as 21h).

5. Tate Modern

A Tate Modern (endereço: Bankside, SE1 9TG) é uma das galerias de arte contemporânea mais conhecidas e conceituadas do mundo. É um espaço relativamente recente, fundado no ano 2000, mas que rapidamente se tornou um marco cultural.

Henri Matisse no Tate Modern. Melhores Museus de Londres
The Snail de Henry Matisse no Tate Modern

Além do acervo, com obras que vão do início do século XX até os dias atuais, com nomes como Pablo Picasso e Andy Warhol, tem instalações artísticas e uma arquitetura em estilo industrial que também encanta os visitantes.

Outro destaque é a vista panorâmica no décimo andar na Tate Modern Viewing Platform. E a melhor forma de conhecer tudo isso é fazendo uma visita guiada para aprender sobre as peças mais famosas.

  • Funcionamento: todos os dias das 10h às 18h (fechado de 24 a 26 de dezembro).

6. Tate Britain

Diferente da Tate Modern, que se concentra exclusivamente na arte contemporânea, a Tate Britain (endereço: Millbank, SW1P 4RG) oferece uma experiência mais educativa sobre o surgimento e a evolução da arte no Reino Unido. 

Fundada no final do século XIX, tem obras que vão dos anos 1500 até o período atual, expostas de forma que os visitantes possam caminhar por uma linha do tempo, entendendo as mudanças que moldaram a arte ao longo do tempo.

Além do acervo permanente, tem exposições temporárias de diferentes estilos. E é possível fazer um tour guiado com mais informações sobre as obras mais famosas e alguns artistas imperdíveis.

  • Funcionamento: todos os dias das 10h às 18h.

Melhores museus em Londres para ir com crianças

Se você vai visitar Londres com crianças, os museus não precisam deixar de fazer parte do roteiro. Mesmo os de história e os de arte podem ser bons passeios com os pequenos. Mas há alguns que vão agradar ainda mais e proporcionar uma experiência enriquecedora que vai muito além do entretenimento. 

Fóssil de mamute no Museu de história natural de Londres
Mamute no Museu de história natural de Londres

São espaços que despertam a curiosidade e estimulam a criatividade, além de ser uma forma de incentivar a valorizar a cultura desde cedo. Algumas opções interessantes para conhecer em Londres:

7. Horniman Museum and Gardens (Museu e Jardins Horniman)

O Museu e Jardins Horniman (endereço: 100 London Rd) é famoso por sua coleção de história natural, com atrações como a morsa empalhada e uma coleção diversa de artefatos culturais do mundo todo. Também realiza eventos e exposições temporárias.

Outro espaço é o jardim, onde as crianças podem explorar o aquário, conhecer espécies marinhas e brincar na área de recreação “Under the Sea Soft Play”, com atividades como escaladas, escorregadores e outras.

Há ainda a opção de uma caminhada nos Jardins Horniman, passando por uma trilha, pelo zoológico e outros espaços. O jardim proporciona também uma vista incrível de Londres, ótimo para quem gosta de passeios ao ar livre. 

  • Funcionamento: todos os dias das 10h às 17h30 (Casa das Borboletas das 10h30 às 16h)

8. National Maritime Museum (Museu Marítimo Nacional)

No Museu Marítimo Nacional (endereço: Romney Rd, SE10 9NF) as crianças poderão fazer uma viagem interativa pela história das explorações e navegações, começando pelo “Great Map”, um mapa gigante do mundo que ajuda a entender algumas rotas históricas dos navegadores. 

Também podem brincar de capitão de navio, negociar mercadorias no mercado e até construir embarcações no estaleiro interativo. E há atividades organizadas pelo museu voltadas para que toda a família se divirta.

Uma dica é fazer uma visita privada com guia. E, depois, combinar o passeio ao Museu Marítimo com o Observatório Real de Greenwich e o Parque de Greenwich, que ficam bem perto.

  • Funcionamento: todos os dias das 10h às 17h.

9. Madame Tussauds

Inaugurado em 1884, o Madame Tussauds de Londres (endereço: Marylebone Rd, NW1 5LR) é o museu de cera mais antigo e mais famoso do mundo. Com mais de 150 estátuas super realistas de celebridades de diversas áreas, da monarquia britânica aos esportes, é um lugar que agrada a toda a família.

E.T no Madame Tussauds
Levando o E.T pra casa: Um dos clássicos do Madame Tussauds

Os espaços são divididos em diferentes ambientes, como a zona esportiva, a festa das celebridades, grandes nomes das artes e literatura e, claro, o encontro com a realeza, com membros da família real. E os visitantes podem se divertir tirando fotos e interagindo com seus ídolos.

Por ser muito procurado, é comum que o Madame Tussauds esteja sempre cheio e com filas. A recomendação é comprar o ingresso com antecedência com horário marcado, para fazer a visita com mais tranquilidade.

  • Funcionamento: todos os dias das 10h às 15h.

10. London Transport Museum (Museu do Transporte)

Fechando a lista de museus em Londres para visitar com crianças, o Museu do Transporte (endereço: WC2E 7BB) tem exposições interativas para explorar a história do transporte na cidade, por meio de fotos, objetos e até algumas relíquias, como o ônibus londrino mais antigo, que era puxado por cavalos, e o primeiro trem a vapor subterrâneo do mundo.

O museu funciona em uma construção em estilo vitoriano e também realiza eventos especiais com música, dança e histórias sobre os meios de transporte londrinos. Os pequenos podem brincar em réplicas de ônibus, trens e até se vestir com uniformes dos condutores. E é importante comprar o ingresso com antecedência.

  • Funcionamento: todos os dias das 10h às 18h (sextas a partir das 11h).

Dicas para conhecer museus em Londres

Ao decidir quais museus de Londres pretende visitar na sua viagem, você pode incluir cada um deles separadamente na sua programação ou pode optar por uma excursão de um dia a museus e galerias, passando pelo Victoria & Albert Museum, pela National Gallery e pelo British Museum.

Outra possibilidade é o ônibus hop-on hop-off que circula por diferentes pontos da cidade, incluindo a parada em alguns dos principais museus e outros lugares turísticos, além de um cruzeiro pelo rio Tâmisa.

Antes de viajar, não se esqueça de fazer um seguro viagem, que vai garantir mais tranquilidade, seja em questões de saúde, extravio de mala ou outros incidentes. Um chip internacional de celular também é importante para possibilitar a conexão durante todo período que você estiver fora.

Gostou das nossas dicas de museus em Londres? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Londres
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Veja também:

Paris:

Portugal:

Avatar
Mariana Bueno

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *