O que fazer em Portland no Oregon: 20+ Dicas para sua viagem
Descubra o que fazer em Portland no Oregon. A cidade, que se orgulha do apelido “a cidade mais estranha dos EUA”, vai te encantar com a mistura de bairros, atrações naturais lindas, cerveja da boa e uma gastronomia excelente.
Nos próximos parágrafos você encontrará uma lista caprichada do que fazer em Portland e um roteiro de 2 ou 3 dias pela região. Pronto para se apaixonar por Portland?
O Que Fazer em Portland no Oregon
Divertida e irreverente, Portland vai te encantar com um centrinho vibrante, cervejarias incríveis, parques lindos e uma “vizinhança” com cachoeiras espetaculares e montanhas fotogênicas.
Keep Portland Weird (mantenha Portland esquisita) é o slogan da cidade, que faz questão de se manter estranha e ao mesmo tempo encantadora.
Você vai adorar os parques de food trucks com dezenas de opções deliciosas e baratas de comida, a natureza do Washington Park e do Forest Park – ambos dentro da cidade. Você vai curtir a vibe descolada de Nob Hill e as possibilidades legais para fazer compras (o Oregon tem menos impostos que os estados vizinhos, e por isso é bem mais barato fazer comprar por aqui.
2 dias é o mínimo que recomendo para dar um giro legal por Portland, mas recomendo pelo menos 3 dias na cidade para você ter tempo de conhecer as principais atrações turísticas e de quebra fazer um bate e volta ao incrível Columbia River Gorge.
Para escolher sua hospedagem em Portland, avance para onde ficar em Portland.
Principais pontos turísticos de Portland
- Portland Waterfront
- South Waterfront Park
- Centro de Portland
- Livraria Powell
- Cervejarias Artesanais
- Washington Park
- Japanese Garden
- International Rose Test Garden
- Nob Hill
- Pittock Mansion
- Forest Park
- Food Carts
- Voodoo Doughnut
- Chinatown
- Council Crest
- Crystal Springs Rhododendron Gardens
- Reed College
- Westmoreland Park (Para crianças)
- Cathedral Park & St. John’s Bridge
- OMSI
- The Grotto
- Peninsula Park
Bate e Volta Saindo de Portland
- Multnomah Falls e ao Desfiladeiro do Rio Columbia
- Cascade Locks
- Hood River
- Mt. Hood
- Silver Falls State Park
- Moulton Falls
Além disso darei dicas valiosas para você planejar sua viagem a Portland:
1- Portland Waterfront
Vamos começar nossas dicas do que fazer em Portland com o South Portland Waterfront, um calçadão caprichado com pistas de corrida e bicicleta e uma fonte que faz o maior sucesso com a criançada nos dias quentes de verão.
O Waterfront Portland é um caldeirão de culturas e de possibilidades: pessoas educadas, sorridentes, muitos hippies e muitos doidos. A vibe me lembra um pouco de Berkeley na Califórnia.
O ponto focal do passeio é o Tom McCall Waterfront Park que todos os sábados sedia o Portland Saturday Market. O parque tem vistas lindas para a Burnside Bridge e fica todinho decorado pelas flores de cerejeira durante a temporada. A floração dura apenas 2 semanas mas é um verdadeiro espetáculo.
Uma curiosidade interessante sobre o parque: nele fica a pedra em homenagem aos fundadores da cidade, William Pettygrove e Asa Lovejoy que jogaram uma moeda para o alto para decidir se a nova cidade se chamaria Boston ou Portland. Portland ganhou!
Alí do ladinho também fica o Museu marítimo do Oregon onde o sternwheeler Portland, o último barco rebocador de popa a vapor de 1947. O barco está permanentemente atracado, na visita é possível visitar a casa de máquinas do navio.
Nunca visitei o interior do Museu, mas o barco azul e branco rende boas fotos.
Vai para Portland no início de julho? Fique de olho na programação do Blues Festival que rola todo ano e também acontece por lá!
Jantar Caprichado
Quer um jantar caprichado no Waterfront de Portland? A dica é o Lechon, um restaurante inspirado na gastronomia da América do Sul, uma mistura bem interessante de sabores colombianos, chilenos e peruanos. Comece com um ceviche, explore o menu de carnes e saia feliz da vida.
Placa de Portland
De lá vale esticar até o topo da ponte Burnside Bridge que além de vistas lindas do Rio Willamette tem o painel luminoso de Portland (também conhecido como White Stag Sign) uma espécie de painel de boas vindas para quem entra na cidade.
O painel existe desde 1940. Em 2010 foi comprado pela cidade de Portland e teve a tipografia alterada para a versão atual. Uma curiosidade legal: todo natal a Rena que aparece no luminoso ganha um narizinho vermelho em homenagem a personagem natalino Rudolph (a rena de nariz vermelho)
Vale falar que desde os protestos do Black Lives Matter em outubro de 2020, o centro de Portland ficou bastante danificado. Há muitas pessoas em situação de rua nessa região, mas o passeio continua valendo e as vistas seguem lindas.
Portland Saturday Market
Todo sábado acontece o Portland Saturday Market, o mercado de rua mais com operação contínua mais antigo dos Estados Unidos e um passeio bem família.
Com vibe bem festiva, comes, bebes, artesanatos locais e música ao vivo, o mercado é uma desculpa excelente para a galera poder beber cerveja na rua (algo proibido em dias normais) e almoçar por lá mesmo! A cena da comida de rua é bem forte em Portland e o Saturday Market não fica para trás.
Corrida no waterfront
A dica da leitora Thais Nucci que mora em Portland é fazer o circuito de cerca de 3.5 Km pelas pontes Morrison e Hawthorn correndo pela margem do rio dos dois lados. Uma delícia.
Tour de bicicletas
Portland é uma cidade SUPER bike Friendly e uma das formas mais legais de conhecer a cidade é fazer um tour guiado de bike, um passeio de 3 horas recheado de oportunidade fotográficas, vistas lindas da cidade e uma parada para comer donuts. Você vai gostar!
2- South Waterfront Park
Essa é uma dica BEM local para você curtir o waterfront de Portland. O waterfront fica a cerca de 15 minutinhos de caminhada do Tom McCall Waterfront Park e é um parque bonito, bem cuidado e com um calçadão bem gostoso de passear.
Vale descer até o píer da Riverplace Marina para tirar fotos bonitas do rio e ver a cidade de uma perspectiva bem legal.
Poet’s Beach
No verão, a cidade organiza uma estrutura com salva-vidas na vizinha Poet’s Beach e há muita gente remando e nadando por lá.
Para comer
Para comer a dica é o McCormick & Schmick’s que tem um menu bem eclético com carnes, peixes e drinks maravilhosos.
3- Centro de Portland
Depois de conhecer o Waterfront vale dar uma esticadinha pelas ruas mais legais do centro de Portland – já aviso que o centro ficou bem deteriorado após os protestos de 2020 e que ainda há muita pichação, estátuas fechadas para não serem derrubadas e vidros substituídos por tapumes de madeira. Ainda assim, vale o giro.
Para visitar
- Pioneer Courthouse (entrada gratuita de segunda a sexta das 8:00 às 17:00. Sábado e domingo: fechado.): o edifício de 1875 ainda funciona como corte local. Não deixe de conhecer a cúpula.
- Pioneer Plaza: A praça em frente à antiga corte é conhecida como “Portland living room” – a sala de estar de Portland, e volta e meia recebe eventos legais.
Para fazer compras em Portland.
Essa região tem várias lojas legais como Apple Store, Nordstrom, Nordstrom Rack (com sorte dá pra achar artigos de lojas de grife com um super desconto), Nike, Sephora entre outros
O café espresso mais famoso de Portland
Aproveite sua passagem neste miolinho para provar o café do Stumptown (128 SW 3RD Ave), o café é a cara de Portland e é uma delícia.
Tour de fantasmas
Quer conhecer um lado assustador e divertido de Portland? A cidade é tida como um dos locais mais mal assombrados dos EUA. Se você é corajoso e tem um inglês legal para entender as histórias, recomendo muito o tour de fantasmas.
4- Powell’s Books
Quem gosta de ler e descobrir novos autores, a Powell’s Books (1005 W Burnside St, Portland) é um ponto de parada indispensável no seu roteiro do que fazer em Portland. Ela é a maior livraria independente do mundo.
Para sobreviver em tempos de Amazon a livraria conta com uma curadoria impecável e super criativa. A divisão dos espaços e a forma como os livros estão organizados faz com que a visita seja sempre muito especial, se você gosta de livros tanto quanto eu, já aviso, você vai pirar.
Para os amantes de café expresso de plantão: o café dos caras é ótimo, pode pedir feliz!
eventos especiais na powell books
A casa ainda recebe uma quantidade enorme de eventos, palestras com autores e clubes do livro. Vale ficar de olho na programação porque tem sempre coisa boa rolando por lá.
5- Beber cerveja artesanal
Há quase 70 cervejarias artesanais em Portland. A cidade é famosa por produzir um dos lúpulos de melhor qualidade do mundo. A cultura cervejeira faz parte do DNA da cidade e é um programa que tanto os locais quanto os visitantes amam de paixão.
Há quem passe dias na cidade, trançando de bar e bar e provando cervejas diferentes, há quem opte por tour cervejeiro para arrematar várias cervejarias em num único giro e há quem faça como nós: intercalar dias de passeios pela cidade com boas cervejarias no trajeto.
Aí vão algumas cervejarias de Portland que nós testamos e aprovamos
- Deschutes Public House: (210 NW 11th Ave) Uma cervejaria bem grandona dividida entre bar – é só aparecer e sentar – e restaurante (dependendo da hora, prepare-se para pegar uma fila). Nós sentamos no bar e pedimos uma rodada de degustação com 6 unidades escolhidas por eles, gostamos de todas. Na sequência escolhemos nossas cervejas preferidas e pedimos um pint de cada. Gostamos tanto da experiência que visitamos a matriz da cervejaria em Bend.
- Loyal Legion: (710 SE 6th Ave, Portland) é um bar incrível para quem quer provar as melhores cervejas do Oregon em um único local. São 99 variedades de cervejas de todo o estado disponíveis na chopeira, provei 12 escolhidas pelo próprio atendente e amei todas.
- Stormbreaker Brewery: (8409 N Lombard St.) tem cervejas ótimas, um menu de comidas super caprichado e o melhor: durante a pandemia a cidade fechou a rua em frente a unidade de St. Johns e colocou mesinhas do lado de fora. Enquanto comíamos e bebíamos, os pequenos brincavam no parquinho. Foi show.
- Great Notion: (2204 NE Alberta St #101, Portland)Uma das dicas dos queridos Xande e Carla Rabinovitz que moram em Portland. A cervejaria é super descolada, o pátio é uma delícia para quem vai com crianças e a apresentação das cervejas é bem legal. Finalmente provamos algumas Sour Beers e descobrimos que gostamos mais das tradicionais (eu bebo IPA e o Gu curte cervejas mais leves).
- Breakside Brewery: (1570 NW 22nd Ave, Portland) Uma pegada bem criativa com cervejas ótimas e várias cervejas frutadas (o que eu adoro). A especialidade dos caras é a cerveja preta black & Tam, mas me rendi a uma IPA chamada Rainbows & Unicorns (Arco-íris e Unicórnios). Como não amar?
- Ecliptic Beer: (825 N Cook St, Portland) Não visitei a cervejaria, mas as recomendações foram tão boas e as avaliações na internet estão tão legais que não posso deixar de sugerir. As latinhas tem uma pegada espacial que achei legal para caramba.
6- Washington Park
O Washington Park é um parque urbano gigantesco recheado de jardins caprichados como os famosos Portland Japanese Garden (o Jardim Japonês) e o International Rose Test Garden (jardim das Rosas de Portland),florestas, memoriais, o Jardim Zoológico de Portland e um excelente parquinho. Para você ter uma ideia do tamanho do parque, há uma linha de shuttle gratuita que opera lá dentro e conecta os visitantes entre uma atração e outra.
Quem vai de carro terá que pagar $2 por hora de estacionamento, e tirando os arredores do jardim japonês não tive grandes dificuldades para estacionar.
Aí vai uma lista de atrações do Washington Park além do Jardim e Japonês e International Rose Test Garden:
- Hoyt Arboretum: Um bosque com mais de 2300 espécies de árvores diferentes. Há várias trilhas para quem quer explorar a floresta e até um espaço lindo para casórios.
- Rose Gardens Children Playground: Um parquinho bem divertido para crianças até uns 7 -8 anos. Meus pequenos de 3 e 5 se divertiram muito.
- Portland Zoo: Vários leitores recomendaram o passeio, eu confesso que não sou super fã de Zoos e que a cidade tem TANTA coisa legal que nem pensei em visitar.
- Vietnam War Memorial: Lindo e profundo. Vale um passeio em silêncio.
7- Jardim Japonês de Portland
O Jardim Japonês de Portland (611 SW Kingston Ave, Portland. Horários de funcionamento: de quarta segunda das 10:00 às 15:30 durante o inverno | Confira o valor dos ingressos aqui) é tão maravilhoso que fiz um post todinho para detalhar a experiência.
Trata-se de jardim japonês bem montado repleto de plantas lindas, flores perfumadas, lagos com carpas e jardins de pedra e musgo. Por dois minutos me senti de volta ao Japão.
A visita leva em torno de uma hora e a dica é seguir o circuito horário passando pelas 5 diferentes áreas: todas bem montadas. Com sorte você ainda terá vistas lindas do Mt. Hood no horizonte.
Chá japonês
Combine sua visita ao jardim com um chá japonês no Umami Café (reserve sua mesa com até dez dias de antecedência) que tem arquitetura inspirada no Kiyomizu Dera, meu templo preferido em Kioto no Japão. Peça um autêntico chá verde e sinta-se no Japão.
8- International rose test garden, o Jardim das Rosas de Portland
O International Rose Test Garden (400 SW Kingston Avenue. Horário de funcionamento: todos os dias das 5h às 22h) é o maior e mais antigo jardim de Rosas dos EUA, são mais de 650 espécies diferentes de rosas (ao todo são mais de 10 plantas!) que florescem de maio a outubro perfumando o ambiente e formando um cenário muito especial.
O jardim fica na parte alta da cidade, tem vistas lindas do Mt. Wood, e o melhor é grátis. Não deixe de visitar
9- Nob Hill, a região mais descolada de Portland
O Nob Hill é um bairro bem charmoso com várias casas vitorianas convertidas em lojinhas, cafés e restaurantes. A região é um passeio delicioso para quem curte ver vitrines, xeretar lojinhas e comer bem. A dica é começar pela 23rd Avenue e caminhar sem pressa, fazendo pequenas paradas e descobertas.
Algumas parada certeiras:
Barista
O Barista (823 NW 23rd Ave, Portland) é um café bonitão que serve expressos deliciosos, bebidas quentes e croissants. O ambiente é uma delícia
Grassa – Restaurante italiano
O Grassa é um restaurante italiano delicioso, as massas são todas produzidas no local, e a vibe da casa é super legal. Nós pedimos um mac & cheese com barriga de porco que estava perfeito, uma salada super caprichada e um fettuccine com molho ao sugo para os pequenos que estava ótimo.
Ruby Jewel Ice Cream
A Ruby Jewel é uma sorveteria especializada em sanduíches de sorvete, ou seja, cookies recheados de sorvete. Eles são deliciosos e dá até para comprar nos supermercados de Portland. O legal de visitar a loja de Nob Hill é contar com uma variedade bem maior de sorvetes. Mas, infelizmente, a loja fechou e atualmente (novembro 2022) eles fazem delivery ou você pode encontrar nos supermercados pelos Estados Unidos.
Meu preferido: menta com chocolate!
Salt & Straw
A fila é grande mas a dica é certeira Salt & Straw (838 NW 23rd Ave) a sorveteria mais pop de Portland já se espalhou pelos EUA e você pode provar seus sabores inusitados em vários cantinhos dos EUA incluindo San Francisco, Palo Alto e Los Angeles.
Meu sorvete preferido é o de lavanda, mas já aviso, vários amigos não gostaram dizendo que tem gosto de sabão. Eu adorei!
Nob hill Food Carts
O bairro mais descolado de Portland também tem uma excelente pracinha de foods trucks. Aqui vale provar os crepes chineses do Bing Mi, e o food cart vegano.
10- Pittock Mansion
Pittock Mansion (Endereço: 3229 NW Pittock Dr. Horários de funcionamento: De quarta a segunda das 10:00 às 16:00. Terças das 12:00 às 16:00 | Ingressos: adultos: $14.50; adultos 65+: $12.50; crianças e jovens de 6 a 18 anos: $10.50; crianças menores de 6 anos: grátis) é a antiga residência da família de Henry e Georgiana Pittock, um editor londrino que teve uma participação importante no desenvolvimento de Portland.
A casa foi construída entre 1909 e 1914 no estilo renascentista francês e contou com várias inovações significativas para a época como aquecimento e aspiração central, câmara frigorífica e elevador.
O interior da casa é uma mescla bem interessante de estilos arquitetônicos, destaque para a escadaria imponente e para o salão de música.
Mas o que eu mais gostei foi a forma como o projeto privilegia as vistas da cidade com direito a um jardim encantador de frente para as montanhas da região e uma floresta lindona no fundo.
Jardins lindos e vistas do Mt Hood
Além da casa imponente, quem visita a Pittock Mansion tem vistas privilegiadas de Portland e das montanhas do Cascade Range com direito à vistas lindas do Mt. Hood.
Georgiana era apaixonada por flores e jardins e foi uma das fundadoras do Portland Rose Society. Seu gosto por flores segue estampados nos jardins bem cuidados da mansão.
E o legal é que mesmo sem comprar o ingresso para visitar a mansão é possível acessar os jardins e curtir as vistas incríveis de Portland.
Ainda que visitar o interior da casa não faça parte dos seus planos de viagem, não deixe de visitar os jardins. A entrada é grátis e as vistas são realmente especiais.
um pôr do sol incrível
A Pittock Mansion é um endereço certeiro para curtir o pôr do sol com vistas lindas e os raios de sol refletidos na montanha. É muito lindo.
Conforme o dia vira noite, as luzes da cidade vão se acendendo e o espetáculo fica ainda mais especial.
Da mansão para a floresta
Um dos desejos de Henry Pittock era manter parte da floresta, atrás da sua casa, preservada e foi isso que ele fez. Hoje esse pedaço de floresta faz parte do Forest Park.
A Pittock Mansion é um dos pontos de acesso da Wildwood Trail. A trilha completa tem 47 km, mas muita gente faz apenas o trecho de 3,6 km entre a mansão e o Witch Castle (castelo da bruxa).
11-Forest Park e o castelo da Bruxa
A junção de floresta e cidade é um ponto alto dos Estados Unidos que não me canso de exaltar. Quase toda cidade grande na costa oeste do país tem alguma floresta sensacional praticamente dentro da cidade e com mil opções de trilhas lindas para contemplar a natureza e fazer um pouco de exercício.
Forest Park é a floresta de Portland, uma floresta linda e com mais de 128 Km de trilhas para caminhar, correr ou pedalar. Você pode acessar o Forest Park a partir do estacionamento de Pittock Mansion e caminhar pela Wildwood Trail (nós fizemos um pedacinho e é uma trilha bonita) ou estacionar próximo a o Witch Castle e fazer uma trilha de 1,6 Km ida e volta rumo a um dos pontos mais populares do parque.
Witch Castle
O Castelo da bruxa, também conhecido como case de pedra, nunca foi um castelo de fato, mas sim restos de um banheiro público que nunca foi concluído e ficou abandonado com o passar dos anos.
E a tal da bruxa? Há uma lenda cabeluda que conta que Danford Balch, antigo proprietário dessas terras, contratou um rapaz chamado Mortimer Stump para descampar o terreno e o ajudar na construção de sua futura casa. O rapaz e a filha mais velha de Balch se apaixonaram e o pai, apavorado com o potencial casamento dos dois, proibiu a relação.
Os jovens fugiram, casaram e quando retornaram a Portland o pai deu um tiro na cabeça de Stump para ter sua filha de volta ao lar.
Hoje, fantasmas do Balch e Stump rodeiam a região do castelo e são repetidos nos divertidos tours fantasmas da cidade.
Visitando o castelo da bruxa
Deixando a parte cabeluda de lado, a trilha rumo ao castelo é bem bonita e meus filhos – que não sabem dessa lenda triste – se divertiram muito subindo e descendo os degraus da antiga casa de pedra. A trilha é bem fácil, mas não é acessível.
12- Food Carts deliciosos
A cena gastronômica de Portland é um espetáculo e os food carts estão com tudo! Há dezenas de parques de food carts bacanas espalhados pela cidade e você encontrará uma mistura de novos chefs testando seus primeiros “restaurantes” com chefes experientes que usam os carts de lab para testar novos conceitos. O resultado: comida boa por um preço SUPER acessível.
Hawthorne Asylum
Nós visitamos e amamos o Hawthorne Asylum (1080 SE Madison St) um espaço super bacana com várias opções legais de food cart.
O Tom comeu um “burrito” de sushi de salmão no Rollin’ Fresh, eu comi um bowl vegano do Daily Fuel, que agora virou restaurante e funciona em um novo endereço (3342 SE Belmont Street) e o Caio comeu um sanduíchede waffle do Smaaken Waffles. Além de comidas havia food carts de bebidas e cervejas. Adorei tanto o local que quase voltei para o jantar.
Portland Mercado
O Portland Mercado (7238 SE Foster Rd) é a meca dos food carts latinos em Portland. Há várias opções deliciosas por lá.
No centro de Portland:
O Food Carts SW 4th Ave & SW Hall St é uma ótima pedida no centro da cidade e tem várias opções boas de comida.
JoJo Food Truck & outros bons
O Jojo (3582 SE Powell Blvd) é um food truck super da modinha que serve sanduíches bombados de frango frito, ele fica em um parque de food truck com várias outras opções boas.
13- Voodoo Doughnuts
O Voodoo Doughnuts é uma rede de donuts famosa por seus bolinhos com formatos esquisitos e sabores inusitados. A rede que vive com filas quilométricas já se espalhou pelos Estados Unidos, tem até na CityWalk na Universal de Orlando e na Universal de Hollywood.
Vale ficar na fila e provar. Eu que não sou fã de donuts adorei.
14-Chinatown de Portland
Estique sua visita na Voodoo Doughnuts com um passeio pela Chinatown de Portland, o bairro mais antigo da cidade.
O portão de entrada do bairro chinês fica praticamente em frente a loja de donuts e é ornamentado com leões pretos e colunas vermelhas (elas simbolizam a prosperidade), vale fotografar.
Jardim Chinês Lang Su
As ruas não são super decoradas, mas há duas atrações interessantes, o Jardim Chinês Lang Su (238 NW Everett St. aberto diariamente das 10:00 às 16:00 – horário varia conforme a estação do ano | Ingressos: Adulto de 19 a 61 anos: $14.00; adultos 62+: $13.00; crianças e jovens de 6 a 18 anos: $11.00; até 5 anos: grátis) e os túneis secretos de Shanghai que são recheados de histórias e de lendas e que podem ser visitados. Alguns tours, como esse, conta com degustação de cervejas locais.
Jamilson Square
Se você está viajando com crianças no verão, vale dar uma esticadinha até essa praça Jamilson Square (810 NW 11th Avenue). Aqui há uma fonte super divertida que vira playground dos pequenos nos dias quentes. Leve roupa extra (vai molhar) e caia na bagunça!
15- Council Crest Park
Council Crest é um parque no ponto mais alto de Portland e que proporciona vistas especiais das 5 montanhas do cascade range: Mt Hood, Mt St Helens, Mt Adams, Mt Jefferson, e o Mt Rainier e da cidade todinha.
Lá do alto dá para ver bem como a cidade foi formada nas margens dos rios Willamette e o Rio Columbia que serve de fronteira entre os estados de Oregon e Washington.
Sabe aquela paradinha rápida porém impactante? Faça!
16- Crystal Springs Rhododendron Garden
O Crystal Springs (5801 SE 28th Avenue. Horários de funcionamento: quinta a terça das 10:00 às 15:30; quarta feira: 13:00 às 15:30 | Ingresso: $5 por pessoa | Grátis para crianças até 10 anos) é um jardim recheado de plantas exóticas e que fica muito lindo na floração das azaleias e durante o outono quando folhagens avermelhadas colorem o jardim.
Além das flores, vale destacar a pequena cachoeira e o arco fotogênico da ponte que atravessa o parque e rende fotos bem bonitas.
17- Reed College Campus
Fãs do Steve Jobs de plantão vão amar conhecer o campus elegante do Reed College (3203 Southeast Woodstock Boulevard) e seus edifícios de tijolo.
Jobs nunca terminou a universidade mas já declarou algumas vezes que as aulas de tipografias e as oficinas que ele participou durante seu tempo na faculdade foram essenciais para a criação do computador Mac, o primeiro PC com uma coleção tipográfica de verdade.
O Reed College fica ao lado do Crystal Springs e dá para visitar os dois parques no mesmo passeio.
18 -Westmoreland Park Nature Playground
Vai viajar com crianças para Portland? O Westmoreland Park Nature Playground (SE McLoughlin Blvd and Bybee Blvd) é para você!
Nele elementos na natureza como galhos de madeira gigantes e pedras se transformam em brinquedões de escalar, há uma área com água repleta de brinquedos comunitários, muita areia para as crianças brincarem e um lago que fica recheado de patos e gansos selvagens.
O parque é lindo, a vibe é maravilhosa e as crianças se divertem muito.
19-Cathedral Park e a St. John bridge
Sob a ponte mais fotogênica de Portland, a St. Johns Bridge, há um parque lindo, repleto de oportunidades fotogênicas e uma pequena prainha de rio, bem gostosa para os dias de verão.
A ponte foi inaugurada em 1931 e suas colunas com formato de catedral gótica deram origem ao nome do parque que se tornou um dos locais mais disputados de Portland para fotos de casamento. O parque conta com uma programação de festivais bem divertidos durante o verão.
Dê uma esticadinha pelo bairro de St. Johns
O bairro é bem gostoso de passear e tem uma cervejaria que nós adoramos, a Stormbreaker Brewery (8409 N Lombard St.)
Tanto as comidas quanto as cervejas são ótimas.
20- OMSI
O Museu da Ciência e da Indústria do Oregon – OMSI – (1945 SE Water Ave. Horário de Funcionamento durante o inverno: sábado das 9:30 às 19:00; segunda fechado; de terça a sexta e domingo: 9:30 às 17:30 | Ingressos: adultos: $16; adultos 65+: $13 e crianças $11) é uma pedida interativa e super família para quem curte aprender enquanto viaja. O museu tem várias exibições permanentes interessantes como o submarino USS Blueback, uma sala de turbinas para você testar na prática o funcionamento delas, um planetário caprichado e vários laboratórios como paleontologia, vida, entre outros.
Para os menores há um parquinho indoor bem divertido.
Adultos e pequenos curiosos vão amar esse passeio. E sim, vale ficar de olho no calendário pois há muitas exibições temporárias por lá.
21- The Grotto
The Grotto (NE 85th Avenue and Sandy Blvd. Horário de funcionamento: das 9:00 às 17:00) é um santuário católico dedicado à virgem Maria sediado sob uma bonita gruta e tem jardins suspensos lindos. Durante o natal o The Grotto fica todo iluminado e se torna um dos passeios mais badalados da cidade, há até apresentações de música com corais locais.
A visita é dividida em duas partes: a parte térrea (grátis) e jardins suspensos (visita paga | Ingressos: adultos: $9.95; adultos 65+: $8.95; crianças de 6 a 11 anos: $4.95)
Andar térreo.
No térreo está a gruta que deu nome ao santuário, adornada com uma réplica da estátua da Virgem Maria carregando Jesus (a estátua original está no Vaticano) e que funciona como uma igreja externa e uma capela bem bonita que recebe missas diárias.
Jardins suspensos
A parte alta do Grotto é acessada por meio de um elevador e conta com jardins lindos, muitas árvores altas, lagos artificiais, um labirinto, capelas e uma sala de meditação toda moderna com vistas preciosas da cidade.
Se você é católico e quer fazer uma visita contemplativa e meditativa, você vai gostar do passeio.
22 -Peninsula Park
Foi no Península (700 N Rosa Parks Way. Aberto diariamente das 5:00 à meia noite) que o primeiro jardim de rosas de Portland foi criado, e embora o jardim principal tenha “se mudado” para o Washington Park, as roseiras continuam aí, lindonas.
Para os pequenos:
Esse é um parque bem local com um parquinho fofo, uma parte com brinquedos de água para as crianças.
O que fazer em Portland no Mapa
Veja todas as dicas do que fazer em Portland no mapa.
Bate e volta a partir de Portland
Se você tem pelo menos 2 dias em Portland vale incluir o Columbia River Gorge no seu roteiro. Mas ele não é o único bate e volta incrível a partir de Portland. Aí vão alguns lugares que adoramos:
Desfiladeiro do Rio Columbia (bate e volta)
O Desfiladeiro do Rio Columbia, em inglês Columbia River Gorge, é uma região privilegiada e repleta de cachoeiras lindas. A mais famosa é a Multnomah Falls, mas além dela há um monte de cachoeiras lindas.
Fizemos nosso roteiro de 2 dias em Portland, fizemos um bate e volta a essa região com uma passadinha em Hood River e não nos arrependemos, foi sensacional. Reserve sua ida aqui.
Cascade Locks
Cascade Locks é uma base legal para quem quer explorar o Rio Columbia. A cidade tem várias cachoeiras lindas, a Bridge of Gods, que ficou famosa após o livro/ filme Livre, o Bonneville Lock and Dam (vale visitar o centro de visitantes e o criadouro de peixes) e uma cervejaria ótima, a Thunder Island.
Hood River
Uma cidade descolada, vistas lindas do Mt. Hood (uma miniatura perfeita do Mt. Fuji) vinícolas e dezenas de fazendas produtoras de frutas são alguns bons motivos para incluir a região no seu roteiro. Que delícia de lugar!
Recomendo muito a colheita de berries na Montavon Berries Farm, a fazenda de lavanda Lavender Valley, a vinícola Grateful Vineyard e a The Gorge White House que combina colheita de várias frutas com degustação de vinhos e cidras.
Para curtir o dia recomendo o lindíssimo Lost Lake (chegue cedo, é um paraíso e o estacionamento é bem limitado) e a prainha do Hood River Slack Water Beach.
Para os pequenos recomendo o parquinho divertido do Children’s Park
Mt. Hood
Pistas de esqui no inverno (e dependendo do ano tem neve para esquiar até julho), trilhas lindas e mountain Bike no verão. O Mt. Hood é um passeio legal para combinar com os lagos lindos da região como Trillium Lake e Little Crater Lake.
Não deixe de visitar o lodge – que é lindo – e serviu de cenário para o filme “O iluminado”.
Se tiver um dia inteiro, vale escolher um tour e aproveitar para fazer um passeio lindo:
- Mount Hood Wine and Waterfalls Full-Day Tour: um passeio para conhecer as belezas no entorno do Mt. Hood, explorar o Hood River e descobrir paisagens de tirar o fôlego, como Columbia Gorge e Multnomah Falls. Desfrute de um excelente almoço e de uma degustação de vinhos da região, que é famosa por seu Pinot Noir. Tour tem duração de 8h.
- Excursão às Cataratas Multnomah e Monte Hood: um passeio pelo Monte Hood e as cataratas Multnomah, que podem se orgulhar de serem dois dos lugares mais bonitos do Oregon. O tour tem duração de 9h.
Silver Falls State Park
O Silver Falls State Park é um parque estadual fabuloso com 10 cachoeiras e uma trilha de 12 Km que conecta todas elas. Ainda que você não queria andar tanto, dá para ver 3 dessas cachoeiras com uma caminhadinha pequena (duas a partir do estacionamento norte e uma a partir do estacionamento sul).
Para quem está sem carro a dica é a Excursão ao Parque Estadual Silver Falls, nesse passeio você irá pela trilha das Dez Cachoeiras, uma rota que passa pelas principais cascatas de Silver Falls. Depois vocês visitarão uma vinícola na zona de Willamette Valley AVA, famosa por seu Pinot Noir. Lá, para fazer uma degustação de vinhos. Incluso no passeio um almoço tipo piquenique. O tour dura 10h.
A principal cachoeira do parque fica no estacionamento norte e é 100% acessível. Quem quiser vê-la de baixo e passar embaixo da cachoeira terá que encarar um belo lance de escadas, mas vale a pena, viu?!
Mounton Falls
Só recomendo esse passeio para quem mora na região de Portland ou tem tempo sobrando.
A cor do rio é muito linda, nos dias quentes dá para nadar (é bem gelado, viu?) e a ponte lá no fundo rende fotos caprichadas, mas achei que tem muita coisa legal em Portland para investir tanto tempo nesse rolê, é bonito, mas não me impressionei.
Vale emendar o passeio com a Lucia Falls que fica alí do ladinho e tem um estacionamento super amplo.
Onde ficar em Portland?
Se você tem 2-3 dias para curtir o melhor de Portland, minha dica é se hospedar no centro da cidade. O aeroporto de Portland fica há cerca de 20-40 minutos do centro da cidade, dependendo do tipo de transporte escolhido e está acessível por tram (bondinho elétrico), shuttle ou automóvel.
- Tram: Max Light Rail (linha vermelha) : 38 minutos | $2,50: Conecta a Pioneer Square (centro de Portland) ao aeroporto das 4:30 AM às 11:30 PM
- Uber & Lyft: 20 minutos | Uber ou Lyft $25 – $45 dependendo do horário e tipo de carro.
A rede hoteleira de Portland é bem completa e há opções com preços bem variados. Aí vão algumas boas pedidas para se hospedar por lá
- Hotéis caprichados: The Hi-Lo, Autograph Collection, Kimpton Riverplace Hotel, The Duniway Portland, A Hilton Hotel
- Hotéis com bom custo benefício: The Hotel Zags, Jupiter NEXT, The Mark Spencer Hotel
- Hotéis econômicos: The Hoxton, The Society Hotel e The Paramount Hotel
Hotéis caprichados
The Hi-Lo, Autograph Collection
O hotel está localizado em uma das principais avenidas de Portland – possui restaurante e estacionamento no local. Os quartos são espaçosos (possuem vista para a cidade) e dispõem de piso aquecido, escrivaninha com cadeira e sofá em uma pequena área de descanso. Ah, este hotel também aceita animais de estimação. Reserve aqui.
Kimpton Riverplace Hotel
Situado em frente ao rio Willamette (falarei mais dessa região depois), este hotel possui um estilo bem mais clássico. Com janelas bem amplas, os quartos possuem vista para a marina deste rio e são decorados com móveis arrojados e de tons mais escuros. Reserve aqui.
The Duniway Portland, A Hilton Hotel
Ama ter espaço de sobra no quarto? Então essa é a opção perfeita. Da famosa rede de hotéis, aqui você terá todo o conforto e comodidades que um quatro estrelas pode oferecer. Por lá, você terá restaurantes, bares, academia e piscina (tudo bem no centro de Portland, próximo ao burburinho da cidade). O quarto e o banheiro possuem um tamanho ótimo com espaço de sobra para descanso e convivência. Reserve aqui.
Hotéis com bom custo benefício
The Hotel Zags
Lindo, moderno e ultra bem localizado o The Zags é para mim um dos melhores custo x benefício de Portland. O hotel é uma graça! Reserve aqui.
Jupiter NEXT
O hotel tem um ambiente bem moderno – assim como o restaurante e o bar que ficam dentro da propriedade. Boa parte das paredes ou tetos das áreas em comum são de cimento queimado e a arquitetura do hotel é um show à parte. Já os quartos são espaçosos, dispõem de janelas largas, mesa para trabalho e poltrona. Reserve aqui.
MARK SPENCER HOTEL
Localização perfeita e mais de 2800 avaliações positivas fazem do Mark Spencer uma pedida de hospedagem sólida em Portland. Sabe quando não tem erro?! Vale ficar de olho nas promoções, como o hotel é grande volta e meia eles oferecem diárias bem baratas. Quartos confortáveis, banheiros amplos e ótimo atendimento são pontos altos do hotel. Reserve aqui.
Hotéis econômicos & Hostels
THE HOXTON
Um The Hoxton é um verdadeiro achado. Lindo, moderninho, bem avaliado e bem localizado, você vai fazer muita coisa a pé. Os quartos são compactos, porém funcionais e muito estilosos. É sem dúvida um dos melhores hotéis econômicos da cidade. Reserve aqui.
The Society Hotel & Hostel
A menos de 500m do Jardim Chinês Lan Su, o hotel possui terraço para curtir a vista da cidade com um bar, além de restaurante. O clima é moderno e jovial, além de quartos duplos com banheiros privativos, também existem opções compartilhadas. Reserve aqui.
Roteiro de 2 ou 3 dias em Portland no Oregon
Aí vai nossa sugestão de roteiro para 2 ou 3 dias em Portland.
Dia 1: Passeio pelo Centro de Portland
Comece passeando pelo Portland Waterfront. De lá você pode esticar rumo ao South Waterfront Park, ou seguir para o Old Town de Portland. A dica aqui é subir até a até o topo da ponte Burnside Bridge, para ver a famosa placa de Portland, e chegar na boca da Chinatown onde está o famoso Voodoo Doughnut.
Após provar os donuts mais famosos do pedaço você pode continuar reto rumo a Powel Books, ou dar uma volta maior e passear pelo Centro de Portland, conhecer a Pioneer Square e toda a região em seu entorno que é gostosa para passear e fazer compras. Você pode almoçar nessa região ou esticar até a badalada 23 Ave no bairro de Nob Hill.
A tarde a dica é passear pelo Washington Park e visitar o famoso International Rose Test Garden (jardim das rosas) e o Japanese Garden (jardim japonês). Use o transporte público para fazer o trajeto.
Encerre o dia com um pôr do sol maravilhoso na Pittock Mansion seguido de uma boa cerveja artesanal
DIA 2: Bate e volta para o Columbia River Gorge + Hood River
Hoje é dia de conhecer uma das regiões mais lindas dos Estados Unidos (sem exagero!) , o desfiladeiro do Rio Columbia e a sua cachoeira mais famosa, a Multnomah Falls. Recomendo
Você pode fazer esse passeio por conta própria alugando um carro ou contratar um tour guiado. Há opções de tour de dia todo, ou apenas meio dia focando na região das cachoeiras.
Na minha primeira visita a Portland optamos por alugar um carro com a Rent Cars (gastei menos de $40 por dia +11 de seguro) com retirada e devolução no centro de Portland. (Quem reserva do Brasil consegue pagar em reais e parcelar em até 12 vezes).
Fizemos as seguintes paradas:
- Mirante do Portland Women’s Forum
- Vista House
- Latourell Falls
- Shepherds Dell Falls
- Bridal Veil Falls
- Multnomah Falls
- Horsetail Falls
- Almoço em River Hood
- Passeio pelas fazenda de Hood River
- Volta pelo Mt. Hood Scenic Highway
Veja aqui o roteiro completo do nosso passeio pelo Columbia River Gorge.
Importante: para visitar a Multnomah Falls você precisa reservar ingressos com hora marcada com antecedência. Sem os ingressos você não conseguirá entrar.
Neste dia ainda dá para jantar em alguns dos restaurantes caprichados de Portland. Nós escolhemos e adoramos o Andina.
Dia 3: Sua vez de escolher
Se você tem três dias em Portland, você pode espaçar mais o roteiro do primeiro dia dividindo entre centro e Washington Park. O legal é que com mais tempo dá, por exemplo, para colocar um museu como o OMSI na jogada e se esbaldar nos Food Carts da cidade (há tantos ótimos).
Na primavera e no outono vale muito a pena visitar o Crystal Springs Rhododendron Gardens e o Reed College. E quem não se importar em dar a volta na cidade pode também encerrar o dia visitando o Cathedral Park & St. John’s Bridge e emendando com um passeio no bairro.
Planeje sua viagem para Portland
Aí vão algumas dicas úteis para simplificar a sua viagem:
Seguro viagem
Não viaje para os Estados Unidos sem um BOM seguro viagem e com cobertura para extravios de bagagens, cancelamentos de voos, COVID, emergências hospitalares e eventualidades médicas.
Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, um comparador de seguros que reúne as melhores opções do mercado e te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem.
Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Chip de celular
Quer economizar tempo de viagem e dinheiro? Então, a boa é já comprar seu chip de celular antes de sair do Brasil. Assim, você já chega conectado e com tudo pronto para desbravar Portland!
Nós indicamos O Meu Chip que tem melhores preços do que os chips vendidos por lá e ótima cobertura. Escolha o seu plano e boa viagem!
E aí, curtiu nossas dicas do que fazer em Portland?
Alguém aí já foi pra Portland e quer contar para nós o que achou?
Guarde este post no Pinterest!
Oi Amaro, eu e minha família estamos numa espécie de sabático, e nesses primeiros 5 meses de viagem, rodamos os EUA de carro desde Louisiana, Texas, Arizona, Califórnia, e agora estamos subindo rumo a Vancouver.
Seu site tem sido o meu principal ponto de referência, pq é completo demais e suas informações são muito certinhas. Parabéns pelo trabalho. E obrigada também.
Obrigada!
Aproveitem muito a viagem!
Beijos
Mari
Oii Mari e Gu, obrigado pelasl dicas.., to morando e trabalhando aqui perto de Portland e estou aproveitando as dicas iniciais de voces..tirando a chuvinha e o frio dessa epoca .. no verao deve ser lindo
finais de semana tenho ido a downtown e ficado num hostel que e um hotel bem centro chama The Society a diaria e 36 dolares e muito aconchegante vale a pens.
Oi Mari. Achei muito bom o seu roteiro e úteis as informações e fotos que você incluiu. Estou programando uma viagem para a região de Portland, na qual vou incluir também Salt Lake City e Denver. Foi uma pena que vc não falou nada sobre o uso de bikes na cidade, que parece ser um recurso muito conveniente. Mas isso não diminui em nada a riqueza de vosso relato. Parabens, Osvaldo
Oi Osvaldo,
Sabe que fiquei morrendo de vontade de fazer o passeio de bicicleta, mas com dois dias tive que fazer escolhas 😛
Beijos e obrigada pela visita
Esse roteiro de vocês está simplesmente maravilhoso!!! Em outubro irei para Portland para o casamento da minha irmã e quero conhecer o local e depois descer para conhecer a Califórnia, LA, Las Vegas, etc. E estava procurando um roteiro bacana pra conhecer o máximo de coisas na cidade. Vou “perder” uns dias por causa dos preparativos do casório e, por isso, vou ter menos tempo pra explorar o local. Mas você me ajudaram bastante com esse roteiro! Agora vou procurar mais dicas por aqui hehehe Parabéns pelo blog!
Oi Cássia,
Que bom que curtiu o roteiro!
Aqui no Blog tem várias dicas legais do Norte da Cali caso você opte em fazer a viagem de carro.
BEijos e obrigada pela visita