O que fazer no Pier 39 em San Francisco: Melhores Atrações + Dicas de onde comer
Descubra o MELHOR do Pier 39, um dos cantinhos mais turísticos de San Francisco. Neste post você encontrará um guia completo com dicas imperdíveis do que fazer no Pier 39, melhores restaurantes e lanchonetes, passeios imperdíveis, lojinhas que valem a parada e dicas bacanas para quem viaja com crianças.
O pier 39 tem MUITA coisa legal, mas também tem uma série de pegadinhas, lugares BEM meia boca, e atrações ruinzinhas que não merecem entrar no seu roteiro, aí vão minhas preferidas (e sim, você vai descobrir que além de turistão o píer tem muitos lugares legais.) Vamos nessa?
O que fazer no píer 39, em san francisco
Todo Roteiro de San Francisco que se preze inclui pelo menos uma paradinha rápida no Píer 39, um local com vibe bem internacional e pouco frequentado pelos locais. O que eles não sabem é que em meio as clássicas lojinhas de souvenir e leões marinhos bagunceiros há várias paradas interessantes e que valem a visita, especialmente para quem viaja para San Francisco com crianças.
Quer mais um bom motivo para incluir o Píer 39 no seu roteiro? Vistas maravilhosas de San Francisco, da ilha de Alcatraz e da Golden Gate Bridge. Falando em vistas, é daqui que saem os divertidos passeios de barco pela baía de SF.
Melhores atrações do Píer 39
- Leões marinhos de San Francisco
- Vistas incríveis de San Francisco.
- Passeio de barco
- Compras no Píer 39
- Aquário de San Francisco
- Carrossel do Píer 39
- Bay Plunge
- The Flyer & Escape Rooms
- Shows de música
- Programação de natal do Píer 39
- Onde comer bem no Píer 39
- Outros passeios divertidos pela região
Além das dicas com melhores atrações do Píer 39 preparei uma coletânea de dicas para te ajudar a incluir esse passeio no seu roteiro.
- Como chegar
- Quando ir ao Pier 39
- Vale a pena se hospedar perto do Pier 39?
- Afinal, vale a pena visitar Pier 39?
1- Ver os leões marinhos de San Francisco
Não dá para falar em Pier 39 e não falar da animada, barulhenta (e as vezes mal cheirosa) colônia de leis marinhos que reside no local.
Os primeiros leões marinhos chegaram no Pier 39, em 1898 pouco depois do grande terremoto Loma Prieta que fez toda a Bay Area tremer. A primeira residência escolhida pelos bichinhos foi o Dock K, que naquela época servia de marina para barcos turísticos e barcos pesqueiros.
Depois de um pouquinho de pesquisa, foi decidido (para o desespero dos marinheiros da região) que os leõs marinhos seriam mantidos e protegidos no local, só que o Dock K não aguentou o peso das centenas de leões marinhos que passaram a dividir aquele espaço e teve que ser substituído por pequenas plataformas flutuantes.
Hoje o Pier 39 é casa de centenas de leões marinhos (a quantidade varia bastante conforme a época do ano. E a graça é vê-los de perto, e observar o comportamento engraçado dos bichinhos. Em época de Pier os leões marinhos disputam espaço e derrubam os amiguinhos para fora da plataforma.
A agilidade dos bichos e a forma como eles sobem, descem e se estapeiam por espaço é impressionate. Os meses de inverno são época de Pier cheio e o local chega a abrigar 600 deles, a visita é bem divertida nessa época.
Dica: o site do Píer 39 (veja aqui) tem uma webcam Live para você observar os leões marinhos
Quer aprender mais sobre os leões marinhos?
O Sea Lion Center (203 PIER 39 Concourse) uma iniciativa gratuita operada pelo aquário de San Francisco, serve como uma espécie de centro de visitantes do píer. O local tem um esqueleto de leão marinho montadinho, vídeos interessantes e muitas curiosidades. Vale a visita.
2- vistas incríveis da cidade
O Pier 39 tem vistas bem bonitas para a ilha de Alcatraz, para a ponte Golden Gate e para as montanhas de San Francisco. Com uma câmera em mãos e um pouquinho de criatividade, dá para tirar fotos ótimas.
No segundo andar – especialmente nas mediações do aquário – há vistas interessantes do skyline da cidade.
3- passeio de barco em San Francisco
Ver a Golden Gate e toda a baía de San Francisco do mar é uma experiência muito linda, especialmente durante o pôr do sol, se você tem 3 ou mais dias na cidade recomendo muito um passeio de barco pela baía de San Francisco.
Duas das empresas de barco mais renomadas de San Francisco tem pontos de saída de seus passeios no Pier 39, a Red and White Fleet e a Golden & Blue Fleet.
Os tours custam a partir de 35 dólares e duram cerca de 1 hora. Já fiz o passeio com as duas empresas e prefiro a Red and White Fleet, o ingresso custa $4 mais caro por pessoa, mas acho o tour melhor explicadinho (tem até audio-guia em português) e o barco um pouco mais vazio. Vale pagar um tiquinho a mais.
Topa fazer um passeio um pouquinho mais longo?
O passeio de ponte a ponte dura 1 hora e meia e te dá uma visão bem especial da baía com vistas maravilhosas das duas pontes. Adoro esse passeio.
E claro, o passeio durante o pôr do sol, é uma das formas mais lindas e especiais de fotografar a baía de San Francisco. Se puder escolher esse horário, não pense duas vezes.
Quer algo BEM mais exclusivo?
A pedida é fazer o passeio de veleiro, um tour bem mais exclusivo e repleto de oportunidades fotográficas . O passeio de veleiro dura 90 minutos tem BEM MENOS gente e incluí um drink por pessoa, o passeio custa a partir de $60 por pessoa. Os passeios durante o pôr do sol custam cerca de $75 por pessoa. (Recomendo muito!)
Seja de veleiro ou de barco tradicional ver San Francisco de dentro do mar, e passar por baixo da ponte são experiências MUITO especiais para um dia de sol. #RecomendoMuito.
4- compras no píer 39 + lugares para fotografar
Além das atrações que tornam o local famoso, o Pier 39 é todo bonitinho e tem alguns espaços que rendem fotos bem legais como o icônico carangueijo de plantas que fica na entrada, a escadaria piano, e o coração “open heart” (bem no finalzinho do píer).
Lojas mais legais do Pier 39
O Pier 39 está longe de ser o lugar mais barato de San Francisco para fazer compras, mas tem algumas lojinhas que valem a parada:
- Image Arts: que vende fotos e posters de todos os tipos e tamanhos para decorar a casa. A loja é linda e os preços são ótimos.
- Solve it Puzzles: Especializada em quebra-cabeças de lógica feitos de madeira, é bem legal! A loja tem um espaço legal onde você pode tentar montar e desmontar os quebra cabeças, engenheiros de plantão vão pirar (o Gu pirou com os quebra cabeças e ficou lá dentro bem mais tempo do que eu gostaria)
- Christmas in San Francisco: Um dos melhores lugares da cidade para comprar enfeites de natal, aberta o ano todo.
- Lefty’s: uma loja focada em produtos para canhotos. Tem um monte de coisa bacanas para você ou para aquele seu amigo canhoto. Meu irmão canhoto ficou um pouco desapontado com o sortimento, mas o conceito é legal pra caramba.
- Chocolate Heaven que tem centenas de variedades diferentes de chocolates (vale a pena visitar, mas deixe para comprar chocolate na Ghirardelli )
- Houdini’s Magic Shop:vende kits de mágica que as crianças adoram.
Para Fotografar:
A escadaria piano toca música a cada passo.
Open Heart
O Pier 39 tem um exemplar BEM especial dos corações de San Francisco, uma iniciativa do Hospital Geral de San Francisco para financiar os custos da instituição, há sempre corações a mostra na Union Square, e de tempos em tempos eles são leiloados e substituídos por novos corações.
O coração permanentemente exposto no Pier 39 foi produzido pelo artista Californiano Patrick Dintino, cuja mãe foi salva graças a uma cirurgia bem sucedida de coração. O Open Heart (coração aberto) é um dos pontos mais fotografados do Pier.
5- aquário de San Francisco (Aquarium of the Bay)
O Aquarium of The Bay ($29,95 para adultos e $19,95 para crianças até 12 anos. Menores de 3 anos não pagam | ingresso online é $2 mais barato) é uma das atrações mais badaladas do Pier 39 e na minha opinião, uma pedida legal para quem viaja com crianças e não vai para Monterey.
As lontras (que dormem no final da tarde) são a atração principal deste pequeno aquário, mas o que mais me impressionou foram os túneis repletos de peixes, raias e tubarões, bem bonito. Os aquários de águas vivas (bem mais modestos que os do aquário de Monterey são bacanas).
Devido ao COVID o número de ingressos vendidos por dia é limitado, se você quer visitar o aquário, compre seu ingresso com antecedência (o ingresso pode ser cancelado caso você mude de ideia).
6- Carrossel do Pier 39
O passeio preferido dos meus filhos no Pier 39 é o carrossel, um carrossel lindo de 2 andares.
Repare que os desenhos ilustram o carrossel são elementos da cidade de San Francisco como a Lombard Street, Coit Tower e Chinatown! Entre um cavalo e outro, você encontrará um tigre inspirado nos elementos chineses da cidade. Adoro esse carrossel.
Se você pensa em fazer muitas atividades
Para quem viaja com criança, ou quer investir mais tempo nas atividades do Pier 39 a dica é comprar os ingressos combinados de até 3 atrações (a venda tanto online quanto na bilheteria das atrações).
7- Bay Plunge
Uma atração voltada para os pequenos mais radicais, o Bay Plunge é uma versão light do elevador que cai. Aqui os visitantes terão vistas lindas da baía com um tiquinho de adrenalina.
8- 7D Experience & The Flyer
Aí vão duas atrações que ainda não tive a chance de visitar mas que parecem bem interessantes: The Flyer (uma experiência 3D linda com cadeiras que se movem e uma tela super especial) uma forma rápida de viajar pelos principais pontos turísticos de San Francisco, e a Experiência 7D, uma mistura de jogo de arminha, desafios com laser e experiência em terceira dimensão, jovens e adolescentes adoram.
As experiências custam a partir de $14 por pessoa.
9- Shows de mágica, músicos e animadores
O Pier 39 tem uma programação animada com shows de música, mágicos e concertos durante quase todos os finais de semana do ano e todos os dias durante o verão.
Os shows são concorridos, animados e a criançada adora! Isso sem falar nos músicos independentes (alguns deles muitos bons) que tocam na frente do pier. Quem curtir o show pode deixar um ou dois dólares de cachê para eles, os artistas vivem dessa gorjeta.
10- Programação de natal do Pier 39
O natal é uma das minhas épocas preferidas para visitar o Pier 39 que ganha decoração natalina com árvore de natal gigante e shows de música com corais locais. Taí um dos cantinhos mais especiais de San Francisco no natal.
Para quem curte comprar enfeites de natal caprichados, a loja Christmas in San Francisco abre o ano todo e tem enfeites muito lindos. Esse aí da foto veio comigo para casa :).
11- Onde comer no pier 39
O Pier 39 não é meu lugar preferido para comer em San Francisco. Por ser muito turítisticos, os lugares são mais caros do que a média da cidade, e muito mais lotados do que eu gosto, mas tirando uma pegadinha turística ou outra, dá sim para comer bem por lá.
Atenção: Os Restaurantes do Pier 39 exigem comprovante de vacina do COVID para maiores de 12 anos.
Aí vão os melhores restaurantes do Pier 39
Crab House
A Crab House serve os tradicionais caranguejos gigantes de San Francisco no capricho. O Restaurante é super bonitinho e o atendimento é ótimo.
Wipeout Bar & Grill
O Wipeout Bar & Grill é um lugar bem descolado para comer um sanduba ou tomar um drink caprichado. O lugar vive abarrotado, e é um dos melhores lugares do pier para comer.
Padaria Boudin
A famosa padaria Boudin tem uma pequena filial no Pier 39. Ao invés de comer na filial, eu se fosse você, daria alguns passos e rumo ao Fisherman’s Wharf e comeria na autêntica Boudin, que é LINDA e tem um menu muito mais completo, por lá há a opção de uma lanchonete descontraída no piso de baixo e um restaurante caprichado (e bem gostoso) no segundo andar.
Para comer a pedida mais típica é a sopa de mariscos Clam Chowder, servida quentíssima no pão Italiano, e uma tradição na cidade. A sopa de tomate e as saladas da casa também são ótimas
Hard Rock Café
Hambúrguer e pratos caprichados e muito Rock. O Hard Rock é igualzinho (ou melhor, muito parecido) em todos os cantos do mundo. Os pratos são bem servidos, o ambiente da casa é MEGA cool, há desenhos para os pequenos colorirem e a lojinha tem vários itens bacanas exclusivos de SF.
Bubba Gump
Quem viu o filme Bubba Gump vai querer provar o Bubba Gump mais autêntico de todos! O Bubba Gump de San Francisco é bem animado, e bem disputado. A comida não é uma maravilha, mas a experiência é interessante. Entre o Bubba Gump e o Hard Rock, eu ficaria com o Hard Rock, mas deixo você escolher.
Cod Mother: Fish & Chips maravilhoso
O Cod Mother (496 Beach St, San Francisco, CA) fica fora do Pier, mas é tão pertinho que vou adicionar aqui nas dicas. Esse food truck descolado tem o melhor fish & chips da cidade, e uma sobremesa bem calórica que faz o maior sucesso: Oreo’s fritos.
O que eu não recomendo:
A sorveteria Dreyers (versão gringa da Nestlé) tem uma loja no Pier 39. A grande sensação são as casquinhas feitas na hora para lá de perfumadas, só que o sorvete é caro e sem graça (é sorvete de supermercado, né amigos!)
Quer um sorvete bom? Experimente o sorvete o Ghiradelli alí do lado ou os incríveis sorvetes da Bi-Rite, e Smitten Ice Cream (minhas sorveterias preferidas em San Francisco)
Planeje sua visita ao Pier 39
Aí vão algumas dicas práticas para você planejar sua visita ao Pier 39 em San Francisco.
Como chegar?
O jeito mais legal de chegar ao Pier 39 é pegando o Cable Car, o bondinho de San Francisco (Saí da Union Square e desce no Fisherman’s Wharf – $8,00).
Outra alternativa super tradicional é a linha F do Muni (que saí do Castro e vai até até o Fisherman’s Wharf -$2,50 trocados, o Muni não dá troco), os bondes da linha F são bondes históricos reformados de vários cantis dos EUA e do mundo.
A pé ou de bicicleta
Quem vier do Embarcadero, pode caminhar pela costa até chegar ao Pier, a caminhada é muito gostosa e cheia de cantinhos legais para fotografar. Há uma ciclovia para quem vai pedalar.
Estacionamento:
Se você vai de carro, pode estacionar no estacionamento do Pier e validar seu ticket grátis por até duas horas cem uma das lojas do Pier 39 ou restaurantes do Pier 39.
Quando ir?
Vá durante a semana! Os finais de semana são muito mais animados, e lotados do que o ideal, eu se fosse você, passaria bem longe.
Com quem ir?
Esse é um programa bem família, e um lugar bacana para agradar os pequenos. Meus filhos AMAM o Pier 39, e é um programa que fazemos todo natal.
Adultos que curtem programas mais turísticos – meu pai, por exemplo, AMA o Pier 39, também vão gostar. Se você é do tipo que corre de programa turistão, uma visita rápida com passeio de veleiro no pacote, tão de bom tamanho para você.
Não esqueça do seguro viagem
A contratação de um seguro viagem não é obrigatória para quem viaja para os Estados Unidos, mas ouso dizer que o seguro é seu melhor amigo no caso de qualquer imprevisto! Quem sonha e planeja uma viagem não quer se deparar com preocupações e gastos além do esperado.
Quem viaja sem seguro está sujeito a ter que colocar a mão no bolso muito mais vezes do que o necessário, pois os custos de qualquer atendimento médico, por mais simples que seja, são bem elevados e podem ser uma surpresa nada agradável. Isso sem falar que atualmente existe cobertura para cancelamentos de voos, extravios de bagagem, assistência odontológica e inclusive assistência jurídica, sabia?
Entre no site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que já me apresenta uma listagem com os melhores seguros disponíveis no mercado, com os respectivos valores e tipos de cobertura, garantindo que você encontre uma apólice ideal em questão de segundos. Eu, que sou macaca velha no assunto, não viajo sem! Clique aqui e faça sua cotação inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.
Vale a pena se hospedar perto do Pier 39?
Depende do seu estilo de viagens e do seu budget.
Quem tem um estilo mais turistão e sabe que vai querer visitar o Pier e jantar por lá várias vezes durante a viagem (cuidado que fecha cedo!), a região pode ser uma boa pedida sim.
Também recomendo a região do Fisherman’s Wharf para quem tem um budget mais limitado, os hotéis da região costumam ter preços BEM mais acessíveis que os da Union Square.
As melhores pedidas de hospedagem no Fisherman’s Wharf são:
- Hotéis caprichados: Fairmont Heritage Place Ghirardelli Square, Argonaut Hotel, Marriott Vacation Club e Hotel Zephyr
- Hotéis com bom custo benefício: Mariott, Riu Plaza e Holiday Inn express
- Hostel: Hi San Francisco Fisherman’s Wharf (vale olhar os quartos privativos!)
Veja aqui nossas melhores dicas de Onde ficar em San Francisco.
Afinal, vale a pena visitar Pier 39?
Muito, especialmente se é a sua primeira visita a San Francisco.
Você vai adorar os leões marinhos (eu avisei que são fedidos, hein?), os show de música ao vivo e as vistas lindas da cidade.
Com as crianças recomendo muito o passeio de carrossel, e para quem não vai a Monterey, o aquarium of the Bay.
E aí, gostou das dicas?
Guarde este post no Pinterest!
Ótimo site amei as informações..
Amei as dicas, tudo anotadinho!
Que bom que gostou!
Obrigada 🙂
Abraços
Heyyy, adorei Mari, já imprimi o voucher 😉
Beijocas
🙂 🙂 🙂 Tá chegando a viagem hein? Depois que saber todos os detalhes!