Descubra Cassia dos Coqueiros, em São Paulo

Saiba o que fazer em Cássia dos Coqueiros (ou, para os íntimos, apenas Cássia), uma pequena cidade do estado de São Paulo, na divisa com Minas Gerais, repleta de cachoeiras e natureza intocável. Cassia dos Coqueiros é uma ótima pedida para fugir de São Paulo e curtir um fim de semana de tranquilidade e muito ar puro.

Texto e imagens: Pedro Prochno

Onde fica Cássia dos Coqueiros?

Fica a 350 Km da capital e tem 2.634 habitantes. A base de sua economia é a indústria da cana de açúcar e o café, que empregam grande parte dos habitantes locais. Conta com 7 vereadores e é o sossego do mundo!

Cassia dos coqueiros

A maior cidade próxima de Cássia é Cajuru, que tem 23.371 habitantes. Já a mais conhecida é Mocóca, a terra dos doces Mocóca!

Fundada em 1960 a cidadezinha do interior paulista tem vida calma, ritmo desacelerado e muita interação com a terra. As duas vezes que visitei a cidade fiquei na casa da Dna. Maria, a Mariazinha do Asilo, como é conhecida. Ela tem 76 anos e a 30 fica pulando entre Cássia, Campinas, São Paulo e Santos. É hemoterapeuta e dedica sua vida às pessoas.

Em Cássia construiu (literalmente, erguendo tijolo por tijolo) um asilo, o único da cidade, onde em parceria com a prefeitura recebe as pessoas enfermas ou cujas famílias delegam os cuidados. Amiga de todos os habitantes, tinha tudo para governar a cidade, mas como ela mesma diz, sua dedicação ao local é por amor!

O que Cássia dos Coqueiros tem de especial?

Diferente de todas as cidades do interior que já visitei, Cássia tem um ritmo todo especial.

Cassia dos coqueiros

As principais atrações turísticas são as cachoeiras da região, onde é possível sair a pé de casa, caminhar 3 quadras e pular no rio!

Cássia dos Coqueiros
Cachoeiras de Cássia dos Coqueiros

Itambé é a maior da redondeza, tem 80 metros e atrai muitos visitantes. Exige longa caminhada para baixo e escalada para cima na volta, mas é deslumbrante.

Cassia dos coqueiros
Cachoeira do Itambé

Cássia tem também toda a organização típica de cidadezinhas do interior. Tem apenas tem três supermercados, uma delegacia de polícia, um posto de saúde, um posto de gasolina e a praça central – ponto de encontro da população. Nela ficam a sorveteria Jundiá (para o verão), o bar, a Pastelaria da Maria, com o melhor pastel da região e, claro, a Igreja Central, de Santa Rita de Cássia.

Cassia dos coqueiros
Pastelaria da Maria

Santa Rita de Cássia é a padroeira da cidade. No dia 22 de maio, sua data, acontece uma romaria entre a cidade de Cajurú e Cássia, onde é celebrada uma missa em homenagem à Santa que, segundo moradores, tem feito muitos milagres pela região.

Na Páscoa é celebrada também a missa de Páscoa, cheia de simbolismos e lembranças dos costumes. A cidade inteira se reúne para a celebração, onde depois ficam papeando até acontecer a dispersão total. Segundo o Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia dos Coqueiros, José Renato Rodrigues Duarte, a população retomou sua religiosidade com o tempo.

Cassia dos coqueiros

Ele define a cidade como muito humilde, porém lembra que por lá não existe miséria alguma, o que pode ser constatado pelas ruas da cidade. Seu maior trabalho tem sido a manutenção deste alto nível de fiéis católicos e também o aumento da participação da população perante o asilo fundado por dona Marizinha. Você pode acompanhar o papo que eu tive com ele neste link.

Onde ficar em Cássia dos Coqueiros

Em uma cidade de pouco mais de 2600 habitantes, hospedagem não é algo muito difundido. A única pousada da região é a pousada Rocaporana, sinônimo de sossego, aconchego e bom gosto. Fica pouco afastada da cidade, o que colabora ainda mais com o seu isolamento. Ela tem ótima cozinha (que serve visitantes), adega com boa seleção de vinhos e atendimento ímpar. Seu ponto alto são a piscina e o rio, que beira a propriedade, onde pode-se nadar em água geladíssima mesmo ao fim do verão!

As belezas da cidade são muitas. Quem procura algo totalmente diferente da vida agitada da cidade, ou mesmo das cidades mais populosas do interior, tem uma ótima opção em Cássia!


Veja também outros destinos no Brasil

São Paulo:

Minas Gerais:

Rio de Janeiro

Nordeste

Jalapão

Fernando de Noronha

Rota das Emoções


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Comentários (10)

Olá boa tarde!
Gostaria de saber qual o valor pra entrar na cachoeira de cássia, não a Itambé e sim a luta que não lembro o nome

Oi Renata, embora seu post seja antigo, há dois anos sou moradora de Cassia dos Coqueiros e se ainda tiver intenção de nos visitar; caso já não o tenha feito; a entrada para visitação da Cachoeira do Itambé são R$ 10,00 por pessoa e para as demais não há taxa de entrada.

Espero vê-la por aqui

Beijos
Vera Sath

Viajar é bo demais, não? adorei esse roteiro, belas fotos. Acredito que comprar passagens de ônibus pela internet tem sido facilitadas graças a blogs. Abs

[…] e Carlos Gutt… em Colômbia: um passeio pela Cate…Silvia Goreti em Descubra Cássia dos Coque…mari vidigal em O melhor de Paris em 4 di… CategoriasAfrica Africa do Sul América do […]

Não nasci em Cássia, mais sou filha da terra, cresci vendo as mudanças da Cidade, o verde das árvores, as cachoeiras , em especial do Itambé e realce das diversas paisagens. Amo essa cidade de Todo coração e quem conhece não se esquece da sua gente e de suas maravilhas . Espero que meus filhos aproveitem tanto quanto eu aproveite, quero criá-los como fui criada, sempre em Cássia dos Coqueiros como nascida lá fosse, meu passado, meu presente e sempre futuro.
AMO CÁSSIA DOS COQUEIROS !!!!!!

Sou coqueirence da gema, muito boa suas fotos, pena que coqueiros nao é mais o mesmo. Coqueiros a 30 anos atras era o sonho de todo naturarista.
Precisamos despoluir o rio cubatão, e dar vida a tão amada cachoeirona, assim conhecida por todos da cidade, hoje muito pouco frequentada.
Parabéns, pelo trabalho, me fez matar saudades.
Assis vieira, filho e apaixonado por cassia dos coqueiros.

Olá Assis,

realmente acho que quem viveu lá anos atrás deve estranhar bastante. Coqueiros, para os paulistas, é muito além dos padrões de cidade do interior. É algo totalmente diferente, apesar de ter crescido e se desenvolvido bastante!

Obrigado pela visita 😉

abraços
Pedro

cresci em cássia, e amei de paixão todas as minúcias com as fotos, pequenos detalhes que me fizeram voltar no tempo. parabéns pelo excelente trabalho!!!!

Oi Dalva, que legal 🙂 Fico feliz que tenha gostado das fotos!
Conheci Cássia em 2011 e me apaixonei!

Abraços

Pedro Prochno

Deixe o seu comentário