Viagem para a França: veja nossas dicas para ter uma experiência maravilhosa

Quando pensamos uma viagem para a França, Paris vem logo à mente como o destino dos sonhos para muitos brasileiros. E não é à toa – a Cidade Luz encanta com sua arquitetura, cultura e aquele ar romântico irresistível. Mas, acredite, o país vai muito além da Torre Eiffel e do Louvre! A França está repleta de lugares incríveis que valem a sua visita, e cada canto tem algo único para oferecer.

Neste guia, você vai descobrir tudo para aproveitar ao máximo sua viagem. Vamos explorar Paris, claro, mas também outros destinos como Bordeaux, Vale do Loire, La Rochelle, etc., que são verdadeiros achados. Além disso, daremos dicas práticas sobre transporte, cultura local e, claro, como saborear os melhores vinhos e a gastronomia de dar água na boca. Preparado para embarcar nessa jornada? Vamos juntos!

roteiro de 1 dia em Bordeaux
Praça da Bourse em Bordeaux | Imagem: Unsplash

Destinos para visitar na França

Veja aqui uma série de destinos maravilhosos para conhecer na França.

Paris

Vamos começar com o principal destino turístico da França: Paris. A capital francesa é um dos lugares mais visitados do mundo — só em 2023, 15.5 milhões de pessoas viajaram para lá. Para efeito de comparação, o Brasil inteiro recebeu pouco mais de 2 milhões de turistas no mesmo período.

viagem a França como orgarnizar
Paris vista do alto da Torre Eiffel | Foto: Cau Oliveira

Como ir do aeroporto até Paris

O aeroporto Charles de Gaulle fica a pouco mais de quarenta minutos de trem do centro da cidade. Você pode pegar um trem que custa 11,80 euros e chegar rapidinho no centro de Paris. De lá você estará conectado às linhas de metrô. Os tempos de viagem estimados são:

  • Para a estação Gare du Nord: 25 minutos
  • Para a estação Châtelet-Les-Halles: 28 minutos
  • Para a estação Denfert-Rochereau: 35 minutos

Vale ressaltar que muitas estações de Paris — a maioria, na verdade —, são péssimas em questão de acessibilidade e não têm elevadores ou escadas rolantes. Por isso, se você pretende ir de trem para a cidade, não leve muita bagagem e nem malas grandes.

Veja todos os detalhes em Paris: como chegar do aeroporto ao centro da cidade de trem.

Onde se hospedar em Paris

Paris é dividida em 20 “bairros”, os chamados arrondissements. Quanto menor o número, mais central ele é e, consequentemente, melhor localizado você estará hospedado. O Museu do Louvre, por exemplo, está no 1º arrondissement, que é uma ótima localização, super centralizada e com muita coisa para fazer.

Dá para encontrar todo tipo de hospedagem em qualquer arrondissement. Vale frisar que a cidade tem uma vasta linha de metrôs, o que facilita a movimentação por lá.

Onde ficar em Paris
Hôtel Plaza Athénée | Imagem: Divulgação

Evite ficar nas extremidades de Paris (ou seja, nos números maiores arrondissement) para evitar perder muito tempo durante os trajetos até as principais atrações. Outro ponto que também deve ser muito bem observado é a proximidade com uma estação de metrô: não estar próximo a uma delas é furada na certa!

Já reservou seu Hotel em Paris? Alguns dos hotéis preferidos dos nossos leitores são:

HotelRegiãoAvaliaçãoLINK
Hôtel Plaza Athénée 8º arr9.1Ver preços
Shangri-La Paris16º arr9.0Ver preços
The Peninsula Paris16º arr9.2Ver preços
Mercure Tour Eiffel 15º arr8.3Ver Preços
Aparthotel Adagio12º arr8.3Ver Preços
WS Louvre – Saint-Roch1º arr8.1Ver Preços
ibis Styles Paris Meteor13º arr8.5Ver Preços

No nosso post “Onde ficar em Paris, nós damos todas as dicas para você escolher o melhor bairro para se hospedar e indicamos hotéis de acordo com o seu budget de viagem.

Roteiro em Paris

Paris é, sem dúvida, um dos destinos mais fascinantes do mundo. Seus monumentos icônicos, como a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo, seus museus renomados, como o Louvre e o Museu d’Orsay, além de bairros charmosos como Montmartre, tornam a Cidade Luz um lugar encantador para qualquer turista.

Quem nunca sonhou em passear de barco pelo rio Sena enquanto assiste ao entardecer e espera as luzes da Torre Eiffel começarem a brilhar? Paris também é rica em história e cultura, com palácios como o de Versalhes e a majestosa Catedral de Notre-Dame.

O que fazer em Paris
Museu do Louvre

Quem visita Paris se perde em suas ruas cheias de charme, absorvendo a atmosfera única que só essa capital francesa oferece. Para você se guiar na Cidade Luz, nós preparamos dois roteiros completos:

Confira nosso Roteiro Paris e descubra o melhor da Cidade Luz em 3, 4 ou 5 dias. Um roteiro completo com as principais atrações para cada dia, sugestões de restaurantes imperdíveis, dicas importantes sobre ingressos que devem ser comprados com antecedência, além de um mapa detalhado para facilitar sua viagem. Não perca nada do que Paris tem a oferecer com esse planejamento exclusivo!

Já nosso texto O melhor de Paris em 2 dias é perfeito para quem tem pouco tempo na cidade é quer conhecer as principais atrações. E dá tempo de visitar Paris em 2 dias? Não, dois dias não são suficientes para ver Paris por completo, mas você ainda consegue aproveitar bastante. O segredo é focar nas principais atrações, afinal, se é o tempo que você tem, melhor aproveitar!

Paris Museum Pass

Uma dica valiosa é adquirir o Paris Museum Pass, que dá acesso a mais de 50 monumentos em Paris e nos arredores da cidade, além de oferecer fila preferencial. Você pode comprar o passe para dois, quatro ou seis dias consecutivos.

Ingressos que precisam ser comprados com antecedência

Outra dica fundamental é comprar antecipadamente os ingressos para as atrações mais concorridas. As filas são gigantescas e ninguém quer perder horas em pé.

  • Torre Eiffel: não dá pra ir a Paris pela primeira vez e não subir na Torre Eiffel né?! Para realizar esse sonhos compre os ingressos no site oficial ou faça o tour guiado sem fila. Vai por mim, as filas são enormes!
  • Palácio de Versalhes: está incluso no Paris Museum Pass. Caso você não compre o passe, adquira o ingresso com hora marcada, assim você garante sua entrada no Palácio de Versalhes sem perrengue.
  • Casa e Jardins de Monet: fica fora de Paris, em Giverny. A casa só fica aberta na primavera e no verão, com filas enormes. Compre seu ingresso com antecedência ou contrate um passeio de 1 dia aos Jardins de Monet.
  • Disneyland Paris: outra atração que tem filas enormes e vamos combinar que não dá pra começar um dia divertido se estressando com filas. Se você separou um dia do seu roteiro para conhecer a Disney de Paris, compre os ingressos com antecedência.
  • Catacumbas de Paris: a fila é enorme para comprar ingresso lá na hora. Compre com antecedência, pois as entradas costumam se esgotar.
Jardins de Luxemburgo em Paris
Jardins de Luxemburgo, uma parada incrível em Paris

O que fazer em Paris

Em nosso post O que fazer em Paris mostramos 30 atrações para você montar um roteiro perfeito, de acordo com seus interesses. Vamos adiantar aqui alguns dos pontos turísticos imperdíveis da cidade:

  • Catacumbas de Paris: no século XVIII, decidiu-se transportar os ossos de parisienses para essas catacumbas, que são uma vasta rede de túneis no subterrâneo da cidade.
  • Torre Eiffel: o grande símbolo de Paris é imponente. Você pode apenas apreciar o monumento, subir até o segundo andar ou até o topo. Nesse caso são dois tipos diferentes de ingresso e subida pode ser feita de escada ou elevador. Saiba mais em Como visitar a Torre Eiffel.
  • Campo de Marte: é um enorme jardim que fica em frente à Torre Eiffel. Vale a visita.
  • Museu Rodin: é uma das atrações que estão inclusas no Paris Museum Pass. Funciona na antiga oficina do artista e tem três de suas esculturas mais famosas: “O Pensador”, “O Beijo” e “A Porta do Inferno”.
  • Catedral de Notre Dame: a catedral gótica começou a ser construída no século XII. Infelizmente, em 2019, ela sofreu um incêndio, que destruiu parte da construção e que ainda está sendo restaurada —por isso as visitas estão suspensas. A previsão de reabertura é dezembro de 2024.
  • Jardim de Luxemburgo: é lá que está o Senado da França. O local é repleto de canteiros floridos, espelhos d’água, fontes, muitas esculturas, quadra de esportes, parquinho e atividades bacanas para os pequenos.
  • Panthéon: construído para ser uma igreja dedicada a Santa Genevieve, a construção acabou se tornando um mausoléu para guardar os restos mortais de personalidades francesas. O escritor Alexandre Dumas está lá. 
  • Champs-Élysées: a famosa avenida é repleta de lojas – tem para todos os bolsos – e cafés. Aproveite para fazer uma comprinhas e comer um macaron. 
  • Arco do Triunfo: a Champs-Elysées vai até o Arco do Triunfo, um monumento que também é um dos símbolos de Paris. Dá para subir até o topo (o acesso está incluso no passe) e ter uma bela vista da cidade. 
  • Museu do Louvre: o céu é o limite quando falamos em tempo de permanência no Louvre. Isso porque ele é enorme e cheio de obras interessantes para ver. A mais famosa delas com certeza é a Monalisa, de Leonardo da Vinci.
  • Galerias Lafayette: lá você encontra roupas, acessórios, perfumes, sapatos e muito mais. Há preços para os mais variados tipos de bolsos. Na galeria também é possível comer, beber e comprar docinhos.
  • Museu D’Orsay: esse museu é conhecido por ter a melhor coleção de arte impressionista e pós-impressionista do mundo. Lá você encontra obras de artistas como Monet e Renoir.
  • Montmartre: vale a pena dar uma volta nesse charmoso bairro. Lá você verá atrações como o Moulin Rouge e a Basílica de Sacré-Coeur.

Paris com crianças

Se você está pensando em uma viagem para Paris com crianças, pode ter certeza de que a cidade das luzes tem muito a oferecer para os pequenos! Desde pontos turísticos icônicos, como a Torre Eiffel, até os encantadores parques e praças espalhados pela cidade, Paris é um destino que encanta todas as idades. A magia da confeitaria francesa também faz parte da diversão, com doces deliciosos que vão deixar a garotada (e os pais!) com água na boca.

Pirâmides do Louvre em o que fazer em Paris com crianças
Juju e Kike a caminho das pirâmides do Louvre

Dicas para planejar seu roteiro em Paris com crianças

Organizar um roteiro em Paris com crianças exige um pouquinho de planejamento, mas não precisa ser complicado. A dica é mesclar atividades que agradem tanto os adultos quanto os pequenos, garantindo que todos aproveitem a viagem.

A ideia é intercalar visitas aos museus e monumentos com paradas estratégicas nos parques ou em cafés charmosos. E o melhor de tudo: Paris está muito bem preparada para receber famílias, o que torna a aventura ainda mais tranquila!

Quer saber todas as nossas dicas? Veja nosso post Paris com crianças: 23 passeios imperdíveis.

Atrações nos arredores de Paris

Palácio de Versalhes

Uma das atrações imperdíveis nos arredores de Paris é o Palácio de Versalhes. Como já mencionamos, vale a pena comprar o ingresso com antecedência, caso contrário você corre o risco de ficar em uma fila imensa. Agora se você comprou o Paris Museum Pass essa é uma das atrações que estão inclusas. 

O Palácio faz parte de um complexo grandioso que inclui também os Jardins de Versalhes, que são espetaculares e merecem um passeio à parte. Prepare-se para explorar a beleza dos aposentos reais, além de caminhar pelos jardins cuidadosamente projetados. Com certeza, vale muito a visita!

A viagem de trem entre Paris e Versailles-Chantiers dura cerca de 16 minutos. A estação de trem mais próxima do castelo é Versailles Rive Gauche.

Roteiro: O melhor de Paris em 4 ou 5 dias
Jardins do Palácio de Versailles

Jardins de Monet

Outra atração imperdível, fora do agito de Paris, é a Casa de Monet. Localizada na charmosa vila de Giverny, esse lugar incrível foi o lar do famoso pintor impressionista por mais de 40 anos e hoje funciona como museu.

Além de explorar os cômodos da casa, você vai poder passear pelos jardins espetaculares que inspiraram tantas das obras icônicas de Monet. Ver de perto as paisagens que ele retratou é uma experiência única e impactante – parece que você entrou dentro de uma de suas pinturas!

Quer saber mais detalhes da visita? Leia nosso post Jardim de Monet em Giverny na França: saiba como é a visita

Jardins de Monet em bate e volta saindo de Paris
Casa de Monet

Disneyland Paris

A Disneyland Paris é uma versão compacta da Disney da Califórnia e está localizada a cerca de 30 km de Paris. O complexo possui dois parques temáticos: o Disneyland Park, que é o principal e onde está o castelo, e o Walt Disney Studios Park, voltado para os bastidores do cinema e produções da Disney.

Se for sua primeira vez, sugiro que comece pelo Disneyland Park, esse parque é o clássico da Disney, com personagens e cenários icônicos. Agora se você for fã dos filmes da Disney e Pixar, vale a pena dividir o tempo entre o Disneyland Park e o Walt Disney Studios Park, ou até mesmo considerar dois dias de parque para uma experiência completa.

Disney de Paris em familia - foto no castelo
Tradicional foto no castelo

Uma dica importante é comprar os ingressos com muita antecedência, pelo menos dois meses, porque eles costumam acabar rápido. Se a visita for no inverno, prepare-se para o frio: leve muitos casacos e também roupas extras, já que algumas atrações podem envolver água.

Levar lanches também é uma boa ideia, pois tudo dentro do parque tende a ser bem caro. E para chegar lá, o jeito mais prático é pegar o trem RER A, que custa 7,60 euros e leva cerca de 40 minutos.

Nantes

Localizada a cerca de duas horas de trem de Paris, Nantes é uma cidade repleta de arte e cultura, que pode ser visitada em um dia. Por isso, preparamos um Roteiro de 1 dia em Nantes com diversas dicas sobre a cidade, incluindo opções de hospedagem.

Nantes também pode ser sua base para conhecer outros destinos na região, como a Bretanha ou o Vale do Loire — falaremos sobre as duas regiões mais abaixo. 

O principal atrativo da cidade é o Château des ducs de Bretagne, considerado o último castelo do Vale do Loire antes de chegar ao oceano Atlântico. Dentro do castelo funciona o Museu de História de Nantes, que conta a história da região do século XVI até os dias de hoje. 

Fachada do Castelo de Nantes
Fachada do Castelo de Nantes

O que fazer em Nantes

  • Torre Lu: construída no início do século XX, a torre colorida era parte da antiga fábrica de biscoitos Lu, que é bastante tradicional na França.
  • Le Lieu Unique: esse centro de artes contemporânea fica anexo à torre Lu e recebe espetáculos de teatro, dança, circo, concertos, entre outros.
  • Catedral de St. Pierre e St. Paul: essa igreja em estilo gótico é conhecida pela altura das colunas interiores — para se ter uma ideia, elas são maiores do que as da Catedral de Notre Dame, em Paris —, e por abrigar o túmulo de François II duque da Bretanha e sua segunda mulher, Margaret of Foix.
  • Place Royale: você pode aproveitar para almoçar em um dos restaurantes da praça.
  • Museu Julio Vernes: o famoso escritor Julio Vernes nasceu em Nantes, então nada mais apropriado do que a cidade ter um museu em sua homenagem. Lá você irá encontrar manuscritos originais, edições de livros, fotografias, ilustrações e até mesmo réplicas de invenções inspiradas nas histórias dele.

La Rochelle

Esse é um destino menos óbvio na França. La Rochelle é um destino charmoso na costa atlântica da França, conhecido por sua rica história, esportes aquáticos e o icônico Vieux Port (porto velho).

Apelidada de “La Ville Blanche” (a vila branca), devido às fachadas de pedra calcária que dominam sua arquitetura, La Rochelle atrai muitos turistas, especialmente durante o verão. É um local perfeito para relaxar e sentir a brisa suave do Atlântico, além de explorar um dos portos mais antigos e importantes da França.

vistas lindas das Torres de La Rochelle na França
Torres de La Rochelle

O que fazer em La Rochelle

  • Aquário: não é dos maiores, mas sua proposta é diferente. Ele simula um submarino e, a partir de suas janelas, podemos observar os animais.
  • Museu Marítimo: instalado dentro de um navio que fica ancorado logo a frente do aquário, o museu conta com objetos náuticos, gravuras e esquemas contando a história de La Rochelle.
  • Torre de Saint Nicolas: construída em 1345, ela foi projetada para servir como torre de defesa.
  • Porte de la Grosse Horloge: é uma das portas remanescentes da antiga muralha que comunicava a cidade ao porto. 
  • Museu Bunker La Rochelle: instalado em um antigo bunker utilizado na Segunda Guerra Mundial, exibe adereços de guerra, fotografias e mapas para conhecer um pouco mais da história de La Rochelle nesse contexto.
  • Puy du Fous: parque temático diferentão com quatro vilas, cada uma com um tema antigo. Por exemplo, uma delas é inspirada no século XV e possui tavernas e oficinas de trabalhos manuais em madeira, vidro e cobre.

Você pode também aproveitar para fazer um passeio marítimo em La Rochelle:

  • Passeio de barco La Rochelle: esse passeio contorna uma parte da cidade pelo oceano Atlântico e passa pelo estreito Perthouis d’Antioche. Dura três horas.
  • Passeio de Catamarã: o passeio dura de duas a quatro horas e você pode relaxar navegando pela costa de La Rochelle. Uma dica: escolha fazer no final do dia para ver o pôr do sol do mar.
  • Passeio de barco Fort Boyard: o passeio sai do velho porto de La Rochelle em direção ao Fort Boyard. Depois segue para um ponto panorâmico com uma vista linda da cidade e retorna à cidade. O tour dura duas horas.
passeios marítimos em La Rochelle na França
La Rochelle vista do porto

Outra opção é visitar as praias de La Rochelle. A mais próxima do centro é a La Concurrence, que fica a cinco minutos a pé do porto velho. As outras duas praias principais são a Chef-de-Baie (um pouco mais afastada, mas muita gente vai de bicicleta) e a Minimes, que fica mais para o sul da cidade e é a maior em extensão. 

Quer saber mais sobre La Rochelle? Então acesse nosso post La Rochelle na França: Roteiro de 1 dia.

Vale do Loire

O Vale do Loire é uma parada obrigatória para quem quer mergulhar na história e nas belezas da França, sendo desde ano 2000, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A região é famosa pelos seus mais de 300 castelos, então prepare a câmera para tirar muitas fotos! Além dos castelos, você vai encontrar jardins incríveis, vinícolas e paisagens belíssimas.

A apenas 200 km de Paris, o Vale do Loire é perfeito para quem quer combinar uma visita à capital com uns dias de charme e tranquilidade no interior da França. Dá para chegar lá de trem, carro ou até mesmo em excursões, o que facilita bastante.

Cheverny
Cheverny, o castelo do desenho Tintim

Para aproveitar bem, o ideal é reservar pelo menos dois dias na região. As cidades de Tours e Blois são ótimas opções para usar como base, com fácil acesso aos principais castelos e atrações. A partir de Tours você pode visitar os castelos Château de Villandry, Azay-le-Rideau, Amboise e Chaumont-sur-Loire. Já a partir de Blois você pode visitar os castelos Chambord, Cheverny, Amboise e Blois.

Uma dica importante: quando estiver no Vale do Loire, fuja do Château de Nitray. Explicamos tudinho no post Château de Nitray – A primeira furada no Vale do Loire.

No nosso post O que Fazer no Vale do Loire na França contamos todos os detalhes das visitas aos castelos e demos sugestões de Roteiro de 2, 3 ou 4 dias pelo Vale do Loire.

Bordeaux

A França também é sinônimo de vinho de alta qualidade, então nada mais indicado do que conhecer pelo menos uma vinícola. E Bordeaux é um destino cheio delas. Indicamos ficar pelo menos três dias por lá, pois, desta forma, você consegue explorar a cidade e a região.

roteiro de 1 dia em bordeaux
Praça da Bourse de dia

O que fazer em Bordeaux

  • Pont de Pierre: é uma ponte de pedra construída em 1822 a pedido de Napoleão.
  • Basílica de São Michel: foi construída no século XV. Sua torre tem 114 metros e é a segunda mais alta da França. Ela é uma das paradas para os peregrinos do caminho de Santiago de Compostela.
  • Grosse Cloche: literalmente se chama o grande relógio. Ao lado há uma pequena igreja, a Église de Saint Eloi.
  • Catedral de Saint Andrés: é a maior igreja da cidade e também é uma parada para os peregrinos do caminho de Santiago de Compostela.
  • Teatro de Bordeaux: é uma bela construção que conta com 12 gigantescas colunas no estilo coríntio.
  • Praça de Quinconces: é uma das maiores praças da França.
  • Praça de la Bourse: é um dos cartões-postais da cidade. Foi construída no século XVIII.
  • Jardin Public: um parque muito bonito e agradável.
  • Cité du Vin: a cidade do vinho conta com exposições sobre vinho, degustação, ateliês, restaurantes e cafés.

Vinícolas em Bordeaux

Quer conhecer as vinícolas por conta própria? Veja nossas sugestões:

  • Château Pape Clément: muito tradicional e conceituada, a vinícola produz vinhos renomados desde o século XIII. Fica a cerca de uma hora da cidade.
  • Château Bardins: outra boa vinícola que fica a cerca de uma hora do centro da cidade.
  • Château Giscours: o local conta com um parque e um castelo. Fica a 30 quilômetros de Bordeaux e é preciso ir de carro para chegar lá.
  • Château d’Yquem: essa é uma visita impressionante e mais luxuosa — custa 90 euros por pessoa para a visita simples com degustação do vinho carro chefe e tour pelas instalações.

Veja nosso Roteiro de 1 dia em Bordeaux para planejar sua viagem na região.

Saint-Émilion

A pequena Saint-Émilion guarda um tesouro para os amantes do vinho: há mais de 5 mil hectares de vinícolas nessa região, que produzem cerca de 3 milhões de garrafas da bebida por ano. É de lá que saem os encorpados Grand Cru.

Essa cidade medieval foi considerada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1999. Você pode aproveitar sua estada em Bordeaux e fazer um bate e volta até Saint-Émilion ou então dormir uma noite na charmosa vila.

Uma opção para conhecer a região é contratar um tour. Indicamos três deles:

  • Tour de buggy pelas vinícolas de Saint-Émilion: o passeio tem 1h15 de duração e leva os participantes para percorrer vinhedos, conhecer o centro histórico e, ainda, fazer uma degustação no final. O tour é oferecido em espanhol.
  • Passeio de bicicleta elétrica de meio dia: com duração de quatro horas, os participantes irão visitar algumas propriedades familiares bem charmosas da região, onde há degustação de vinhos.
  • Tour gastronômico e de vinhos: nesse passeio, que tem duração de sete horas e saída de Bordeaux, você irá conhecer três vinícolas, fazer degustações e, ainda, participar de um piquenique. O tour é feito em inglês.
que fazer em Saint-Emilion na França
Igreja Monolítica de Saint-Emilion

Além de visitar vinícolas e participar de degustações, você pode aproveitar para explorar a cidade. Veja o que fazer em Saint-Emilion:

  • L´Église Monolithique: construída entre os séculos XII e XIII diretamente na rocha calcária, ela é considerada a maior igreja subterrânea da Europa. Em seu interior há catacumbas, a gruta onde o então monge Émilion, que depois se tornou o santo que dá nome à cidade, viveu como ermitão e fez milagres e a capela da Santa Trindade, com afrescos muito bem preservados.
  • L’Église Collégiale: construída entre os séculos XII e XV, essa é uma das maiores e mais antigas construções católicas da região.
  • Cloître des Cordeliers: nas galerias subterrâneas desse mosteiro franciscano são produzidos vinhos espumantes desde 1882. É possível fazer um tour guiado pelas caves – você pode reservá-lo no site oficial.
  • La Grande Muraille: são as ruínas de um antigo mosteiro dominicano que foi fundado no século XIII.
  • Tour de Roy: oferece belas vistas da cidade – mas é preciso subir mais de 100 degraus para chegar ao topo!

Uma dica: aproveite que está em Saint-Émilion e experimente pelo menos um macaron. O doce nasceu na cidade e a receita é diferente da que geralmente encontramos por aí.

Quer mais dicas sobre Saint-Émilion? Então acesse nosso post “O que fazer em Saint-Émilion”. 

Borgonha

Essa região é uma conhecida rota dos vinhos — são 40 quilômetros de vinhedos. Indicamos ficar três dias em Borgonha. Para os mais aventureiros, uma opção bem legal é fazer esse roteiro de bicicleta. Em nosso post Rota do vinho na Borgonha: Roteiro de 3 dias de bicicleta demos todas as dicas para você tirar seu sonho do papel e planejar essa viagem incrível!

rota do vinho na Borgonha: o que visitar
Prefeitura florida com estátua de trabalhadores carregando a colheita de uva

O ponto inicial da sua viagem pode ser Dijon. Aproveite para conhecer a cidade! No post O que fazer em Dijon: Roteiro de 2 dias, você vai encontrar um roteiro completinho com os principais pontos turísticos e dicas de restaurantes.

Alguns vinhedos que sugerimos que você conheça:

  • Domaine Bruno Clair: são considerados porta-bandeira dos vinhos clássicos da Borgonha.
  • Château de Marsannay: eles oferecem três tipos de degustação e vista privilegiada da adega e do Château. 
  • Château du Clos de Vougeot: vinhedo dividido entre 80 proprietários, que produz vinhos AOC e é classificado entre os grands crus da Côte des Nuits. 
  • Domaine Armelle et Bernard Rion: seus vinhos que não custam menos de mil euros e podem chegar a aproximadamente 13 mil euros a garrafa.
  • Bouchard Aîné & Fils: eles propõem uma degustação em que os cinco sentidos são estimulados. 

Só tem 1 dia em Borgonha? Aqui vão algumas opções de passeios para conhecer a região:

  • De bicicleta: o passeio dura sete horas e são percorridos 24 quilômetros. Entre as atividades propostas está pedalar no vinhedo Grand Cru da Puligny-Montrachet. 
  • De van: esse roteiro inclui 12 degustações de vinho. Com um guia em inglês, você irá conhecer vinhedos próximos a Beaune e Nuits Saint Georges. 
  • De moto com um sidecar: sabe aquelas motos que têm um carrinho na lateral? Você pode passear em uma delas partindo de Meursault e indo conhecer um vinhedo na região.

Marselha

Marselha, fundada em 600 a.C., é a cidade mais antiga da França e carrega uma rica história e uma atmosfera vibrante. Localizada na costa mediterrânea, é um destino imperdível para quem deseja explorar tanto o litoral quanto a região da Provence, famosa pelos charmosos campos de lavanda, vilarejos encantadores e castelos.

Sua mistura de culturas, culinária deliciosa e belíssimos pontos turísticos como o Vieux-Port e a Basílica de Notre-Dame de la Garde fazem de Marselha um excelente ponto de partida para qualquer viagem pelo sul da França.

que fazer em Marselha
Marselha | Imagem: Unsplash

O que fazer em Marselha

  • Vieux Port (Porto Velho): esse bairro é repleto de veleiros, pescadores, bares e teatros. Vale a pena passear por lá.
  • Igreja de Saint-Laurent: além de ter um belo interior, de lá você tem uma linda vista de Vieux Port e do mar.
  • Notre-Dame de la Garde: construída em estilo românico-bizantino, essa igreja exibe uma bela fachada e uma estátua de Nossa Senhora. 
  • Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo (MuCEM): a vasta coleção de fotografias, há mais de 335 mil no acervo, conta a história do Mediterrâneo. 
  • Le Panier: é o centro antigo e só pode ser visitado a pé.
  • Catedral de la Major: construída em estilo neo bizantino, tem cerca de 146 metros de altura. Bem impressionante. 
  • Castelo de If: foi construído no século XVI e fica na Ilha de If, que faz parte do do Arquipélago do Frioul.
  • Calanques: são uma espécie de fiordes que se abrem para trechos do mar. A paisagem ali é belíssima. 
  • La Corniche: é a bela e pitoresca estrada que circunda o litoral de Marselha. 

Nice

Localizada na encantadora Riviera Francesa, Nice é famosa por suas praias deslumbrantes e clima agradável. Para quem quer explorar além do litoral, uma ótima sugestão de passeio é visitar o Desfiladeiro do Verdon (ou Gorges du Verdon), um dos cânions mais impressionantes da Europa, com cerca de 25 km de extensão e águas de um azul hipnotizante. Aproveite para conhecer o Desfiladeiro do Verdon e Campos de Lavanda em um passeio de um dia inteiro

Este paraíso natural na região da Provence é perfeito para atividades como trilhas, caiaque e até passeios de barco, sendo um destino ideal para os amantes de aventura e natureza. Um passeio interessante é visitar a Riviera Francesa em 1 dia no qual você irá conhecer a Villefranche-sur-Mer, Saint-Jean-Cap-Ferrat, Èze, Saint-Paul-de-Vence, Cannes e até Mônaco.

que fazer em Nice na França
Nice | Imagem: Unsplash

O que fazer em Nice

  • Parc de la Colline du Château: antigamente, o local abrigava um castelo, que já não está mais lá. Aproveite para apreciar a bela vista da cidade e do mar.
  • Vieux Nice: é o centro histórico da cidade. Lá você encontra edifícios em tom pastel, lojas, restaurantes, bares e um mercado de rua, que funciona todos os dias e vende produtos agrícolas e flores. 
  • Promenade des Anglais: é uma avenida de sete quilômetros que se estende ao longo da costa e um dos cartões-postais de Nice. 
  • Place Massena: é a principal praça da cidade e conta com lojas, cafés e restaurantes. Ela fica entre o centro antigo e o novo. 
  • Museu Nacional Marc Chagall: como o nome já indica, esse museu presta uma homenagem ao artista Marc Chagall, particularmente às suas obras inspiradas na religião.
  • Marché aux Fleurs Cours Saleya: nesse mercado, que funciona desde 1861, você encontra belas flores. Fica na rua Saleya, no centro antigo.

Córsega

Célebre por ser o berço de nascimento de Napoleão Bonaparte, a ilha de Córsega fica coladinha com a Sardenha, na Itália. Aliás, antes de ser anexada à França, a ilha fazia parte da Itália e passou por intensos conflitos até ser oficialmente ocupada pelos franceses em 1768.

Córsega oferece uma variedade de atividades ao ar livre, como trilhas, praias paradisíacas, passeios por vilarejos pitorescos e paisagens de tirar o fôlego. A influência italiana ainda pode ser sentida na culinária e na arquitetura da ilha, e, se você estiver planejando uma viagem pela região, Córsega e Sardenha formam uma combinação perfeita.

que fazer em Corsega
Vista do alto da Cidadela de Calvi

Em nosso post Córsega: Roteiro de 7 dias você vai explorar as principais cidades e os pontos turísticos mais deslumbrantes dessa ilha maravilhosa. Não importa se você está viajando em família, buscando um clima romântico ou querendo se aventurar na natureza. Além disso, vamos te dar dicas essenciais para planejar seu roteiro.

Aqui uma lista de passeios que indicamos na região:

que fazer em Corsega
Arquipélago Lavessi: um passeio espetacular na região de Bonifácio

Duas dicas essenciais para aproveitar ao máximo sua experiência na ilha:

  1. Alugue um Carro: O transporte público em Córsega não é dos melhores, com horários irregulares que podem complicar seus deslocamentos. Alugar um carro é a melhor maneira de explorar a ilha de forma livre e conveniente, permitindo que você acesse praias, vilarejos e pontos turísticos com facilidade;
  2. Compre um Guarda-Sol: Em vez de gastar com aluguéis caros de guarda-sol nas praias, considere comprar um. Isso não só economiza dinheiro, mas também garante que você tenha sombra e conforto em praias com menos estrutura.

Planejando sua viagem para a França

Aqui damos nossas dicas essenciais para você organizar sua viagem à França.

Visto

Brasileiros não precisam de visto para viajar para a França — na verdade, ele é emitido na hora lá na imigração do aeroporto de chegada. Uma vez passado pela imigração, não há mais necessidade de repetir esse processo caso você viaje para outro país que faz parte do Espaço Schengen. 

Mas é preciso ficar atento a algumas regrinhas: visitantes provenientes do Brasil precisam ter passagem de volta já comprada, reserva de hospedagem, seguro viagem com cobertura de 30 mil euros e passaporte válido por pelo menos seis meses. Tenha tudo isso impresso e leve com você, caso seja necessário comprovar alguma coisa para o agente de imigração. Não conte apenas com o celular.

Roteiro: O melhor de Paris em 4 ou 5 dias
Paris vista do alto da Catedral de Notre Dame | foto: Isa Aggiunti

Seguro Viagem 

Com certeza você não quer passar perrengue por não ter um seguro viagem. Ele é essencial, principalmente em viagens internacionais. Além de cobrir despesas médicas, um bom seguro também oferece proteção contra extravio de bagagem, atrasos de voos e outras emergências que podem surgir durante a viagem.

Por aqui, nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem com as melhores apólices disponíveis no mercado. Você paga em reais e ainda pode parcelar!

Quer um desconto?!

Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Faça sua cotação e compre seu seguro viagem

Château de Villandry no Vale do Loire
Château de Villandry, no Vale do Loire

Chip telefônico

Você sabia que dá para comprar chip de telefone para a Europa ainda no Brasil e economizar?

O chip de telefone da O Meu Chip pega super bem na Europa, e é mais vantajoso que comprar um chips locais. Há duas opções de planos, o controle e o ilimitado, e o ilimitado de deixa a rotear até 3Gb de internet para outros aparelhos.

Clique aqui e compre com 15% de desconto!

Erros que você não deveria cometer na sua primeira viagem para a Europa

Viajar para a Europa é relativamente fácil, mas há alguns errinhos que podem ser evitados para tornar a sua viagem muito mais agradável.

Um erro é querer conhecer muitos países em uma mesma viagem. Sabemos que as distâncias às vezes são pequenas na Europa — eu disse às vezes, não caia naquele papo de que é só pegar um trem e rapidinho você está em outro país, pois não é bem assim —, mas há destinos que valem a pena você dedicar mais tempo a eles. 

Falando em trem, além de muitas viagens serem longas, eles não são baratos. Na Europa há companhias aéreas low cost, que não são as melhores em termos de serviços, mas que oferecem opções realmente baratas de voos se você se programar. 

Outra coisa para se atentar é a quantidade de bagagem, principalmente se você for utilizar transporte público para ir e voltar do aeroporto. A acessibilidade nas estações europeias não é das melhores e, muitas vezes, é preciso carregar suas malas nas escadas fixas, pois não há escada rolante ou elevador. 

A Europa é segura quando se trata de roubos, você pode andar com joias, voltar pra casa a pé tarde a noite, usar o smartphone ou laptop na rua, mas quando o assunto é batedores de carteira, a Europa é um dos lugares mais fáceis do mundo de ficar sem bolsa, carteira ou celular. Por isso esteja sempre atento.

Nem sempre vale a pena economizar na hospedagem. Muitas vezes é melhor pagar um pouquinho mais e ficar em uma localização estratégica, que vai facilitar a sua vida quando você for circular pela cidade. 

Quer saber mais? Leia Primeira vez na Europa? Conheça 5 erros que você não deveria cometer

E aí, curtiu nossas dicas de Viagem para a França? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Reserve seu hotel em Paris
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Veja também:

Avatar
Lorena Amazonas
Lorena é jornalista e turismóloga. Especializada em turismo, tanto em redações como em assessoria de imprensa, ela ama viajar e escrever sobre o assunto. Seus destinos favoritos são Bahia, Itália e França.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *