Crystal River: Nade em piscinas naturais cristalinas e nade com manatis ao lado de Orlando
Piscinas naturais cristalinas e a maior população de peixes bois do mundo são dois bons motivos para você incluir Crystal River no seu roteiro pela Flórida. A cidade fica a cerca de 1h30 de Orlando de carro e é uma pedida incrível para acrescentar uma pitada de natureza e muitas oportunidades fotográficas lindas na sua viagem.
Neste post dividiremos com você nossas melhores dicas do que fazer em Crystal River, onde se hospedar, dicas de onde comer bem e muito mais.
Pronto para se apaixonar por Crystal River?
O que fazer em Crystal River na Flórida
Águas azuladas brotando do solo, peixes-bois em abundância, gastronomia deliciosa e praias, Crystal River é um destino completo e que oferece muitas possibilidades de contato com as nascentes cristalinas da Flórida, as springs da Flórida. Há cerca de 40 springs na região de Crystal River, e pelo menos duas delas, Hunter Springs e Three Sisters Springs merecem entrar no seu roteiro.
A melhor época para visitar a cidade é de novembro a março, quando milhares de peixes-bois buscam abrigo das águas frias do golfo e vêm se refugiar nas nascentes da cidade. Passarelas de madeira estrategicamente posicionadas ao lado das nascentes proporcionam aos visitantes a chance de ver centenas deles de pertinho. Também é permitido – de forma monitorada e com todos os cuidados necessários – mergulhar com os peixes-bois.
Nas outras estações do ano a população de peixes-bois é menos numerosa, mas ainda assim é possível vê-los, principalmente de manhã cedinho. Com a temperatura mais quente, a graça é se esbaldar nas águas geladas e se impressionar com a transparência do rio de cristal.
Aí vão os melhores passeios de Crystal River:
- Three Sisters Springs
- Nadar com Manatis (peixes-bois)
- Observação de Manatis
- Passeio de Caiaque
- Hunter Springs
- Centro de Crystal River
- Fort Island Gulf Beach
- Homosassa Springs Wildlife Park
- Comer bem
- Passeio de Speed Boat
E para te ajudar a planejar sua viagem aí vão algumas dicas práticas:
- Como chegar em Crystal River
- Onde ficar em Crystal River
- Como incluir Crystal River no Roteiro
- Seguro Viagem e Chip de celular
1- Three Sisters Springs
Comece sua viagem a Crystal River conhecendo uma das springs mais espetaculares da Flórida, a Three Sisters Springs.
Límpida, exuberante e rodeada de vegetação, a Three Sisters springs tem esse nome pois é abastecida por três diferentes nascentes, um lugar que vai e te premiar com algumas das memórias mais especiais da viagem.
Durante o inverno a nascente se transforma em refúgio para milhares de peixes-bois que fogem das águas geladas do golfo do México em busca da temperatura constante das springs. Durante esse período ela fica fechada para caiaques e a única forma de adentrar o local é nadando, sempre com muito cuidado para não perturbar o descanso dos animais.
Para chegar lá, nós fizemos um passeio de caiaque. Como viajamos fora de temporada tivemos a chance de visitar a piscina natural completamente vazia, mergulhar nas águas azuis geladinhas e contemplar o visual. Foi lindo!
No dia seguinte fizemos questão de voltar ao spring, desta vez ao boardwalk, para vê-lo do alto e curtir as vistas espetaculares.
Como não era temporada de manatis, pudemos voar o drone e ter uma perspectiva aérea. É lindo! (Quando há manatis no local, o drone é proibido).
2- Nadar com Manatis
Não dá para falar de Crystal River sem falar em dos manatis, ou peixe-bois, a cidade serve de moradia para a espécie o ano todo, mas é no inverno (entre novembro e fevereiro) quando a temperatura das águas do golfo começam a baixar que eles debandam para as springs da Flórida e enchem Crystal River de vida.
O espetáculo é maravilhoso e a boa notícia é que você pode viver essa experiência de forma responsável.
Nadar com peixe boi é uma atividade inesquecível e, o mais importante, sustentável. Crystal River é o único lugar no mundo que permite nadar junto aos bichinhos e tudo é feito com muito cuidado e respeito.
Antes do passeio todos os participantes recebem um pequeno treinamento: não pode tocar, subir ou bloquear o caminho dos peixe-bois, mas como eles são naturalmente curiosos, há grande chance de um deles querer encostar (ou subir em você) como aconteceu com um garoto do nosso grupo.
Quanto custa nadar com peixe boi?
O passeio para nadar com peixe boi dura cerca de 3 horas e custa cerca de $70 por pessoa. (veja detalhes aqui) Ele inclui máscaras de mergulho, snorkel, roupa de neoprene ultra grossa e um guia excelente.
Nós escolhemos o passeio com saída às 6:45 da manhã para aumentar nossas chances de vê-los (estávamos no final de agosto, o que é considerado fora de temporada) e foi perfeito. Reserve com antecedência, o número de participantes é limitado.
Faça sua reserva para mergulhar com peixes-bois
3- Observação de Manatis
Não se animou com a ideia de nadar com peixe boi?
Há outras formas bem especiais de vê-los de pertinho, e passarelas de madeira construídas nos 2 principais springs da cidade para facilitar a observação.
O Hunter Springs fica bem pertinho do centro e o acesso pode ser feito de carro. Já o Three Sister Springs é acessado com as vans turísticass da cidade.
Como chegar ao Three Sisters Springs?
A van que sai da prefeitura de Crystal River e desça em frente ao Three Sisters Springs.
- Horários de saída: todos os dias das 08:30 às 15:30 – de meia em meia hora
- Preço: $12.50 no verão e $20 durante os meses de inverno
Atenção: fora de temporada os horários do trolley são limitados, confira o site antes de programar o passeio.
4- Passeio de caiaque
Crystal River gira em torno de suas springs azuladas, e uma das formas mais lindas de aproveitar o passeio é alugar caiaques ou SUPs (Stand Up Paddle), e remar pelo Rio de Cristal.
Os caiaques podem ser reservados online (e na alta temporada, recomendo reservar para garantir) e há algumas possibilidades de roteiro. Nós escolhemos visitar as The Sister Springs (entre dezembro e fevereiro a entrada no canal das springs é proibido para caiaques e SUPs e que para chegar na piscina natural você precisará nadar ). Nós viajamos no finalzinho de agosto/comecinho de setembro e pudemos remar até o final.
São cerca de 25 minutos de remada até os springs e você pode pegar um mapinha emprestado para não errar o caminho, ou contratar um guia local.
Chegando lá a graça é mergulhar nas águas geladas da spring e curtir o visual que vai te impressionar.
Caiaque com fundo transparente
Também há a opção de fazer um passeio guiado em caiaque com fundo transparente. Uma experiência linda – já que a água visibilidade da água é surreal – porém bem limitada pelo número de caiaques. Reserve com antrecedência.
Detalhes do passeio:
- Duração do passeio: 2 horas
- Preços: Confira aqui os preços
- Ponto de saída: consulte no voucher
Reserve aqui seu passeio com o caique de fundo transparente
5- Hunter Springs
O Hunter Springs é a mais acessível das piscinas naturais de Crystal River, ela fica a poucos passos do centro de Crystal River, tem estacionamento próprio e estrutura bacana com direito a parquinho, quadras de vôlei, churrasqueiras, mesas de piquenique além de plataformas de madeira para a observação de peixes-bois
Foi a partir de Hunter Springs que começamos o passeio de caiaque pela região, mas gostamos tanto do local que decidimos ficar mais e curtir o espaço com os pequenos quando terminamos o passeio.
A spring forma uma espécie de praia, rasa e perfeita para os pequenos. A praia é protegida por boias para que os barcos não tenham acesso então dá para nadar sem medo de ser feliz.
Durante os finais de semana, e principalmente as férias escolares, a praia fica bem agitada.
CHIP DE INTERNET ILIMITADA
Compre seu chip de celular no Brasil com desconto de 10% e chegue nos EUA com internet ilimitada.
6- Centro de Crystal River
Uma mistura interessante de vilarejo do interior com cidade de praia. A vibe é pacata e o visual combina casinhas de madeira com árvores altas. São carvalhos com galhos gorduchos cobertos de uma camada densa de musgo espanhol, um visual especial.
A graça é alugar uma bicicleta – quem se hospeda no The Plantation on Crystal River pode pegar a magrela no próprio hotel – e percorrer a North Citrus Avenue, a avenida principal, brincando de fazer pequenas incursões nas travessas que saem dela.
Termine o passeio curtindo o visual da Hunter Springs.
7- Ver o pôr do sol no Fort Island Gulf Beach
Você sabia que além das nascentes de águas cristalinas Crystal River tem praias bem gostosas?
Não, as praias de Crystal River não estão entre as mais bonitas e nem as mais populares da Flórida, mas são uma pedida agradável para quem tem um roteiro menos corrido e tempo para curtir a região.
Areia batidinha e águas bem calminhas fazem da Fort Island Gulf Beach uma pedida perfeita para curtir com as crianças.
Mas ainda que você tenha pouco tempo e um dia de praia não caiba no roteiro, vale visitar a Fort Island Gulf Beach no finalzinho da tarde e curtir o visual.
A praia tem um píer de pescadores ultra fotogênico e eu curti o finalzinho da tarde aproveitando o visual e fotografando. Foi lindo!
8- Conhecer o Homosassa Springs Wildlife Park
Uma dica interessante para quem quer aprender sobre o programa de conservação dos peixes-bois da Flórida, e acompanhar a alimentação manatis que foram resgatados e não podem ser reintroduzidos na natureza, é visitar o Homosassa Springs Wildlife Park, um pequeno zoológico focado em espécies nativas da Flórida.
Confesso que visitar zoológico não está entre meus programas preferidos, mas que fiquei mais animada ao saber que os animais do zoo são provenientes de resgate. O zoo conta com ursos (você sabia que ursos também são nativos da Flórida? Eu aprendi essa!), linces, pantera da Flórida e jacarés (é claro que eles estão representados por lá).
O único forasteiro da turma é o Lucifer, um hipopótamo que nasceu no Zoo de San Diego e foi trazido à região para gravar o filme Tarzan. Com o final do filme e a tarefa árdua e cara de transportar um hipopótamo, Lu foi acolhido pelo parque.
De lá para cá, Lu se transformou no símbolo da cidade e ganhou a condecoração de “cidadão honorário da Flórida” das mãos do governador. Lu é o único animal não nativo da Flórida, mas é o queridinho da turma.
Alimentação dos peixes-bois: o destaque da visita
Deixando Lu de lado, o principal motivo para visitar o Homosassa Springs, na minha opinião, é acompanhar a alimentação dos peixes-bois. Os gigantes gulosos devoram 48 pés de alface.
- Horários: 11:30, 13:30 e 15:30
- Antes da alimentação rola uma palestra de 15 minutos sobre a espécie e é bem legal
Planeje sua visita:
Endereço: 4150 S. Suncoast Blvd. – Homosassa FL
Horários de funcionamento: aberto todos os dias das 9:00 às 17:30
Ingressos:
- Adultos (13+ anos)$13
- Crianças 6-12 anos: $5
- Menores de 5 anos: grátis
Dica: nós chegamos ao parque de carro, mas quem preferir pode chegar de barco a partir do centro de visitantes de Pepper Creek. O barco está incluso na entrada e o passeio é bonito.
9- Comer hiper bem
Crystal River está cheia de cantinhos gostosos para comer bem. Aí vão algumas boas dicas para comer bem na cidade.
Katch 22
O Katch 22 (2924 W Gulf to Lake Hwy, Lecanto, FL 34461) é comandado pelo chef Richard e mistura ingredientes locais com delicioso toque sulista. Os pratos são lindos e a experiência é muito agradável.
Vintage on The 5th
O Vintage on The 5th (114 NE 5th St | Aberto de terça a domingo apenas no jantar) é um restaurante e wine bar pequeno e cheio de charme.
A carta de vinhos é extensa (e das boas) e o menu conta com surpresas diárias como um risoto diferente preparado diariamente pelo Chef.
O que pedimos:
Eu pedi a costela acompanhada de risoto e servida com salada. Um prato grande e muito saboroso. O Gu optou pelo ravioli de queijo com camarões. De sobremesa pedimos a mousse de chocolate – servida em um copo de Sunday – estava boa mas nada de outro mundo. Meus filhos discordam da minha opinião e pediram pra voltar no dia seguinte pois queriam mais mousse.
Cajun Jimmy’ s
Crystal River tem vários cantinhos que funcionam como mercado/ restaurante onde você pode comer peixe fresco. Nós provamos o Caju Jimmy’ s que tem um tempero crioulo bem especial e um mercadinho de peixe para os locais.
O que pedimos:
- Entradinha de cogumelos recheados com linguiça (que delicioso e diferente).
- Peixe servido com feijões crioulos (amo) e milho.
Amy’s on the Avenue
O Amy’ s on the Avenue (539 N Citrus Ave) é um restaurante charmoso que serve sushis, sanduíches e saladas. Uma boa opção para almoçar. Guarde espaço para a sobremesa, o bolo de limão da casa, é bem gostoso.
10- Fazer um passeio de Speedboat
Passeios de Airboat são a cara da Flórida e é claro que Crystal River tem uma versão especial. Aqui a graça é curtir a paisagem do Golfo do México com grandes chances de avistar golfinhos durante o passeio.
- Duração do passeio: 1h30
- Preço: Consulte aqui
- Ponto alto: ver a natureza do golfo do México e contar com guia ecológico que trabalhou muitos anos na guarda costeira americana
Reserve aqui seu passeio de Airboar pelo Homosassa River
Planeje sua viagem para Crystal River
Agora que você já sabe o que fazer em Crystal River, que tal planejar cada detalhe da viagem?
Como chegar em Crystal River
Crystal River, parte do condado de Citrus, fica no noroeste da Flórida, há 145 km de Orlando e 119 km de Tampa.
A viagem entre Orlando e Crystal River leva cerca de 1h30 e muita gente opta por um bate e volta de Orlando (há até excursões de dia todo saindo de Orlando).
Veja a localização de Crystal River no mapa:
Alugue um carro
Eu se fosse você, alugaria um carro em Orlando (mesmo porque você vai precisar dele para visitar os parques) e passaria pelo menos dois dias em Citrus County.
Nós ficamos duas noites em Crystal River e foi um tempo muito gostoso para aproveitar o melhor da cidade. No trajeto de ida passamos pelo Weeki Wachee State Park onde vimos o show das sereias dançarinas – meu filhos amaram o show, eu achei o parque lindo.
Para alugar carro na Flórida, não deixe de conferir os preços do RentCars , um comparador esperto que te ajuda a garantir os melhores preços para a sua viagem. E o legal é que dá para pagar em reais, sem IOF, e parcelar em até 12 vezes em juros.
Onde ficar em Crystal River
Crystal River tem uma rede hoteleira um tanto quanto limitada e os preços são equivalentes aos de Orlando.
Para a nossa hospedagem, escolhemos o The Plantation on Crystal River. O hotel fica localizado em meio aos carvalhos cobertos com grossas camadas de Spanish Moss, um visual que impressiona logo na entrada.
Os quartos são antigo mas foram recentemente remodelados (sem carpetes, ufa)! O hotel tem uma piscina caprichada e uma área de Splash Kids para os pequenos, quadras de vôlei de areia, campo de Golf e uma vista linda para o rio. Reserve aqui.
Outros bons hotéis em Crystal River são:
Retreat at Crystal Manatee: O hotel mais bem avaliado da cidade tem quartos bem decorados e uma localização espetacular na rua principal de Crystal River. Reserve aqui.
Hampton Inn Crystal River: Um bom hotel, limpo e muito bem localizado. O café da manhã está incluso na diária. Os quartos são espaçosos e possuem micro-ondas, frigobar e máquina de café. A decoração é básica e o chão é revestido com carpete. Reserve aqui.
Beautiful Beginnings (Bed & Breakfast): Uma pedida certeira para quem busca uma hospedagem bem avaliada e cheia de personalidade. Quartos confortáveis e café da manhã incluso na diária. Reserve aqui.
Como incluir Crystal River no seu roteiro pela Flórida?
Crystal River é uma boa pedida para um bate e volta saindo de Orlando, tanto que há opões de excursões que saem de Orlando cedinho e fazem um roteiro pela região com direito a mergulho com peixe boi, passeio de Airboat e uma visita ao Homosassa State Park.
Gostei tanto da região que se fosse você dedicaria 1 ou duas noites do seu roteiro a explorar Crystal River com a calma que ela merece. A cidade é a porta de entrada para uma viagem incrível pelos Springs da Flórida, há mais de 700 piscinas naturais espalhadas por todo o estado, uma mais linda do que a outra.
Nós fizemos uma viagem de uma semana pela região e gostamos tanto que não vemos a hora de voltar. Veja aqui nosso roteiro pelas fontes cristalinas da Flórida.
Alguns dos destaques da região foram as piscinas naturais de Ginnie Springs e a descolada DeLand, uma cidade super legal e há apenas 45 minutos de Orlando.
Seguro Viagem e Chip para a Flórida
Apesar de não ser obrigatório nos Estados Unidos, o seguro viagem é importante em qualquer viagem. Ele te protege contra voos cancelados, bagagens extraviadas, eventualidades médicas.
Com menos de R$10 por dia de viagem, você viaja protegido e evita dores de cabeça. Por aqui, recomendamos a Seguros Promo, um comparador de seguros que busca os melhores custos x benefícios do mercado e te ajuda a escolher o seguro certo para a sua viagem.
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Faça sua cotação e garanta seu desconto
Veja também: Seguro de viagem para os Estados Unidos
Chip de celular
Você sabia que dá para comprar chip de telefone para os Estados Unidos ainda no Brasil e economizar?
O chip de telefone da O Meu chip pega super bem na Flórida, e é mais vantajoso que comprar um chip local. Compre já o seu!
Vale a pena visitar Crystal River?
Muito! Crystal River oferece um lado super diferente e super natural da Flórida, um pout–pourri de experiências mágicas que vão do mergulho com manatis até a chance de nadar nas águas transparentes do Three Sisters Springs.
Comida boa, foco em preservação ambiental (vale conhecer o projeto do Homosassa State Park e presenciar a alimentação dos manatis), passeio de airboat com golfinhos na jogada (amo) e um pôr do sol especial na Fort Island Gulf Beach tornam a experiência ainda mais incrível. Crystal River merece entrar no seu roteiro da Flórida.
E aí, curtiu nossas dicas de Crystal River na Flórida?
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
Este conteúdo é um parceria com o VISIT FLORIDA
Veja também:
Parques de Orlando
- Islands of Adventure: Roteiro e dicas para visitar
- Universal Studios Orlando: Guia para explorar o parque
- Animal Kingdom: roteiro e dicas imperdíveis
- VIP experience Universal: veja todos os detalhes da experiência
- Guia completo para explorar o Epcot
Planejando sua viagem para Orlando
- Orlando além dos parques: 15 passeios incríveis
- Como viajar com bebê para a Disney
- Onde ficar em Orlando
- Onde comer bem em Orlando