É seguro se hospedar em hotel em tempos de Covid-19?

Conheça os protocolos de segurança adotados por alguns dos melhores hotéis durante a COVID e descubra se é seguro ficar em um hotel durante a pandemia. Vamos nessa?

Para começar uma afirmação triste: a pandemia está longe de estar controlada, enquanto para muita gente 5 meses de isolamento social significa uma mudança completa na rotina, com direito a trabalho remoto, crianças sem escola e efeitos psicológicos que ainda não sabemos calcular, uma coisa é fato: manter o isolamento social – até que haja uma vacina ou uma cura real para a COVID – é a melhor forma de prevenir a doença e evitar sobrecarga no sistema de saúde. Mas será que é possível manter os princípios de isolamento e ainda assim viajar? Será que é seguro se hospedar em um hotel em tempos de COVID-19?

Não existe resposta correta para essas perguntas. Infelizmente. Viajar (ou não) é uma escolha completamente SUA e que precisa considerar os seus fatores de risco (e quando digo seus, estou falando de todas as pessoas que tem um contato próximo com você) e claro, o bem comum na nossa sociadade.

O que já sabemos:

Uma coisa é certa: os destinos com muita natureza e pouco contato humano serão os mais buscados por um longo período (e, por isso, já preparamos um guia com 10 lugares isolados para viajar no Brasil), mas além disso, a rede hoteleira já está se adaptando aos novos protocolos de segurança para receber os hóspedes e neste texto vamos te mostrar quais são eles. E depois de tantos meses difíceis, poucas coisas parecem mais incríveis que um final de semana de descanso em um hotel bacana não é mesmo?

Afinal, é seguro ficar em hotel?

Ninguém mais aguenta ficar em casa, principalmente os apaixonados por viagens. Enquanto as fronteiras ainda não são todas reabertas e o cenário não é positivo para grandes viagens, a gente tenta dar um jeitinho para recuperar as energias. Se você é de São Paulo, descer a serra e conhecer as  melhores praias de São Paulo e melhores hotéis do litoral norte é uma pedida incrível para esses tempos. Outra opção também é buscar hotéis e resorts próximos da capital para passar um final de semana e desconectar um pouco.

Mas é claro que fica uma pulga atrás da orelha e nos faz questionar: é seguro ficar em hotel durante a pandemia?

hoteis covid 19

Jurerê Beach Village | Foto: Divulgação

Se você é do time que acha que ainda não é o momento para viajar, tudo bem. Mas, se você acha que pode aproveitar esse “escape”, ainda que com restrições, para cuidar da sua saúde mental, saiba que muitos hotéis estão se esforçando para garantir a sua segurança.

Com a reabertura do setor hoteleiro, os Estados estipularam medidas e protocolos de segurança para que isso aconteça sem representar riscos de contágios para os hóspedes e funcionários. Os decretos são municipais e por isso não são todos iguais, mas geralmente eles incluem: funcionamento em capacidade reduzida, medição de temperatura na entrada do hotel, medidas de distanciamento de no mínimo 1,5 metro, uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool gel 70% em vários pontos do estabelecimento.

Vamos dar três exemplos de hotéis em diferentes pontos do Brasil que já anunciaram a reabertura e seus protocolos de segurança e higiene:

Hotel Jurerê Beach Village, em Jurerê Internacional (Florianópolis)

hotéis covid-19 é seguro

Jurerê Beach Village | Foto: Divulgação

O Jurerê Beach Village anunciou a reabertura ainda no mês de julho após uma grande reforma em seu lobby para receber os hóspedes de forma mais segura e de acordo com as normas sanitárias. O hotel vai operar com capacidade reduzida e os serviços e áreas de alimentação, lazer, convivência, atividades físicas e sociais funcionarão de acordo com às leis vigentes no momento da abertura.

Os ambientes de circulação de pessoas estão bem ventilados (janelas e portas abertas) e o sistema de ar-condicionado central ficará desativado. Haverá tapetes sanitizantes para assegurar a higienização dos calçados.

Um ponto importante que muitos hotéis estão adotando neste momento é o intervalo maior entre a saída de um hóspede e a entrada de outro. No Jurerê Beach Village esse intervalo será de 48 horas entre o check out e a limpeza. Já o serviço de camareira estará restrito ao recolhimento de lixo, troca do enxoval e reposição de itens, sem a entrada do funcionário no quarto.

Outra vantagem deste hotel (e que pode ser encontrado em muitos) é ter uma cozinha completa dentro da suíte, possibilitando que você prepare as suas próprias refeições (ou solicite tele-entrega ou serviço de quarto), sem a necessidade de deslocamento.

Confira os valores e acomodações disponíveis no Jurerê Beach Village aqui.

Bourbon Atibaia Resort, em Atibaia (São Paulo)

Hotel em Atibaia

Bourbon Atibaia Resort | Foto: Divulgação

O clássico de São Paulo, Bourbon Atibaia Resort, ficou fechado 75 dias e reabriu no dia 05 de junho com disponibilidade de quartos reduzidos e novo protocolo de higienização de acordo com o Manual de Boas Práticas desenvolvido pela própria Rede Bourbon.

Por lá, os locais abertos como quadras, trilhas ecológicas, sítio do vovô com espaço do Chico Bento, entre outros, estarão operando de acordo com todas as orientações recomendadas. Espaços como piscina interna e coberta, Fitness center e sala de ginástica, Circuito de arvorismo, salão de jogos, Theatro Bourbon e outros, vão funcionar temporariamente, com acessos controlados e/ou com agendamento prévio.

Espaços como boate e saunas seguirão fechados sem previsão de reabertura.

Confira os valores e acomodações disponíveis no Bourbon Atibaia aqui.

Cana Brava All Inclusive Resort, em Ilhéus (Bahia)

hotéis covid-19

Cana Brava All Inclusive Resort | Foto: Divulgação

Mais recentemente, dia 25 de julho, foi a vez do Cana Brava All Inclusive Resort reabrir no sul da Bahia. Para o retorno, diversas melhorias foram implementadas por todas as dependências, tais como desinfecção total de todos os corredores, áreas livres e reservadas, instalação de dispensers de álcool em gel em todo o Resort, ampliação da frequência de higienização dos ambientes, entre outras medidas.

O check-in e check-out agora são feitos virtualmente, pelo site ou aplicativo oficial do Resort, disponível para iOS e Android. Ao entrar, o visitante passa por uma aferição de temperatura e recebe as primeiras instruções para a utilização dos serviços. Além disso, um protocolo de sanitização é disponibilizado virtualmente, via celular, e também ao ligar a TV do quarto.

Nos restaurantes, toda a distribuição de mesas e cadeiras foi alterada, os talheres são disponibilizados em embalagens individuais e as principais refeições são servidas em modo buffet assistido ou à la carte, de acordo com a taxa de ocupação.

Aqui, espaços como Clubinho do Sol, academia e sauna também permanecem temporariamente fechados. A recreação está restrita à área externa, ao ar livre, para priorizar as atividades em família e realizar um controle de participantes.

Confira os valores e acomodações disponíveis no Cana Brava All Inclusive Resort aqui.

8 Hotéis em São Paulo que anunciaram reabertura com novos protocolos

Hotel Fazenda Dona Carolina, em Itatiba

Hotel para familia perto de SP

Hotel Fazenda Dona Carolina | Foto: Divulgação

A cerca de 1h20 de São Paulo, em Itatiba, está o Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina. Localizado em uma área de mais de 100 hectares, a hospedagem tem muita área verde e é ótima pedida para esse momento. Reserve aqui.

Abaixo, algumas das medidas do protocolo de segurança adotado pela Fazenda Dona Carolina:

  • Medição da temperatura corporal na portaria do hotel e todas as manhãs no Café da Manhã. Caso a temperatura esteja superior a 37,8ºC o hóspede não poderá permanecer no Hotel;
  • É imprescindível a utilização de máscaras nas áreas sociais e de lazer. Inclusive no ingresso e saída dos restaurantes, retirando a proteção apenas no momento da alimentação;
  • Disponibilizaremos pontos de sanitização pessoal em diversas áreas do hotel;
  • Utilização de tapetes com sanitizante na entrada do hotel, para higienização dos sapatos;
  • Não trabalharemos com Day Use;
  • O serviço de manobristas está temporariamente suspenso;
  • Carregamento de bagagens até os apartamentos também estão suspenso, tanto na chegada quanto na saída;
  • As refeição serão no serviço A La Carte. Não teremos serviço de buffet;
  • As programações serão realizadas obrigatoriamente em estações de atividades ao ar livre. Em caso de mau tempo, serão suspensas;
  • Os pais deverão levar as crianças até as atividades programadas nos horários estabelecidos. Não haverá monitoramento contínuo;
  • As refeições das crianças também deverão ocorrer juntamente com os pais;

Fazenda Capoava, em Itu

Hotel para curtir em família

Fazenda Capoava | Foto: Divulgação

A menos de 100km de São Paulo está a Fazenda Capoava, uma hospedagem também repleta de área verde e a 25km do centro da cidade de Itu. Os quartos são no estilo chalé e dispõem de lareira, ar condicionado, varanda com rede e espaços mais que aconchegantes para relaxar ao som dos pássaros. Reserve aqui.

Abaixo, alguma das medidas do protocolo de segurança adotado pela Fazenda Capoava:

  • Hospedagem com ocupação reduzida evitando aglomerações;
  • Pré check in antecipado e check in em sistema “Drive-Thru”;
  • Medição de temperatura de todas as pessoas na portaria da fazenda;
  • Check out poderá ser realizado por telefone sem sair do chalé;
  • Todos os espaços sociais e chalés serão higienizados com um nebulizador/atomizador com produtos de alta eficácia;
  • Intervalos maiores entre cada hospedagem;
  • Recreação com os Tios da Ecos Lazer ao ar livre e mantendo distanciamento seguro;
  • Piscina estará aberta com o espaçamento necessário entre as mesas e espreguiçadeiras;
  • Brinquedoteca, saunas e massagem não funcionarão neste primeiro momento;

Mavsa Resort, em Cesário Lange

Hotel perto de São Paulo

Mavsa Resort | Foto: Divulgação

A cidade de Cesário Lange está a pouco menos de 2h de São Paulo e abriga o Mavsa Resort – uma hospedagem all-inclusive bem interessante. Reserve aqui.

Abaixo, alguma das medidas do protocolo de segurança adotado pelo Mavsa Resort:

  • Ocupação reduzida;
  • Na chegada, os hóspedes recebem um kit devidamente higienizado, contendo as informações sobre sua hospedagem;
  • As mesas do restaurante estão dispostas respeitando o distanciamento de 1,5 metros;
  • Na entrada do restaurante, você receberá luvas descartáveis. No buffet, sirva-se normalmente, mas lembre-se, neste momento, o uso dessas luvas e de máscara é obrigatório;
  • Temperos, molhos, azeite e sal são disponibilizados em sachês;
  • Não estamos servindo chopp;
  • Saunas e academia permanecem fechadas;
  • Atividades como esportes coletivos, serviços do spa e brinquedoteca seguem suspensos;
  • As atividades com crianças de 3 a 12 anos devem respeitar grupos de, no máximo, 10 crianças;
  • As refeições infantis devem ser feitas com os pais;

SPaventura Eco Resort, em Ibiúna

Hotel perto de São Paulo para descansar

SPaventura Eco Resort | Foto: Divulgação

Ibiúna está pertinho de São Paulo, aproximadamente a 1h30 de distância. Na cidade, é onde está o SPaventura Eco Resort, uma hospedagem em meio a Mata Atlântica – também perfeita para o momento. Reserve aqui.

Abaixo, alguma das medidas do protocolo de segurança adotado pelo SPaventura Eco Resort:

  • Restrição ao uso de áreas comuns como uma pessoa por vez na recepção;
  • Sauna não estará em funcionamento e a área do poliesportivo terá limite de pessoas;
  • Medição de temperatura na entrada do hotel, de todos os hóspedes e dos colaboradores;
  • As refeições serão servidas em sistema de buffet espelhado com todos os cuidados necessários. É obrigatório a utilização de luvas descartáveis e álcool gel para a higienização e segurança de todos.
  • Os hóspedes deverão usar mascaras obrigatoriamente em tempo integral quando estiverem em áreas comuns, inclusive caminhadas nas trilhas.

Hotel Toriba, em Campos do Jordão

Hotel em Campos do Jordão

Hotel Toriba | Foto: Divulgação

Campos do Jordão já é um destino bastante conhecido para quem quer fugir de São Paulo. A pouco mais de 2h da capital, a cidade tem diversas hospedagens bacanas para relaxar. Uma delas é o Hotel Toriba, construído em um espaço de 2 milhões de m² de área privativa. Reserve aqui.

Canto da Floresta Ecoresort, em Amparo

Hospedagem proxima de sao paulo

Canto da Floresta Ecoresort | Foto: Divulgação

Localizado em Amparo, a cerca de 130km de São Paulo, está o Canto da Floresta Ecoresort – uma hospedagem totalmente integrada à natureza e erguida segundo os preceitos do Feng Shui. Reserve aqui.

Abaixo, alguma das medidas do protocolo de segurança adotado pelo Canto da Floresta Ecoresort:

  • Medição de temperatura no momento da chegada;
  • Uso de máscara obrigatório;
  • Restaurante com distanciamento maior entre as mesas, talheres embalados e funcionários paramentados com máscara, luva e avental, que são periodicamente trocados;
  • Atividades de lazer feitas ao ar livre;
  • Acesso às salas de jogos, a academia e brinquedoteca limitada;

Santa Clara Eco Resort, em Dourado

Hoteis para ir com a familia perto de SP

Santa Clara Eco Resort | Foto: Divulgação

Um pouco mais longe de São Paulo, a cerca de 280km, está a cidade de Dourado que abriga o Santa Clara Eco Resort. O resort tem muita área verde e é perfeito para se isolar e respirar ar puro. Reserve aqui.

Grande Hotel senac, em águas de são pedro

Hotel perto sao paulo

Grande Hotel São Pedro | Foto: Divulgação

O Grande Hotel São Pedro fica em Águas de São Pedro, a cerca de 185km de São Paulo. Com mais de 7 mil metros quadrados, o hotel possui um complexo com quatro piscinas e um parque aquático com tobogãs e brinquedos para divertir a família toda. Reserve aqui.

Abaixo, alguma das medidas do protocolo de segurança adotado pelo Grande Hotel São Pedro:

  • Para agilizar o processo e evitar contato durante o check-in, recomendamos que nos envie os documentos obrigatórios (com foto) digitalizados via e-mail ou WhatsApp;
  • Realizaremos verificação de temperatura corporal na portaria do hotel. Caso seja igual ou superior a 37,5°C, todos os integrantes do veículo serão direcionados ao Posto de Saúde da cidade para avaliação médica;
  • Uso obrigatório de máscaras nasobucais dentro das dependências do hotel para todos os hóspedes a partir de 2 anos (recomendação da Anvisa), exceto nas piscinas, salvo deslocamentos (ida à toalete, bar e afins);
  • Quando estiver montado, o serviço de buffet será servido por um funcionário devidamente paramentado;
  • As atividades de recreação são realizadas para crianças a partir de 3 anos. As crianças de 3 a 4 anos poderão participar somente com a presença dos pais ou adulto responsável. A partir dos 5 anos de idade, as crianças poderão ficar desacompanhadas;
  • Recomendamos o pagamento de maneira remota ou por maquinetas de cartão de crédito por sistema de aproximação. Disponibilizaremos o serviço de check-out por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp);

Deu para perceber que o setor hoteleiro está se preocupando e adotando medidas para tornar segura a sua hospedagem por lá, né? Antes de efetuar a sua reserva, confira como está sendo a retomada do local escolhido e veja as avaliações recentes.

Cuide-se!


Veja também outros destinos no Brasil:

São Paulo:

Minas Gerais:

Rio de Janeiro

Nordeste

Jalapão

Fernando de Noronha

Rota das Emoções


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Avatar
Malu Pinheiro
Apaixonada pelo diálogo e por viagens, levo um pouquinho do lado jornalístico a cada destino que chego. Natureza e praias estão presentes em quase todos meus roteiros - não vivo sem!

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.