10 lugares para dar uma escapada no final de semana na Califórnia

Querendo dar uma escapada para renovar os ares e curtir um pedacinho do verão? Com muita responsabilidade e os devidos cuidados é possível conciliar um final de semana de descanso durante a pandemia.

Veja abaixo algumas dicas para quem pensa em viajar e 10 destinos (5 mais próximos da Bay Area e 5 no sul da Califórnia) para quem escolher viajar nas próximas semanas.

Ficar em casa ou viajar?

Foram vários meses de quarentena e é bem provável que você esteja cansado e talvez um pouco estressado com a falta de visibilidade do que vem por aí. A pandemia é terrível e mudou nossa forma de viver de uma hora para outra, mexendo com nossas liberdades e, o mais triste, tirando muitas vidas.

Assim, não estou aqui para dar uma resposta exata para a pergunta “ficar em casa ou viajar”. Tudo depende da sua zona de conforto, se há alguém de grupo de risco próximo a você (neste caso, minha resposta é um NÃO categórico) e, claro, quais os seus planos de viagem. Parques temáticos, baladas e cassinos não deveriam entrar na sua lista até as coisas acalmarem bastante (e acalmar para mim quer dizer vacina, cura ou redução brutal da contaminação, algo que não estamos nem perto).

Por outro lado, há destinos relativamente seguros (com muitas comunidades que dependem de turismo para sobreviver) e algumas possibilidades para quem deseja e precisa esfriar a cabeça durante a pandemia).

Minha dica para quem escolher sair para a estrada neste nosso novo normal é optar por destinos de natureza, evitar aglomerações e ter a máscara e álcool gel sempre à mão.

Outra dica é priorizar lugares perto de casa. Banheiros públicos e bombas de posto de gasolina são dois lugares propícios para ter muito contato com germes alheios. A bomba de gasolina você provavelmente não conseguirá evitar, já o banheiro… Sempre que der, fique longe!

É seguro me hospedar em hotel?

Depende do hotel (e dos cuidados de higienização tomados pela equipe de limpeza), mas em geral o risco de contrair a Covid-19 em uma hotel é relativamente baixo. Áreas sociais e grandes aglomerações de pessoas (é aí que mora o risco) devem ser evitados e não se esqueça de usar a máscara durante o check-in e o check-out.

Uma amiga querida que tem escapado alguns finais de semana tem preferido hotéis com chalés. Isso minimiza o contato com outras pessoas durante o dia a dia – em um chalé, a chance de esbarrar com alguém doente no elevador ou no corredor é inexistente. Pode ser uma opção interessante. Outra dica é consultar as avaliações recentes (use o CTRL F e busque a palavra COVID) para procurar queixas ou elogios em relação as medidas tomados pelo local durante a pandemia.

E Acampar?

Seja de barraca ou motorhome, essa é um forma deliciosa de curtir a natureza e com pouquíssimo contato com estranhos. Para quem acampa de barraca, o banheiro deve ser visto como um ponto de atenção. Use máscara para evitar cruzar com estranhos e lave muito bem as mãos na saída.

Nós estamos viajando com o nosso trailer e nos sentimos bem seguros em 99% dos lugares.

10 destinos na Califórnia para dar uma escapada no final de semana

Aí vai uma lista de dez destinos deliciosos para curtir um final de semana de descanso (e muitos deles com bastante natureza) durante a quarentena.

Para quem mora na Bay Area:

Para quem mora em Los Angeles:

Para quem mora na Bay Area:

1) Árvores gigantes e lagos deliciosos: Bear Valley, Arnold e Pine Crest Lake

final de semana California
Calaveras Big Trees State Park | Foto: Wikimedia Commons

Uma das minhas estratégias para viajar em tempos de Covid-19 é buscar lugares menos conhecidos (o que não quer dizer menos incríveis). A região do Bear Valley e da floresta gigante de sequoias de Calaveras fica a pouco mais de 2 horas da Bay Area e é um encanto.

Por lá você poderá visitar uma floresta de sequoias gigantes, curtir um refresco nadando nos lagos (o Pine Crest Lake é uma delícia e para quem tiver pique a trilha que margeia o lago também é bem legal. Também ouvi falar muito bem do Lake Alpine) e curtir a vibe relax da pequena Arnold.

Onde ficar:

A região do Bear Valley costuma ter muitas opções de casas para locação e alguns poucos resorts, como o Bear Valley Mountain Resort. Em Arnold, por exemplo, existem muitas casas e chalés disponíveis para hospedagem, como Into the Woods, The Sanctuary e On The 9th.

2) Vinhos deliciosos com vistas para o oceano: Mendocino

Centrinho de Mendocino no norte da Califórnia
Centrinho de Mendocino – Repare na caixa de água no alto da torre de madeira. A cidade tem várias dessas torres.

Todo mundo sabe que a Highway 1 entre San Francisco e Los Angeles é o máximo, o que pouca gente sabe é que a parte norte da estrada mais linda da Califórnia também é um arraso e é MUITO menos popular [entenda por lotada] que o trecho sul.

Costa de Mendocino na Califórnia
Costa de Mendocino – Norte da Califórnia

Uma das minhas cidades preferidas por lá é Mendocino, uma cidade pequena, ultra fotogênica e que combina vistas lindas do pacífico com ótimos vinhos. Mendocino tem vários hotéis românticos e alguns mais básicos para quer que dar uma economizada. Por lá, não deixe de visitar o jardim botânico em Fort Bragg (a cidade vizinha que por sinal costuma ter hotéis com ótimo custo x benefício) e a North Coast Brewing.

Onde ficar:

Uns amigos nossos já ficaram no Heritage House e adoraram. Eu já testei e aprovei o Sea Rock, um Bed&Breakfast charmoso e bem localizado. Aliás, hospedagens nesse estilo não faltam em Mendocino. Outras pedidas legais são: Blue Door Group, Trillium Cafe & Inn e Agate Cove Inn.

Quer algo mais perto?

A região de Bodega Bay é uma graça e fica bem mais perto da Bay Area. Bodega Bay pode ser usada de base para explorar Jenner (acho tão linda a junção do Russian River com o oceano) e o Point Reyes. Por aqui, os hotéis são caprichados e indicamos The Inn at the Tides, Bodega Bay Lodge e Bodega Bay Inn.

A região de Fort Bragg é uma pedida linda e bem mais próxima da Bay Area. O Ocean View Lodge, Beachcomber Motel e o Beach House Inn são opções no estilo americano super bem avaliados.

3) Energia poderosa e trilhas espetaculares: Mt. Shasta

Trilha para o Heart Lake, vista para o Mt Shasta e Castle Lake
Castle Lake, uma das trilhas fabulosas de Mt. Shasta

Quem acompanha meu instagram sabe que acabamos de visitar e que somos apaixonados pela região de Mt. Shasta, um destino que combina trilhas fabulosas, lagos cristalinos, cachoeiras e uma energia para lá de poderosa.

Taí um lugar LINDO e para lá de especial para quem planeja recarregar as baterias.

Dica: Aproveite a viagem para conhecer e se apaixonar pelo Lassen Volcanic National Park.

Onde ficar em Mt. Shasta:

Em Mt. Shasta, o Best Western Plus Tree House é uma das opções mais caprichadas. Também existem pedidas com bom custo benefício como os hotéis em estilo campestre Strawberry Valley Inn, Shasta Inn e Mount Shasta Resort. Além da pousada em estilo motel americano Inn At Mount Shasta.

4) Praia deliciosa e uma vibe incrível: Avila Beach, Morro Bay e Cayucos

Avila Beach nossa praia queridinha em Central Coast
Avila Beach em um sábado de sol

Central Coast da Califórnia – exatamente no meio do caminho entre San Francisco e Los Angeles – é a nossa pedida preferida para curtir um final de semana de sombra e água fresca. Nossa praia preferida é Avila Beach, mas também amamos o visual de Morro Bay (sempre me impressiono com a beleza da montanha de pedra que dá nome a cidade), o pacato centro de Cambria (já me hospedei lá duas vezes e me hospedaria outras mil) e o jeitão relax e super local de Cayucos (conheci recentemente e já quero voltar)

O legal é que todas essas praias ficam bem pertinho de San Luis Obispo, uma cidade deliciosa – e que está SUPER bem preparada agora durante a COVID. Todos os restaurantes do centrinho abriram espaços para jantar ao ar livre, e você não vê um ser humano andando sem máscara na rua.

San Luis Obispo um destino delicioso na Califórnia
Terraço do Restaurante Novo no Riacho de San Luis Obispo no centro esa cidade

Onde ficar:

Avila Beach é a minha pedida preferida de hospedagem mas as opções por lá são bem limitadas. O Avila La Fonda Hotel, Avila Lighthouse Suites e o Avila Village Inn são as melhores pedidas por lá.

Morro Bay costuma ter preços incríveis (reserve com antecedência) e Cambria tem ótimas opções de hotéis. Já testamos e aprovamos o Inn at Morro Bay, mas boas pedidas não faltam, como o 456 Embarcadero Inn & Suites, Estero Inn e o Confort Inn Downtown Morro Bay.

Para quem quer algo mais central – e a chance de visitar uma praia legal por dia – San Luis Obispo é uma ótima opção. A região hoteleira da cidade fica concentrada na Monterey St., cerca de 5 blocos do centro. Entre as pedidas mais caprichadas, temos o Granada Hotel & Bistro, La Lomita Ranch e o Sycamore Mineral Springs. Para um bom custo benefício: Hampton Inn & Suites, La Quinta by Wyndham San Luis Obispo e The Kinney SLO.

5) Onde as Redwoods encontram o mar: Redwoods National Park

Redwoods gigantes no norte das Califórnia
Floresta de Redwoods

Uma floresta exuberante – e algumas das árvores mais altas do mundo – e um oceano azulão são alguns bons motivos para você incluir o Redwoods National Park na sua lista dos sonhos. Essa é uma viagem que demanda pelo menos 3 noites, idealmente 4, mas que vai te presentear com vistas incríveis, chances de dirigir por dentro de uma árvores (escolha a Chandelier Tree em Legget) e muitas caminhadas lindas pela floresta.

Onde ficar:

Em Arcata, uma boa base para explorar a região e com uma costa super linda, o Comfort Inn Arcata e o Hampton Inn & Suites Arcata são boas pedidas.

Já em Crescent City as opções são mais vastas e algumas das nossas indicações são Travelodge by Wyndham Crescent City, Anchor Beach Inn, Westward Inn e o Lighthouse Inn.

humboldt state park

Aproveite a viagem para conhecer o Humboldt State Park também conhecido como avenida dos gigantes (recomendo que você durma uma noite em Benbow ou Garberville). Se tiver que escolher apenas uma trilha, vá de Founder Grove, mas já adianto: o parque merece bem mais do que uma parada.

Para quem mora em Los Angeles

6) As praias e o vale: Ventura & Ojai

final de semana California 2
Ventura | Foto: County of Ventura

Para quem busca praias menos badaladas (e elas são lindas, viu?!), a chance de visitar o remoto Channel Island National Park e um vale lindo que pede para ser desbravado o combo Ventura + Ojai é uma super pedida.

Aqui a graça é combinar dias de praias (San Buena Ventura e Surfers Point) são as queridinhas da região, com um passeio pelas vinícolas de Ojai. Há uma trilha de bicicleta pavimentada que conecta as duas cidades.

Veja onde ficar nas duas:

Ventura possui uma boa rede hoteleira. Na categoria caprichados, o Ventura Beach Marriott e o Waypoint Ventura são as melhores opções. Se você prefere um melhor custo benefício, o Amanzi Hotel, Crowne Plaza Hotel Ventura Beach ou Crystal Lodge Motel são para você.

Em Ojai, o Ojai Valley Inn é uma das hospedagens mais caprichadas. O Hummingbird Inn, Ojai Rancho Inn e o Chantico Inn são pedidas com bom custo benefício.

7) Para bebemorar a vida (sem muvuca): Santa ynez Valley

Pôr do sol no Santa Ynez Valley
Vistas da vinícola do The Hitching Post II em Buelton

Santa Ynez Valley é uma das minhas queridinhas no mundo das regiões vinícolas Californianas. Cidades charmosas (destaque para Los Olivos e Solvang), vinícolas excelentes e várias atrações legais para quem viaja com crianças.

Adoro o clima intimista e relax das vinícolas da região e os vinhos são excelentes!

Onde ficar:

Em Solvang, minha dica é Wine Valley Inn, que já foi testado e aprovado por nós. O Landsby é uma pedida caprichada, enquanto o New Haven Inn e o The Hamlet Inn têm os melhores custo benefício.

8) As montanhas pertinho de LA: Big Bear Mountain no verão

final de semana na california
Big Bear Lake | Foto: Visit Big Bear

Próximo de Los Angeles, Big Bear Mountain é destino famoso no inverso por conta de suas pistas de ski, mas o local é perfeito para aproveitar no verão também. Tem muitas trilhas, além de atividades no próprio lago como pescaria, barco caiaque e jetski.

Para os mais radicais, as pistas de ski se transformam em pistas para bicicleta.

Onde ficar:

Big Bear Lake é a cidade mais próxima para explorar as montanhas. Entre as opções mais caprichadas estão Colorado Lodge, Marina Resort e o Holiday Inn Resort The Lodge at Big Bear Lake. Já para quem prefere hotéis com bom custo benefício, o Best Western- Big Bear Chateau e o Embers Lodge & Cabins são boas pedidas. E, para economizar, aposte no Robinhood Resort ou Blue Horizon Lodge.

9) Os encantos do deserto: Palm Springs

Para quem curte as paisagens do deserto – e já aviso, estará BEM quente – com amenidades deliciosas como piscinas e spas caprichados, Palm Springs (e sua vizinha Palm Dessert) é uma pedida deliciosa para escapar no final de semana na Califórnia.

Vista do alto do Tram de Palm Springs
Vista do alto do Tram de Palm Springs

Não deixe de visitar o Joshua Tree National Park.

Onde ficar:

Palm Springs tem hospedagens charmosas e para todos os bolsos. Na categoria dos caprichados estão o Renaissance Palm Springs Hotel, L’Horizon Resort & Spa e o Alcazar Palm Springs. Para quem prefere um bom custo benefício, o Palm Mountain Resort & Spa, Holiday House Palm Springs e o The Oasis Resort são boas pedidas. Duas alternativas bem econômicas e bem avaliadas são o Infusion Beach Club by OYO e o Adara Palm Springs.

10) Praias de Orage County: Dana Point e San Clemente

Dana Point no sul da Califórnia
Praia Salt Creek vista do Ritz-Carlton

Deixei as praias de Orange County por último afinal a região já é conhecida de quem mora em Los Angeles não é mesmo? Como Orage Country e toda a região de LA na real, foram (e estão) muito afetadas pelo COVID minha dica aqui é ter cautela dobrada e evitar qualquer tipo de aglomeração.

Pensando nas praias, sou mega fã da região de Laguna Beach mas sei que os hotéis da região vivem cheios, assim minha sugestão é apelar para Dana Point (que tem hotéis de luxo fabulosos e algumas pedidas mais raiz com um custo x benefício legal e a vizinha San Clemente).

Aposte nos dias de semana e evite as praias mais famosinhas!

Onde ficar:

A rede hoteleira de Dana Point é vasta. Na categoria dos caprichados, nossa sugestão são: The Ritz-Carlton Laguna Niguel e Monarch Beach Resort. Para um bom custo-benefício aposte no DoubleTree Suites by Hilton Doheny Beach ou Laguna Cliffs Marriott Resort & Spa. E, para quem quer economizar, o Blue Lantern Inn, Dana Point Marina Inn e o Best Western Plus Marina Shores Hotel são as melhores pedidas.

E aí, curtiu nossas dicas para um final de semana relax na Califórnia?

Se você escolher viajar, tome os devidos cuidados e proteja-se.

Abraços e Stay Healthy,

Mari


Veja também:

Los Angeles

San Francisco

San Diego


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

 

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário