Roteiro de 15 dias no Japão: Tóquio, Kioto, Hiroshima e muito mais.

Está planejando férias no Japão? Então esse post é pra você. Aqui você vai encontrar um roteiro de 15 dias no Japão com algumas das cidades mais bonitas do país. Conhecer o Japão é desvendar um universo milenar maravilhoso rodeado de cultura pop contemporânea e apimentado por uma culinária maravilhosa.

Fiz um roteiro detalhado de 2 semanas no Japão recheado de dicas e sugestões de bate e volta saindo de Osaka ou Tóquio. O roteiro é adaptável tanto para quem chega pelo aeroporto de Kansai (Osaka) quanto para quem chega pelo aeroporto de Narita (Tóquio). O roteiro é menos puxados para quem chega por Kansai.

roteiro em toquio no Japão
Templo Asakusa em Tóquio

Roteiro Japão: 15 dias em Tóquio, Kioto, Nara e Hiroshima

O Japão tem tantas cidades maravilhosas (veja aqui a lista das cidades imperdíveis) que uma das grandes dificuldades de quem visita o Japão pela primeira vez, é escolher que cidades visitar, e quanto tempo passar em cada uma delas. Pensando nisso criei um roteiro de 15 dias pelo Japão explorando algumas das cidades mais bonitas com o carinho e com o cuidado que elas merecerem.

Vale lembrar que quinze dias não é o tempo certo e nem o tempo ideal para visitar o Japão, então se você tiver mais tempo, melhor. De qualquer forma, 2 semanas no Japão é um tempo bacana para conhecer algumas das principais cidades e ver muita coisa bonita.

Miyajima - Japão

Miyajima, pertinho de Hiroshima é uma das paradas do nosso roteiro

Trem no Japão: como circular entre as cidades

Para quem planeja viajar por várias cidades do Japão, uma opção excelente e super econômica é adquirir o Japan Rail Pass (JR Pass). Este passe de transporte público oferece acesso ilimitado a todos os trens — incluindo o trem-bala (Shinkansen) —, serviços de ônibus, serviços de balsa e transferências do aeroporto operados pela Japan Rail National.

Ele permite que você viaje com facilidade e economize tempo durante sua estadia, inclusive nos trens Shinkansen, sem precisar comprar uma nova passagem para cada viagem. E desde outubro de 2023, o portador do JR Pass pode desfrutar de descontos em algumas das atrações turísticas mais populares do Japão.

O custo do JR Pass varia de acordo com a quantidade de dias e a classe escolhida. Você pode adquirir para 7, 14 ou 21 dias consecutivos, em primeira ou segunda classe (Green Pass ou Standard).

Compre aqui o seu Japan Rail Pass

Ponto-cho Kioto
Mulheres de Kimono em Ponto-cho – Kioto

Roteiro Resumido

  • Dias 1-2: Chegada no Japão e ida para Hiroshima
  • Dia 3: Hiroshima – Kioto
  • Dias: 4-6: Kioto
  • Dia 7: Kioto -Takayama
  • Dia 8: Takayama – Shiragawa – Kanazawa
  • Dia 9: Kanazawa
  • Dia 10: Kanazawa – Takayama/ Gero
  • Dia 11: Takayama/ Gero – Tóquio
  • Dia 12-14: Tóquio

Roteiro Japão Detalhado:

Agora vamos contar todos os detalhes desse Roteiro do Japão caprichado

Dias 1-2: Chegada no Japão, Hiroshima & Miyajima

Chegada no Japão e dia de inaugurar o JR pass. A troca do passe deve ser feita no aeroporto e pode demorar um pouquinho, mas resolvida a burocracia inicial você fica livre para viajar sem dores de cabeça.

Hoje faremos um dos trajetos mais longos do roteiro, a ideia é ir ao máximo para o sul, para depois subir com calma e com bem menos pressa.

Tempos de viagem:

  • Aeroporto de Kansai – Hiroshima: cerca de 3 horas
  • Aeroporto de Narita – Hiroshima: cerca de 6 horas

Para quem chega em Narita:

Pegue o Narita Express até Tóquio Central (cerca de uma hora) e dali troque para o trem bala (Shinkansen) rumo a Hiroshima (cerca de 5 horas). Quem não quiser viajar tanto de uma vez só, pode inverter o roteiro e começar com dois dias em Kioto, seguir para Hiroshima no terceiro dia e, depois, seguir o roteiro a partir do sétimo dia.

roteiro japão: 15 dias nas principais cidades japonesas
Tori (portal) aquático em Miyajima

Para quem chega em Kansai:

Pegue o trem Haruka Limited até a estação Shin Osaka (cerca de 50 minutos) e dali troque para o trem bala (Shinkansen) rumo a Hiroshima (1h à 1h30).

O que fazer em Hiroshima:

Hiroshima é uma cidade moderna que atrai visitantes do mundo todo. Todos conhecem a cidade pelo seu passado triste, mas ao chegar lá você será surpreendido com a beleza, gastronomia e cultura da região. Hiroshima é uma verdadeira lição de vida, paz e de reconstrução.

Comece sua vista pelo Parque da paz (Heiwa-Koen) incluindo o Genbaku Domu , o memorial das crianças, o Mausoléu Cenotaph e termine no Museu memorial da Paz, que conta de forma detalhada a história da bomba atômica. O tour é todo narrado em português.

Terminado o Parque da paz, visite o castelo de Hiroshima (só recomendo entrar se essa for a sua única chance de visitar um castelo no Japão).

Quer otimizar sua visita e aprender ainda mais sobre Hiroshima? Faça uma Excursão guiada ao Memorial da Paz, Itsukushima e Miyajima, nela estão inclusos os ingressos do Parque Memorial da Paz e no Santuário de Itsukushima, transporte e um guia que fala espanhol (selecione a opção).

que fazer em 15 dias no Japão
Hiroshima

A ilha de Miyajima fica bem pertinho de Hiroshima e merece entrar no seu roteiro do Japão, é imperdível! A ilha tem o templo Utsukushima — um dos templo xintoístas mais famosos e mais bonitos do Japão—, tori (portal) aquático, centro histórico, a cerimônia tradicional do chá e vistas caprichadas do alto do Monte Missen.

Dia 3: Hiroshima – Kioto

Tempo de viagem: 3 horas

Ao chegar em Kioto o viajante é surpreendido por uma estação super moderna e bem diferente do resto da cidade. Não deixe de visitar o piso dos restaurantes, conhecer o incrível supermercado japonês (que fica dentro da loja de departamento Isetan) e percorrer a sky tour.

Na parte da tarde visite o famoso templo de ouro Kinkaku-ji (para chegar lá pegue o ônibus 101 ou 205 que sai da frente da estação). Se der tempo, visite o Ryoan-ji um templo zen com um dos jardins de pedra mais lindos do Japão (pegar o ônibus 59 ou caminhar 1,6km) e o Ninna-ji que tem um jardim japonês bem típico e é bem bonito (1,4km de caminhada).

que fazer em kioto no japão
Templo Kinkaku-ji

Dias: 4-6: Kioto

Kyoto é a minha cidade preferida no Japão, um lugar repleto de cultura, templos milenares, gueixas e casas de chá. Para não exagerar muito na quantidade de templos, recomendo que você pesquise bastante e veja quais são os seus preferidos.

Que tal fazer tour privado por Kyoto com Guia em Português? o passeio combina trechos a pé com trechos em transporte público. Você irá conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Há opções de tour de 2h, 4h e 6h.

Veja também: O que fazer em Kyoto: 30+ dicas imperdíveis

Roteiros de 1 dia em Kyoto: os meus preferidos

A) Kiomizudera, Higashiyama terminando no Gyon:

Suba a ladeira visitando lojinhas típicas e experimentando doces tradicionais de Kyoto. Visite o templo Kyomizu com calma. Ao terminar a visita, desça a pequena escada do lado direito da rua para explorar as pequenas vielas de Higashiyama. Repare nas casas antigas, entre nas lojinhas de artigos tradicionais e explore essa região com carinho.

que fazer em kioto no japão
Kyomizu Dera – Kioto

Visite o Ryōzen Kannon, um memorial de guerra que tem o formato de um grande Buda sentado, e continue o passeio seguindo em direção ao templo Yasaka, a caminhada total é de 2km. Ainda tem energia? Pode esticar até o templo Chio-in onde foi filmado o filme O último Samurai. Ao sair do templo, caminhe pela animada avenida Shijo.

B) Heian Jingu e seus jardins, Nanzenji e região do Ginkaku-ji:

Esse é um roteiro para quem gosta de caminhar (ou não se importa de pegar um táxi/Uber) e quer explorar uma das regiões mais belas e tradicionais da cidade.

Comece pelo templo Heian, um tempo vermelho com lindas fontes e um jardim espetacular. Dali caminhe pela região do templo Nanzen-ji e visite pelo menos o templo principal. Quem quiser fazer o passeio de rickshaw, o cenário é impressionante. E por fim, passeie pelo caminho do filósofo até o Ginkaku-ji, conhecido como pavilhão de prata devido as cores que o templo ganha nas noites de lua cheia.

Para quem gosta de pedalar, recomendamos o Ginkakuji e o caminho do filósofo: tour guiado de bicicleta. Nele você vai aprender curiosidades sobre o xintoísmo e o zen no Santuário Heian e no Templo Ginkakuji, apreciar a natureza e os belos jardins no Caminho do filósofo e conhecer os locais mais famosos do bairro das gueixas de Gion.

Heian Jingu - Kioto

Tigre de pedra no Heian Jingu

Não sabe onde se hospedar? Veja aqui: Onde ficar em Kyoto: melhores bairros e dicas de hotel

C) Fushimi Inari e a rota do saquê:

Caminhe pelo incrível templo Fushmi Inari (cerca de 1 hora montanha acima) rodeado por portais vermelhos. Terminado o templo caminhe pelas ruas antigas descobrindo Fushimi a terra do sake. Aproveite e viva uma Experiência privilegiada de saquê com 7 degustações

Fushimi Inari - Kioto

D) Uji: Casas de chá e o templo estampado na moeda

Uji é uma das regiões produtoras de chá do Japão e um lugar bacana para quem quer experienciar a cultura do chá no Japão. Além disso, Uji tem um dos templos mais famosos do país, o Byodo-in (que está estampado no verso da moeda de 10 Yens).

Quer um roteiro completo? Leia: Uji: visita a casa de chá tradicional e templo Byodoin no Japão

Byodo-in Kioto

Gosta de chás? Então faça o Tour do chá verde com visitas aos templos Byodoin e Koshoji e descubra o que torna o chá verde japonês tão especial. Mergulhe na cultura de produção do chá e visite os dois templos icônicos de Uji. No tour está incluso os ingressos dos templos, guia, a experiência do chá e a degustação.

E) O castelo Nijo e o palácio Imperial de Kioto:

Castelo de Nijo é um castelo bem diferente dos castelos Japoneses tradicionais, é super bonito e muito bem decorado. Destaque para as paredes pintadas com tigres dourados e a muralha que contorna o castelo.

Saindo do Nijo caminhe (2,5 km) ou pegue um táxi/Uber até o Palácio Imperial de Kyoto. Para visitar o Palácio, faça reserva antecipada site oficial. Os jardins estão abertos ao público.

Quer otimizar seu tempo e ainda aprender muito sobre a cultura local? Faça a excursão a pé guiada pelo Palácio Imperial e Castelo Nijo. O passeio dura 3h e está incluído os ingressos e o guia.

F) Passeio de barco pelo rio Hozu & Arashiyama:

Especialmente linda durante a primavera e o outono, Arashiyama é uma região no norte de Kyoto que tem uma ponte histórica, templos lindos e um dos passeios de barco mais famosos de Kyoto.

Recomendo que você faça o passeio de barco (Hozugawa River Boat) que sai da estação de JR de Kameoka e chega em Arashiyama. Passeie pelo centrinho de Arashiyama que é lindo, visite a floresta de bamboos e não deixe de atravessar a ponte.

Quem quiser visitar um templo em Arashiyama, o Tenryu-ji é uma boa opção. Se quiser, volte de trem turístico e tenha vistas linda do rio Hozu.

Templo em Kioto

Noite em Kioto
Não deixe de visitar os dois bairros tradicionais das gueixas de Kyoto: Gyon e Pontocho. Com paciência você possivelmente cruzará com alguma delas. Para jantar, experimente um dos restaurantes a beira do rio Kamo na região de Sanjo ou Shijo.

Bate e volta de 1 dia em Nara

Tempo de viagem Kyoto – Nara: 30 minutos em trem rápido ou 45minutos em trem normal.

Em um dos dias de Kyoto, faça um bate e volta de 1 dia em Nara. A cidade fica pertinho de Kyoto, tem templos lindos, um dos maiores budas do mundo, milhares de lâmpadas japonesas e muitos cervos espalhados pelo parque de Nara.

Templo Todai-ji: o principal templo de Nara
Templo Todai-ji: o principal templo de Nara

Dia 7: Kyoto -Takayama

Tempo de viagem: 4 horas

Acorde cedo e siga para em direção a Takayama, uma cidade pequenina e bem charmosa. Caminhe pelo centro da cidade, faça degustações do sake local e visite o Takayama Jinja, que antigamente servia como uma espécie de prefeitura local.

Para quem gosta de caminhar, a trilha de Higashiyama é uma excelente pedida. Aproveite para comer sukiyaki e experimentar a carne da região que é bem gostosa.

que fazer em um roteiro de 15 dias pelo japão
Takayama – Japão

Dia 8: Takayama – Shirakawa – Kanazawa

Hoje também é dia de acordar cedo e conhecer uma das cidade mais fofas do Japão: Shirakawa-go. Uma vilarejo repleto de casas antigas. Para aproveitar bem o dia pegue o primeiro ônibus da manhã (veja os horários aqui) e depois siga para Kanazawa no final da tarde. Conheça a vila, visite as casas e os templos abertos para visitação.

roteiro de 15 dias no japão
Shirakawa-go Japão

Dia 9: Kanazawa

Visite a Nagamachi, uma antiga vila de samurais super fofa, e os maravilhosos jardins do Kenrokuen, um dos parques mais lindos do Japão.

que fazer em 15 dias no japão
Neve em Kanazawa, uma das viagens que ganhei da família.

Conheça o Castelo de Kanazawa (que está sendo reconstruído lentamente, mas que te dá uma bela visão do que é um castelo japonês) e, para fechar, conheça o mercado Omicho, um local onde os japoneses fazem a festa durante suas viagens.

Kanazawa é muito famosa pelos caranguejos gigantes, portanto, bancas de caranguejo e outras comidas divertidas não vão faltar nesse passeio.

Dia 10: Kanazawa – Takayama

Tempo de viagem: 2 horas e 15 minutos

Faça um passeio final por Kanazawa e depois retorne para Takayama. Em Takayama você pode aproveitar para passear um pouco mais pelo centro da cidade ou viajar um pouco mais e ir até a cidade vizinha Gero para experimentar o tradicional banho japonês nas águas termais.

A água é bem quente e ótima para relaxar. Quem for até Gero deve considerar dormir por lá ou seguir viagem até Nagoya que já é metade do caminho até Tóquio.

Dia 11: Takayama – Tóquio

Tempo de viagem: 5 horas (3 horas até Nagoya + 2h de Nagoya a Tóquio)

Acorde cedinho e comece sua viagem rumo a Tóquio, o primeiro trecho da estrada é o mais chatinho porém o mais bonito. Em Nagoya, troque para o trem bala e siga em direção a Tóquio. Com um pouco de sorte e um dia bonito você verá o Monte Fuji no meio do caminho.

que fazer em Tóquio no Japão
Ginza

Chegando em Tóquio, aproveite para conhecer a região de Ginza que fica super interessante e iluminada durante a noite.

Dia 12-14: Tóquio e arredores

Depois de conhecer um Japão milenar em Kyoto, Nara e Takayama, chegou a hora de explorar o Japão moderno, agitado e super lotado de Tóquio.

Conheça a região de Shibuya onde está o cruzamento mais lotado do planeta e algumas lojas super descoladas. Visite a chiquérrima Omote-sando, também conhecida como Champs-Élysées de Tóquio. Veja as meninas boneca em Harajuko, as árvores gigantes no Meiji Jingu e as árvores miniaturas do Palácio Imperial de Tóquio.

Veja também: O que fazer em Tokyo: 15+ atrações imperdíveis

que fazer em Tóquio no Japão
Templo Asakusa

Conheça o templo mais antigo e vibrante de Tóquio, o Asakusa, onde há uma mercado bem bacana para fazer comprinhas típicas e experimentar comilanças. Perca-se no caos das lojas de eletrônicos de Akiharbara e veja o pôr do sol (com direito ao Monte Fuji no fundo) do alto de Roppongi Hills.

roteiro em tóquio no japão
Roppongi Hills – Pôr do sol

Sugestões de Bate e volta saindo de Tóquio

A) Hakone: ver o Monte Fuji de pertinho
Se o tempo estiver bem limpo e bonito, faça uma bate e volta até Hakone para chegar bem pertinho do Monte Fuji e visitar a região. Um passeio que eu amei foi o Fuji-Hakone-Izu National Park que tem várias cachoeiras lindas com aquela vista sensacional do Monte Fuji no fundo.

A Excursão a Hakone e mirante do Monte Fuji é uma excelente pedida. Um passeio completo com vistas extraordinárias do Monte Fuji, cruzeiro de meia hora a bordo de um barco pirata pelo Lago Ashi, uma volta no teleférico de Hakoni com vistas lindas do Monte Fuji. Incluído transporte, guia em inglês, ingresso para subida no mirante da Quinta Estação do Monte Fuji, ingressos teleférico e almoço japonês.

B) Nikko: se apaixonar pelos tesouros antigos
Com saudades da paz de Kioto? Então você não pode deixar de conhecer Nikko, a cidade dos famosos três Macaquinhos, o que não vê, o que não fala e o que não escuta. Nikko tem templos lindos e uma cachoeira bonita.

Na Excursão a Nikko você irá conhecer o templo Toshogu, cascata Kegon, uma imponente queda d’água no lago Chuzenji e a sagrada Ponte Shinkyo, enquanto o guia conta diversas curiosidades e histórias da cidade. Incluído o guia, transporte e ingressos. Almoço é opcional.

C) Yokohama: um lado bem moderno do Japão
Bem moderna, Yokohama foi a cidade onde Brasil ganhou a última copa do mundo. Yokohama tem um Chinatown caprichada, um bom parque de diversões e um mercado antigo muito fofo. Super Recomendo.

bate e volta saindo de tóquio no japão
Yokohama – Japão

Imprima este roteiro | Baixe este roteiro no Evernote.

Seguro viagem no Japão

O seguro viagem não é obrigatório para quem viaja para o continente asiático, o que faz com que as pessoas acreditem que ele é dispensável. Viajar com um bom seguro viagem é essencial, pois ele evita dores de cabeça e gastos desnecessários. Além de cobrir as despesas médicas, um bom seguro viagem cobre extravios de malas, atrasos de voos e outras possíveis emergências.

Aqui no Ideias na Mala, nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem com as melhores apólices disponíveis no mercado. Você paga em reais e ainda pode parcelar!

Quer um desconto?!

Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Faça sua cotação aqui e compre seu seguro viagem

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Emmanuelle disse:

Adoramos as dicas. Queremos ir em janeiro, Você acha que por ser inverno os passeios ficam muito prejudicados?

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Emmanuelle, bom dia!

Os grandes centros urbanos do Japão raramente nevam, então você poderá aproveitar bem os passeios turísticos. Aproveite para provar a gastronomia japonesa de inverno, pois alguns pratos só estão disponíveis nessa época. Se você gosta de esquiar pode ir a ilha Hokkaido que tem várias estações de esqui e noites animadas. Também é mais fácil ver o cume do Monte Fuji, pois os dias são mais claros e quase sem nuvens!
Leve casaco, pois faz muito frio!
Boa viagem

Avatar Aldenice de araújo pereira disse:

bom dia, eu me senti viajando com vc. Qual valor vc gastou pra visitar tantos lugares maravilhosos no Japão, pelo menos uma média? Ficarei muito agradecida se me responder.

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Aldenice, tudo bem?
A Mari morou no Japão durante um ano, então não temos esse valor.
Uma viagem para o Japão custa entre 15-30 mil, incluindo as passagens aéreas. O valor exato depende da época que você vai, do seu estilo de viagens e do que você quer ver.

Avatar Christopher disse:

Parabéns pelo blog! sigo vocês há muito muito tempo, pegando dicas valiosas para minhas viagens.
Preciso de uma opinião para decidir meu próximo destino em Maio de 2025, e estou deixando em suas mãos, hahahahaha
20 dias pelo Japão ou 20 dias pela África do Sul? duvida cruel não? surgiu umas milhas para serem gastas com passagem aérea, então preciso utiliza-las.
Sei que gosto é gosto, mas gostaria de uma sugestão sua.
Desde já muito obrigado

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Bom dia, Christopher! Tudo bem?
Antes de mais nada obrigada pelos elogios ao blog.
Quanto a sua dúvida, por aqui somos bem suspeitas para responder, pois Mari morou 1 ano em Kyoto e eu estou me preparando para ir ao Japão ano que vem também! Então somos #timeJapão hahahhahah
Agora falando sério, a viagem para o Japão é mais cara que uma viagem para a África do Sul, então se você tem chances de economizar vá para o Japão! E 20 dias é um tempo excelente para conhecer bem o país. Dá uma lida no nosso conteúdo, estamos com boa parte deles atualizados e outros em atualização.
Em relação a África do Sul, o irmão da Mari fez um viagem no início do ano para lá (melhor época para ir) e temos um post super completo que inclui safari, Joanesburgo, Garden Route com vinícolas e Cape Town. Dá uma olhada também e avalie.
África do Sul com crianças: um guia completo para a sua viagem

Espero ter ajudado. Volte para nos contar!

Avatar Christopher disse:

Muito obrigado por ter tido tempo em me responder! Vou ler novamente todos os posts 😉

Avatar RAFAEL DE ALMEIDA DINIZ disse:

Parabéns pelas fotos,principalmente as de nara! Dignas de national geographic….rsrs

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada 🙂

Avatar Ricardo disse:

Qual o valor aproximado que fica esse roteiro no Japão e se teria guia durante a estadia?

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Ricardo, boa tarde!
Nós não somos agentes de viagem.
Em relação a valores, é preciso pesquisar os pontos turísticos que você deseja ver, passagens e hotéis (caprichados, bom custo x benefício, econômicos).

Avatar cleufe disse:

Esse blog é maravilhoso! Tudo tão bem explicado, detalhes, dicas, sensacional! muito obrigada, tem tudo aqui pra me ajudar no planejamento da minha visita ao Japão.

Avatar Kauane Santiago disse:

OI Mari,
Adorando seu blog.
Estou pesquisando ir para o Japão em Outubro/2023 e já quero me adiantar com as passagens aéreas. Tem alguma dica com isso?
Obg

mari vidigal mari vidigal disse:

Olá!
Uso o Google Flights pra minhas pesquisas! Tbm já adianta o visto!
Beijos

Avatar Jessica disse:

Oi Mari,

Ótimo post! Muito obrigada pelas dicas.

Como vocês fizeram com as malas de Takayama – Shirakawago – Kanazawa? Deixaram em algum lugar?

Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Jéssica,
Eu viajo com mala de mão então fica bem fácil. Mas no Japão há um serviço que despacha malas pra vc e entrega no destino final
Beijos

Avatar lis pinto disse:

OI Mari,
Vamos para o japão em abril de 2023.
Quero saber se tem novas dicas..Gostamos do seu roteiro de 14 dias…vimos que é de 2015.Indica algum outro guia de viajante para lermos…
Obrigada, Lis

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Lis,
O post é de 2015 mas foi atualizado em 2020 antes da pandemia estourar.
Beijos

Avatar juliano disse:

Olá tudo bem ? Estou iniciando minhas pesquisar para viajar para o Japão no próximo ano. Provavelmente teremos 16 dias cheios no pais. Percebi que a maioria dos roteiros que encontro nos blogs não incluem OSAKA. A cidade não valeria pelo menos umas 2 noites ? Ou é mt parecida com Tokyo e por essa razão não é necessário ? Obrigado

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Juliano,

Adoro Osaka, mas com apenas 16 dias focaria em outros destinos.(A não ser que você tenha um mega interesse em cidades grandes)
Abraços

Avatar Letícia disse:

Oi, Mari! Adorei seu site!
Sobre o parque nacional… tem ônibus lá dentro ou vc tem que se virar com o seu carro?
Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Letícia,
Obrigada pelo elogio!
De que parque vc ta falando? Beijos

Avatar Letícia disse:

O Fuji-Hakone-Izu National Park que vc foi, como era? É que eu quero ir visitá-lo, mas não vou alugar carro… vou ficar dependendo de transporte público. Não sei se vou conseguir me locomover com facilidade dentro dele, porque ele é bem grande, né? Não daria para fazer tudo à pé… por isso queria saber se tem ônibus lá dentro

Avatar Marcelo disse:

Mari, parabéns pelo blog! No seu roteiro (e, para falar a verdade, em nenhum outro que procurei), vi a cidade de Nagasaki ser incluída. Já esteve lá? Acha que vale a pena em um roteiro de 14 dias? Tenho curiosidade por ser, digamos, a mais “cristã” das cidades japonesas, e tenho curiosidade de ver esse choque entre a cultura cristã e a tradição oriental.
Obrigado e mais uma vez parabéns pelo blog!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marcelo,
Eu Mari tbm tenho uma curiosidade danada com Nagasaki, mas como não conheço a cidade, não inclui no meu roteiro!
Beijos

Avatar Abel Alonso disse:

Belíssimo blog, viu!!!
Vou passar 14 dias no Japão, 2 a 17, e sou bastante informal…pergunto: é arriscado reservar hotel só na chegada e ir reservando de véspera pois não gostaria de ficar preso em um roteiro. O que vc sugere? Desde já obrigado por suas informações. Abs

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Abel,
Eu acho arriscado, ainda mais num país bem formal e que as pessoas não dominam bem o inglês. Não faria isso de jeito nenhum.
Abs

Avatar Thaisa disse:

Olá! Adorei esse roteiro, ótimas dicas, estou usando ele para organizar o meu roteiro também! Estou com muita dificuldade em encontrar hotel com bom preço e localização em Tokyo para seguir esse roteiro. Tem alguma dica? Desde já, obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Thaisa,
Em geral a região de Asakusa tem hotéis com bom custo benefício. Já olhou por lá?
Beijos

Avatar Thaisa disse:

Ah legal! Vou dar uma olhada por lá! Muito obrigada! Beijos

Avatar Bruno disse:

Muito legal…sou muito inexperiente em viagens, e estou pensando em ir Sozinho…

Sabem me dizer por onde começo para comprar tudo que tenho que comprar? E quanto sai mais ou menos a viagem completa?

Obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bruno,
Tudo bem?
Infelizmente não tenho estimativa de custos para essa viagem. Comece comprando a passagem, e em seguida reserve os hotéis. Depois disso vc pensa nos passeios.
Beijos

Avatar Susy Toyofuku disse:

Boa noite,
Estarei indo para o Japão junto ao meu marido no final de junho/2018 ficaremos por volta de 13 a 14 dias.
Gostaria de saber se dá para conhecermos as cidades e quantos dias seria o ideal ficar em cada lugar….
Tokyo
Yokohama
Osaka
Kyoto
Nara
Hiroshima
Miyajima
Nagasaki
Suzuka
Sapporo

1 dia para visitar minha tia em Nishio City / Miaken

Você indicaria hotéis?
Quanto a valores teria ideia de quanto por pessoa?
Teria dicas quanto ao chip de celular? Onde e como comprar?
Vale apena comprar o cartão para turistas andar de trem?
Estaremos indo no verão que tipo de roupas levar?
Não falamos falamos japonês, a comunicação lá é fácil?

Muito obrigada.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Susi,
Para os dias por cidades, veja minhas dicas neste post. Não conheço Suzuka e nem Sapporo.
O JR pass vale mega a pena.
A comunicação não é hiper simples, mas dá pra se virar!
Beijos

Avatar Rodrigo Ferreira disse:

Olá Mari! Tudo bem?

Parabéns pelo seu blog, adorei a quantidade e a qualidade das informações!:)
Queria te pedir uma opnião!
Estamos indo para o japão em Maio, tenho quebrado a cabeça para montar um roteiro que agrade os 2! Eu sou dos restaurantes e lojas e ele é dos templos e paisagens! rs
Vc pode me dar sua opinião sobre roteiro que eu criei? Não quero fazer uma viagem muito inflada!

17/05 – chegada cedo em Tokio
18/05- Tokio
19/05-Tokio
20/05-Tokio(NIkko)
21/05- Tokio/Kioto
22/05 -Kioto (Nara)
23/05 – Kioto
24/05 – Kioto
25/05 – Kioto/Hiroshima (Himeji?)
26/05 – Hiroshima (Ilha de Miyajima)
27/05- Hiroshima/Takayama
28/05 – Takayama (Shirakawa?)
29/05- Takayama/ Tokio
30/05- Tokio(Disney Sea)
31/05 – Tokio(Fugi -Q)
01/06 – Tokio
02/06 – Tokio
03/06 – Retorno

Vc acha que o roteiro dessa forma está legal? Mudaria alguma coisa? Acrescentaria algum lugar?

Muiiito obrigado!

Abraço

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rodrigo,
Seu roteiro está SUPER redondo!
Eu faria duas mudanças pontuais:

A) Nara: deixe para o segundo ou terceiro dia em Kyoto, assim vc consegue aproveitar um dia mais descansado antes de sair loucamente fazendo bate-e-volta
B) Monte Fuji: deixe esse dia em aberto no roteiro e o primeiro dia bem lindo em Tóquio vc corre pra lá, fazendo isso vc aumenta E MUITO, as chances de ver a montanha!

Beijos

Avatar Rodrigo disse:

Muito obrigado pelas dicas Mari!!!:)

Beijos

Avatar Carlos Fernandes disse:

Oi Mari.
Parabens pelo blog, excelentes dicas, tentei ler o maximo de seus links e respostas para nao ser repetitivo nas perguntas ja feitas.
Viajo em julho para o Japao om minha esposa e filho de 7 anos. Iremos ficar 21 dias inteiros no Japao.
Chegamos por Osaka as 15:45 do dia 05. Procurei varios relatos, mas percebi que muita gente deixa Osaka de fora, vale a pena?
Pensei neste roteiro:
Osaka –
05 – chegada
06 – Osaka
07 – Osaka – ( Kobe talvez?)
08- Osaka ( Universal talvez)
09 – Ida a Hiroshima ( comecar a usar o JR)
10 – Hiroshima
11- Kyoto
12 – Kyoto
13 – Kyoto
14 – Kyoto ( bate e volta a Nara)
15 – Takayama
16 – Takayama ( Shirakawa)
17 – Takayama ( Kanazawa)
18 – Toquio
19 – Toquio
20 – Toquio – Disney
21- Toquio ( Hakone – se estiver tempo bom)
22- Toquio ( Yokohama)
23 – Toquio ( Kamakura)
24 – Toquio –
25 – LIVRE ???? ( Nikko talvez)
26 – LIVRE ???? ( ISE talvez)
27 – Retorno a Osaka ( voo sai as 17:00)

Faz sentido este roteiro?
Estou com estes dois dias livres que gostaria de mais alguma dica do que poderia incluir de cidade a mais ou aumentar o numero em algum lugar. Consigo encaixar um JR de 14 dias?

Agradeco desde ja.
Caso tenha alguma indicacao de lugar legal com crianca.
Grande abraco

Avatar Denise disse:

Oi Mari, tudo bem??
Adoreii seu blog! Ele está me ajudando muitoo para montar o roteiro para o Japão e já deixei nos favoritos para me ajudar nas próximas viagens pelo mundão afora hahaha

Vou para o Japão, com meu irmão, em Outubro e ficaremos 15 dias, mas estamos com algumas dúvidas em relação ao roteiro e o JR pass, já que estamos com uma verba um pouco apertada..

Chegamos e voltamos pelo aeroporto de Narita, por isso pensamos nesse roteiro:
3 dias em Tokyo (com bate-volta para Atami)-> 1 dia em Kanazawa-> 4 dias em Kyoto (bate e volta para Nara)-> 4 dias em Osaka -> últimos 3 dias em Tokyo novamente.
Porém estou na dúvida se com esse roteiro conseguimos usar o JR pass de 7 dias. O que vc acha?
No seu roteiro qual dos JR você usou? 14 ou 7?

Como queria usar o de 7 dias, pensei em tirar Kanazawa e ficar apenas em Tokyo, Kyoto e Osaka, já que nesses três lugares tem cidades próximas e locais que queremos visitar. Você teria alguma sugestão?

Desde já muito obrigada!!
Grande beijo!!
Denise

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Denise,
Eu montaria o roteiro de alguma maneira que vc conseguisse usar em 7 dias. Em Tóquio, por exemplo, vc pode comprar os passes diários de metrô e se virar assim.
Ah, e fiquei curiosa porque 4 dias era Osaka? Achei muito.
Esse roteiro é um compilado das minhas 3 viagens ao Japão, mas nunca comprei mais do que 1 semana de passe pois como vc mesmo disse, encarece E MUITO.
Beijos

Avatar Denise disse:

Oi Mari,
Muito obrigada pela resposta! Estou repensando meu roteiro, para tentar encaixar o de 7 dias.. Vi que é possível comprar alguns passes que duram 1 dia e pode ser uma boa opção..
Deixei 4 dias em Osaka, pois estamos planejando passar o dia na Universal Studios, assim teria os outros 3 para visitar a cidade.. mesmo assim acha muito? Confesso que ainda estou na dúvida se vale a pena deixar mais dias em Kyoto ou em Osaka,.

Obrigada mais uma vez!
Beijos,

Avatar Jessica disse:

Olá Mari! Irei com minha mãe de 66 anos visitar o Japão em maio desse ano e estou um tanto quanto perdida no roteiro e deslocamentos. Olhei seu blog e tentei consultar alguns outros pra ver se chegava a alguma conclusão. Escrevi tudo, mas não sei está humanamente viável cumprir essa agenda. Será que posso te pedir pra dar uma olhada?

Roteiro Japão
Dia 23/05, quarta-feira – Chegada em Tokio às 14:25
1. Descansar
Dia 24, quinta-feira
1. Shinjuku Goyen National Garden
2. Metropolitan Government Office
3. Harajuku
4. Templo Meiji-Jingu
5. Rua Omotesando
6. Almoçar
7. Shibuya (rua Center Gai, Estátua Hachili, cruzamento)
8. Santuário Meiji
Dia 25/05, sexta-feira
1. Parque de Ueno (Estação Ueno)
2. Templo Toshogu
3. Templo Bentendo
4. Pagoda
5. Jardim Zoológico
6. Museu Nacional de Tókio
7. Tarde em Ginza (Uniqlo, Apple)
Dia 26/05, sábado
1. Levar malas para estação central de Tókio
2. Mercado de Peixes Tsukiji
3. Visitar Palácio Imperial
4. Trem bala para Hiroshima
Dia 2705, domingo
1. Miyajima
2. Parque da Paz
3. Genbaku Domu
4. Memorial das crianças
5. Mausoléu Cenotaph
6. Museu memorial da paz
7. Castelo de Hiroshima
Dia 28/05, segunda-feira
1. Trem bala para Kioto
2. Castelo de Himeji (no meio do caminho)
3. Visitar o piso dos restaurantes na estação central
4. Supermercado japonês (dentro da loja de departamentos Isetan)
5. Percorrer a skywal na estação
6. Templo de Kinkaku-ji (de ouro) – ônibus 101 ou 205
7. Templo de Ryoan-ji e jardim de pedra (ônibus 59, ou caminhar 1,6km)
8. Templo Ninna-ju com jardim típico (1,4km de caminhada)
Dia 29/05, terça-feira
1. Templo Ginkaju-ji (silver pavilion)
2. Caminho do filósofo
3. Templo Heian Jingu (vermelho)
4. Templo Nanzen-ji e região
5. Templo Chion-in
6. Maruyama Park
7. Santuário Yasaka
8. Gion (Gueixas a partir das 18, rua Hanami-koji)
Dia 30/05, quarta-feira
1. Bate e volta Nara
2. Parque Nara
3. Templo Tadai-ji
4. Nigatsu-do e Sangatsu-do
5. Templo Kauga
6. Na volta para kioto, parar na estação Inari
7. Templo Fushimi-Ianari
Dia 31/05, quinta-feira
1. Kiomizudera
2. Subir ladeira visitando lojinhas típicas
3. Templo Kyomizu-dera
4. Vielas de Higashiyama (descer a pequena escada do lado direito da rua)
5. Ryõzen Kannon (memorial de guerra)
6. Castelo de Nijo
7. Palácio Imperial de Kyoto
8. Pontocho à noite
Dia 1º/06, sexta-feira
1. Passeio de barco (sai da estação JR de Kameoka)
2. Arashiyama (floresta de bambus)
3. Atravessar a ponte
4. Templo Tenryu-ji
5. Voltar de trem turístico
6. Buscar malas no hotel
7. Ida para Takayama
Dia 02/06, sábado
1. Bate e volta Shirakawa-go (contratar tour)
Dia 03/06, domingo
1. Visitar centro de Takayama pela manhã
2. Trem normal até Nagoya
3. Trem bala até Tókio
4. Check in no hotel
5. Akihabara
Dia 04/06, segunda-feira
1. Tokio Tower
2. Templo Asakusa
3. Pegar malas
4. Ir para o aeroporto meio dia
5. Vôo às 16:25

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Jéssica,
Td bem?
Li os primeiros dois dias e já vi que infelizmente vc tem muitos planos para poucas horas do dia. Ao mesmo que vc queira correr como louca e brincar de Ping Pong para cá e para lá (e pra mim isso é mais loucura do que viagem. Rs. Acho que v vai deixar sua mãe exausta!) me parece um a loucura!
Eu se fosse você diminuiria os planos pela metade (e claro, se sobrar tempo sempre dá para acrescentar coisas!)
Beijos

Avatar Maria Clara Herkenhoff disse:

Oi Mari, eu simplesmente amo o seu blog! Já acompanho há um tempo e fiquei super feliz em ver esse post sobre o Japão…Bem, estou indo agora no final do mês e queria saber o que você acha de um bate e volta para Seul.. Também tenho 14 dias, as estava pensando em algo com menos cidades, aproveitando que viu estar na Ásia pra conhecer a capital sul-coreana… Então pensei em 6 dias em Tokyo, 2 em Seul, 2 em Osaka e 2 em Kioto (visitando Nara 1/2 dia). O que acha? Você acha interessante ir a Seul? Os dias nas demais cidades é suficiente? Beijos e muito obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Maria Clara,
Para incluir Seul – eu não sei se incluiria – mas é uma escolha totalmente sua, eu ficaria 4 noites em Kioto com 1 bate e volta a Nara e outro a Osaka. Tbm tiraria 1 dia de Tóquio para incluir Hiroshima <3.
Beijos e obrigada apelo carinho

Avatar Leila disse:

Olá
Pretendo chegar em Narita – Tokio dia 9 de agosto por volta das 14 hs e retornar dia 6 de setembro as 16 hs . Gostaria de um roteiro e locais para pernoite neste período de 29 dias no Japão. O grupo será eu de 60 anos, minha filha e duas sobrinhas de idade de 25 a 27 anos. Optamos por economia.

Grata

Leila Souza

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Leila,
Td bem?
Este é um site de viagens com dicas, e não uma agência de roteiros personalizados. Se quiser tirar suas dúvidas pela caixa de comentários será um prazer, mas não elaboramos roteiros.
Abraços,

Avatar Roberta disse:

Olá Mari,

Adorei seu relato. Vou para Índia em Junho, com um stop de 8 dias no Japão. Fiz abaixo um esboço do roteiro do que daria para fazer nesses dias.

1. 02/06 Chegada em Tóquio as 17h e já seguir para Quioto
2. 03/06 Quioto
3. 04/06 Quioto
4. 05/06 Nara (sair cedo de Quioto, passar o dia em Nara e pernoitar)
5. 06/06 Hiroshima (sair cedo de Nara, passar o dia e Pernoitar)
6. 07/06 Tóquio (sair cedo de Hiroshima)
7. 08/06 Tóquio
8. 09/06 Tóquio
9. 10/06 Tóquio
10. 11/06 Tóquio-Nova Delhi

Minha maior dúvida é: compensa pernoitar em Nara e Hiroshima ou é melhor fazer o bate-volto desde Quioto? Queria conseguir incluir bate-volta em Hakone, mas aí perderia um dia em Tóquio, não estou muito segura ainda disso. rs. O que você acha?

Obrigada!!

Roberta

Avatar Marcelo disse:

Oi, Mari. Tudo bem?
O link para o roteiro do passeio completo em Hiroshima está off. Poderia dar uma olhadinha, please? ˆ-ˆ
Muito Obrigado.

Bjos e parabéns pelo blog. Já usei tanta dica sua que não tenho nem como te agradcer! hahaha

mari vidigal mari vidigal disse:

Link corrigido!
Super obrigada Marcelo!
Beijos e aproveite a viagem!

Avatar Patricia disse:

Oi, Mari, tudo bem?

Primeiramente, muitíssimo obrigada pelo seu blog, sério, é o que mais tem me ajudado a planejar minha viagem para o Japão! Vou em março agora com meu marido e meu irmão e estamos com dificuldade de montar o roteiro pq queríamos fazer muuuito mais coisas do que será possível nos dias que temos haha. Você pode me dizer o que acha do nosso planejamento inicial?

Até agora então cheguei no seguinte:
Chegamos dia 8 no fim da tarde em Tokyo
Nos dias que estivermos lá, 1 será bate e volta pra Yokohama e 1 pra Hakone (para ver o Monte Fuji, se não estiver nubladão)
Dia 14 de manhã saímos de Tokyo para Takayama
Dia 16 de manhã saímos de Takayama para Kyoto, sendo um dos dias lá um bate e volta para Nara
Dia 19 de manhã seguimos para Miyajima Guchi (Island) + Hiroshima, dormindo em Hiroshima
Dia 20 voltamos pra Tokyo pra pegar o voo de volta pra casa.

Reservamos mais dias para Tokyo pq meu marido e meu irmão são os loucos do video game, então já disseram que querem quase um dia inteiro só para passear por Akihabara hahaha. Ainda assim, estamos com receio de perder algo não indo pra Osaka, por ser tão famoso e sempre estar nos roteiros, faz sentido? Takayama também estávamos questionando se realmente valia a pena, mas vimos tantos elogios que acabamos incluindo. Apesar de sermos jovens, não temos vibe de balada, coisa assim, gostamos mesmo de bater perna, conhecer lugares e comer bem!

Desde já muito obrigada!
Patricia

mari vidigal mari vidigal disse:

Oj patricia,
No seu caso e com o seu numero de dias não colocaria Osaka, mas aumentaria um dia em Kioto. Dois dias é muito pouco pra conhecer uma cidade tão incrível. De resto, acho que tá bem bom!
Aproveitem MUITO o JP e na volta passem aqui pra contar o que acharam!
Abraços,
Mari

Avatar Guilherme disse:

Oi Mari!! Tudo bem?

Fiz umas pesquisas para o roteiro de 18 dias no Japao: Irei May/Jun 2018

Tokio -6 Noites ( sendo que 2 dias é Nikko e Kamakura) ambos bate e volta de Tokio
2 Noites em Takayama
1 dia em Shirokawa com bate e volta de Takayama e o outro dia por conta do Ryokan
5 noites em Kyoto – Sendo 1 bate e volta pra Nara
2 Noites em Hiroshima- sendo 1 bate e volta para Miyajima
2 noites em Tokyo para finalizar

O que acha? Tokio Takayama nao e uma viagem perto… Teria outra dica? Shirokawa realmente vale a pena? Vale a pena dormir em Hiroshima para conhecer Miyjima?

Muito Obrigado

Guilherme

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Guilherme,
Seu roteiro esta redondo e muito bem montado!Realmente a viagem a Takayama é um pouco fora demão, mas acho que vale a pena.
E se vc vai dormir em Hiroshima, vale a pena incluir o castelo de Himeji no caminho!
Beijos

Avatar Adília Parreira disse:

Olá Mari, somos um casal português, dos Açores, e estamos a planear a nossa primeira viagem ao Japão em Abril de 2018. Estamos a pensar seguir o seu roteiro, que nos pareceu fantástico!!! Contudo temos um problema difícil de resolver: chegamos a Tóquio no dia 3 de abril (08h45) e regressamos a Lisboa dia 14 de abril (10h25), logo temos 11 dias completos no Japão.
O seu roteiro é para 14 dias. Já marcamos as passagens e não temos disponibilidade de dias para ficar mais tempo no Japão 🙁 logo, vamos ter que fazer opções dolorosas.
A cortar alguma coisa no seu roteiro o que nos sugeria? Que adaptação ao seu roteiro poderia ser feita forma a ser viável e não andarmos sempre a correr.
Acha que valerá a pena comprar o Japan Rail Pass para 14 dias, uma vez que só ficamos 11 ou comprar o de 7 dias e nos dias que ficarmos em Tóquio não utilizarmos? Mas, uma vez que queríamos ir a NIkko não sei se compensa…
Desculpe tantas perguntas mas vejo pelos seus posts que não só conhece muito bem o Japão como é apaixonada pelo país daí que a sua opinião conte muito.
Obrigada pela ajuda preciosa! Estamos muito entusiasmados!!!
Beijinhos grandes,
Adília&João

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Adília.
Obrigada pela visita e pelos elogios.
Eu cortaria o pedaço de Takayama, e compraria o JR Pass de 7 Dias (em Tóquio vc pode comprar o ticket do metrô nos dias que precisar que sai bem mais em conta!)
Beijos e aproveitem muito,
Mari

Avatar Bruno disse:

Olá Mari,

é viável se hospedar em hiroshima e fazer bate-volta em kyoto? As hospedagens em Kyoto são caríssimas.
O que você acha desse roteiro? Gostaria de ficar um pouco mais de tempo em Tóquio, parece que tem muuita coisa pra ver lá.
13 mai – Tóquio
14 mai – Tóquio
15 mai – Tóquio
16 mai – Tóquio-Tochigi (bate-volta)
17 mai – Hiroshima
18 mai – Hiroshima – Kyoto (bate-volta)
19 mai – Hiroshima – Kyoto – Nara
20 mai – Retorno a Toquio
21 mai – Tóquio – Yamanashi
22 – 25 – Tóquio

É muito tempo em Tóquio? Gostaria da sua sugestão. Obrigado : )

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bruno,
Como estão os preços dos hotéis em Nara ou Osaka? De lá o bate e volta a Kyoto é muito mais viável. Acho um só dia em Kioto muito pouco, eu ficaria pelo menos 2.
Eu adoro Tóquio, mas acho que 3 três dias dá para curtir HIPER bem a cidade, claro que tudo depende um pouco do estilo de viagens que vc curte.
Beijos

Avatar Bruno disse:

Mari,

acabei de verificar melhor, e realmente em Nara os preços estão bons. Acho que dá pra fazer um bate e volta em hiroshima algum dia do que ir e voltar de hiroshima todos os dias!
Nesse caso, vou incluir mais um dia para kyoto. Minha ideia é usar o JR pass para 7 dias..por isso um tempo um pouco encurtado nesse caso de fora de Toquio também.

mari vidigal mari vidigal disse:

Boa Bruno!
Assim faz bem mais sentido!
Beijos

Avatar Antonia disse:

Oi Mari!!! Gostaria de primeiro te agradecer, roteiro me ajudou muuuuito no planejamento da minha primeira vez do Japão. Vou ter 15 dia lá. Meu marido não é muito fã de ficar dormindo em muitas cidades diferentes, prefere fazer esquema de bate a volta. Como vou em Julho vamos comseguir ir no festival de Gion Matsuri em Kyoto, porém o fesival acontece no dia 17 de Julho, que já é o final da nossa viagem. Então teríamos que começar por Tokyo e terminar por Kyoto. Pensei em montar o roteiro mais ou menos assim:
1) 5 dias em Tóquio (1 deles para conhecer Hakone)
2) 2 dias e 1 noite em Takayama (com bate e volta para Shirakawa-go)
3) 4 dias em Kyoto (sendo 1 para bate volta em Hiroshima e outro para bate e volta em Nara)

Agora, não sei aonde encaixar Koyasan nessa viagem, um lugar que eu queria muito passar uma noite mas me parece longe de tudo e fora de mão. Não sei se devemos incluir Osaka, por que o só poderemos dormir em 4 lugares diferentes (regra do marido que não quer ficar pingando de lugar em lugar :/ ). Você pode me ajudar? Dese ja, muuito obrigada!!! E parabéns pelo seu trabalho!

Avatar christopher disse:

Olá Mari, parabéns pelo blog está ajudando muito, estou planejando uma viagem com minha namorada ao Japão para passar 1 mês, porém ainda estou montando o roteiro. Minha grande dúvida é para o visto já dei uma pesquisada e queria saber de você, tenho uma boa quantia guardada para a viagem, mas pelo fato de nós nunca ter feito uma viagem no exterior, isso pode impedir de ter o visto aprovado? Obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Cristopher,
Acho que não. O importante é provar que vcs não tem a menor intenção em permanecer no Jp e que tem vínculos concretos com o Brasil. Leve. todos os documentos pedidos.
Abraços e que boa escolha para inaugurar a carreira de viagens. Vcs vão adorar!
Beijos

Avatar Mel disse:

Oi ! Como você fez em Gero, deixou as malas no hotel ou na estação de trem?

mari vidigal mari vidigal disse:

No Japão o truque é despachar as malas direto para o hotel por um serviço chamado Takyubin. 😉
Beijos

Avatar Flavia disse:

Mari,

Fiquei animada com seu roteiro. Dá pra fazê-lo em dezembro?

Obrigada.

Flávia

mari vidigal mari vidigal disse:

É frio mas dá!

Avatar Diogo disse:

Oi Mari,

Adorei seu roteiro e pretendo seguir ele praticamente a risca, a unica coisa é que devo visitar o Universal Studios em algum dia que eu ainda não preparei. Mas minha dúvida é, comprar o JR sai mais barato do que ir avulso dentro desse roteiro?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Diogo,
Nas minha duas últimas viagens ao Japão o JR pass saiu BEM mais barato que comprar tudo avulso. Faça as contas par ter certeza!
Beijos

Avatar Cinthia disse:

Olá Mari! Tudo bem?
Irei para o Japão no período do dia 05/01 ao dia 19/01 e pensei no seguinte roteiro:
05/01: chegada no aeroporto de Kansai/Osaka as 21h40, pois estarei vindo da Tailândia. Pensei em pegar um trem para Kyoto. Vc acha viável?
06/01: Kyoto
07/01: Kyoto
08/01: bate volta para Hiroshima e ilha Miyajima
09/01: bate volta para Nara e Osaka
10/01: Kyoto
11/01: Takayama
12/01: bate volta para Shiragawa-go
13/01: Toquio
14/01: Toquio
15/01: bate volta para esquiar (não sei aonde ainda)
16/01: Toquio
17/01: bate volta para a Disney
18/01: Toquio
19/01: bate volta para Nikko ou para Yokohama
20/01: voo marcado para as 00h35
O que vc achou do roteiro? Acha que é pouco tempo em Toquio?
Obrigada!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Acho o Roteiro ÓTIMO!
Faria duas modificações:
A) dormiria em Hiroshima (que é mais barato que Kioto para dormir) e que merece ser visitada com calma. Na ida para Hiroshima,visite o castelo de Himeji!
B) Fazer Nara e Osaka no mesmo dia é pesado de mais. Escolha um ou outro (eu ficaria com Nara).
Para esquiar Nagano é uma excelente pedida!

Avatar Alberto Muhle disse:

Olá Mari.
Gostei muito das suas dicas. No entanto, como irei ao Japão em outubro por apenas 9 dias, gostaria que você me indicasse onde e quanto tempo ficar durante esse período.
Desde já muito obrigado e parabéns.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Alberto,
Tudo bem?
Infelizmente não consigo montar roteiros personalizados para cada leitor, precisaria de umas 5 ou 6 Maris para dar conta do recado. Minha sugestão: leia este post veja o que tem mais a sua cara e mont algo que faça sentido para você.
Que pena que não ajudei muito 🙁
Abraços

Avatar Renara disse:

Oi Mari, tudo bem?? Adorei encontrar o seu blog, parabéns, você é muito clara e objetiva, sem esquecer dos detalhes. Vou em outubro para o Japão via Tokyo – e por enquanto, sozinha. Gostaria de dicas de hostels em Tokyo e Kyoto, você tem?
Obrigada! Renata

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Renata,
Em Kyoto não tenho dicas, minha dica é buscar algo em Sanjo ou Kyoto Station (que são lugares fáceis de se deslocar). Em Tokyo fiquei num muito legal em Asakusa (acho que o nome era Kao San, mas não tenho certeza.)
Em geral os hotels no Jp são ótimos, pode confiar nas reviews do HostelWorld.com e reservar feliz.
Abralos

Avatar luciana disse:

oi Renara
Quando em outubro vc vai estar em Tokyo

Avatar Marília Puyssegur disse:

Olá Mari, tudo bem? Eu estive no Japão em março / abril e estou passando aqui só para agradecer suas dicas, roteiros, etc… Nossa foram muito úteis, mas muito mesmo! Obrigada!! Nós nos viramos muito bem lá falando inglês e claro com Wi-Fi portátil que alugamos no aeroporto. Amamos o Japão e fiquei triste no último dia porque eu queria ficar mais. Rs

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marília,
Obrigada por compartilhar sua experiência e FELIZ que o Ideias na Mala te ajudou.
Espero ter ver por aqui na próxima viagem.
Abraços

Avatar bruno olivera disse:

quanto gasta nesse roteiro em media.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bruno,
Tudo depende dos hotéis/hostels que vc escolher e o quanto pretende gastar de alimentação. De passeios, entre $15 e $20 dólares por dia.
Abraços

Avatar Luisa disse:

Oi Mari! Esta a planejando uma viagem pro Japão com meus pais, eles não estão muito animados com o destino que eu escolhi… Hahaha, queria mudar isso 🙁 Enfim, estava pensando em ficas umas 2/3 semanas por lá, mas tenho medo de ficar trocando toda hora de hotel já que como não sei falar japones deve ser complicado, é difícil ficar carregando mala para todo canto, ainda mais que quero ir no período de neve, que a mala fica maior, como é o processo de mudança de hotel, o check-in e as malas? Abraços!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luisa,
A questão da mala é treino. Eu viajo – mesmo para a Neve (em dezembro fui para a Europa por 6 semanas) só com mala de mão.
Check in no Japão é algo bem tranquilo, o que pode ser chato é se localizar nas novas cidades. Logo vc pegará o jeito! Vai tranquila e feliz que vc vai amar o destino!
Abraços
Mari

Avatar Paula disse:

Me ensina isso!!!! Vc tem algum post sobre isso?! Enxugar a mala!
Bjs, Paula

mari vidigal mari vidigal disse:

Ai Paula,
Acredita que não?! 🙁
Preciso escrever!
Beijos

Avatar Josieli disse:

Olá Mari

Vou para o Japão em dezembro tenho 16 dias contando com o deslocamento do Brasil ao Japão, porem ainda não montei o roteiro, e confesso que estou muito insegura em relação ao pegar metro, ônibus etc.. Sugere algum roteiro?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Josieli,
Essa é minha sugestão de roteiro! Leia, veja o que funciona para você e adapte para a sua viagem!
Qq dúvida é só gritar!
Beijos

Avatar Thais disse:

Oi Mari tudo bem? É possível ir direto de Kanazawa para Tóquio ou obrigatoriamente é preciso sair por Takayama?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Thais,
Tudo bem?
Tem uma rota de ônibus que sai direto de Tóquio. Veja mais infos aqui.
Abraços

Avatar marcelo disse:

Bom dia Mari,

Vou ao Japão, pela primeira vez, por 15 dias com minha esposa e pensamos em fugir um pouco do tradicional e encaixar na viagem o Caminho de Kumano ou Kumano Kodo. Você teria dicas?

Obrigado,
Marcelo

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marcelo,
Tudo bem?
Não fiz o caminho, mas pelo que li parece incrível.
Não tenho dicas – infelizmente – mas adoraria saber detalhes sobre a experiência de vcs depois da viagem!
Beijos

Avatar Fabio disse:

Oi Mari, estou saindo de ferias em marco, e não sabia aonde ir ate ler seu roteiro. vou seguir direitinho rs
Tirando a parte aerea, hotel e o JR pass, quanto somaria os passeios (ingressos) e alimentação em media?

mari vidigal mari vidigal disse:

Boa pergunta Fábio. Uns 50 dólares por dia dá e sobra (tickets de metro locais + entradas + comida) caso você opte por refeições mais em conta.
Beijos

Avatar Luiz Jr. disse:

Mari, tudo bem? Parabéns pelo blog! “Estudo” ele todo dia pra minha viagem ao Japão 🙂

Vou com minha esposa dia 18/05/16 (a primeira vez dela – eu fiquei 10 dias em 2012 quando fui ver meu Corinthians campeão mundial!! rsrssr).

Pensei no seguinte roteiro:

18/05: Chegada NRT: 19:00h (Pegarei o trem até Yokohama pra dormir por lá – hospedagem mais barata – De manhãzinha pego o trem pra Hiroshima!)

19/05 Hiroshima
20/05 Hiroshima (Miyajima)
21/05 Kyoto
22/05 Kyoto (Nara)
23/05 Kyoto (Universal Studios – Osaka)
24/05 Kyoto
25/05 Takayama
26/05 Takayama (Shirakawa-go)
27/05 Takayama
28/05 Tokyo
29/05 Tokyo (Disneyland Sea)
30/05 Tokyo
31/05 Tokyo (Nikko)
01/06 Tokyo

02/06 Saída NRT

Somos do tipo de pessoas mais “urbanas” (veja os parques temáticos! rsrsrs) e gostamos de conhecer o antigo! Acho importante viajar pra lá e termos a mescla do Japão histórico com o Japão moderno. Essa foi uma das coisas que me marcaram na última visita!
E a experiência de um ryokan/onsen é um sonho (por isso Takayama). O que me enche é ficar trocando de hotel. Eu acho 2 dias até “tolerável”. Se for menos que isso eu prefiro evitar o destino.

Me dê seu pitaco no roteiro por favor 🙂

Obrigado mais uma vez Mari! Parabéns pelo trabalho.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luiz,
Que delícia de viagem e de roteiro.
Concordo com vc que a mudança de hotel é chata, mesmas vezes um mal necessário.
Seu roteiro tá redondo e hiper viável, só senti falta de um dia a mais em Kioto – acho dois dias tão pouco para aproveita-la com calma.
A experiência no Ryokan é o máximo, tente pegar um bem autêntico desses que inclui café da manhã e jantar servidos no quarto.
Beijos e aproveite muito

Avatar Luiz Jr. disse:

Obrigado pela dica Mari! Vou seguir a risca 🙂

Bjo

Luiz & Manu

mari vidigal mari vidigal disse:

Aproveitem a viagem e qq coisa é só gritar!

Avatar Bruno disse:

Oi Mari,
Estou indo pro japão no começo de junho com minha esposa. chego dia 3 (narita/tokyo) e volto dia 12. ainda não montei roteiro…nada. Na teoria tenho 8 dias livres. É muito tempo ficar 8 dias em tokyo e arredores?? não queria ter que arcar com o custo do JR Pass (250 USD por pessoa, ainda mais com o nosso R$ cada vez mais desvalorizado). O que vc recomenda fazer? existe outras opções nos arredores da cidade pra explorar? estou lendo sobre esses bate volta… tipo Nikko, kamakura etc.
o que vc acha?
obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bruno, Td bem?
O Japan Rail Pass é caro e realmente pesa no orçamento em época de dólar caro. Por outro lado, o custo de vida de 8 dias em Tóquio é bem mais alto que o de Kioto, por exemplo.
O que eu faria se fosse você: veja a opção de night bus (ônibus noturno) entre Kioto e Tóquio cabe no seu orçamento. Se sim, divida o roteiro entre 4 dias em Tóquio e 4 em Kioto (faça bata e volta de 1 dia em Nara). Niko tbm é linda e vale a visita.
Pessoalmente acho uma pena ir ao Japão e não conhecer Kioto.
Beijos

Avatar Marcio Lopes disse:

Olá Mari,

Estou planejando minha viajem para o Japão e felizmente encontrei seu site. Obrigado por partilhar suas informações. Estou levar seu site comigo nesta viagem! ; )

Você poderia dar sua sua opnião para este roteiro:

Dia
1 Tokyo
2 Tokyo – Nikko
3 Tokyo – Yokohama
4 Tokyo – Takayama
5 Takayama – Shirakawago
6 Shirakawago – Kanazawa
7 Kanazawa – Kyoto
8 Kyoto
9 Kyoto
10 Kyoto – Hiroshima
11 Hiroshima – Miyajima
12 Miyajima – Osaka
13 Osaka – Nara
14 Osaka .

Estou planejando me hospedar em Tokyo, Takayama, Shirakawago, Kanazawa, Kyoto, Hiroshima, Miyajima e Osaka.

Se eu fizer minha “base” em Tokyo, Kyoto e Osaka eu consigo visitar todos estes lugares? Existe algum bairro que deveria evitar de me hospedar nesses lugares?

Se eu tiver que reduzir minha estada, qual cidade eu poderia deixar para a próxima vez?

Obrigado!
Marcio

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi marcio,
Tudo bem?
Adorei seu roteiro e tenho alguns pitacos:
A) Vc j/ea verificou as opções de hospedagem em Shirakagawa? São bem limitadas.
B) No dia 12 eu já dormiria em Osaka se fosse vc
C) A viagem Tóquio – Takayama é uma pernada imensa e vc perderá um dia inteiro nela (se for no inverno), no verão ainda sobrará um pouco de tempo.
D) Esse roteiro não é viável fazendo base somente em Tokyo, Kyoto e Osaka. Vc precisará dormir pelo menos em Takayama.
E) Apenas um dia para conhecer Tóquio é pouco tempo, eu cortaria Yokohama, ou Kanazawa ( e faria apenas Takayama – Shiragawago)
Beijos e qualquer dúvida é só gritar

Avatar Gabi disse:

Oiiiii Mariiiii, sua lindaaaa!!! Parabens pelo blog e dividir todas essas dicas maravilhosas que ajudam a tantas pessoas.

Vou para o Japao em Maio e como a grande maioria vou ficar por la 14 dias . Adorei seu roteiro e com certeza vou segui-lo.
Perguntinha, existe a possibilidade de pegar o trem a noite e com isso economizar tempo e hotel?

Bjussss e Sucesso!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Gabi,
Obrigada pela visita e pelos elogios!
Infelizmente no Jp os deslocamentos são curtos, então a história de pegar trem a noite e economizar hotel não existe.
Sim tem um bus noturno que liga Tóquio a Quioto. Mas o Japan Rail Pass vale tanto a pena que eu não recomendo o perrengue não…

Avatar Luiza disse:

Oi Mari,

Adorei as dicas, já tenho parte do meu roteiro programado (Nagano, Tokyo e Kyoto). Eu gostaria de incorporar as cidades que você sugeriu no roteiro: Hiroshima- Takayama – Shiragawa – Kanazawa – Gero, mas queria saber se da para fazer bate volta de Tokyo, Kyoto (já tenho hotel para 4 dias, mas se for o caso consigo reservar mais dias para fazer o bate-volta) ou Nagoya (nao programei nada aqui, mas é minha ultima parada, daqui pego meu voo para ir embora), pois não queria ficar mudando de hotel, levar malas, check in, check out…
O que você sugere?

Obrigada!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luiza,
De Kyoto dá para fazer bate-e-volta para Hiroshima (é pesado, mas eu já fiz e funciona).
As outras cidades acho complicado, de Nagoya para Takayama é bem longe. Acho que não vale a pena ir e voltar no mesmo dia de jeito nenhum.
Beijos

Avatar Nathalia disse:

Oi Mari, tudo bem? Adorei seu blog e deu para pegar muitas dicas úteis. Estou montando meu roteiro para passar 13 dias completos no Japão. É minha primeira vez no país e gostaria de conhecer o máximo de coisas que conseguir. Pensei no seguinte roteiro, o que acha? Gostaria de uma opinião.

29/12/15 Chegada a Tokyo 15:20
30/12/15 Tokyo
31/12/15 Tokyo (bate e volta para Hakone (se o dia estiver aberto))
01/01/16 Tokyo (bate e volta para Nikko)
02/01/16 Tokyo – Takayama
03/01/16 Takayama (bate e volta para Shirakawa-go)
04/01/16 Takayama – Kyoto
05/01/16 Kyoto
06/01/16 Kyoto
07/01/16 Kyoto (bate e volta para Nara)
08/01/16 Kyoto – Hiroshima
09/01/16 Hiroshima (bate e volta para Miyajima)
10/01/16 Hiroshima – Tokyo
11/01/16 Tokyo – Seul 8:40

Obrigada desde já!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

O Roteiro está ótimo! Arrasou Nathalia!
Deixe os dias Hakone / Nikko em aberto para escolher o mais bonito para Hakone. De resto acho que está perfeito!
Beijos e aproveite muito

Avatar raquel disse:

Mari, parabéns e obrigada por todas as dicas do seu blog. Vamos para Tokyo dia 30.12.17 e gostaria de incluir 1 dia de ski no roteiro, o que você sugere ???

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Raquel,
Nagano é uma viagem curtinha de Tóquio, especialmente se você for de trem bala. A cidade já sediou um jogos olímpicos e tem pistas sensacionais!
Beijos

Avatar raquel disse:

Obrigada Mari. Vou terminar de montar o roteiro e envio para vc, posso? Suas dicas são ótimas ! Um beijo e parabéns mais uma vez!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Manda por aqui por comentário que eu respondo rapidinho!
Beijos

Avatar Tricia Andrade disse:

Oi!!
Adorei o seu post. Estou programando uma viagem agora em outubro para o Japao.
Também vou sair de Takayama passar o dia em Shiragawa-go e ir pra Kanazawa.
Minha dúvida é como faço com a bagagem? onde guardaria as malas para visitar Shiragawa-Go?
Muito obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Tem um serviço no Japão chamado Takyubin, dá só uma olhada nesse post legal que o Nós no mundo fez sobre o assunto.
Abraços

Avatar Ligia disse:

Olá, Mari! Td joia?
Vou viajar para o Japão em dezembro e seu roteiro vai ajudar bastante! Muito obrigada pelas dicas! 😀
Eu queria te pedir uma opinião… Eu reservei 4 dias em Kyoto para que possamos visitar a cidade de Himeji em um dia inteiro. Vc acha que vale a pena? Ou será mais interessante ir em outra cidade perto de Kyoto?
Outra coisa… Como é o frio em dezembro? Iremos em Tóquio, Kyoto e Hiroshima. Vai ter neve? Rs… E os dias? São muito curtos no inverno? Eu estou um pouco preocupada em andar a noite por lá…
Queria também saber se vc conhece a empresa de turismo Viator. Eu queria saber se é confiável. Ou então se tem alguma outra empresa que faça passeios… Vc conhece?
Obrigada!
Lígia.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ligia,
Tudo benm?
O Castelo de Himejo esta completamente em reforma (de uma olhada nas fotos no Google), assim recomendo que vc o substitua pelo castelo de Hikone ou algum outro. Pode ser que tenha um pouquinho de vende em Kyoto, mas geralmente não neva muito não, mas vai estar BEM frio. Pode ficar tranquila para andar a noite que o Japão é BEM seguro.
Conheço e adoro a Viator!
Se tiver mais dúvidas, é só gritar!
Beijos

Avatar Nathalia disse:

Ei Mari!!

Vou para o japão de lua de mel tardia, em março/16!
Nosso roteiro vai ser:

(9 a 13) Tokio (4 noites – 3 dias) – vai ser onde chegaremos, então vamos aproveitar para adaptar o fuso horário e pensei em bate volta para Nikko e Yokohama. Aqui reservamos um apê do Airbnb em Shinjuku.
(13 a 16) Takayama (4 noites – 3 dias) – com bate volta para Shirakawa e Korube. Aqui reservamos o K’s House, um hostel.
(16 a 17) Aqui tenho um dia que havia planejado ir para Hakone ficar uma noite, mas vai ser muuuito corrido e desistimos. Tem alguma sugestão?
(17 a 20) Kioto – com bate volta para Nara. Aqui também reservamos um hostel chamado Backpackers Hostel K’s House Kyoto. Não sei se é da mesma linha do K’s house de Takayama, mas pelo nome parece que sim…
(20 a 23) Osaka – com bate volta para Hiroshima e Miyajima.
(23 a 24) Tokio – voamos no dia 24 a tarde!

O que achou? Mudaria algo?
Outro ponto, de Osaka para Tokio consigo pegar apenas o trem bala da JR? Ou teremos que trocar de trem? É possível fazer essa viagem a noite? Pelo site da JR ainda não tem a minha data disponível.

Obrigada!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi nathalia,
Que delícia de Lua de Mel! Eu amo o Japão e espero que você goste tanto como eu.
A) Tóquio: Se vc quer ir tanto para Nikko quanto Yokohama, eu ficaria mais de 3 dias por lá. Ou seja, jogue o dia sobrando para tóquio.
B) Eu não dormiria em Hakone, mas faria um bate e volta de Tóquio no dia em que o Mt. Fuji der o ar da graça, se ele der.
C) Faça Hiroshima e Miyajima no mesmo dia. É só sair cedo. Se sobrar um dia, Ise pode ser uma boa ideia.
Quantos as trocas de trem, vocie precisa checar no site da JR.
Beijos

Avatar Leticia disse:

Olá, Mari!

Estou fazendo uma pesquisa, você poderia me responder?

Sobre hotelaria, onde você ficou, todos os 14 dias?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Letícia,
Obrigada pela visita. Eu morei no Japão 1 ano muito tempo antes do blog existir, assim não tenho hotéis registrados em todas as cidades, #Vouficardevendoessa
Abraços,
Mari

Avatar Cesar disse:

Oi Mari! Vi seu post sobre o japão e agora em novembro passarei 12 dias (tirando a viagem de ida/volta)…estou pegando dicas e montando o roteiro… que com certeza vai incluir Kyoto (com idas a Nara e talvez Hiroshima) e Tokyo com seus arredores..

A minha dúvida é: É fácil se locomover por lá? tanto para pegar os trens para outras cidades como dentro das cidades? Metro, onibus etc?

O idioma é uma barreira? Se não fala japonês dá para se virar bem? Eu já viajei bastante, mas confesso que para lá fico com um frio na barriga….

Parabéns pelo site e pelos posts!

Abs,

Cesar.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Cesar,
Seria um mentira se eu te dissesse que o idioma não é uma barreira, mas pode ficar tranquilo que os japas são receptivos, gente boas, e não há nada no mundo que um pouco de mímica não consiga resolver. Vai tranquilo que vc vai amar!
Compre o Japan Rail Pass para poder andar de trem bala entre Tóquio e Kyoto. Só esse trecho já quase que paga o preço do passe. E pelo resto das cidades, dá para se virar bem de trem e um pouquinho de ônibus!
Boa viagem e qq coisa é só gritar!

Avatar Cesar disse:

Oi Mari!

Obrigado pela resposta!

Acredito que a educação e paciência deles, com a nossa determinação em conseguir as coisas acabe dando tudo certo!

Viu…quanto a viagem de Quioto a Hiroshima, dá pra fazer um bate volta mesmo? Não perde muito tempo?

Você chegou a visitar alguma coisa para o norte de tokio (as outras cidades sentido fukushima?)

Abs

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Cesar,
Td bem?
Já fiz o bate-e-volta e deu bem. Foi bem cansativo, mas vimos tudo o que queríamos. Se você tiver mais que três dias inteiros em Kioto + 1 dia para Nara, acho que vale a pena sim. Mas claro, se vc tiver como mudar o roteiro e incluir uma noite por lá, é sempre mais tranquilo.
Visitei Nagano e Nigata, ambos na época do inverno e para esquiar.
beijos

Avatar Márcia disse:

Olá Mari.
Adorei suas dicas.
Estou organizando a viagem do meu diretor para setembro, no período de 08 a 23/09. Estou curtindo muito suas dicas, pois acho fantástica a cultura japonesa.
Com espírito aventureiro, teria alguma dica para que eu possa encaixar no roteiro dessa viagem?
Vou me programar férias para conhecer esse lugar tão lindo que é o Japão 🙂
Beijos.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Márcia,
Obrigada pela visita!
Puxa, não consegui pensar em nada aventureiro assim de bate-pronto. 🙁
Vou continuar pensando aqui, e se aparecer alguma ideia, te aviso, tá?!
Beijos

Avatar Daniel disse:

Com espirito aventureiro eu recomendo escalar o Mt. Fuji, é bastante cansativo mas a vista lá de cima é um espetáculo! Só tem que ver se ele está aberto para escalada nesse período que você vai. Boa viagem!

mari vidigal mari vidigal disse:

Boa Daniel! Essa é uma viagem que está na minha bucket list!!!!

Avatar andreia disse:

Mari, planejando a viagem pro fim do ano com 3 crianças ( como ja te escrevi) voce acha que da pra fazer todos os passeios por conta ou e melhor pegar um tour/guia em algum lugar. Estou preocupada com o idioma. E muito complexo andar por tantos lugares sem falar nada de japones? Quero ir a Kyoto, Nara, Hiroshima, Hakone e Tokyo. Depois vamos esquiar em Hokaido. Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Andrea,
Obrigada pela visita e por deixar seu comentário.
Hakone no inverno é uma loteria, as chances de ver o Mt. Fuji são pequenas. Assim eu dormiria em Tóquio e faria o bate-e-volta desde Tôquio.
Kioto não é uma cidade muito fácil de se deslocar exige caminhadas consideráveis. Dependendo das suas pretenções, um guia pode ser uma boa alternativa. O mesmo para Nara.
Não tenho experiencia em viagens com crianças, e nem conheço bem o pic e o ritmo de vocês, mas acho que você terá que se programar bem, e organizar tudo direitinho. Quanto a lingua, viajar pelo Japão é trabalhoso, mas é divertido. Os Japoneses muitas vezes não falam nada de inglês, mas se desdobram para te ajudar e te servir bem. Eles são honestos, e pra lá de educados. Porque você não tenta chegar sem tour nenhum agendado (mas com possíveis opções na manga) e dependendo do andar da carruagem e dos desafios iniciais você opta por um tour? Janeiro é baixa temporada e aposto que dá para ver isso em cima da hora.

Avatar Danilo disse:

oieeee…. me ajuda por favor !!!!

Estou fazendo o meu planejamento para viajar para o japao!!!!!!!!!!

O roteiro é o seguinte, chego em Tokyo e pego o trem direto para Hiroshima, sem parar em nenhuma cidade….

Hiroshima
Okayama
Himeji
Kobe
OSAKA
Nara
Quioto
Nagoia
Hakone
Yokahoma
Tokio

Meu fogo além de conhecer os pontos turisticos é conhecer a vida noturna e fuçar na tentativa de fazer compras, pretendo ficar 10 dias em tokio para isto e distribuir os outros 12 dias pelas outras cidades, o que acham ?

irei no final de março/16 e ficare até abril/16

abraçossssssss

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Danilo,
Acho muita cidade pra doze dias e acho 10 dias em Tóquio tempo de mais.
Kobe e Osaka tem uma vida noturna animada e acho que você vai curtir. Eu tentaria eliminar uma ou duas cidades desse roteiro. Kioto merece pelo menos 3 dias, e como você curte balada, Osaka merece pelo menos uns 2.
Abraços e qq coisa é só gritar,
Mari

Avatar Iris disse:

Olá 🙂 Tem um roteiro muito bem elaborado.
Está tudo muito bem explicado. Só precisava de uma informação: eu estou a pensar passar 4 a 5 dias em Kyoto para visitar bem essa cidade maravilhosa. é possíel dormir no mesmo sitio os 5 dias? ou tenho de mudar de hotel dependendo das zonas que irei visitar? Norte, Sul, Este, centro? é fácil viajar entre as várias zonas da cidade?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Irirs, o transporte em Kioto não é a melhor coisa do mundo, mas dá para se virar bem. Eu não trocaria de hotel não.
Beijos e aproveite a viagem!

Avatar Kaori disse:

Oi Mari!
Adorei seu roteiro! Vou viajar para o Japão no final do ano e vou seguir esse roteiro. Mas eu só estou com dúvida em relação à estadia, pq eu gostaria de não mudar muito de hotel. Se tiver alguma dica eu agradeço muitíssimo. Bjos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Kaori, infelizmente não tenho muitas dicas de hotel no Japão, e pra curtir tudo com carinho, mudar de hotel é inevitável. De qualquer forma, mesmo com essa mudanças todas, tenho certeza que você vai adorar a viagem! Aproveite bastante e qualquer coisa é só gritar!
Beijinhos,
Mari

Avatar Kaori disse:

Realmente mudar de hotel é inevitável rs. Mas isso não é problema! Eu gostaria de saber se fazer essa troca de hotéis sai caro. E também se eu devo reservar quarto em um hotel antes ou achar um na hora. Obrigada por me responder. Bjos

Avatar Gabriela disse:

Oi Mari !
Adorei o roteiro ! Já copiei e vou aproveitá-lo na minha viagem agora em julho.
Apenas uma pergunta: em uma dessas cidades tem um mega aquário, um dos maiores do mundo, coisa de cinema. Já ouvi falar muito mas não me lembro em qual das cidades que fica e nem o nome dele. Acho que fica em Osaka/Kyoto. Você conhece esse aquário ? Vale a pena incluir no roteiro ?
Thanks e parabéns pelas dicas !

mari vidigal mari vidigal disse:

O Aquário fica em Osaka, ouvi falar bem mas não conheço. 🙁
Abraços,
Mari

Avatar Marina disse:

Oi Mari, seu blog tem me ajudado demais nessa viagem ao Japão. Uma dúvida… quando você diz sobre o passeio ao Fuji-Hakone-Izu National Park, o que seria? Aquele circuito tradicional abrangido pelo Hakone Pass ou outro passeio? Muito obrigada!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marina, esse é o parque dos 5 lagos do Mt. Fuji. 🙂 Bem bonito.

Avatar Henrique disse:

Nem acredito que encontrei esse site! Sem dúvida o melhor que já vi… essas dicas foram muito preciosas para o meu roteiro. Só gostaria de tirar duas dúvidas. Esse roteiro pode ser usado no inverno? Irei para o Japão dia 05 de janeiro, e estou um pouco com medo pois não tenho idéia de como será a temperatura. A outra pergunta é em relação à Osaka. Porque não incluiu? Não vale a pena? Desde já muito obrigado e parabéns pelo maravilhoso blog!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Henrique, dá pra fazer este roteiro no inverno sim (já testei e aprovei) os dois únicos pontos que você vai pegar com neve braba são Shiragawa e Kanazawa.
Adoro Osaka, mas prefiro as outras cidades (especialmente pra quem já vai pra tóquio). Agora se tiver mais tempos, coloque no roteiro!

Aproveite a viagem, e super obrigada pela visita e pelos elogios!
Abraços

Avatar Raissa Resende disse:

Olá Mari, tudo bem?
Estou indo para o Japão agora em Junho/2015, ficar 14 dias e seu roteiro encaixou direitinho com a minha viagem! Chego por Tokyo dia 26/06 e vou de Tokyo para a Tailândia dia 10/07 continuar a minha viagem pela Ásia!
Queria saber se você acha tranquilo viajar sozinha. Essa primeira parte da viagem resolvi arriscar e ir sozinha! Estou bem tranquila, pois vi que é um país seguro e com um transporte público incrível. Qual sua opinião??

mari vidigal mari vidigal disse:

Pode ir sozinha FELIZ da vida! O Japão é super tranquilo de fazer sozinha e o resto da Ásia tbm! Dá uma olhada nestes dois roteiros:
Roteiro Tailandia
Roteiro Sudeste Asiático
Aproveite bastate,
Beijinhos,
Mari

Avatar Carolina Frezzato disse:

olá, adorei o roteiro, tenho um sonho mto grande de ir para lá ! Mas gostaria de saber sobre a parte financeira, o quanto levar ,por exemplo, para alimentação e transporte?

seu roteiro sairia quanto por dia?

obrigada.

mari vidigal mari vidigal disse:

Boa pergunta Carolina.
Como falei no roteiro o transporte é quase todo feito por Japan rail pass – que custa cerca de 300 dólares por semana. (Precisa checar os valores atualizados). Acomodação depende da estação do ano – durante a florada da cerejeiras, que é o periodo mais lindo, os preços quase triplicam. Para ter uma ideia de preço, faça uma rápida pesquisa em um buscador de hoteis
Calcule un 15 – 20 dólares por dia para entrada nos passeios.
E uns 30 dólares pod dia de alimentação (dá para comer por menos, mas também dá para comer por BEM mai. Depende do tipo de experiência que você quer ter.
O Japão não é dos lugares mais baratos mais é uma experiência para a vida toda.

Abraços,
Mari Vidigal

Avatar Carolina Frezza disse:

Obrigada Mari por responder! fiquei muito feliz! Iremos usar seu roteiro como base, sem duivdas!.
Então em nosso planejamento temos intenção de ir em abril para ver as Sakuras, mas pretendemos ficar em Hostels e utilizar o JR para nos locomover.
Mas minha duvida era mesmo a parte de quanto levar para alimentação e lazer , somos bem básicos com isso, nada mto luxuoso rs então Obrigada por responder! foi fundamental para nosso planejamento, já que não fazia ideia de quanto levar.
Uma ultima dúvida quanto ao dinheiro, pelo que eu li vc recomenda levar uma quantia em espécie Iene mas GOSTARIA DE SABER SE VC RECOMENDA LEVAR VISA MONEY TRAVEL (Nosso roteiro é basicamente 1 em Hiroshima, 4 dias em Kyoto, 9 em Tokyo) Obrigada novamente!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Carolina,
A única vantagem do VTM é segurar o cambio no valor do dólar comprado. Se isso for interessante para você, pode ser uma boa ideia.
Já usei VTM bastante e gosto.
Abraços,
Mari

Avatar João disse:

Oi Mari
Estou indo para o Japão em setembro e ficaremos 12 dias no Japão sem contar os dias de chegada e saída.
Somos um casal com 1 criança de 6 anos e montei um pequeno roteiro, será queesqueci alguma cidade importante? Vc pode me dar alguma dica
Tokio (6 dias) vamos fazer bate e volta para nikko e yokohama
Kioto (6 dias) vamos fazer bate e volta para hiroshima, nada, osaka e takayama…
Um grande abraço e obrigado pelas dicas

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi João, td bem?
Eu ficaria 5 noites em Kyoto e dormiria uma em Hiroshima.
O Bate e volta Kyoto -Takayama é mega pesado, assim que eu tiraria uma ou duas noites de Tóquio para dormir em Takayama.

Avatar Erica disse:

Oi Mari!
Parabéns pelo site, tem ótimas dicas!
Vou viajar para o Japao em julho e gostaria de saber se vc chegou a ir no Gion Matsuri em Kyoto. Queria saber se vale a pena estar na cidade no periodo do festival, ou se tudo fica super lotado e não dá pra fazer nada.
Agradeço desde já.

Avatar Rosa de Hiroshima disse:

Oi Mari, muito boa as suas dicas. Viajo no dia 12/05 para o Japão e retornarei em 06/06, ficarei hospedada na cidade Kani-Shi em Gifu na casa de parentes. Gostaria de saber se vc poderia me orientar como fazer um passeio com um roteiro pequeno. Primeiro vou direto para Kani do aeroporto de Nagoya, descansarei uns dias e daí gostaria de fazer um pequeno passeio de uma semana e como me locomover da cidade de Kani-Shi. Trata-se de primeira viagem internacional e sem conhecimento do idioma. Obrigada desde já.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rosa,
Tudo bem?ão
é uma delicia e vc vai adorar.
Infelizmente estou no meio de uma viagem pela ásia e com acesso BEM limitado a internet, então não consigo te ajudar muito. O que eu faria se eu fosse você:
A) Transporte: compre um JR pass de uma semana para se locomover para cá e para lá em trens do tipo JR e trem bala.
B) Roteiro: em uma semana eu faria: 3 dias em Kioto + 1 dia de bate e volta para Nara e 3 dias em Tóquio.

Abraços,
Mari

Avatar Jean camargo disse:

Oi mari adorei seus posts sobre o Japão… Por favor me ajude a montar um roteiro pra mandar pro consulado…Estou indo a convite de uma amiga que mora em fujieda shizuoka.Meu pedido de visto seria para 30 dias 19/05/15 a 19/06/15 no caso ela é cidadã residente e tem carro pra gente se locomover mas está confusa no que colocar no roteiro…Por favor me ajude nessa com sua experiência e se possível me manda no email… Desde já agradeço…. Obrigado…

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Jean,
Td bem?
Infelizmente não tenho um serviço de montagem de roteiro aqui no Ideias na Mala,e como estou no meio de uma viagem para a Ásia e com conexão SUPER limitada, não consigo te ajudar tanto.
Se quiser montar seu roteiro e me enviar, via comentário, terei o maior prazer em dar pitacos.
Abraços,
Mari Vidigal

Avatar Marco Rucinski disse:

Olá Mari

Parabéns pelo site e principalmente agradeço por compartilhar estas informações preciosas. Irei com um grupo de amigos e faremos praticamente o mesmo roteiro sugerido (14 dias). A minha dúvida é se você vê algum problema em ir de Kyoto direto para Kanazawa e depois ir para Shiragawa e Takayama, para então retornar a Tókyo.

Obrigado

Marco

mari vidigal mari vidigal disse:

Não marco, se você achou mais conveniente dessa forma, vai fundo!
Aproveite a viagem!! Vcs vão amar o Japão. Na volta, passe aqui pra contar como foi.
Abraços,
Mari Vidigal

Avatar Marina disse:

Oi Mari! Parabéns pelo site, achei sensacional! Vou ao Japão com o meu marido em maio e estamos caçando dicas! O nosso vôo só chega lá no dia 07/05 e, pelo que eu pude pesquisar, esse já não é mais o auge das cerejeiras na região de Tóquio, Kyoto e outras cidades que estariam no meu roteiro. Nesse altura do ano, acho que o auge estará acontecendo apenas em Hakodate e Sapporo, bem ao norte do país. Você sabe me dizer se vale a pena visitar uma dessas cidades? Ou se pelo menos tem alguma coisa bem legal lá perto? Eu preferia ficar mais na região central do país, mas não quero correr o risco de não ver as cerejeiras!! E você sabe se passado o auge da floração elas ainda impressionam? Ou a paisagem fica bem normalzinha? Obrigada pela ajuda!! Bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Xará,
Tudo bem?
A temporada das cerejeiras dura pouco mais de uma semana (em cada cidade) e os japoneses costumam acertar em cheio a previsão. Sou suspeita para falar, mas para mim foi uma das coisas mais lindas que já vi.
Não conheço Hokkaido, mas todo mundo que conheço que foi, amou.
Passada a temporada, as cerejeiras se transformam em arvores normais e verdinhas, nada de especial para falar a verdade, mas a paisagem japonesa continuará bacana!
Beijos e qq coisa grita!

Avatar Cecilia disse:

O Mari! Parabéns pelo blog, estou indo para o Japão em março e você me tirou várias dúvidas!
Eu vou ficar viajando 3 meses pelo país, mas ainda não estou com o roteiro definido. Pelo que vi você viajou bastante e sabe muito, então vou tentar ser precisa no meu pedido de dica: queria saber indicações para o hanami. Me falaram muito do parque Ueno em Tókio, de Kyoto e Osaka. Tem alguma dica de parque ou cidadezinha em especial? Como estou com tempo posso me enfiar nos lugares mais inóspitos e demorados se for o mais legal!
Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Cecília, que delicia de viagem.
Estou na Índia com uma conexão bem fraca, então não consigo procurar o link para te enviar, mas aqui no blog tem um post contando os melhores lugares de Kioto e Nara para ver Sakuras. Se não achar, me avisa que eu tento procurar para você!

Abraços e boa viagem!
Mari

PS: uma dica muito legal para sua viagem é tentar assistir ao espetáculo de gueishas em Kioto, o Miyako o Dori, é ESPETACULAR e acontece na temporada do Sakura. Compre ingressos com antecedência

Avatar Talita disse:

Oi Mari!!! Parabéns pelo site!!! Ótimas dicas!!!
Iremos agora no final de março e suas dicas/roteiro tem sido muito utilizado para montar a nossa viagem.
Gostaria de saber sobre as malas. Você viajou com malas grandes? Teve algum problema para levar as bagagens no shinkansen ou trens?
Você utilizou o serviço Takyubin?

Obrigada!!!

Abraços

mari vidigal mari vidigal disse:

O Takyubin é ótimo! POde usar feliz!
Sempre viajo de malas bem pequenas, então nunca tive muito problema e nem dificuldade para despachar!

Aproveite bastante a viagem!

Avatar Paula Amorim disse:

Olá Mari, tudo bem?
Estou planejando ir para o Japão e agora que vi o roteiro estou em busca de quanto em média se gasta por lá (sem considerar as passagens), todo mundo que converso fala que é um lugar muito caro, e isso me deixou preocupada.

Beijos e parabéns pela organização do roteiro (:

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Paula,
Minha última viagem para o Japão foi há dois anos atrás, então não consigo te dar números exatos, mas algumas estimativas, pode ser?
A) Transporte: a parte cara da viagem, o Japan Rail pass (que deve ser comprado no Brasil) custa entre 300 e 600 dólares (o que é bem mais barato do que fazer viagens avulsas)
B) Entradas templos e museus: entre 5 e 15 dólares
C) Hotel barato porém decente entre 70-120 dólares (óbvio que dá para gastar MUITO mais, se vc quiser). Quem optar por hostels gasta entre 20-30 por hostels excelentes
D) Comida. Pra quem mora em São Paulo (ao menos que você queira comer carne) os preços do japão são bem ok. Em restaurantes baratos (exemplo Lamen, Curry) dá para comer por 8-10 o prato. E para restaurantes chiques, o céu é o limite.

Ajudei?

Avatar André Carreiro disse:

Bom dia Mari,
Gostei muito das dicas de viagem para o Japão e também do deu blog. Estou programando uma viagem que inclui a Tailândia, Malásia, China, Japão e Dubai. O problema é a quantidade de dias, aproximadamente 20 dias. Estou programando passar 4 a 5 dias no Japão. O que acha de conhecer Tóquio, Hiroshima, Yokohama? A viagem é em abril, você sabe me dizer se tem neve nesse mês em alguma parte do Japão que de para esquiar? obrigado.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi André,
Jura que vc visitar tantos lugares em tão pouco tempo? Cuidado para não passar mais tempo no aeroporto do que do que na viagem. (Brincadeira com fundinho de verdade).
Com 5 dias eu faria somente Tóquio e Kioto – 3 dias em Kioto e 2 em Tóquio. Hiroshima e Tóquio estão em diferentes extremos do mapa, vc vai perder 1 dia inteiro em deslocamento. Pra quem tem só 5. Acho burrada. Neve, se tiver, só em Hokkaido, o que já é uma outra viagem.

Espero ter ajudado e desculpa o tom sincero da minha resposta.
Mari

Avatar Cristina disse:

Olá Mari,
Estou planejando minha viagem ao Japão para 18 abril, por 28 dias, e lendo seu roteiro tão bem explicado, acho que vou poder me basear bastante nele. Vamos começar a viagem por Toquio, e queremos incluir Mt. Koya e ainda lá no sul a Ilha de Okinawa. O que acha? Tem mais alguma dica para nõs?
Muito obrigada,

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Cristina,
Que delicia de viagem! Estou morrendo saudades de Japão! 🙂
Não conheço nem Koya e nem Okinawa, mas ambos estão na minha lista para minha próxima ida ao Japão! Ouvi falar super bem dos dois!
Quanto as dicas, tem um montão de posts de Japão aqui no blog. Veja o que vc acha deles, e se tiver ;uma pergunta, me envie! Morei um ano no Jp e é um dos lugares que mais amo no mundo, então quando se trata de dicas, sempre fico meio perdida e nem sei por onde começar.

Bjs

Avatar Débora disse:

Olá Mari, tudo bem?
Eu e meu namorado vamos ao Japão! É um sonho que vou realizar, estou garimpando todas as suas matérias sobre o Japão, ainda estou escolhendo o roteiro e achei o seu muito interessante.Muito obrigada por dividir suas experiencias conosco, isso ajuda muito os perdidos…rs
Abraço!

mari vidigal mari vidigal disse:

Que delicia de viagem Débora!
Fico feliz em saber que o Ideias na Mala te ajudou, e se tiver mais dúvidas, é só perguntar!

Avatar Jéssica Abdalla disse:

Oi Mari;
Parabéns pelo seu blog, está nos ajudando muito em nossas pesquisas! Estamos indo pro Japão em fevereiro, passaremos 12 dias inteiros e elaboramos um roteiro a partir das suas dicas.
Como é nossa primeira vez no país não queremos deixar passar nada, então segue nosso roteiro para você dar sua opinião!

18/02 – Chegada Narita (10:00 hrs) – Tokyo
19/02 – Tokyo – Hiroshima
20/02 – Hiroshima – Kyoto
21/02 – Kyoto
22/02 – Kyoto
23/02 – Kyoto
24/02 – Kyoto – Nara – Kyoto
25/02 – Kyoto – Takayama – Shiragawa – Takayama
26/02- Takayama – Tokyo
27/02 – Tokyo – Hakone – Tokyo
28/02 – Tokyo
01/03 – Tokyo
02/03 – Tokyo
03/03 – Tokyo – Paris

Agradecemos desde já!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Jéssica,
Tudo bem?
Adorei o roteiro, minha única sugestão é em um dos dias de Tóquio fazer um bate-e-volta até Nikko.
Aproveite muito!

Avatar Jéssica Abdalla disse:

Obrigada Mari! Vamos colocar no nosso roteiro!!

Obrigado pelo fantástico roteiro (cheguei aqui através do Ricardo Freire). Tenho imensa curiosidade em conhecer especialmente Kioto, é uma viagem que ando a adiar há muito tempo e este post fez-me voltar a pensar nisso. Parabéns e obrigado.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Filipi,
Obrigada pela visita e pelos elogios. O Japão é maravilhoso e merece uma visita! Tomara que você consiga visitar logo! Abraços

Avatar Tatiane Abdiel disse:

Oi Mari!
Gostaria de te agradecer pelas dicas de roteiro do Japão! No início do ano fiz algumas perguntas e vc foi extremamente solidária em me ajudar! Muito Obrigada! Graças a vc tudo foi super tranquilo! Mil beijos!

mari vidigal mari vidigal disse:

Que ótimo Tatiane!! Obrigada por passar por aqui para contar! Fico feliz em ajudar!

Adorei a sua seleção e as fotos!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada!! ;o)

Avatar Boia Paulista disse:

Oi, Mari. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Boia – Natalie

mari vidigal mari vidigal disse:

Ebaaaa!! Super Obrigada!