Londres: Tour mulheres incríveis e seus legados

0
Mulheres incríveis
Tudo começou com um canal de bate-papo sobre feminismo, o Conexão Femininista, a ideia era debater o feminismo por meio de bate-papos e Hangouts e de alguma forma expandir este conteúdo para além do Youtube. O grupo foi crescendo, os debates esquentando e o Conexão Feminista se tornou um ponte entre pessoas e temas feministas. O próximo passo? Transformar estas conexões virtuais em conexões reais por meio de um tour presencial em Londres.

Londres: Tour mulheres incríveis e seus legados

Mulheres incríveis e seus legados foi o nome escolhido para este tour de três horas que combina histórias de grandes mulheres, famosas e anônimas, num passeio guiado em português por Heloisa Righetto (autora do Guia de Londres Para Iniciantes e Iniciados e co-fundadora do Conexão Feminista) com pontos turísticos de Londres.

Ao longo do tour você descobrirá 15 pontos diferentes e que de alguma forma retratam a história dessas mulheres incríveis: estátuas, monumentos, pinturas, pontes e as famosas “blue plaques” (as plaquinhas azuis de Londres que indicam figuras notáveis na cidade. O tour fala de mulheres conhecidas como a escritora Agatha Christie, e outras mais anônimas, como Mary Seacole (enfermeira) e Violette Szabo (espiã) e das mais diversas profissões de cientista à espiã, artistas, guerreiras (de verdade!) e pedreiras.

Além de aprender um bocado de curiosidades, o trajeto (são 9Km, fáceis de caminhar) proporciona vistas lindas e muitas oportunidades fotográficas.

Por que é legal?

“Londres é uma cidade incrível, e quem ama história tem aquela sensação maravilhosa de caminhar por lugares sobre os quais sonhamos e aprendemos a vida toda. São tantos ícones, tantos monumentos, tantos cartões postais e símbolos de datas históricas que fazem de Londres uma cidade inesgotável.  E esse é um dos motivos que criei esse tour focado em desvendar o legado de algumas mulheres: fazer com que a história delas se sobressaia, que não fique perdida e consequentemente seja esquecida em meio a tanta informação. Afinal, sabemos que a história foi escrita por homens, e para homens. Londres tem um passado intenso, e cabe a nós garantir que o legado de mulheres incríveis siga em frente nessa cidade vanguardista.

Quem fizer o tour terá o prazer de passar por alguns dos cartões postais de Londres, mas com a vantagem de levar na bagagem informações que não estão em guias e que também não são facilmente encontradas na internet”.  Heloisa Rigueto

Pitaco da Mari

Assim que a Helô divulgou o tour no Facebook fiquei toda curiosa. Já acompanho o trabalho dela faz tempo, e sei muito bem o quanto ela manja de Londres, e o quanto o Feminismo é uma tema que ela curte debater. Adoraria fazer o tour, e espero casar uma próxima visitinha a Londres com a agenda de tours dela.

Pra quem tá na cidade durante um dos tour, eu não pensaria meia vez. Deve ser muito bacana!

Detalhes do tour

  • Veja as próximas datas na página do Conexão Femininista
  • Quanto custa: a partir de £14 por pessoa | Caso você queira um tour privado, é só entrar em contato
  • Vagas limitadas: Máximo de 10 pessoas
  • Ponto de início:  Estação de Green Park de metrô (o tour termina na ponte de Westminster)
  • Tempo de duração: ~3 horas
  • Distância de caminhada: 9 Km

E aí, se animou a descobrir Londres por um outro ângulo?
Alguém aí já fez o tour e quer dividir com a gente o que achou?

Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

No comments

Veja também

Roteiro de 15 dias na Grécia

Esse é um roteiro que combina os passeios históricos de Atenas com algumas das praias mais lindas da Grécia em Santorini, Mykonos e Rodes. Uma viagem ideal ...