Lombard Street em San Francisco: Como chegar e dicas para fotografar
Tudo começou com o intuito de driblar uma inclinação de 27 graus que causava alguns acidentes na região e a sugestão de um morador local para criar um zigue-zague de curvas. Foi assim que em 1922 a Lombard Street ganhou as 8 curvas que a tornaram famosas, e é claro que o cinema ajudou, a rua já apareceu em filmes como Bullit, Vertigo e na série Full House, e hoje é um dos pontos turísticos mais visitados de San Francisco. Para te ajudar a incluir a Lombard Street no seu roteiro, criamos um post completo com tudo o que você precisa saber. Vamos nessa?
- Como é o passeio na Lombard Street?
- Como chegar (de bondinho, a pé, de ônibus ou de carro)
- Melhores lugares para fotografar a Lombard Street
- Outras ruas tortuosas em San Francisco
Como é o passeio na Lombard Street?
Quem chega na Lombard Street, em São Francisco, presencia várias vezes a mesma cena: carros de locadora descendo devargarinho as curvas tortuosas, o Cable Car chegando lotado no topo da rua e partindo vazio, e uma multidão de pessoas subindo, descendo e posando para fotos. É… acho que poucas ruas no mundo ganham tamanha atenção, e tantos flashs, mas quer saber? A rua faz jus a fama e nenhuma roteiro de San Francisco fica completo sem dar um pulinho na Lombard Street.
Na descida todo santo ajuda
Minha primeira dica para quem faz este passeio é: chegue pela parte alta da rua; e a forma mais legal de fazer isso é pegar a Linha Powell & Side do bonitinho que sai da Union Square e te deixa na frente da rua. Além de todo contexto histórico de andar no meio de transporte mais tradicional da cidade, você ganha de brinde vistas espetaculares da baía de San Francisco, por todos os lados.
Para entender a dimensão da rua e ver as curvas de verdade você terá que descer. E cá entre nós, bem mais fácil descer uma escadinha (há escadas e rampas dos dois lados da rua) do que encarar 400 metros em forma de degraus.
Quem chega por baixo: uma subida terrível
Quem chega na Lombard Street pela parte de baixo amarga uma ladeira do cão, prepare as canelas e não pense muito, as vistas lá do alto valem a subida – mas antes que você me pergunte, as melhores fotos da Lombard Street são tiradas da parte de baixo da rua.
Rua vista de baixo: momento raro sem tantas carros.Vale a pena visitar a Lombard Street?Minha impressão quando visitei a Lombard Street pela primeira vez em 2012
Confesso que a Lombard Street era um dos lugares da cidade que eu mais queria visitar em San Francisco. Depois de ver a rua tantas vezes na televisão, eu precisava vê-la de perto. E não é que gostei? A rua é uma gracinh, e a vista da cidade lá do alto é bem bonita. Subir pela passarela acompanhando o ritual de desce e vira dos carros é algo absolutamente tradicional de São Francisco e que merece ser experimentado. E claro, se você tiver um carro, vale a pena enfrentar o “mini congestionamento” e descer a rua dirigindo.
Hoje depois de mais de 7 anos na região
Continuo gostando bastante do passeio e recomendando para todos os marinheiros de primeira viagem. Durante o verão a região fica bastante conturbada e minha dica é ir bem cedo, ou ser paciente!
Como chegar à Lombard Street?
- De bondinho: A forma mais especial de chegar a Lombard St. é de bondinho. A linha Powell-Hyde para em frente a rua. Quem vem da Union Square pode descer aqui e continuar o trajeto a pé.
- De ônibus: pegue a linha 30 que sai da Union Square e desça na Columbus x Lombard. A desvantagem de ir de ônibus é chegar do lado de baixo da rua e ter que subir a ladeira. ATENÇÃO: Ônibus em SF não dá troco, leve dinheiro exato! Preço $2.25.
- A pé: Faça o passeio a pé com um belo mapa na mão e prepare-se para subir bastante. Você será recompensado com vistas lindas. O quarteirão tortuoso fica entre a rua Hyde e a rua Leavenworth e é bem fácil chegar lá saindo do Fisherman’s Wharf.
- De carro: a graça de estar de carro é pode dirigir a Lombard Street, de quando em quando, rola até um transitinho de turistas descendo a rua.
Veja aqui a localização da Lombard Street no mapa
Melhores lugares para fotografar a Lombard Street
O melhor lugar para fotografar a Lombard Street é do quarteirão de baixo. E olha só que linda que a rua fica na primavera. Para quem quer tirar fotos boas, o truque é ir bem cedo, enquanto a cidade ainda dorme e a rua, que é bem residencial ainda está tranquila
Para quem chegou por baixo tá em dúvida se vale a pena a subida, eu digo que vale. Olha só as vistas da cidade de San Francisco com a Bay Bridge no fundo:
Minha vista preferida fica um pouquinho adiante, siga a linha do bonitinho para ter este vistão da Ilha de Alcatraz com uma das ladeiras da cidade. Lindo, não?!
Com o que combinar?
Combine a Lombard Street com uma visita ao San Francisco Art Institute (SFAI) uma escola de arte com mural de Diego Rivera e vistas lindas da baía de San Francisco.
Em seguida continue até o Ghirardelli Square para provar os sorvetes e chocolates mais tradicionais da cidade.
E termine o passeio explorando o Fisherman’s Wharf e o Pier 39!
Outras ruas tortuosas em San Francisco
Broderick x Broadway: a irmã chique da Lombard
A irmã chique da Lombard, a Broderick St. fica num pequeno trechinho da Broadway St. conhecido como linha dos milionários, e que concentra algumas das casas mais chiques da cidade. Uma dessas casas tem uma pequena versão particular de Lombard Street, rua curva (fechada para carros) com vistas espetaculares da cidade.
A graça desse passeio é fotografar as curvas perfeitinhas sem a intromissão de carros, ou pessoas! Olha só as fotos legais que eu tirei :).
E olha só a vista que linda!!!
E essas não são as duas únicas ruas curvas de San Francisco…
Além da Lombard e da Broderick, San Francisco tem outras duas ruas curvas:
- Vermont Street entre a 20th e a 22nd Street: famosa por sediar uma corrida anual de bicicletinhas de criança conduzida por adultos durante o domingo de páscoa, a BYOBW (Bring your own Big Wheels)
- 22nd Street na altura de Collingwood: Tem a curva mais inclinada da cidade.
Não esqueça o seguro viagem
Não economiza no seguro viagem por achar que ele não é importante, já que não é obrigatório. Imprevistos acontecem em qualquer lugar e todos estamos sujeitos a passar por situações de desconforto, mas se você estiver segurado isso não será um problema.
Opte por seguro com boa cobertura e que cubra tudo no ato, evitando a burocracia para ver a cor do dinheiro novamente na hora de ser reembolsado. Recomendamos a Seguros Promo, que funciona como um comparador de apólices, trazendo uma listagem com o que há de melhor no mercado (escolha o seguro que for mais adequado para o seu estilo de viagem e que não comprometa o seu orçamento).
Clicando aqui e inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.
E aí, curtiu o passeio?
Alguém aí já visitou a Lombard Street e quer compartilhar o que achou?
Viaje sem stress
✅ Reserve seu hotel em San Francisco
Veja também:
- Guia de viagem de San Francisco
- Onde ficar em San Francisco
- Roteiro: o melhor de San Francisco em 3,4 ou 5 dias
- San Francisco em 20 passeios imperdíveis
- Onde comer em San Francisco
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]
Guarde este post no Pinterest!
E lugar muito bonito pra sair repassei ue gostei obrigado amigos
Que decepção eu tive ontem quando visitei essa rua tão badalada e me deparei com um jardim extremamente malcuidado. Monte de planta seca… assustador!!
Oi Jailton,
As plantas secam no inverno e ficam assim felosas. Em geral será tudo replantado na primavera.
Abraços
Uau…uma rampa com mais de 20% de inclinação! Aqui em SP, as rampas de garagem tem no maximo 20% devido a legislação! Pelas fotos o lugar é bem alto e bem interessante.
Boas fotos!
Abs,
Inessa