Gainesville na Flórida: O que fazer, onde ficar e onde comer
Bem vindo a Gainesville na Flórida, uma cidade universitária divertida, e uma base espectacular para explorar algumas das springs da Flórida. Gainesville tem um centrinho animado com ótimas opções de bares e restaurantes, o campus da Universidade da Flórida, que está cheio de atrações interessantes, e muitas opções de passeios de bate-e-volta.
Quer mais um motivo para visitar Gainesville? Por se tratar de uma cidade universitária, os preços são bem mais convidativos que de outras cidades da Flórida. Prepare-se para comer e beber bem e barato.
O que fazer em Gainesville
Com ares universitários e uma atmosfera vibrante Gainesville, cerca de 1h40 de Orlando de carro, é um destino perfeito para explorar algumas das nascentes mais lindas da Flórida como Gilchrist Blue Springs, Ichetucknee Springs e Ginnie Springs.
Quem vem de Orlando pode ainda incluir o pitoresco Devil’s Den no roteiro. Essa caverna pré-histórica vai te receber com águas bem azuis e uma iluminação encantada.
Muita gente aposta em um bate e volta de Orlando para explorar a região, não faça isso! Além de puxado, você deixará de curtir a vibe divertida da cidade, algo que merece ser vivido.
Aí vai nossa lista do que fazer em Gainesville. Clique no link para ir direto ao ponto, ou se preferir, leia o post todo.
- Visitar o Centro da Cidade
- Ginnie Springs
- Gilchrist Blue Springs
- Universidade da Flórida
- 8 Springs em 8 milhas
- High Springs
- Devil’s Den
- Cedar Lakes Woods
- Ichetucknee Springs
- Outros passeios em Gainesville
No final do post você também encontra:
1- Centro de Gainesville
O centro de Gainesville é pequenino, recheado de grafites coloridos, faixas de pedestres, arcos-íris e o bonito relógio histórico de 1885 – um exemplar da Seth Thomas Clock Company, mesma empresa que criou o relógio da estação central de Nova York. O relógio, originalmente concebido para adornar a fachada da antiga corte, fica disposto sobre uma torre especialmente construída para ele na pracinha central.
Vale dar um giro pelas ruas da cidade, explorando os diferentes bares e restaurantes. Nós tomamos drinks no animado The Top Hub (30 N Main St, Gainesville – Reserve com antecedência) e adoramos a vibe.
Também tem o The Dime (4 E University Ave, Gainesville) que parece ser bem legal.
2- Ginnie Springs
Vibe divertida e um conjunto de 7 nascentes para lá de azuis faz de Ginnie Springs uma das nascentes mais badaladas e visitadas da Flórida. O complexo privado conta com churrasqueiras, quadras de vôlei de areia, parquinho, lanchonete e estrutura completa de camping. O camping é muito disputado e as reservas precisam ser feitas com antecedência.
As nascentes são conectadas pelo rio Santa Fe, e interligadas por um complexo de cavernas subterrâneas que os mergulhadores adoram. Para mergulhar nas cavernas é necessário uma certificação especial.
Você pode pular de nascente em nascente por terra, fazendo a trilha ou dirigindo até a entrada das piscinas naturais, ou alugar uma bóia e fazer o percurso de 1h descendo o rio. Ele possui águas escurecidas pelas raízes e uma diversidade linda de peixes e pássaros.
Na entrada das nascentes, vale notar a variação brusca da tonalidade da água que passa do marrom ao amarelo e do amarelo ao azul claro em poucos metros.
Leve seu snorkel e mergulhe nas nascentes que são lindas e bem diferentes umas das outras. Vale sem dúvida o passeio!
3- Gilchrist Blue Springs
Tida como uma das mais lindas springs da Flórida, Blue Springs, a principal nascente do Gilchrist Blue Springs state Park, impressiona com suas águas azuis-esverdeadas. A piscina natural tem uma parte mais rasa, perfeita para a criançada e uma parte mais profunda de onde brota a nascente. O visual é realmente especial.
Ao lado da piscina natural há um espaço com mesas de piquenique e uma lanchonete. A vibe é muito local e muito gostosa.
Alugue um caiaque
Nós chegamos em Gilchrist Blue Springs com o passeio de caiaque 8 springs em 8 milhas. Quem quiser remar bem menos e viver uma experiência parecida pode alugar caiaques no parque com a mesma empresa que nos levou, a Anderson Outdoor Adventures. Reserve com antecedência.
Curte caminhar?
Vale percorrer a trilha natural e descobrir as outras nascentes do parque que são 4: Little Blue Spring, Naked Spring, Kiefer Spring e Johnson Spring, todas fechadas para banho porém abertas para observação.
Chegue cedo:
O parque costuma encher nos finais de semana e assim que o estacionamento atinge sua capacidade máxima, ele é fechado.
4- Universidade da Flórida e a revoada de morcegos
Como não poderia ser diferente, um dos destaques da cidade é o campus da University of Florida (UF) que recebe cerca de 50 mil alunos por ano e fica a cerca de 3,6km do centro. Vale dar um giro pelo campus durante o dia e visitá-lo no final da tarde para conferir a revoada de morcegos.
Durante a visita, percorra o distrito histórico, destaque Century Tower, uma torre de tijolinhos que data de 1953. Foi construída para celebrar o centenário da universidade e dedicada aos alunos e ex-alunos que morreram durante as guerras mundiais. A torre tem um carrilhão comandado pelos alunos com 49 sinos que badalam aos 15 minutos de cada hora, de 8h às 20h.
Nesse vídeo dá para ver como o sino funciona: é de arrepiar!
Também vale visitar a Plaza das Americas. Um marco comemorativo aos estudos hispânicos e latino americanos que existe desde 1905 e passou por muitas modernizações, a mais recente em 2017. Repare na instalação linda no centro da praça.
Na sequência, vale dar um pulinho no estádio dos Gators, o time de futebol americano da casa. Quando não há jogos no calendário, o estádio é aberto ao público e tem um pequeno museu sobre as conquistas da UF.
Tem a oportunidade de assistir um jogo? Não pense duas vezes!
Jogos de futebol americano da Universidade da Flórida
A cultura universitária americana é uma experiência que merece ser vivida e uma das formas mais divertidas é assistir a um jogo de futebol americano. O Gators é um time bem forte que já conquistou três vezes o título nacional.
Os jogos acontecem no Steve Spurrier-Florida Field at Ben Hill Griffin Stadium (carinhosamente apelidado de “The Swamp”, o pântano). O maior estádio universitário da Flórida e um local temido pelos adversários. Graças as ampliações, o estádio foi se tornando mais alto, mas o campo se manteve muito próximo a torcida.
Isso faz com que o som da torcida, que é muito animada, permaneça dentro do estádio. E o negócio é alto, viu?! Em alguns jogos os sons chegam a 115 decibéis, o que equivale a estar a 2 metros da caixa de som em um show de rock. Imagine só a loucura!!!
A energia do jogo é incrível e você vai se impressionar ao ver a paixão da torcida – que vai muito além dos universitários e atravessa gerações. Confira se há jogos disponíveis durante sua viagem e viva essa experiência única.
UC Bat Houses
A universidade tem uma colônia com uma população estimada de 500 mil morcegos, que moram em casas construídas para eles. É a maior casa de morcego ocupada do mundo! Elas foram projetadas pela universidade com parceria especializada de apoiadores. Mas por que diabos a universidade tem uma casa de morcego?
A colônia vivia no sótão da Johnson Hall da UF, mas em 1987 teve um incêndio no prédio e os morcegos foram parar nas arquibancadas de alguns estádios da universidade. Com o tempo, os bichinhos começaram a incomodar os espectadores por conta da sua proximidade e do cheiro de urina. Foi aí que a universidade decidiu fazer uma casa para eles e transportá-los para ela.
As três espécies que vivem por lá são insetívoras e comem 2.5 bilhões de insetos por noite. Além de serem os mais importantes predadores de insetos do mundo, eles são importantes polinizadores e dispersores de sementes. O show começa ao anoitecer, logo após o pôr do sol eles saem para caçar. Tenho certeza que esse um espetáculo vai ficar gravado na sua memória por muitos anos. O legal é chegar uns 20 minutos antes do pôr do sol, em dias que a temperatura esteja maior que 19 graus.
Museus dentro da UF
O campus da University of Florida abriga dois ótimos museus, o Florida Museum, um museu de ciências naturais com um acervo super interessante e um viveiro de pássaros e borboletas muito lindo.
O Harn Museum of Art tem um acervo eclético com artefatos asiáticos, africanos, obras de ate moderna e mostras contemporâneas.
E para fechar, não deixe de visitar o elegante Baughman Center. Uma capela de vidro e madeira. Uma intrigante miniatura das catedrais medievais de frente para um lago. É bem bonito.
5- 8 Springs em 8 milhas
Tem muito pique para remar? Adora água? Esse passeio é a forma mais linda de conhecer as springs de Gainesville, mas é bem puxado remar 13 km. Eu realmente só recomendo para quem tem pique e disponibilidade para fazer o passeio sem pressa.
O passeio começa e termina no Santa Fé River Park. Um transfer nos levou ao ponto de início, próximo a Lilly Spring, e de lá fomos descendo o rio e passando pelas seguintes nascentes: Mermaid, Rum Island, Gilchrist Blue, Devil’s Ear, Ginnie, July, e Dogwood.
Nós tínhamos cerca de 4h para fazer o passeio, então tivemos que correr um pouco e acabamos pulando algumas nascentes, mas paramos em Rum Island (que é linda e impactante), em Gilchrist Blue e em boa parte das nascentes do complexo de Ginnie Springs.
Quem organiza os passeios é a Anderson Outdoor Adventures que também oferece opções com percursos mais curtos, começando pelo Gilchrist Blue Springs, o que torna o percurso de remo bem mais curto.
Para quem tiver pique: o passeio é lindo e a oportunidade de descer o rio passando por tantas nascentes cristalinas é uma baita experiência. É cansativo? Super, mas eu faria novamente.
Vá preparado:
Leve uma mochila impermeável com toalha seca, chapéu, protetor solar, repelente, bastante água e um belo piquenique. O passeio é longo e você não quer ficar com fome no meio do caminho.
6- High Springs
Entre uma spring e outra, vale parar no centrinho de High Springs. Uma cidade pequenina com vários bons restaurantes e alguns cantinhos bem legais para fotografar. Meu preferido é o mural “Gateway to the Springs” ,que é gigantesco e traduz bem a vibe de mergulhar no mundo azul das nascentes da Flórida.
Para comer tenho duas boas dicas, o vegetariano Bambi’s (18592 High Springs Main St, High Springs) uma pedida rápida e sem frescuras. E o divertido Pink Flamingo Diner (19726 US-441 – High Springs, FL), que tem um ambiente bem legal e um excelente serviço.
Fomos em um grupo grande então provamos e aprovamos boa parte do menu da casa. Destaque para o prato vegano de cogumelos,e para o cheesecake frito.
7- Devil’s Den
Tem cenote na Flórida e é espetacular. O Devil’s Den (site oficial – Endereço: 5390 NE 180th Ave, Williston) é uma caverna pré-histórica preenchida por águas bem azuis.
No centro da caverna há uma fenda parcialmente preenchida por folhas, por onde entra a luz solar e os baixos de luz que deixam a caverna tão especial. O lugar é lindo e a experiência de nadar ou mergulhar na caverna é única.
A caverna funciona como uma escola de mergulho. Mergulhadores certificados têm preferência e não precisam de reservas. Para quem vai fazer snorkel há algumas regrinhas.
Para fazer snorkel:
- Reservas antecipadas são necessárias.
- Crianças a partir de 8 anos são bem vindas, desde que saibam nadar bem e sem bóia. É fundo.
- Nós levamos equipamento, mas é possível alugar tudo lá.
- Não é permitido entrar apenas para olhar, você precisa mergulhar ou fazer snorkel.
Saindo da caverna, dê um giro pelo parque e visite o lago de águas esverdeadas (não pode nadar, é sujo), que foi construído para funcionar como piscina de mergulho, mas que nunca teve sua construção aprovada pelo governo e acabou virando lagoa para patos. O passeio rende boas fotos.
8- Cedar Woods & Gardens
Curte jardins? Vale visitar o Cedar Woods & Gardens (4990 NE 180th Ave, Williston, FL) que fica coladinho ao Devil’s Den. Trata-se se um jardim botânico construído sob uma antiga pedreira, um visual bem diferente de tudo o que você já viu na Flórida.
O jardim tem algumas estufas pequeninas com cactos, orquídeas e plantas ornamentais além de um grande lago com águas salpicadas por vitórias régias e tracejado por pontes fotogênicas. Ao redor do lago há dezenas de ciprestes e duas cachoeiras artificiais. Um espaço 100% planejado e indiscutivelmente bonito.
A visita dura em torno de 2h. Inclui mirantes caprichados e muitos lugares para fotografar. Se você curte jardins botânicos tanto quanto eu, vai adorar a parada.
Dica para comer na região
Ivy House Restaurant (106 NW Main St, Williston, FL) um restaurante charmoso em um casarão histórico. É uma ótima pedida. Comida frita com toque sulista é o forte da casa e para beber recomendo o chá com framboesas.
9- Ichetucknee Springs
Mais uma spring espetacular pra conta!
O Ichetuckee Springs State Park (cerca de 1h ao norte de Gainesville) é conhecido pelo tubing, ou seja, descer as águas preguiçosas do rio sem pressa. Um passeio lindo e que dura cerca de 1h30.
Outra opção e a minha preferida é explorar as águas do parque de caiaque. Dessa forma você pode conhecer o pedaço mais lindo do rio (fechado para o tubing). além de duas nascentes cristalinas maravilhosas. O passeio de caiaque também dura 1h30, mas vale reservar umas 3/4h para curtir as piscinas naturais sem pressa.
Destaques do Ichetucknee State Park:
- Head Springs: A principal nascente do parque é linda e 100% acessível. Há uma área mais rasa, ideal para os pequenos, e áreas mais profundas.
- Blue Hole Springs: Para chegar à nascente você precisa percorrer uma passarela de madeira e cerca de 800m. A boa notícia é que o visual é lindíssimo. A Blue Hole Springs é profunda e tem um pouco de correnteza devido a força das águas, mas é uma delícia nadar.
- Programa de Jr. Ranger: Uma oportunidade bem legal e grátis para quem viaja com crianças e quer aprender mais sobre a fauna e flora do parque. Basta passar no centro de visitantes e pedir para participar. No final, os pequenos recebem um distintivo do parque.
Veja preços dos passeios de caiaque e tubing.
10 – Outros passeios em Gainesville
E como 3 dias foi pouco tempo para conhecer tudo o que queríamos em Gainesville e região, deixo aqui alguns lugares que não conseguimos visitar.
- Kanapaha Botanical Gardens: um passeio que estou namorando há alguns anos. Esse jardim botânico lindo tem vitórias régias gigantescas e um jardim japonês fofo.
- Devil’s Millhopper: Uma formação geológica interessante com um mini floresta que leva a um buraco coberto por água. Fósseis encontrados no local ajudaram os pesquisadores a entender a história natural do estado. Há uma trilha de meia milha para visualizar a formação e tours guiados gratuitos.
- O’leno State Park: Conhecido por sua ponte em suspensão vistosa, o O’leno state Park estava na nosso roteiro mas uma chuva intensa impediu nossa visita. O parque abriga um fenômeno “curioso”. O rio Santa Fé cruza o parque até que desaparece em uma cavidade subterrânea e volta a brotar 4,8 km adiante. Além de atravessar a ponte linda, há uma área para nadar no rio.
- Micanopy: Uma cidade pequenina, bem charmosa e recheada de lojinhas de antiguidade. Sabe aquele passeio despretensioso para o final da tarde?
Onde ficar em Gainesville
Gainesville tem opções bem interessantes de pousadinhas, algumas opções legais de bed & breakfast e poucos hotéis. Aqui vão nossas dicas de onde ficar em Gainesville, privilegiando lugares próximos aos centrinho
Pousadas e hotéis com bom Custo-benefício (120-200 dólares):
- Sweetwater Branch Inn (bed and breakfast)
- Staybridge Suites – Gainesville I-75, an IHG Hotel (6.9 km do centro, mas uma bela opção)
Opções econômicas (75-120 dólares):
- Comfort Suites Gainesville Near University (próximo a universidade)
- Hampton Inn & Suites Gainesville Downtown (coladinho no centro),
- GatorTown Inn (próximo a universidade)
Camping & Motorhome em Gainesville
Inclua Gainesville na sua viagem de motorhome pela Flórida, o destino tem uma estrutura de campings excelente.
Quem planeja a viagem com antecedência pode dormir em Ichetucknee, Gilchrist Blue e Ginnie Springs e ter o privilégio de aproveitar o parque antes de abrir para os turistas.
Outra opção bem legal e dentro da cidade, o Santa Fé RV Resort. O camping tem uma estrutura completa com hookups, e área de lazer com piscina e churrasqueira. Os banheiros tão novinhos que fiz questão de provar (e aprovar) o chuveiro. As vagas são espaçosas, 100% planas e pull thru (ou seja, você entra sem precisar fazer baliza).
Quer uma inspiração de roteiro? Veja o post viagem de motorhome pela Flórida que inclui nosso roteiro de 9 dias de motorhome na Flórida com paradas em Gainesville, Forgotten Coast (anote esse nome!) e Panama City Beach
Seguro viagem para a Flórida
Leitores do Ideias na Mala já sabem que eu SEMPRE recomendo adquirir um seguro viagem. Mesmo não sendo obrigatório para quem viaja para os Estados Unidos, é ele que vai garantir a resolução de qualquer eventualidade médica ou em caso de bagagens extraviadas ou voos cancelados. Evite economizar nesse item.
Para isso, indico um que tenha boa cobertura e cubra todas as despesas no ato. Com o real tão desvalorizado, tenho certeza que você não vai querer desembolsar uma grana não programada em dólares e depois correr atrás de reembolso.
Eu sempre uso e recomendo o seguro viagem da Seguros Promo. Uma empresa brasileira séria que faz a comparação de preços entre os melhores seguros do mercado.
E tem mais, para pagar ainda menos insira o cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar até 10% de desconto. Faça sua cotação aqui!
Chip de celular
Que ninguém fica mais desconectado você já sabe. Mas sabia que é possível comprar o chip de telefone dos Estados Unidos ainda no Brasil e economizar dinheiro?
O chip de telefone da O Meu Chip pega super bem nos Estados Unidos e o preço sai mais em conta que comprar no próprio país. Garanta logo e seu e fique conectado já saindo do avião. Compre aqui!
E aí, curtiu nossas dicas do que fazer em Gainesville na Flórida? Deixe aqui sua dúvida ou comentário!
Esse conteúdo é uma parceria com o Visit Florida
Veja também:
Leia também:
- Tudo para sua viagem de Motorhome na Flórida: Dicas completas + Roteiro
- Roteiro Flórida: Dicas para 7, 10, 15 ou 20 dias de viagem
- Apalachicola na Flórida: O que fazer na cidade das ostras
- 15 Parques Naturais na Flórida: Dicas para visitar os parques mais lindos do estado
- Forgotten Coast na Flórida: St. George Island, Apalachicola, St. Marks e mais
- O que fazer em Winter Park na Flórida: 10 dicas para sua viagem
Costa Oeste da Flórida
- Clearwater: Praias badaladas e gastronomia incrível
- Anna Maria Island: Descubra um paraíso na Flórida
- Captiva Island: Descubra um destino incrível
- Sarasota: Praias lindas e estrutura de cidade de verdade
- Costa Oeste da Flórida: Dicas para montar seu roteiro
Flórida Springs
- O que fazer em Crystal River: Manatis, Piscinas Naturais e mais
- Springs da Flórida: Um guia para as fontes de águas cristalinas do estado
- DeLand: Centrinho descolado e Springs lindas
- Ocala: Nascentes Cristalinas, Tirolesa e mais