Marin Headlands e as melhores vistas da Ponte Golden Gate em San Francisco
Ver a Golden Gate de perto é um dos pontos altos de quem viaja a San Francisco. Vermelha, imponente e para lá de fotogênica a ponte mais famosa da Costa Oeste dos Estados Unidos vai te arrancar suspiros e vai render algumas memórias mais lindas da sua viagem.
Há muitos mirantes com vistas incríveis da ponte, os mais bonitos ficam em Marin Headlands, uma península montanhosa que faz parte da área de proteção do Golden Gate National Park. Nesse post quero dividir com você onde ficam esses mirantes, como visitá-los e dicas de passeios lindos para combinar com os mirantes. Vamos nessa?
Marin Headlands: melhores vistas da Golden Gate Bridge em San Francisco
Seja de carro, ônibus de turismo vermelho, a pé ou de bicicleta, uma visita a San Francisco não fica completa sem um pulinho na Golden Gate Bridge, a linda ponte vermelha com uma vista privilegiada de toda a cidade. E com tantos jeitos bacanas de atravessar a ponte, pouca gente imagina que existam maneiras ainda melhores de vê-la, cheia de charme e com todo o seu esplendor. É aqui que entra Marin Headlands, uma área de preservação ambiental recheada de trilhas, praias intocadas e vistas incríveis da baía de San Francisco e da ponte. Já ouviu falar da região?
Além das dicas do que fazer em que fazer em Marin Headlands, adicionei dicas dos melhores lugares para fotografar a Golden Gate no final do post
Já reservou seu Hotel em San Francisco? Algumas sugestões de hotéis na cidade:
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
Hotel Triton | Chinatown | 8.1 | Ver preços |
Westin St. Francis | Union Square | 8.4 | Ver preços |
Chancellor Hotel | Union Square | 8.7 | Ver preços |
Four Seasons – Embarcadero | Distrito Financeiro | 9.1 | Ver Preços |
Holiday Inn Express | Fisherman’s Wharf | 8.4 | Ver Preços |
San Remo Hotel | Fisherman ‘s Wharf | 7.9 | Ver Preços |
Stanford Court | Nob Hill | 8.6 | Ver Preços |
Quer mais dicas de hotéis em San Francisco? Leia Onde ficar em San Francisco.
Um passado cheio de história
Dona das melhores vistas da Golden Gate Bridge, a região que hoje é conhecida como Marin Headlands tem uma história intimamente relacionada ao desenvolvimento da Costa Oeste americana e a defesa do país durante as guerras.
A região era originalmente ocupada pelos povos indígenas Miwok, entrou na dança concessões de terras coloniais, e graças a sua localização estratégica – na boca da baía de San Francisco – foi utilizada pelo exército e pela marinha para a defesa costeira dos Estados Unidos durante as duas Guerras Mundiais e a Guerra Fria. A ocupação do deserto e a construção de bunkers, baterias e uma base de mísseis Nike, resguardaram a região do desenvolvimento imobiliário preservando as vistas impecáveis da baía e a rica natureza local.
Na década de 1960 planos de desenvolvimento urbano ameaçaram transformar a área em um grande conjunto residencial, mas a forte oposição local e mudanças nas políticas ambientais impediram o projeto e permitiram que, dez anos depois, a região fosse incorporada a Golden Gate National Recreation Area. Viva!
Hoje Marin Headlands é um destino perfeito para quem quer fugir do lado mais turístico de San Francisco com trilhas incríveis, pedaladas memoráveis, praias desertas, pitadas de história e vistas da ponte. Vamos falar do que fazer por lá?
Os mirantes da Golden Gate
Os principais mirantes de Marin Headlands ficam na Conzelman Road, uma via de mão única acessível pelo túnel Baker-Barry. A volta grande foi uma forma de driblar o turismo massivo na região e funcionou bem, mas fique atento para não errar o caminho, são 20 minutinhos de estrada e você não quer refazer o trajeto de bobeira.
Para não errar:
Minha dica é colocar o Hawk Hill no GPS, começar pelo mirante do alto – Headlands Lookout – e ir descendo lentamente parando em todos os mirantes que você conseguir. Aos finais de semana o estacionamento pode ser um desafio, então vá com paciência, e para evitar furtos não deixe nada exposto dentro do carro.
São três mirantes que são acessíveis por carro, além de um mirante lindo no topo da montanha – o Hawk Hill – que exige uma pequena caminhada. Há um pequeno estacionamento em cada um dos mirantes e é só esperar um pouquinho que você deve conseguir estacionar sem grandes problemas.
Vamos falar de cada um dos mirantes?
Terceiro mirante | Headlands Lookout, o mais longe da ponte
O terceiro mirante, no topo da ladeira, tem uma vista mais distante porém bem especial da ponte – algumas das minhas fotos preferidas foram tiradas de lá. Além disso, ele é o ponto de início de uma trilha escondida rumo ao topo da montanha Hawk Hill.
Terceiro mirante
Trilha para o Hawk Hill:
Um túnel recorta a montanha e leva os visitantes a uma pequena escadaria que serpenteia a montanha rumo ao topo do Hawk Hill. Lá do alto há vistas 360 graus de toda a baía de San Francisco, incluindo as praias de Marin Headlands, e claro, a Golden Gate.
A vista da ponte é mais distante – afinal estamos bem mais alto – mas o entorno e toda a composição fazem a pequena caminhada valer a pena. Eu se fosse você, não perderia.
Segundo mirante – parada rápida
O segundo mirante é uma boa pedida para quem tem pouco tempo e quer curtir vistas lindas sem precisar caminhar nenhum passo. Ele fica na beira da estrada e tem um panorama da cidade com a ponte no fundo que é bem especial. Sabe aquela paradinha que impressiona? Faça!
Flores quase do segundo mirante
Primeiro mirante | Golden Gate View Point (ou Battery Spencer)
O mais próximo da ponte conhecido como Golden Gate View Point (ou Battery Spencer) tem um estacionamento mega disputado e ruínas interessantes de uma instalação militar. Só vale a parada para quem está disposto a caminhar um pouquinho. O legal é que você vai chegar bem perto da ponte e tirar fotos dignas de um cartão postal!
Dica para quem curte caminhar: esse mirante dá acesso a trilha rumo a Kirby Cove, praia de areias escuras e vistas encantadoras da ponte.
Dirigindo a Conzelman Rd.
Terminada a sessão mirantes, recomendo que você continue o passeio descendo pela Conzelman rd. (via de mão única e super inclinada) que serpenteia a península rumo a Bonita Lighthouse. Minha dica é dirigir devagar parando nos mirantes que vão brotar pelo caminho.
Olha só que que vistas lindas:
Bonita Lighthouse
Aproveite sua visita a Marin Headlands para conhecer um dos faróis mais fotogênicos da Califórnia, e uma das vistas mais lindas da baía de San Francisco.
Os horários de funcionamento da Bonita Lighthouse são muito limitados e variam conforme a época do ano (confira no site oficial). Se tiver a oportunidade não perca!Trata-se de um farol antigo mais ainda em atividade que funciona para orientar os barcos na baía. A trilha para chegar lá (800m) tem um pouquinho de sobe e desce, mas é bem tranquila e a paisagem é incrível passando por uma antiga caverna escavada em uma rocha.
A primeira versão do farol Bonita (Bonita Lighthouse) foi construído em 1855, época da exploração do ouro na Califórnia, quando a população de São Francisco saltou de 900 para 20.000 habitantes e o trafego de barcos ficou tão intenso que os dois faróis anteriores passaram a não dar conta do recado. Em 1877 o farol atual foi construído.
Quem conhece São Francisco sabe que a neblina na baía não é algo incomum e por isso, mesmo depois da construção da Bonita Lighthouse mais de 300 embarcações afundaram nas bravas e gélidas águas do pacifico. Para evitar acidentes, foi criado um sistema de farol anti-neblina. Assim que o tempo fecha o farol ao invés de emitir luz passa a emitir sinais sonoros que orientam a passagem segura dos barcos pela baia. Como visitamos em um dia razoavelmente fechado, deu para escutar bem a potência sonora.
O passeio
A beleza do passeio começa na trilha que aos poucos vai revelando vistas cada vez melhores da Golden Gate, Leões Marinhos em quantidades generosas – vistos lá embaixo do penhasco – flores e pedras. E falando em pedra, um dos grandes momentos do passeio é atravessar um túnel estreito escavado na pedra – BEM BONITO.
Esse túnel foi uma das grandes barreiras para a construção do farol. Passando o túnel há duas pontes já com vista para o farol que fica aberto para quem quiser entrar. A segunda ponte, apesar de balançar um bocado, faz o passeio e a caminhada valerem a pena.
Kirby Cove
O Battery Spencer (lembra do primeiro mirante da Golden Gate?) é o ponto de acesso da trilha a Kirby Cove, uma trilha bem inclinada de cerca de 2,5 Km (são 5 km no total) a uma praia linda que fica nos pés da Golden Gate.
A Kirby Cove ficou famosa no Instagram pelo antigo balanço que rendia fotos únicas da ponte. Infelizmente o balanço – e o galho que segurava o balanço – não resistiram a quantidade de visitantes e viraram história, mas a praia é linda e para quem tiver tempo, vale muito o rolê.
Marine Mammal Center
O Marina Mammal Center é centro de resgate e pesquisa de mamíferos marinhos dedicado à reabilitação de leões-marinhos e outras espécies marinhas resgatadas na baía de San Francisco. A visita é grátis mas precisa ser reservada com antecedência e durante o passeio você poderá aprender sobre a preservação dos mamíferos marinhos e ver de perto o trabalho dos voluntários e biólogos
Nike Missil Site SF-88
Essa antiga base militar da guerra fria foi restaurada e permite que os visitantes vejam de perto e aprendam sobre os 300 mísseis do tipo Nike instalados na Costa Americana para interceptar eventuais bombardeios russos vindos de Cuba. Os horários de abertura da base são limitados (confira no site oficial), e durante a visita você poderá bater um papo com voluntários e aprender um pouco mais sobre os mísseis instalados durante a Guerra Fria.
Ainda não consegui visitar o míssel de Marin Headland, mas durante minha visita ao Everglades National Park, pude visitar e aprender sobre a base da Flórida.
Melhores vistas da Golden Gate: outros mirantes que valem a pena
Você não precisa ir até Marin Headlands para ter vistas incríveis da Golden Gate Bridge. Além do Golden Gate Welcome Center (mirante do lado de San Francisco) e do Vista Point (mirante do lado de Sausalito) há vários lugares lindos e fáceis de acessar. Vamos falar cada um deles começando pelos mais óbvios?
Dica de segurança: Não deixe absolutamente nada no carro, os mirantes são super visados pelos trombadinhas. Não é perigoso, mas furtos são comuns e muito rápidos! Não dê bobeira!
Golden Gate Welcome Plaza
Para muitos visitar o Golden Gate Welcome Plaza é o primeiro ponto de contato com a ponte, taí um lugar interessante para aprender mais sobre a Golden Gate e, claro, tirar fotos espetaculares.
Há um mirante principal, sinalizado no google maps como “Golden Gate Bridge – Panoramic view” , ele fica na boca da ponte e proporciona fotos lindas até mesmo nos dias de neblina intensa.
Battery East
Para tirar mais fotos lindas da ponte, vale caminhar até o Battery East (você caminhará ao lado da trilha de bikes) onde há mias cantinhos legais para fotografar a ponte. Você pode acessá-lo facilmente a partir do Golden Gate Welcome Center.
Caminhando sobre a Golden Gate
Se é a sua primeira vez na ponte, você precisa caminhar pelo menos um tiquinho. A ponte completa tem 2,7 Km, mas caminhando até o primeiro pilar já dá para curtir um visual incrível e tirar boas fotos. E claro, a melhor maneira de atravessá-la é fazer o passeio de bicicleta pela Golden Gate.
Quem se animar a caminhar até o final pode pegar um Uber ou um ônibus para não precisar caminhar a volta toda.
Vista Point | Sausalito
O principal mirante da Golden Gate fica logo após a ponte e é acessível de carro, bicicleta ou transporte público. Uma parada linda e que rende ótimas fotos.
Fort Point
Fort Point, o antigo forte que fica embaixo da ponte está aberto para visitas (confira horários no site oficial) e é lindíssimo. Você vai tirar fotos incríveis e aprender muitos detalhes sobre a construção da ponte.
Golden Gate Overlook & Battery Cranston
O Battery Cranston fica exatamente em frente a ponte do lado esquerdo. Para chegar lá é só cruzar o túnel de pedestres que fica no Golden Gate Welcome Center e seguir acompanhando a orla. Há alguns ciprestes fotogênicos que rendem fotos com a ponte emoldurada e a antiga estrutura do Battery Cranston que está toda colorida com grafites. Continuando pela orla você chegará ao Golden Gate Overlook.
Battery Crosby
Mais uma antiga estrutura militar com vistas sensacionais da Golden Gate, e o ponto de início da trilha Battery to Bluffs, uma trilha de cerca de 2 km que passa por praias desertas e encostas fotogênicas. Essa é uma das minhas trilhas preferidas de San Francisco.
Baker Beach
Baker Beach é uma das praias mais famosinhas de San Francisco e a sua chance de fotografar a Golden Gate refletida nas ondas do mar. Nos dias mais quentes do ano a praia fica lotada.
Crissy Fields Marsh
O pântano do parque Presidio SF tem vistas incríveis da Golden Gate e dá acesso a algumas praias da cidade.
Fort Baker & Moore Road Pier – Sausalito
O lado de Sausalito também oferece vistas bem legais da ponte e da baía de San Francisco. Quem estaciona no Fort Baker pode passear pelo Pier de pescadores da Moore Rd. e caminhar pela Horseshoe Bay até o Battery Yates.
Battery Yates
O Battery Yates é para mim um dos segredos mais bem guardados da Bay Area! Vistas listas, uma vibe que parece ter parado no tempo, e a cerveja gelada do Presidio Yacht Club. Não espalhe muito esse segredo, mas vá!
Veja os Mirantes no Mapa
Se preferir, acesso o mapa aqui
Seguro Viagem Califórnia
Só com o seguro viagem você curte tranquilo toda a sua estadia fora de casa, afinal a gente quer é aproveitar, sem privações. Recomendamos que você escolha um seguro com boa cobertura, que cubra tudo no ato, pra evitar a burocracia depois para ser reembolsada (não economize com a sua segurança).
Indicamos e usamos a Seguros Promo, que é um comparador de seguros, apresentando uma listagem com o que há de melhor no mercado em termos de apólices – opte por uma apólice que não comprometa o orçamento, mas que esteja de acordo com o seu estilo de viagem.
Quer mais desconto?
Inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 você ganha 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.
Faça já sua cotação e reserve o seu seguro
E aí, curtiu nossas dicas melhores vistas para a Golden Gate? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em San Francisco
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Inicialmente, gostaria de parabenizar seu trabalho. Seu blog é muito completo e tem me ajudado bastante na programação da minha viagem!
Irei fazer uma viagem de 3 semanas, começando por São Francisco e terminando em Las Vegas, iniciando-se na segunda quinzena de janeiro. Irei ficar 3 dias em SF e só vou alugar o carro no último dia para pegar a Highway 1.
Você acha que é uma boa opção eu passar de carro nos mirantes da MARIN HEADLANDS para fotos?
Vou sair do Hyatt na Union Square e depois do mirante, pegaria a estrada..
PS: Durante minha estada na cidade, pretendo atravessar de Ferry para Sausalito e comer na Hamburguers. Acho que ir de Uber e ficar parando nos mirantes vai ficar bem caro, por isso a idéia de ir de carro na sáida de SF.
Oi Rodrigo,
Tem TANTO lugar melhor em Sausalito para comer. Já viu meu post de Sausalito? Adoro hambúrguer artesanal, mas aquele não merece a fama que tem não.
Quanto a parada, Eu acho que é uma volta boa, mas que o visual é tão lindo que vale a pena, mas só vale a pena se o dia estiver aberto.
Abraços
Mari
Olá ! Muito obrigada por todas as dicas, o blog é um trabalho incrível !
Queria saber se os mirantes 1,2 e 3 são acessíveis apenas por carro e, caso possam ser acessado à pé, se a trilha é muito complicada. Muito obrigada pela atenção!
Oi Lahis,
Todos são acessíveis por carro, mas atualmente o acesso ficou uma pouco mais longo (e o GPS) vai te ajudar a chegar lá!
Abraços
Excelente Post!!!! Cai aqui por uma imagem que minha filha colocu no google chrome. e foi uma excelente viagem. Um dos lugares indispensáveis pro turismo… Parabéns pela exposição.
Obrigada Fabricio
Olá, boa tarde!
Voce acha que daria para fazer a Golden Gate de bike voltando de ferry, e no mesmo dia pegar o carro e ir ate Marin Headlands?
Muito Obrigada! 🙂
Oi Larissa,
Acho que dá sim!
Se o dia estiver bonito, o por do sol em Marin Headlands é um arraso!
Beijos
Oi, Mari
A nossa ideia é fazer a travessia da ponte, até Sausalito, de bike. E num outro dia (quando estivermos de carro) ir até esse mirante. Quanto tempo você acha que demora esse passeio (saindo da região da Union Square)? E qual o horário você recomendaria? Manhã ou tarde?
Muito obrigada
Bárbara
Oi, Mari!! Eu e meu marido estamos indo daqui a mês passar 20 dias andando um bocado pela California!! Estou super animada e tava meio perdida em montar um bom roteiro pra esses dias aí , mas tenho q te agradecer!!! Seu blog é REPLETO de dicas muiiito boas!! Obrigada!!!
Sobre o post, me surgiu uma dúvida : pensei em incluir o Bonita Light House no passei de bike até Sausalito. Vi que vc só indica pra quem tem perna, e essa parte não me preocupou tanto pela nossa rotina de atividade física, mas fiquei pensando se teria um lugar pra colocar a bike enquanto fazemos o último trecho até o farol. Vc sabe me informar isso?! Pensei em um dia inteiro pra travessia até Sausalito, visitar o Bonita, comer no Le Garage e voltar no ferry no pôr do sol. Será que dá tempo?!
Obrigada mais uma vez!
Oi Ingrid,
A pedalada é bem intensa. Só recomendo se você forem atletas.
E sim, certamente há lugar ara prender as bikes!
Abraços
Mari,
irei fazer o passeio a salsalito de carro, mas gostaria mto de parar na golden gate para tirar umas fotos. Na ponte tem algum mirante?? o que você recomenda para ir de carro e tirar fotos na ponte??
obrigada
Oi Mada, A Golden Gate tem mirantes antes da ponte (do lado de San Francisco) e depois da ponte do lado de Sausalito. Ambos maravilhosos e merecem a parada.
Beijos
Gostaria de saber se esse passeio para o Bonita Light House nos fazemos todo a pé? Alguns locais me deixaram na duvida se faço tudo a pé. Eu posso passar direto pelos mirantes ir no farol por causa dos horários e depois voltar e curtir a vista?
Para chegar em Marin Headlands, você precisará de um carro – ou bastante força na perna pra subir de bike – você pode passar direto pelos mirantes sem problemas, mas terá que dar uma volta considerável para chegar lá de novo. De resto, dá para fazer a pé e é lindo.
Mari, muito bacana essas fotos, ótimas dicas de views!
Vou visitar SF no próximo mês. Estava pensando em dar um pulo em Marin Headlands por volta das 18~19h. Você acha que vale a pena?
obrigado!
Como estamos no verão e está escurecendo tarde você provavelmente chegará no melhor horário: o pôr do sol.
Programe-se porque o transito é “brabo”.
Que bacana esta matéria com os vários ângulos para visitar a Golden Gate. Ela é realmente linda. Parabéns pelas fotos.
Obrigada ;o)