O que fazer na Union Square em San Francisco
Conheça a Union Square, umas das vizinhanças mais centrais de San Francisco, uma região repleta de lojas bacanas, alguns dos melhores hotéis da cidade e o ponto de partida perfeito para explorar alguns dos principais pontos turísticos de San Francisco. A famosa praça marcada pelos corações gigantes é o ponto central desse passeio que pode ser combinado com um passeio de Cable Car, o bondinho de San Francisco ou com um giro pela Chinatown. Pronto para descobrir o melhor da Union Square?
Nesse post você vai ver:
- Explorando a Union Square
- Eventos especiais
- O que fazer na Union Square
- Vale a pena se hospedar na região?
- Como ir do Aeroporto de San Francisco para a Union Square?
- Mais dicas de San Francisco
- Seguro Viagem
Explorando a Union Square em San Francisco
A Union Square recebeu esse nome durante a Guerra Civil, quando servia como ponto de apoio e palco para comícios dos partidários pró-União. No centro da praça, destaca-se a estátua da deusa Vitória, “Nike”, erguida em comemoração à vitória dos Estados Unidos sobre a Espanha na batalha da Baía de Manila, em 1898.
Atualmente, a Union Square é um dos principais centros de atividades de São Francisco, atraindo tanto moradores locais quanto turistas que buscam um ponto de encontro na cidade.
Os corações na Union Square
A canção “I Left My Heart in San Francisco” de Tony Bennett é a inspiração dessa tradição que desde 2004 surpreende os visitantes e rende fotos lindas de San Francisco com corações gordinhos e pinturas criativas em cada uma das pontas da Union Square.
Cada ano novos corações são pintados e os antigos são leiloados, a renda é doada para o Hospital Geral de São Francisco. O legal é que vários os corações antigos foram comprados por instituições da cidade e hoje decoram edifícios e outros cantinhos icônicos como o Pier 39.
Onde comer na Union Square
Miller & Lux Provisions: são dois quiosques diferentes, o Miller & Lux Rotisserie (aberto das 11:00 às 17:00) que tem um menu enxuto porém delicioso com sopas, saladas e sanduíches (adoro do Croque Madame). Para a sobremesa vá até Miller & Lux Patisserie (aberto das 7:30 às 17:00) que serve doces lindos e super fotogênicos além de um sorvete (sabe de casquinha do Mac) servido na Croissant que viralizou no instagram.
Eventos especiais na Union Square
Ao longo do ano a Union Square é palco de uma série de eventos especiais com direito a shows musicais gratuitos, festivais variados além das festividades de final de ano e as celebrações floridas na primavera.
Pista de patinação no gelo e a árvore de Natal da Union Square
Durante o inverno a Union Square ganha uma programação especial com pista de patinação no gelo e uma árvore de natal caprichada. Leia detalhes no post “Natal em San Francisco“.
Primavera e tulipas na Union Square
A praça fica especialmente bonita na primavera com o desabrochar das flores de cerejeira e com canteiros repletos de flores coloridas. Para celebrar a estação, desde 2022 há um festival chamado Union Square em Bloom. A praça e vários estabelecimentos ao redor ganham instalações caprichadas com flores sintéticas, bares e cafés participantes desenvolvem receitas especiais com um toque floral e os visitantes podem baixar um passaporte para descobrir onde encontrar as instalações e concorrer a prêmios com as visitas. Para os mais animados há até um Pub Crawl organizado.
Outra data especial é a distribuição de tulipas no Flower Bulb Day, uma ocasião em que moradores e turistas recebem flores grátis. São mais de 80 mil tulipas super coloridas distribuídas na praça.
O que fazer na Union Square em San Francisco
- Fotografar os Corações que são a cara da cidade
- Compras na Union Square
- Maiden Lane
- Apple Store na Union Square
- Macy’s: cheesecake e vistas caprichadas
- Fazer um passeio de bondinho
- Ônibus de turismo Hop-on Hop-off
- Curtir um chá da Tarde no The Rotunda
1- Fotografar os Corações da Union Square
É claro que nossa lista de coisas para fazer na Union Square não poderia ser diferente! Os corações que emolduram os 4 cantos da praça mudam de tempos em tempos e rendem fotos lindas e que são a cara da cidade!
2- Compras na Union Square
A Union Square é uma ótima pedida para fazer compras, especialmente as compras de luxo. Por lá se concentram algumas das melhores lojas de departamento da cidade como a Macy’s, Bloomingdale’s, Saks Fifth Avenue, e Neiman Marcus. E o melhor, muitas delas te dão desconto de 10-15% se você falar que é estrangeiro!
Lojas de Grife na Union Square
Além das grandes lojas de departamento, a Union Square tem várias marcas famosas como Louis Vuitton, Gucci, Chanel, Bottega Veneta, Stuart Weitzman, Burberry, Prada, Giorgio Armani, Hugo Boss, Tiffany & Co., Piaget, De Beers, Bulgari, Salvatore Ferragamo, Cartier, Marc Jacobs, Hermès e muito mais.
Uma dica bacana para quem gosta de arquitetura: grande parte dessas lojas estão localizadas em prédios históricos e tem telhados, cofres de bancos antigos e outros detalhes super bonitos.
Outras lojas que valem a visita são a William Sonoma (uma loja de apetrechos de cozinha que é sensacional. Amo as comidas e kits culinários vendidos por lá), Nike, Urban Outfitters, Victoria’s Secret and Niketown
3- Passear pela Maiden Lane
Aproveite seu giro pela Union Square para passear pela Maiden Lane, uma charmosa rua de pedestres conhecida por suas boutiques elegantes.
Edifício de Frank Lloyd Wright
O grande destaque da rua é o edifício que abriga a loja Isaia (140 Maiden Lane) projetado pelo arquiteto Frank Lloyd Wright em 1948. A fachada moderna e a rampa em espiral no interior são um prelúdio para o design do Museu Guggenheim, em Nova York. Para entrar na loja é preciso agendar um horário.
4- Loja da Apple
Fãs da Apple de plantão vão adorar conhecer a Apple Store San Francisco. Um edifício moderno com escadarias laterais de vidro e grandes painéis que deslizam e podem ser abertos ou fechados dependendo do dia e da temperatura. Outro ponto alto da arquitetura do edifício é a produção de energia renovável gerada por painéis integrados ao telhado do edifício e que geram 100% da energia consumida no local
No segundo piso há uma área focada em educação com uma programação diária de cursos e workshops gratuitos. E meu cantinho preferido: a Apple Plaza, uma área externa com lindas paredes verdes e que fica aberta 24 horas por dia. Há uma escultura “LOVE” coloridona nos fundos, oliveiras fotogênicas e mesas comunitárias. O Wi-fi é liberado por lá!
Ruth Asawa Fountain
Escondidinho atrás da Apple Store fica a Ruth Asawa Fountain, uma peça que conta com relevos que retratam cenas da história e da vida cotidiana em San Francisco. Vale procurar cantinhos icônicos como a Ponte Golden Gate, as casinhas fotogênicas da Alamo Square e o Golden Gate Park.
5- Macy’s: Cheese Cake & vistas caprichadas
Um dos edifícios mais emblemáticos da região é a loja da Macy’s que fica bem em frente à Union Square. São 7 andares recheados de produtos de marcas variadas, uma praça de alimentação no subsolo (há algumas pedidas com bom custo x benefício por lá, incluindo uma filial da Boudin Bakery que vende a famosa sopa no Clam Chowder), e no topo do edifício o restaurante Cheesecake Factory (reserve com antecedência) que tem um terraço gostoso e vistas caprichadas da região.
Os pratos são enormes (peça para dividir), o custo x benefício é bem bom e tem de tudo: peixes, saladas, sanduíches e de sobremesa, o carro chefe da casa, o cheesecake. Meus preferidos são o tradicional com morangos, e o de chocolate branco com macadâmias e doce de leite.
Não é meu lugar preferido da cidade para comer, mas é uma boa pedida para quem viaja com um orçamento apertado.
6- Passeio de Bondinho
Fazer um passeio de Cable Car é um dos programas mais tradicionais de São Francisco. A Union Square é ponto de partida de duas diferentes linhas de bondinho: Powell-Mason e Powell- Hyde. Ambas as linhas terminam no Fisherman’s Wharf mas fazem percursos diferentes.
O ponto inicial costuma ter um pouquinho de fila, mas ele te dá a chance de ver e entender como os bondes são girados. Um processo bem manual e que rende um bom vídeo! O passeio custa $7 e você pode pagar em dinheiro exato (eles não dão troco) ou com o aplicativo Clipper (baixe com antecedência.)
Para melhores vistas
Prefira a linha Powell – Hyde que passa no topo da Lombard Street e tem vistas lindas da cidade. Eu se fosse você desceria lá no topo e caminharia até a parte de baixo para tirar fotos lindas da rua mais icônica da cidade. De lá, continue rumo a Ghirardelli Square.
7- Ônibus de turismo
E para quem prefere um meio de transporte mais convencional, a Union Square também é ponto de parada dos ônibus de turismo vermelho. Usar o ônibus hop-on hop-off em San Francisco é uma maneira prática e flexível de explorar a cidade. Com ele, você pode descer e subir quantas vezes quiser nas principais atrações, como a Golden Gate Bridge, Fisherman’s Wharf e Union Square, sem se preocupar com transporte ou em caminhar no sobe e desce das ladeiras.
Além disso, o passeio oferece comentários com áudio guia em português, permitindo que você aprenda mais sobre a história e curiosidades locais enquanto se desloca entre os pontos turísticos. Essa modalidade também é perfeita para quem quer otimizar o tempo, já que as rotas são planejadas para cobrir os principais marcos da cidade de forma rápida e eficiente.
Ônibus Hop-on Hop-off + Alcatraz
Uma ótima dica é combinar o passeio de ônibus hop on hop off com a visita à Ilha de Alcatraz. Adquirir o combo que inclui os dois ingressos não só garante economia, mas também assegura sua entrada em Alcatraz, uma das atrações mais disputadas de San Francisco — os ingressos costumam esgotar com semanas de antecedência.
Alcatraz + ônibus turístico Hop-on-hop-off: inclui o bilhete para Alcatraz + 48 horas de ônibus turístico em San Francisco Hop-on-hop-off (com áudio em Português)+ Tour por Chinatown em inglês + Passeio panorâmico de 1 hora ao pôr do sol + Ingresso para o The Flyer ou para a 7D Experience.
Quer mais dicas? Leia San Francisco: Passeio com o ônibus Hop-on Hop-off.
8- Chá da tarde no The Rotunda
No topo da na Neiman Marcus (Level Four, 150 Stockton St, San Francisco) há um restaurante lindo e uma das experiências mais legais da Union Square: o High Tea (ou chá da tarde inglês). Miniaturas de sanduíches e pequenas sobremesas bem montadas são servidas lado a lado com seu chá preferido. Reserve com antecedência!
Vale a pena se hospedar na Union Square?
Os hotéis na Union Square tendem a ser mais caros, mas a localização privilegiada faz toda a diferença na sua experiência em San Francisco. Por isso, a Union Square sempre é nossa primeira escolha quando recomendamos hospedagem na cidade.
O estacionamento é cobrado à parte e costuma ser caro.
A maioria dos hotéis na Union Square cobra entre 35 e 70 dólares por noite para estacionar, e esse valor não está incluído na diária. A vantagem é que o transporte público em San Francisco é eficiente, então você não precisa de carro para explorar a cidade. Minha dica é alugar um carro apenas no dia de ir para o próximo destino.
Fique atento – Union Square não é o mesmo que Tenderloin ou Civic Center.
Se encontrou um hotel muito barato perto da Union Square, desconfie. Leia as avaliações com cuidado, pois pode ser uma “promoção” em um local não tão bom. Muitos hotéis que dizem estar na Union Square estão, na verdade, no Tenderloin, uma área com problemas de segurança e tráfico de drogas. Não costuma ser perigoso, mas é desagradável, e eu não me hospedaria por lá.
Onde ficar na Union Square?
A área oferece uma grande variedade de acomodações, incluindo grandes redes hoteleiras como o Grand Hyatt e o Westin St. Francis, além de opções menores e charmosas que refletem o estilo local. Se você quer algo mais acessível, também há boas alternativas de custo-benefício e hostels de qualidade para quem busca economizar.
Vamos deixar aqui alguns dos hotéis que recomendamos na Union Square. Quer ver mais opções legais? Leia nosso post Onde ficar em San Francisco. Por lá você vai encontrar dicas dos melhores hotéis e regiões para se hospedar em San Francisco.
Hotéis caprichados
- Westin St. Francis: O Westin St. Francis é uma ótima opção e tem uma localização fantástica: em frente à Union Square, a poucos passos da Macy ‘s e do ponto inicial dos Cable Cars. É muito prático! Além disso, o hotel tem um elevador panorâmico com vistas lindas de San Francisco que rende belas fotos. Os quartos são espaçosos, com camas confortáveis e edredons macios.
- Palace hotel: um hotel bem tradicional da cidade, tem quartos enormes e com decoração clássica, o salão de chá mais lindo de San Francisco, academia, piscina coberta e opções interessantes de bar e restaurante.
Hotéis com bom custo x benefício
- Chancellor Hotel: Sabe aqueles hotéis que são um achado?! O Chancellor hotel é funcional, super bem avaliado e muito bem localizado. Quartos com chão de madeira, camas confortáveis, café e frutas disponíveis na recepção. Vale reservar correndo porque ele esgota rapidamente na alta temporada.
- Beresford Arms: um dos campeões de venda de San Francisco e um custo x benefício que vale a pena. Alguns dos quartos tem uma pequena cozinha, uma grande facilidade para famílias. Com café da manhã bem básico grátis. O hotel fica a 3 quadras da Union Square, bem no limite de onde recomendo se hospedar.
Outra pedida que eu adoro e que vale conferir os preços é o Hilton Union Square.
Hotéis econômicos
- HI San Francisco Downtown Hostel: fica a 5 minutos a pé da Union Square, próximo a estações de metrô e pontos de ônibus. Os quartos são simples e muito confortáveis, gaveteiro para armazenamento da mala embaixo da cama. Oferece café da manhã simples, cozinha completa e lounge.
Como ir do Aeroporto de San Francisco para a Union Square?
A forma mais prática de chegar à Union Square saindo do Aeroporto de San Francisco é usando o BART (Bay Area Rapid Transit) que custa US$ 8,10. Ele parte diretamente do aeroporto e leva cerca de 30 minutos até a estação Powell Street, que fica coladinha na praça.
Outras opções:
- Táxi ou Uber/Lyft: Uma corrida de táxi ou Uber/Lyft leva cerca de 20-30 minutos, dependendo do tráfego, e o custo varia entre 40 e 60 dólares. Há um local específico para pegar Uber. Siga as placas.
- Shuttles: Existem vans compartilhadas que saem do aeroporto e deixam você na porta do hotel por um custo mais acessível, entre 20 e 30 dólares. Você pode ver os preços no site ShuttleFare — a partir de duas pessoas, é mais vantagem pegar um Uber/Táxi.
Mais dicas do que fazer em San Francisco
Além de visitar a Union Square e a famosa ponte Golden Gate, vale incluir no seu roteiro outras paradas imperdíveis na cidade e que são a cara de San Francisco. No post o que fazer em San Francisco você vai encontrar nossos lugares preferidos da cidade e, claro, os principais pontos turísticos de San Francisco. Além disso, temos dicas mais locais já que nossa editora mora na Califórnia a 14 anos.
Vai pra San Francisco com os pequenos? Então, leia nosso post San Francisco com crianças. A cidade é um destino maravilhoso para quem viaja com a família, sejam crianças ou adolescentes. Por lá, nós listamos mais de 30 atrações, divididas por regiões, e que garantem a diversão das crianças e dos adultos também!
Por aqui, nossos passeios preferidos é atravessar a Golden Gate de bicicleta (e dá até pra alugar uma bike elétrica) e fazer um piquenique no Parque Presidio — não confunda com a ilha de Alcatraz, hein?! Aliás, se você quer visitar Alcatraz, compre o ingresso com antecedência de pelo menos um mês!
Seguro Viagem
Só com o seguro viagem você curte tranquilo toda a sua estadia fora de casa, afinal a gente quer é aproveitar, sem privações. Recomendamos que você escolha um seguro com boa cobertura, que cubra tudo no ato, pra evitar a burocracia depois para ser reembolsada (não economize com a sua segurança).
Indicamos e usamos a Seguros Promo, que é um comparador de seguros, apresentando uma listagem com o que há de melhor no mercado em termos de apólices – opte por uma apólice que não comprometa o orçamento, mas que esteja de acordo com o seu estilo de viagem.
Quer mais desconto?
Inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 você ganha 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.
Faça já sua cotação e reserve o seu seguro
E aí, curtiu nossas dicas do que fazer na Union Square em San Francisco? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em San Francisco
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contra seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Gostaria de saber onde ficam o Ross e a Marshall, perto da union square, e se tem meio de transportr
Olá Deonice,
A Ross fica na 799 Market St. A Marshalls fechou.
Você pode chegar lá de ônibus
Mari, AMO seu blog!
Parabéns!! estou programando a minha viagem toda baseada nele, tem muitas informações úteis, mas eu ainda não consegui fechar o roteiro..rss Ficarei 10 dias na California e vamos fazer San Francisco a Los Angeles, chegando dia 26 de Abril em SFO e pegando o carro sentido Los Angeles no dia 29…. Qro fazer Disney também!! Quero aproveitar tudo em 10 dias..rss
Hotel em San Francisco é bem expensive né? Uau! Peguei um na Masson St, com a Geary St e a O’ Farell St, é uma boa região? Posso andar tranquila durante a noite?
Oi Mirella,
Que delícia de viagem! Parece que dez dias na Cali vão ser pouco para todos esses planos, mas espero que vc aproveite cada segundo ao máximo.
Minhas melhores dicas de hotel e de onde ficar em SF estão neste post e sim… 🙁 … é bem caro mesmo!
Eu curti muito o Disney Adventure Park, evite finais de semana!
Beijos
Bom dia! Estou adorando o blog e todas as dicas!! Vamos pra Califórnia em Abril, vamos descer em São Francisco.. chegaremos pelas 15:30.. você acha que teríamos tempo para conhecer o Golden Gate Park?
Pois só teremos um dia em São Francisco, e pensamos em ver o parque no dia que chegamos.. aí sobraria o outro dia todo para ver os demais pontos.. Obrigada!
Oi Maiara,
Vc faz alfandega em alguma outra cidade antes? Se sim, deve dar. Se não acho que vai ficar um pouco apertado, mas não custa nada tentar, né?! Vale sempre ter um plano B pertinho do seu hotel!
Beijos
Parabéns pelo blog! Os posts são ótimos!
Oi Natalia,
Obrigada pela visita e pelos elogios!
Beijos,
Mari
oi Mari
e claudia mae da clara amiga da ana
vou para sao francisco em maio com minha filha e gostaria de uma dica de um hotel localizado num lugar bem legal e com um preço bom
devo ficar de 5 a 6 dias em sao francisco deposi vou para nappa valey ; montereyç camel e sta barbara
se puder passar uma dica de hotel para todos os lugares seria ótimo
obrigada js
Oi Claudia,
Tudo bem?
Hotel bem localizado e com bom preço em San Francisco é algo – que dependendo da época – é BEM difícil de achar, viu?
Vamos fazer assim, entre no Booking.com (ou seu site preferido), escolha alguns com bom preço (esse é um critério que varia bastante de pessoa por pessoa, especialmente com o dólar a 3,5) e me envie os nomes que eu te ajudo a escolher a melhor localização. Pode ser?
Dois hotéis que eu gosto bastante são o Westin St. Francis, e o Marriott Marquise – e volta e meia surgem promoções BOAS.
Quanto a localização, eu ficaria na Union Square (cuidado que tem uma regiãozinha que é mais feia), o Fisheman’s Wharf é um pouco turístico de mais para meu gosto, mas tem hotéis tipo Holliday Inn (e outras redes americanas) que volta em meia tem bons preços tbm.
Beijos
Lindo Mari. Dezembro 2015 dia 09 temos planos de estarmos aí. Vou reler todos os posts de novo. Amei. Oi Maria ; Roupa dupla de frio ou só pra frio mesmo ? kkkkkk se não chove melhor ainda. Adorei o post. Bjs
ops === Mari e não Maria kkkkk , sorry. kiss a lot.
🙂 🙂 🙂
Oi Stella,
O vento no inverno é brabo, e gela mesmo. BEEM frio para os padrões brasileiros, e apenas frios para os padrões americanos. Venha agasalhada.
Beijos e obrigada pelos elogios.
Mari
Mari querida ,
Estou indo em janeiro pela primeira vez com minha filha de 12 anos. Estou aproveitando aqui as suas dicas . Tenho algumas dúvidas e então veja se pode me ajudar :
Embarcadero é uma região que vc recomenda ? Se sim seria mais para restaurantes ?
UBBER funciona bem em San Francisco ? Pretendo assim que chegar já colocar um chip americano no meu celular .
Todas as suas dicas vi que vc coloca no Google Maps … qual seria a melhor maneira de locomoção na cidade ?
Aguardo resposta, beijos Renata.
OI Renata,
Que delícia de viagem!
Adoro o Embarcadero. É o centro financeiro da cidade. Os hotéis são um pouco mais business, e tem muitos restaurantes bacanas.
Uber funciona maravilhosamente bem. Outra alternativa (tem local e mais barata que o Uber) é o Lyft.
Para se locomover: pernas, Muni + bondinho deve dar conta do recado.
BEijos
Nem me fale nessa marca de cheesecake, que saudades!
Deus, sao perfeitos!!
Ai Inessa…
Tbm amei. Dificil é escolher com tanta opção de “cara boa”.
Qual o seu preferido?
Hum… I love cheesecake!
😉 Esse então, é dos bons!!!