Portugal de carro: um roteiro de 8 dias entre Porto e Lisboa

Já imaginou explorar Portugal de carro, no seu ritmo, parando onde quiser e descobrindo muito além dos pontos turísticos óbvios? Neste roteiro de 8 dias, você vai percorrer o caminho entre Porto e Lisboa passando por cidades encantadoras como Coimbra, Fátima, Sintra e Cascais.

É o tipo de viagem que mistura história, paisagens, gastronomia e aquela sensação gostosa de liberdade na estrada. Bora descobrir como é viajar por Portugal de carro e aproveitar o melhor do trajeto entre as duas cidades mais icônicas do país?

que fazer em Lisboa com crianças
Mari em frente ao Mosteiro de Belém

Planejando sua viagem e não sabe por onde começar? Veja nosso Roteiro Portugal com sugestões completas para 7, 10, 15 ou 20 dias. Dicas de cidades, vilarejos, vinícolas, litoral e experiências imperdíveis para montar um roteiro sob medida — seja você fã de história, vinho, natureza ou cultura.

Quer saber como montar um roteiro divertido e leve por Portugal com crianças? Dá uma olhada no nosso guia completo sobre o que fazer em Portugal com crianças — com sugestões de roteiros de 7, 10 ou 15 dias, dicas práticas para viajar em família e indicações de hotéis em Lisboa, Porto, Évora, Fátima, Algarve e Douro. Tudo pensado pra tornar a viagem especial para adultos e pequenos.

Quer explorar a capital portuguesa com calma e estilo? Veja nosso Roteiro Lisboa — com sugestões completas para curtir a cidade em 3, 4 ou 5 dias. Tem os principais pontos turísticos, dicas de onde ficar, onde comer, bate e voltas incríveis e um mapa com o roteiro completo.

Vai para o Porto? Veja nosso Roteiro no Porto. com sugestões para explorar a cidade em 2, 3, 4 ou 5 dias. Descubra os principais pontos turísticos, experimente os famosos vinhos do Porto e aproveite algumas das vistas mais bonitas da cidade. De quebra, veja 6 ideias de bate e volta saindo do Porto — como Douro, Braga e Aveiro.

Neste post, você vai encontrar:

Se preferir ir direto ao ponto, basta clicar nos itens acima.

Roteiro resumido de 8 dias entre Porto e Lisboa

Praça do Comércio em Lisboa
Praça do Comércio em Lisboa

Roteiro de Portugal de carro detalhado

No meu roteiro original eu chego em Portugal, vindo de Paris, em Lisboa bem cedinho. Para otimizar o tempo de viagem, decidimos alugar um carro em Lisboa e pegar a estrada direto rumo a Porto — cerca de 3h de viagem. Assim, eliminamos o percurso longo já na chegada e voltamos todo o trajeto com calma, fazendo paradas com tempo.

Quem puder comprar um voo multi destino, o que é ideal para viagens como essa, pode começar no Porto (ou em Lisboa) sem a necessidade de voltar tudo. Devolver o carro em outra cidade, em geral, é mais caro do que pegar e deixar no mesmo lugar, mas como tempo de férias é precioso, vale a pena!

Não deixe nada dentro do carro, nunca!

Já que estamos falando de carro quero dar outra dicas bem importante para viajar por Portugal (e pela Europa em geral), nas paradas entre uma cidade e outra não deixe absolutamente nada no carro, nem no porta-malas. Tenho muitos amigos que tiveram absolutamente tudo furtado.

Caso precise deixar o carro parado em algum lugar e com tudo dentro, vale optar pelos estacionamentos pagos e fechados, ou em último caso, fazer um revezamento.

E o passaporte? Este deveria andar com você, de preferência em uma dessas bolsinhas que vai dentro da roupa.

Veja também: Erros de quem vai a Europa pela primeira vez.

que fazer em Fátima em Portugal
Gruta Mira de Aire em Fátima

Aluguel de carro

Comece com 2 dias no Porto sem carro, a cidade é super fácil de explorar a pé ou usando transporte público. Dá pra curtir bem o centro histórico, Ribeira, livrarias, vinícolas e tudo mais sem precisar se preocupar com trânsito ou estacionamento.

No terceiro dia, você pode escolher entre explorar algumas praias da região ou fazer um bate e volta até o Vale do Douro, e aí sim, faz sentido alugar o carro — alugue no finalzinho do segundo dia. Mesmo que você opte por ficar mais relax no Porto nesse dia, já vale a pena pegar o carro no final do dia, assim você já começa a road trip cedinho no dia 4 rumo a Coimbra.

Alugar um carro em Portugal é bem fácil: se você tem mais de 21 anos e uma carteira de motorista brasileira válida por dois anos, está pronto para alugar. E para conseguir um bom negócio no, faça a reserva com antecedência e compare os preços. O site da Rentcars é ótimo para isso, oferece um bom custo-benefício e aceita pagamento parcelado sem juros.

Alugue seu carro aqui!

De volta ao nosso roteiro, o primeiro dia desse roteiro começa em Porto e já na parte da tarde!

Dia 1: Chegada no Porto

No nosso planejamento, programamos para esse dia conhecer uma parte do centro histórico do Porto a pé.

Para começar, a avenida dos Aliados é considerada um ponto turístico por si só (inclusive, é uma bela região para se hospedar). Nela, você encontra muitos prédios com estilo arquitetônico derivados da Art Noveau e Art Decó. Conheça a Câmara Municipal e a Igreja da Trindade. Outra parada que chama a atenção é o McDonald’s da avenida que tem um estilo bem diferente do que conhecemos.

roteiro de 2 dias no Porto em Portugal
Câmara Municipal do Porto

Da avenida dos Aliados, siga para a Praça da Liberdade, considerada por muitos o coração da cidade do Porto. Não deixe de garantir um clique com a estátua de Dom Pedro IV (para nós, brasileiros, o Dom Pedro I).

Depois, siga para conhecer a estação de São Bento, uma estação de trens super famosa por seus azulejos azuis – o que não falta em Porto.

Para finalizar o dia, um jantar gostoso na Zona da Ribeira (ou cais da Ribeira). A região fica às margens do rio Douro e é um dos cartões-postais da cidade. Escolha um restaurante charmoso e aproveite para degustar um delicioso bacalhau.

Vai para o Porto? Veja nosso Roteiro no Porto um guia super completo para sua viagem

Onde ficar no Porto

O Porto tem excelentes opções de hotéis! A cidade oferece uma grande variedade de hotéis, hostels e apartamentos para todos os bolsos, com a vantagem das atrações serem muitos próximas—ou seja, dá para explorar tudo a pé sem grandes deslocamentos. A maioria das opções hoteleiras fica na área turística, onde você estará pertinho dos principais pontos de interesse.

Se quiser ficar no coração do agito, aposte na Baixa ou na Ribeira. A Ribeira tem aquele charme especial, com vista deslumbrante para o Douro e um cenário digno de cartão-postal—mas prepare-se para encarar algumas ladeiras logo cedo! Já a Baixa do Porto é a parte alta da cidade, onde estão atrações icônicas como a Estação São Bento, a Livraria Lello e a Torre dos Clérigos, além de uma infinidade de bares, restaurantes e lojas. Seja qual for sua escolha, a experiência será incrível!

E, para quem prefere uma hospedagem super caprichada, o Torel Avantgarde é um hotel cinco estrelas incrível.

Dia 2: Porto

Comece o dia visitando a Torre dos Clérigos (R. de São Filipe de Nery, 4050-546 | de 9h às 19h). Para subir na Torre, o ingresso custa 6 Euros e vale comprar antecipadamente para evitar filas. Do alto, você tem uma vista panorâmica da cidade do Porto – também é possível subir mais 225 degraus para chegar até a Torre do Sino. Compre o seu ingresso e reserve o horário da sua visita direto no site da Igreja (site oficial).

Wine Experience no WOW Porto
Wine Experience no WOW Porto

Depois, siga para a Igreja do Carmo (aberta de segunda a sexta de 9h às 18h, sábados e domingo de 10h às 18h). Ao lado dela, está a Igreja das Carmelitas e as duas possuem azulejos lindos nas laterais.

Siga caminhando até a Ponte Luís I, que dá acesso para a Vila Nova de Gaia. A ponte é grandiosa e possui dois andares. E, então, desça para o Cais da Ribeira para conhecer a região de dia e fazer uma degustação de vinho em uma cave (compre o ingresso antecipadamente)

Aproveite o passeio na Ribeira para visitar o WOW Porto: o quarteirão cultural e gastronômico de Gaia. Nesse post contamos como foi a nossa visita.

Atravesse a ponte para pegar o Teleférico de Vila Nova de Gaia, aberto todos os dias de 10h às 18h (o ingresso só de ida custa 6 Euros, ida e volta 9 Euros), para conhecer o Mosteiro da Serra do Pilar (construído em 1600) e o mirante que costuma ser atração no pôr do sol.

vale a pena fazer o passeio de barco rabelo no Porto em Portugal
Passeio de barco rabelo no Porto

Termine o dia com um passeio de barco no Rio Douro (caso você não veja o pôr do sol no mirante acima, garanta o seu ingresso antecipado para vê-lo do barco).

Dia 3: Porto

Deu para fazer todos os passeios do dia 1 e do dia 2? Então, o seu terceiro dia no Porto será mais livre: seja para você repetir algum passeio, ir conhecer algo que não está neste roteiro ou, então, fazer aquilo que não deu tempo nos dias anteriores.

Uma opção é dedicar esse dia para conhecer algumas praias de Porto. A Leça da Palmeira, por exemplo, está a 20 minutinhos de carro da cidade e tem um conjunto de piscinas incríveis para aproveitar. A Praia do Aterro e a Praia Azul ficam do ladinho desta e são lindas. Aproveite para conhecer várias, já que são uma do lado da outra.

Outra opção é fazer um bate e volta rápido. Nós optamos em ir conhecer Trás-os-Montes, que fica a 1h de Porto. A cidade é uma província histórica e meus avós paternos nasceram lá, por isso incluímos essa parada do roteiro! Para quem curte vinho, uma ótima opção é fazer um roteiro de 1 dia no Douro para conhecer uma das regiões mais lindas de Portugal e degustar vinhos maravilhosos.

Bate e volta as vinícolas do Douro saindo do Porto
Miradouro de São Leonardo de Galafura e as vistas lindas do Douro

Dia 4: Porto, Coimbra e Fátima

De Porto até Coimbra, primeira parada do dia, são 120 km de viagem, quase 1h30. A cidade é a sede da universidade mais antiga de Portugal e tem muita história para contar. Como tínhamos apenas uma manhã por lá, decidimos conhecer apenas o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a Sé Velha, a Quinta das Lágrimas e, claro, a Universidade de Coimbra.

O que visitar em Coimbra

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, fica aberto para visitação todos os dias das 10h às 18h, teve sua construção em 1330 e por muitos anos ficou afundado por conta das inundações frequentes da região.

A Sé Velha é uma catedral belíssima e considerada uma das construções do estilo romântico mais importante de Portugal. Já o Quinta das Lágrimas é um jardim imenso com lagos, fontes e árvores. Uma curiosidade? É daqui que surgiu a expressão “Inês é Morta” pois, diz a lenda, que foi na fonte das Lágrimas que Inês de Castro foi morta em 1335.

Muitos brasileiros aproveitam a viagem para visitar a Universidade de Coimbra — e claro, a icônica Biblioteca Joanina, com seu estilo barroco impressionante. Ela está entre as bibliotecas mais bonitas da Europa e realmente vale a visita. Pra curtir tudo sem perrengue, a dica é fazer um tour guiado com ingresso já incluso. Assim, você entende melhor a história do lugar e aproveita cada cantinho.

que fazer em Coimbra
Sala dos Capelos na Universidade de Coimbra

Vai com crianças? Aproveite para conhecer o Portugal dos Pequenitos, um parque em miniatura que foi idealizado e construído durante o Estado Novo. Seu propósito é proporcionar um ambiente lúdico, educativo e turístico, apresentando diversos aspectos da cultura e do patrimônio português. Crianças menores 3 anos é gratuito€9.95 (3-13 anos), €14.95 (14-64 anos) e €11.95 (maiores 65 anos). Tem ingressos familiares.

Fátima

Depois de mais 1h de estrada (86 km), chegamos em Fátima — nossa parada para pernoite. A cidade é uma ótima escolha, especialmente para famílias católicas, que costumam aproveitar bastante a atmosfera do lugar.

Mas se esse não for muito o seu estilo, dá pra adaptar o roteiro sem perder o encanto da região. Em vez de Fátima, você pode conhecer o Mosteiro da Batalha (ou Mosteiro de Santa Maria da Vitória), uma construção imponente que levou cerca de 200 anos pra ficar pronta. Outra opção é passar por Nazaré, famosa pelas ondas gigantes, ou se perder pelas ruazinhas charmosas de Óbidos.

O que fazer em Fátima
  • Grutas de Mira de Aire: A cerca de 15 km de Fátima, esse complexo de cavernas é o maior de Portugal e uma aventura super diferente pra toda a família. A visita dura de 2 a 3 horas e encanta adultos e crianças.
  • Santuário de Fátima: Um lugar imenso e cheio de significado. O complexo é formado por três partes principais: a Basílica de Nossa Senhora do Rosário (com os túmulos dos três pastorinhos), a Basílica da Santíssima Trindade e a Capelinha das Aparições — onde, segundo a tradição, Nossa Senhora apareceu para as crianças.
  • Casa dos Três Pastorinhos: Um passeio simples, mas cheio de valor. Nossos filhos curtiram conhecer a história, ver como as famílias viviam na época e se surpreenderam com o tamanho das casas (e das pessoas!).

Se você for religioso, vale checar o calendário com horários das missas para encaixar alguma.

como é o passeio no santuário de Fátima com crianças
Santuário de Fátima

Onde ficar em Fátima

Fátima é uma cidade já bem menor e, consequentemente, com opções de hospedagens mais restritas. Algumas da melhores pedidas são:

Nós ficamos no Hotel Don Gonçalo e ele foi um ponto alto em nossa passagem pela cidade. As crianças adoraram o espaço kids ao ar livre do hotel e a piscina com cascata. O café da manhã está incluso na diária e tem uma boa variedade de pães, bolos, geleias, frios e pratos quentes —um buffet super caprichado. O hotel possui também um SPA completo com academia, hidromassagem, banho turco e piscina aquecida.

Eles ficam situados a 700m do Santuário de Fátima e tem estacionamento.

Confira os preços e reserve o Hotel Don Gonçalo

Dia 5: Lisboa

Programe sua saída de Fátima bem cedinho! São cerca de 125 km, o que dá em torno de 1h30 de carro até Lisboa. Assim, você chega com tempo de aproveitar o dia por lá. Devolva o carro assim que chegar (você não vai mais precisar dele).

Lisboa é uma cidade vibrante, cheia de história e com várias atrações que os pequenos adoram. Uma boa ideia é mesclar os clássicos históricos — como o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos — com programas mais interativos, como o Oceanário e o Pavilhão do Conhecimento.

Quer um roteiro redondinho de Lisboa? Veja nosso Roteiro Lisboa com o melhor da cidade em 3, 4 ou 5 dias.

Lisboa com crianças
Tom e Caio no Museu do Azulejo

Meus filhos curtiram muito os parquinhos públicos da cidade. Tem um ótimo na praça em frente ao Mosteiro dos Jerónimos e outro bem em frente ao Mercado da Ribeira (Time Out Market), que aliás, é um ótimo lugar pra almoçar — comida boa, variada e ambiente descontraído.

Comece o dia pela Baixa Lisboa, visitando o centro histórico (passando pelos homens ilustres do Panteão, as ruínas de São Jorge e a versão Lusitana da Catedral da Sé), da rua Augusta até a praça do Comércio.

Depois, vamos para o Museu Nacional do Azulejo (Rua da Madre de Deus, 4, 1900-312), que fica entre o Centro de Lisboa e o Parque das Nações. Ele fica aberto de terça-feira a domingo das 11h às 16h e o ingresso custa 5 Euros. Lá, você vai conhecer a história do azulejo desde suas origens até os dias atuais. São painéis incríveis e pintados à mão – um mais lindo do outro.

Siga para o Parque das Nações e repare na fileira de bandeiras de vários países. Perceba que de uma lado está o ginásio de Lisboa e do outro o Oceanário (compre ingressos antecipados), nossa próxima e última parada do dia.

Lisboa com crianças
Tom e Caio no Oceanário de Lisboa

A região do Oceanário de Lisboa é a que possui a melhor vista para a Ponte Vasco da Gama. Caminhe tranquilamente pela ponte de madeira e, se preferir, pegue o teleférico Telecabine Lisboa para garantir lindas vistas do alto (ele funciona todos os dias a partir das 11h; o trajeto apenas de ida custa 7 Euros, ida e volta 9 Euros).

Onde ficar em Lisboa

Se essa é a sua primeira vez em Lisboa, não tenha dúvidas: fique em uma região central como o Bairro do Chiado e Bairro Alto. Algumas pedidas econômicas por lá são Lisb’on Hostel, Good Night Hostel, Surf in Chiado e o Grapes & Bites.

Já pedidas com bom custo benefício são o que não faltam. O Lisbon Colours Bairro Alto, Design Chiado Flats e o Hotel Borges são exemplos disso. E, para quem quer um hotel caprichado, o TURIM Terreiro do Paço Hotel é opção certeira!

Tá indo pra Lisboa com crianças? Veja nosso post Onde ficar em Lisboa com crianças. Uma seleção dos melhores hotéis e melhores bairros para se hospedar com os pequenos.

Dia 6: Lisboa

Comece o seu segundo dia em Lisboa pelo Bairro de Alto, um dos cantinhos mais fotogênicos da cidade. Para chegar nele, aproveite e pegue o Ascensor da Glória, um dos cartões-postais de Lisboa.

lisboa com crianças
Tom, Caio e o Ascensor da Glória

Depois, siga para o Bairro do Chiado para conhecer as ruínas do Convento do Carmo (bem pertinho da Praça de Dom Pedro IV e do Castelo de São Jorge, dê um pulo até lá caso tenha tempo). O antigo convento da Ordem dos Carmelitas da Antiga Observância foi erguido em 1389 e lá estão algumas das ruínas da época no Museu Arqueológico do Carmo.

Siga para um almoço caprichado no Mercado da Ribeira (ou Timeout Market) que reúne mais de 30 possibilidades para quem quer comer bem!

como é o time out market em Lisboa
Time Out Market por dentro

A tarde será agitada! Percorra de tuk tuk o Bairro da Alfama, a região do Castelo de Lisboa e uma das poucas áreas de Lisboa que passaram ilesas ao terremoto 1755; conheça o Castelo de São Jorge (compre ingressos antecipados), parada obrigatório de quem vai para Lisboa pela primeira vez e com vistas incríveis da cidade, e a Sé de Lisboa.

Depois, siga para o Miradouro de São Pedro de Alcântara, para descansar as pernas e ter mais vistas bacanas de Lisboa. Se você curtir parques e áreas verdes, ao lado do miradouro está o Jardim do Príncipe Real.

E, para fechar o dia com chave de ouro, contemple o pôr do sol do Miradouro de Santa Catarina, que fica no topo de uma das colinas da cidade e garante uma vista incrível do rio Tejo.

o que ver na alfama em Lisboa
ruas charmosas da Alfama

Dia 7: Sintra

Lisboa é incrível, mas nada se compara à experiência mágica que é visitar Sintra — um lugar que parece ter saído direto de um conto de fadas. Com seus palácios coloridos, castelos no alto das montanhas e jardins cheios de história, Sintra é, sem exagero, uma das cidades mais encantadoras de Portugal. E o melhor: fica pertinho de Lisboa, a apenas 50 minutos de trem ou 30 minutos de Uber.

A dica mais importante é simples: vá. Não pense duas vezes. E a segunda dica (mais estratégica): defina com antecedência o que você quer visitar e compre pelo menos um ingresso online. As filas são enormes, e isso já vai te salvar de 30 a 40 minutos de espera.

passeios imperdíveis em Sintra
Quinta da Regaleira em Sintra

Quer montar um roteiro caprichado em Sintra? Leia também: O que fazer em Sintra, Portugal, 10 atrações imperdíveis e roteiro de 1, 2 e 3 dias.

Compre os ingressos de Sintra com antecedência

Os passeios em Sintra são bem concorridos e as filas são enormes. Minha sugestão é já chegar na cidade com os ingressos na mão.

  • Palácio da Pena (compre ingressos antecipados): um dos marcos mais emblemáticos de Sintra, o Palácio da Pena é um castelo colorido situado no topo de uma colina.
  • Quinta da Regaleira (compre ingressos antecipados): um lugar com jardins exuberantes, grutas e construções misteriosas e o famoso Poço Iniciático.
  • Palácio Nacional de Sintra (compre ingressos antecipados): localizado no centro da vila, este palácio histórico tem uma arquitetura única e oferece uma visão fascinante da história de Portugal.
  • Castelo dos Mouros (compre ingressos antecipados): uma fortaleza árabe amuralhada do século XII. Situado nas montanhas, proporciona vistas espetaculares.
  • Palácio de Monserrate (compre ingressos antecipados): conheça o jardim romântico do Palácio de Monserrate e maravilhe-se com o seu charmoso edifício neogótico com decorações orientais e mouriscas.
bate e volta a sintra em portugal
Palácio da Pena em Sintra | Imagem: Unsplash

Transporte em Sintra

Todos os Palácios de Sintra (exceto o Palácio Nacional de Sintra, na vila) ficam morro acima. Para chegar neles você precisará recorrer aos ônibus turísticos locais ou caminhar um bocado.

  • O ônibus 434 conecta o centro ao Palácio da Pena por €7.60 (ida e volta)
  • O ônibus 435 conecta o centro a Quinta da Regaleira e ao Palácio de Monserrate por €5.50 (você pode fazer quantas paradas quiser até completar o circuito.

Lisboa a Sintra de tour

Para quem quer conhecer Sintra sem se preocupar com ônibus e trem a dica é escolher um tour guiado. O tour guiado de um dia a Sintra, Pena, Regaleira e Cascais visita o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira e desce à costa, com uma parada em Cascais. O legal é que além das explicações, há tempo livre nas duas cidades.

Um passeio pelo centrinho de Sintra

Nenhuma visita a Sintra está completa sem dar uma volta com calma pelo centro histórico. O lugar é puro charme: ruelas de pedra, lojinhas fotogênicas, e muitos cantinhos gostosos pra comer e beber bem.

bate e volta a sintra saindo de lisboa
Palácio Nacional de Sintra

Uma das paradas mais tradicionais por lá é a Casa Piriquita (R. das Padarias, 1), famosa pelos travesseiros de Sintra — um doce leve, folhado e com recheio cremoso que vale cada caloria. Ela também entra na disputa com a Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa (Volta do Duche, 12) pelo posto de quem tem a receita original das queijadinhas portuguesas.

Como não sou muito fã de queijadinha, fui direto nos travesseiros (e me esbaldei!). Depois, cruzei a rua e provei os pastéis de nata da Fábrica da Nata (Praça da República, 6) — e sim, estavam deliciosos!

Pra fechar com um almoço tranquilo e sem pressa, a dica é o Becco de Sintra (R. Pendoa, 14). A gente escolheu por acaso, mas acertou em cheio: o bacalhau com natas estava no ponto e o ambiente super acolhedor.

Dia 8: Lisboa e Cascais

Comece o dia no bairro de Belém, provando o tradicional pastel de Belém. Vá direto no na clássica Pastéis de Belém (Rua de Belém, 84), que serve esses deliciosos docinhos desde 1837.

Torre de Belém com crianças
Tom e Caio em frente a Torre de Belém

Depois, siga para a Torre de Belém que, além de ser linda, garante vistas bacanas para o rio Tejo. A entrada custa 6 Euros e ela funciona no inverno de 10h às 17h30 e, no verão, até às 18h30.

Não deixe de visitar também o Mosteiro dos Jerónimos (aberto no inverno de 10h às 17h30 e, no verão, até as 18h30 e a entrada custa 16 Euros), um monumento erguido em 1501, quando Vasco da Gama retornou a Portugal com o dinheiro da venda das especiarias trazidas das Índias.

Lisboa com crianças
Padrão Descobrimentos

E, por último, o Padrão dos Descobrimentos, uma estátua no formato de Caravela que representa os grandes descobridores dos mares como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Fernão Magalhães.

Na parte da tarde aproveite para conhecer a Vila de Cascais, também conhecida como Riviera Portuguesa ou o Sunset da Europa, a vila é super charmosa e, se coubesse no roteiro, dedicaria dois dias só para ela. Em um giro rápido, visite o centro histórico e algumas praias, como a praia da Rainha, praia da Ribeira de Cascais e a praia da Duquesa (uma ao lado da outra).

De Cascais até Lisboa são pouco mais de 30 minutos.

Quer fazer um tour guiado rapidinho? Nós indicamos o Tour por Cascais, Cabo da Roca e Boca do Inferno. No tour está incluso o transporte, guia, caminhada pelo centro histórico e ingresso para o Santuário da Peninha.

o que fazer em Cascais com crianças
Em Cascais com as crianças

Portugal de carro no mapa

Seguro viagem

Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório em toda a Europa. Inclusive, tenha sempre em mãos o comprovante impresso dele, principalmente na hora de passar pela imigração. Mas, ainda que ele não fosse obrigatório, ele é altamente indicado em toda e qualquer viagem. Além de possíveis eventualidades médicas, um bom seguro cobre malas extraviadas e voos atrasados.

Por aqui, nós indicamos a Seguros Promo para você comparar as opções de seguro e escolher o melhor negócio.

Quer um desconto?!


Insira o código IDEIASNAMALA15 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Faça já o seu seguro viagem

Gostou do nosso roteiro de carro entre Porto e Lisboa? Tem alguma sugestão ou dúvida? Deixe nos comentários!

PLANEJE SUA VIAGEM

  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Veja também:

Malu Pinheiro
Malu Pinheiro
Apaixonada pelo diálogo e por viagens, levo um pouquinho do lado jornalístico a cada destino que chego. Natureza e praias estão presentes em quase todos meus roteiros - não vivo sem!

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Renata De Carvalho Viana Mourão disse:

Boa noite, tudo bem? Parabéns pelo blog e obrigada pois estou montando meu roteiro de Portugal praticamente 100% baseado no seu. Mas hoje quando fui reservar o hotel em Sintra, fiquei pensando que horas eu chegaria lá prá visitar os principais pontos turísticos, depois de visitar Nazaré e Óbidos. Você comentou sobre a manhã inteira em Nazaré. Depois teve Óbidos… Não fica muito apertado não? Que horas vc chegou em Sintra?
Abraço e mais uma vez obrigada.

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Renata, tudo bem?

Esse roteiro foi feito por uma das colaboradoras do site, que chegou em Sintra por volta das 17h (verão). Como você pode ler embaixo da foto a sugestão da Mari (e a minha também) é que você fique um dia inteiro em Sintra:

Pitaco da Mari: Sintra merece pelo menos um dia inteirinho do seu roteiro. A cidade é um encanto e preserva um pedaço muito lindo da história de Portugal. Um passeio que eu não perderia por lá é a Quinta das Regaleiras, um jardim inspirado em contos de fadas, lindo de mais! Para comer, não deixe de provar os tradicionais travesseirinhos da Periquita.”

Temos um roteiro específico de Sintra caso você queira dar uma olhada: O que fazer em Sintra, Portugal: 10 atrações principais + Roteiro de 1, 2 e 3 dias

E temos um roteiro redondinho de Portugal que também foi feito de carro: Roteiro Portugal: guia prático para 7, 10 e 15 dias de viagem

Caso você esteja indo com crianças: O que fazer em Portugal com crianças: Roteiros de 7, 10 ou 15 dias + dicas pra viajar em família

Boa viagem!

Avatar Renata De Carvalho Viana Mourão disse:

Beatriz, quando eu enviei minha segunda mensagem, apareceu a sua resposta e minha primeira mensagem. Pode desconsiderar a segunda viu? Obrigada.
Agora eu realmente tô precisando da sua ajuda. Com essa questão de Sintra, preciso readaptar o meu roteiro mas já fechei as hospedagens. Você poderia me dar sua opinião como você mudaria isso sem mudar as hospedagens?
Meu roteiro:
Dias 1(tarde), 2 e 3 Porto
Dia 4 Aveiro, Coimbra, Fátima
Dia 5 Nazaré, Óbidos e Sintra
Dia 6 Cascais e Lisboa
Dias 7 e 8 Lisboa.
Te agradeço demais se puder me mandar suas sugestões.

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Renata,

Pelo seu roteiro acredito que seja a sua primeira vez em Portugal, então a minha sugestão é que você tire Nazaré e Óbidos e mantenha Sintra. Vou explicar:

Sintra é um destino com peso histórico e cultural enorme: a região toda é classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO por sua paisagem cultural única e pela influência do Romantismo europeu no século XIX. Isso inclui palácios, castelos e jardins com estilos arquitetônicos impressionantes (como o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira e o Castelo dos Mouros).

Enquanto isso Nazaré é uma vila de pescadores muito charmosa, mas o que mais atrai turistas por ali são as ondas gigantes e o cenário de surf. Um fenômeno sazonal. Na minha opinião é algo que você pode deixar para uma segunda oportunidade.
Quer muito ver as ondas? Vá de Fátima para Nazaré (+ou- 50 min de carro), veja as ondas e siga para Sintra (+ou- 1h30 de carro). Se você for ver as ondas do Forte São Miguel Arcanjo, ele abre às 10h…. esteja lá esse horário (veja se dá pra comprar a entrada com antecedência, eu não sei dizer) e depois siga viagem até Sintra. Compre todos os ingressos das atrações que você quer ver em Sintra com antecedência, assim você já garante seus ingressos, pois pode esgotar mesmo, e pula a fila. Caso não dê tempo de você ver tudo em Sintra, use a manhã do dia seguinte e depois siga para Cascais.

Óbidos é uma vilinha medieval super fofa, sem dúvida, com muralhas, um castelo e ruas charmosas, mas é bem menor em termos de atrações independentes. Comparado com Sintra, a quantidade de coisas “imperdíveis” pra ver e aprender é bem mais limitada. A cidade é um presente se você tá em Portugal com tempo de descobrir novos cantinhos, mas para uma primeira vez, eu acho bem dispensável.

Espero ter ajudado!

Avatar Renata De Carvalho Viana Mourão disse:

Olá Malu, tudo bem? Eu e meu marido vamos fazer um roteiro Porto/Lisboa em abril/26 e estou gostando demais das suas sugestões. Uma dúvida, no primeiro dia em Porto vc sugere parte do Centro Histórico a pé. eu chego no aeroporto 11h10. Vc acha que consigo fazer sua sugestão do dia 01 só com a parte da tarde ou não?
Agradeço demais!
Abraço,
Renata

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Renata, tudo bem?

Supondo que você comece o roteiro por volta das 14h/14h30, dá pra fazer sim. Não sei se você chegará na Ribeira para o pôr do sol, depende do ritmo de vocês.

Boa viagem!

Avatar Celia Regina Zanetti Santinelli disse:

Amei seu roteiro, mas vc não falou muito da região Tras dos Montes.
Queria saber mais.
Obrigada

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Celia, bom dia!

Trás-os-Montes não fica na rota Porto-Lisboa, por isso não falamos da região no texto.
Fica no nordeste de Portugal, próximo da região do Douro. Já fui a Trás-os-Montes pois tenho família lá, mas tem mais de 20 anos que não vou nessa região, então não posso te dar dicas.

Minha sugestão é que você alugue um carro e faça um roteiro pela região norte de Portugal combinando Porto + Douro (temos no blog um roteiro de 1 dia no Douro) + Trás-os-Montes.
Outra opção é pegar um ônibus do Porto para Chaves (mais ou menos 2h) ou para Bragança (cerca de 3h) com a empresa Rede Expressos. Se a sua ideia for visitar alguma aldeia, ai recomendo que você vá de carro mesmo.

Boa viagem

Avatar Felipe disse:

Muito bom o roteiro, parabéns!
Senti falta de algumas informações, já que estou montando um para 8 dias também rs entre Lisboa e Porto.
Nas hospedagens que ficou em Lisboa e Porto, sempre pegou com estacionamento para o carro? Estou vendo que local com estacionamento é meio complicado achar, e sobre fazer esses roteiros de lisboa, fez tudo com o carro, ou foi a pé/transporte público?
Muito obrigado, desde já.

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Felipe, bom dia!

Temos roteiros específicos de cada cidade, por isso acabamos não colocando todas as informações.
Lisboa e Porto: use transporte público para fazer seu roteiro na cidade. No Porto especificamente dá pra fazer muita coisa a pé.
Você pode alugar seu carro na saída de Lisboa, no dia anterior a noite, e devolver no Porto.

Vou deixar aqui os Links dos nossos roteiros. Nosso roteiro Portugal com crianças é bem adaptável para famílias sem crianças:
Roteiro no Porto: O que fazer em 2,3, 4 ou 5 dias de viagem
WOW Porto: como é visitar o quarteirão cultural e gastronômico de Gaia
1 Dia no Douro: bate e volta saindo do Porto
Roteiro Lisboa: o melhor da cidade em 3, 4 ou 5 dias.
O que fazer em Sintra, Portugal: 10 atrações principais + Roteiro de 1, 2 e 3 dias
O que fazer em Portugal com crianças: Roteiros de 7, 10 ou 15 dias + dicas pra viajar em família
O que fazer em Évora, Portugal: 15 atrações imperdíveis + roteiro de 1 e 2 dias na cidade

Boa viagem!

Avatar Claudia Marcia Nogueira disse:

Maravilhoso!

Avatar Thais Camilles disse:

Bom dia. Vamos para Portugal em setembro e pretendemos ir de carro de Lisboa à Porto. Li seu post todo.
Sabe me informar qual o valor para deixar o carro em Porto? Pois pensamos em deixar o carro lá e voltar de avião para Lisboa após conhecer Porto. Já que voltamos ao Brasil de Lisboa. Obrigada

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Thais, bom dia!

Não sei informar o valor, mas você pode simular através do site: RentCars
Você coloca o local de retirada em Lisboa e a devolução no Aeroporto do Porto. Para avaliar se compensa pra você, veja também a opção de retirar e devolver em Lisboa. Com a diferença de valores, você pode avaliar o que é melhor para o seu orçamento.
Boa viagem

Avatar Samira Ventorim B. P. Azevedo disse:

Olá! Vc fala em não deixar nada nos carros! Como vc fez nas paradas? Por exemplo vc fez uma parada em Coimbra e iria pernoitar em Fátima, como fez com as malas?
Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Estacionamento fechado para não ter erro. No caso tive mais dias e dormi em Cimbra, mas não achei que valeu a pena não.
Abraços