Viagem a Espanha: Tudo o Que Você Precisa Saber Antes de Viajar
Para você, o que vem à mente quando pensa em uma viagem a Espanha? Tapas deliciosas, vinhos incríveis, os icônicos artistas como Pablo Picasso e Salvador Dalí, ou quem sabe cidades fascinantes como Madri e Barcelona? Pois saiba que nesse país você encontra tudo isso e muito mais! E é exatamente isso que vamos explorar neste guia da Espanha.
Localizada na Península Ibérica, a Espanha é o quarto maior país da Europa – mas comparado ao Brasil, ainda é pequeno. Esse destino é famoso por suas praias deslumbrantes, como as de Ibiza, que todo mundo já ouviu falar. A Espanha é banhada tanto pelo oceano Atlântico quanto pelo mar Mediterrâneo, oferecendo um litoral de tirar o fôlego.
Uma boa notícia: brasileiros não precisam de visto para viajar à Espanha. Ele é emitido na imigração assim que você chega ao aeroporto. No final deste post, explicamos melhor como isso funciona.
Neste guia da Espanha, você vai encontrar dicas para planejar sua viagem dos sonhos, explorando destinos além de Madri e Barcelona, e até sugestões de hospedagem. Vamos lá?
Roteiro na Espanha
Para facilitar a sua vida, montamos um Roteiro de 10 dias na Espanha. Nele, incluímos dois roteiros diferentes que podem ser feitos em dez dias cada. São eles:
1) Madri e sul da Espanha:
- 3 dias em Madri
- 1 dia em Toledo (bate e volta)
- 1 dia em Segóvia (bate e volta)
- 1 dia em Córdoba
- 2 dias em Granada
- 2 dias em Sevilha
2) Madri, Salamanca e Barcelona:
- 3 dias em Madrid
- 1 dia em Toledo (bate e volta)
- 2 dias em Salamanca
- 4 dias em Barcelona
Na Espanha é possível viajar de trem entre diversas cidades e você pode, inclusive, comprar um passe que dá direito a dez viagens, para diferentes destinos. Apesar da praticidade, esse ticket não é barato: ele custa cerca de 700 euros, podendo variar de acordo com a classe do trem escolhida. No site da Renfe você consegue ter mais informações.
Também existe a opção de fazer os roteiros de ônibus, mas não recomendamos — de trem é mais rápido e mais prático.
Principais destinos da Espanha para visitar
Há muitos destinos interessantes para conhecer na Espanha, indo dos mais badalados, como Barcelona e Ibiza, passando por cidades menores, mas que guardam verdadeiros tesouros históricos, artísticos e arquitetônicos, como Ávila, que possui a muralha medieval mais bem preservada da Europa.
Barcelona
Barcelona é uma das cidades mais vibrantes da Europa, conhecida por sua mistura única de cultura, arte e arquitetura deslumbrante. Localizada na região da Catalunha, à beira do Mar Mediterrâneo, a cidade é famosa por suas obras de arte modernistas, especialmente as criações de Antoni Gaudí, como a Sagrada Família e o Parque Güell. Além disso, Barcelona encanta por suas ruas movimentadas, como Las Ramblas, onde turistas e moradores locais convivem em um cenário repleto de energia.
Mas Barcelona não se resume apenas à arquitetura e arte. A cidade oferece também belas praias, uma cena gastronômica rica, com os famosos bares de tapas, e um clima agradável durante grande parte do ano. Seja para quem busca história, entretenimento ou relaxamento, Barcelona consegue combinar todas essas experiências em um único destino.
Em nosso post O que fazer em Barcelona damos todas as dicas para você visitar a cidade catalã, incluindo sugestões de hotéis em Barcelona. Mas já vamos adiantar alguns highlights por aqui.
Onde ficar em Barcelona
O ideal é escolher uma hospedagem que esteja próxima do metrô. Isso vai facilitar muito a sua vida por lá. O bairro planejado Eixample é um dos melhores para se hospedar. Outra boa opção é a Ciutat Vella, que engloba o Bairro Gótico e Las Ramblas.
Em todas essas regiões você encontrará hotéis de todos os estilos e para todos os bolsos, incluindo hostels, apartamentos de temporada e acomodações do tipo bed and breakfast.
Hotel | Bairro | Avaliação | Link |
---|---|---|---|
El Palace Barcelona | Eixample | 9,3 | Ver preço |
Grand Hotel Central | Ciutat Vella | 8,8 | Ver preço |
Royal Passeig de Gracia | Eixample | 8,6 | Ver preço |
Barcelona Catedral | Centro histórico | 8,6 | Ver preço |
Ronda House | Bairro Gótico | 8,5 | Ver preço |
Hostal Fernando | Ciutat Vella | 8,3 | Ver preço |
No post “O que fazer em Barcelona” você encontra mais dicas de hospedagem e outras indicações de hotéis.
Ingressos que precisam ser comprados com antecedência
Se você não quiser perder um tempão em uma fila, se adiante e compre os ingressos para essas atrações com antecedência (já estamos incluindo o link para comprar as entradas de cada uma delas):
- Sagrada Família: essa é uma atração que não tem como deixar fora do seu roteiro. E justamente por isso, você corre o risco de enfrentar filas gigantescas se não comprar o ingresso antecipadamente. Esse bilhete da Get Your Guide dá direito a um áudio guia com opção em português.
- Parque Güell: esse é um dos principais trabalhos de Gaudí em Barcelona. Com esse ingresso você já escolhe o horário de sua visita.
- Casa Milà (La Pedrera): esse é outro projeto de Gaudí que precisa entrar no seu roteiro. O ingresso da Civitatis inclui um áudio guia em português.
- Casa Batlló: outro projeto interessante de Gaudí. Na Get Your Guide há opção de ingresso com entrada prioritária. Todos incluem áudio guia em português.
- Museu Nacional de Arte da Catalunha: lá você verá obras de artistas como Casas, Ticiano e Velásquez.
- Museu Picasso: esse ingresso antecipado dá direito a visita guiada e entrada prioritária.
O que fazer em Barcelona
Barcelona tem muita coisa legal para visitar. Desde a super famosa Sagrada Família, até mesmo assistir uma partida do famoso time de futebol Barcelona. Listamos aqui algumas atrações que você não pode perder:
- Sagrada Família: provavelmente a atração mais famosa de Barcelona, a Sagrada Família é uma catedral projetada por Antoni Gaudí. Ela começou a ser construída em 1882 e as obras continuam até hoje, seguindo o projeto do famoso arquiteto. Se quiser visitá-la de uma forma diferente, indicamos o tour privado da Civitatis, que inclui ingresso + guia em português.
- Casa Milà ou La Pedrera: essa foi a última construção civil projetada por Gaudí. É Patrimônio Mundial da Unesco desde 1984 e vale muito a visita. Não se esqueça de comprar o ingresso antecipadamente.
- Casa Batlló: essa construção vai deixar os amantes da arquitetura de boca aberta. Ela foi reformada por Antoni Gaudí entre 1904 e 1907. Compre o ingresso antecipadamente.
- Passeig da Gràcia: mais um passeio que vai agradar os amantes da arquitetura. O Passeig da Gràcia é uma avenida com diversas construções diferentonas, que hoje funcionam como lojas.
- Parc Güell: foi a residência de Gaudí em 1906. Percorra o espaço e admire as belas construções. E não se esqueça de comprar o ingresso com antecedência para não mofar na fila gigantesca.
- Mercado St Josep (La Boqueria): é um dos principais mercados de Barcelona. Lá você vai encontrar frutas, queijos, embutidos, temperos, peixes, carnes e muito mais.
- Palau Güell: mais uma casa de Gaudí. Ela fica bem pertinho do La Boqueria e foi um dos primeiros projetos do arquiteto. Veja nosso post de Como é visitar o Palau Güel.
- Museu Picasso: este museu tem uma das maiores coleções de obras de Pablo Picasso, são mais de 4 mil itens. Essa é outra atração que deve ser comprada com antecedência.
- Museu Nacional de Arte da Catalunha: abriga a melhor coleção de obras românticas do mundo. Compre o ingresso antecipadamente.
- Barceloneta: é neste bairro que fica a famosa praia La Barceloneta, a maior da cidade e a mais procurada pelos turistas.
- Camp Nou: este é o estádio do Barcelona, que, infelizmente, está em obras no momento. Os jogos do time estão sendo realizados no Estádio Olímpico Lluís Companys. Compre seu ingresso com antecedência.
- Casa Vicens: mais um projeto de Gaudí. Ela foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Também dá para comprar o ingresso antecipadamente.
- Montjuïc: essa região reúne uma série de atrativos, como a fundação Joan Miró, o Palácio Nacional (sede do Museu Nacional de Arte da Catalunha) e um antigo castelo medieval. Veja nossas Dicas para visitar Montjuïc
- Bairro Gótico: é muito interessante para quem gosta de arquitetura antiga. Lá você encontrará atrativos como a Catedral de la Santa Creu i Santa Eulàlia, mais conhecida como Catedral de Barcelona. Há quem aproveite para ir até a Fonte das Canaletas (endereço: La Rambla, 133) e beber um gole de sua água. Dizem que quem fizer isso voltará à Barcelona.
Tem muito mais para ver em Barcelona. Por isso, acesse nosso post O que fazer em Barcelona com todas as dicas e atrações para planejar uma viagem à Barcelona incrível!
Costa Brava
Partindo de Barcelona, você pode aproveitar para conhecer a Costa Brava, um trecho de cerca de 200 quilômetros localizado no nordeste da Espanha, na Catalunha. Lá você irá encontrar as belas águas do Mediterrâneo, penhascos e história, que remonta ao Império Romano.
Lloret de Mar é o maior e mais popular destino de praia da Costa Brava. Seu principal atrativo são suas cinco praias — duas delas têm uma atmosfera mais urbana. Além disso, você pode aproveitar para visitar seus castelos.
Localizada a pouco mais de uma hora de Barcelona, Girona é famosa por suas construções antigas e por ter sido cenário da sexta temporada de Game of Thrones. Você pode, inclusive, fazer um tour pelas locações da série.
Figueres é a terra do Teatro Museu Dalí, um museu que homenageia Salvador Dalí. Aliás, o local foi projetado pelo próprio artista, então espere ver muita coisa surrealista. No post O Teatro Museu Dalí em Figueres detalhamos como é essa atração.
Já no post Dalí e seus incríveis museus na Catalunha você conhecerá mais sobre os museus do artista nessa região da Espanha.
Outra opção de bate e volta a partir de Barcelona é Besalú, um vilarejo medieval todo construído em pedra. Veja tudo sobre esse destino no post Catalunha: um passeio por Besalú. Já na medieval Púbol você encontra o Castelo Gala Dalí, que foi todo reformado por Salvador Dalí como presente para sua esposa — essa atração está aberta à visitação.
Quer mais detalhes sobre esses destinos e saber o que mais você pode fazer na Costa Brava? Então acesse nosso post Os segredos da Costa Brava.
Madri
Madri é uma cidade vibrante que combina tradição e modernidade em perfeita harmonia. Sendo a capital da Espanha, oferece uma rica mistura de agitação urbana e momentos de calmaria em seus inúmeros parques e praças.
Ao passear por suas ruas, você será presenteado com uma vasta oferta cultural, como o famoso Museu do Prado, um dos mais importantes do mundo, que abriga obras de mestres como Velázquez e Goya. Além disso, Madri é o lar da icônica Guernica de Picasso, exposta no Museu Reina Sofia, uma obra que encapsula a força da arte na história espanhola.
Mas Madri não se resume apenas à cultura e história. A cidade também oferece uma cena gastronômica invejável, onde as tradicionais “tapas” dividem espaço com restaurantes de alta gastronomia. Da movimentada Puerta del Sol ao retiro pacífico do Parque do Retiro, Madri é um destino que agrada a todos os estilos de viajantes, com charme, diversidade e uma atmosfera acolhedora em cada esquina.
Em nosso Roteiro de Madrid reunimos tudo o que você precisa saber sobre esse destino. Mas já vamos adiantar algumas coisas por aqui.
Também aproveite para ler nosso post Madri: tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem para ter dicas adicionais sobre a cidade.
Como chegar em Madri
O principal aeroporto de Madri é o Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas (MAD), também conhecido como Barajas, que fica a 15 quilômetros do centro. Você pode utilizar o metrô, trem, ônibus, vans ou táxi para sair de lá. O tempo da viagem varia entre 20 a 60 minutos.
O Barajas tem fama de ter uma fiscalização bastante rigorosa. Por isso, tenha todos os documentos necessários com você na hora de fazer a imigração. Falaremos mais sobre isso mais abaixo, em Visto.
Veja como ir do aeroporto até o centro de Madri:
- Metrô: no próprio aeroporto, pegue o metrô até a estação Nuevos Ministerios, que fica próxima ao Estádio do Real Madri, Santiago Bernabéu. O metrô funciona das 6h à 1h30 da manhã e o bilhete custa 4.50 euros (a tarifa regular custa 2.50 euros).
- Trem: o trem é ideal para quem irá se hospedar próximo ao do Parque do Retiro, Museus do Prado e Reina Sofia. Do aeroporto você pode ir para as estações Nuevos Ministérios (como o metrô), Chamartín, Recoletos e Atocha, que é a mais central. O trem funciona das 5h30 até as 23h e o bilhete custa 2.60 euros.
- Ônibus: a linha 203 funciona 24 horas e passa em todos os terminais do aeroporto de Madri indo em direção à estação de trem Atocha, com paradas na Calle O’Donnel e na Plaza Cibeles. A viagem custa 5 euros.
- Vans (shuttle): funciona todos os dias na semana, 24 horas, mas é preciso fazer reserva com antecedência. O preço pode variar de acordo com o número de passageiros.
- Táxi: é uma boa opção para quem quer praticidade. Uma viagem ao centro dura cerca de 30 minutos, dependendo do trânsito, e custa em torno de 30 euros.
Quer mais dicas? Então leia nosso post Como ir do aeroporto de Madrid ao centro da cidade.
Onde se hospedar em Madri
O sistema de metrô em Madri é muito eficiente, então nossa dica é escolher uma hospedagem que esteja próxima de uma estação do metrô.
Algumas regiões que recomendamos para hospedagem:
- Madrid de Los Austrias: essa área é ótima para explorar a cidade a pé.
- Grand Via: é uma das principais artérias de Madri e fica bem próxima do centro antigo.
- Salamanca: é o bairro mais chique de Madri e tem várias estações de metrô.
- Chueca: é o bairro LGBTQIA+ de Madri e um dos cantinhos mais descolados da cidade. Porém, a oferta de hotéis não é muito grande, mas há apartamentos para alugar.
- Bairro das Letras: é uma extensão do centro histórico de Madri, uma região jovem repleta de bares animados e muita coisa legal para fazer.
- Passeio do Prado: é onde estão os museus Prado, Reina Sofía e Thyssen e é uma região muito bonita.
- La Latina: é o bairro mais boêmio de Madri. A região é centralizada e uma ótima pedida para quem procura algo barato e bem localizado.
- Moncloa e arredores: é uma região estudantil e com ótimas opções de hospedagem.
Hotel | Região | Avaliação | Link |
---|---|---|---|
New Point Opera | Centro | 9,0 | Ver preços |
Rosewood Villa Magna | Salamanca | 9,4 | Ver preços |
Hostal MH Fuencarral | Chuenca | 8,3 | Ver preços |
Catalonia Atocha | Bairro das Letras | 8,7 | Ver preços |
Mercure Madrid Centro | Passeio do Prado | 8,4 | Ver preços |
Motel One Madrid | Mondoa | 8,8 | Ver preços |
Em nosso post Roteiro de Madrid nós demos mais sugestões de hotéis em Madri em cada uma dessas regiões.
Tours em Madri
Antes de passarmos para as atrações imperdíveis na cidade, indicamos alguns tours para você fazer e conhecer Madri. São eles:
- Free tour por Madri: um passeio de duas horas a pé pelo centro de Madri, na qual você irá aprender sobre a história da cidade, além de algumas curiosidades. O tour é feito em espanhol.
- Free tour das mulheres ilustres de Madri: nele você irá conhecer a história de algumas das mulheres mais importantes de Madri. O tour tem duas horas e é feito em espanhol.
- City tour particular em tuk tuk: com duração entre uma e quatro horas, esse tour te levará a importantes pontos turísticos da cidade. É feito em inglês ou em espanhol.
- Tour guiado com bicicletas antigas: esse é para quem está procurando uma forma diferente de explorar a cidade. Tem duração de três horas e pode ser feito em inglês, espanhol ou francês.
O que fazer em Madri
Essas são algumas atrações interessantes para você visitar em Madri:
- Puerta Del Sol: é o centro de Madri. Lá você encontra atrações como El Oso y el Madroño (uma estátua de um urso que é o mascote da cidade), o marco zero espanhol e a prefeitura.
- Monasterio das Descalzas Reales: é um dos mosteiros mais antigos e tradicionais da Espanha. Só é possível ser visitado em tours guiados. O ingresso com o tour custa 8 euros (tarifa inteira) e pode ser reservado online.
- Plaza Mayor: é uma das praças mais lindas da Europa, repleta de edifícios históricos, incluindo a imponente Casa da Panaderia, e restaurantes.
- Palácio Real de Madri: construído entre 1738 e 1755, esse é o maior palácio da Europa e uma das residências oficiais do rei da Espanha. Vale a pena visitar e ver de pertinho como vive a monarquia.
- Catedral da Almudena: um bom local para ter uma bela vista da cidade. No local também há um museu que pode ser visitado.
- Centro antigo: além da Plaza Mayor, do mosteiro e do Palácio Real, você encontrará outras atrações interessantes no centro antigo da cidade.
- Museu do Prado: lá você encontrará obras de artistas como Goya, Velazquez, El Grego, El Bosco e Rubens.
- Parque do Retiro: é o parque mais bonito da cidade e um dos cartões-postais de Madri. Vale a pena visitar.
- Museu Reina Sofia: é um museu de arte moderna, que tem um dos melhores acervos do mundo. Para se ter uma ideia, eles possuem cerca de 20 telas de Salvador Dalí e é lá que está a famosa Guernica, de Pablo Picasso. Com tudo isso é de se esperar filas gigantescas para comprar o ingresso. Por isso, indicamos comprar o bilhete antecipadamente.
- Estádio do Real Madrid: seu nome oficial é Santiago Bernabéu e você pode conhecê-lo por dentro. A melhor forma é com um tour guiado, para acessar a área principal do campo, os bastidores e, ainda, o museu do estádio.
- Palácio de Congressos e Exposições de Madrid: fica próximo ao estádio e tem um mural de Miró em sua fachada.
Saiba mais sobre essas e outras atrações, incluindo roteiros na cidade, no post Roteiro de Madrid.
Dicas adicionais
Quer mais dicas sobre museus em Madri? Então acesse nosso post “Os melhores Museus de Madri”.
Em Madri: um dia de museu, tapas e flores você verá um roteiro para visitar museus e ainda comer tapas. Olha só que delícia!
Bate e volta a partir de Madri
Estando hospedado em Madri você consegue fazer bate e voltas interessantes na região. No post Bate e volta saindo de Madrid explicamos direitinho como visitar Segóvia, Ávila, Toledo, El Escorial e Salamanca a partir de Madri.
Segóvia
Segóvia já foi cidade militar, centro têxtil e até morada para a realeza espanhola em 1805. A cidade é muito charmosa e seu aqueduto, que tem mais de 2 mil anos, é uma das construções romanas mais bem conservadas da Europa.
Segóvia é bem fácil de ser explorada e, além de admirar sua arquitetura, você pode aproveitar seus ótimos restaurantes.
Outro passeio imperdível é o castelo, ou Alcazar Real de Segóvia. Essa construção, que é linda por sinal, já serviu de palácio real, prisão, colégio real e academia militar.
Quer saber mais sobre Segóvia? Então leia nosso post Roteiro de 1 dia em Segóvia.
Ávila
Ávila fica a 110 quilômetros de Madri e você pode chegar lá de trem ou de ônibus. A cidade é famosa por ter a muralha medieval mais bem preservada da Europa e o mais interessante é que é possível acessar o alto da muralha por escadas, e caminhar por ela.
Outro atrativo interessante é a Catedral de Ávila. Feita de pedras e grudada na muralha, seu interior é muito bonito e decorado de forma delicada. Ao lado da catedral há antigos palácios que foram convertidos em galerias de arte e centro de informações aos turistas.
Leia nosso post O que fazer em Ávila para planejar sua viagem ao destino.
Toledo
Toledo, localizada próxima a Madri, é um verdadeiro tesouro histórico e cultural da Espanha. A cidade é famosa por sua rica herança religiosa e arquitetônica, com monumentos que revelam as influências cristãs, judaicas e muçulmanas ao longo dos séculos. No centro histórico, encontra-se a mesquita de Cristo de la Luz, que foi convertida em igreja após a reconquista cristã, além de sinagogas e diversas igrejas católicas, como a impressionante Catedral de Toledo e o mosteiro de São João dos Reis, construído pelos Reis Católicos.
Toledo também é associada ao renomado artista El Greco, que embora tenha nascido na Grécia, desenvolveu grande parte de sua carreira na cidade e deixou um legado profundo na arte espanhola. Suas obras podem ser apreciadas em diversos pontos da cidade, especialmente na igreja de Santo Tomé, onde está a famosa pintura O Enterro do Conde de Orgaz. Toledo é, sem dúvida, um lugar onde história, arte e religião se entrelaçam de maneira única.
Como chegar à Toledo
- Carro: você pode alugar um carro e até mesmo continuar sua viagem rumo ao sul. Alugando na Rentcars você paga em real e pode parcelar em até 12 vezes sem juros.
- Trem: pegue o trem na estação Atocha, em Madri, e desembarque em Toledo. A viagem dura 40 minutos.
- Ônibus: é a forma mais barata de chegar a Toledo e a viagem dura cerca de uma hora.
- Excursão: você pode contratar uma excursão que te leva de ônibus até Toledo e que inclui tour guiado pelos principais pontos turísticos da cidade. A Get Your Guide oferece essa opção.
Quer um roteiro bem completo? Leia nosso post Roteiro de 1 dia em Toledo.
Ibiza
Ibiza é realmente um paraíso mediterrâneo para quem busca belas paisagens e diversão. Com suas praias de águas cristalinas, enseadas escondidas e uma vida noturna vibrante, a ilha atrai turistas do mundo inteiro. Além das famosas festas em barcos, onde você pode dançar ao som de DJs internacionais enquanto navega pelas águas turquesas.
Para os mais aventureiros, as excursões de jipe são uma ótima opção, permitindo descobrir as áreas mais remotas e autênticas da ilha. Se preferir algo mais relaxante, os passeios de barco são ideais para conhecer as enseadas e ilhas vizinhas, com direito a nadar em águas tranquilas e apreciar o pôr do sol inesquecível de Ibiza. Caminhadas também são uma ótima maneira de explorar trilhas e áreas naturais, oferecendo vistas espetaculares do Mediterrâneo.
O que fazer em Ibiza
- Cala d’Hort: onde está a bonita reserva natural de Es Vedrà.
- Es Caló d’es Moro: um dos entardeceres mais populares em Ibiza.
- Ses Variades: repleto de bares e locais animados para curtir a noite.
- Benirrás: lá você encontrará uma série de festas aos domingos.
- Llentía: onde está localizado o chamado “stonehenge de Ibiza”.
Para sair do aeroporto de Ibiza até o seu hotel, você pode pegar um táxi ou o ônibus (a tarifa custa 3.60 euros).
Maiorca
Assim como Ibiza, Maiorca forma as chamadas Ilhas Baleares. Essa ilha tem praias bastante disputadas, como a Praia de Formentor, a Praia de S’Arenal e Es Trenc. Não importa qual você escolha, todas vão oferecer uma belíssima paisagem.
E engana-se quem pensa que em Maiorca só tem praias. Elas são lindas e devem ser visitadas, mas esse destino também conta com joias como edifícios projetados por Gaudí na bela cidade de Sóller. Já em Alcúdia você encontrará ruínas da antiga cidade romana de Pollentia, que data de 70 a.C.
Também vale visitar a Catedral de Palma de Maiorca, uma das maiores catedrais góticas da Europa. No século XX, ela ganhou anexos projetados por Gaudí e obras do artista Miquel Barceló na Capela do Santíssimo. É possível comprar o ingresso antecipadamente para visitar o local e evitar filas.
Outra atração interessante é a Caverna de Hams, que se formou a partir de um rio subterrâneo que desembocava no mar. É possível fazer um passeio e caminhar dentro da caverna. Aproveite e faça um passeio de barco de cinco horas pelo sul de Maiorca. Há paradas para nadar e mergulhar com snorkel e ainda inclui um churrasco a bordo.
Você pode chegar a Maiorca de barco ou avião. Uma dica: se possível, não visite esse destino no verão europeu (principalmente agosto) ou você terá que enfrentar uma verdadeira multidão de turistas.
Valência
Terceira maior cidade da Espanha, com pouco mais de 700 mil habitantes, Valência é banhada pelo Mar Mediterrâneo e mistura elementos modernos e históricos. Foi lá que surgiu a paella, provavelmente o prato espanhol mais conhecido no mundo, então é praticamente uma obrigação prová-la direto da fonte!
As tradições também estão presentes em Valência. Todo dia 15 de março é celebrada a queima das figuras de Las Fallas. E o que são essas figuras? Ao longo do ano, artistas criam figuras gigantes de papelão e madeira, conhecidas como ninots, e que têm temas satíricos. Elas são exibidas na cidade e, posteriormente, todas serão queimadas. Essa festa é uma homenagem a São José.
Você pode conhecer os principais pontos turísticos de Valência caminhando. Na Praça da Rainha está a catedral, na qual é recomendado subir os 207 degraus da torre do Miguelete para ter uma bela vista da cidade. Também no centro você encontra a Lonja de Seda, edifício que foi declarado Patrimônio Mundial, e o mercado central, que é o maior mercado de produtos frescos da Europa.
Um dos cartões-postais de Valência é a moderna Cidade das Artes e das Ciências. Lá você encontra um museu de ciência, cinema IMAX, um mirante, um teatro e o maior aquário da Europa, com mais de 650 espécies.
E não podemos deixar de mencionar as várias praias de Valência. Tem para todos os gostos, das urbanas às mais selvagens. A Malvarrosa, por exemplo, é bastante popular e tem águas calmas. Também bastante frequentada, a Patacona está na cidade e tem uma boa estrutura para os turistas. Se você procura sossego, então vá à Praia de Recatì-Perellonet, igualmente bonita, mas com menos pessoas.
Sevilha
Capital da região de Andalucia, Sevilha respira a tradição espanhola, com bons lugares para apreciar o flamenco e provar comidas típicas, como o adobo, que são pedaços de peixe marinados, empanados e fritos. Para quem gosta de combinar jantar + espetáculo, uma boa pedida é assistir uma zarzuela, que é uma espécie de ópera cômica e pode ser apreciada em diversos teatros da cidade.
Sevilha abriga atrações interessantes, como a Catedral de Sevilha, que foi construída no local onde ficava a Grande Mesquita até o século XII. Da mesquita sobrou apenas o minarete, a torre da mesquita na qual são anunciadas as chamadas diárias de orações para os mulçumanos, e que foi convertida e renomeada como La Giralda, local que abriga o campanário. Uma curiosidade: os restos mortais de Cristóvão Colombo encontram-se na catedral.
Outro passeio legal é visitar o Real Alcázar de Sevilha, um conjunto de palácios que já serviu, inclusive, como palco para o casamento de Carlos V e Isabel de Portugal e morada real no século XIV. O local foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1987. É possível comprar o ingresso antecipadamente e reservar o horário da visita. Vai por mim, compre com antecedência!
Aproveite para descansar e admirar a Praça da Espanha. Ela foi construída em 1929 para a Exposição Ibero-Americana e exibe duas torres e bancos de cerâmica que representam cada província do país.
Granada
Essa cidade pertencente à região de Andalucia tem uma grande herança árabe. Ela foi a última cidade espanhola a ser reconquistada pelos católicos após a expulsão definitiva dos mulçumanos desse território em 1492.
Essa herança pode ser sentida na cidade até hoje. Um dos atrativos de Granada é a Alhambra, um conjunto de construções que já foi o maior centro político e aristocrático do ocidente muçulmano. Nesse complexo você encontra, entre outros, o palácio da Alhambra, que foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, além de belos jardins.
Também foram tombados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco o bairro Albaicín, e o Generalife, que na época do domínio árabe serviu como residência de campo do sultão. Esse atrativo está aberto à visitação.
Uma sugestão de passeio é o tour guiado pela Alhambra e pelo Generalife. Com duração de três horas, ele inclui um guia em inglês que irá contar a história dos dois locais.
Cordoba
Outro destino interessante para visitar na região de Andalucia é Cordoba. No passado, essa cidade foi parte do Império Romano e esteve em domínio islâmico. Atualmente, uma de suas principais atrações é La Mezquita, que foi construída em 784 d.C. e que, posteriormente, foi convertida à igreja católica. Compre seu ingresso sem filas para visitar o local.
É também no centro histórico que está o Alcácer dos Reis Cristãos, uma construção que já teve muitos propósitos: foi residência real cristã, sede do Tribunal do Santo Ofício, prisão civil e prisão militar. O local foi considerado Monumento Histórico em 1931.
No Bairro Judeu você encontra a sinagoga de Cordoba, uma construção que também vale uma visita. Faça um tour guiado que engloba a mesquita, o alcácer e a sinagoga e você consegue reservá-lo online.
País Basco
O País Basco, apesar do nome, é uma região autônoma no norte da Espanha, e não um país independente. Sua cultura única, idioma próprio (o euskera) e forte identidade a tornam uma das regiões mais fascinantes da Europa. As principais cidades são Bilbao, conhecida por sua arquitetura moderna e o icônico Museu Guggenheim, San Sebastián, famosa por suas praias e sua cena gastronômica de renome mundial, e Vitoria-Gasteiz, a capital verde da comunidade.
A culinária basca é outro destaque, e os pintxos, pequenas porções semelhantes às tapas, são imperdíveis. Servidos em bares e restaurantes, essas delícias gastronômicas combinam sabores tradicionais com toques de modernidade. Uma parada em um bar de pintxos é essencial para quem quer viver a verdadeira experiência do País Basco.
Em Bilbau você encontra um dos museus mais visitados da Espanha, o Guggenheim Bilbao. O local exibe, principalmente, obras do século XX. A única exposição permanente é The Matter of Time, uma série de esculturas em aço desenhadas por Richard Serra.
Também conhecida como Donostia, San Sebastián fica na costa e tem uma paisagem que mescla montanhas e o mar. Vale a pena visitar suas belas praias, como a Ondarreta, que abriga o Palácio de Miramar, que foi residência de verão da Rainha D. Maria Cristina no século XIX.
Já a capital do País Basco, Vitoria-Gasteiz possui um interessante centro que data da época medieval, mas que se mescla com palácios renascentistas e igrejas neoclássicas. Por lá você pode visitar a igreja de San Miguel, que guarda a imagem da Virgem Branca, padroeira da cidade.
Caminho de Santiago
O caminho de Santiago compreende uma série de rotas para peregrinação católica. Todas elas têm um objetivo comum: chegar a Santiago de Compostela, na Espanha. O caminho francês, que tem início no sul da França, é a mais tradicional e leva 30 dias para ser completada.
Para valer como peregrinação, você precisa fazer o caminho a pé, de bicicleta ou a cavalo e percorrer no mínimo 100 quilômetros (a pé) ou 200 quilômetros (bicicleta ou cavalo). Chegando em Santiago os peregrinos são recebidos com uma missa na Catedral.
É claro que você não irá andar 100 quilômetros de uma vez, então, durante o trajeto, há uma série de albergues que foram construídos especialmente para receber os peregrinos. A hospedagem nesses locais é bem barata, por isso não espere muito conforto e quartos individuais — provavelmente você dormirá em uma acomodação coletiva.
Uma dica: leve o mínimo de bagagem possível. O recomendável é que ela tenha no máximo cinco quilos. No post O caminho de Santiago damos outras dicas para você se preparar para fazer a peregrinação.
Nossa editora, a Mari, fez o caminho e contou todos os detalhes em textos bem pessoais de como foi a experiência. Não deixe de ler para entender como é a peregrinação:
- Caminho de Santiago: trem Madri – Sarria (Parte 0)
- Caminho de Santiago: Sarria – Porto Marin (Parte 1)
- O caminho de Santiago: Porto Marin – Palas de Rei (parte 2)
- O Caminho de Santiago: Palas de Rei – Arzúa (Parte 3)
- O caminho de Santiago | Arzúa – Pedrouzo (Parte 4)
- O Caminho de Santiago | O Pedrouzo – Santiago (Parte 5)
- O caminho de Santiago: uma descrição prática dos 115k finais
- O meu caminho de Santiago
Planejando sua viagem para a Espanha
Será que precisa de visto para visitar a Espanha? Veja essa e outras dicas importantes para sua viagem.
Visto
Brasileiros não precisam de visto para visitar a Espanha — na verdade ele é emitido na hora que você passa pela imigração no aeroporto de chegada. A Espanha é um dos países que fazem parte do Espaço Schengen, ou seja, que oferece livre circulação entre eles.
Contudo, é preciso ficar atento a algumas regrinhas: visitantes provenientes do Brasil precisam ter passagem de volta já comprada, reserva de hospedagem, seguro viagem com cobertura de 30 mil euros e passaporte válido por pelo menos seis meses.
O agente de imigração pode pedir para você comprovar que cumpre todos esses requisitos. Por isso, leve tudo impresso com você quando for passar pela imigração, não conte apenas com o celular.
Seguro Viagem
Viajar com um bom seguro viagem é essencial para evitar contratempos e despesas inesperadas. Além de cobrir despesas médicas, um bom seguro também oferece proteção contra extravio de bagagem, atrasos de voos e outras emergências que podem surgir durante a viagem.
Por aqui, nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem com as melhores apólices disponíveis no mercado. Você paga em reais e ainda pode parcelar!
Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Faça já sua cotação e reserve o seu seguro
Chip telefônico
Você sabia que dá para comprar chip de telefone para a Europa ainda no Brasil e economizar?
O chip de telefone da O Meu Chip pega super bem na Europa, e é mais vantajoso que comprar um chips locais. Há duas opções de planos, o controle e o ilimitado, e o ilimitado de deixa a rotear até 3Gb de internet para outros aparelhos.
Erros que você não deveria cometer na sua primeira viagem para a Europa
Viajar para a Europa é relativamente fácil, mas há alguns errinhos que podem ser evitados para tornar a sua viagem muito mais agradável.
Um erro é querer conhecer muitos países em uma mesma viagem. Sabemos que as distâncias às vezes são pequenas na Europa — eu disse às vezes, não caia naquele papo de que é só pegar um trem e rapidinho você está em outro país, pois não é bem assim —, mas há destinos que valem a pena você dedicar mais tempo a eles.
Falando em trem, além de muitas viagens serem longas, eles não são baratos. Na Europa há companhias aéreas low cost, que não são as melhores em termos de serviços, mas que oferecem opções realmente baratas de voos se você se programar.
A Europa é segura quando se trata de roubos, você pode andar com joias, voltar pra casa a pé tarde a noite, usar o smartphone ou laptop na rua, mas quando o assunto é batedores de carteira, a Europa é um dos lugares mais fáceis do mundo de ficar sem bolsa, carteira ou celular. Por isso esteja sempre atento.
Nem sempre vale a pena economizar na hospedagem. Muitas vezes é melhor pagar um pouquinho mais e ficar em uma localização estratégica, que vai facilitar a sua vida quando você for circular pela cidade.
Quer saber mais? Leia “Primeira vez na Europa? Conheça 5 erros que você não deveria cometer“.
E aí, curtiu nossas dicas de Viagem para a Espanha? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
PLANEJE SUA VIAGEM:
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!