San Francisco: um dia pelo Parque Presidio

27
Parque Presidio

O Parque Presídio é uma das áreas verdes mais bonitas e incríveis de San Francisco com dezenas de caminhadas lindas, esculturas interessantes, vistas da Golden Gate Bridge e muito mais. Nesse post divido com você um roteiro caprichado para aproveitar o parque. Vamos nessa?

San Francisco: um passeio pelo Parque Presidio

Este é um roteiro delicioso para quem quer fugir do comum e conhecer alguns dos cantinhos mais especiais de San Francisco, o parque do Presidio. De quebra, terminaremos o passeio na Golden Gate. A caminhada num ritmo acelerado leva cerca de 3-4 horas e pode ser combinada com um passeio pela Chestnut, uma das ruas mais bacanas da cidade, com uma voltinha pelo Palace of Fine Arts ou com uma visita ao Museu Walt Disney (que é o máximo e fica dentro do parque).

Highlights do passeio:

  • Vista da Lyon Steps
  • Fonte do Yoda
  • Woodline
  • Vista do Inspiration point
  • Golden Gate Bridge

Vale falar que o Presidio é um parque gigantesco e repleto de possibilidades, assim escolhi alguns dos meus lugares preferidos para dividir com vocês. Quem tem pique para explorar e gosta de caminhadas mais longas pode incluir paradas diferentes nesse passeio!

Roteiro no mapa:

Se preferir, acesse o mapa aqui.

Roteiro detalhado pelo Parque Presidio:

Lyon Steps: uma das vistas mais caprichadas de San Francisco

Nosso passeio começa no topo dos Lyon Steps (Broadway com Lyon St), uma das vistas mais caprichadas de San Francisco. Quem vem da Chestnut Street ou do Palace of Fine Arts terá que subir as escadas. Essa é uma das escadarias mais lindas da cidade e é muito usada pelos locais para fazer exercícios, lá do alto você terá vistas da baía de San Francisco com a cúpula do Palace of Fine Arts em cena.


?Já reservou seu HOTEL em San Francisco?

Confira ofertas nos melhores hotéis da cidade! 


Parque Presidio

Vista do alto do Lyon Steps

Ainda que você esteja na parte alta, vale a pena descer até a metade para tirar fotos caprichadas da vista e curtir a vibe atlética do lugar.

Parque Presidio

Um dos corações de SF na parte baixa da escada

Parque Presidio

Billionaires Row: as casas mais caras de San Francisco

Quer dar uma esticadinha no passeio?

Aproveitando que estamos no topo do Lyon Steps, vale falar que essa é uma das regiões mais caras de San Francisco para se viver, a rua tem algumas das casas mais caras da cidade e é habitada por bilhonários e empresários de sucesso. As casas são bem bonitas.

Parque Presidio

Uma das casas da Billionaires Row

Broderick Street: a irmã chique da Lombard

Uma das casas da Billionaires Lane tem uma rua particular tão tortuosa e tão bonita quanto a Lombard Street. A irmã chique da Lombard se chama Broderick Street e fica a poucas quadras do Lyon Steps, a rua rende fotos bem bonitas da baía de San Francisco, a sua chance de fotografar uma pseudo Lombard Street com a ponte Golden Gate no fundo.

Broderick St. -San Francisco

Broderick St

E olha só a vista!

Broderick St. -San Francisco

Vista da Broderick St

Veja aqui um post detalhado sobre a Broderick St.

Lover’s Lane

Agora o passeio começa de verdade. Entre no Parque Presídio pela entrada quo lado do Broadway St. (Caso ela esteja fechada – as vezes acontece – há outra entrada um quarteirão para cima: Presidio Boulevard com Pacific Avenue. De lá caminharemos alguns passinhos até a Lovers Lane (O caminho dos apaixonados) – Essa caminhada de 1 milha (1,6Km) é uma das mais antigas do parque e tem esse nome porque conectava o presidio a antiga linha de bonde que ligava o parque a cidade, a linha era usada para que os soldados pudessem visitar suas famílias e esposas no centro de San Francisco.

Parque Presidio

Lover’s lane no Parque Presidio

Woodline

A Lover’s Lane é bem bonitinha, mas sairemos dela rapidinho para entrar numa das instalações/ caminhos mais legais do parque, o Woodline (linha de madeira – feito em 2011) do artista inglês Andy Goldsworthy é um caminho feitos de curvas de eucalipto em meio a floresta de Eucaliptos do Presidio. Uma das características do trabalho de Goldsworthy é exatamente mesclar materiais e formas característicos do lugar com formas criadas pelo homem. Em Woodline o efeito é simplesmente incrível e rende fotos bem interessantes.

Parque Presidio

Woodline: olha que lindo esse efeito visual

Desça o Woodline até o final e em seguida caminhe até o Escritório do Lucas Film (Building B courtyard, 1 Letterman Dr)

A fonte do Yoda e o escritório da Lucas Film

Se você é fã do Star Wars, você vai AMAR esta pequena fonte do mestre Yoda que fica em frente ao escritório do Lucas Film (hoje parte do grupo Disney).  Eu que não sou muito fã de Star Wars acho a fonte do Mestre Yoda uma graça e volta e meia tiro uma fotinho com o mestre.

Parque Presidio

Estátua do mestre Yoda

Parque Presidio

A recepção da Lucas Films tem algumas roupas originais usadas no filme e fica aberto ao público de segunda a sexta das 8:00 às 17:00.

Parque Presidio

Recepção do Lucas Films

Parque Presidio

Main Post

Terminada a sessão de fotos com Yoda e seus amigos, chegou a hora de visitar a parte mais antiga do parque, o Main Post, local onde os espanhóis estabeleceram uma fortificação em 1776.

Anos depois, em 1847 o Main Post se tornou uma base militar Norte americana. Hoje o Main Post é um conjunto de prédios históricos bonitinhos rodeado por um gramado caprichado.

Off the Grid Presídio - San Francisco

Picnic em frente ao Walt Disney Museum em San Francisco

Piqueniques do Off The Grid

Todos os domingos entre abril e outubro o Parque Presidio se transforma em palco de um dos piqueniques organizados mais deliciosos de São Francisco, são dezenas de baraquinhas de comidas e Food Trucks.

Caso voce esteja fazendo este passeio num domingo, que tal se unir a bagunça e comer como os locais? As opções de comidinhas e bebidinhas são deliciosas e os preços costumam ser ótimos para os padrões de San Francisco. Recomendo MUITO.

Veja todos os detalhes sobre o piquenique no Presidio neste post.

O Museu do Walt Disney

Pra quem tem tempo e quer esticar o passeio, aí vai uma opção incrível e um dos meus museus preferidos de San Francisco, o Walt Disney Family Museum (aberto todos o dias das 10:00 – 18:00 | entradas $20,o0), que conta um pouco da história de Walt, e como ele criou a Disney.

O Museu é uma coletânea fantástica de memórias, documentos, desenhos originais, fantasias e muitos outros objetos relacionados ao mundo dos estúdios da Disney. Eu fiquei encantada com a experiência e estou louca para voltar.

Vale falar que esse não é um museu para crianças e que para realmente curtir a visita você precisará de um inglês intermediário (tem muita coisa bacana para ler, e vários pedacinhos de filme).

Tree Fall de Andy Goldsworthy

Nossa última parada no Main Post é a escultura Tree Fall (árvore caída) de 2013, a obra mais recente de Goldsworthy no parque. Vale dar uma olhadinha antes de seguir a caminhada!

Inspiration Point

Aqui faremos uma caminhada um pouquinho mais cumprida rumo ao Inspiration Point, um dos mirantes lindos que visitaremos hoje. Pelo caminho mais curto, a caminhada leva cerca de 20 minutos (1,6 Km), mas quem quiser pode dar uma esticadinha e passar pelo El Polin, uma nascente de água natural que teve uma importância histórica durante os anos de ocupação espanhola. Graças a existência dessa nascente, o primeiro grupo de famílias espanholas conseguiu se estabelecer do lado de fora das fortificações do Presidio. Hoje El Polin é um cantinho gostoso para caminhar e fazer piquenique. O lugar não é muito especial, mas pra quem quiser conhecer, fica a dica!

Parque Presidio

Muito verde pra compensar a caminhada

Chegando no Inspiration Point você terá uma vista bacana da baía de San Francisco, com as árvores do parque em cena e com a ilha de Alcatraz no fundo. Essa é uma das vistas mais famosas da cidade e há até quem case por alí!

Parque Presidio

Vista do Inspiration Point

Parque Presidio

Zoom na vista

The Spire

Pertinho do Inspiration Point há outra escultura incrível de Andy Goldsworthy, o The Spire de 2008, um conjunto de 37 troncos de cipreste agrupados em forma de torre de igreja pontuda. A escultura tem 30 metros de altura por 5 metros de altura e colocar a bichinha em pé foi um desafio que exigiu dezenas de mentes de arquitetos, engenheiros de estrutura e ambientalistas.

Parque Presidio

The Spire

Olhar o The Spire (a espiral) de baixo para cima sempre faz com que eu me sinta um anão numa floresta de gigantes.

Parque Presidio

De baixo pra cima: uma imensidão

Agora é hora de medir seu cansaço e pensar nas possibilidades: voltar para o Main Post e de lá seguir para a cidade, ou continuar a caminhada até a Golden Gate Bridge (cerca de 40/45 minutos), o que eu achei bem especial. O Caminho para a Golden Gate por dentro é bem gostoso e bem especial e passa por alguns mirantes bacanas antes de chegar ao centro de visitantes da ponte.

Parque Presidio - San Francisco

Um pedacinho do caminho

Vista do cemitério nacional

Seguindo pela trilha nossa primeira parada é o mirante do cemitério nacional. Há apenas dois cemitérios dentro dos limites de San Francisco, o cemitério histórico da Missão de San Francisco de Assis, e o cemitério militar do Presidio. O cemitério do Presidio é enorme e tem uma vista caprichada para a Golden Gate. As plaquinhas de mármore brancas parecem coisa de filme. Não sou muito fã dessa coisa de visitar cemitério, mas já que estamos no caminho, por que não dar uma passadinha?

Parque Presidio

Cemitério nacional de San Francisco

Mirante para a Golden Gate

Antes de chegar a ponte você passará por uma série de mirantes. Curta e fotografe cada um deles e vá se dirigindo a ponte. Repare nos pequenos bunkers e instalações militares (vestígios da guerra fria), um contraste violento com os campos de eucalipto verdes que acabamos de cruzar, não?

Parque Presidio

Mirante para a Golden Gate Bridge

Parque Presidio

Mais perto da ponte, agora dá até para ver os carros

A ponte Golden Gate

E pra fechar a caminhada, atravesse o túnel pela passarela de pedestres rumo ao mirante da Golden Gate. Do outro lado há um centro de visitantes, uma lanchonete e um mirante com vistas bem lindas da ponte mais famosa de San Francisco. Quem tiver pique pode cruzar a ponte (ou ir até a metade) para tirar fotos bem bonitas da paisagem.

Parque Presidio

Lanchonete já na boca da Golden Gate

Parque Presidio

Mirante do Fort Point

Parque Presidio

Parque Presidio

E olha só a galera cruzando a ponte de bici!

E falando em mirante, meu mirante preferido de SF fica em Marin Headlands. Veja as dicas nesse post.

Como voltar?

Para voltar há 3 opções:

A) Caminhada: você pode fazer o mesmo caminho da ida, ou seguir por dentro do bairro Marina e percorrer o Crissy Fields (um parque BEM gostoso).

B) Ônibus: Linhas de ônibus comum conectam a Golden Gate a pontos estratégicos da cidade. Vale consultar no Google qual o melhor ônibus para o horário/dia da sua visita. Quem vai para o Fisherman’s Wharf pode tomar o ônibus 28.

C) Uber ou Lyft: Essa é uma alternativa um pouquinho mais cara, mas sem dúvida a mais prática e rápida de todas, com estes aplicativos de celular você chama um “táxi” e eles te buscam no estacionamento da ponte e te levam para onde você quiser. Os preços variam conforme o dia da semana/ trânsito consulte o aplicativo.

Onde comer no Presidio

O Parque Presidio tem poucas porém boas opções de restaurantes e lanchonetes. Todas as opções foram incluídas no mapa do passeio. Veja os endereços e acesse o website de cada um dos lugares abaixo.

E aí, curtiu o passeio pelo Parque Presidio?

Alguém aí já conhece o parque e quer deixar um dica?


Viaje sem stress

✅ Reserve aqui seu hotel


Veja também:


E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

27 comments

  1. Julia 4 julho, 2017 at 17:35 Responder

    ei mari, vou pra califórnia no final de mês e to me inspirando muitíssimo nas suas dicas…
    quero muito fazer esse passeio pelo parque presídio, mas queria saber se ao chegar na Golden Gate daria pra continuar o passeio e atravessar a ponte, ou se essa opção seria muito cansativa (já que o passeio pelo parque leva de 3-4 horas).

    parabéns pelas dicas!

  2. Tatiana 29 maio, 2017 at 03:23 Responder

    Olá! Obrigada pelas dicas! Eu vi que tem 2 linhas do shuttle, que são gratuitas e percorrem o lugar todo… será que compensa pegar o shuttle e dar uma volta, pra conhecer geral? Eu vou tentar fazer esse caminho que você indicou, mas para conhecer o resto… o lugar é enorme e parece ser tão bonito, mas não sei se dá para aproveitar a vista de dentro do shuttle! Obrigada 😉

    • mari vidigal 30 maio, 2017 at 02:54 Responder

      Oi Tatiana,
      Nunca peguei a shuttle, mas a rota a pé é incrível.
      Se for, passe aqui para contar na volta o que achou.
      Beijos

  3. Aline 9 maio, 2017 at 13:35 Responder

    Mari, eu adoroooo suas dicas.
    No próxima semana começarei minha viagem de carro pelos Estados Unidos(Arizona, Nevada e California). O roteiro foi totalmente inspirado nos seus posts, seus roteiros dos parques (Gran Canyon, Yosemite, Sequoia) são incríveis.
    Mas tenho uma dúvida quanto ao Parque Presídio: é possível chegar de carro? Há lugar para estacionar? Quero visitar o parque no dia em que estarei me deslocando (de carro) de Monterey até Sausalito. Vou dormir em Sausalito para fazer o Marin Headlands no outro dia, seguindo todas as suas dicas, claro.
    Aline

    • mari vidigal 11 maio, 2017 at 02:41 Responder

      Oi Aline,
      Tem estacionamento no Presídio sim e é relativamente fácil estacionar.
      No caminho, dê uma passadinha pelo Palace of Fine Arts.
      Beijos
      PS: Super obrigada pelos elogios! Deixaram uma blogueira feliz!

  4. Laura Sette 27 janeiro, 2017 at 18:28 Responder

    Adorei o roteiro, Mari! Sou apaixonada por trilhas e qualquer coisa na natureza, então se/quando eu for a San Francisco, certamente conhecerei este parque! 🙂
    Parabéns pelo post, ficou muito bom, organizado, com lindas fotos 🙂
    Beijos

    • mari vidigal 28 janeiro, 2017 at 07:06 Responder

      Oi Lala,
      Amo o Presídio de paixão!
      Espero sua próxima vinda para SF – isso se eu não for pro Panamá antes. Quero muito conhecer a fofa da Maya que tá cada dia maior.
      Beijos

  5. Marlise Vidal 27 janeiro, 2017 at 15:42 Responder

    Olá,
    Nossa, que lindo este parque! São Francisco deve ser muito parecido com Lisboa, ou o contrário né!? A ponte é igualzinha. Qualquer hora consigo ir a San Fran!!
    Parabéns pelo post!

Post a new comment

Veja também

Lua de Mel

Lua de Mel em Fernando de Noronha

Noronha é um dos lugares mais incríveis que já visitei e um dos destinos Brasileiros mais fantásticos para um casal de lua de mel. Nesse post ...