Londres: Tour mulheres incríveis e seus legados

Tudo começou com um canal de bate-papo sobre feminismo, o Conexão Femininista, a ideia era debater o feminismo por meio de bate-papos e Hangouts e de alguma forma expandir este conteúdo para além do Youtube. O grupo foi crescendo, os debates esquentando e o Conexão Feminista se tornou um ponte entre pessoas e temas feministas. O próximo passo? Transformar estas conexões virtuais em conexões reais por meio de um tour presencial em Londres.

 

Mulheres incríveis e seus legados foi o nome escolhido para este tour de três horas que combina histórias de grandes mulheres, famosas e anônimas, num passeio guiado em português por Heloisa Righetto (autora do Guia de Londres Para Iniciantes e Iniciados e co-fundadora do Conexão Feminista) com pontos turísticos de Londres.

Ao longo do tour você descobrirá 15 pontos diferentes e que de alguma forma retratam a história dessas mulheres incríveis: estátuas, monumentos, pinturas, pontes e as famosas “blue plaques” (as plaquinhas azuis de Londres que indicam figuras notáveis na cidade. O tour fala de mulheres conhecidas como a escritora Agatha Christie, e outras mais anônimas, como Mary Seacole (enfermeira) e Violette Szabo (espiã) e das mais diversas profissões de cientista à espiã, artistas, guerreiras (de verdade!) e pedreiras.

Além de aprender um bocado de curiosidades, o trajeto (são 9Km, fáceis de caminhar) proporciona vistas lindas e muitas oportunidades fotográficas.

Por que é legal?

“Londres é uma cidade incrível, e quem ama história tem aquela sensação maravilhosa de caminhar por lugares sobre os quais sonhamos e aprendemos a vida toda. São tantos ícones, tantos monumentos, tantos cartões postais e símbolos de datas históricas que fazem de Londres uma cidade inesgotável.  E esse é um dos motivos que criei esse tour focado em desvendar o legado de algumas mulheres: fazer com que a história delas se sobressaia, que não fique perdida e consequentemente seja esquecida em meio a tanta informação. Afinal, sabemos que a história foi escrita por homens, e para homens. Londres tem um passado intenso, e cabe a nós garantir que o legado de mulheres incríveis siga em frente nessa cidade vanguardista.

Quem fizer o tour terá o prazer de passar por alguns dos cartões postais de Londres, mas com a vantagem de levar na bagagem informações que não estão em guias e que também não são facilmente encontradas na internet”.  Heloisa Rigueto

Pitaco da Mari

Assim que a Helô divulgou o tour no Facebook fiquei toda curiosa. Já acompanho o trabalho dela faz tempo, e sei muito bem o quanto ela manja de Londres, e o quanto o Feminismo é uma tema que ela curte debater. Adoraria fazer o tour, e espero casar uma próxima visitinha a Londres com a agenda de tours dela.

Pra quem tá na cidade durante um dos tour, eu não pensaria meia vez. Deve ser muito bacana!

Detalhes do tour

  • Veja as próximas datas na página do Conexão Femininista
  • Quanto custa: a partir de £14 por pessoa | Caso você queira um tour privado, é só entrar em contato
  • Vagas limitadas: Máximo de 10 pessoas
  • Ponto de início:  Estação de Green Park de metrô (o tour termina na ponte de Westminster)
  • Tempo de duração: ~3 horas
  • Distância de caminhada: 9 Km

E aí, se animou a descobrir Londres por um outro ângulo?
Alguém aí já fez o tour e quer dividir com a gente o que achou?

Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário