15+ passeios grátis em San Francisco na Califórnia
São Francisco, na Califórnia, é uma cidade cara porém democrática, os melhores atrativos turísticos e as vistas mais bonitas da cidade são gratuitos. Nessa lista caprichada quero dividir com você os melhores passeios grátis de San Francisco. Vamos nessa?
Para deixar o post mais divertido combinei cartões postais clássicos de San Francisco como a Golden Gate Bridge e o Pier 39 com dicas mais locais mas que fazem todo sentido para quem visita a cidade pela primeira vez. Misturei parques lindos como o Presidio SF e o Twin Peaks (dono de uma das vistas mais bonitas da cidade) com trilhas urbanas e museus gratuitos.
Melhores passeios grátis de San Francisco
A beleza da baía de San Francisco é o primeiro chamariz de quem vem a cidade. Seja pelas ladeiras super inclinadas salpicadas de casarões históricos, pela vermelhidão da ponte Golden Gate – a dona da baía –ou pelas praias que se escondem entre as falésias. San Francisco é uma cidade linda, e o melhor os principais pontos turísticos da cidade como Lombard Street (rua tortuosa e charmosa), Palace of Fine Arts (um edifício lindo) e Alamo Square (ver casinhas vitorianas lindas de pertinho) são gratuitos por natureza.
Mas a lista de passeios grátis por San Francisco não acaba nos pontos turísticos óbvios. Aí vai minha lista completa. Clique no item abaixo para ir direto ao ponto ou se preferir, leia o post todo.
- Fort Point
- Tours grátis por San Francisco
- Pier 39 e os leões marinhos
- Melhores vistas da Golden Gate Bridge
- Civic Center
- Chinatown
- Grace Cathedral
- Murais de Mission
- Ver de perto como se movo o bondinho
- Escadarias mosaicos e vistas lindas
- Escorregador gigante em um parque miniatura
- Parques de San Francisco
- Twin Peaks
- Museus com programação grátis
- Eventos gratuitos – fique ligado na programação
1- Se apaixonar pelo Fort Point
Demorei alguns anos para visitar o Fort Point, um forte histórico lindo que fica literalmente no pé da ponte. Para não te deixar cometer o mesmo erro, começo a lista de atividades grátis em San Francisco por ele. Vale a pena, viu?! O passeio é especial, as vistas da Golden Gate Bridge são um espetáculo e com sorte você ainda verá alguns surfistas pegando ondas por lá!
Um detalhe que aprendi na visita é que que a fortificação é bem mais antiga que ponte, e para preservar o edifício histórico – que é lindo – a Golden Gate ganhou este pequeno arco que você vê na foto. Durante a visita você poderá subir até a cobertura do edifício (e leve casaco porque venta pra caramba) e entrar embaixo da ponte. É bem legal!
2- Desvendar a cidade com tours grátis
Tem um inglês legal e adora aprender de verdade sobre as cidades que visita? Então você vai adorar os Free Tours em San Francisco, e o que legal é que há algumas opções de tours focadas nos bairros da cidade. Vamos falar sobre os melhores tour grátis de San Francisco? Lembrando que no final do tour o guia passa um chapéu e espera receber uma gorjeta de cada visitante.
Free Tour por San Francisco:
Esse tour tem duas horas e meia de duração e dá uma geralzona pela cidade com direito a muita história, muitas curiosidades e ótimas dicas. O passeio comer próximo a Union Square e o guia é excelente.
Free Tour por North Beach (o bairro Italiano de San Francisco)
O bairro Italiano de San Francisco guarda mistérios que vão de piratas a túneis secretos para contrabandear bebida na época da proibição, e claro que também tem muita comida e bebida boa por lá. Esse tour de 2,5 horas começa próximo a Union Square.
Reserve seu tour grátis por North Beach
Free Tour por Mission e Castro | Em espanhol
Mission & Castro dois dos bairros mais divertidos (e interessantes) de San Francisco são o tema deste tour grátis em Espanhol. O passeio dura cerca de duas horas e meia e inclui alguns dos grafites mais bonitos da cidade além da história ativista do Castro, o bairro gay de San Francisco.
Reserve aqui seu tour grátis por Mission e Castro
3- Ver os leões marinhos brigões no Píer 39
O Pier 39 é um dos símbolos turísticos de San Francisco e um desses cantinhos que merecem entrar no seu roteiro. Além de passear por lojinhas de artigos turísticos e comer nos bares e restaurantes, a grande atração do Pier é assistir os leões marinhos preguiçosos (e briguentos)
Dependendo da estação do ano, o píer dos leões marinhos estará mais ou menos cheio (tanto de pessoas como de leões marinhos). Durante os meses de inverno, os leões ficam bem belicosos e o programa é mais divertido. Ao lado do píer dos leões marinhos está o ponto mais lindo da cidade para avistar e fotografar a ilha de Alcatraz, aproveite tire fotos lindas.
Outro programa grátis ali pertinho é passear pelo píer do parque aquático onde estão estacionados navios e submarinos antigos. O passeio pelo píer é grátis, mas para visitar o interior dos barcos há uma taxa de $10.
Quer continuar o passeio? Caminhe pelo Crissy Field (gramadão bem pertinho da ponte) até chegar no Torpedo Wharf. Dali, você terá vistas bem caprichadas de San Francisco.
4- Se apaixonar pelas vistas da Golden Gate Bridge
Atravessar a Golden Gate de bicicleta, a pé (versão grátis do passeio), ou de carro – as duas primeiras opções são mais legais e mais divertidas– é um must na lista de qualquer visitante em San Francisco.
Para aproveitar sua visita ao máximo pare nos dois mirantes, antes da ponte (Golden Gate Welcome Plaza) e depois da ponte (Golden Gate View). Ambos são lindos e te dão visões bem diferentes da cidade. E, claro, aquela paradinha no meio da ponte (só para quem está a pé ou de bike) também rende vistas bem especiais.
Marin Headlands o mais bonito dos mirantes
Uma dica bacana para quem está de carro (ou aguenta pedalar bem morro acima) é visitar os mirantes de Marin Headlands e o lindíssimo farol Bonita Lighthouse (confira horários de abertura). Dois passeios grátis que valem cada segundo do seu tempo na cidade.
Outros mirantes espetaculares e mais fáceis de acessar são:
Quer outras vistas maravilhosas e gratuitas da Golden Gate Bridge? Aí vão minhas preferidas
- Golden Gate Overlook: mirante na boca da ponte e acessível de ônibus ou a pé;
- Battery Crossby: ponto de início da trilha maravilhosa Battery to Bluffs;
- Battery East: outra vista lindona na boca da ponte;
- Crissy Fields Marsh: o pântano do presídio tem vistas incríveis da Golden Gate e dão acesso a algumas praias da cidade;
- Baker Beach: para fotografar a Golden Gate com as areias da praia.
5- Civic Center: um dos edifícios mais lindos da cidade
A prefeitura de San Francisco (o City Hall) é um dos prédios mais vistosos e imponentes da cidade. O lado de dentro tem uma cúpula linda, escadarias que parecem ter saído das telas de cinema e vários ornamentos arquitetônicos interessantes. Quem visita o edifício pela manhã, leva de bônus dezenas de noivinhas tirando suas fotos de casamento (com direito a poses e mais poses). O prédio esta aberto para visitação de segunda a sexta das 08h às 20h.
6- Chinatown de San Francisco
Um das maiores Chinatowns do mundo fora da China, a Chinatown de San Francisco é colorida, perfumada e tem um monte de passeios bacanas e gratuitos.
Comece visitando a St. Mary’s Church e descubra San José, Mari e Baby Jesus de olhos puxados. De lá toque para o Tin How temple, um joia chinesa escondida no alto de um prédio, o templo tem um cheiro bem forte de incenso e dezenas de divindades miniatura. Bem legal! Em seguida, visite a fábrica de biscoitinhos da sorte Golden Gate, a entrada é grátis, e encerre o dia com uma degustação de chás grátis e deliciosa no Vital Tea leaf.
E, claro, prepare-se para ver grafites coloridos, lojas vendendo produtos estranhos (pedaço de cobra, língua de pato, rabo de bambi e outras coisas bem diferentes), restaurantes chineses, lojas de lembrancinhas e lojas de decoração.
Leia aqui nosso guia da Chinatown de San Francisco
7- Visitar o interior da Grace Cathedral (e quem sabe até aproveitar uma aula de yoga Grátis)
A Grace Cathedral é uma igreja episcopal pra lá de imponente e cheia de elementos interessantes. A visita começa pela arquitetura inspirada na Catedral de Notre Dame de Paris, portas que são réplicas batistério de Ghiberti em Florença, dois labirintos, dois órgãos e um conjunto lindíssimo de vitrais coloridos. A entrada na catedral é gratuita e a visita vale mega a pena.
Yoga no labirinto
Quer torna a visita ainda mais especial? A dica é a sessão semanal de Yoga que acontece toda terça-feira dentro da Grace Catedral de San Francisco. O instrutor Darren Main dá uma aula aberta e bem interessante na parte de dentro da catedral. O show de luzes naturais é parte do espetáculo. A aula é grátis, mas doações (entre $15-$20) são bem vindas.
Mais detalhes neste site.
8- Desvendar os murais de Mission
Mission, o bairro latino de San Francisco, tem dezenas de murais de grafite coloridos espalhados pelas ruas e becos que pedem para ser descobertos além de restaurantes deliciosos e alguns das melhores padarias da cidade.
Alguns dos murais mais famosos estão nos becos Balmy Alley e Clarion Alley. Além desses dois becos, a Casa das mulheres (meu mural preferido de todos os tempos, uma homenagem linda as mulheres do mundo) e a piscina de Mission tem murais bem caprichados e que merecem ser vistos.
Aproveite sua visita pelo bairro para explorar as lojinhas da Valencia Street, tem muita coisa bacana. Termine o dia relaxando nos gramados do Dolores Park (a vista do alto do parque é bem bonita).
9- Descobrir como se movem os cable cars
Passear de Cable Car é um dos passeios mais tradicionais da cidade. A viagem custa ($8 dólares) e independentemente da linha que você escolher, você terá vistas bacanas e uma experiência para lá de tradicional.
Duas experiências grátis relacionadas ao mundo dos bondinhos são: ver como o bondinho é girado na intersecção das ruas Powell x Market (pertinho da Union Square), um movimento que é feito à moda antiga, 100% no braço; e o Cable Car Museum (1201 Mason St), que serve como uma grande casa de máquinas e um museu grátis que conta a história dos bondinhos, e como eles sobreviveram a modernização da cidade.
O museu fica onde os cabos das três linhas de bondes se encontram. Ver o maquinário de perto, entender toda a genialidade por trás de cada bondinho é uma experiência mega San Franciscana e para lá de interessante. E claro, tirar um selfie com o bondinho é grátis e também faz parte da experiência!
10- Subir escadarias lindas e se apaixonar pelas vistas
Depois de alguns dias em San Francisco você descobrirá que além de ladeiras caprichadas a cidade tem dezenas de escadarias famosas (e fotogênicas). Algumas das mais especiais são:
- Lyon Steps: pertinho do parque Presidio, com uma vista linda para a baía de San Francisco com direito ao Palace of Fine Arts e Alcatraz no horizonte;
- Filbert & Greenwich Steps: as escadarias que levam a Coit Tower tem vistas lindas da Bay Bridge e do oceano. Rodeadas por casas bonitas e jardins caprichados, o que deixa a subida mais especial. Lá no alto, você terá vistas espetaculares da cidade, da Golden Gate e de quebra poderá conhecer os murais da Coit Tower (a subida na torre é paga, mas a parte dos murais é grátis).
- Peberton Steps: uma escadaria linda na parte alta do Castro. Ela está rodeada por jardins bonitos, tem uma vista bacana de SF e meu pedaço preferido: uma roda de som acústica que fará o som da sua voz ecoar.
Escadarias mosaico
- Moraga Steps: a escadaria mosaico mais famosa de San Francisco é a Moraga Steps, ela tem desenhos lindos de natureza e, lá no alto, uma vista bem caprichada da cidade.
- Hidden Garden Steps (16th Avenue at Kirkham Street): Um jardim secreto pintado nos degraus. Lindo!
- Flights of Fancy (Northridge Road e Innes Avenue): com um testing inspirado nos países da Asia
- Miraloma Steps: Dragon Tale Staircase (207 Bella Vista Way, San Francisco, CA 94127): escadaria com desenhos de dragão
- Lincoln Park Steps: decorada com motivos florais. Vale combinar a visita com uma caminhada pela trilha Land’s End
11- Escorregar num escorregador gigante de um parque miniatura
O Seward Mini Park (70 Corwin St. Aberto de terça a domingo), no Castro, tem dois escorregadores gigantes, um mais rapidinho e outro mais lento. Pegue uma caixa de papelão (lá no parque mesmo costumam haver algumas a disposição) e se jogue! Um programa divertido tanto para adultos quanto crianças.
Quer continuar o passeio? O Kite Open Hill Park fica ali do lado e tem vistas lindas da cidade.
Aguenta subir mais? Continue a caminhada até os Twin Peaks, um dos pontos mais altos da cidade e com vistas espetaculares da baía de San Francisco.
12- Se encantar com os Parques de San Francisco
São Francisco tem dezenas de parques bacanas, uns gigantes como o Golden Gate Park e o Presidio SF, e outros bem pequeninos, mas não menos especiais. Nessa listas alguns dos meus programas preferidos em parques que amo: Golden Gate, Presídio, Alamo Square e Dolores Park.
Golden Gate Park
O Golden Gate Park é gigante e tem muita coisa bacana para visitar. Na lista das atividades grátis minha preferida é a subida na torre do Museu De Young (que tem vistas maravilhosas para a cidade), os jardins floridos na frente ao Flower Conservatory, Stow Lake (um lago super fotogênico), Strawberry Hill (uma caminhada bem gostosa e com vistas bacanas do parque), o jardim chinês e o moinho Holandês que ganha tulipas maravilhosas no início de abril
Presidio SF
O Presidio SF tem muita coisa legar para fazer, dezenas de caminhadas maravilhosas e alguns mirantes lindo. Alguns dos melhores passeio grátis do parque são:
- Tunnel Tops: Uma área com jardins lindos, vistas da ponte, um super parquinho natural para os pequenos e um centro de visitantes recheado de atividades;
- Instalações de Andy Goldsworthy (Woodline, Tree Fall, The Spire e Earth Wall);
- Visitar a fonte do Yoda e o lobby da Luca’s Film (aberto de segunda a sexta em horário comercial);
- Mirantes lindos: Inspiration Point e cemitério nacional;
- Trilhas e caminhadas espetaculares: Battery to Bluffs (~3,5km) está no topo da minha lista de experiências sensacionais em SF;
- Praias lindas: Crissy Fields e Baker Beach.
Alamo Square
Indiscutivelmente uma das praças mais lindas de San Francisco, a Alamo Square é uma praça bem cuidada repleta de árvores gigantes cercadas por algumas das casas mais lindas da cidade. Um dos programas que mais gosto é admirar fileira de casinhas vitorianas, as painted ladies, com vistas de San Francisco no fundo.
Quer deixar o programa mais especial e barato? Compre um sanduba, ou queijos e vinhos, no Bi-Rite Market (550 Divisadero St, San Francisco) e vá desfrutar no gramado do parque.
Dolores Park
Tão San Franciscano e tão especial! O Dolores Park tem vistas lindas do skyline da cidade, um parquinho divertido para os pequeninos e um micro clima que o torna ligeiramente mais quente que o resto da cidade. Por essas e outras o Dolores Park é o cantinho preferido dos San Franciscanos. Eu, se fosse você, não deixaria de viver essa experiência.
Salesforce Park
O Salesforce Park fica no coração do centro financeiro de San Francisco e exibe uma estrutura suspensa que ocupa 6 quarteirões inteiros. Para sugiro pegue o funicular gratuito no Salesforce Plaza.
Lá no alto há opções de lanchonete programação com aulas de ginastica e yoga gratuitas, uma estrutura brincante para os pequenos, uma mini biblioteca e jardins com plantas de vários cantos do mundo. Vale a visita!
Leia também: onde fazer piquenique em San Francisco
13- Twin Peaks
Os Twin Peaks são morros gêmeos com vistas lindas da cidade de San Francisco. Dá para subir a pé, de carro, ou pegar um ônibus a partir do Castro. Mas só vale a pena nos dias sem neblina!
14- Museus gratuitos
Você sabia que San Francisco tem excelentes museus gratuitos? Sei vão algumas boas pedidas para encaixar na sua programação:
Musée Mécanique
O Musée Mécanique (endereço: Pier 45, San Francisco) é um museu de máquinas de fliperama vintage e brinquedos mecânicos que ainda funcionam. A entrada é grátis mas brincar nos fliperamas tem custo. Taí uma parada para combinar com o Pier 39 e com o restaurante Boudin.
San Francisco Fire Department Museum
O Museu do Corpo de bombeiros (endereço: 655 Presidio Ave, San Francisco) é dedicado à história da entidade e San Francisco, com exibição de caminhões históricos, uniformes e equipamentos históricos.
Randall Museum
O Randall Museum (199 Museum Way, San Francisco) Focado em ciências e artes, com exposições de história natural e pequenas oficinas de criação. Ótimo para crianças e com vistas lindas da cidade.
Chinese Historical Society of America (CHSA) Museum
Localiza na Chinatown (965 Clay St, San Francisco), este museu dedicado à história e à cultura chinesa nos Estados Unidos. Ele exibe artefatos, documentos e obras de arte.
Mexican Museum
O Mexican Museum (649 Mission St #419, San Francisco) é um museu de arte, história e cultura mexicana, com uma coleção vasta de obras de artistas mexicanos e latino-americanos.
Wells Fargo History Museum
Eu e meus filhos adoramos esse pequeno museu sobre a história do bancoWells Fargo, incluindo a era da corrida do ouro na Califórnia. O museu conta exposições interativas e uma réplica de uma carruagem antiga lindona. O Museu fica no distrito financeiro (420 Montgomery St, San Francisco)
15- Eventos gratuitos – fique ligado na programação
Agora que você já colocou algumas atrações gratuitas no seu roteiro de San Francisco que tal conferir a programação de eventos da cidade e ver se tem algo legal rolando durante a sua visita? Alguns dos principais eventos gratuitos são:
- San Francisco Pride Parade (junho)
- Stern Grove Festival (julho – agosto)
- Fleet Week (outubro)
- Hardly Strictly Bluegrass Festival (outubro)
Planeje sua viagem econômica para San Francisco
Agora que você já conhece as melhores atracões gratuitas da cidade, chegou a hora de planejar a viagem de verdade e definir alguns dos pontos mais importantes:
Hospedagem econômica em San Francisco
Um dos principais erros de quem quer fazer uma viagem econômica em San Francisco é apostar nos hotéis baratíssimos. Cuidado! Ficar mal hospedado na cidade é um divisor de águas imenso entre AMAR e ODIAR San Francisco. No post onde ficar em San Francisco detalhei os melhores bairros da cidade e dei dicas certeiras de hotéis para diferentes orçamentos.
Também criei um post específico com 8 hotéis baratos em San Francisco além de hostels que valem a pena. Já leu?
Apostes nas redondezas, mas escolha bem!
Além dessas dicas gosto de pontuar que Oakland (Downtown & Jack London Square) são duas cidades coladinhas em San Francisco, acessíveis por BART (o metrô/trem da cidade) e que tem preços MUITO melhores que SF. Oakland é a nova pedida para quem vem para a região, o turismo da cidade tem explodido nos últimos anos, mas os hotéis continuam baratos (cerca de 1/3 do preço de SF). Emeryville é uma pedida incrível para quem quer ficar em um hotel top por preço de hotel mediano em SF eu adoro o Hyatt House e já me hospedei lá algumas vezes.
Berkeley é minha paixão, morei na cidade dois anos enquanto fazia meu mestrado. Além de muita personalidade e uma vibe universitária incrível a cidade fica bem conectada a San Francisco pelo BART. E também tem Walnut Creek, uma das cidades mais charmosas da Bay Area, ela fica um pouco mais distante de San Francisco mais está conectada pela linha de BART e é uma ótima pedida
Onde ficar em Oakland:
- Courtyard Oakland Downtown: Bem avaliado e com um super custo x benefício
- Hampton Inn Downtown
- Ramada by Wyndham
- Waterfront Hotel: vistas lindas da baía em uma região bem legal; um dos melhores da cidade
- Z Hotel Jack London Square: Uma boa pedida na região
Onde ficar em Emeryville:
- Hyatt House: Já me hospedei e adoro. Localização top e café da manhã gostoso grátis
- Hilton Garden Inn: Vistas sensacionais da baía de SF.
- Four Points by Sharaton
- Courtyard by Marriott
Onde ficar em Berkeley
- SenS Hotel & Vanne Bistro: uma ótima opção de hotel econômico em Berkeley.
- Holiday Inn Express: Fica a apenas 10 minutos de carro da UC Berkeley, com muitos cafés e bistrôs no entorno.
- Sather Berkeley: localizado 4 quarteirões da UC Berkeley e a 20 minutos do centro de San Francisco.
- Aiden by Best Western: um ótimo custo x benefício.
Seguro Viagem Califórnia
Só com o seguro viagem você curte tranquilo toda a sua estadia fora de casa, afinal a gente quer é aproveitar, sem privações. Recomendamos que você escolha um seguro com boa cobertura, que cubra tudo no ato, pra evitar a burocracia depois para ser reembolsada (não economize com a sua segurança).
Indicamos e usamos a Seguros Promo, que é um comparador de seguros, apresentando uma listagem com o que há de melhor no mercado em termos de apólices – opte por uma apólice que não comprometa o orçamento, mas que esteja de acordo com o seu estilo de viagem.
Quer mais desconto?
Inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 você ganha 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.
Faça já sua cotação e reserve o seu seguro
E aí, curtiu nossas dicas de 15 passeios grátis em San Francisco? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em San Francisco
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Eu e meu marido vamos para California e não somos nada bom em inglês, dá para se virar ?
Dá! Mimica e sorriso no rosto vão te ajudar!
Oi adorei as dicas, estou indo com três crianças, e uma adolescente. vou seguir as suas dicas. Ate mais.
Que delícia de viagem Adriene,
Espero que aproveite SF.
Beijos
Estou para San Francisco daqui uma semana, amei as dicas do blog e da Claudia também.
Vou tentar aproveitar ao máximo com as dicas de vocês.
Obrigada!
Estela
Oi Estela,
Aproveite bastante a viagem e qualquer dúvida é só gritar!
Beijos
Mari
Eu morei em SF entre 2011/2012 e mais 3 meses em 2014. Amo muito essa cidade e morro de saudades!! Eu fui uma vez em uma aula de graça de Lindy Hop no Golden Gate Park domingo de manhã, tem que vez se ainda tem, foi muito legal!! Uma vez por ano, no verão, tem o Stern Grove festival (http://www.sterngrove.org/), com vários shows de música, dança e ballet de graça num parque. Para mais atividades de graça, programas divertidos, baratos e únicos de SF, você pode checar no site http://sf.funcheap.com/, onde você encontra programação de festas, parades, shows de graça, guerras de travesseiros entre desconhecidos na rua (é sério! rs), corridas de carrinhos estilo carrinho de rolimã (é sério de novo! rs). Só não se surpreenda se encontrar alguém pelado nesses eventos, é bem característico da cidade também, é só fazer cara de paisagem… No verão também tem sessões de cinema ao ar livre no Dolores Park. Aliás, Dolores Park, vá mesmo sem cinema!! É lindo, tem vistas lindas de downtown, clima legal, gente interessante (só não compre cookies nem doces de estranhos, geralmente eles são batizados com substâncias ilegais, se é que vc me entende…) e a melhor sorveteria do mundo a uma quadra de distância, Bi-Rite Creamery!!! Você vai ver a fila dobrando a esquina em domingos de sol, mas vale a pena cada minuto pra tomar o sorvete de Salted Caramel e Balsamic Strawberry…. No ramo de atividades que são pagas, mas não são caras, tem o Castro Theater com sessões de sing along, em que passam musicais famosos com legendas para todo mundo cantar junto, e todo mundo canta mesmo a plenos pulmões!!
Eu também amava a Cal Academy of Sciences e o Exploratorium, que têm tbm eventos super legais só para adultos, com shows e bares dentro do museu (na Cal Academy, se chama nightlife e acontece uma vez por semana, já no exploratorium é mais eventual, tem que se informar). O Exploratorium é ótimo para crianças, super interativo e super interessante!
Para comer, meu restaurante preferido do universo é o Chez Maman (http://www.yelp.com/biz/chez-m…, em Potrero Hills. Não deixe de pedir os mariscos (mussels), todos são absolutamente deliciosos!! Os hamburgueres são os melhores que eu já comi na vida. A sopa de cebola com queijo gratinado, a vitela (veal) e o créme brulée de sobremesa também me dão saudade até hoje!
Mais perto de Union Square, se você quiser se aventurar com comida indiana, tem o Little Delhi (http://www.yelp.com/biz/chez-maman-san-francisco-9). Peça o Chicken Tikka Masala, ou o Butter Chicken, ou Badami Chicken, com garlic naan!! Não é caro e vale muito a pena! Em Mission tem muitos restaurantes bons também, muitas taquerias e mexicanos, mas o que eu e meu marido amamos é o Gracias Madre (http://www.yelp.com/biz/gracias-madre-san-francisco) Tudo é vegan, sem nada de origem animal, mas absolutamente delicioso (porém é um pouco mais caro)!!
Na Haight, perto do Golden Gate Park e da loja Amoeba, tem o Cha-Cha-Cha (http://www.yelp.com/biz/cha-cha-cha-san-francisco-4), restaurante cubano que tem tapas inesquecíveis. Peça a sangria e a banana frita que eles
servem com feijão refrito e sour cream (fried plantanos maduros).
Acabei escrevendo demais, mas espero que alguém tenha paciência de ler até o final aproveite (um pouco por mim – mas daqui a pouco estou lá de novo matando saudades!)
Oi Claudia!
Quantas dicas incríveis! Escrevi sobre o Chez Maman essa semana mais ainda não publiquei. Tm AMOOOOO o Dolores Park e o sorvete incrível da Bi-Rite! As baadas do Exploratorium e Cal Academy são realmente ótimas!
Enfi, adorei as dicas, e sempre que vc tiver alguma nova, é só dividir com a gente!
Beijos e obrigada,
Mari
Preciso voltar para San Francisco !!!! Deixei de ver muita coisa !
Estou em SF vou ficar seis meses. E estou adorando as dicas!!! Tem o parque do balanço que da pra tirar fotos lindas sem contar que o visual é maravilhoso !!!
Oi Carol,
Que parque do balanço é esse que vc está falando? Fiquei curiosa!
Beijos
Adorei o seu blog, já é a terceira vez que venho para Califa e através do seu blog consegui desvendar o que sempre tem algo novo para conhecer, além de passeios que estamos acostumados a fazer 😉
Oi Thais,
Que delicia de comentário! Fico feliz em saber que o Ideias na Mala tem te acompanhado nas viagens!
Beijos e super obrigada pelo carinho!
Oi, Mari. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Obá!!!! Super obrigada!
Beijão