Onde ver e como nadar com peixes-bois na Flórida
Gigantes, mansos e muito curiosos. Prepare-se para ver de perto e se apaixonar pelos peixes-bois da Flórida, uma experiência única e inesquecível.
Neste post dividiremos com você os melhores lugares para ver peixes- bois na Flórida, e como nadar com eles de forma responsável além de curiosidades sobre a conservação da espécie. Vamos nessa?
Nesse post você encontrará:
- Aprendendo sobre os peixes-bois
- Conservação dos peixes-bois
- Onde ver peixes-bois na Flórida
- Como nadar com peixes-bois na Flórida
- Planejando sua viagem a Crystal River
Aprendendo sobre os peixes-boi da Flórida
Curiosos e extremamente dóceis, os peixe-bois ou manatis (West Indian Manatee) estão entre as maiores criaturas do planeta chegando a 4 metros de altura e mais de 1300 kg. Eles habitam áreas costeiras e ribeirinhas fazendo um troca-troca interessante entre as águas salgadas do atlântico, o golfo do México e as águas doces das springs da Flórida.
Nos meses quentes, os manatis têm maior mobilidade e se deslocam pelo mar do atlântico e pelo Golfo do México.
No inverno, eles se concentram nas springs da Flórida, nascentes de água cristalina com temperatura constante de 21 graus o ano todo, temperatura ideal para esses grandalhões que não conseguem resistir temperaturas inferiores aos 20 °C devido sua baixa taxa metabólica e baixa taxa de gordura.
Taí importância das nascentes de água para a sobrevivência dos peixes-bois e de todo o ecossistema.
Desafio de conservação dos peixes-bois
Pensando na proteção da espécie, que apesar de não figurar mais na lista de animais em perigo de extinção, continua bastante vulnerável, em 1938 o governo norte americano estabeleceu o Crystal River National Wildlife Refuge, um refúgio dedicado a proteção dos manatis e focado em turismo sustentável. O legal é que de lá para cá a população de peixes-bois cresceu de 30 em 1960 para mais de 6000, um avanço e tanto!
Enquanto no Brasil um dos principais desafios para a conservação dos manatis é a pesca de subsistência, na Flórida o desafio são as colisões de barco, a redução da quantidade de springs (ou acesso aos springs) trazidas pelo desenvolvimento urbano, e mais recentemente a descarga de água contaminada com agrotóxicos que aumentam a quantidade de algas presentes na água e matam as plantas que alimentam os manatis, em 2021 milhares deles morreram de fome.
Para que a situação não se repita em 2022 o governo da Flórida e o Florida Fish and Wildlife Conservation Commission (FWC) estão investigando o ocorrido, investindo recursos no reflorestamento da vegetação rasteira que alimenta os peixes-bois, e restaurando acessos as springs. O governo aprovou um orçamento de 1.5 bilhões de dólares para ações de preservação ambiental para os anos de 2022-2023.
Paralelamente o Sea World, que desde de 1976 atua junto ao US Fish & Wildlife Service na proteção dos manatis, anunciou a expansão de suas instalações de cuidados intensivos para peixes-bois em Orlando. Nele peixes-bois resgatados na natureza poderão ser tratados e reabilitados para serem reintroduzidos à natureza. A nova área será instalada em julho de 2022.
Esperamos que essas ações sejam suficientes para reduzir a mortalidade dos peixe-bois ainda em 2022.
Onde ver peixes-bois na Flórida
De abril a outubro os peixes-bois passeiam pelas águas da Flórida e podem ser vistos tanto na Costa Leste quanto na Costa Oeste do estado. De novembro a março, ou assim que a temperatura das águas começa a baixar, eles buscam refúgio nas águas das springs.
Vamos falar de alguns dos melhores lugares para ver peixes-bois na Flórida?
Crystal River
Crystal River é a capital mundial do peixe-boi e o único lugar nos Estados Unidos onde você pode nadar com eles (legalmente e de forma sustentável) E o mais incrível, no inverno os eles aparecem aos montes e esbanjam sua formosura pelo rio de crystal e pelas springs da região.
Three Sister Springs, a nascente mais famosa e mais bonita da Flórida, abriga centenas deles nos dias mais frios do ano, e se transforma em um refúgio para a espécie. Um espetáculo que pode ser observado da plataforma de observação. Nessa época é proibido o uso de caiaques e a única forma de adentrar a nascente é nadando.
Para você ter uma ideia da quantidade de peixes-bois que dependem das águas de Crystal River para sobreviver, em fevereiro de 2018 o departamento de caça e pesca dos Estados Unidos realizou uma contagem aérea dos peixes-bois em toda a Flórida e contou 6131, mais de 1000 animais nas águas da cidade; nenhum outro lugar do mundo tem uma concentração tão grande de manatis!
Nadar com peixe-boi (Reserve aqui) é um dos principais atrativos de Crystal River e é claro que todo esse turismo acontece de forma responsável e voltado para a preservação do animal.
Weeki Wachee
Coladinha em Crystal River, Weeki Wachee é conhecida pelo show de sereias dançantes que precede os parques da Disney e proporciona uma experiência bem legal aos pequeninos.
A spring também é ponto de saída para os passeios de caiaque pela região, e as chances de encontrar um manati nadando pelo rio Weeki Wachee são bem altas durante o inverno.
Homosassa
O spring de Homosassa desempenha um papel bem interessante na conservação dos peixes-bois da Flórida. Durante os dias frios, o parque abre as comportas da sua spring para manatis selvagens e recebe centenas deles.
Durante o resto do ano, é possível observar os três manatis residentes do Homosassa Springs Wildlife State Park (que funciona como um mini zoológico para espécies nativas que não podem ser reintroduzidas na natureza), acompanhar a alimentação deles e aprender sobre a espécie.
DeLand (Blue Springs State Park)
O Blue Springs State Park fica em Orange City, mas a vizinha descolada DeLand, é a melhor base para quem deseja explorar o parque.
A Blue Springs também funciona como um refúgio de manatis durante o inverno. As águas do parque ficam fechadas para banhistas e os animais tomam conta do cenário. Do alto da plataforma de observações é possível vê-los nadando ou descansando.
Captiva Island (Roosevelt Chanel)
Captiva Island é um dos destinos mais família da Flórida e uma boa pedida para observar manatis entre abril e novembro.
No Roosevelt Channel – ele fica bem em frente ao Tween Waters Resort, onde nos hospedamos – vimos manatis diariamente ao amanhecer, e um deles chegou bem pertinho do meu caiaque durante um passeio que fiz por lá. Os peixes-bois foram uma excelente adição ao meu roteiro pela ilha.
Tampa Bay (TECO Manatee Viewing Center)
Entre novembro e abril é temporada de manatis em Tampa Bay, e o TECO Manatee Viewing Center em Apollo Beach é uma boa pedida para vê-los em grandes quantidades.
As águas quentinhas liberadas pela usina de Big Bend no canal foram designadas pelo estado da Flórida como refúgio para os animais. Há plataformas de observação para vê-los de pertinho e a entrada é grátis.
Riviera Beach (Manatee Lagoon)
Quem faz a roadtrip entre Miami e Orlando de carro, pode dar um pulinho na Riviera Beach (região de Palm Beaches) para visitar a Manatee Lagoon, mais um local utilizado como os pelos peixes-bois da Flórida para escapar das águas geladas no inverno.
A lagoa é aquecida pelas águas liberadas pela planta de energia local, e para celebrar a chegada dos mamíferos há um centro de visitantes recheado de informações sobre a espécie e sobre o Lake Worth (um ecossistema bem interessante!)
Vale conferir a programação já que há muitas atividades gratuitas como contação de histórias para os pequeninos e aulas de yoga para adultos.
Cocoa Beach (Indian River Lagoon)
Labirintos de mangues fotogênicos e um ecossistema riquíssimo com muitas espécies de peixes, golfinhos e claro, manatis. O Indian River Lagoon é um pedacinho de paraíso que pode ser acessado pelas cidades de Cocoa Beach ou de Titusville, e um passeio que me impressionou muito mesmo sem ver nenhum deles.
Há plataformas de observação no Merritt Island National Refuge, mas se eu fosse você, não perderia a experiência do caiaque!
Como é nadar com peixes-boi na Flórida
Chegou a hora descrever uma das experiências mais incríveis da Flórida (e da vida!), nadar com peixe-boi (Reserve aqui). Uma experiência sustentável e muito especial.
A atividade contribui com a economia local, é feita com muito cuidado e carinho para não assustar/ estressar o animal. Em contrapartida a cidade investe recursos na conservação dos manatis e na manutenção de um ecossistema saudável – com direito a programas de reflorestamento das plantas aquáticas que alimentam a espécie.
Os guias de Crystal River são credenciados e certificados para assegurar as boas condições dos peixes-bois e usam técnicas de observação passiva aprovadas pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.
É proibido perseguir, alimentar, encurralar, mergulhar perto de um peixe-boi que esteja descansando e encostar nos animais. Também existem muitas regras que devem ser seguidas à risca, como não entrar nas áreas demarcadas como santuário, interferir em trabalhos que estejam acontecendo nas águas.
Nossa experiência em Crystal River
Eram 6:45 da manhã quando chegamos ao escritório do Plantation Adventure Center. Fomos recebidos por uma galera simpática que prontamente nos olhou, calculou – com precisão – o tamanho das roupas de neoprene e nos passou um monte de formulários de praxe para assinar.
O segundo passo foi assistir um vídeo com instruções de como fazer o passeio e com as regrinhas que já adiantei no início do texto: não pode encostar, chutar, subir ou encurralar um manati, o ideal é nadar pertinho dele – e todos flutuam graças as grossas roupas de neoprene – sem modificar o percurso natural do animal.
Na sequência embarcamos rumo aos canais onde os manatis se concentram. Como há muita comida nesta região, são grandes as chances de achá-los bem pertinho de onde começa o passeio. E claro, as cores do amanhecer trouxeram uma energia especial.
Não demorou muito para encontrarmos o “nosso manati”, de tamanho mediano – uns 2 metros – e para lá de pacato.
Saímos do barco e nadamos cuidadosamente até ele, que pareceu nem notar nossa presença e continuou comendo sua graminha. Peixes-bois possuem apenas 8% de gordura, e como são vegetarianos, precisam comer grandes quantidades de grama aquática (Manatee Grass) para permanecerem saudáveis.
Ver aquele animal enorme e super dócil tão de pertinho é uma experiência tão surreal que até me emocionei e embasei a máscara de mergulho
O manati é vagaroso e intercala gordas mordidas de grama (Manatee Grass) com uma respirada. E foi em uma dessas respiradas que ele resolveu chegar bem na minha cara e me dar um sustão. A guia me advertiu por fazer movimentos bruscos, mas a minha reação ao ver o bicho no meu nariz – literalmente – foi dar marcha ré, e rápido!
Essa foi a primeira de muitas encostadas do manati que é bem curioso, não enxerga tão bem, e muitas vezes encosta em alguém do grupo.
A corrente foi nos empurrando – nós e o manati – para uma parte mais escura do rio e uns 20 minutos depois perdemos a visibilidade. Aqui tivemos a opção de ir nadar nas springs ou procurar mais peixes-bois, o que eu escolhi? Mais peixes-bois, e que sorte que o grupo topou!
Nosso segundo encontro e o mais especial da viagem, foi com uma mamãe peixe-boi e seu filhote, eles nadavam juntos e a mãe amamentava o bebê que não largava o peito nem enquanto a mãe respirava.
Em um determinado momento eles se separaram e o filho resolveu brincar com o nosso grupo. Primeiro ele abraçou a guia e ficou roçando a cabeça na barriga dela que retribuiu com carinho e, em seguida, resolveu xeretar os outros integrantes do grupo, escolhendo um deles para sentar.
Foi muito engraçado, e surreal ver como eles são dóceis e curiosos! “Não pode encostar no peixe-boi” disse a guia com um sorriso no rosto, mas quando eles encostam – ou montam – em alguém do grupo – vale retribuir com carinho”.
De volta ao barco, demos uma passadinha em Hunter Springs (uma das springs de Crystal River – acessível tanto por barco quanto de carro) para nadar. Dessa vez o Tom se animou e foi com o Gu, enquanto eu fiquei no barco com o Caio tomando chocolate quente oferecido pelo tour. Uma delícia de passeio e de experiência.
Quanto custa o passeio?
O passeio custa cerca de $67 por pessoa e inclui máscaras de mergulho e snorkel, roupa de neoprene ultra grossa e um guia excelente. Amamos e recomendamos muito a experiência.
Quem preferir fazer uma excursão saindo de Orlando, paga $134 por pessoa com transporte de ida e volta, excursão de barco pelo rio Withlacoochee e entrada no Homosassa State Wildlife Park. Um baita passeio!
Seja qual for a sua escolha, reserve com antecedência. O número de participantes é limitado e as excursões costumam se esgotar.
Uma dica essencial para quem viaja fora de temporada, é fazer o passeio o mais cedo possível para aumentar as chances de vê-los.
Crianças podem fazer o passeio?
O Caio (1 ano e meio) ainda é pequeno para o passeio, mas o Tom (3 anos) poderia fazê-lo com uma roupa de tamanho um pouco maior (o menor número que eles tem é 5, ficou grande mas até que coube bem) desde que ele ficasse confortável na água e sem se mexer muito (para não chutar ou assustar o animal). No final das contas ele ficou com medo da água fria – 21 graus – e não do peixe boi, e preferiu não entrar.
Segundo nossa guia, em geral, crianças a partir de 5 anos conseguem curtir e aproveitar bem este passeio! Melhor ainda quando a criança já sabe nadar e está confortável com a água.
Qual a melhor época para nadar com peixe-boi na Flórida?
A melhor época para avistá-los em grandes quantidades é durante o inverno – de novembro a fevereiro – quando as águas do mar ficam mais geladas e eles vêm para as springs que tem uma temperatura constante de 21 graus.
Nos outros meses a quantidade de peixes-bois é reduzida. Há uns 50 anos que eles decidiram chamar Crystal River de casa e ficam por ali o ano todo, assim, arrisco dizer que dá para fazer este passeio em qualquer época do ano, mas você vai precisar de um pouco de sorte, e sair bem cedinho para aumentar as chances.
Nós viajamos no comecinho de setembro e avistamos manatis tanto durante nosso passeio de caiaque por Kings Bay, quanto durante o passeio para nadar com manatis, foi especial!
Planejando sua ida a Crystal River
Nadar com peixes-bois em Crystal River é um passeio que pode ser feito tanto como bate e volta a partir de Orlando (aqui você pode tanto optar por uma excursão quanto fazer o passeio por conta própria) ou fazer o passeio a partir de Crystal River.
Dormir uma ou duas noites na cidade é uma pedida maravilhosa para quem quer explorar a região.
Como chegar em Crystal River?
Seja para um bate e volta de um dia ou para uma estadia mais caprichada em Crystal River, você vai precisar alugar um carro.
Minha dica para aluguel de carro na Flórida é usar o RentCars para te ajudar a comparar os melhores preços – e fechar seu carro parcelado em até 12 vezes, sem juros e sem IOF. O trajeto entre Orlando e Crystal River leva cerca de 1 hora e meia e é bem tranquilo.
Principais distâncias:
- Orlando: 145 Km
- Tampa: 119 Km
- Miami: 507 Km
- Key West: 755 Km
Bate e volta a partir de Orlando
Se você sair cedinho e não tiver pressa para voltar, dá para fazer o bate e volta. Falo isso porque além do passeio para nadar com peixes-bois que é imperdível, vale aproveitar o rolê para conhecer as Three Sisters Springs e explorar outros cantinhos especiais como a Fort Island Gulf Beach (o pôr do sol é maravilhoso) e o Homosasa State Park que atua como um mini zoo para animais resgatados na natureza. Tente chegar às 15:00 para ver os três manatis que residem no parque sendo alimentados com porções generosas de alface (cada peixe boi come 24 pés de alface 4 vezes por dia).
Passeio de dia inteiro saindo de Orlando
Quem sai de Orlando pode fazer o passeio por conta própria ou contratar uma excursão que já inclui tudo: trajeto de ida e volta, nadar com peixes-bois, passeio de 30 minutos de Airboat, almoço + entrada no Homosassa State Wildlife Park. Veja mais detalhes aqui.
Vale a pena dormir em Crystal River?
Foi exatamente o que fizemos no nosso roteiro pelas fontes cristalinas da Flórida , uma viagem de 8 dias que começou em Orlando.
Passamos 2 noites em Crystal River, que além de ponto de saída para o passeio de peixes- bois, tem mais de 48 Springs, uma mais maravilhosa que a outra. A cidade tem algumas opções de hotéis bem centrais com preços equivalentes aos de Orlando.
A comodidade de acordar no destino e poder curtir as maravilhas de Crystal River do nascer ao pôr do sol faz com que a estadia na cidade realmente valha a pena. Eu amei e recomendo muito a experiência.
Onde ficar em Crystal River
The Plantation on Crystal River
Nós ficamos hospedados no The Plantation on Crystal River, o hotel é lindo e a chegada, em meios aos carvalhos cobertos com grossas camadas de Spanish Moss, é impactante. O hotel tem uma estrutura de lazer caprichada com piscina, quadras e vistas bonitas da Kings Bay.
Os quartos são um pouco antigos, mas foram recentemente remodelados. Reserve aqui
Outros bons hotéis em Crystal River são:
Da já conhecida rede de hotéis Hampton by Hilton, esta é uma opção sólida que inclui café da manhã no valor da diária. O hotel possui piscina ao ar livre e um centro de negócios. Os quartos são espaçosos e dispõem de micro-ondas, frigobar e máquina de café. A decoração é básica e o chão é revestido com carpete. Reserve aqui.
Mais uma opção muito bem avaliada em Crystal River com café da manhã e estacionamento incluso. Por aqui, a localização é excelente, bem próximo ao Three Sisters Springs. Os quartos possuem, no mínimo, 25 m², ou seja, você terá bastante espaço para arrumar e desarrumar as malas. Reserve aqui.
Best Western Crystal River Resort
Este resort oferece passeios de mergulho com cilindro ou snorkel para seus hóspedes. Café da manhã, estacionamento e wi-fi inclusos no valor da diária. Todos os quartos são equipados com mesa para trabalho, micro-ondas e frigobar. Reserve aqui.
Dica para quem viaja com crianças: Leitura infantil
Para quem viaja com crianças vale ler o livro Xica, da autora Rosinha que conta a história de um peixe-boi em busca da liberdade. A história é linda e é uma forma super legal de ensinar sobre a espécie, além de conscientizar nossos pequenos desde cedo sobre a importância de cuidar das espécies/
Depois de ler o livro para os meninos, o Tom e o Caio ficaram super ansiosos para conhecer a Xica, e não preciso nem dizer que todos os peixes-bois que encontramos pelo caminho viraram “Xica”, preciso?! O livro é uma graça e vale a leitura.
Seguro viagem
Não viaje para os Estados Unidos sem um BOM seguro viagem. O seguro viagem te proteger contra voos cancelados, bagagens extraviadas, e qualquer eventualidade médica. Você sabia que uma consulta médica na Flórida custa pelo menos $200? Em contrapartida, um bom seguro viagem custa menos de R$10 por dia de viagem – faça uma cotação agora para provar que estou falando sério.
Nós recomendamos a Seguros Promo, um comparador de seguros que busca os melhores custos x benefícios do mercado e te ajuda a escolher o seguro certo para a sua viagem. Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem! Faça sua cotação já!
Veja também: Seguro de viagem para os Estados Unidos
Chip de celular
Você sabia que dá para comprar chip de telefone para os Estados Unidos ainda no Brasil e economizar?
O chip de telefone da O Meu chip pega super bem na Flórida, e é mais vantajoso que comprar um chip local. Compre já o seu!
E aí, curtiu nossa experiência nadando com os manatis na Flórida? Deixe seu comentário ou pergunta!
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
Esse conteúdo é uma parceria com o Visit Florida
Veja também:
Destinos incríveis da Flórida
- Crystal River: Nascentes cristalinas e mergulho com peixes-bois
- DeLand: Centro histórico vibrantes e piscinas naturais
- Anna Maria Island: Um destino de praia espetacular
- Sarasota: As praias mais famosas dos EUA
- Palm Beaches: Sofisticação e praias lindas
- Captiva Island: Um destino incrível para famílias
Parques de Orlando
- Islands of Adventure
- Universal Studios Orlando
- VIP experience Universal
- Animal Kingdom
- Roteiro Epcot
- Como viajar com bebê para a Disney
Planejando sua viagem para Orlando
Gente, fiquei apaixonada! Nunca tinha pensado em visitar esse cantinho na Flórida e agora Crystal River vai ficar ressoando na minha cabeça. =P
É maravilhoso! Estou apaixonada pelos Springs da Flórida!
Beijos
Adorei, Mari! Deve ser uma experiência e tanto. Adorei o vídeo! Beijo.