O que fazer em Berna: 12 passeios imperdíveis na Suíça Alemã
Saiba o que fazer em Berna na Suíça, conheça os principais pontos turísticos da cidade e veja dicas imperdíveis para montar o roteiro perfeito! Além disso, nesse post você vai encontrar sugestões de onde comer em Berna e um mapa com todas as atrações turísticas da cidade e os restaurantes e bares sugeridos.
Berna, a capital da Suíça, é uma cidade charmosa e pequena que pode ser facilmente explorada em um roteiro de 1 dia em Berna. Ela é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1983, por conta do seu centro histórico medieval super bem preservado, e suas principais atrações turísticas estão concentradas no centrinho da cidade, permitindo que você as descubra a pé ou com ajuda das linhas de bondinho (super pontuais) da cidade.
Pronto para se apaixonar por Berna?
Berna é o centro político do país, e no coração da cidade fica o Palácio Federal, onde o governo suíço realiza suas atividades. A cidade é um paraíso para os amantes de museus, o Museu de História de Berna conta a história da cidade desde a Idade Média, já o Museu de Arte de Berna (Kunstmuseum) é um dos melhores e mais completos museus de arte da Suíça.
Com uma atmosfera única que combina história e cultura, Berna é um destino imperdível para viajantes que buscam experiências autênticas e enriquecedoras.
Neste post você vai ver:
- Como chegar em Berna
- O que fazer em Berna
- Onde comer em Berna
- Como incluir Berna no seu roteiro na Suíça
- Seguro Viagem para a Europa
Como chegar em Berna
Existem diferentes opções para chegar em Berna, a mais utilizada e a mais prática é o trem. A estação central de Berna (em Alemão, Hauptbahnhof) fica a poucos passos do centro da cidade por um caminho bem agradável.
Os trens são muito pontuais, fique atento ao horário.
- Como chegar em Berna saindo de Zurique: Na estação central de Zurique (Zurich HB) tem diversas opções de trens que fazem esse trajeto. Pegue o trem IR35 Bern e desça na estação central de Berna (em Alemão, Hauptbahnhof). A viagem dura um pouco mais de 1h.
- Como chegar em Berna saindo de Genebra: Na estação Gèneve, em Genebra, tem trens saindo de hora em hora em direção a Berna. Há diversas opções de trens e o trajeto varia de 1h40 à 2h.
- Como chegar em Berna saindo de Lucerna: Na estação central de Lucerna tem diversas opções de trens que fazem o trajeto até Berna. O mais rápido é o IR35 Bern que leva cerca de 1h até a cidade.
Veja também: Roteiro de 10 dias na Suíça
Dicas para sua chegada em Berna
A estação central tem uma área subterrânea com muitas opções de lanchonetes e um bom supermercado com uma área interna coberta por um toldo de vidro moderno, feito com uma tecnologia especial que evita que passarinhos façam um estrago no vidro (essa história, e muitos dos detalhes desse post foram contados pela Carmen, guia do escritório de turismo de Berna, que me recebeu de braços abertos e me acompanhou durante essa segunda visita a cidade).
Ainda na estação:
- Mapa e dicas da cidade: Aproveite para passar no Escritório de Turismo de Berna e pegar um mapinha com detalhes e dicas da cidade. O mapa é grátis e as dicas costumam ser ótimas!
- Para guardar sua mala: Está viajando com malas e não vai dormir em Berna? A estação de Berna, assim como 99% das estações de trem da Suíça, está equipada com lockers de moedinha. O preço dos armários varia conforme o tamanho e você pode deixar suas coisas trancadas por até 24 horas.
- Dica para quem vai dormir na cidade: Quem dorme em Berna recebe um ticket de transporte que te permite andar de ônibus, trens locais e bondinhos elétricos durante sua estadia. Uma mão na roda para quem não tem o Swiss Travel Pass
Domingo em Berna
Na maioria das cidades da Suíça, o comércio fica fechado aos domingos —à exceção são os restaurantes, pois muitos abrem domingo, mas fecham às segundas —então saiba que a maioria do comércio estará fechado no domingo Caso você precise comprar comida, compre na estação de trem pois provavelmente será o único lugar aberto.
O que fazer em Berna: principais atrações turísticas
Aí vão os principais pontos turísticos de Berna. 12 passeios imperdíveis na capital Suíça que é pequenina, agradável de caminhar e lindíssima.
- Rua Marketgasse: a rua principal de Berna
- Torre da prisão
- Torre de relógio
- Bundeshaus – O Parlamento Suíço
- Einstein Haus: Casa de Einstein em Berna
- Munster: A Catedral de Berna
- Heiliggeistkirche (Igreja do Espírito Santo)
- Kornhaus: granário transformado em restaurante
- Nadar no Rio Aare no verão
- Bear Park: o parque dos ursos
- Rosengarten: O Jardim das Rosas
- Principais Museus de Berna
Antes de começar a falar sobre os passeios, quero sugerir um tour privado por Berna. Nesse tour você vai conhecer todo o centro histórico da cidade e com guia em português. São duas horas de tour, uma ótima pedida para quem não vai dormir na cidade e tem hora pra ir embora. Passear com guia tornou minha visita a Berna ainda mais interessante
1. Rua Marketgasse: a rua principal de Berna
Com arcadas cobertas dos dois lados da rua, a Marketgasse recebe os visitantes com carinho tanto nos dias de sol, quanto nos dias de chuva. Graças as arcadas é possível caminhar por boa parte da cidade sem molhar (no meu último dia em Berna, choveu tanto que agradeci as arcadas e caminhei com sorriso no rosto!).
A rua está repleta de lojinhas, restaurantes e fontes coloridas que são um verdadeiro espetáculo. Cada fonte conta a história de um personagem importante na história da cidade, repare nos detalhes. As fontes tem água deliciosa e potável (beba sem medo de ser feliz).
Na rua principal estão algumas das principais atrações turísticas da cidade como a Torre da Prisão, a Torre do Relógio, e a casa de Einstein. A rua muda de nome três vezes antes de chegar a ponte Nydeggbrucke.
2. Torre da prisão
Essa torre fotogênica tem um passado interessante. A Torre da prisão (Käfigturm) data de 1256 quando ocorreu a expansão da cidade. Em 1640 ela foi demolida e em 1642 sua reconstrução foi aprovada, tendo ficado pronta em 1644. Ela funcionou como prisão da cidade até 1897.
A torre passou alguns anos fechada, e depois de uma boa reforma ganhou o papel de confederação política e recebe exibições especiais.
- Endereço: Marktgasse 67, 3011 Bern
- Horários: segunda das 14h às 18h | terça à sábado das 10h às 18h | domingo fechada.
- Entrada grátis
[Uma curiosidade bacana sobre a torre da prisão. É aqui que começa o carnaval da cidade, com a “Libertação” do urso que está trancado na torre dormindo. O urso é acordado com músicas carnavalescas, e aí começa o festival! É nessa janela com cadeado que o urso “dorme”.
3. A torre de relógio
A Torre do relógio (Zytglogge) é um dos principais cartões turísticos da cidade e uma das visitas guiadas mais interessantes que já participei.
O Zytglogge é o relógio oficial de Berna desde 1530 e funciona com um mecanismo de corda para lá de interessante e genial. Além das horas, o relógio marca o dia do mês, símbolo do zodíaco e lua. Este, é um dos poucos relógios astronômicos do mundo em pleno funcionamento.
Não deixe de ver a mudança das horas
Quatro minutos antes de cada hora, figuras animadas (urso, galo e cavalheiros) executam uma performance, e do lado de fora turistas do mundo todo acompanham o espetáculo.
Tour pelo relógio de Berna
E pra quem tiver curiosidade de ver a parte de dentro do relógio em pleno funcionamento minha dica é participar de uma Excursão pela Torre do Relógio. O passeio dura 1h e te leva por dentro da torre do relógio e seus mecanismos mirabolantes. De quebra, você terá uma bela vista de Berna.
Endereço: Bim Zytglogge 1, 3011 Bern
Reserve aqui seu passeio pela torre do relógio
4. Bundeshaus – O Parlamento Suíço
Aproveitando que estamos na capital do país, que tal tomar um banho de cultura e política e visitar o coração do governo Suíço?
Inaugurado em 1902 o Parlamento Suíço foi construído com 95% de materiais suíços, ilustrando um pouco da diversidade de materiais, culturas e pessoas espalhadas pelo país. O edifício é lindo por fora e super decorado por dentro, repleto de estátuas, vitrais e murais.
Planeje sua viagem:
Endereço: Bundesplatz 3, 3005, Bern
Tours gratuitos pelo parlamento
- O parlamento Suíço oferece tours guiados gratuitos de terça à sábado. Eles tem duração de 60 minutos.
- De terça à sábado às 11h30 (francês) e 15h (Alemão).
- Os tours em inglês acontecem aos sábados às 16h.
- É permitido fotografar, mas não é permitido filmar
- Os tours se esgotam rápido e por isso devem ser agendados com antecedência pelo site oficial do Parlamento.
Quer dar uma espiadinha na parte de dentro do parlamento e entender como ele funciona? Veja este vídeo!
5. Einstein Haus: Casa de Einstein em Berna
Outra visita bem curiosa e que me ensinou um bocado foi o Einstein Museum, casa onde Einstein residiu por 5 anos. A casa é pequenina porém fofa, o museu é simples mas tem muitas informações interessantes. Não considero algo imperdível, mas acho que vale a pena para os curiosos de plantão.
Um dica importante: eu só recomendo a visita para quem fala inglês, alemão ou francês, pois este é o típico museu que você precisa ler e ouvir informações para aproveitar a visita.
Pra mim a parte mais interessante da visita foi um vídeo de 20 minutos em inglês sobre a vida do cientista.
Planeje sua viagem:
- Endereço: Kramgasse 49, 3011 Bern
- Horários: aberto de fevereiro à dezembro das 10h às 17h. Última entrada às 16h45.
- Ingressos:
- Adultos: 7 CHF
- Estudantes: 5 CHF
- Crianças (8-15 anos): 4 CHF
- Os ingressos tem desconto com o Swiss Travel Pass
Einstein Kaffee & Rauchsalon
Um dica bacana para tomar um cafezinho durante o dia ou uma cerveja a noite é o Café do Museu, o Einstein Café. O Ambiente é super descontraído e tem a cara da cidade. Recomendo a experiência.
6. Munster: A Catedral de Berna
A Catedral de Berna levou mais de 400 anos para ser construída e é uma das igrejas suíças que mudou de religião após a reforma protestante.
A igreja é inteira linda começando com a fachada, decorada com esculturas coloridas que ilustram em detalhes o último julgamento: do lado esquerdo o céu e do lado direito o inferno.
A riqueza dos detalhes e ornamentos é impressionante.
A parte interna da igreja também é bem caprichada com direito a teto gótico decorado, esculturas de madeira no altar e vitrais pra lá de coloridos.
Subida nos telhados da Catedral de Berna
Além da igreja caprichada, a Catedral de Berna te oferece uma experiência única, a chance de subir a torre mais alta da Suíça (são 100 metros de altura divididos em 344 degraus, mas juro que a subida vale a pena!) e ter vistas divinas do Alpes de Berna.
A subida custa 5 CHF por pessoa e de brinde você chegará bem perto dessas criaturas fofas (as gárgulas!!!)
Gárgula na Catedral de Berna
Lá do alto você terá uma vista bem interessante do desenho da cidade antiga (que no passado era murada e tinha o rio como limite natural) e se aguentar um lance a mais de escadas terá uma vista bacana dos Alpes de Berna (torça para o dia não estar nublado, porque os Alpes são maravilhosos!)
Planeje sua viagem:
- Endereço: Münsterplatz 1, 3000 Bern
- Horários: aberta todos os dias. O horário varia de acordo com a estação do ano. Consulte o site oficial da Catedral.
- Ingressos:
- Igreja: Grátis
- Subida aos telhados: 5 CHF
- Compre o ticket para subir no telhado no centro de informações para turistas (Welcome Bern) na Estação Central de Bern.
7. Heiliggeistkirche (Igreja do Espírito Santo)
A Igreja do Espirito Santo (endereço: Spitalgasse 44) sobreviveu a diversas transformações da cidade como a queda das muralhas e a modernização das ruas para construção das linhas de bonde. Uma igrejinha barroca, com uma iluminação natural poderosa.
Vale uma passadinha rápida, a entrada é gratuita.
8. Kornhaus: granário transformado em restaurante
A granaria de Berna servia de estoque para vinho (no andar de cima) e milho (no andar de baixo). O prédio foi abandonado após o congresso de Viena e ficou muitos anos fechado. Em 1893 o edifício passou por uma reforma completa e ganhou as pinturas e afrescos atuais.
Hoje a Kornhaus (endereço: Kornhauspl. 18, 3011 Bern) é um dos restaurantes mais lindos de Berna. Vale dar uma passadinha para ver os afrescos, ou porque não, beber uma taça de vinho?
9. Nadar no Rio Aare no verão
Se você for a Suíça no verão, nadar no Rio Aare é um passeio essencial na sua lista do que fazer em Berna. O rio que percorrem a cidade proporcionando uma oportunidade refrescante para moradores e visitantes.
O rio Aare tem uma cor azul turquesa lindíssima e águas transparentes, então faça como os locais, entre no rio para se refrescar e deixe as águas te levarem até um ponto de saída. Vale lembrar que o rio tem correnteza e não há supervisão.
Uma ótima opção é ficar em algum beach club no entorno do rio, e nossa sugestão é o Marzilli, também conhecido como Marzer, é gratuito e considerado “os banhos de rio mais bonitos da Europa”.
Além da escada de acesso ao rio Aare, o Marzilli tem diversas piscina, incluindo infantil, vestiários, guarda-volumes, gramado para tomar sol, quadra de vôlei, tênis de mesa e um lago para crianças. Aberto de maio à setembro.
10. Bear Park: o parque dos ursos
Os ursos são o símbolo de Berna e os habitantes da cidade são apaixonados por seus ursos. A tradição começou em 1513 quando o primeiro urso vivo foi trazido da batalha de Novarra e colocado nos quartéis generais da época. Hoje esses locais foram convertidos no Parque dos ursos, um parque lindo com vistas bacanas do rio Aare.
De lá para cá as vivendas dos ursinhos já passou por várias reformas para deixá-las confortáveis, e o mais próximas do habitat natural dos ursos.
E nós turistas ganhamos plaquinhas em inglês com os nomes dos ursos e explicações sobre os gostos de cada um deles. Os ursos tem nomes bem sugestivos como “Ursolina”.
Vale lembrar que entre meados de novembro e o comecinho de março, os ursos entram em suas cavernas para hibernar, e dormem praticamente o inverno todo. Às vezes eles saem para dar uma voltinha rápida, mas não é nada comum ver ursos acordados no inverno.
- Endereço: Grosser Muristalden 4, 3006 Bern
- Horário: o parque dos ursos é aberto
- Gratuito
11. Rosengarten: O Jardim das Rosas
Não muito longe do Bear Park está o Rosengarten, o jardim das Rosas, um parque público com vistas lindas da cidade e dezenas de tipos de flores (o parque não se limita a rosas) que colorem os jardins durante a primavera e o verão.
No inverno o parque fica um pouco mais tristonho e as árvores tem suas copas amarradas para aguentar a neve sem sofrer tanto. Apesar da curta distância, vale falar que o trecho é um pouco difícil, com direito a uma subidinha bem íngreme. Na dúvida, pegue um ônibus para subir.
- Endereço: Alter Aargauerstalden 31B, 3006
12. Principais Museus de Berna
Depois de conhecer as principais atrações de Berna, que tal explorar alguns dos museus da cidade? Berna tem vários museus interessantes e eu infelizmente só tive a chance de visitar um deles, o museu do Paul Klee Zentrum.
Para te ajudar na escolha de quais museus conhecer em Berna, vou deixar aqui minhas sugestões:
Paul Klee Zentrum
Se você estudou arquitetura, ou design, certamente já ouviu falar de Paul Klee, um dos professores da Bauhaus e um dos grandes pintores expressionistas. O museu conta a vida de Klee, e como seus pais músicos e sua viagem para a Tunísia influenciaram sua trajetória artística. O museu tem uma coleção bem interessante de aquarelas e obras do início de sua carreira. A visita é áudio guiada em inglês, alemão ou Francês.
[Além da vida e obra de Klee, o museu tem uma arquitetura hiper diferente e vistas incríveis dos Alpes de Berneses.]
Museu Infantil Creaviva
O Creaviva no Paul Klee Center oferece atividades para uma ampla variedade de faixas etárias. Pessoas dos 4 anos à velhice descobrem aqui a sua expressão pessoal. Tem exposições interativas, tour interativo e oficinas de arte para crianças.
- Endereço: Monument im Fruchtland 3, 3000 Bern
- Horários: Terça à domingo: 10h às 17h
- Ingressos:
- Adultos: 20 CHF
- Estudantes: 10 CHF
- Crianças (6-16 anos): 7 CHF
- Famílias (1 adulto + crianças de 6 a 16): CHF 27
- Famílias (2 adultos + crianças de 6 a 16): CHF 40
- A entrada na exposição é gratuita todos os domingos para crianças e jovens até aos 16 anos.
- O Paul Klee Centre aceita o Swiss Museum Pass , o Museums-PASS-Musées e o Kultur GA .
Museus em Berna: outras opções interessantes
- Kunstmuseum – Museu de Belas Artes (Endereço: Hodlerstrasse 8, 3011): um dos melhores e mais completos museus de arte da Suíça. O Acervo inclui mestres italianos do trecento, arte Suíça dos séculos XV ao XX, impressionistas de Manet a Monet, e outros mestres europeus como Picasso, Braque, Toulouse Lautrec, Klee, Kandinsky e Mondrian.
- Bernishes Historisches Museum – Museu de história de Berna (Endereço: Helvetiapl. 5, 3005): o Museu de história de Berna tem uma coleção bem interessante com objetos étnicos vindos de vários cantos do mundo no piso térreo, uma coleção que conta a história de Berna por meio de objetos no subsolo (o acervo conta com maquetes da catedral, fontes coloridas originais de Hans Gieng e muitas outras preciosidades). E um segundo andar dedicado a Albert Einstein (ingresso extra).
- Kunsthalle Bern – Museu de arte (Endereço: Helvetiapl. 1, 3005): esse é um museu construído por artistas para artistas, e desde 1918 recebe seis ou sete exibições temporárias de artistas atuantes. O acervo conta com nomes como Klee, Kandinsky e Moore. É bem forte em arte contemporânea.
- Museu da comunicação (Museum fur Kommunikation) (endereço: Helvetiastrasse 16, 3005): um museu dedicado a história da comunicação e das interações humanas. O acervo interativo percorre todos os séculos, explora os meios de comunicação (rádio, TV, Internet.) e chega aos dias atuais.
- Museu de história Natural (Natuhistorisches Museum) (endereço: Bernastrasse 15, 3005): um museu de história natural bem completo com mais de 200 animais locais e exóticos, pedras preciosas e cristais, fósseis e esqueletos e a popular mostra sobre o cachorro São Bernardo Barry, ele foi resgatado e morreu em 1814.
- Museu Suiço-Alpino (Schweirisches Alpines Museum) (endereço: Helvetiaplatz 4, 3005): um museu dedicado aos alpes suíços em todas as suas facetas. Saiba como é conquistar o topo de uma montanha, aprenda sobre o frescor do aroma alpino, e participe de muitas outras experiências.
Onde comer em Berna
- Casa Novo (endereço: Läuferpl. 6): Restaurante típico Suíço e vinoteca. Comidas deliciosas e ambiente caprichado Indicado no Guia Michelin
- Das Lehrerzimmer (endereço: Waisenhausplatz 30) Livraria/Bar/Café: um cantinho gostoso para tomar um drink e relaxar.
- Güggeli-Beiz (endereço: Dalmaziquai 11, 3000 Bern): ótimo lugar para almoçar. Comidas deliciosas, um terraço muito bonito e vistas lindas da cidade e do rio Aare.
- La Chouette – Crêpe à porter (endereço: Bollwerk 39): Creperia deliciosa!
- Einstein Café (endereço: Kramgasse 49, 3011): o café do museu tem um ambiente super descontraído e é uma boa pedida pra tomar um drink ou cerveja.
- Kornhauskeller Restaurant & Bar (endereço: Kornhauspl. 18, 3011 Bern): um dos restaurantes mais lindos de Berna. Vale a pena dar uma passadinha no bar e tomar uma taça de vinho enquanto admira os afrescos. Para jantares é necessário reservar pelo site.
Mapa com as principais atrações de Berna
Veja nesse mapa as principais atrações turísticas de Berna, museus e dicas de bares e restaurantes. A seguir descreverei cada uma delas:
Se preferir acesse o mapa aqui.
Como incluir Berna no seu roteiro na Suíça
Berna (Bern em alemão) fica no meio do caminho entre Zurique e Genebra, sendo super fácil fazer um bate e volta a partir de umas dessas cidades.
Outra possibilidade é incluir Berna como uma parada ao se deslocar entre Zurique e Genebra pode enriquecer ainda mais sua experiência, permitindo explorar todo o charme e arquitetura típica da cidade.
Não esqueça do seguro viagem
Além de ser obrigatório para quem viaja para a Europa (recomendamos que você leve na mala da mão um comprovante de contratação do seguro para apresentar na imigração), o seguro viagem é uma verdadeira “mão na roda” para o viajante. Com um bom seguro viagem você viaja tranquilo, com a certeza de que se algum imprevisto acontecer você poderá contar com os serviços oferecidos pela apólice contratada.
Recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, te apresentando uma listagem com as melhores apólices disponíveis no mercado, tudo bem mastigadinho e rápido, e aí você só precisa escolher qual a mais adequada para o seu estilo de viagem.
Inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 você ganha 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.
E aí, curtiu nossas dicas do que fazer em Berna? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
Veja também:
Roteiros pela Suíça:
Guias de viagem pelas cidades Suíças:
Nossos passeios preferidos
E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
Parabens pelo belo trabalho