Futebol Americano universitário na Flórida: Como assistir os jogos + Detalhes da experiência
Curte futebol americano? Então, você precisa assistir um jogo da liga universitária! Com torcidas animadas, mascotes criativos e uma rivalidade bem legal entre as equipes, esse é um programa super americano e super divertido, especialmente se você caprichar no tailgate (nosso famoso esquenta).
Nesse post você vai conhecer os três principais times de futebol americano universitário da Flórida, descobrir onde ver os jogos, como comprar ingressos, e todos os detalhes da experiência. Vamos nessa?
Quando ver jogos de futebol universitário na Flórida
Os jogos de futebol americano da National Collegiate Athletic Association (NACC) vão de meados de agosto até o início de dezembro. As equipes que passam da fase eliminatória jogam os playoffs (mata – mata) que duram um mês e vão do início de dezembro ao início de janeiro.
Se você tem viagem para a Flórida planejada para a segunda metade do ano, fique de olho no calendário de jogos e se programe para assistir uma partida. Vale MUITO a pena!
Duração do jogo & show do intervalo
O jogo é longo, dura até 3 horas, e se num primeiro momento parece pura pancadaria, ao entender as regras do jogo você pega gosto pela coisa e percebe que é pura estratégia. No meio do jogo o show fica por conta da marching band, uma versão coreografada da nossa fanfarra que faz desenhos com as pessoas pelo campo de futebol. É bem impressionante e tão legal quanto o próprio jogo.
Outro ponto que vale a pena observar são os mascotes e as tradições de cada equipe.
Futebol Americano universitário na Flórida: times e onde ver os jogos.
Há dez equipes de futebol universitário espalhadas pela Flórida, nesse post falaremos de 3 delas: Miami Hurricanes, Florida State Seminoles (Tallahassee no norte da Flórida) e o Florida Gators (Gainesville na Flórida Central Flórida) os três principais times do estado.
Jogos do Miami Hurricanes
Vou começar pelo Miami Hurricanes, time da University of Miami, e que joga Hard Rock Stadium, um estádio lindo, super moderno, com capacidade para mais de 64 mil pessoas e que também recebe os jogos da NFL do Miami Dolphins.
Seu mascote, é uma Ibis invocada chamada Sebastian. A Ibis é encontrada no Egito e no Everglades, e é tida pela mitologia como símbolo do conhecimento. Trata-se da última ave a se resguardar antes de um furacão e a primeira a aparecer.
E já que estamos falando dos “furacões”, o time entra no estádio com muita fumaça (veja o vídeo abaixo) e bastante animação.
Como comprar ingressos do Miami Hurricanes
Os ingressos para os jogos do Miami Hurricanes são vendidos online pouco antes do início da temporada, veja no site oficial. No dia do jogo minha dica é chegar antes e fazer um esquenta com os americanos no estacionamento (reserve com antecedência) ou nas imediações do estádio.
Jogos Florida State Seminoles em Tallahassee
Assistir um jogo dos Seminoles em Tallahassee é uma experiência tão intensa e divertida que muita gente que mora na cidade vai até a College Town, onde fica o estádio, só para curtir o esquenta (Tailgate) e toda atmosfera que envolve o jogo. Uma baita festa.
A cidade fica coberta das cores do time, dourado e vinho, e tem gente de todas as idades participando da festa: famílias com crianças pequenas, casais de namorados, jovens universitários e pessoas da melhor idade. Pense em uma festa democrática.
Para entrar no clima, use as cores do time e junte-se aos locais. É muito fácil fazer amigos em dia de jogo!
Como assistir um jogo do Seminoles
O estádio do Seminoles se chama Doak S. Campbell Stadium e tem capacidade para quase 80 mil pessoas. Os ingressos são vendidos online e dependendo do time adversário são bem disputados. Para garantir um bom preço a dica é comprá-los com antecedência.
O jogo dura em torno de 3 horas, mas se você quiser entrar no clima local, é um programa de dia inteiro e regado a doses generosas de cerveja. O tailgate é tão legal quanto a partida e merece ser aproveitado!
Tailgate em Tallahasse
Há algumas formas de fazer o esquenta:
A) De barraca e tudo:
Grupos locais montam tendam profissas com direito a cadeiras de praia confortáveis, isopores recheados de bebida e uma grelha para preparar hambúrgueres e hot dogs na hora.
Os mais animados levam o jogo corn hole (aquele de jogar almofadas no buraco) e shots de bebida forte. E pode beber na rua sem medo de ser feliz, em dia de jogo da Florida State, todo mundo faz vista grossa à regra de não beber na rua, e todo mundo anda com latinhas na mão.
B) Barzinhos da College Town:
O bairro universitário tem vários cantinhos legais para fazer um esquenta. Recomendamos o Madison Social (705 S Woodward Ave #101, Tallahassee), adorei os drinks e tudo o que comi; e o Township (619 S Woodward Ave, Tallahassee) ambos coladinhos no estádio.
Para quem quer comer de verdade o Coosh’s (705 S Woodward Ave, Tallahassee) tem culinária Cajun e é uma delícia.
Quer ficar na cerveja? Adoooooro o Oyster City Brewing (603 W Gaines St Suite 7, Tallahassee) que tem cervejas deliciosas – peça a Apalachicola IPA – e uma área externa bem divertida.
Tradições do Florida State Seminoles
O som do estádio é alto e vibrante, e o mais legal são as tradições que antecedem cada jogo. O time foi batizado em homenagem à tribo indígena “Seminoles” uma tribo orgulhosa de sua trajetória e de jamais ter assinado um tratado com o governo americano.
Os mascotes do time são uma representação Osceola (líder da tribo durante o período de resistência) e seu cavalo Renegade, que vestem trajes aprovados pela tribo. Quando a dupla adentra o estádio, todo mundo canta em voz alta: “ôôôô ôôôô”, a banda toca no fundo, e os jogadores vão entrando enquanto o cavalo, um animal de verdade, dá voltas pelo estádio. É de arrepiar!
No auge do espetáculo, fogos de artifício são lançados do topo do estádio, a dupla galopa até o centro da arena com uma lança em chamas, Osceola empina o cavalo e arremessa a lança no chão. Esse é o marco do início da partida. Um momento para ser lembrado!
Jogos do Florida Gators em Gainesville
Tenho dois bons motivos para você incluir um jogo do Florida Gators no seu roteiro: o primeiro é a experiência, que é legal pra caramba, e o segundo é a chance de explorar Gainesville e suas nascentes de águas cristalinas – algumas das Springs mais lindas da Flórida. Assim, reserve pelo menos 2 dias na região, um para ver o jogo e outro para se esbaldar nas piscinas naturais
Vamos falar dos jogos do Flórida Gators?
O Gators é um time forte que já conquistou o título nacional três vezes. Os mascotes da casa são um casal de jacarés Albert Einstein Gator e Alberta Gator, uma homenagem aos jacarés que são bem presentes no estado.
Estádio do Flórida Gators & tradições
O estádio Steve Spurrier-Florida Field at Ben Hill Griffin Stadium tem o apelido de “The Swamp”, o pântano, e é temido pelos adversários já que a torcida fica muito próxima do campo, e graças ao formato do estádio os sons permanecem em campo e são altíssimos.
Em alguns jogos os sons da torcida chegam a 115 decibéis, o que equivale a estar a 2 metros da caixa de som em um show de rock. Uma loucura.
O ponto alto da experiência é durante o touch down, quando o grito de guerra “azul e laranja” é entoado simultaneamente pela torcida e pela banda.
Ingressos para jogos de futebol americano do Florida Gators
Gainesville é uma cidade pequena, mas a torcida do Gators é super fiel então os ingressos para os jogos se esgotam bem rápido. Compre seu ingresso online e prepare para viver uma experiência divertidíssima.
Tailgate em Gainesville
Alguns dos lugares mais populares para fazer o esquenta pré-jogo são:
- O-Dome Parking Lot: todo mundo passa por esse estacionamento para chegar ao jogo, e a galera monta tendas com direito a mini churrasqueira, cadeiras e isopor de bebidas.
- Norman Hall: um pouquinho mais longe do estádio porém super disputado. Em jogos badalados há quem madrugue para garantir um lugar.
- West University Avenue: pedida certeira para quem quer sentar num barzinho animado e beber com a galera. Há várias opções na região.
Como é assistir um jogo de futebol americano em Tallahassee na Flórida
As datas da nossa viagem de motorhome pela Flórida foram programadas para casar com o primeiro jogo do Seminoles da temporada (Go Noles!) . Brianna, nossa companheira de viagem, é fã do time da casa e uma super entusiasta do esporte, o que nos garantiu experiências tailgate super autênticas.
Roupas Vinho & dourado
Nossa preparação começou na casa dela e com a seleção do figurino. “Em dia de jogo todo mundo tem que usar vinho ou dourado”. Entramos na onda e já abrimos as primeiras cervejas do dia.
Tailgate em College Town
Nossa peregrinação pré-jogo começou com drinks e comidinhas no 51 on Madison, a casa é do mesmo grupo do Madison Social, e funciona como um clube exclusivo para membros. Fomos recebidas no bar com rodada de drink (pedi um cucumber frizz maravilhoso) e uma porção de batatas fritas que alimenta uma família inteirinha de tão generosa.
Na sequência fomos para nossa mesa onde pedimos mais comidas – e eu compensei a bebedeira matinal com uma coca cola, algo que não estou acostumada mas me ajuda a não ficar bêbada – para não queimar a largada. Foi a melhor pedida.
Para comer pedimos slides, um halibut lindo servido sobre uma camada de aspargos que comi inteirinho e feliz da vida (a galera estava numa pegada de tapas e não queria um prato de verdade. Nem senti a falta de companhia). A Coca Cola me fez tão bem que saí de lá com uma cervejinha na mão.
Nossa próxima parada foi o Hotel Indigo de Tallahassee (826 W Gaines St, Tallahassee) que nos dias de jogo se transforma em ponto de transmissão da rádio da cidade. Há uma espécie de cobertura onde rola um brunch com buffet de comida (não provamos, nem cabia, mas a cara tava boa) e que tem vistas bem legais do estádio.
Seguimos para um tailgate familiar organizado pela família do JM (marido da Brianna). Barraca montada no estacionamento, cadeiras de praia, hotdogs sendo grelhados, me senti praticamente uma local. O clima estava gostoso e a vontade era ficar mais, mas ainda tínhamos mais um esquenta para visitar.
Nossas amigas da Oyster City Brewing, que conhecemos poucos dias antes durante nossa visita a Apalachicola, nos convidaram para um esquenta profissa deles. A cervejaria é um dos patrocinadores do time de Futebol Americano da Florida State University e havia um conjunto de barracas com mesinhas de bar e muita cerveja, montados estrategicamente na frente do estádio.
O jogo do Seminoles
Muitas cervejas e um banho de chuva depois (coisas do verão na Flórida, aquela chuva intensa porém bem molhada) entramos no estádio a tempo de ouvir o hino nacional tocando e ver o mascote da faculdade. Um indígena Seminole montado em um cavalo de verdade lançando a flecha em chamas no meio do estádio. É eletrizante.
Quanto ao jogo, foi uma grande lavada. O time adversário era fraco e mal viu a cor da bola. Foram vários touchdowns que nós comemoramos entoando o grito de guerra dos Noles (fiquei íntima!) e pulando que nem pipoca.
Assistimos ao show do intervalo (a banda arrasou), comemos um sanduba e vimos mais um pedacinho do jogo antes de dar mais um passeio pelas ruas de Tallahassee.
Comida de estádio? O menu se repete por todo os Estados Unidos: tem cachorro quente, hambúrgueres, frango frito e sanduíche de pulled pork (carne de porco desfiada).
Saideira na Oyster City Brewing
Lembra das nossas amigas do Oyster City Brewing? Elas não assistiram o jogo de dentro do estádio mas estavam nos esperando no balcão da cervejaria prontas para mais uma rodada de cerveja. Eu preferi fechar com uma pequena e bebi uma Red Snapper, a IPA que é colorida com cascas de beterraba.
Vale a pena assistir um jogo de futebol americano da liga universitária na Flórida?
Muito. A experiência é divertida, a energia é contagiante e com um esquenta bem feitinho (não precisa ir em tantos lugares quanto nós), você vai se divertir muito.
A dica mais importante desse post é se planejar com antecedência e garantir os ingressos assim que fechar a sua viagem. Você não vai se arrepender!
Seguro de viagem para a Flórida
Ter um seguro viagem é essencial para viajar para a Flórida com segurança.
Um bom seguro de viagens cobre eventualidades médicas, cancelamento de voo, bagagem extraviada e custa menos de R$10 por dia de viagem. Em contrapartida um atendimento médico simples na Flórida custa cerca de $300, isso sem contar preços de exames ou uma eventual internação.
Para o encontrar o melhor seguro viagem para a sua viagem, uso e recomendo a Seguros Promo, um comparador de seguros que te ajuda a identificar o melhor custo x benefício para a sua viagem.
Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Chip de celular para a Flórida
Você sabia que é mais barato comprar um chip online do que habilitar a opção da sua operadora Brasileira? Usamos e recomendamos o chip de telefone da O Meu Chip, eles funcionam super bem na Flórida e já estão disponíveis na versão e-chip para os telefones mais novos. A instalação é muito rápida e o super funciona 24h por dia.
Garanta logo e seu e fique conectado já saindo do avião.
E aí, curtiu nossa lista com as principais cidades da Flórida?
Deixe aqui sua dúvida ou comentário!
Esse conteúdo é uma parceria com o Visit Florida
Veja também:
- Tudo para sua viagem de Motorhome na Flórida: Dicas completas + Roteiro
- Roteiro Flórida: Dicas para 7, 10, 15 ou 20 dias de viagem
- 15 Parques Naturais na Flórida: Dicas para visitar os parques mais lindos do estado
- Viagem de carro entre Miami e Orlando: conheça as melhores paradas
Costa Oeste da Flórida
- Costa Oeste da Flórida: Dicas para montar seu roteiro
- Clearwater: Praias badaladas e gastronomia incrível
- St Petersburg: Gastronomia, praias lindas e ótimas opções de hotéis
- Anna Maria Island: Descubra um paraíso na Flórida
- Sarasota: Praias lindas e estrutura de cidade de verdade
- Apalachicola na Flórida: O que fazer na cidade das ostras
- Forgotten Coast na Flórida: St. George Island, Apalachicola, St. Marks e mais
Flórida Springs
- O que fazer em Crystal River: Manatis, Piscinas Naturais e mais
- Springs da Flórida: Um guia para as fontes de águas cristalinas do estado
- DeLand: Centrinho descolado e Springs lindas
- Ocala: Nascentes Cristalinas, Tirolesa e mais
- Gainesville: Vibe universitária e nascentes lindas
Flórida Central & Orlando
- O que fazer em Winter Park na Flórida: 10 dicas para sua viagem
- Orlando além dos parques: 15+ dicas incríveis
- Bate e volta saindo de Orlando: 12 passeios que valem a pena
- Onde comer bem em Orlando
Miami & Costa Leste da Flórida
- Miami com crianças
- Cocoa Beach: Parque da Nasa, Passeio de caiaque e mais