10 Parques Nacionais na Califórnia: Dicas para visitar
Dez parques Nacionais (um mais lindo que o outro) e dezenas de áreas de preservação Nacional (os National Monuments) fazem da Califórnia um dos estados mais lindos e diversos. Para quem gosta de natureza, é um prato cheio para rechear sua viagem pela Califórnia e pela Costa Oeste dos EUA. Para te ajudar a descobrir os parques mais bonitos e os locais que fazem mais sentido para o seu roteiro, preparamos este guia com os 10 principais parques Nacionais da Califórnia.
Quais são os parques Nacionais da Califórnia?
- Yosemite National Park
- Sequoia National Park e Kings Canyon National Park
- Death Valley National Park
- Alcatraz e o Golden Gate National Park
- Joshua Tree National Park
- Lassen Volcanic National Park
- Pinnacles National Park
- Redwoods National Park
- Channel Islands National Park
Yosemite National Park
O Yosemite Park é o parque Nacional mais famoso da Califórnia e meu preferido. Um parque maravilhoso repleto de cachoeiras altas e rodeado por montanhas de granito imponentes.
O Yosemite Valley é o coração do parque e concentra os principais hotéis, restaurantes e lanchonetes, de lá saem algumas linhas de shuttle gratuito que conectam o vale ao ponto de início de muitas trilhas e passeios inesquecíveis como a Upper Yosemite Falls, Vernal Falls e Mirror Lake. Com tempo de planejamento e um bom preparo, também recomendo a trilha ao Half Dome.
Nenhuma visita ao Yosemite está completa sem um giro pelos principais mirantes do parque: Tunnel View (aberto o ano todo) e Glacier Point (aberto entre maio e outubro) são os meus preferidos. E, para quem quer ver sequoias gigantes do Yosemite, há bosques lindos: Merced Grove, Toulumne Grove e Mariposa Grove.
No verão a dica é explorar a Tioga Road, uma rodovia maravilhosa com vários pontos de parada bonitos como o Tenaya Lake ou o Toulumne Grove. Minha trilha preferida nessa região é o Cathedral Lakes. O inverno no Yosemite é oportunidade linda de ver o Yosemite Valley coberto de neve, esquiar na pequena estação de esqui que fica dentro do parque, e fazer trilhas na neve.
As cachoeiras secam no final do verão
Vale falar que as cachoeiras do Yosemite são sazonais e que a maior parte delas fica seca entre julho e novembro (a época das secas varia um pouco de ano pra ano em função da quantidade de neve).
Para planejar sua viagem:
- Guia completo do Yosemite Park
- Onde ficar no Yosemite Park
- Glampling no Yosemite Park
- Como chegar no Yosemite de trem
Highlights do Yosemite: Yosemite Valley, Glacier Point, Tunnel View e Tioga Pass. Trilhas do Half Dome, Panoramic Point e Upper Yosemite Falls
Sequoia National Park e Kings Canyon National Park
Sequoia National Park (Parque Nacional das Sequoias) e seu vizinho Kings Canyon são um combo incrível para o roteiro.
O Sequoia NP é um parque maravilhoso, repleto de bosques de sequoias gigantes e várias outras trilhas menos conhecidas porém incríveis, como a Morro Rock (uma pedra gigante com vistas maravilhosas da região) e o Alta Peak, umas das trilhas desafiadora com vistas lindas da Serra Nevada.
O bosque mais espetacular do Sequoias NP se gaba de ter a maior Sequóia do mundo: a General Sherman. E por falar em general, a dica é percorrer Generals Highway parando em todos os mirantes até chegar ao Kings Canyon e visitar um segundo General grandalhão: o General Grand, rodeado por um bosque de sequoias bem bonitão. Chegando no Kings Canyon aproveite para curtir um dia delicioso nos lagos.
Highlights do Sequoias National Park: General Sherman e bosques de sequoias gigantes, Tunnel Log (um túnel escavado, Morro Rock e Alta Peak.
Veja também:
- Onde ver Sequoias gigantes na Califórnia
- Yosemite Park ou Sequóias National Park: que parque escolher
Death Valley National Park
Terra de contrastes, de verões escaldantes e invernos gelados, de cores gritantes, ceú estrelado, formas da natureza e de mirantes espetaculares. O Death Valley National Park é um desses lugares que encantam desde o primeiro momento e tornam cada visita única e especial.
O dia no parque começa cedo, o nascer do sol é parte importante do espetáculo e uma das melhores pedidas é o Zabrinskie Point. Dali, a dica é seguir para o Dantes View e ter o privilégio de ver o ponto mais baixo e o mais alto dos Estados Unidos juntos. Falei que era uma terra de contrastes? O espetáculo continua com o Bad Water, Natural Bridges, Devil’s Golf Course, Artist’s Pallete… Lugar lindo é o que não falta!
Highlights do Death Valley: Vistas do Dante’s View, Zabrinskie Point, Bad Water Basin e Artist’s Pallete.
Veja também:
Alcatraz e o Golden Gate National Park
Você sabia que a ilha de Alcatraz é parte de um parque Nacional? O Golden Gate National Park é o parque Nacional mais visitados dos Estados Unidos e conta com várias áreas espalhadas pelo litoral de San Francisco, algumas com importância natural como as Praias Baker Beach e a Stinson Beach, outras com importância histórica/militar como o parque Presidio e Alcatraz é uma área de importância histórica e ambiental.
O antigo presídio, que já serviu de forte militar e já foi ocupado por tribos indígenas, serve de ponto de reprodução para uma colônia animada de pássaros marinhos.
A visita a Alcatraz inclui uma tour audio guiado pela antiga penitenciária – a narração em português é simplesmente excelente – que conta detalhes do presídio e das tentativas de fuga mais famosas, vídeos interessantes sobre a ocupação indígena e parte histórica da ilha, e um giro por Alatraz com direito a vistas espetaculares de San Francisco!
Em um dia sem neblina (suas maiores chances são abril e maio depois do meio dia e setembro e outubro) o passeio de barco tem vistas espetaculares tanto na ida quanto na volta!
Fique ligado: Alcatraz tem um número restrito de visitantes por dia e, por isso, é um dos passeios mais concorridos de San Francisco. Na alta temporada (junho, julho e agosto) compre seus ingressos com algumas semanas de antecedência. Em abril, maio, setembro e outubro vale consultar a disponibilidade no site alguns dias antes da viagem. Veja no post de Alcatraz todos os detalhes desse passeio incrível.
Outros destaques do Golden Gate National Park
Além da visita a ilha de Alcatraz, vale incluir estes outros lugares (todos parte do Golden Gate National Park) no seu roteiro:
- Marin Headlands: as vistas mais lindas da Golden Gate
- Bonita Light House: um farol histórico com vistas espetaculares da baía de San Francisco
- Muir Woods: uma floresta de Redwoods espetacular
- Point Reyes: um antigo farol e uma natureza espetacular
- Presidio de San Francisco: o parque urbano mais incrível da cidade; não deixe de incluir um passeio de bicicleta pela Golden Gate Bridge na jogada
Joshua Tree National Park
O Joshua Tree National Park é um parque Nacional desértico pra lá de interessante. As árvores de Joshua – que dão nome ao parque – compõe um mosaico interessante em meio as plantas baixinhas do deserto. Uns diferentes dos outros, os Joshuas são uma verdadeira obra de arte da natureza e os criativos de plantão vão passar horas viajando nos formatos e possibilidades de cada árvore.
E não é só isso não, o Joshua Tree National Park é um dos principais pontos da Califórnia para fazer escalada em pedra. Rocha grandalhona e interessante é o que não falta por lá! Outras paradas interessantes são o jardim das Cholla’s, um cactus pequenino de espinhos ferozes (não ouse tocar nele), o Oásis de Cottonwood e a montanha Keys View que tem vistas panorâmicas bem caprichadas de todo o parque.
Highlights do Joshua Tree National Park: árvores de Joshua, Cholla’s Garden, Óasis de Cottonwood, Mastodon Peak, e as vistas de Keys View.
Lassen Volcanic National Park
Pouco conhecido, porém surpreendente, o Lassen Volcanic National Park é a versão californiana em miniatura do Yellowstone, com direito piscinas coloridas, caldeiras termais fumegantes, fumarolas potentes, montanhas com o pico coberto de neve, cachoeiras e muito mais.
A parte termal do parque, o Bumpass Hell, fica aberta entre o final de junho e o comecinho de outubro. Assim que vem a primeira nevasca do ano a estrada é interditada até que a neve derreta. Lassen é um destino perfeito para combinar com a Mt. Shasta (a montanha mais mística da Califórnia, considerada um dos chacras do planeta) e com as cachoeiras lindas da região.
Pinnacles National Park
Formações rochosas diferentes despontam no horizonte, flores silvestres colorem as montanhas, cavernas servem de abrigo para morcego (e playground para pequenos exploradores) e muitas espécies de pássaros (como o protegido Condor da Califórnia) chamam o Pinnacles National Park, o parque nacional mais novo da Califórnia, de lar.
Há dois acessos para o parque, um via Salinas e outro via Hollister, mas a única forma de cruzar o parque é fazer uma caminhada de cerca de 10 Km. E vale a pena porque as vistas são bem especiais. O Pinnacles pode ser visitado em um bate e volta de San Francisco (197 Km) ou Monterey (87 Km), mas a dica é acampar por lá (ou se hospedar na região) para curtir a cidade com calma e ainda tomar um vinhozinho em Hollister na volta.
Highlights do Pinnacles National Park: Montanhas pontiagudas, flores silvestres e cavernas
Redwoods National Park
Se as sequóias gigantes do Sequoias National Park são os maiores seres do planeta, as Redwoods são os mais altos. Há dezenas de florestas de Redwoods espalhadas pela Califórnia. O grande diferencial do Redwoods National Park é o encontro sublime das gigantes e do mar, um cenário lindíssimo e um universo de possibilidades.
A diferença do Redwoods National Park é uma junção de vários parques estaduais com uma área nacional de preservação. A estrada 101 atravessa o parque, mas para curtir o visual de verdade é preciso se aventurar pelas estradas antigas e tortuosas que beiram a costa. É lindo!
Alguns dos destaques do parque são o Fern Canyon, o cenário de Jurassic Park, um paredão de samambaias que vai deixar qualquer colecionador de boca aberta, Lady Bird Johnson Grove, uma floresta de Redwoods centenárias que parece de mentira de tão bonita e o Tall Tree Grove, uma estrada de 4 milhas entre as gigantes (a dica é chegar bem cedo pois o número de visitantes por dia é limitado.)
Highlights do Redwood National Park: Fern Canyon, Lady Bird Johnson Grove e Tall Tree Grove
Posts do Redwood National Park:
Channel Islands National Park
Um conjunto de 5 ilhas no litoral de Ventura forma o Channel Islands National Park um paraíso ecológico habitado por centenas de espécies endêmicas e um dos melhore lugares da Califórnia para mergulhar de cilindro. As ilhas de Santa Cruz e Ana Capa são as mais famosas com ferry diários da Island Packers, (reserve com antecedência). Não há estrutura hoteleira no parque e nem restaurantes, por isso é importante ir bem preparado!
Parques Nacionais da Califórnia no mapa
Roteiro da Califórnia com parques nacionais
O primeiro passo para montar um roteiro da Califórnia com parques é escolher que parques você quer incluir no seu roteiro, para isso vale considerar a época do ano (a chegada na neve interdita estradas que conectam os parques e aumentando significantemente as distâncias, para saber as estradas que fecham no inverno leia Califórnia no inverno) e o objetivo da sua viagem.
Se você vai apenas para o sul da Califórnia, faz muito mais sentido incluir o Joshua Tree ou o Sequoias National Park do que o Yosemite no roteiro, isso porque a viagem entre Los Angeles e o Yosemite leva o dia inteiro e é chata pra caramba. Saindo de San Francisco, o Yosemite é uma melhor opção.
Sugestão de roteiro de dez dias com Yosemite
Aí vai um roteiro super diferente (e maravilhoso) para quem gosta de natureza e quer incluir o Yosemite na jogada. Vale falar que ele só funciona entre maio e outubro, quando o Tioga Pass está aberto.
- Dias 1-3: San Francisco
- Dias 4-5: Lake Tahoe
- Dias 6-7: Yosemite
- Dia: 8-9: Mammoth Lakes
- Dia 10: San Francisco
Prefere roteiros mais tradicionais? Veja aqui roteiros de 10 dias na Califórnia e Roteiros de 15 dias na Califórnia.
A forma mais prática de viajar pela Califórnia é alugar um carro, nós recomendamos o aluguel do carro no último dia em San Francisco (para quem começa a viagem por lá), ou na chegada em Los Angeles. Para economizar no aluguel, recomendamos a Rent Cars, um comparador de locadoras que te ajuda alugar carros baratos nas melhores companhias, dá para pagar em Reais e parcelar em até 12x sem juros.
Não esqueça seguro viagem
Apesar de não ser obrigatório, o seguro viagem é um item indispensável para viajar pela Califórnia. Um bom seguro de viagem para a Califórnia cobre voos cancelados, bagagens extraviadas, e claro, qualquer eventualidade médica ou odontológica que possa pintar pelo caminho.
Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, um comparador que te ajuda a selecionar e comparar o melhores seguros do mercado e te ajuda a definir a melhor opção para a sua viagem. Você sabia que com menos de R$10 por dia, você contrata um ótimo seguro viagem?
Use o código IDEIASNAMALA15 para ganhar até 15% de desconto na compra do seguro viagem.
Faça sua cotação e compre seu seguro viagem com desconto
PLANEJE SUA VIAGEM
- ROTEIRO DE 15 DIAS NA CALIFÓRNIA: Veja 5 opções incríveis de roteiro
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Estou fazendo pesquisa sobre nossos próximos possíveis destinos e achei MUITA informação que precisava aqui! Eu amoooo parques nacionais, espero conhecer Yosemite logo!
Obrigada por compartilhar!