10 Lugares para viajar perto de SP, RJ ou MG

O entorno dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais atrai turistas desses três locais – e do Brasil inteiro. Isso por que a região têm cidades atrativas para quem busca relaxar, se aventurar ou curtir a natureza. O melhor de tudo é que você pode programar suas férias para lá ou até mesmo um feriado ou fim de semana!

Neste post, reunimos 10 destinos incríveis para viajar próximos de RJ, SP ou MG. Tem opções de praias, natureza e até cultura – tudo fácil de chegar e para curtir com a família! Se quiser ir direto ao ponto, basta clicar nos itens abaixo.

10 Lugares para viajar perto de SP, RJ ou MG

  1. Capitólio
  2. Ibitipoca
  3. Inhotim
  4. Paraty
  5. Ilha Grande
  6. Petrópolis
  7. Visconde de Mauá
  8. Ubatuba
  9. São Francisco Xavier
  10. Brotas

Capitólio

Em Minas Gerais está Capitólio, um destino que tem ficado cada vez mais turístico. Banhado pelo Lago de Furnas, Capitólio tornou-se a “Praia de minas” para moradores da região e turistas de cidades próximas (são cerca de 6h de distância de São Paulo, por exemplo).

Perto de sp
Capitólio (Foto: Wikimedia Commons)

Os cânions rochosos são a principal atração de Capitólio, onde é possível fazer um passeio de barco ou lancha em suas águas. Além disso, por lá tem-se diversas trilhas e cachoeiras para visitar!

Onde ficar em Capitólio:

Ibitipoca

Mais um dos cantinhos de Minas Gerais para quem adora ecoturismo. É na cidade de Conceição de Ibitipoca que fica o Parque Estadual do Ibitipoca, uma reserva repleta de trilhas para todos os níveis, grutas, cachoeiras e muitos mirantes com paisagens de tirar o fôlego. Destino para quem quer desligar totalmente – literalmente, porque lá não tem nem sinal de celular!

E, falando em mirante, é em Ibitipoca que está a famosa “Janela do Céu”, um mirante em uma cascata que abre para o horizonte. É de tirar o fôlego!

lugares para viajar sp rj mg
Mirante “Janela do Céu”, em Ibitipoca (Foto: Wikimedia Commons)

Onde ficar em Conceição de Ibitipoca:

Inhotim

Na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, fica Inhotim – o maior museu de arte a céu aberto do mundo. São cerca de 140 hectares com uma mistura sensacional de museu (23 galerias) e jardim botânico (5 mil espécies de plantas).

Inhotim
Inhotim (Foto: Wikimedia Commons)

Ao contrário do que muita gente faz, Inhotim não merece apenas um bate e volta rápido de Belo Horizonte, mas sim pelo menos dois dias completos para visitar o parque com calma e atenção que ele merece!

Onde ficar em Brumadinho

Temos um texto completinho com tudo sobre Inhotim, com dicas e roteiro para visitar o parque.

Paraty

Na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, Paraty é charmosa e guarda muita cultura em um centro histórico caprichado! A cidade é a combinação perfeita entre natureza e história – com opções de programas românticos para casais, animação para os festeiros, trilhas para os mais radicais e, claro, muita natureza para dar um relax especial.

Paraty
Paraty vista do alto do forte

Por lá, a graça é curtir muito o centro histórico, conhecer a Praia do Jabaquara, provar a gastronomia local e, quem sabe, fazer um bate e volta para Trindade!

Onde ficar em Paraty:

Quer mais detalhes? Temos um guia completo com tudo sobre Paraty para você planejar e montar a sua viagem!

Ilha Grande

Ilha Grande fica a cerca de 21 quilômetros da costa de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O arquipélago, que é o maior do estado carioca, possui mais de 100 praias e pequenas ilhotas que podem ser visitadas com agências, barcos e lanchas.

Ilha Grande Lagoa Verde
Lagoa Verde | Foto: Malu Pinheiro

Dentre os destaques de Ilha Grande estão a Praia do Aventureiro, a Lagoa Azul, Praia de Lopes Mendes e o Pico do Papagaio. E, por lá, é possível avistar muita vida marinha fazendo apenas snorkel ou até mesmo um mergulho de cilindro. Também dá para se aventurar nas inúmeras trilhas da Ilha ou, se preferir, apenas curtir um dia relaxante em uma das muitas praias paradisíacas.

Onde ficar em Ilha Grande:

Quer saber mais detalhes e como programar uma viagem para Ilha Grande aproveitando o máximo possível? Confira o nosso guia do destino: tudo sobre Ilha Grande, com detalhes do que visitar, quando ir e onde ficar

Petrópolis

Próxima do Rio de Janeiro (cerca de 70 quilômetros), Petrópolis é uma cidade perfeita para quem quer sossego em meio a natureza. Além de muito verde, o destino conta também com uma arquitetura alemã incrível e com muita história – afinal, foi Dom Pedro II quem fundou a cidade.

lugares para viajar sp rj mg
Petrópolis, no RJ (Foto: Wikimedia Commons)

Se você quer respirar ar puro e curtir dias frescos, não tenha dúvida: Petrópolis é a melhor opção para você!

Onde ficar em Petrópolis:

Visconde de Mauá

Agora, se você é do time que adora uma viagem para relaxar em meio a natureza, Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, é para você. A cidade fica na Serra da Mantiqueira e é opção para casais que queiram aproveitar um fim de semana romântico diferente.

lugares para viajar sp rj mg
Visconde de Mauá (Foto: Wikimedia Commons)

A apenas 4 horas de São Paulo e 3 horas do Rio de Janeiro, você encontra pousadas charmosas (muitas com banheiras de hidromassagem e lareira) e infinitas opções de restaurantes com gastronomia impecável.

Onde ficar em Visconde de Mauá:

Ubatuba

Ubatuba fecha o litoral de São Paulo e é a última cidade antes de começar o estado do Rio de Janeiro. São mais de 100 praias, além de pequena ilhotas para explorar a vida marinha.

itamambuca
Itamambuca | Foto: Itamambuca Eco Resort/Divulgação

Alguns dos destaques de Ubatuba são a Praia Vermelha do Centro, Vermelha do Norte, Itamambuca, Prumirim e Félix. Confira neste post das melhores praias de São Paulo mais detalhes sobre as atrações de Ubatuba.

Onde ficar em Ubatuba:

São Francisco Xavier

Assim como Visconde de Mauá, São Francisco Xavier também está na Serra da Mantiqueira, mas dessa vez dentro do estado de São Paulo. O destino é uma boa opção para casais curtirem um final de semana ou feriado no alto de uma montanha.

lugares para viajar sp rj mg
São Francisco Xavier (Foto: Chácara das Araucárias/Booking)

Além de cenários exuberantes, em São Francisco Xavier é possível visitar feirinhas de artesanatos, ateliês, restaurantes e adegas. Isso tudo com uma vasta possibilidade de hospedagens, das mais luxuosas as simples (principalmente no Airbnb).

Onde ficar em São Francisco Xavier:

Brotas

A cidade de Brotas fica em São Paulo e é conhecida por seus esportes radicais. Além de cachoeiras, você poderá se aventurar em raftings, canionismo, arvorismo e muito mais.

lugares para viajar sp rj mg
Brotas (Foto: Wikimedia Commons)

Mas, além dessas atividades, também é possível curtir a cidade, que é bem charmosa, e aproveitar os restaurantes da região. Tudo isso com um custo benefício ótimo – e a apenas 3 horas da capital.

Onde ficar em Brotas:

Curtiu as nossas dicas de destinos próximos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais? Tem alguma sugestão? Deixe nos comentários!


Veja também:

São Paulo

Minas Gerais

Rio de Janeiro

Nordeste

Jalapão

Fernando de Noronha

Rota das Emoções


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso Instagram!

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário