Tudo sobre a Golden Gate Bridge, em San Francisco
A Golden Gate Bridge é, sem dúvida, o cartão-postal mais icônico de San Francisco, na Califórnia. Cruzar ou admirar essa ponte vermelha imponente é um daqueles momentos inesquecíveis da viagem — seja a pé, de carro ou de bicicleta. Neste post, você vai descobrir como visitar a Golden Gate, os melhores pontos para ver a ponte de ângulos incríveis, e dicas práticas pra incluir esse passeio no seu roteiro por San Francisco.
E não para por aí: no final do post, ainda compartilhamos dicas de aluguel de carro em San Francisco, sugestões sobre onde se hospedar em San Francisco e orientações essenciais pra escolher o melhor seguro viagem para a Califórnia. Tudo pra você curtir cada detalhe da sua viagem com tranquilidade.

- A história da ponte Golden Gate
- Como visitar a Golden Gate
- Melhores vistas para a ponte Golden Gate
- Aluguel de carro em San Francisco
- Onde ficar em San Francisco
- Mais Dicas de San Francisco
- Seguro viagem para a Califórnia
Ponte Golden Gate: um pouco de história
A ponte Golden Gate começou a ser construída no início de 1933 e foi finalizada quatro anos depois, em 1937. Ela foi arquitetada pelo engenheiro Joseph Strauss para conectar a baía de São Francisco – antes dela, só era possível atravessar a baía através de ferrys, que já estavam causando congestionamento nas águas.
Diz a lenda que o nome Golden Gate surgiu quando um topógrafo comparou o estreito que a ponte cruza com o Chrysoceras, um estreito em Istambul conhecido como “Chifre Dourado”. A referência pegou — e o nome ficou.
Quanto a cor, ela não é dourada e muito menos vermelha como muita gente pensa. A ideia original era pintá-la de amarelo com preto, pra facilitar a visualização das embarcações. Mas, durante a construção, usaram um primer laranja-avermelhado pra proteger o ferro — e o tom fez tanto sucesso que acabou virando a cor oficial: o famoso “International Orange”. O tom é tão marcante que, mesmo sendo laranja, é quase automático a gente chamar de vermelho.

Onde fica a ponte Golden Gate
A ponte está localizada no estreito Golden Gate e liga a baía de San Francisco ao Oceano Pacífico. Ela conecta a cidade a Sausalito, que acaba sendo parada quase que obrigatória de todo roteiro de San Francisco.
Dimensões e curiosidades da ponte Golden Gate
Até hoje a ponte Golden Gate é uma das mais altas e compridas pontes do mundo. Por dia, cerca de 110 mil veículos passam por uma de suas 6 faixas. Vamos falar das medidas da Golden Gate?
- Extensão: 2,7 quilômetros
- Altura: 227 metros
- Altura do vão livre: 67 metros
Até meados dos anos 60, a Golden Gate foi a ponte suspensa mais longa do mundo. Hoje quem ocupa o pódio é a Ponte Akashi-Kaikyo no Japão e a de SF acabou ficando na 12ª posição.
Ainda não imaginou a sua grandiosidade? Então vamos lá: a quantidade de arames que dão resistência à ponte seria suficiente para dar a volta ao mundo três vezes. É grande pra caramba, né?

Como visitar a ponte Golden Gate
Vamos falar agora de como visitar a Golden Gate? Existem algumas maneiras diferentes e vamos te explicar tudo sobre elas!
- De bicicleta
- De transporte público + caminhada
- De carro alugado (ou Uber)
- De ônibus de linha
- De ônibus de turismo vermelho
1. De bicicleta
Atravessar a Golden Gate bridge de bicicleta é um dos passeios mais incríveis de San Francisco (e sem duvida o meu preferido). A bicicleta te dá toda a flexibilidade de horários que você precisa, mas claro, exige um bom preparo físico.

A distância entre San Francisco e Sausalito é de 14,5km —o trecho é (quase) todo coberto por ciclovia e é bem seguro
Pedalar te dá toda a liberdade para fazer todas as paradas para foto que você quiser – e juro que parada é o que não vai faltar. Ah, e antes que você me pergunte, o trajeto não é todo plano, tem aí duas ou três boas subidas no caminho.
A dica é alugar uma bike em San Francisco (você vai encontrar inúmeras opções para isso) e, para voltar, pegar o ferry que sai de Sausalito e desembarca no Ferry Building em San Francisco. Você vai amar as vistas da baia e da ilha de Alcatraz.
2. De transporte público + caminhada
Há algumas formas de chegar a Golden Gate de transporte público. A mais barata e também a mais bonita é pegar o shuttle gratuito do Parque Presidio.
Há três linhas de transporte gratuitos que conectam o centro da cidade ao parque. A rota Crissy Field conecta o centro do parque (sim, você terá que baldear e aproveite a deixa para dar um giro no parque) até o Golden Gate Welcome Center.
Se você curte caminhar, o jeito mais legal de fazer o percurso é caminhar do Main Post à Golden Gate. No nosso post do Presidio SF você encontra a rota certinho.
3. De carro alugado (ou Uber)
Acredite, você não quer alugar um carro em San Francisco, mas se você acabou optando por alugar um, esse é o principal passeio de carro pela região de San Francisco.
Está sem carro?
Minha dica é fazer esse passeio de Uber ou Lyft (a corrida a partir do Welcome Center costuma sair por cerca de $35). Vale a pena parar nos dois mirantes — um em cada extremidade da ponte —, caminhar um pouco por Sausalito, almoçar em um restaurante legal por lá e, na volta, fechar o dia em grande estilo com o pôr do sol nos mirantes incríveis de Marin Headlands.
Se você estiver de carro alugado, dá até pra esticar o passeio até o Muir Woods. Só não se esqueça de reservar o estacionamento com antecedência pelo site oficial, já que o acesso é limitado.
4. De ônibus de linha
A vantagem aqui é não precisar se preocupar com estacionamento, mas em compensação, você terá que ficar de olho nos horários do busão. Saindo da Union Square, pegue o ônibus 10, 70 ou 101 (o ponto fica na frente do Old Mint, na intercessão da 5th com a Mission St.). Todo eles param no mirante da Toll Plaza.
Sempre bom lembrar que todos os ônibus em San Francisco não dão troco, leve dinheiro exato. Se ficar com dúvida, não deixe de conferir nosso post sobre como usar o transporte público em San Francisco.
[E vale lembrar, mais um vez, que os Shuttles da PresidiGo fazem um trajeto bem parecido e são gratuitos, mas você terá que baldear no centro do parque Presidio.]
5. De ônibus de turismo vermelho
Confesso que não sou muito fã daqueles ônibus turísticos estilo hop-on hop-off, mas sei que tem muita gente que adora — especialmente famílias com crianças ou quem quer ter uma visão geral da cidade logo no primeiro dia. Se esse for o seu caso, pode ser uma boa pedida (só não esquece de garantir o ingresso com antecedência, porque eles costumam lotar nos dias de sol!).

Ah, e tem um ponto positivo: todos os ônibus hop-on hop-off em San Francisco passam pela Golden Gate Bridge — então, se você quiser atravessar a ponte sem se preocupar com carro, trânsito ou estacionamento, já é um jeito prático e com vista privilegiada. Quer saber como funciona esse tipo de passeio? Dá uma olhada no post Como é o passeio de ônibus hop on hop off em San Francisco
Melhores vistas para a ponte Golden Gate
Chegou a hora de falar dos principais mirantes da ponte Golden Gate e outros cantinhos que não são mirantes oficiais mais que rendem fotos lindas. Para facilitar dividi essa seção em:
- Mirantes da Golden Gate
- Parques e fontes com vista da Golden Gate
- Vistas da praia
- Vistas do mar
- Trilhas com vista da Golden Gate
Mirantes da Golden Gate
Não importa a forma que você escolheu para cruzar a ponte: de carro, a pé ou de bicicleta, você precisa incluir uma parada nos mirantes (um de cada lado da ponte) no seu roteiro. Vamos falar deles?
Os principais mirantes de San Francisco são:
Golden Gate Welcome Center: O Centro de Visitantes da Golden Gate
Esse é o mirante do lado de San Francisco e o mais fácil de chegar pois há ônibus de linha, estacionamento amplo para quem vem de carro e algumas possibilidades de trilha saindo do parque do Presidio rumo ao mirante.
Chegando no Welcome Center há um mirante principal (vá até a pontinha para ver a imensidão da ponte e soltar o primeiro “uau” do dia) e outros pontos de vista bonitos.

Quer uma vista ainda melhor?
Caminhe para a direita sentido a faixa de bicicleta rumo ao Battery East (na dúvida coloque battery East no Google Maps).
Tem mais pique? Agora siga para o lado esquerdo
Se quiser mais um ângulo diferente e bem especial, há um túnel de pedestres que passa por baixo da ponte (nem pense em cruzar a rodovia) e te leva ao Battery Cranston. Nessa região há um monte de pequenas fortificações militares e um mirante (veja a localização exata aqui) que eu adoro parar.

Sausalito Vista Point
Cruzando a ponte temos um ponto de vista diferente e, na minha opinião, mais bonito da Golden Gate Bridge.
Aqui também há um estacionamento amplo para carros, bicicletas ou motorhomes e não tem segredo, é só chegar, parar e fotografar.

Marin Headlands
Para fotografar a Golden Gate do alto e tirar as fotos mais espetaculares da ponte a dica são os mirantes de Marin Hedlands. São três mirantes na beira da estrada e um quarto mirante no alto do morro que exige uma pequena caminhada. Para chegar lá você vai precisar de um carro alugado ou um Uber.
Vale falar que para dificultar o acesso e consequentemente diminuir o tráfego, o acesso aos mirantes é feito por um antigo túnel na estradinha rumo a Sausalito. A volta é grande e você vai levar uns 15 minutinhos para chegar, mas vale a pena o rolê. O lugar é lindo!

Chegando no terceiro mirante desça pela estradinha de mão única que liga os mirantes a região da Bonita Light House para ter mais oportunidades fotográficas espetaculares.

Bonita Light House
Vai fazer o passeio durante o final de semana? Vale conciliar com a Bonita Lighthouse, um farol fotogênico e um passeio que rende uma perspectiva bem diferente da ponte.
Coit Tower
San Francisco é famosa por suas ladeiras inclinadas e pelos recortes da baía e um dos melhores lugares para ver a cidade do alto e ter uma visão bem legal da dimensão da coisa é a Coit Tower. Você pode chegar na Coit Tower pegando o ônibus que sai do Píer 39 e fazer o trajeto de volta a pé caminhando por algumas das escadarias mais lindas da cidade. Termine o dia com um drink delicioso em North Beach (o bairro Italiano de San Francisco).
Twin Peaks
Twin Peaks é o mirante mais famoso de San Francisco e em um dia sem névoa proporciona vistas lindas da Golden Gate e da Bay Bridge. Minha dica é ir no pôr do sol (mas já aviso que a chance de ver a cidade coberta por névoa é alta) e emendar a visita com drinks no Castro ou em Mission.

Parques e fontes com vista da Golden Gate
Vários parques de San Francisco oferecem vistas caprichadas da Golden Gate, algumas bem próximas e impressionantes, como o Fort Baker, e outras mais distantes porém bem especiais, como o Bernal Heights ou o Hippie Tree Park em Sausalito.
Aí vai uma lista caprichada de parques que eu adoro e que tem vistas bacanas da ponte:
- Aquatic Park (Fisherman’s Wharf) e Fort Mason
- Crissy Field
- Fort Point
- Presidio Park
- Fort Baker, Battery yates e Cavallo Point
- Mt. Tamalpais
- Hippie Tree Park
- Tank Hill e seus vizinhos
- Bernal Heights
Aquatic Park (Fisherman’s Wharf) e Fort Mason
Essa é uma vista bem óbvia e que vai acabar entrando no seu roteiro. O Aquatic Park fica exatamente em frente da Ghirardelli Square, no Fisherman’s Wharf, e é o local onde (acredite ou não) os locais usam para treinar natação para as travessias na baía. A água é gelada pacas, mas volta e meia tem gente treinando.
Do lado esquerdo há um antigo píer de pescadores, vale caminhar até a pontinha para fotografar o skyline da cidade e em seguida continuar morro acima rumo ao topo do Fort Mason.
Dica: nas sextas-feiras de verão rola um piquenique noturno super badalado e com foodtrucks dentro do antigo forte. Ali também há uma cervejaria alemã que eu adoro a Radhaus.
Crissy Field
O Crissy Field faz parte do parque Presidio, mas nós que moramos na cidade tratamos como duas coisas bem diferentes. Por aqui há uma área linda beira-mar com direito a uma praia urbana que os locais adoram, um gramadão caprichado rodeado por construções históricas e galpões ocupados por espaços de lazer divertidos e, o mais importante, oportunidades bem legais para fotografar a Golden Gate.
Um dos cantinhos mais lindos para fotografar é o Crissy Field Marsh, o pântano, que conta com uma ponte linda de metal e vistas legais para todos os cantos.

Fort Point
Quem vai até o Crissy Field pode seguir caminhando (ou pedalando) pela orla para visitar o Fort Point. Atualmente ele só abre aos finais de semana (confira horários no site), mas a visita é linda, cheia de detalhes históricos, muitas oportunidades fotográfica e é grátis.
Repare que a Golden Gate Bridge tem um arco especialmente projetado para que o edifício do forte fosse preservado durante a construção da ponte. E ele é lindo!

Presidio Park
A vista da Golden Gate não highlight da visita ao Parque Presidio SF, mas para quem topa caminhar, é mais uma forma incrível de chegar a ponte. Você pode fazer o trajeto caminhando e conhecer o Main Post, passar por várias instalações de arte legais, pelo Inspiration Point, pelo cemitério nacional e seguir rumo ao Batery East.
Quem preferir pode usar o parque de ponte de início para o passeio de bicicleta e fazer uma dobradinha de bicicleta + Presidio.
E antes que eu me esqueço o The Lodge at Presidio fica dentro do parque, é uma delícia de hotel e tem vistas lindas da ponte!

Fort Baker, Battery yates e Cavallo Point
O Fort Baker não costuma entrar nos roteiros básicos de San Francisco e é uma pena porque ele é bem fácil de chegar (seja de carro ou de bicicleta) e tem vistas bem legais da ponte. Por lá há uma pequena baía chamada Horse Shoe Bay, um píer de pescadores o Moore Rd. Píer (de onde a foto abaixo foi tirada), o Point Cavallo e o Battery Yates de onde parte uma trilha mamão com açúcar e com vistas bem legais da baía de Sausalito.
Duas dicas bem locais: para quem viaja com crianças o Bay Area Discovery Museum é o máximo (planeje-se para passar pelo menos duas horas por lá), para o adultos o bar do Yacth Club é uma super pedida para curtir uma cerveja com pôr do sol.

Cavallo point, um hotel sensacional com vistas da ponte
Do outro lado da rua do Battery Yates fica o Cavallo Point um hotel de luxo construído nas instalações de um antigo forte militar. É um dos meus lugares preferidos da Bay Area para um final de semana romântico.
Mt. Tamalpais
Conhecido pelos locais como uma das vistas mais brutais da baía de San Francisco, o Mt. Tamalpais (Mt. Tam para os íntimos) é um lugar incrível para fazer trilhas, pedaladas e para ver toda a baía do alto. As vistas são maravilhosas, mas só recomendo a subida em um dia sem neblina.
Se você costuma enjoar no carro leve um remédio. A estrada para a montanha tem muitas curvas.
Hippie Tree Park
Tiburon, a irmã menos conhecida de Sausalito, tem várias vistas legais para a Golden Gate, a mais famosinha fica no alto de um morro e tem um balanço com vistas para a ponte. O hippie tree park é uma delícia de passeio!
Tank Hill e seus vizinhos
Há vários parques urbanos dentro de San Francisco com vistas lindas da Golden Gate Bridge e da baía. Alguns dos meus preferidos são o Tank Hill (um parque pouco conhecido e com um visual sensacional), o Corona Heights (um morro de pedra bem pertinho do Castro que tem vistas bem legais) e o Buena Vista Park (pertinho da famosa intersecção de Haight–Ashbury), que como o nome já indica tem belas vistas.
Bernal Heights
Deixei o Bernal Heights por último porque ele poderia fácil encabeçar um post com as melhores vistas de San Francisco. Aqui a graça é ver a baía todinha com um panorama legal das duas pontes. No topo do parque há um balanço que rende fotos bem legais da cidade.
Vistas da praia
Depois de fotografar a Golden Gate do alto e conhecer parques incríveis com vistas da ponte, a pedida é fotografar a ponte da praia.
Já adianto que a San Francisco é uma cidade fria o ano todo (veja aqui como é o clima em San Francisco) e que nos poucos dias quentes do ano a galera fica enlouquecida para ir para a praia. Mas para fotografar vale a visita o ano todo, mesmo com um pouco de fog na jogada.
As melhores praias para ver a Golden Gate são:
Baker Beach
Poucas vistas são tão especiais e tão marcantes quanto a da Baker Beach, uma praia linda de areias claras e com a Golden Gate no fundo.
A Baker Beach é a praia mais cobiçada dos San Franciscanos nos (poucos) dias quentes do ano e lota de verdade. No dias habituais da para curtir as areias (a água é super fria) e se encantar pelas vistas da ponte.

Curte caminhar? Há duas trilhas legais que podem começar (ou terminar aqui): Land’s End e Battery to Bluffs.
Kirby Cove
Lembra dos mirantes de Marin Headlands? Eles são o ponto de partida para a trilha da praia Kirby Cove. São 1,6 km para ir (e mais 1,6 km para voltar) de trilha bem demarcada porém bem inclinada. A parte boa é que as vistas lindas te acompanham por todo o percurso.

E a praia, que fica bem pertinho da ponte, é linda!

Crissi Field
A mais fácil de chegar, porém a menos impactante das praias com vistas para a Golden Gate. A vibe é super local e bem gostosa, mas em termos de visual nem se compara com a Baker Beach ou Kirby Cove.
Marshall’s Beach
Essa é uma praia escondida e deserta que fica na trilha Battery to Bluffs. A graça é chegar nela e ter milhões de ângulos perfeitos para fotografar a ponte, mas esteja preparado para encarar muitos e muitos degraus.
Durante a maré alta a Marshall’s Beach se transforma em uma praia de pedras gordas, mas na maré baixa uma faixa de areia surge por lá. Eu pessoalmente gosto mais da trilha do que da praia, mas recomendo o passeio.

Vistas do mar
Outra forma linda se ver a ponte a Golden Gate é do mar. A forma mais barata de fazer este rolê é pegar as linhas de ferry que conectam San Francisco a Sausalito, à Tiburon ou à Angel Island. O ferry entre Tiburon e a Angel Island também é super lindo.
Quer algo mais caprichado?
Aposte em um passeio de barco pela baía de San Francisco. A graça do passeio de barco é passar por baixo da ponte!

Trilhas com vista da Golden Gate
As trilhas urbanas de San Francisco são pedidas incríveis para quem gosta de andar e fotografar. Há muitas opções lindas e minhas três trilhas preferidas para ver a Golden Gate são:
Lands End
Uma trilha que conecta a The Cliff House ao museu Legião de Honra. Um passeio que começa pelas antigas ruínas do Sultro Baths e vai recortando a costa com várias entradinhas escondidas que conectam pequenos tesouros como um labirinto feito de pedra. Chegando no Legião de honra, vale visitar o Museu que é um espetáculo e fotografar os degraus coloridos do Jefferson Steps. Quem tiver pique pode estender a caminhada até a Baker Beach.

Battery to Bluffs
Essa é uma trilha espetacular que pode começar tanto no Battery Crossby quanto em Baker Beach e vai até a Golden Gate Bridge, passando por antigas instalações militares, uma praia deserta (a Marshall’s Beach) e muitos lugares incríveis para subir a ponte. Prepare-se para subir muitos degraus.

Do Presidio a Golden Gate
E, para fechar a série de trilhas espetaculares, minha dica é a trilha que sai do Presidio e vai até a Golden Gate passando por vários mirantes bonitos, florestas de eucaliptos perfumadas e edifícios históricos até chegar no Golden Gate Welcome Center. Amo a experiência!
Melhores lugares para ver e fotografar a ponte Golden Gate no mapa
Veja neste mapa os melhores lugares para fotografar a ponte Golden Gate
Aluguel de carro em San Francisco
Alugar carro em San Francisco costuma ser mais dor de cabeça do que vantagem. O trânsito é caótico, os estacionamentos são caríssimos e as regras de trânsito são cheias de pegadinhas — é fácil levar uma multa sem nem perceber.
A melhor pedida é se virar com o transporte público em San Francisco, que funciona bem e cobre as principais áreas turísticas. Dá pra usar passes ilimitados ou até cartões de desconto como o SF CityPASS.
Se você vai ficar mais de 3 dias na cidade, uma boa estratégia é alugar o carro só no final da estadia, quando for seguir viagem pela Highway 1, Napa Valley, Yosemite ou outro destino fora da cidade. Assim, você economiza tempo, dinheiro e estresse.
Onde ficar em San Francisco
Quando você começar a buscar onde ficar em San Francisco (ou se não quiser perder muito tempo com isso), duas regiões ganham destaque. Union Square e Fisherman’s Wharf são bairros bem diferentes, mas que concentram a maior parte da rede hoteleira de San Francisco. Vou fazer um resumão delas:
Região da Union square:
A região da Union Square é central, super bem conectada ao transporte público e ótima pra quem quer explorar a cidade com facilidade. É prática, cheia de lojas, restaurantes e próxima de várias linhas de metrô, bondinho e ônibus. Ideal pra quem gosta de agito urbano e quer economizar tempo nos deslocamentos.
- Hotéis caprichados: Grand Hyatt San Francisco, Palace Hotel, Hilton SF Union Square, Westin St. Francis,
- Hotéis com bom custo benefício: Beresford Arms, Palihotel San Francisco e Herbert Hotel
- Hotéis economicos: The Urban, HI San Francisco Downtown e Adelaide Hostel

Região do Fisherman’s Wharf:
O Fisherman’s Wharf é a região mais turística de San Francisco — fica coladinho no Pier 39 e é perfeito pra quem quer se hospedar perto das principais atrações da orla. O bairro é bem conectado ao centro pela linha F do Muni e pelo Cable Car, o famoso bondinho da cidade.
Além disso, reúne várias opções de hotéis com bom custo-benefício, principalmente pra quem curte praticidade e quer fazer tudo a pé.
- Hotéis caprichados: Kimpton Alton, Argonaut Hotel e Hotel Zephyr
- Hotéis com bom custo benefício: Mariott, Riu Plaza e Holiday Inn Express
- Hostel: Hi San Francisco Fisherman’s Wharf (vale olhar os quartos privativos!)
Dica para quem busca um hotel com Café da manhã grátis: o Riu Plaza é uma ótima pedida para você!
Outros bairros interessantes
Conheça os melhores bairros de San Francisco e nossas melhores dicas de hospedagem no post onde ficar em San Francisco. Pra quem está com um orçamento enxuto, preparamos o post 8 hotéis com bom custo benefício em San Francisco, mas já aviso que não é barato se hospedar na cidade.
Mais dicas de San Francisco
De fato, a Golden Gate é um dos maiores pontos turísticos da cidade, mas tem muita coisa para conhecer por lá. Quanto mais tempo, melhor, mas dá para encaixar as atrações em roteiros de 2, 3, 4 ou 5 dias.
O mais legal é que tem muitos passeios grátis em San Francisco que vão além do comum e que deixarão seu roteiro ultra especial. Estou falando de dicas boas como um passeio pelo Parque Presidio, conhecer o Fort Point, ver murais de Diego Rivera e muito mais.

Se você tem ainda mais dias em SF, vale considerar algum bate e volta. Algumas das minhas sugestões mais especiais são: Napa Valley, a região vinícola mais famosa da Califórnia, Muir Woods, árvores gigantes pertinho de San Francisco e Berkeley, um dia na cidade universitária mais alto astral da Califórnia.
E, para quem quer fazer a viagem de carro entre São Francisco e Los Angeles pela costa da Califórnia, vale a pena dar uma lida no post Highway 1. Lá você vai encontrar todos os detalhes para planejar sua viagem!
Seguro viagem para a Califórnia
Não viaje sem um bom seguro viagem! Apesar de não ser obrigatório nos Estados Unidos, ele pode te salvar de muitas roubadas, como um extravio de bagagem, alguma emergência hospitalar, cancelamento de voo, entre outros.
Por aqui, indico o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente!
Quer um desconto?
Insira o código IDEIASNAMALA15 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Faça já sua cotação e reserve seu seguro!
Curtiu as nossas dicas para conhecer a ponte Golden Gate? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
PLANEJE SUA VIAGEM:
- HOSPEDAGEM: Veja onde ficar em San Francisco.
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- CHIP EUA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- Guia de viagem de San Francisco
- Onde se hospedar em San Francisco
- Roteiro San Francisco
- O que fazer em San Francisco
- Onde comer em San Francisco



