Everglades, um parque incrível pertinho de Miami: Passeio de barco, Shark Valley e mais

Descubra os Everglades, um ecossistema pantanoso único do sul da Flórida e uma oportunidade de sair de Miami e explorar o terceiro maior parque nacional dos Estados Unidos. Neste post dividirei com vocês dicas para explorar os Everglades, o que fazer no parque e os detalhes do nosso passeio de airboat pela região. Vamos nessa?

Glamping no Everglades National Park
Glamping no Everglades National Park

O que são os Everglades?

Os Everglades, na Flórida, são uma região pantanosa pertinho de Miami e que tem uma biodiversidade incrível. Trata-se de uma planície de grama alagada habitada por pássaros, jacarés, peixes-bois e pumas da Flórida, um ecossistema riquíssimo e uma região muito linda e protegida pelo Everglades National Park.

Everglades National Park visto do alto
Everglades National Park | Imagem: Visit Florida – Photo by Peter W. Cross and E. Patrick Farrell

Para descobrir o Everglades você pode optar por um tour saindo de Miami ou explorar o parque nacional por conta própria. Algumas das experiências mais comuns são: barco de Aerobarco (Airboat), trilhas e caminhadas, e passeio de canoa ou caiaque.

Como explorar o Everglades saindo de Miami

O Everglades é o terceiro maior parque nacional americano e a dinâmica de visitação é um pouco diferente de outros parques nacionais pois grande parte do parque é remota e inacessível. Não existe uma estrada que cruza o parque, e as entradas não estão conectadas.

Há três acessos distintos e bem distantes uns dos outros.

  • Shark Valley (também chamada de Miami entrance)
  • Homestead entrance (a entrada principal): a partir dela você pode acessar as áreas de Royal Palm e Flamingo. Aqui há várias trilhas interessantes e experiências guiadas por guardas florestais.
  • Gulf Coast (em Everglades City): base para explorar os manguezais e as 10 thousand Islands

Sua primeira decisão do dia é escolher o que você quer visitar – e vou tentar te ajudar explicando o que há em cada uma das entradas, combinado?

Torre de observação no Shark Valley - Everglades
Torre de observação no Shark Valley – Everglades

Quando visitar o Everglades

A melhor época para visitar o parque é no período seco (de dezembro a abril), que coincide com o inverno. O calor e os mosquitos dão uma trégua e fica mais fácil avistar os animais. Porém nessa época é a alta temporada, algumas experiências são concorridas e será difícil estacionar no Shark Valley. Programe-se bem!

Muita gente opta por um bate e volta saindo de Miami, mas com mais tempo a pedida é se hospedar no parque (ou bem pertinho dele) e viver uma verdadeira imersão.

Kayak no Everglades
Kayak no Everglades

Tours saindo de Miami: o jeito fácil de explorar os Everglades

Para quem quer uma forma prática de explorar o Everglades, a pedida mais prática é fazer um tour de airboat operado por uma das empresas autorizadas pelo parque nacional. O passeio dura cerca de uma hora e explora as áreas alagadas do parque em alta velocidade buscando pássaros e jacarés.

O legal é que o passeio e a experiência mudam completamente dependendo da região do parque que você escolher.

De carro:

Quem está de carro alugado pode dirigir por conta própria até o local. Duas boas pedidas são o Everglades Safari Park e o Gator Park, ambos ficam na US 41 ou Tamiami Trail (uma mistura entre Tampa e Miami), que por sinal é uma rodovia bem legal de dirigir. Vale comprar ingressos antecipados.

Quem tem o dia todinho para viver essa aventura pode continuar até o Visitor Center do Shark Valley que fica apenas 15 minutinhos dali e é simplesmente sensacional.

Shark Valley, uma das experiências mais incríveis do Everglades na Flórida
Shark Valley, uma das experiências mais incríveis do Everglades na Flórida

Sem carro:

Sem carro, há duas opções de tours legais saindo de Miami: uma opção mais econômica de ônibus turístico que leva até o parque, faz o passeio e volta; ou uma opção BEM mais exclusiva, guiada por biólogos e por membros da tribo Miccosukee (habitantes nativos da região) e que, além do passeio de airboat, inclui uma caminhada guiada linda pela região.

Se você topa investir um pouco mais no passeio, opte pela segunda opção. A caminhada e as explicações que você vai ouvir tornarão sua jornada inesquecível.

Everglades por conta própria: Uma oportunidade de desvendar o lado selvagem do parque

Se você tem tempo para viver experiências mais longas, pode e deve ir além do tradicional passeio de airboat. A região de Shark Valley (62 km – cerca de 1 hora de Miami) oferece uma oportunidade linda de ver animais em grandes quantidades. Você pode casar o passeio de bicicleta com um passeio de airboat, ambos ficam bem próximos e complementam um ao outro.

O que fazer no Everglades:

Chegou a hora de detalhar as principais opções de passeios no Everglades National Park

  1. Passeio de Airboat
  2. Explorar o Shark Valley de Tram ou bicicleta
  3. Ernest F. Coe Visitor Center
  4. Percorrer as Trilhas de Homestead: Anhinga, Gumbo Limbo e mais
  5. Wet Walk: uma imersão nos Everglades
  6. HM69 Nike Missile Base
  7. Região de Flamingo: Glamping, Houseboats e passeios de barco
  8. Passeio de caiaque no Everglades
  9. Big Cypress Preserve
  10. Conhecer as 10 Thousand Islands
  11. Everglades City

1- Passeio de Airboat no Everglades perto de Miami

O passeio de aerobarco pelos Everglades é o passeio mais comum pelos Everglades, e um passeio certeiro para explorar o Everglades a partir de Miami. Nós optamos pelo Everglades Safari Park, que o pai da minha amiga que mora em Miami já conhecia.

Logo na chegada no Everglades fomos recebidos por um jacaré grandalhão, o preguiçoso tava deitado na grama e lá permaneceu até o fim do nosso passeio paradinho.

Alguns minutos depois, chegou um outro jacaré e se deitou junto ao primeiro amigo, esse foi com a minha cara e até abriu o bocão para a foto. Olha só os “dentinhos”.

Quanto custa o passeio de barco no Everglades em Miami?

Os tours são feitos em barcos de até 40 pessoas, duram cerca de 40 minutos e custam a partir de 39 dólares para adultos. Para garantir seu passeio, recomendo reservar com antecedência.

Como é a experiência de Airboat nos Everglades

Antes de entrar no barco, os passageiros recebem um tampão de ouvidos para se proteger do barulho do aerobarco que é tremendo.

Passeio de Airboat no Everglades Safari Park
Passeio de Airboat no Everglades Safari Park

O passeio começa bem devagar com o motorista contando um pouco sobre os jacarés e sobre o ecossistema dos Everglades. Num dado momento, ele acelera o barco e começa a voar pelo rio de grama.

Gostei muito da sensação de estar com os ouvidos meio tapados, ouvindo bem pouco e curtindo uma natureza completamente diferente com um ventinho no rosto. Leve casaco!

Visual do passeio de Airboat pelo Everglades
Visual do passeio de Airboat pelo Everglades

Ao chegar em um trecho do parque muito habitado por Jacarés, o motorista diminui a velocidade e entra em ilhotas cercadas por águas de baixíssima profundidade à procura dos grandalhões. Algumas vezes parecia que o barco não ia conseguir passar, de tão fechadinha que é a vegetação.

Encontramos meia dúzia de jacarés, o que nos deixou bastante satisfeitos – mas é considerado pouco para a região. A chuva dos dias anteriores atrapalhou bem a busca. Ainda assim valeu a pena, adoramos a aventura.

E também haviam pássaros…

Garça  durante o passeio de Airboat
Garça no Everglades National Park

Meia hora depois e sem nem perceber a passagem do tempo, retornamos ao lugar de saída, onde mais jacarés nos esperavam curtindo um solzinho.

O Show dos jacarés

O Everglades Safari Park e muitos outros parques da região fazem uma espécie de show com jacarés no final. Quem, assim como eu, prefere não ver shows com animais, pode passar direto.

Durante o show o treinador conta curiosidades sobre a espécie, e mostra o poder de uma dentada de jacaré.

Mini zoológico dos jacarés

Há também um mini zoológico no local que mostra várias espécies diferentes de jacaré. Confesso que após vê-los livres na natureza, achei desnecessário ver um zoológico em pleno parque nacional.

2- Explorar o Shark Valley de Tram ou bicicleta

Quer explorar o Everglades de forma mais intensa? A pedida é o Shark Valley (64 km de Miami), uma área do parque que favorece o encontro com animais e oferece experiências bem interessantes. Fiquei encantada com a beleza do entardecer e o silêncio do Shark Valley, uma experiência que você merece viver.

A entrada no Shark Valley custa $30 por carro ou $20 para pedestres e ciclistas. O estacionamento costuma lotar mas você pode parar no acostamento (com cuidado) e seguir a pé. Da entrada do parque ao Centro de Visitantes, é super perto!

Shark Valley nos Everglade
Shark Valley nos Everglades | Imagem: Visit Florida

Passeio de tram

A experiência mais popular no Shark Valley é o tour de tram ($31 por adulto e $16 para crianças de 3-12 anos) que dura duas horas e faz um percurso de 24 Km ao longo do rio com paradas estratégicas para ver os animais. O passeio é todo narrado pelos guardas florestais e você vai aprender muito.

Shark Valley - o passeio de tram é uma forma linda de visitar o parque
Shark Valley – o passeio de tram é uma forma linda de visitar o parque

O auge é a torre de observação de 15 metros de altura que oferece uma vista bem especial do local. Com sorte você verá jacarés, crocodilos, tartarugas (vi uma imensa!) e pássaros lá do alto.

Reserve o passeio com antecedência pois as vagas são limitadas. Veja os horários e faça reservas no site oficial.

Que tal fazer o passeio de airboat + tram em Everglades? Nesse tour você terá a oportunidade de explorar o Shark Valley a bordo de um tram e, em seguida, poderá curtir o Everglades Safari Park a bordo de um aerobarco. No tour está incluso o transporte a partir de Miami, ingressos e lanches e bebidas leves. Achei bem completo!

Passeio de bicicleta

Topa pedalar 24 km em meio a natureza do Everglades?

Essa é uma das experiências mais sensacionais do parque. Você terá a chance de ir no seu ritmo, parar quando quiser e contemplar a vida nos Everglades. O ponto alto do passeio é a torre de observação, um edifício de 15 metros que fica absolutamente no meio do nada.

Passeio de bicicleta no Shark Valley - Everglades
Passeio de bicicleta no Shark Valley

Mas até chegar lá, você verá muitos jacarés e pássaros pelo caminho. Fui no finalzinho da tarde e tive o privilégio de pegar o parque bem vazio. Fui curtindo o silêncio, o vento batendo no rosto e a presença de jacarés de todos os tamanhos. Fiquei encantada e recomendo muito a experiência.

A bike não é grande coisa e levei alguns minutos pra me acostumar, mas a natureza compensa qualquer dificuldade. É lindo.

O aluguel da bicicleta custa $25 por bicicleta e para garantir a sua vale reservar com antecedência. Leve água, boné e protetor solar.

Veja detalhes no site oficial.

Torre de observações do Everglades National Park - Shark Valley
Torre de observações do Everglades National Park

Trilhas & centro de visitantes

Aproveite sua visita ao Shark Valley para assistir o filme introdutório no centro de visitantes, bater papo com um guarda florestal (eles sempre tem boas dicas do parque) e fazer as duas trilhas pequeninas que saem de lá Bobcat Boardwalk (calçadão a acessível de 300 metros) e Ottercave Trail (não pavimentada de 500 metros), ambas oferecem um gostinho especial e com muitas explicações sobre a vida e vegetação nos Everglades.

Bobcat Boardwalk no Everglades National Park
Bobcat Boardwalk no Everglades National Park

Percorri a Bobcat Boardwalk e adorei perceber que a trilha corta o parque em duas fatia e em um curto espaço de tempo mostra dois tipos de vegetação bem diferentes. Se você não vai pedalar, vale caminhar um pedaço junto a ciclovia, logo no comecinho você já verá jacarés e plantas aquáticas.

Tive o privilégio de ver jacarés de cerca de 5 dias de idade, eram 12, pequeninos e bem amarelinhos. A mãe acompanha as crias e os protege de predadores pelos primeiros 2 anos de vida.

Jacarés filhotes no Everglades National Park
Jacarés filhotes no Everglades National Park

Chegue cedo:

De dezembro a abril é alta temporada no Everglades National Park e o estacionamento, que é limitado, costuma lotar antes das 10:00 da manhã. Na alta temporada, não deixe de reservar suas bicicletas ou passeio de tram.

Entrada no parque nacional: $30 por carro.

Dica: se não houver estacionamento você pode parar do lado de fora – no acostamento – e caminhar o trecho final. Tenha cuidado!

4- Ernest F. Coe Visitor Center

O Ernest F. Coe Visitor Center fica na região de Homestead (cerca de 45 minutos de Miami) é um ponto de entrada para os visitantes que desejam explorar e aprender mais sobre o ecossistema único do parque.

Por lá há um mirante com vistas bacanas do Everglades (sabe aquela parada rápida e linda?), banheiros limpos, bebedores para encher sua garrafa de água, e uma lojinha que vende produtinhos temáticos do parque além de snacks rápidos, protetor solar e repelente.

Esqueleto de cobra no Ernest F. Coe Visitor Center
Esqueleto de cobra Python no Ernest F. Coe Visitor Center

Exposições sobre a natureza local & programas com guardas florestais

O local também conta com uma exposição bem interessante sobre os ecosistemas do parque e programas educacionais incríveis guiados pelos guardas florestais. Participamos de um Wet walk (caminhada molhada) pela região dos ciprestes e foi inesquecível (e grátis!). Vale ficar de olho na programação e participar de todos encontros que você conseguir.

5- Percorrer as Trilhas de Homestead: Anhinga, Gumbo Limbo e mais

A região do Ernest F. Coe Visitor Center (antigamente chamado de Royal Palm Visitor Center) que fica próximo a entrada principal (Main Entrance) do Everglades National Park é o ponto de início de várias curtas e bem interessantes para avistar vida selvagem e os jacarés da região.

Anhinga trail

  • Distância: 1,2 km
  • Dificuldade: fácil. A trilha é 100% acessível. Há banheiros e bebedores no local.

A Anhinga trail tem 1,2 km, é 100% acessível e proporciona uma visão bem especial dos campos pantanosos recheados de saw grass (grama aquática), pássaros de grande porte e jacarés são bem comuns por lá.

Aos finais de semana, entre janeiro e março, há um trolley gratuito que te leva do Ernest F. Coe Visitor center até a borda da Anhinga trail. Uma ótima alternativa nos dias de estacionamento cheio.

Gumbo Limbo

  • Distância: 400 metros
  • Dificuldade: fácil. A trilha é de chão de terra e há banheiros e bebedores no local.

A Gumbo Limbo é uma trilha de 400 m sombreada por palmeiras de mesmo nome, e que tem samambaias e plantas aquáticas vistosas. Ela fica do lado da Anhinga, e você pode fazer as duas, uma na sequência da outra.

Pahayokee Overlook

  • Distância: 260 metros
  • Dificuldade: fácil. Há um calçadão de madeira que delimita a trilha, mas parte dela exige subir uma escada.

Essa trilha começa com uma entrada linda por um túnel de árvores. A passarela de madeira percorre o “rio de grama” até chegar a uma plataforma que te permite observar o cenário do alto. Vá no finalzinho do dia para curtir a trilha vazia e curtir os sons da natureza.

Pahayokee Overlook no Everglade National Park
Pahayokee Overlook no Everglade National Park

Mahogany Hammock Trail: (800 meters)

  • Distância: 800 metros
  • Dificuldade: Fácil | trilha 100% acessível

Um calçadão de madeira divide a mata salpicada por Gumbos Limbos de casca brilhante e a maior árvore de Mahogany dos Estados Unidos, bromélias e outras plantas aéreas enfeitam o visual.

Uma das trilhas mais bonitas do Everglades, e com sorte você vai escutar – ou quem sabe até ver – o cantar das corujas. Avistamos uma branca super bonita.

Mahogany Hammock Trail no Everglades National Park
Mahogany Hammock Trail

Three in one Hiking Trail

  • Distância: 1200 metros
  • Dificuldade: Média. Há muitas raízes pelo chão o que torna o piso instável e mais difícil para quem tem qualquer dificuldade de locomoção
3 in 1 trail no Everglades National Park
3 in 1 trail: chegada no lado, uma mudança total no visual da trilha

Topa fazer uma trilha mais natural?

Minha dica é a 3 em 1, um loop bem bonito que te mostra três ecossistemas diferentes em uma única caminhada. Uma forma prática de entender o impacto de um pequeno ganho de elevação (e aqui estamos falando em 30 cm) na composição da vegetação. Você verá uma pradaria mais baixa e úmida se transformar em um terreno mais pedregoso recheada de pinheiros e um lago fotogênico.

Confira aqui mais opções de trilhas pelo Everglades

6- Wet Walk: uma imersão nos Everglades

Minha experiência preferida no Everglades. Fizemos uma caminhada molhada (o Wet Walk) no meio de uma floresta de ciprestes e guiada por um guarda florestal. O passeio é grátis, mas o número de participantes é limitado e é preciso se inscrever no centro de visitantes, usar tênis de cadarço e calça comprida.

Wet Walk: a chance de ver os ciprestes alagados do Everglades
Wet Walk no Everglades National Park

Essa é uma experiência que pode ser vivida na entrada principal (Homestead) e na Big Cypress National Preserve.

Apaixonado pelos Everglades o guia nos apresentou as sutilezas da floresta e os encantos do parque, que diferente de outros parques nacionais americanos, se revela aos poucos. Aprendemos sobre as ciprestes que crescem conforme a quantidade de água em volta, sobre as passagens conhecidas como “alligator hole” (buraco de jacaré) e sobre outras plantas, e animais que vivem no mesmo ambiente. Amei ver o pica pau trabalhando na casca de uma das árvores, e perceber como bromélias e orquídeas crescem lindamente no interior da floresta.

Bromélias e plantas aéreas no Everglades National Park
Bromélias e plantas aéreas no Everglades National Park

O guia encerrou a caminhada com um tiquinho de silêncio e meditação. Foi incrível!

7- Viver um pouquinho de história na HM69 Nike Missile Base

Curte história? Vale incluir uma visita a base HM69, também conhecida como Alpha Battery, e que preserva duas unidade do míssel Nike Hercules.

Míssel Nike Hercules no Everglades
Míssel Nike Hercules: restos da antiga base militar no Everglades National Pak

Esta base militar foi construída durante a Guerra Fria e era parte do sistema de defesa aérea dos Estados Unidos. Era equipada com mísseis Nike para proteger o país de possíveis ataques aéreos vindos de Cuba.

Voluntários bem humorados contam detalhes históricos interessantes, curiosidades sobre o míssel e seu funcionamento. Taí uma visão fascinante da tecnologia e estratégias de defesa da época.

8- Região de Flamingo: glamping, houseboats e mais

Flamingo, a ponta sul do Everglades National Park (o ponto mais sul da Flórida dentro do continente) é o Everglades dos iniciados. Uma região linda e remota que oferece uma série de experiências diferentes e muito especiais.

Glamping no Everglades Flamingo
Glamping no Everglades Flamingo

A região oferece um montão de passeios interessantes como expedições de barco guiados por biólogos, a oportunidade de remar um caiaque e desvendar as trilhas aquáticas da região por conta própria além de uma programação além de trilhas. Peixes-bois, jacarés, crocodilos e pássaros são bem comuns por lá.

Por lá você poderá dormir em uma casa-barco, fazer glamping (dormir em uma tenda de camping equipada com cama) ou se hospedar no novíssimo Flamingo Lodge, um hotel moderninho construído em containers e com vistas lindas da baía da Flórida.

Guy Bradley Visitor Center, o Centro de visitantes de Flamingo

Comece o passeio pelo Guy Bradley Visitor Center, um centro de visitantes rosado que homenageia um dos primeiros defensores dos pássaros nos Estados Unidos. O centro conta com exposições sobre os principais animais do parques como pássaros, crocodilos, peixes-bois e jacarés, e uma programação bem legal de palestras e atividades guiadas.

Exposição de peixes-bois no Guy Bradley Visitor Center
Exposição de peixes-bois no Guy Bradley Visitor Center

Lá do alto do Centro de visitantes você poderá avistar o mar e as pequenas ilhotas que compõem o Everglades.

Quando a fome bater, há um restaurante dentro do Flamingo Lodge que serve sanduíches gostosos, saladas e conta com um bar completo.

Passeios de barco

Uma das atividades mais cobiçadas de Flamingo são os passeios de barco. Você poderá escolher entre um passeio pela baía da Flórida ou o interior do Everglades (back country) e ambas as experiências são guiadas por naturologistas.

Passeio pela baía da Flórida

Nós escolhemos o passeio pela baía da Flórida, que é uma oportunidade bacana de explorar de ver as ilhotas da região, observar pássaros lindos e alguns crocodilos.

Durante o tour aprendemos sobre diversas aves que habitam a região, e o porque do nome Flamingo. Antigamente havia uma colônia de Flamingos que habitavam a ilhota, mas eles foram extintos na região devido o valor de suas plumas, e o sabor de sua carne. Sim, naquela época o ensopado de Flamingo era um favoritos dos moradores da região.

Triste saber que não há mais flamingos em Flamingo, mas por sorte há muitas aves lindas que escaparam das práticas terríveis usadas pelos caçadores. Um dos pioneiros no combate as caças foi Guy Bradley, que atuava como um porta voz na causa e uma espécie de vigia local (posto anterior aos guardas florestais), ele foi assassinado na baía da Flórida tentando proteger um santuário de pássaros e hoje dá nome ao centro de visitantes e a principal trilha da região.

Passeio de barco no Everglades National Park
Passeio de barco no Everglades National Park

De volta ao passeio de barco, a experiência é linda, dura cerca de 1 hora e precisa ser reservada com antecedência. Veja mais detalhes no site da Everglades Adventures (em inglês),ou se preferir reserve seus tours em português aqui.

Trilhas em Flamingo

Guy Bradley Trail
  • Distância: 1,6 Km
  • Dificuldade: Fácil | Trilha 100% acessível

A principal trilha da região de Flamingo conecta o centro de visitantes ao campground pela costa e é parcialmente pavimentada. Uma caminhada fácil, agradável, com pedacinhos lindos de natureza (há um túnel de árvores bem bonito junto ao campground), e de história já as ruínas do antigo píer são do tempo em que Flamingo era uma vila de pescadores.

West Lake
  • Distância: 800 metros
  • Dificuldade: Fácil | Trilha 100% acessível
Trilha West Lake no Flamingo Everglades
Trilha West Lake

Uma plataforma de madeira te guia por um manguezal denso composto de mangues vermelhos, brancos e pretos. Um desses lugares que seriam bem difíceis de atravessar se não houvesse a trilha.

A trilha suspensa corta um pedacinho do lago e te permite observar os pássaros que habitam o local. Na saída, vale caminhar até o pier que fica do outro lado, vimos um crocodilo solitário gigante nadando dentro do lago.

9 – Fazer um passeio de caiaque

O Everglades é um destino espetacular para explorar a bordo de um caiaque, e as duas entradas mais comuns para quem quer viver essa experiência linda são Flamingo e Gulf Coast. Também há oportunidades na Big Cypress Preserve.

Passeio de Caiaque no Everglades
Passeio de Caiaque no Everglades | Foto: Visit Florida

Caiaque em Everglades City

opções incríveis de tours guiados (reserve com antecedência pois o número de participantes é bem limitado) e dá para alugar caiaques avulsos e explorar a região por conta própria. O passeio guiado leva em torno de 3 horas e passa por túneis lindos formados pelos manguezais.

  • Ponto de saída: Everglades City – Veja localização exata no voucher do passeio
  • Duração: 3 horas
  • Preço: Confira preços aqui.

Reserve aqui seu caiaque no Everglades

Remadores experientes podem levar seu próprio equipamento e usar as rampas públicas. Vale dar uma olhadinha no Paradise Coast Blueway

Caiaque em Flamingo

Um dos altos de Flamingo são as oportunidades de explorar esse pedaço lindo do parque de caiaque. Você pode alugar um caiaque no centro de visitantes para explorar a baía (e aqui prepare-se para remar contra a correnteza), o back country e os lagos da região.

Passeio de Caiaque na região de Flamingo - Everglades
Passeio de Caiaque na região de Flamingo

Nine Mile Pond

Nós fizemos uma trilha no Nine Mile Pond, e que experiencia linda. Passamos por túneis perfeitinho no manguezal, vimos alguns pássaros e nos encantamos com a natureza. Os jacarés e crocodilos que são comuns na região resolveram não aparecer, ainda assim vivi uma experiência de caiaque lindíssima.

A volta inteira tem cerca de 8 km, mas nós pegamos um corta-caminhos na metade que encurtou bem a jornada. Fizemos o passeio em cerca de 3 horas. Nós alugamos os caiaques em Flamingo com antecedência e eles se encarregaram do transporte.

Trilha de caiaque no 9 Mile Pond
Trilha de caiaque no 9 Mile Pond

10- Dirigir a I-41 de Miami a Naples

Quem faz a viagem entre Miami e Naples pode (e deve!) incluir paradas no Everglades durante o trajeto. A dica é seguir pela Interstate 41, que apesar de mais longa que a I-75 é muito mais bonita.

Passeio pelo manguezal em Everglades City
Passeio pelo manguezal em Everglades City

A rodovia corre junto a um rio coberto de plantas aquáticas e vai atravessando o parque nacional e os parques estaduais adjacentes. Você vai passar por várias empresas de Airboat, pela entrada do Shark Valley, por diversos acessos da Big Cypress Preserve e pela entrada de Everglades City.

Quem vai de passageiro tem a chance de olhar pela janela e avistar jacarés grandes sem sair do carro, mas a graça é ir parando e descobrindo os parques.

Uma parada bem legal (e interessante!) é o Ochopee Post Office, o menor correio dos Estados Unidos. Ele funciona desde 1953 tanto como correio quanto como bilheteria para as linhas de ônibus da Trailway, e atende três condados, com entregas para índios Seminole e Miccosukee que vivem na região.

Para quem curte colecionar selos e carimbos de lugares diferentes, vale dar uma parada no correio para obter o famoso carimbo postal de Ochopee!

Se você tem pouco tempo, foque nas paradas rápidas da Big Cypress Preserve. Kirby Storter, Big Cypress Bend boardwalk e o H.P. Williams Roadside Park entregam vistas lindas em pouquíssimo tempo.

Com mais tempo vale encaixar a Loop Road no trajeto.

E o Alligator Alley?

Há alguns anos atrás o Alligator Alley (ou corredor dos jacarés), um trecho da I-75 a rodovia que conecta Miami a Naples de cerca de 80 milhas, era uma pedida certeira para quem queria ver jacarés em grande quantidade sem sair do carro. De uns anos para cá e para proteger os jacarés que tentavam cruzar a estrada e morriam atropelados, a estrada ganhou cercas dos dois lados, assim aquele sonho de ver dezenas de jacarés passando pertinho sem descer do carro ficou um pouquinho mais difícil.

Dirigir a I-75 continua sendo uma experiência legal para caramba, mas está longe de ser uma imersão no Everglades como um dia já foi.

11- Big Cypress National Preserve

Praticamente uma extensão do Everglades, essa reserva nacional linda abriga florestas de ciprestes alagadas e serve de habitat para a pantera da Flórida, uma espécie ameaçada de extinção. Há menos de 100 panteras soltas na natureza atualmente.

Você pode explorar o Big Cypress numa viagem entre Miami e Naples fazendo paradas rápidas porém lindas na estrada, ou visitar o parque profundamente usando a cidade de Everglades como base. Quem viaja pela Flórida de motorhome pode acampar em um dos campings do parque.

Algumas das principais atrações da Big Cypress National Preserve são:

Loop Road

A Loop Road é um dos trajetos cênicos do Big Cypress National Preserve, uma floresta nacional adjacente ao Everglades e recheada de paisagens lindas que oferece uma aventura muito especial e recheada de oportunidades de avistar animais sem precisar sair do carro.

Jacaré no  Big Cypress National Preserve
Jacaré perto do Oasis Visitors Center no Big Cypress National Preserve | Imagem: Visit Florida

São 38 km de estrada sendo que boa parte dela é de terra. Há um PDF, disponível online, detalhando a jornada milha a milha, mas antes de encarar a aventura, vale parar no centro de visitantes e se certificar das condições da estrada.

Passeios e atividades guiadas

O Big Cypress National Preserve tem uma série de atividades guiadas por guardas florestais.

  • Você pode caminhar no meio do pântano enquanto observa pássaros, uma flora extraordinária e um ecossistema único no pântano de ciprestes;
  • Pode caminhar na passarela Kirby Storter, enquanto recebe explicações sobre a região;
  • Explorar a reserva de bicicleta, acompanhado de um guarda florestal, e aprender sobre as plantas e animais encontrados no parque nacional;
  • Fazer um passeio de caiaque/canoa guiado por um guarda florestal pelo Rio Turner

Big Cypress Bend boardwalk

Um passarela que te leva em uma caminhada por dentro do Parque Estadual Fakahatchee Strand. Você caminhará cercada por ciprestes e poderá avistar pássaros como garças-verdes, corujas-listradas entre outros. Uma oportunidade de ver na prática como os diferentes habitats se unem para criar um ecossistema único que sustenta toda a vida selvagem.

Parque Estadual Fakahatchee Strand na Flórida
Parque Estadual Fakahatchee Strand | Foto: Brianna Green

Ao longo do caminho, há placas que contam a história do parque e curiosidades sobre as plantas e animais raros que habitam a região. O parque é famoso por ser lar da maior variedade de orquídeas nativas e bromélias nos Estados Unidos, não deixe de observá-las.

H.P. Williams Roadside Park

Sabe aquela parada rápida porém encantadora? O H.P. Williams Roadside Park fica do lado da estrada e é apenas uma passarela onde os visitantes podem observar pássaros e jacarés. Em menos de 5 minutos vi 4 jacarés enormes.

H.P. Williams Roadside Park cam das paradas de quem faz a viagem entre Miami e Naples
Jacarés no H.P. Williams Roadside Park

12- Everglades City

A simpática Everglades City é uma das três entradas do Everglades National Park e ponto de início de vários passeios airboat e caiaque. Aqui vão algumas das principais atrações da região.

Passeio de Airboat no Everglades National Park
Passeio de Airboat no Everglades National Park

Passeios de airboat pelo labirinto de manguezais

O ecossistema diverso do Everglades proporciona vivências diferentes em cada pedacinho do parque. Em Everglades City a pedida é acelerar pelos túneis formados pelos manguezais em uma aventura linda e recheada de histórias.

O manguezal de Everglades City é lindíssimo
A aventura de airboat é um passeio lindo, informativo e super divertido

Nós fizemos o passeio com a The Original Everglades tour, e escolhemos essa operadora pois eles não fazem shows com animais e nem possuem um zoológico de jacarés, tudo o que você verá no tour depende da sua sorte e da boa vontade da mãe natureza. O que posso dizer é que com ou sem animais na jogada é que o tour é incrível!

Almoçar no Tradicional Rod & Gum

Que tal aproveitar a viagem aos Everglades para conhecer um pedacinho histórico e super especial da Flórida?

O Rod & Gun (200 W Broadway- Everglades City) foi construído na década de 20 – sobre uma estrutura que data de 1864 – e se tornou destino que presidentes e celebridades que vinham curtir o lado exótico da Flórida.

Rod & Gun | Foto: Brianna Green

O local conserva o charme e a mobília do século XIX, com vistas das 10 Thousand Islands e um bar- restaurante muito tradicional. Vale viver essa experiência.

13- Conhecer as Ten Thousand Islands

A entrada da Costa do Golfo (acessível a partir de Everglades City) é um destino muito especial para combinar com as praias da Costa Oeste da Flórida. É assim que as 10 Thousands Islands, um conjunto de milhares de ilhotas, algumas submersas, algumas 100% compostas por manguezais e outras com praias lindas e desertas, pintam no nosso roteiro do Everglades.

Ilha deserta pertinho do Caxambas Park
Ilha deserta pertinho do Caxambas Park

É possível explorar as ilhas por um passeio de barco, curtir o lado praia das Ten Thousand Islands e ainda avistar golfinhos no caminho. Esse tour sai de dentro do parque nacional, é um tour intimista com no máximo 6 participantes e oferece uma experiência linda. Há grupos um pouco maiores que são consideravelmente mais baratos para quem preferir.

Quem preferir fazer o passeio por conta própria pode alugar caiaques com a Marco Paddle e fazer o passeio com conta própria. Você terá duas opções lindas de rotas: explorar os túneis de manguezais em Marco Island, ou transportar seu caiaque até o Caxambas Park e explorar as ilhas desertas da região. Você vai remar cerca de 10 minutos até a primeira ilha, e as chances de avistas golfinhos no caminho são imensas.

Concha encontrada em uma das ilhas de Ten thousand Islands
Olha a concha linda que encontramos!

Seguro viagem para a Flórida

O seguro viagem é a garantia que sua estadia será tranquila no tão sonhado lugar que você escolheu para passar suas férias.

Usamos e indicamos a Seguros Promo, que é uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem com o que há de melhor no mercado em termos de apólices.

Clicando aqui e inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 você ganha até 15% de desconto na compra do seguro.

Compre aqui seu seguro viagem com desconto

Chip de celular

Você sabia que dá para comprar chip de telefone para os Estados Unidos ainda no Brasil e economizar?

O chip de telefone da O Meu chip pega super bem na Flórida, e é mais vantajoso que comprar um chip local.

Compre já o seu chip com desconto!

E aí, curtiu nossas dicas do parque Everglades?

Deixe aqui sua dúvida ou comentário.

E aí, curtiu nossas dicas para explorar o Everglades saindo de Miami?


Esse conteúdo é uma parceria com o Visit Florida

Logo Visit Florida

Veja também:

Orlando

Praias da Flórida

Flórida Springs


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários: