Um passeio de Cable Car, o bondinho de San Francisco

O passeio de Cable Car, também conhecido como bondinho de San Francisco, é uma das formas mais divertidas de explorar a cidade. Veja todos os detalhes desse passeio e tudo o que você precisa saber para encaixar-lo no seu roteiro por SF neste post.

O passeio de Cable Car é uma das formas mais autênticas e tradicionais de visitar San Francisco. Duas das três linhas de bonde conectam a Union Square o centro comercial da cidade ao Fisherman’s Wharf, uma área bem turística e animada e são o meio de transporte ideal para você ter um belo panorama da cidade sem enfrentar as subidas. Como falei no roteiro de San Francisco, eu se fosse você, começaria sua viagem por com esse passeio.

Cable Car
Bruna, Marcela e Mari fazendo graça no bondinho

O que é o Cable Car de San Francisco?

Mais do que um meio de transporte ou uma atração turística os bondinhos – os Cable Cars – são pequenos museus a céu aberto. As três linhas atuais (já já falo mais sobre cada uma delas) são sobreviventes de uma época em que os bondes eram o principal meio de transporte da cidade e a forma mais segura de encarar as ladeiras inclinadíssimas de SF. Pra você ter uma ideia da importância histórica, graças as 23 linhas que um dia existiram, a cidade conseguiu se desenvolver e ocupar o topo das charmosas ladeiras.

O sistema de Cable Cars de San Francisco é o único do mundo com operação manual, está em funcionamento desde 1873 e recebe cerca de 7 milhões de passageiros por ano.

Cable Car
Cable Car visto do alto

Por que é legal?

Um passeio de bondinho é uma viagem a San Francisco antiga, sua chance de andar pendurado (como antigamente) e ver a cidade passando. As três linhas atuais percorrem trechos repletos de subidas, e alguns dos cartões postais de San Francisco como a Bay Bridge, China Town, Lombard Street e as ladeiras de Nob Hill. Isso sem falar das fotos lindas que você vai tirar no bondinho!

Cable Car
Uma das minhas vistas preferidas de San Francisco no topo da Lombard Street a vista de Alcatraz

E pra quem ficou curioso para saber como os cable cars funcionam, a dica é visitar o Museu do Cable Car, que conta um bocadinho da história desse meio de transporte todo especial, e ao mesmo tempo, funciona como casa de máquina para toda a estrutura de cabos que movimenta as linhas e percorre o subterrâneo das ruas de San Francisco. A visita é gratuita e pra lá de interessante.

Antes de subir no bondinho

Não deixe de reparar como os bondinhos são girados nas plataformas giratórias e de forma totalmente manual. A Plataforma giratória que rende as melhores fotos é a da Market x Powell.

Cable Car
Bondinho sendo girado no ponto final da Market x Powell

Durante a viagem

Repare em como o motorista do bondinho toca o sino e como funciona o freio. Como a operação é manual o motorista precisa ser bem forte para segurar a velocidade e freiar nas descidas super íngremes do trajeto.

No museu do Cable Car (no finalzinho do post falarei mais sobre ele) dá para entender direitinho como isso funciona, mas durante o passeio já dá pra ter uma ideia!

Cable Car
Passeio de bondinho com Gunawan (amigo do mestrado)

E vale falar que você pode entrar e sair por qualquer lado do bonde e até mesmo ir pendurado em pé, que na minha opinião é o jeito mais legal de andar de bonde!

Depois do passeio

Aproveite o ponto final para tirar fotos no bondinho vazio!

Bondinho de San Francisco
Marcos, meu irmão pegando o bonde parado

Quanto custa andar de bondinho em San Francisco?

O ingresso do Cable Car custa $7,00 por pessoa por viagem. Quem pretende andar mais de uma vez pode comprar o Muni Pass que dá direito a usar o cable car, metrô, muni e os bondinhos históricos da linha F de forma ilimitada por 1,3 ou 7 dias. O Muni Pass custa $21 por 1 dia, $32 por 3 dias ou $42 por 7 dias.

Onde comprar o ingresso do Cable Car?

O ingresso do Cable Car pode ser comprado nos pontos finais ou por meio do aplicativo ou cartão do Cliper. Não é mais possível comprar ingressos do Cable car na hora!

Cable Car
Ingresso de Cable Car

Onde pegar o Cable Car – Mapa do Cable Car em SF

Veja abaixo onde estão os pontos iniciais e finais de cada uma das linhas de Cable Car de San Francisco. Você pode pegar o bonde no ponto inicial, ou em qualquer ponto ao longo do trajeto.

No ponto inicial a espera é mais previsível (a fila é grande mas geralmente anda rápido), nos demais pontos você dependerá da boa vontade do cobrador para parar (perto da Union Square, muitas vezes o bonde passa direto, especialmente na subida #Ficaadica) e pegar pessoas (eles geralmente pegam duas ou três por vez).

Entendendo as linhas de Cable Car

San Francisco tem três linhas de Cable Car: California Street, Powell & Hide e Powell & Mason. Powell & Hide e Powell & Mason tem o mesmo ponto inicial (na Union Square) e seguem por rotas diferentes até o Fisherman’s Wharf, a linha da California street tem ponto inicial na Market Street e segue em linha reta até a Van Ness. A seguir descreverei um pouquinho das três rotas.

Cable Car
Foto com o bondinho vazio? Só no ponto final!

Powell & Hide

Essa é a linha mais disputada, e na minha opinião a mais bonita da cidade (não é a minha preferida, porque é muito muvucada, eu pessoalmente gosto mais da linha da California St.). Você sairá da Union Square (ou Ghirardelli Square) e passará por uma série de ladeiras fotogênicas com vistas lindas da baía, da ilha de Alcatraz e da famosa Lombard Street.

Bondinho San Francisco
Ponto inicial do bondinho na Union Square (Repare na fila gigante nas laterais)

Pra quem pretende descer na Lombard, o que eu recomendo, essa linha te deixa na parte alta da rua. Depois de fotografar esse pedaço lindo, desça pelas escadas da própria Lombard St.

Continue o passeio a pé descendo a própria Lombard Street (a foto lá de baixo é a mais bonita) e em seguida caminhe até a Ghirardelli Square.

Comece cedo:

Minha dica é começar esse passeio cedo, como a linha é disputada, quando mais cedo menos filas (e uma fila cheia te renderá pelo menos uns 30 minutos de espera). Quanto a ordem, recomendo que você faça o  passeio da Union Square sentido Fisherman’s Wharf, acho a rota mais bonita nesse sentido e acho que a paradinha na Lombard Street fecha o passeio com chave de ouro.

Powell & Mason

Das linhas de Cable Car de San Francisco, a Powell & Mason para mim é a mais sem graça. A fila (que é a mesma da Powell & Hide) é gigantesca, e a rota é bem menos fotogênica. Sim você terá chances de tirar fotos bacanas com a Bay Bridge no fundo, e passar por um pedacinho da Chinatown, mas as ladeiras são bem menos inclinadas e eu acho que a espera não vale tanto a pena. Quem quiser casar o bondinho com um passeio pela Lombard Street terá que descer na parte de baixo da ladeira e encarar uma BELA de uma subida até chegar lá (não recomendo não, viu?!)

A descida final (com vista de Alcatraz do lado esquerdo) é o pedaço mais legal do trajeto.

O passeio termina no Fisherman’s Wharf, bem pertinho do Pier 39 e da padaria Boudin. De lá você poderá dar uma volta bem gostosa pela orla sentido Ferry Building, mas antes disso não deixe de caminhar até o Pier 40 e dar uma espiadela no museu marítimo de San Francisco e na Ghirardelli Square.

Pier 39 - San Francisco
Pier 39 – San Francisco

E antes que eu me esqueça, a dica de começar cedo também vale para essa linha 🙂

California Street

California Street é uma linha que conecta o centro financeiro de San Francisco e o bairro Nob Hill, é uma linha mais local e bem menos concorrida as outras linhas.

Cable Car
Ponto inicial do bondinho Market x California street

A graça desse passeio é ter vistas maravilhosas de San Francisco (que estiver subindo tem que olhar pra trás) com a Bay Bridge no fundo e as ruas coloridas da China Town na lateral.

E olha só que lindas as vistas dessa linha!

Conforme o bondinho vai subindo, a Bay Bridge vai se destacando e ficando mais bonita.

Cable Car
Bay Bridge e o centro financeiro de San Francisco vistos do bondinho

Com o que combinar

Aproveite o passeio para visitar a Grace Cathedral, uma igreja linda com arquitetura inspirada em Notre Dame, onde toda a terça feira a noite rola um Yoga Gratuito (você paga o que quiser/ puder) na mandala da igreja.

Para os mais animados a dica é curtir as vistas do bar The top of the Mark o bar do Intercontinental Mark Hopkings, ou se esbaldar com muita música e diversão no concorrido Tonga Room, um bar que desde 1945 encanta San Franciscanos e turistas com música divertida e clima animado. O bar tem uma piscina no centro e uma ilhota flutuante que de tempos em tempos vai e vem carregando uma banda animada.

Pra quem topa caminhar (ou pegar Uber/ ônibus)

Quem topa caminhar um pouquinho pode ainda conhecer dois parques lindos (e com vistas bacanas da baía) o Lafayette Park e o Alta Plaza Park (ambos tem parquinhos excelentes para quem viaja com crianças). No caminho você poderá almoçar uma saladinha deliciosa no Jane (2123 Fillmore).

Salada Rainbow do Jane - San Francisco
Salada Rainbow do Jane

Fillmore Street: um passeio delicioso em SF

Vale falar que este pedacinho da Fillmore Street é pra lá de bacana e está repleto de lojinhas lindas, cafés e restaurantes. Um passeio certeiro pra quem quer sair do circuitão turístico de SF

Um doce na B. Patisserie

E pra fechar o passeio com chave de ouro a dica é terminar com um sandubão gostoso e um doce espetacular na B. Patisserie (2821 California Ave).

Museu do Cable Car: entendendo como funcionam os bondinhos de San Franscisco

Se você ficou curioso para saber um pouco mais sobre o Cable Car de San Francisco, eu SUPER recomendo a visita ao Museu do Cable Car (1201 Mason St | aberto todos os dias das 10:00 às 18:00).

O museu conta detalhes da história do bondinho – e de como eles quase foram extintos – e também mostra o funcionamento dos cabos na própria casa de máquinas do Cable Car. É surreal ver os cabos das três linhas sendo operados e o bondinho funcionamento a pleno vapor. Adoro e recomendo MUITO o passeio.

Museus de San Francisco
Cabos do bondinho no Cable Car Museum – San Francisco

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em San Francisco
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar FABRÍCIA disse:

Olá!
Vou a São Francisco no final de Dezembro e “elegi” seu blog como meu parceiro para montar meu roteiro. Textos, imagens e dicas excelentes! Parabéns!

No entanto, surgiram algumas dúvidas que resolvi arriscar aqui para tentar receber as respostas a tempo… ??

1. Estarei hospedada na região de Fisherman’s Wharf e queria saber se posso pegar o bondinho na Ghirardelli Square, seguir até a Union Square, não descer e seguir até a Lombard Street, descendo lá. Resumindo, o que quero saber é se há algum ponto no trajeto do bondinho em que a descida é obrigatória?

2. O que vc recomenda fazer no dia 01 de janeiro? Programei-me para visitar Palace of Fine Arts/Golden Gate/ Sausalito/Ghirardelli Square/ Lombard Street.

3. Vc conhece/ indicaria alguém como guia para a região do Vale do Silício? Alguém que tenha “acesso” e possa entrar em alguns lugares que normalmente não entraríamos?

Desde já, agradeço sua atenção.

Um abraço e sucesso!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Fabricia,
1- Não. Chegando no ponto final vc precisa necessariamente descer e pegar a fila para voltar a subir.
2- Vale checar se os restaurantes em Sausalito e a Ghirardelli Square estarão abertos. Esse é um dos poucos dias que as coisas fecham por aqui. Como alternativa, o rolê pelo Presidio é maravilhoso.
3- Nop.
Beijos