Tivoli: um bate e volta incrível de Roma
Conheça Tivoli, pertinho de Roma e se apaixone pelas construções e fontes da Villa D’este e pelas incríveis ruínas da Villa Adriana. Neste post, te contarei tudo o que você precisa saber para organizar seu bate e volta e se encantar por Tivoli.
como ir para Tivoli, saindo de roma
Como chegar:
Tivoli fica a pouco menos de 30 km de Roma e é bem acessível tanto de carro, quanto de ônibus. Chegando lá, existem algumas opções de passeio, minha sugestão é que você escolha umas duas ou no máximo três paradas, sendo que a Villa d’Este é imperdível. Para decidir que passeio tem mais a sua cara, passe no escritório de turismo da cidade, que fica do lado da parada do ônibus e pegue um mapinha grátis. Abaixo vou contar um pouco sobre os dois passeios que escolhi e que gostei muito: Villa d’Este e Villa Adriana.
De Roma a Tivoli de ônibus de linha:
Pegue a linha B (azul) do metro sentido Rebibbia e desça na penúltima estação: Monte Mammolo. Ainda no subsolo, numa espécie de café bar, compre seu bilhete para Tivoli da Companhia de ônibus Cotral por dois euros. (Se quiser ganhar uns minutinhos na volta, você já pode comprar também o bilhete de volta.)
Suba as escadas rolantes para o térreo e procure a plataforma de Tivoli. Os ônibus saem de 15 em 15 minutos. A viagem leva cerca de uma hora e Vila D’este é uma das ultimas paradas.
Atualização do leitor:
Na parte de baixo da estação no mesmo pisoda compra das passagens, existe uma outra linha que faz o mesmo trajeto sem passar por dentro das cidades, essa linha vai pela auto estrada o que economiza 20 minuto de viagem. Com esta segunda linha, a vigem demora cerca de 40 minutos.
A ecnantadora Villa d’Este
Construída pelo cardinal Ippolito d’Este e projetada por Pirro Ligorio em 1550. A Villa d’Este é um verdadeiro festival de fontes e águas que vem direto do rio Aniene por meio de canos subterrâneos que atravessam as ruas da cidade medieval.
O passeio começa com uma visita ao antigo palácio cujas paredes estão repletas de pinturas eo teto coberto de afrescos coloridos. Da para ver que o tempo eo o flash de turistas descuidados castigaram um pouco as cores das paredes que estão consideravelmente mais pálidas que o teto, mas nem assim deixaram de ser muito belos. A quantidade de detalhes e de cores é incrível.
Parte interna do Palácio – Villa d’Este
Depois de visitar alguns aposentos, um viajante atento percebe que o silêncio do palácio é quebrado por um forte e delicioso cantos de águas caindo. Mais alguns passos e uma porta te leva ao jardim. Do alto do jardim a intensidade do som aumenta, o verde dos ciprestes se mistura com o amarelado do outono formando um lindo cenário.
Descendo cuidadosamente os muitos lances de escada você terá muitas opções de caminho, cada um deles te levará a pelo menos uma fonte diferente.
O jardim também merece um destaque, e fica especialmente bonito na primavera e no outono. Aproveite para caminhar devagarzinho e desvendar cada um dos detalhes escondidos na fonte do Órgão, que a cada duas horas abre suas Portinhas para um mundo musical.
Aproveite para desvendar as diferentes faces das 100 fontes, para curtir a grandiosidade da Fonte de Neptuno, se ver refletido em meio a natureza no espelho d’água, descobrir os encantos da Fonte dos dragões e da Fonte de Rometta ou pequena Roma, com alusões a Tiberina, a Romulo e Remo e a coluna de Trajano.
100 fontes
Fonte de Rometta
Separe pelo menos uma manhã ou uma tarde inteira para curtir esse espetáculo. Afinal, quem viajou uma hora para chegar aqui, não pode ter pressa. Certo?
A Villa d’Este fica na Piazza de Trento e a entrada custa 8 euros.
Aberto de Terça a domingo das 09:00 até uma hora antes do por do sol.
Villa Adriana
Terminado o passeio pela Villa d’Este chegou a hora de conhecer as incríveis ruínas da Villa Adriana. Chegar lá é um pouco mais chapinho, mas juro que vale a pena.
Como chegar a Villa Adriana de ônibus
Pegue o ônibus número 4 sentido Roma. E esteja preparado para caminhar 1 km entre o ponto de ônibus e a entrada da Villa Adriana. E na volta mais 1 km entre a Villa Adriana e o ponto de ônibus.
Considerada pela magnitude de sua arquitetura um mais importantes resquícios de Roma ancestral, a Villa Adriana esta localizada aos pés da cidade de Tivoli, a seis quilômetros do centro (onde ficam a Villa d’Este, a Villa Gregoriana e outros locais de importância histórica.)
Para quem gosta de história e de ruínas eu diria que é uma parada e tanto. O lugar é enorme e o que sobrou dos prédio é incrível.
Pessoalmente fiquei encantada com o Teatro Marítimo e com os resto do antigo palácio como a biblioteca e o salão do filosofo.
Ah, como o lugar tá bem mal sinalizado, esse é o tipo do passeio que merece, sem nenhuma dúvida, um audio guia.
Mais Informações:
A Villa Adriana fica na Via di Villa Adriana e a entrada custa 8 euros.
Aberto das 09:00 até uma hora e meia antes do por do sol.
Por último mas não menos importante: não esqueça do seguro viagem
Tudo pronto para seu embarque pra Roma? Você está com aquela sensação de que está esquecendo algo? Ahhh, o seguro viagem! Mas calma, temos aqui uma dica boa pra você conseguir a melhor opção de apólice com poucos cliques.
E não é frescura não, além de ser obrigatório para quem viaja para a Europa, (leve impresso o comprovante em mãos, pois podem pedir na imigração) o seguro é seu melhor amigo numa eventual emergência. Só de pensar em ter suas malas extraviadas, perder o voo ou, ter alguma emergência médica já sinto arrepios. O seguro viagem te livra de perrengues, e evita burocracias desnecessárias…
Então aqui vai a dica de ouro: entre no site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente. Gostou da ideia? Clique aqui e faça sua cotação sem perder mais tempo, inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.
boa tarde, conhecemos toda a italia,mas meu filho quer ir ao tivoli em janeiro. vale? temos um recesso de 15 dias e optamos ,mais uma vez, pela toscana pq é razoável no inverno. mas, o tivoli? fico em dúvida. grata, maria helena
Oi Maria,
Eu fui em dezembro e gostei.
Veja como está o tempo e escolha no dia. Toscana é uma ótima pedida no inverno. Arrasou.
Bom dia, poderia tirar uma dúvida ?? quanto tempo aproximadamente para visitar Villa d’Este ? Vou ter um dia para tentar um bate volta e gostaria de conhecer…
Oi Mauro,
Levamos o dia todo para este passeio!
Abraços
Como voltar a Roma a partir da Vila Adriana?
É só pegar o ônibus no mesmo ponto em que você desceu!
Tivoli foi uma das maiores surpresas que tive nas já muitas visitas que fiz a Itália, a vila d’este é só incrivel e em pleno mes de julho estava vazia… vale a pena o bate e volta desde roma e passar nesta vila um dia inesquecivel
É realmente linda!
Cresci ouvindo meu pai falar de Tivoli, e assim que fomos juntos à Italia pela primeira vez, não perdi a chance!
Abraços,
Boas dicas de Tivoli.
Vlw
Obrigada 🙂
Bom dia!!
Vou ficar hospedada em Tivoli 1 dia (chego dia 29 a noite fico dia 30 e vou pra napoli dia 1)
Então dia 30 fico em Tívoli o dia todo. o que vc indicaria fazer em 1 dia apenas em Tívoli?
E onde vc indica almoçar e Jatar ? Ja que vou ficar somente 1 dia?
Obrigada!!
Oi Kelly,
Não almocei e nem jantei por lá, então não tenho nenhuma sugestão. Em 1 dia, dá pra fazer este roteiro inteirinho!
Abraços,
Mari
Mari Vidigal, boa tarde. Grato pelas dicas de ida ao Tivoli, onde estivemos no dia 28 de Setembro de 2017..
Ficou muito simples. Não tivemos nenhum problema em chegar ao destino.
O ônibus da Cotral sai de 15/15 minutos de Monte Mammolo.
Mas gostaria de avisar que na parte de baixo da estação (e não em cima), no mesmo nível da compra das passagens, existe uma outra linha que faz o mesmo trajeto sem passar por dentro das cidades, e sim pela auto estrada, o que faz com que chegue em Tivoli em cerca de 40 minutos, e não em uma hora.
Oi Eitel,
Obrigada pelas dicas! Abraços,
Olá Mari,
Você se recorda quantas paradas são no ônibus nº 4 de Tivoli para a Vila de Adriano? Existiria uma forma de identificar tal parada?
Muito obrigado.
Henrique
Oi Henrique,
Não tenho ideia, mas lembro que perguntei para o cobrador, e fiquei de olho e deu tudo certo!
Beijos
Oi Mari
Obrigado pela reposta, Vou perguntar para o cobrador e ficarei de olho. Abraços
Oi Mari bom dia
tõ indo a Roma agora em Outubro e gostaria de ir a Tivoli.
Você acha que uma tarde da para ir?
qual o horario do ultimo onibus de volta para Roma?
Oi Richard,
Vá de manhã, e se der tempo na volta você passeia por Roma.(Melhor garantir um ônibus de volta, né?! :))
Não tenho ideia dos horários 🙁
Abraços
obrigado Mari
entrei no site da Cotral , empresa de ônibus e tem vários horários
Boa!!!
Olá Mari, tudo bem? Vou pra Italia em Dezembro, chego no dia 26/12 e volto dia 10/01, sei que vai estar bastante Frio, já conheço Roma, gostaria de ver dicas de cidades, já li seus textos sobre Florença e Tivoli e tbm sobre a costa amalfitana, devo passar os primeiros 5 dias em Roma e depois do Reveillon ir pra outras cidades, estou preocupado se vou conseguir explorar bastante devido ao tempo e temperatura, pode me Dar algumas dicas pra essa época?
Oi Diogo,
Fomos nessa época a dois anos atrás, e não recomendo a Costa amalfitana (veja este post)
Eu ficaria na Toscana, que é linda – fria, porém com muita coisa pra fazer no inverno!
Beijos
Olá, boa noite, então vc recomenda ficar uns 5 dias do dia 27 ate dia 1º ou 2, depois florença e Toscana e o que mais podemos ir?
Oi Diogo,
A Toscana tem milhões de cidades linda, dá fácil para passar uma semana por lá visitando uma cidade nova por dia.
Pienza, Montalcino, Siena, Montepulciano, Luca, Piza, San Geminiano são algumas das cidades que merecem ser visitas.
Beijos
Olá Mari, boa tarde !!! Tenho planos de visitar Tivoli através do ônibus Cotral. Durante a minha estadia em Roma, pretendo comprar aquele bilhete cuja duração é de 7 dias (CIS) o qual permite locomoção de metrô, tram e ônibus. A minha dúvida é se esse bilhete também pode ser utilizado para o ônibus Cotral que leva até Tivoli.
Até mais,
Adriana (São Paulo)
Oi Adriana,
Eu acho que não, mas não custa nada perguntar na hora. Vai que…
Beijos
Ola Mari, eu comprei uma passagem pela Trenitalia (Termini x Tivoli), mas nao tenho certeza se ele vai me deixar proximo da Vila D’este. Sera que deveria ter comprado a passagem de onibus? Obrigada!
Oi tatiana,
Dê uma olhada no Google Maps onde fica a estação de trem de Tivoli. Lembro que quando pesquisei a alternativa mais simples era o ônibus.
Abraços
Boa tarde Mari,
amei seu roteiros, vou viajar para lá agora no final do mês. Queria dicas de roteiro para 3 dias em Roma, 1 na Costa Amalfitana e 1 em Veneza. O que achas?
Obrigada!
Oi Michele,’Dá uma olhada no roteiro de Roma aqui, e procure na aba da Itália as dicas da Costa Amalfitana. Tem bastante coisa pra te ajudar.
Beijos
Boa noite Mari,
Estarei em Roma com uma amiga, entre os dias27 e 30 de junho. Quero muito fazer um tour a Tivoli, mas em uma excursão, e somente a Villa dEste. Você me indicaria uma empresa? Excursão guiada particular sairia muito caro. Te agradeço e um abraço
Oi Sonia,
Infelizmente não conheço nenhuma.
Dâ uma olhada no blog da Lu, o Roma para você, quem sabe ela não tem alguma boa dica?
Beijos
Eu tinha visto essa matéria uns 2 anos atrás e me encantei por tivoli. Acho que graças ao seu blog eu tive a iniciativa de ir para lá quando fui para roma, voltei aqui hoje porque bateu uma saudade haha foi um dos lugares mais incríveis que já conheci 😀
Oi Fernanda,
Obrigada pelo comentário fofo!
Tivoli é um dos lugares preferidos do meu pai, fazer essa viagem com ele, e saber que estou inspirando muita gente a fazê-la é algo muito especial.
Beijos
Gostei muito de relembrar os recantos de Villa D`Este e Villa Adriana .Realmente são lugares inesquecíveis. Parabéns pelo blog.
Obrigada 🙂 ) 🙂
Olá,
Visitei Roma e Villa d’Este (com visita de demorada aos Jardins de Tivoli) em 1979! Apesar de ter nessa data 20 e poucos anos nunca me esqueci desta 8ª maravilha do mundo.Sempre que alguém diz que vaio a Roma falo logo nesta visita a não perder, Ogrigada por me ter feito reviver este paraíso.
Teresa Spínola
Que bom Teresa! Tbm amei a Villa d’Este!
Na verdade tenho uma dúvida e quem sabe vc consegue me ajudar…e necessário fazer reserva para visitar a vila d’ este? Obrigada pela ajuda com seu blog….ele está fantástico…sabrina
Oi Sabrina,
Eu não reservei nada, cheguei lá e visitei. Bem verdade que era baixíssima temporada.
Olá! Tudo bem?
Aqui é a Bóia outra vez 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera desa semana, do site Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia Paulista
Olá Bóia Paulista.
Fico super feliz de novamente integrar esta lista tão especial! Obrigada e tenha um ótima semana.
Abraços,
Mari Vidigal