Roteiro pelo sudeste Asiático: Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e Cingapura
Organizando uma viagem para a Ásia? Conheça meu roteiro pelo sudeste asiático passando pela Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e Cingapura com dicas do que ver e fazer em cada cidade. Uma viagem inesquecível repleta de paisagens fabulosas, templos inacreditáveis, praias paradisíacas e comida maravilhosa.
Roteiro Resumido
- Tailândia: 13 dias
- Bangkok
- Ayutthaya (Bate & volta de Bangkok)
- Koh Lanta
- Koh Phi Phi
- Krabi (Railay Beach)
- Chiang Mai
- Laos: 4 dias e meio
- Luang Prabang
- Vientiane
- Camboja: 9 dias
- Phnom Phen
- Siem Reap
- Sihnoukville
- Koh Rong Samloem
- Vietnã: 15 dias
- Ho Chi Minh (Saigon)
- Cu Chi Tunels (Bate & volta de Ho Chi Minh)
- Delta do Mekong (Bate & volta de Ho Chi Minh)
- Hue
- Hoi An
- Hanoi
- Halong Bay
- Sa Pa
- Cingapura: 3 dias
- Tailândia: 1,5 dias
- Mercados de Maekong & Amphawa (Bate & volta de Bangkok)
Total: 7 semanas
Roteiro detalhado:
A seguir descreverei meu roteiro pelo Sudeste asiático durante a viagem #IdeiasnaAsia com descrições de cada cidade, uma breve explicação do que ver e fazer em cada uma delas e sugestões do que eu faria diferente para que você possa avaliar com carinho e montar seu próprio roteiro do jeitinho que achar melhor.
Tailândia:
Bangkok – 4 dias na chegada e 1,5 dias na volta
Grand Palace – Bangkok
Bangkok é uma das cidades mais desenvolvidas e mais interessantes do sudeste asiático. Uma cidade ligada no 220 e que combina perfeitamente o lado cultural da Tailândia com agito, bons restaurantes, compras incríveis e baladas para todos os gostos e estilos.
O que fazer em Bangkok:
- Grand Palace & Wat Phra Kaew: O palácio Real de Bangkok é de cair o queixo de tão lindo. Prepare-se para babar pelos ornamentos dourados e pelos singelos budas de Esmeralda.
- Wat Pho: ver o incrível Buda dourado deitado, explorar os pavilhões do templo e fazer um massagem
- Wat Arun: Se impressionar com a delicadeza e a quantidade de detalhes da torre principal. O Wat Arun estará reformando até o final de 2016
- Asiatique:
- Shopping Centers: Bangkok tem dezenas de shopping incríveis, um colado no outro. Se impressione com o nível das lojas e faça comprinhas chiques bem mais acessíveis que no Brasil
- Khao San Road: A rua da bagunça e da balada. É aqui que os gringos vem para provar insetos (grilos, baratas e escorpiões)
- Distrito Financeiro de Bangkok: Além de prédios imponentes, o distrito Siam tem um dos Red Light Districts mais famosos de Bangkok. A prostituição (masculina e feminina) é bem descarada.
- Lumpini Park: um dos lugares mais agradáveis de Bangkok. Vá de manhã cedo e veja como os locais começam o dia.
- Sky Bar (restaurante Sirocco) ou Vertigo: tomar um drink curtindo excelentes vistas de Bangkok
Se der tempo: China Town, Jim Thompson house, Wat Saket (fraco se comparado aos outros)
Atividades culturais a noite: Luta de Muai Thai & Show típico Tailândes (Siam Niramite ou similar)
Roda Gigante do Asiatique – Bangkok
Rio Chao Phraya – Uma das melhores maneiras de conhecer Bangkok
Templo Wat Arun
Bangkok: Bate e volta a Ayutthaya
Ayutthaya é uma das antigas capitais da Tailândia, uma cidade repleta de templos maravilhosos e super antigos. Uma parada incrível para quem curte história e quer entender um pouco das origens dos templos de Bangkok. Ayutthaya pode ser visitada por meio de um tour de dia inteiro (preço aproximado 1500 Bahts) ou por conta próprio com um trem saindo de Bangkok (preço do trem de 85 Bahts (terceira classe) a 760 Bahts para primeira classe sleeper).
Dica: Pra quem tem tempo, vale trocar o Bate e volta por uma noite em Ayutthaya. A cidade é encantadora e merece ser visitada com calma
O que fazer em Ayutthaya:
- Wat Phu Khao Thong: Conhecido como o templo da montanha dourada. Uma pirâmide branca super interessante com um museu adjacente repleto de budas de diferentes estilos.
- Wat Yai Chai Mang Khon: Um enorme Buda deitado de pedra. Este gigante tranquilo serviu de inspiração para o Buda Reclinado de Bangkok no templo Wat Pho.
- Ayutthaya Historical Park: O parque histórico de Ayutthaya é onde está a linda cabeça de Buda encrustada na árvore além de várias outras estupas e ruínas bacanas. Meu lugar preferido da cidade.
- Wat Lokayasutharam: Um dos templos mais lindos da cidade com dezenas de estupas e pagodas e as ruínas do antigo palácio Real da Tailândia. Um templo MEGA fotogênico
- Wat Panan Choeng: Um templo Moderno repleto de dourado e com uma linda estátua de um enorme Buda sentado.
- O palácio real de verão Bang-Pa In: uma coleção de prédios e artefatos ocidentais, e um prédio decorado com detalhes chineses lindos.
- Passeio de bicicleta: pra quem vai passar uma noite (ou mais) na cidade, nada melhor que alugar uma magrela e percorrer as ruas de Ayutthaya.
Bangkok: Bate e volta aos mercados de Maeklong e Amphawa
Trem passando no meio do mercado de Maeklong
Um passeio por dois dos mercados mais interessantes da Tailândia. Maeklong, um mercado estreito, agitado e que de tempos em tempos é interrompido pela passagem do trem, e Amphawa um mercado flutuante gracinha e um dos melhores lugares da Tailândia para comprar lembrancinhas diferentes e originais.
Mercado flutuante Amphawa – Tailândia
Veja todos os detalhes desse Bate-e-volta e roteiro completo aqui.
Koh Lanta: 3 dias
Queridinha pelos gringos, Koh Lanta é uma ilha de águas calmas e praias pouco exploradas. Um lugar para curtir, relaxar e fugir das multidões de Krabi, Phuket e Phi Phi. Koh Lanta é bonita, mas não passa nem perto das belezas de Koh Phi Phi e Railay. Gostei de conhecer, mas trocaria fácil por um dia a mais e Phi Phi e mais dois dias em Railay.
Relax Beach – Koh Lanta
O que fazer em Koh Lanta:
- Passear & curtir as praias da ilha: Alugue uma moto (ou um carro) e faça um passeio gostoso parando de praia em praia. Destaque para Bambo Beach
- Parque Nacional de Koh Lanta: Visitar o farol e curtir um mergulho na praia (quase) deserta. No começo do verão ou durante a estação das chuvas, visite também a cachoeira.
- Curtir o entardecer em Relax Beach: uma praia gracinha, pra lá de relax e com um dos melhores restaurantes da ilha. Coma por lá sem pensar duas vezes.
- Fazer mergulho de Cilindro em Koh Haa: 5 ilhas pra lá de fotogênicas e com uma vida marinha privilegiada. Veja detalhes desse passeio aqui.
- Cavernas de Koh Lanta: Não tive tempo de visitar, mas parece ser bem interessante
Koh Haa – Tailândia
Veja aqui um post completo sobre o que ver e fazer em Koh Lanta.
Koh Phi Phi: 3 dias
Com um azul de doer os olhos e formações rochosas impecavelmente moldadas pela mãe natureza. Phi Phi concentra algumas das paisagens mais lindas que já vi, pontos incríveis de mergulho & snorkel e uma vida noturna agitada. Phi Phi tem um pouco de tudo: romance pra quem quer romance, bagunça pra quem quer bagunça e águas calmas e amigáveis pra quem viaja em família.
O que fazer em Koh Phi Phi
- Passeio de Long Boat: Fazer um passeio de Long Boat pelas praias com direito a snorkel, parada na Monkey Beach (praia dos macacos) e aproveitar o paraíso (sem caos) na Nui Beach
- Visitar a Maia Bay: vá cedo (antes das 6:00 da manhã, para ter a praia vazia. Depois das 8:00 a praia fica insuportável de tão cheia e perde todo o charme.Depois disso curta as paisagens em Loh Samah Bay e a sensação de mergulhar num aquário ao lado da Viking Cake.
- Curtir as águas calmas da Long Beach
- Aproveitar o entardecer na Nice Beach (nem pense em chegar antes das 15:00)
- Ver as praias (e quem sabe o pôr do sol) do alto do mirante da ilha
- Fazer um passeio de Caiaque pela ilha
- Compras no centrinho de Koh Phi Phi: Não se esqueça de pechinchar bastante (e não espere preços tão bons quanto os de Bangkok)
- Loh Dalam Bay: Curtir o agito e vida noturna pra lá de animada de Loh Dalam
- Fazer mergulho de cilindro ou Snorkel: Phi Phi tem vários pontos de mergulho bacanas, opções não vão faltar
Maya Bay – Koh Phi Phi
Nem pense em fazer um bate e volta
Além de linda, Phi Phi é uma das ilhas mais turísticas e mais lotadas da Tailândia. Só que grande parte dos turistas visitam a ilha em tours rápidos e ficam pouco tempo. Assim, para curtir a ilha de verdade e se apaixonar pelas paisagens, nem pense em fazer bate-e-volta. Durma pelo menos um dia (se tiver duas noites ou mais, melhor) em Phi Phi, e ao menos que você ame uma balada, durma bem longe da praia do agito (e de preferência em um hotel com piscina :)).
Koh Phi Phi vista do alto do mirante
Krabi: 1 dia
Krabi é um ponto de partida ideal para quem deseja explorar as praias do sul da Tailândia e é acessível tanto por avião quanto por trem e ônibus. A praia mais famosa de Krabi é Ao Nang, mas a mais é Railay Beach, uma praia de águas esverdeadas contornada por montanhas pra lá de fotogênicas. (Não conheci as outras praias da cidade, mas ouvi falar que não vale a pena. Alguém ai já foi e quer contar para nós o que achou?)
O que fazer em Railay Beach
- Conhecer as praias: Railay West (a mais bonita), Railay East e Ton Sai Bay (pra fugir das multidões)
- Mirante de Railay Beach:Ver as praias do alto & visitar a incrível lagoa azul
- Fazer alpinismo
- Explorar as cavernas (repletas de esculturas nada ortodoxas)
Veja nesse post tudo o que você precisa saber para programar sua viagem a Railay Beach.
O que fazer em Krabi:
- Comer comida de rua boa e barata no mercado noturno
- Curtir o visual das montanhas de frente para o rio
- Tirar uma foto com a estátua de caranguejo estranho que é o simbolo da cidade
Uma das vistas mais lindas do centro de Krabi
Chiang Mai – 3 dias
Chiang Mai é a principal cidade do Norte da Tailândia e um verdadeiro banho de cultura e aventura. A cidade esta repleta de templos fantásticos – um mais lindo que o outro – e para os aventureiros de plantão, incontáveis opções de trecking, do mais leve ao mais radical. Além de cultura e aventura, Chaing Mai tem incontáveis fazendas de Elefantes, o polêmico Tigre Wonderland e algumas tribos interessantes como a das mulheres de pescoço comprido.
O que fazer em Chiang Mai
- Visitar templos incríveis: Doi Sutep, Wat Chedi Luang, Wat Phra Singh, Wat Shri Suphan e Wat Suan Dok são imperdíveis
- Elephant Nature Park ou parque similar: O Elephant Nature Park foi um dos Highlights da minha viagem, mega recomendo.
- Acompanhar o ritual matinal de oferecimento das almas: acorde cedinho e participe desse ritual mega local e super bonito
- Bater um papo com os monges: Os templos Wat Chedi Luang e Wat Phra Sign tem um programa super legal pra quem quer bate papo com os monges (em inglês)
- Parque dos Tigres (Tigre Wonderland): Ver feras grandes e pequenas de pertinho
- Tribo das mulheres girafas: Ver a tribo de perto e comprar artefatos feitos por elas
- Compras baratas no mercado de final de semana: se esbaldar em um dos melhores mercados da Tailândia
- Passear de bicicleta pelo centro da cidade: Um passeio lindo de templo em templo
- Curtir o agito e fazer comprinhas no mercado noturno: Aproveite para provar comida de rua deliciosa e baratíssima
- Fazer um curso de culinária: aprenda a cozinhar delicias tailandesas em uma das escolas de culinária da cidade
- Rafting e Trecking: Chiang Mai tem várias opções de passeios pra nem um amante de aventuras botar defeito
O incrível Elephant Nature Park
Templo de prata em Chiang Mai
Ritual budista no Wat Phra Singh
E pra quem tiver mais dias:
O norte da Tailândia tem um montão de cidades lindas. Aproveite a viagem para conhecer Sukotai, Chiang Rai, Pai e fazer um trecking de alguns dias pela floresta passando pelas comunidades locais.
Laos
Luang Prabang – 3 dias
Luang Prabang é uma das cidades mais simpáticas que já visitei. Uma cidade repleta de pessoas sorridentes, comidas deliciosas, templos super bonitos, natureza privilegiada e um ritual matinal de oferecimento das Almas lindíssimo. Luana Prabang é um desses lugares para curtir a doses lentas, quanto mais tempo melhor, e descobrir com muito carinho.
O que fazer em Luang Prabang
- Acompanhar e participar do ritual de oferecimento das almas: participe com respeito e em silêncio ofereça comida de boa qualidade (de preferencia comprada no mercado matinal ou encomendada do seu hotel).
- Kuang Si Falls: uma cachoeira mega fotogênica de águas azul claras.
- Passear de barco: Fazer um passeio pelo Rio Mekong parando nas Pak Au Caves
- Comer no restaurante Tamarind: divino, um dos melhores da viagem
- Fazer aula de culinária típica do Laos
- Atravesse a ponte: e caminhe pelo outro lado do rio para ter uma visão menos turística e mais local da cidade
- Curtir a noite no barzinho Utopia: ambiente mega incrível
- Fazer aulas de Yoga na varanda do Utopia com uma vista incrível do Rio Mekong
- Visitar os templos:
- Wat That Luang: a casa da estátua que deu origem ao nome da cidade e aos incríveis tesouros do antigo palácio real, agora convertido em museu.
- Wat Xieng Thong: o templo mais lindo da cidade, repleto de ornamentos delicadíssimos e muitos budas dourados.
- Se você tiver tempo e interesse, a cidade tem vários templos menores e menos famosos que também merecem a visita.
- Ver a cidade do alto do monte Phou Si: vistas lindas da cidade e do encontro dos rios
- Trecking & passeios de elefante: Luang Prabang tem várias opções de passeios e excursões pelas montanhas do Laos.
Kuang Si Falls em Luang Prabang
Vientiane – 1 dia
Ir ou não ir para Vientiane foi uma das grandes dúvidas da viagem, mas quer saber?! Visitá-la foi uma das melhores decisões da viagem e me provou que o Laos não tem um terço da fama turística que merece. Vientiane é uma graça, super fácil de visitar e está repleta de templos bonitos (o Buda dourado deitado do Pha That Luang é um espetáculo) e monumentos interessantes como o super fotogênico arco do triunfo Patouxai.
O que fazer em Vientiane
- Visitar os templos: Pha That Luang (o mais sensacional da cidade com direito a um Buda deitado maravilhoso. Para chegar lá você precisará de uma bicicleta ou de um Tuk Tuk), o Wat Si Saket (que tem mais de mil mudas sentadinhos em duplas) e o Haw Pra Kaew (um museu bonitão que esta fechado para reforma até o final de 2015).
- Palácio presidencial: um casarão cinza com telhado no estilo templo budista que vale a foto.
- Conhecer o Chao Anouvong park: e fotografar a imponente estárua do Rei Chao Anouvong.
- Patouxai Monument: um obelisco bonitão e pra lá de fotogênico
- Fazer um bate e volta até o Buda Park: centenas de estátuas incríveis pertinho do Vientiane. Veja todos os detalhes desse passeio aqui.
- Talad Sao Shopping Mao: prá quem quer fazer compras, o maior shopping da cidade
- Passear de bicicleta pela cidade
Veja aqui, um post completinho com o que ver e fazer em Vientiane.
Budas e mais budas no Wat Sisaket em Vientiane
Escultura no Buda Park – Pertinho de Vientiane
Camboja
Phnom Penh – 1 dia (passei 2 e não recomendo)
Palácio Real de Phnom Penh
Uma cidade grande, caótica e pouco segura. A agitada capital do Camboja foi a cidade que menos gostei da viagem. Prepare-se para pegar trânsito, segure a sua bolsa bem forte e evite caminhar durante a noite. Em termos culturais, Os Killing Fields e o palácio Real merecem a visita. [Achei a prisão meia boca e o museu bem inferior ao de Siem Reap]. Eu se fosse você, passaria no máximo um dia por ali.
O que fazer em Phnom Penh
- Palácio Real do Camboja: Repare no chão surreal do Silver Pavilion, todinho coberto com placas de prata
- Killing Fields: o cruel campo de execução dos prisioneiros durante a revolução comunista do Camboja tem um tour audio guiado forte porém pra lá de interessante
- Prisão da revolução: ver de pertinho como uma escola se transformou em presídio durante a revolução comunista
- Caminhar pelas margens do rio: uma das áreas mais agradáveis da cidade repleta de restaurantes bacanas
- Visitar o Wat Phnom: o templo mais bonito da cidade
- Para fazer Compras: Central Market & Night Market – Pechinche!
- Museu Nacional do Camboja: Uma coleção de Budas interessante e um bocado de história pra contar.
- Tirar o visto do Vietnã sem dor de cabeça: uma alternativa MEGA barata pra quem vai de ônibus e não quer passar o dia no consulado – [contrate um despachante sem pensar duas vezes. Enquanto ele faz o trabalho dele, você sai para passear.]
Siem Reap – 3 dias
Linda, aconchegante e fotogênica. Siem Reap tem, além do fabuloso conjunto de templos do Angkor, um museu espetacular e milhões de anos de história que te emocionarão da cabeça aos pés. Sem dúvida um dos destinos mais especiais do Sudeste asiático e um desse lugares que colam na memória para todo o sempre. Prepare-se para altas emoções.
O que fazer em Siem Reap
- Ver o nascer do sol do Angkor Wat: chegue cedo e espere toda a galera ir embora para tirar fotos espetaculares
- Conhecer os templos do pequeno circuito: Angkor Wat, Bayon, Ta Keo, Ta phrom e Banteay Kdei
- Conhecer os templos do grande circuito: Preah Khan, Neak Peah, Ta Som e Pre Ruap
- Visitar o incrível Angkor Museu: uma oportunidade incrível de aprender sobre a história dos templos e cultura local. Veja todos os detalhes desse passeio aqui.
- Ver o pôr do sol do alto do templo Phnom Bakheng: achei MEGA meia boca, mas se você quiser muito, vai fundo amigão
- Visitar templos fora do circuito turístico: Bang Malea e Koh Ker (veja esse post do Oscar que sensacional)
- Tomar drinks na pub street
- Fazer compras no night market
- Visitar o mercado flutuante: Se o nível da água estiver bom, se não, nem perca seu tempo.
Nascer do sol no Angkor Wat
Bang Malea – Pra sair do circuito turisticão
Sihanoukville
A cidade litorânea mais famosa do Camboja é casa da Otres Beach (um conjunto de praias delícia) e o ponto de partida para as incríveis ilhas do Camboja (que são 20 vezes mais bonitas e interessantes que Sihanoukville).
O que fazer em Sihanoukville
- Curtir a praia em Otres Beach (tanto Otre Beach I quanto Otres Beach II são ótimas) que são as únicas praias de Sihanoukville que merecem a visita. As outras são sujas. Quanto mais perto do porto, mais imunda.
- Ver a vida passar/ Ler um bom livro numa espreguiçadeira delícia na beira do mar
- Comer em um dos restaurantes/barzinhos animados do centro
- Pegar o ferry rumo a Koh Rong ou Koh Rong Samloem
Koh Rong Samloem
Um verdadeiro paraíso. Praias de areias claras e água transparente. Praticamente uma ilha prá chamar de sua.
O quer fazer em Koh Rong Samloem
- Descansar da correria da viagem
- Aproveitar a praia quase deserta
- Comer bem pra caramba
- Se hospedar num Bangalô (barato) de frente pro mar.
- Fazer mergulho de cilindro
Veja aqui um post completinho sobre os encantos de Koh Rong Samloem
Vietnã
Ho Chi Minh (Saigon) – 4 dias
Ho Chi Minh é uma cidade viva, moderna e pra lá de interessante. Uma combinação de atrações históricas interessantes, com um dos melhores museus da guerra do Vietnã, vida noturna animada, comida de primeira e a maior quantidade de motos por metro quadrado do mundo.
O que fazer em Ho Chi Minh
- Museu da guerra (The War Remnants Museum): Apesar da propaganda comunista deslavada, é uma ótima maneira de entender um pouco mais sobre o combate;
- Palácio da Reunificação: ver de pertinho o tanque militar que invadiu o palácio marcando o fim da guerra do Vietnã, os bukers que protegiam os governantes e as pomposas salas de reunião
- Dar um passeio pelo antigo centro da cidade: não deixe de visitar a Catedral de Notre Dame, o bonito correio de Saigon, a Opera House (se puder assista a um show) e os antigos hotéis Rex e Caravelle.
- Ver a cidade do alto do alto da Bitexco Tower: Ao invés de ir ao observatório, peça um sorvete ou uma sobremesa do restaurante. A comida não é grande coisa, mas a vista é melhor que o observatório e o sorvete sai mais barato 🙂
- Compras baratas no Ben Than Market: o mercado tem muita tranqueira e zilhões de coisas falsas, mas se procurar bem dá para fazer uns bons achados
- Bater um papo com os locais: todos os dias no final da tarde rolam grupos informais de conversação no parque da Pham Ngu Lao. Uma forma bacana de interagir com os locais.
- Tomar um drink na animada Bui Vien Street
- Provar comida de rua: o Pho (Sopa com carne e noudles) do sul do Vietnã é bem mais gostoso que o do norte e os rolinhos primavera são divinos. Coma todos que puder.
- Se aventurar no trânsito de Ho Chi Mich: Dar um passeio da garupa de uma moto & atravessar a rua sem medo de ser atropelado.
- Ver a cidade (e o Sky line caprichado) do outro lado do rio: para chegar lá você precisará de um amigo local ou uma moto taxi. A vista vale o perrengue e a distância.
- Visitar um ou dois templos: A pagoda do imperador Jade e o Thien Hau são duas boas opções
- Comprar lembrancinhas bonitas e diferentes: Ho Chi Minh esta cheia de lojinhas design interessantes, tem muita coisa legal e bem diferente das tradicionais bugigangas do sudeste asiático
Delta do Mekong (Bate e volta de Ho Chi Minh )
Mercado Flutuante de Cai Be – Vietnã
Existem algumas possibilidades de passeios de um dia pelo Delta do Mekong. Escolhi Cai Be, que tem um dos mercados Flutuantes mais antigos e interessantes do Vietnã e várias ilhas pequenas e fotogênicas. Além do mercado, meu tour incluiu um passeio de barco a remo pelos canais apertados do rio que foi o máximo e um almoço vietnamita DELICIOSO.
Veja todos os detalhes do passeio pelo Delta do Mekong aqui.
Pra quem tem mais tempo:
Ao invés de uma bate e volta rápido, fique um ou dois dias na região e aproveite outras áreas mais distantes e menos exploradas turisticamente.
Cu Chi Tunels e Cao Dai Temple (Bate e volta de Ho Chi Minh)
Um passeio IMPERDÍVEL e um dos meus Highlights pelo Vietnã. Comece o dia assistindo ao culto Cao Dai, uma religião que tem influências católicas, budistas, Taoistas e hinduístas. A religião é mega interessante e tem uma lista de santos bem diversa como Joana D’Arc, Victor Hugo e Thomas Jeferson, e um altar com imagens de Cristo, Buda e um olho esquerdo gigante, que é o objeto de adoração da religião. A igreja é um misto de cores e imagens que lembram um parque de diversões infantil enquanto o culto é super solene e bonito de observar.
A segunda parada do dia é no Cu Chi Tunels, um complexo de túneis quilométricos e pra lá de estreitos que foi uma das principais armas Vietnamitas contra o exercito americano. Além de poder entrar e caminhar pelos túneis (Claustrofóbicos de plantão: nem pensem!) você verá uma exposição interessantíssima das armas vietnamitas usadas durante a guerra. Imperdível.
Túneis Cu Chi – Mega apertados
Hoi An – 2 dias (e três noites)
Hoi An tem tudo que um viajante pode querer: No quesito turismo, a cidade tem prédios históricos fofos, mil opções de passeios, um mercado super fotogênico com muito vietnamitas de chapéu e praias super boas. No quesito gastronômico Hoi An combina restaurantes divinos com comida de rua de lamber os beiços, fazer uma aula de culinária é um must. E no quesito compras, Hoi An é famosa por abrigar centenas de alfaiates que fazem a roupa que você quiser da noite para o dia além de um mercado noturno de bugigangas pra nenhum gastão botar defeito.
O que fazer em Hoi An:
- Comer e comer: experimente o maior número de restaurantes e de barraquinhas de rua que seu estômago aguentar. Tem tanta coisa boa, que dá fácil para passar a semana toda só comendo.
- Passear pelo centro antigo de dia e de noite: Dê uma volta pelo centrinho e conheça a simpática ponte japonesa coberta, templos lindos e casas antigas estilosas. A noite veja as ruas todas iluminadas por lanternas tradicionais
- Fazer roupas sob medida: Faça o vestido dos seus sonhos, ou aquele super casacão de inverno da noite para o dia e por um precinho super camarada. Testamos e aprovamos três lojas: Yali (uma das lojas mais top da cidade, os preços são um pouco mais caros, porém o nível de detalhes e o acabamento é imbatível) Bao An e Bao Diep (um bom custo benefício, e ideais para roupas fáceis ou casacos).
- Aprender a cozinhar: Faça uma aula de culinária incrível na Red Bridge Cooking School
- Compras no mercado noturno: Não é o melhor mercado da Ásia, mas vale a visita
- Passar uma tarde na praia: ideal para descansar depois do ritmo agitado da viagem
- Andar de bicicleta pelas ruas do centro antigo
- Ver a movimentação do mercado central: Ver os locais vendendo e comprando todo o tipo de produtos. Garantia de ótimas fotos. Vá de sapato fechado (depois não adianta dizer que eu não avisei 😉 e caminhe pelas barracas de peixe sem dó.
Fuja da furada:
O passeio pela Marble Mountain (montanha de Marmore) é o MAIOR mico do Vietnã. Não caia nessa furada.
Hue – 1 dia
A simpática capital ancestral do Vietnã é uma cidade grande e repleta de coisas para ver e fazer. Hue tem ruínas de uma antiga Cidadela Imperial, tumbas reais que são verdadeiras jóias arquitetônicas e estão super bem conservadas, e dezenas de templos as margens do simpático rio Perfume.
O que fazer em Hue
- Cruzeiro pelo Rio Perfume: Subir o rio e visitar as pagodas da cidade em um barco com cara de dragão é uma experiência sensacional.
- Passear e comprar em um dos mercados noturnos mais chiques do Vietnã
- Se perder nas ruinas da Ciudadela Imperial
- Se impressionar com os ornamentos e arquitetura das tumbas imperiais
Mausoléu em Hue
Hanoi – 2 dias (e 4 noites)
Hanoi combina de maneira quase perfeita a agitação de Ho Chi Minh (em menor escala e com um número um pouquinho menor de motocicletas) com pequenos parques, lagos e templos que são verdadeiro santuários de paz. Muita gente vem para Hanoi somente como ponto de apoio para fazer o tour em Halong Bay ou uma viagem por Sa Pa. Mas na real, a cidade tem muita coisa legal e merece pelo menos um dia ou dois do seu roteiro.
O que fazer em Hanoi
- Passeio pela Old Hanoi: Não deixe de visitar o Lago Hoam Kien, o templo Ngoc Son e a catedral de Notre Dame
- Descobrir histórias pra lá de interessantes no museu da mulher
- Show de Marionetes na água. Achei o máximo. Compre seu ingresso o quanto antes.
- Visitar o complexo de Ho Chi Min: Um mausoléu com uma múmia horrorosa #ProntoFalei, um museu de guerra um pouco estranho porém instrutivo, a pagoda de um pilar e outros prédios históricos importantes
- Descobrir os mistérios do templo da Literatura, o templo mais legal de Hanoi
- Degustar comidas de rua diversas ou fazer um tour gastrômico. Cada rua da cidade tem sua especialidade e tem muita coisa boa!
- Passear as margens do Lago Tay Ho, o maior de Hanoi, e visitar a Pagoda Pagoda Tran Quoc
- Experimentar um churrasco Vietnamita sentado em uma miniatura de cadeira tomando cerveja local
- Fazer compras no mercado noturno
Halong Bay
Halong Bay é um dos destinos mais famosos e mais visitados do Vietnã, um arquipélago com mais de 1000 ilhotas rodeadas por um mar maravilhosamente azul e adornadas por uma lenda pra lá de especial. Existem centenas de companhias que oferecem tours diários (de 1, 2 ou 3 dias) para Halong Bay, mas vale ressaltar que quase todos os tours fazem A MESMÍSSIMA rota ao mesmo tempo. Apara burlar essa multidão, vale a pena dedicar algum tempo selecionando o seu barco.
Dicas para escolher seu tour:
- Existem barcos para todos os gostos e bolsos. Ao menos que você esteja buscando perrengue em alto mar, FUJA das opções mais baratas. Ou melhor, eu se fosse você selecionaria o barco mais caro que couber no seu budget;
- Antes de selecionar seu barco, leia reviews no trip advisor ou similar e veja o que a galera achou do passeio;
- Escolha um barco que tenha a ver com você. Se você quer balada em alto mar vai detestar um barco de pessoas mais maduras e vice-e-versa;
- Fazer a reserva em Hanoi é mais barato que fazer online (mas sim, você corre o risco de pegar o barco cheio) e os preços são BEM negociáveis;
- Veja a previsão do tempo antes de reservar seu passeio. Caso a previsão seja chuva ou neblina, fique em Hanoi. Passar o dia num barco para não ver ilha alguma é o maior programa de índio de todos os tempos.;
- Alguns barcos fazem uma rota diferente e BEM MENOS cheia que a rota tradicional e que vale a pena. Esse era o caso do barco que escolhi, o Legacy.
Sa pa – 2 dias (e 3 noites)
Sapa no norte do Vietnã é uma região montanhosa e repleta de campos de cultivo de arroz. A região é habitada por diversas minorias que tem línguas e costumes próprios e que dependem da agricultura de subsistência e do turismo para sobreviver. Visitar Sa Pa é desligar o relógio do tempo e viver alguns dias no modo antigo, caminhando pela natureza, se encantando com os costumes locais e pessoas locais. Em termos culturais, umas das experiências mais ricas e intensas da viagem.
Como programar sua viagem para Sa Pa
Muitas agências e hotéis em Hanoi organizam viagens de três ou mais noites para Sa Pa. A viagem de 3 noites funciona da seguinte maneira: 1 noite em trem ou ônibus noturno rumo a Sapa, 1 noite em hotel ou homestay e 1 noite em em trem ou ônibus noturno rumo a Hanoi. Os pacotes são mega baratos e custam a partir de 50 dólares com comida, trecking e hospedagem inclusos.
Olha só que coloridas as habitantes de Sa Pa
Quem quiser chegar em Sa Pa sem reservas na mão, pode contratar na hora e economizar uns trocados. Mas o assédio de locais na chegada buscando pessoas sem reserva é tão intenso que eu não recomendo.
Dica: os ônibus são super modernos e mais rápidos que o trem. Se você tem tempo para viajar de dia, faça uma viagem mais longa e aproveite as maravilhas da estrada.
Cingapura – 3 dias
Uma das cidade mais modernas organizadas que já visitei, um desses lugares que eu moraria fácil, sem pensar duas vezes. Cingapura tem um monte de atrações turísticas bacanérrimas, jardins para nenhum biólogo botar defeito, um Skyline invejável e muita comida e bebida boa. Adorei a cidade e ficaria mais dias fácil, fácil.
Marina Bay Sands – Cingapura
O que fazer em Cingapura:
- Dar um passeio pela baía de Cingapura: Ver o Merlion, o Hotel Flurerton, a Opera The Esplanade e se apaixonar pelas vistas incríveis e hiper modernas da baía
- Ver Cingapura do alto do Marina Bay Sands e passear pelo shopping center modernoso do Marina Bay
- Tomar um Singapore Sling no Raffles Hotel
- Provar um autêntico “Chile Crab” no Jumbo
- Passear pelo jardim botânico de Cingapura e ver uma das melhores coleções de orquídeas do mundo
- Gardens by the Bay:
- A noite: Experimentar or cores e sons do mundo Avatar do Gardens by the Bay. Para ter as melhores vistas, tome um drink no Indochine Restaurant
- De dia: visitar as estufas mega modernas do Gardens by the Bay.
- Comer Dim Sun no Dim Tai Fung
- Ver as exposições super interessantes do ArtScience museum
- Explorar os tempos, cheiros e sabores da Little India
- Visitar os incríveis shopping centers da Orchard: o shopping Ion é sensacional
- Aprender sobre a história de Singa no Museu Nacional de Cingapura
- Pegar o teleférico rumo a Sentosa
- Fazer um passeio por Sentosa: visitar o aquário, pegar o mono train, almoçar na região do W Hotel e prá que tiver tempo, também dá para passar o dia no Universal Studios
- Compras baratas no Bugis
- Kampong Glam: entrar na mesquita do sultão, bisbilhotar as lojinhas de perfumes e lojas de tecidos
- Vivenciar a vida noturna de Cingapura no Clarke Quai
- Ver muita arte bacana no Gillman Barracks e no SAM (Singapore Art Museum)
- Comer na praça de alimentações da Takashimaya: o melhor custo benefício da cidade é pra lá de delicioso
Se sobrar tempo:
- Visitar o zoológico de Cingapura
- Fazer o Safari noturno
- Passear e comprar tranqueiras na China Town
Little Índia: Cingapura
Baía de Cingapura
Transporte: qual a melhor maneira de viajar pela Ásia?
Tudo depende do seu tempo e budget. Com poucas exceções os vôos pela Ásia são baratíssimos especialmente se comprados com antecedência. Em compensação, como as estradas não são aquela Brastemp, as viagens de ônibus são ruins e demoradas. Eu se fosse você, só faria viagens curtas ou viagens absolutamente necessárias (ex. Hanoi – Sa Pa) de ônibus.
Dica: antes de comprar passagens de ônibus, pesquise reviews da companhia no Trip Advisor ou similar. Tem muito sem vergonha vendendo busão de luxo, que na verdade é um bumba velho e sem ar condicionado por aí. Na dúvida, prefira as companhias mais caras. (Ex. Giant Ibis no Camboja)
Hoi An – Vietnã
A ordem dos fatores altera o resultado:
Uma dica importante na hora de planejar o roteiro é tentar pensar numa ordem que faça sentido (tanto no quesito tempo, quanto no quesito financeiro) para que você não precise ficar indo e voltando e nem pague uma fortuna em passagens caríssimas.
Bangkok, Cingapura e Kuala Lumpur são três dos principais pontos de chegada para uma viagem pelo sudeste asiático. Tente fazer sua viagem rodando (tanto faz no sentido horário ou anti-horário. Pesquise passagens (para evitar vôos com escala) e preços antes de tomar sua decisão) de fronteira em fronteira de uma maneira que faça sentido:
Exemplo de itinerário otimizado:
- Bangkok-> Chiang Mai: Avião, trem ou ônibus
- Use Chiang Mai de ponto de partida para explorar Pai e Chiang Rai
- Chiang Mai -> Luang Prabang: Avião ou barco (prá quem tem MUUUITO tempo disponível). A viagem de ônibus é horrível, uma das piores da sua vida, nem pense em fazer essa economia porca.
- Se tiver tempo, visite as cidades do norte do Laos
- Luang Prabang -> Vientiane: Como as estradas do Laos são péssimas, eu iria de avião
- Vientiane -> Hanoi: de avião – o ônibus é absurdamente longo e o trajeto nem é legal
- Use Hanoi de ponto de partida para explorar Sapa e Halong Bay
- Hanoi -> Hue: o vôo é mega barato, mas também dá para ir de ônibus ou trem
- Dica: Compare os preços dos vôos para Hue e Hoi an para decidir qual fazer primeiro
- Hue -> Hoi An: de carro, moto (easy riders) ou ônibus
- Hoi An -> Ho Chi Min: o vôo é mega barato e rápido, mas também dá para ir de ônibus
- Use Ho Chi Minh de ponto de partida para as ilhas do Vietnã, Delta do Mekong e Cu Chi Túneis
- Ho Chi Minh -> Phnom Pehn: A viagem de ônibus é rápida e tranquila, mas eu faria o visto online para não ser extorquido na fronteira. O vôo não é dos mais baratos, mas uma beleza para tirar o visto na hora
- Phnom Pehn -> Siem Reap: o vôo costuma ser bem caro, mas os ônibus, especialmente os noturnos são bem decente. Fui de ônibus e gostei. Quem quiser fazer uma viagem mais curta com uma parada extra pra lá de especial, Batambang é uma ótima pedida.
- Use Phnom Pehn de ponto de partida para explorar Sihanoukville e as ilhas do Camboja.
- Siem Reap -> Bangkok: de preferência de avião, mas também dá para fazer um bem bolado divertido de ônibus + trem
- Bangkok -> Ilhas do sul da Tailândia (Koh Samui, Phuket e Krabi são acessíveis de avião e o vôo é uma pechincha)
- Use Koh Samui, Phuket e Krabi de base para explorar as ilhas e praias mais bonitas
- Ilhas do sul da Tailândia -> Bangkok
Planeje seu tempo e suas conexões
Na Ásia TUDO atrasa, e atrasa bastante. Sendo assim evite ficar pulando de aeroporto em aeroporto (vulgo um dia em cada cidade) porque basta o primeiro vôo atrasar para TODO o seu planejamento ir por água a baixo.
Menos é mais
Durante a viagem encontrei muitos brasileiros com uma pressa maior do que o roteiro e na tentativa de ver a Ásia inteira em duas semanas. Nessa vontade louca de ver tudo, eles acabavam saindo das principais cidades sem ver as coisas mais diferentes e sem tempo de fazer qualquer mudança caso um vôo atrasasse. (Sim meu amigo, os vôos atrasam e MUITO).
Chiang Mai – Tailândia
Eu se fosse você planejaria sua viagem para correr o mínimo possível. Veja alguma ideias para planejar seu roteiro aqui. Nenhum desses países vai sair correr e nem fechar suas portas para o turismo. Pare com essa mania de querer ver TUDO. Curta cada cidade com calma e vivencie o melhor da Ásia sem correria.
O que eu faria diferente (assumindo que eu tivesse tempo infinito 🙂 )
- Trocaria Koh Lanta por mais dias em Railay Beach
- Incluiria mais dias e mais cidades no norte da Tailândia: Sukothai, Pai e Chiang Mai
- Faria o margulho embarcado (Live Aboard) em Koh Phi Phi
- Incluiria Koh Lipe no roteiro pelo sul da Tailândia
- Conheceria o outro lado da costa tailandesa: Koh Tao e Koh Pangan
- Incluiria Kanchanaburi – Tailândia – no roteiro
- Ficaria um dia a menos em Ho Chi Minh e um dia a mais em Hue
- Faria mais roupas em Hoin An
- Faria o trajeto entre Hue e Hoi An de ônibus (ou de moto) e não de taxi
- Faria o tour de duas noites em Ha Long Bay e não uma só noite
- Ficaria pelo menos mais uma semana no Laos. Amei o país e quatro dias não deu nem pro cheiro.
- Passaria mais uns três dias em Koh Rong Samloem e mais um dia em Siem Reap
- Não ficaria mais que um dia em Phnom Penh de jeito nenhum, ou melhor. [Posso eliminar essa parada do roteiro?!]
[Com essa breve listinha já deu prá perceber que minhas prioridades para voltar são a Tailândia e o Laos, né?! Mas antes disso pretendo dar uma escapadinha até a Indonésia, uma explorada pela China e curtir o litoral das Philipinas 🙂 #SabeDeusQuando].
Grand Palace – Bangkok
Dicas pra quem pretende fazer uma viagem parecida
- Cuidado com as economias porcas: o melhor exemplo de economia porca do sudeste asiático é fazer o trajeto Chiang Mai – Luang Prabang de ônibus. Uma viagem dos infernos em um ônibus meia boca repleto de locais sentados em cadeiras de plástico no corredor. Pesquise bem antes de fazer essas burradas!
- Tempo nunca é demais: Faça a viagem mais longa que suas férias permitirem. Tem muito lugar lindo, e quanto mais você viajar, mais lugares novos e diferentes irá descobrir.
- Comida: todos os países que visitei tem culinárias incríveis e boas opções de comida de rua e restaurantes. Antes de sair comendo qualquer porcaria na rua, acostume seu estômago. Muita gente passa mal – e bem mal – logo nos primeiros dias.
- Vegetarianos: prepare-se para comer muito arroz frito com vegetais. As opções serão BEM limitadas para vocês
Guarde este post no Pinterest!
Oi Mari, vou viajar para comemorar os nossos 20 anos de casado. Escolhemos Tailândia. Mas queria incluir Vietnã e Indonésia. Mas nossa data não ajuda muito. É dia 28 de maio de 2025. Pensamos em ir no dia 24 de maio e voltar no dia 14 de junho. Você acha que dá pra incluir os 3 países nesse período?
Plivia, bom dia!
Será pouco tempo. Os três países tem muitas atrações. Escolha no máximo 2 e mesmo assim já será um roteiro corrido.
Boa viagem
Obrigado pelo posto, acabo de voltar desta viagem.
Ficamos felizes com o feedback Ener!
Boa tarde! Vou estar na Tailândia no final de Abril mas ao tentar marcar os voos domésticos entre krabi e Phuket não encontrei nenhum onde pudesse adicionar bagagem de porão, como fizeram? Obrigada pela ajuda e muitos parabens pelo site está espectacular e ajuda imenso.
Oi Vera,
Viajo apenas com mala de mão, assim não tive essa dificuldade.
Abraços e boa viagem
Ola,
Gostaria de saber se faz roteiros personalizados para Asia.
Obrigada
Elo
Olá, Eloisa!
Não fazemos.
Obrigada!
Abraços
Mari,
Amei o blog, com planos de fazer essa viagem c minhas crianças, logico que um pouco mais tranquila,
Mas vc acha viavel!? Sao pequeno tem 9 e 12 anos!
Se puder passar tb valores e gastos aproximados para referência seria otimo!
Abraço
Acho super viável!
Os valores mudam muito dependendo na época do ano!
Abraços
Oi Mari, amei o blog. Eu estou planejando uma viagem para Tailândia mas queria fazer Tailandia > Singapura > Tailandia, como funciona a questao do visto para multiplas entradas?
Oi Gabriella, para menos de 90 dias consecutivos não é preciso de visto para entrar na Tailândia.
Abraços
Olá Mari!! Muito obrigada pelo seu post vai me ajudar bastante, gostaria de sua opinião estou indo para Bali em junho, vou ficar lá um mês ou mais e estava pensando em visitar Tailandia, Laos, Vietna e Camboja, porém sei que nessa época não é a mais indicada, estava pensando em ir, mas não ir as praias desta vez por causa do clima!! Mas enfim o que tu me indica já que vou estar por “perto”? Vou tirar 3 meses de ferias, mas ficarei a maior parte em Bali!! Obrigada
Olá! Primeiro gostaria de agradecer pelos posts do sudeste asiático pois estão me ajudando muito no planejamento da minha viagem, que será em fevereiro de 2020. Fiz uma viagem pela Califórnia há uns dois anos e seus posts fizeram a viagem ser incrível, então confio muito nas suas dicas! Vi que algumas pessoas comentaram aqui seus roteiros e você comentou, então vou postar também. Se você tiver um tempinho pode me dar sua opinião, por favor? 🙂 Minha maior dúvida é se tiro um dia de Hoi An para colocar em Luang Prabang ou se está suficiente. Decidi não incluir as praias tailandesas por uma questão de preferência mesmo.
Dia 1: chegada em Bangkok
Dia 2: Bangkok
Dia 3: Bangkok
Dia 4: Bangkok
Dia 5: vôo Bangkok – Chiang Mai
Dia 6: Chiang Mai
Dia 7: Chiang Mai
Dia 8: Chiang Mai
Dia 9: vôo Chiang Mai – Luang Prabang
Dia 10: Luang Prabang
Dia 11: Luang Prabang
Dia 12: vôo Luang Prabang – Da Nang
Dia 13: Hoi An
Dia 14: Hoi An
Dia 15: Hoi An
Dia 16: vôo Da Nang – Siem Reap
Dia 17: Siem Reap
Dia 18: Siem Reap
Dia 19: Siem Reap
Dia 20: Siem Reap – Bangkok
Dia 21: Bangkok (aproveitar o sábado pra visitar os mercados)
Dia 22: retorno ao Brasil
Oi Paula,
Tudo bem?
Que delícia viajar com tempo e sem pressa. Acho que vc vai curtir a Ásia como poucos: com o tempo que ela merece!
Eu tiraria um dia de Hoi An para explorar Hue (que fica lá pertinho e é o máximo). Acho que com dois dias e uma beirada dá para conhecer bem a cidade, e comer tudo (como se come bem por lá, rs.)
Beijos
Oi Mari, adorei o seu roteiro.
Tenho 45 dias para desbravar o sudeste asiatico.
Irei passar praticamente pelos mesmos destinos que o seu roteiro, porem incluirei Ko Phangan (full moon party), e finalizando a trip em Kuala Lampur (onde comprei a volta para Australia).
Que shoooow! Na volta passa qui para me contar o que achou! Que vc curta muito a Ásia!
Oi Mari, tudo bem? Gostei muito do seu roteiro. Poderia me explicar como foi feita a locomoção dentre os pontos? Ônibus, trem e voos? Estou me organizando para ir em abril. Desde já agradeço
Oi Ana,
Eu voei para todos os destinos, exceto de phnom Penh a Ho Chi Mihn – o voo estava muito caro e era tão fácil fazer de ônibus que não pensei duas vezes.
Como tempo – no meu caso – era menos flexível que meu budget, voar foi sem dúvida a melhor escolha para mim.
Abraços
Roteiro executado com sucesso e muitos perrengues claro heheheh…. faz parte de todo mochilão.
A dica pra quem vai de Bangkok para Siem Riep de ônibus, uma vez que os voos são caros, chegando na fronteira com Camboja, fiquem atentos para não cair na ladainha de locais que aplicam golpes. O que aconteceu comigo foi o seguinte: enquanto um local levava os passaportes para confeccionar o visto (cobram $5 a mais, até aí tudo bem, nada extorsivo), fica outro inventando um monte de mentiras sobre o funcionamento do país (US dolar não é bem visto, mentira pois tudo la está em dolar, ATM engole cartão, outra mentira, $15 dolar por saque no ATM, mais uma mentira) enfim, a estratégia deles é fazer com que o turista leve thai bah, e logo quando seguissemos para Siem Riep, eles induzem a parar na primeira money exchange do esquema e dizendo que esta era a ultima. Resumindo, eles ficam acelerando para não contar o dinheiro e partir logo para o ônibus, todos a bordo caíram no golpe (aproximadamente US$50 a menos na conversão). Chegando em Siem Riep, o ônibus desemboca no meio do nada, e é aí que chegam os tuk tuks do esquema, oferecendo transfer gratuito para o hostel, uma vez que fechasse transfer com eles para o Angkor temple, como nesta hora não há o que fazer, a tatica é sair andando que aí eles abaixam o valor pela metade.
Além disso tive que alterar todo o roteiro, pois estava em Chiang Mai, iria seguir Laos e então Hanoi, acabei desistindo do Laos, uma vez que só iria passar por Luang Prabang e os voos estavam caros. Sendo assim comprei a passagem para Hanoi e estava aplicando a carta de intenção de visitar Vietnam, só não me dei conta de que o país entraria em recesso de uma semana a partir do dia seguinte em comemoração ao Ano Novo Chinês e a carta durante aquela semana custaria “apenas” US$200, tive que alterar meu itinerario para enrolar uma semana até poder entrar no vietnam sem problemas. Perdi a passagem aérea, fui para Bangkok então, e depois foi o que aconteceu o relato acima. Ja no Camboja, fui de Pnohm Penh para Ho Chi Minh City de avião, e fiz o roteiro Sul-Norte.
Problemas a parte, foram 45 dias intensos, 19 cidades e 5 países na ordem Tailandia-Camboja-Vietnam-Singapura-Malasia. Uma experiência fantastica e pra vida toda!!
Que chata essa história do Golpe!
Olha, eu vi máquina de ATM devorar um cartão de crédito em Siem Leap! Depois dessa só viajo com dois. Surreal!
E que bom que no final deu tudo certo!
Super obrigada pelo relato.
Beijos
Olá, Mari! Parabéns pelos posts, tem me ajudou bastante. Além de ser muito atenciosa em responder às dúvidas rapidamente. Bom, estou com roteiro prévio montado para o sudeste asiático da seguinte maneira:
19/11 – 12:00 em Bangkok
20/11 –Bangkok – Ayuthaya –> Chiang Mai (trem noturno)
21/11 – Chiang Mai (dia todo)
22/11 – Chiang Mai –> Bate e volta Chiang Rai
23/11 – Chiang Mai –> Railay
24/11 – Railay (passeio Hong Island)
25/11 – Railay –> Koh Phi Phi
26/11 – Phi Phi (passeio Maya Bay)
27/11 – Phi Phi –> Singapura
28/11 – Singapura: Marina Bay
29/11 – Singapura: Gardens by Day –> Siem Reap
30/12 – Cambodja – Siem Reap
01/12 – Cambodja – Siem Reap
02/12 – Hanoi
03/12 – Ha Long
04/12 – Ha Long/ Hanoi –> Luang Prabang
05/12 – Luang Prabang
06/12 – Luang Prabang
07/12 –
08/12 – Bangkok
09/12 – Bangkok / Brasil
Estou com dúvida com relação à distribuição de dias nos lugares, sem ter certeza se alguns deslocamentos seriam viáveis. Vou informar quais:
1) Bangkok: chego pela Europa então não estou preocupada com o fuso. Penso em já aproveitar a tarde e a noite toda e no segundo dia fazer bate-volta pra Ayuthaya, ao final do passeio pegar um trem noturno rumo à Chiang Mai. É possível pegar um trem após o bate-volta à Ayuthaya? Caso não seja indicado, eu excluo o passeio.
2) Em Railay meu interesse é só fazer o passeio da Hong Island, então seria chegar num dia, fazer o passeio no segundo dia e no seguinte partir para Phi Phi (2 noites)
3) Em Phi phi meu interesse é no passeio à Maya Bay, então pensei em curtir a vila na chegada, no dia seguinte fazer o passeio de Long Tail para Maya Bay e partir já no terceiro dia para Singapura. (2 duas noites)
4) Em Singapura pensei em ficar dois dias apenas para conhecer o Marina Bay Sands e o Garden by Day. (2 noites)
5) Já em Siem Reap, meu interesse é só conhecer o básico de Angkor Wat, pensei em chegar num dia, no outro dia fazer o passeio e já partir à noite para Hanoi. É possível?
6) Com relação ao Vietnã, meu maior interesse é conhecer Halong Bay, por mim, faria passeio de um dia, mas estou lendo que não é muito recomendado. Ainda não decidi. Se for fazer o passeio de dois dias, pensei em chegar em Hanoi, fazer um reconhecimento do local e no dia seguinte fazer o passeio de uma noite para Halong Bay. Seria possível no mesmo dia do retorno do passeio já voar para Luang Prabang à noite?
7) Caso seja aprovado o roteiro do jeito que foi rascunhado fica bem corrido, eu sei, mas “sobraria” um dia, 07/12, pensei em aproveitá-lo em algum dos lugares que julgue ter mais necessidade. Quanto ao dia 08/12, também pensei em aproveitar pra outro lugar, pois não faço taaanta questão de mais um dia em Bangkok. Existe alguma maneira melhor de distribuir os dias, considerando que não quero abrir mão de nenhum dos lugares? Rs…
Desde já, muito obrigada. Aguardo seu retorno.
Oi Natália,
Seu roteiro está muito corrido. Não faria a viagem deste jeito de forma alguma, especialmente porque na Ásia as coisas atrasam e um roteiro sem margem de erros tem tudo para dar errado.
Alguns comentários:
Angkor: Eu faria no mínimo dois dias. É uma loucura ir até lá – ao menos que vc voe – para chegar, dai um oi ao templo e partir para a próxima.
Halong Bay: Se não for para fazer o passeio de 2 dias, nem perca seu tempo. Na real, olhando seu roteiro eu eliminaria o Vietnam sem pensar. E tentaria aumentar um dia em cada uma das cidades em que vc programou. Na Ásia menos é mais!
Beijos e espero ter ajudado
Mari
Olá, Mari. Fiquei muito feliz com o seu feedback. Realmente eu estava insegura com esse tanto deslocamento em tão pouco tempo. Até refiz meu roteiro em função do seu comentário e de outros que li por aí falando para ter cuidado para não fazer uma viagem entre templos e aeroportos. Rs. Vou te mandar o novo plano:
19/11- 12:00 Bangkok
20/11 – Bangkok
21/11 – Bangkok – Luang Prabang
22/11 – Luang Prabang
23/11 – Luang Prabang
24/11 – Luang Prabang – Chiang Mai
25/11 – Chiang Mai
26/11 – Chiang Mai – Bate e volta Chiang Rai
27/11 – Chiang Mai – Phuket (Phi Phi)
28/11 – Phi Phi
29/11 – Phi Phi
30/12 – Railay
01/12 – Railay
02/12 – Railay
03/12 – Krabi – Kuala Lampur
04/12 – Kuala Lampur
05/12 – Kuala Lampur – Singapura
06/12 –Singapura
07/12 – Singapura
08/12 – Bangkok – Bate e Volta Ayutthaya
09/12 – Bangkok / Brasil
Gostaria do seu retorno e paciência (mais uma vez). Minhas dúvidas agora são as seguintes: dá para manter os passeios bate e volta do jeito que planejei (Ayutthaya, 08/12 e Chiang Rai dia 26/11? Sobre a divisão de dias nas ilhas, tenho 5 dias, aconselharia manter como montei?
Obrigada!
Oi Nathalia,
Beeeem melhor e agora faz sentido! Não conheço Kuala Lampur, então não sei se fica apertado, mas a divisão das lhas tá boa. Por que vc vai por Puket e volta por Krabi? Voo? Só não entendi isso.
Em Chiang Mai, não deixe de visitar o Elephant Nature Park (reserve já). Eu não fui a Chiang Rai pq não queria correria e a cidade de Chiang Mai tem taanta coisa legal. To falando isso para deixar para resolver por lá – vai que assim como eu vc tbm ama Chiang Mai?
Posso falar uma coisa de coração? Cuidado com o fear of missing out (aquele medo de deixar as coisas para trás). Nessa loucura de querer ver tudo vc acaba deixando para trás coisas lindas que estão do seu ladinho. Em Chiang Mai por exemplo, descobri um mercado de rua zero turístico, fui abençoada por um monge (algo parecido com o que é famoso no Laos, mas bem mais autentico), me esbaldei de comida boa nos mercados locais, sentei em vários cafés incríveis e conheci templos zero famosos e super especiais. Três dias interior em Chiang Mai foi pouco para tudo o que a cidade tem para oferecer.
Beijos
Oba! Fico feliz com o retorno. Kuala Lumpur eu vi que não é necessário muitos dias, então avaliei que dava para encaixar. Ah, ouvi falar muito bem do Elephant Nature Park, vou reservar. Vou por Phuket por causa do horário e valor do voo. Eu estou amando ler sobre Chiang Mai, vou seguir sua dica e deixar para resolver lá. Vou tentar me policiar pra aproveitar tudo com mais calma e deixar os destinos me surpreenderem. Valeu, Mari. Beijos!
Adorei seu blog! Parabéns
Obrigada pelo carinho!
Olá Mari! Parabéns pelo blog e pelos posts super explicativos!! Estou programando minha viagem para o ano que vem com mais um casal de amigos e adoro essa parte de programar a viagem, por isso já estou fazendo com tanta antecedência, rs. Esse é o esboço inicial e ainda devo mudar bastante a programação.
20/12 saída de BH – GRU – Dubai – Bangkok
21/12 voo
22/12 chegada em Bangkok
23/12 Bangkok
24/12 Bangkok
25/12 Bangkok – Chiang Mai
26/12 – Chang Mai
27/12 – Chang Mai
28/12 – Chang Mai – Luang Prabang
29/12 Luang Prabang
30/12 Luang Prabang
31/12 -Luang – Phuket (Réveillon)
01/01 – Phuket – Phi phi
02/01 Phi phi
03/01 Phi phi – Railay Beach
04/01 Railay Beach
05/01 Railay Beach
06/01 Railay – Phuket – Siem Reap
07/01 Siem Reap
08/01 Siem Reap
09/01 Siem Reap – Bangkok
10/01 – Bangkok – dubai
11/01 Dubai
12/01 Dubai – BH
O que vc acha do roteiro? Minha dúvida é se eu corto Dubai do roteiro e aproveito mais em outros locais. Meu marido estava preferindo conhecer Hanoi ao invés do Laos, mas estou preocupada com o clima intempestivo do Vietnã em dezembro..
O que vc acha? E desculpe a quantidade perguntas!
Oi Nathalia,
Em geral gostei muito do seu roteiro, mas acho que o tempo na praia ficou corrido, vc vai fazer pinga-pinga de uma costa para a outra e não é tão rápido quanto parece. Eu escolheria uma das duas costas e passaria os 6 dias nela. De resto tá redondo.
Eu adorei Dubai, e acho que apesar de SUPER caro é um destino que merece entrar na jogada. Eu não cortaria não.
Deixe Hanoi para uma próxima viagem, Vietnam é um destino incrível que merece pelo menos 10 dias, eu passei 15 e gostaria de ter ficado mais.
Quanto ao Laos, 3-4 dias vão te dar um gosto maravilhoso de quero mais.
Beijos e feliz ano novo
Mto obrigada pela ajuda!!
Oi Mari, ótimas dicas! Desde já, agradeço seu post, pois está me ajundando muito.
Gostaria de compartilhar meu roteiro com você e aproveito para pedir alguns pitacos seus (diminuir/acrescentar dias ou lugares)
Tailândia
Bangkok (com bate-volta a Ayutthaya) – 4 dias (30/01 a 02/02);
Chiang Mai – 3 dias (02/02 a 05/02)
Chiang Rai – 1 dia (05/02 a 06/02)
Laos
Luang Prabang 3 dias (ou vice-versa) (06/02 a 09/02)
Vientiane 1 dia (06/02 a 07/02) ainda em dúvida se vou/se vale a pena
Vietnã
Ho Chi Min 4 dias (07/02 a 11/02) É a melhor cidade do Vietnã para conhecer pelo tempo que tenho?
Camboja
Siem Reap 3 dias (11/02 a 14/02)
Tailândia
Krabi (Railay Beach) 2 dias (14/02 a 16/02)
Koh Phi Phi 3 dias (16/02 a 19/02)
Koh Samui 4 dias (19/02 a 23/02)
Bangkok (23/02 a 24/02 volta para Brasil)
TOTAL 27 DIAS
Oi Leonardo,
Eu não iria para o Vietam para conhecer somente uma cidade. Fique mais tempo em outro país.
Vientiane: AMEI de paixão, tbm fiquei 1 dia e gostei do que vi,.
Camboja: Ao menos que vc voe para Siem Reap, vc vai precisar de pelo menos 1,5 dias em Phnom Pehn que é um destino interessante.Aliás, sabe os 4 dias que sobraram do Vietnã? Eu colocaria no Camboja, AMEI Koh Rong Saloem. Tem posts sobre tudo aqui no site!
Beijos
Oi, você saberia me dizer quando custou mais ou menos toda a viagem? Vi que você ficou 2 meses e ainda foi pra índia
Oi Julia,
O pedaço da Ásia destrinchei aqui.
Não tenho os dados da Índia planilhados.
Abraços
Mari, amei CADA detalhe falado por vocês. Achei o roteiro muito bem explicado e detalhado. E sua atenção em responder os comentários é demais!
Vou montar o meu roteiro para a Ásia para o ano que vem e basicamente estava planejando fazer Tailândia, Camboja e Viatnã em 20 dias, mas com seu post já estou repensando em cortar talvez Camboja desta trip e explorar mais Tailândia (com toda certeza!) e Viatnã. Em breve quando eu fechar P roteiro gostaria de compartilhar com você. ☺️ Muito obrigada pelas dicas!
Obrigada pelo carinho!
Oi Mari, estou amando suas dicas e me livrando das furadas.
Vou para o Sudeste da Ásia dia 31/12 chegando dia 01/01.
Veja meu roteiro baseado em suas sugestões:
Bangkok _ Chiang Mai (avião)
Chiang Mai – Luang Prabang ( avião)
Luang Prabang – Siem Reap ( qual o melhor meio de transporte?)
Siem Reap – Bangkok (avião) Será que dá para ir direto de Siem Reap para alguma ilha do Sul?
Bangkok – Ilhas do Sula (avião)
Ah, minha volta será dia 29/1.
O que você acha?
Oi Carla,
Eu fiz Luang Prabang, Phnom Penh de avião e segui de ônibus noturno para Seam Reap. Fui com a melhor companhia e achei este trecho de bus bem tranquilo!
Beijos
Parabéns pelo post, Mari! Estou planejando uma viagem dessas para novembro e ele tem ajudado bastante!! rsrs.
Só estou com uma dúvida terrível em relação ao passeio de Halong Bay.. não sei se já reservo online por agora ou se deixo para reservar no dia que chegar em Hanoi (temos 4 dias lá), tenho receio de ser uma diferença de preço muito grande ou então não conseguir barcos e, pior, reservar online para um dia específico e pegar a maior chuva por lá ou algo parecido. O que vocês fizeram? Muito obrigada por todas as dicas!
Oi Anna,
Tudo bem?
Dá uma olhada neste post de Halong Bay. Quando fiz a vaguem, não havia a alternativa de reservar pelo booking.com, se tivesse eu teria feito com certeza já que odeio chegar em um lugar novo sem reservas na mão. Veja se consegue algum dos barcos bacanas com cancelamento (assim vc pode ficar de olho na previsão do tempo e cancelar alguns dias antes se for o caso.) Eu Mari sou muito otimista com essa historia de chuva e sempre faço o maior pensamento positivo e reservo tudo como se não existisse chance de chover (claro na época das monções, eu nem iria para lá e nem reservaria nada. MAs nos meses secos, sem dúvida!)
Beijos
Oi Mari!
Estou indo para a Asia em dezembro, ficarei 19 dias, contando com a ida e a volta. Gostaria de sua opinão quanto ao roteiro que montei. Se achar que dá para incluir alguma coisa, me fala, por favor!
26 – Chegada em Bangkok
27-Bangkok
28-Bangkok
29- Bangkok
30 – Bangkok – Hanoi
31-Hanoi
1- Halong Bay
2 – Halong bay – Hanoi (dorme em Hanoi)
3 – Hanoi – Hoi An
4 – Hoi an
5- Hoi An
6 – Hoi An – Krabi
7 – Krabi
8- Ko phi phi
9 – Ko phi phi
10 – Ko phi hi –
11 – Ko phi phi – Krabi – Bangkok
12- Bangkok
13 – Bangkok – Brasil
HELP!
Beijo!
Oi Claudia,
Td bem?
Seu roteiro está redondo! Num dos dias em BKK você pode fazer um passeio por Ayutthaya (que é linda), mas eu não incluiria muito mais que isso não.
Beijos
Mari,
amei seu blog… nem frescura de mais nem super roots…
Gostaria da sua opinião entre Ho Chi Minh – SAIGON e Hanoi….qual visitar? minha viagem já está com 12 cidades para 3 semanas…. preciso diminuir….
um abraço
Obrigada pelo elogios. Eu gostei mais de Hanoi. Mas a opinião é BEM pessoal, hein?!
Beijos
Oi Camila, tudo bem? Estou indo em dezembro sozinha e tenho exatamente 3 semanas tb, excluindo os dias de vôo. (partirei do méxico)
Se importa de compartilhar como está seu roteiro? Até agora só comprei passagens ida (chego 28/12)e volta (saio de bangkok 18/01)e estou tentando montar pelo menos os trechos de avião pagos.
Olá Mari!
Estou viajando em junho para Vietnã e Camboja, porém estou com dificuldades na compra dos vôos (não farei nenhum trajeto terrestre). Poderia me dar uma dica? Estive pesquisando no Edreams, porém não sei se é confiável! Obrigada!
Oi mariana,
Comprei todos os meus vôo pela Experdia.com já tentou?
Beijos
Muito bom mari. Obrigado.
Obrigada 🙂
Ola Mari
Pra começar adorei todo o seu post! super esclarecedor !
Gostaria de uma opinião. Vou viajar com meu marido em abril (sei q é período mais arriscado por causa da chuva, mas foi a época q deu) e queria saber o que vc acha do roteiro:
d1-> hanoi – chegada
d2/d3 -> conhecer hanoi
d4 e metade d5 -> halong bay/ pernoitar no barco
d5 ->viagem bangkok
d6/d7 -> conhecer bangkok
d8 -> ayutthaya
d9/ d10 -> koh phi phi
d11 -> krabi
d12/d13 -> chiang mai
d14 -> phom penh (?) estamos duvida se vale a pena
d15/d16 -> siem reap
d17 -> sihanoukville
d18 -> koh rong samloem
d19-> viagem p/ ho chi minh
d20 -> cu chi tunels (bate a volta)
d21 -> delta mekong
d22 -> volta para hanoi e depois para SP
Queria muito colocar o Laos no roteiro mas fiquei com medo de ficar muito apertado
Brigadão desde já !
Oi Barbara,
Colocar Laos seria um exagero. Já está um pouco apertado.
A)Perguntas: Como vc pretende chegar de Siem Reap a Sihanoukville: programe pelo menos um dia para o trajeto. Achei que sua ida pra lá para passar um dia tá bem apertada. Vale reconsiderar. Talvez eu trocasse por Hoi An que foi minha cidade preferida no Vietnã ou abriria mão de algo para ficar menos corrido.
B)phom Penh foi a cidade que eu menos curti na Ásia, mas tenho amigos que amaram. Veja os relatos da Camila do Viaggiando.
Abraços
Gostaria de saber o valor para casal deste roteiro do Cambodja, Laos, Vietnã e Tailândia para cerca de 20 dias
Oi Silvia,
Para ter ideia de custos dessa viagem, dê uma olhada nesse post.
Abraços
Olá Mari! Você pode me ajudar?
Terei 24 dias e estou pensando neste roteiro abaixo para mar-abr/2017:
• Tailândia: 09 dias
o Bangkok (2)
o Ayutthaya – Bate & volta de Bangkok (1)
o Koh Phi Phi (2)
o Krabi – Railay Beach ( 2)
o Chiang Mai (2)
• Laos: 3 dias
o Luang Prabang
• Camboja: 3 dias
o Siem Reap
• Vietnã: 10 dias
o Ho Chi Minh (Saigon) 1
o Cu Chi Tunels (Bate & volta de Ho Chi Minh) 1
o Delta do Mekong (Bate & volta de Ho Chi Minh) 1
o Hue 2
o Hoi Na 2
o Hanoi 2
o Halong Bay (1 dia cruzeiro)
O que você acha? Onde consigo comprar os voos internos? Vou chegar e sair de BKK.
Você sugere inverter alguma cidade? Pela facilidade de transporte etc?
bJS
Oi Cinthia,
Seu roteiro tá redondinho mas acho que você precisa considerar o tempo de deslocamento entre as cidades – que mesmo com vôo – as vezes leva um dia inteiro. Para Phi Phi, por exemplo eu ficaria três dias (afinal você precisa pegar balsa para ir e para voltar!), Halong Bay é furada fazer um só dia, faça pelo menos 2 (dormindo uma noite no barco).
Pesquise os vôos no Expedia.com – eu comprei tudo por lá e foi ótimo, e com os vôos e tempos em mãos fica mais fácil fechar o roteiro.
Beijos
querida mari, primeiramente, parabéns pelo blog, incrível seus relatos e infos, queria sua ajuda em relação ao camboja. Terei 4 dias livres, queria gastar um dia para os templos de angkor e os outros três dias gostaria de ir para o litoral ,Sihanoukville ou ko rong, o que você acha??seria muito corrido??quantos dias você ficou no litoral?? obrigado e parabens de novo!!
Oi Bruno,
Vc vai levar uma noite inteira para chegar em Angkor (ao menos que vc cacife o avião), passar um s≥≥eo dia e já gastar mais um dia inteiro para ir porta a praia me parece uma furada louca. Com apenas 4 dias eu visitaria apenas Siem Reap (que merece 2 ou 3 dias sem nem pensar) e a capital.
Beijos
galera por favor me ajuda, vou viajar por 30 dias pela indochina, saindo do BRASIL para INDIA, TAILÂNDIA, , CAMBOJA, VIETNÃ ja vi tantas coisas e estou perdido sobre como se deslocar de um lugar ao outro mais barato, de aviao ? trem ? o que fazer e como fazer . alguem pode dar umas dicas ai please>
tenho que ter vistos para qual pais ? tenho que tomar as qual vacinas ?
Oi Cesar,
Acho que esse post e este podem te ajudar.
BEijos
Olá Mari! Achei sensacional as informações do seu post! Realmente foi um dos lugares que mais me ajudaram a criar o meu roteiro.
Fiz um roteiro muito parecido com o seu, mas hoje me atentei a um detalhe que não tinha percebido. Chego em Bangkok no dia 27/fev, em 5/mar embarco para Luang Prabang, e depois de passar pelo Vietnã vou para Siem Reap, porém tenho uma troca de avião em Bangkok. De Siem Reap, sigo para Cingapura e no dia 18/mar retorno para a Tailândia via Krabi para então retornar ao Brasil. Resumindo, tenho que entrar 3 vezes na Tailândia. Não percebi nos seus comentários nenhum problema com relação a quantidade de entradas na Tailândia, mas pelo que notei você entrou somente duas vezes no país. Sabe me dizer se é necessário um visto de multipla entrada para este caso?
Abs,
Sergio
Oi Sergio,
Brasileiros não precisam de visto pra Tailandia, só de vacina de febre amarela – leve o comprovante!
Abraços
Oi!
Estou começando a planejar uma viagem com um roteiro parecido e tenho duas dúvidas maiores, se vc puder ajudar: qual a média do custo da viagem no total e se vc foi sozinha? Achou perigoso?
Obrigada!
Abs
Oi Luisa,
Fui sozinha e achei tranquilo, quanto a custos, veja neste post.
Beijos
oi luisa ccomprei passagem para abril se quiser carona tbm estou indo sozinha
Putz fiquei com medo, sou vegetariana e vou fazer um roteiro parecido em março!!! Achei que lá era de boa e tinha várias opções!
Oi Deborah,
Também achei que fosse mais fácil 🙁
Mas relaxa que dá para comer muita fruta boa e muito arroz frito com legumes.
Tbm pedi mouths vezes legumes grelhados com castanha de caju que eles fazem super bem!
Beijos
Oi Mari!!
Se vc tivesse só 20 dias como enxugaria esse seu roteiro?
Olha, não vim aqui pedir mais dicas nem nada pq vou te contar, TODAS as minhas duvidas sobre o roteiro foram sanadas só nesse post. E eu tava Pereirinha da Silva sem saber por onde começava, o que fazia e quanto tempo seria legal pra ver as coisas e ficar sussa em 28 dias. Eu queria incluir Myanmar e Indonésia no roteiro. Mas acho que Myanmar vai ficar pra próxima, pq indonésia ta tipo prioridade pra mim. E sobre “economia porca”? Hahaha, melhor “se ligue” da vida. Valeu muito mesmo suas explicações. Obrigada!
Obrigada 🙂
adorei o seu blog!! ta sendo muuuuuuito util!! muito obrigada 🙂
opa… surgiu uma duvida que talvez você possa me ajudar a resolver! Depois do Laos vou para o Vietna mas como nao tenho muito tempo (nem dinheiro….) estou bem na duvida se vou mesmo à Halong Bay… achas que é realmente imprescindivel?
Depende do que você gosta Helena, eu não iria para Halong Bay em um tour barato porque é uma GRANDE furada – veja este post – e sinceramente gostei mais de outros lugares e praias na Ásia.
Abraços
Obrigada Helena 😉
Olá Mari! Como vai? Gostei bastante de ler seu blog. Até por isso estou pedindo sua ajuda! Rs…
Estou planejando ir de Lua-de-mel em fevereiro a 3 países (Tailândia, Laos e Camboja). Terei 18,5 dias efetivos de curtição… Sendo assim, pensei nesse roteiro…
Bangkok 3,5 dias
Chiang Mai e Chiang Rai 3 dias
Luang Pragang 3 dias
Vientiane 1 dia
Siem Reap 3 dias
Ko Samui (Ou qquer outra praia do leste da Tailândia) 2 dias
Ko Phi Phi 3 dias
O que acha? Mudaria algo (Lugar, dias de permanência, enfim…)
Oi Fabiano,
Escolheria apenas uma das duas Costas da Tailandia. Lembre-se que os deslocamentos são grandes e que os vôos atrasam.
Porque não Phi Phi e Railay Beach?
Poisé Mari… É que falaram tao bem da costa leste que gostaria de dividir os dias de praia… Mas dependendo dessa situação talvez focar em um lado seja mais proveitoso no tempo neh?? Por falar em deslocamento, qual companhia aérea você usou la??
Sem dúvida Fabiano, Vc tem pouco tempo para ficar zanzando, e na real, Railay é tão lindo!
Usei todas…rs. Comprava sempre pelo expedia.com a que tivesse melhor horário para o meu roteiro e sempre sem escala!
Beijos
Ok Mari!!! Muito obrigado por sua atenção!!! Dicas valiosas para deixar esse trip inesquecível!!!
Bom dia Mari, muito bom o seu post.. Estou lendo muito e planejando minha viagem, já exclui e inclui vários itens no roteiro,minha dúvida ainda é se vai dar tempo e onde passar o réveillon, meu roteiro ficou assim, oque acha?
29/12 Dubai
30/12 bangkok
31/12 bate e volta ayutthaya (reveillon no Cruzeiro do rio chao phraya)
01/01 bangkok
02/01 bkk-krabi(ao nang)
03/01 railay beach
05/01 phi phi dom
06/01 phuket
07/01 phuket-camboja
10/01 Camboja-hanoi
14/01 hanoi-Cingapura
16/01 Cingapura-indonesia
22/01 bangkok
23/01 bkk-dubai
24/01 Dubai
Ainda não comprei as passagens internas, achei os valores não tão atrativos pra comprar antecipadamente, alguns na faixa dos us150,00 será que na hora ficará muita diferença? Na verdade estou deixando tudo pra decidir na hora, único hotel reservado seria em bangkok e em Cingapura, e a Indonésia ainda está indefinido pelo período das monções.. Obrigado
Oi Eduardo,
Td bem?
Um só dia em Koh Phi, acho que é muito pouco. Consideraria tirar phuket do roteiro.
Também eliminaria indonesia e ficaria mais tempo no Vietnã. Acho que vc está correndo muito, e vai acabar aproveitando pouco. Tem tantas coisa linda para ver nesses lugares que não recomendo a pressa.
Vale lembrara que janeiro é altíssima temporada e que você corre um risco danado de ficar sem passagens e sem hospedagem boa/barata (vi isso acontecendo com um amigo em Luang Prabang). Enfim, não recomendo não. Mas se quiser arriscar, vai fundo!
Beijos
Mari vc tem face?Vou pra Tailândia no final deste ano e está muito difícil montar um roteiro pois tenho pouco tempo…Se puder me ajudar agradeço!
Oi Mina,
Infelizmente não consigo te ajudar a montar um roteiro personalizado, são tantos leitores que eu precisaria de umas 52 Mari’s para ajudar todo mundo. Mas se quiser deixar seu roteiro na caixa de comentários, terei prazer em dar pitacos.
Abraços
Oi Mari! Parabéns pelo blog, estou montando meu roteiro quase 100% por ele e seguindo suas dicas, principalmente as dicas de tempo mínimo em cada local!
Gostaria de sua ajuda…Estou viajando com meu marido e temos 26 dias de viagem, gostaríamos de fazer Tailândia, Vietnã e Camboja. Mas estou com uma dificuldade imensa de montar a sequência dos trechos, pois queria passar o Reveillon nas ilhas (Koh Phi Phi ou outra). Chegamos em Bangkok dia 16/12/2016 e voltamos 12/01/2017. Ou seja, se eu fizer toda a Tailândia até o Reveillon, só sobram 11 dias para Vietnã e Camboja aí não dá… Já tentei montar a sequência chegando em Bangkok e indo direto pro norte (e deixar para conhecer o resto da Tailândia depois do Reveillon). Ou seja, faria a sequência de Chiang Mai, Hanói, Hue, Hoi An, Ho Chi Minh, Siem Reap. Mas os dias não estão casando para que eu chegue na virada do ano nas ilhas. O contrário também não dá certo (Começando por Camboja e subindo). O que você sugere? Conhece outro lugar legal para passar a virada? Ou alguma outra logística (geograficamente falando)? Seria o caso de eu excluir algum lugar? Se for pra excluir, qual cidade do Vietnã você tiraria? Pois eu li o que escreveu sobre Siem Reap e fiquei louca pra conhecer!
Me ajudaaaa kkkkkkk
Oi Natércia,
Definitivamente a melhor maneira de fazer seu roteiro ficar redondo é rodar – para cima ou para baixo. Eu talvez gostasse de passar o ano novo em Hoi An no Vietnã, veja o que você acha. Outra solução é voar direto de Bkk para Hanoi (voo direto), descer até o Vietnã e deixar a Tailândia para o final. O legal dessa solução é pegar o vôo direto entre Bkk e Hanoi!
De qualquer forma, acho seu problema uma delícia. Rs. Pensar na melhor forma de montar uma viagem dessas é HIPER inspirador! Boa sorte e na volta passa qui para contar como foi? Tem alguns posts legais do Vietnã saindo nos próximos meses e que vão te ajudar!
Beijos
Ola Mari tudo bom?
Seu roteiro ficou muito bom, estou pensando em fazer a mesma coisa. A minha unica duvida eh em qual ordem da viagem incluir Cingapura, pq no exemplo que vc deu de roteiro otimizado nao tem Cingapura. Qual a sua sugestao para incluir Cingapura?Como vc fez, de qual cidade vc foi para Cigapura?
Obrigado
Cingapura foi minha penúltima parada, logo depois de Hanoi. Peguei um voo direto.
Oi Mari, tudo bem?
Tenho vinte cinco dias em janeiro para viajar e gostaria de fazer Tailândia, Vietnã e Camboja. Pensei no seguinte roteiro seguindo a ordem, partindo de seus relatos. O que você achou?
Tailândia: (7 dias)
• Bangkok (3 dias)
• Ayutthaya (Bate & volta de Bangkok) (1 dia)
• Chiang Mai (3 dias)
Vietnã (10 dias)
• Hanói (2 dias)
• Halong Bay (1 dia)
• Hue (2 dias)
• Hoi An (2 dias)
• Ho Chi Minh (3 dias)
• Delta do Mekong (Bate & volta de Ho Chi Minh)
• Cu Chi Tunels e Cao Dai Temples (Bate & volta de Ho Chi Minh) IMPERDÍVEL
Camboja (4 dias)
• Phnom Phen (1 dia)
• Siem Reap (3 dias)
Tailândia (4 dias)
• Koh Phi Phi (3 dias)
• Krabi (Railay Beach) (1 dia)
Obrigada!
Oi Marilia,
Seu roteiro tá rendondinho com algumas ressalvas:
A) Halong Bay: Vc precisa de pelo menos 2 dias. Bate e volta é furada. Antes de ir, leia este post.
B) Ho Chi Minh: Vc tem 5 dias no total, ou são 3 com dois dias de bate e volta?
De resto, tá HIPER bem desenhado e realista!
Aproveite muito a viagem e se puder, na volta passe aqui para contar o que achou!
Beijos
Obrigada, Mari.
Comprei já todos os trechos aéreos. Só não peguei low fare de hanoi para hoi an/hue. Tentei os dois. Acabei tendo que comprar pela companhia vietnam airlines. O problema é que ao invés de comprar diretamente no site da companhia, me confundi e acabei comprando pela fly vietnam (tipo uma agência de passagens) e tou morrendo de medo. Tu ja ouviu falar? No mais, tá tudo em ordem. São 5 dias, sim! Muito obrigada pelas dicas! Seu blog realmente me ajudou muito e suas dicas são ótimas!!!
Sim, o único trecho que farei de ônibus é o de Phnom Phen para Siem Reap. Olhei o sleepbus do giantibis….Já ouvisse falar?
Muito Obrigada mesmo!
Um abraço
Oi Marilia,
Peguei o Giant Ibis e achei bem bom! Vai feliz!
Nunca ouvi falar da Fly Vietnã, to aqui torcendo para dar certo!
Beijos
Oi Mari, tudo bem?
De todas as buscas incansáveis que eu fiz aqui, a sua página foi a que mais me ajudou.
Estou morando na Indonésia por um tempo e quero fazer esse roteirinho com exceção de alguns lugares.
Super obrigada pelas dicas e parabéns por tamanha dedicação em contar os mínimos detalhes. Adoraria falar melhor com você, pegar mais algumas dicas e esclarecer algumas dúvidas que eu ainda tenho (voo, preço, enfim..)
Um beijo
Oi Aninha,
Super obrigada pelos elogios,se quiser deixar suas dúvidas por comentário responderei com prazer.
Um super beijo,
Mari
Olá.
Este blog é incrível. Estou a planear a minha viagem e tenho estado a guiar pelos seus posts. Muito obrigadapor todas as dicas.
Visto que já esteve por estes países, queria perguntar se achou a Tailândia, Laos, Cambodja e Vietn locais seguros. Sou uma rapariga de 23 anos e planeio fazer a viagem sozinha, mas estou com receio que durante a noite nos hoteis e mesmo nas ruas seja inseguro estar sozinha. O que acha?
Obrigada! 🙂
Oi Claudia,
Td bem?
Fiz a viagem sozinha (fiz com 29 e não com 23 anos, mas acho que isso não muda muito :)) e achei BEM mais seguro do que eu esperava. A única cidade que me senti insegura foi Phnom Pehn no Camboja, mas é só ficar ligada que não vai acontecer nada!
Vai feliz e depois passa aqui pra contar o que achou!
Beijos
Estou pensando em ir a Tailandia, Vietnam, Laos e Camboya. Quantos dias você acha necessários em cada lugar?
Por favor me ajude, a montar a minha viagem me dando indicações do que não deixar de ver.
Agradeço
Oi Selma,
Tudo bem? Dê uma olhada nesse post e nesse post.Acho que eles respondem todas as suas dúvidas, não?!
Qualquer dúvida avise.
Abraços
Oi mari! Adorei seus postos praticamente estou decorando sua viagem pela Ásia! Rsrs
estou montando meu roteiro e vou ficar cerca de 33 dias por la visitando tailandia/ laos/ vietna/e volto para tailandia, sei q vou perder muita coisa ainda mas resolvi seguir sua idéia de visitar menos lugares, dúvida que tenho se troco vietna por camboja e vou fazer algumas conexões de cidade de barco, o q vc acha? Obrigada!!!
Eu trocaria. Vietnã sozinho merece pelo menos 15 dias. Deixe para uma próxima e vá para o Camboja FELIZ!
Beijos
Parabens pelo post. Estou planejando ir em abril par Tai, Laos, Vietna, Camboja e Cingapura por 30 dias, sera que da? Agora so nao entendi como voce saiu do Vietna e foi para Cingapura. Foi de aviao tambem presumo ? E de la para BKK certo ?
Exato Cris.
Acho MUITO apertado.
Dá uma olhadinha aqui nesse post.
Também achei apertado. Voltei de lá dia 2 e a diferença pro seu roteiro é que troquei Cingapura por Indonésia e foram 52 dias. O meu já ficou um pouquinho corrido.
Veja se ajuda:
http://viajanderia.com/2016/03/09/roteiro-pelo-sudeste-asiatico-tailandia-laos-vietna-camboja-e-indonesia/
Bjs
Ola Mari, primeiro parabens pelo blog!!
Tenho 15 dias de viagem soh, entre Tailandia, Camboja, Vietna e Cingapura.
Alguma sugestao? ( sei que eh pouco mas infelizmente eh isso)
Obrigada.
Oi Aline,
Td bem?
Eu se fosse vc optaria por fazer no máximo dois desses países
Dá uma olhadinha nesse post que acho que vai te ajudar.
Beijos
Talvez Tailandia e Camboja que já está do ladinho né. Vc vai conseguir curtir mais, concordo com a Mari 😉
Parabéns Mari, pelo post. Viajei em janeiro de 2015 para a Tailãndia e só por lá, passei 27 dias, que ainda considerei pouco. Viajei de Norte á Sul e sinceramente fica difícil, dizer que locais gostei mais. Fiz Bangkok (4 dias), Anhuttaya -passei o dia e depois segui para Chiang Mai (4 dias), Krabi (1 dia), Railay (3 dias), Koh Phi Phi (3 dias), Koh Tao ( 4 dias) e Bangkok ( mais 3 dias), além do período de deslocamento. Viagei de trem, avião, ônibus, ferry e fiquei desde a albergues a hoteis 5 estrelas, enfim, um pouco de tudo. Levamos uma malinha de mão apenas ( mas fui com malinha de rodinha e não tive problemas). Esse tipo de viagem não comporta malas grandes e pesadas. Amei a viagem e sonho com a volta, dessa vez, pretendo conhecer Laos, Cambodja e Vietnan também, mas com uma passadinha na Tailândia para matar as saudades. Caso alguém tenha interesse em trocar experiências sobre a Tailândia, estou disponível à colaborar.
Bjs
Márcia
Oi Márcia,
Que máximo sua viagem!
Se você tiver tempo e vontade, gostaria de participar de uma entrevista e dividir seu roteiro e dicas com os leitores do Ideias na mala?
Beijos
Oi Márcia!! Estou planejando uma viagem com meu marido para Tailândia no ano que vem. Poderia me passar seu roteiro certinho? Tem uma estimativa do quanto gastou? Obrigada!!
Oi Thais,
De uma olhada neste post.
Abraços
Olá Mari tudo bem?
Gostaria de tirar uma dúvida com você, estou planejando um roteiro parecido, mas terei menos dias, apenas 35.
Gostaria de saber como funciona o transporte de um local a outro. Vi que as distancias de um pra outro são bem longas, e gostaria de saber se é possível fazer os trajetos de Onibus, ou se é melhor pegar um vôo. Por preferência, eu sempre prefiro pegar um onibus, que normalmente levam uma madrugada e por mim está tranquilo. Mas gostaria de saber de você como funcionam essa coisas por la, e tb, se for preciso pegar vôos, o quão caro fica isso.
Abaixo alguns dos destinos que eu pensei em visitar.
Provavelmente não conseguirei encaixar tudo, por isso preciso ver a questão do transporte pra ter idéia de quanto tempo perderei nisso.
Bangkok
Ilhas Tailandesas
Chiang mai
Luang Prabeng
Vientiane
Pakxe
Si Phan Don
Siem Reap
Krong Koh Kong
Sihanoukville
Phnom Penh
Hoi An
DaNang
Hanoi
Halong Bay
É isso, se puder me ajudar com isso eu agradeceria.
Desde já muito obrigado Mari.
Oi Denis,
Eu assim como você tinha tempo de viagem limitado e por isso optei por pegar vôos – que comprados com antecedência muitas vezes custam cerca de 25 dólares). O ônibus noturno é uma opção, mas não para todos os destinos. No meu caso, os únicos trechos que fiz de ônibus foram no Camboja (Siem Reap, Sihanokville e Phnom Pehn), e o trecho (Hanoi – Sapa) no vietnã.
Defina seu roteiro primeiro e em seguida orçe o preço das passagens pelo Expedia ou seu buscador de vôos preferido.
Beijos e boa sorte com a programação.
Mari
Mari, chará, você pode me ajudar?
Terei 45 dias e estou pensando neste roteiro abaixo para dez/2017:
24/12 – Brasil > Nova Delhi (25 e 26/12)
27/12 – Nova Delhi > Jaipur (27 e 28/12)
29/12 – Jaipur > Agra (29 e 30/12)
31/12 – Agra > Nova Delhi (Reveillon)
01/12 – Nova Delhi > Bangkok (01 a 04/01)
05/12 – Day Trip para Ayutthaya
06/12 – Bangkok > Krabi ( 06/12 a 09/01)
10/12 – Krabi > Kuala Lampur (10 a 13/01)
14/01 – Kuala Lampur > Singapura ( 14 a 17/01)
18/01 – Singapura > Luang Prabang (18/01 a 21/01)
22/01 – Luang Prabang > Vietiane (22/01 a 24/01)
25/01 – Vietiane > Phnom Penh ( 25/01 a 26/01)
27/01 – Phnom Penh > Siem Reap (27/01 a 30/01)
30/01 – Siem Reap > Ho Chi Minh City / Cu Chi Tunels/ Delta do Mekong ( 31/01 a 03/02)
04/02 – Ho Chi Minh City > Nova Delhi
05/02 – Nova Delhi > Brasil
O que você achou desta rota? O dia do deslocamento não estou colocando para passeios na cidade. Estou planejamento 1 dia de deslocamento, pelos atrasos que acontecem… se não atrasar lucro meu 😛
Você sugere inverter alguma cidade? Pela facilidade de transporte etc?
Muito obrigada
Desculpe, as datas (meses) estavam incorretos:
24/12 – Brasil > Nova Delhi (25 e 26/12)
27/12 – Nova Delhi > Jaipur (27 e 28/12)
29/12 – Jaipur > Agra (29 e 30/12)
31/12 – Agra > Nova Delhi (Reveillon)
01/01 – Nova Delhi > Bangkok (01 a 04/01)
05/01 – Day Trip para Ayutthaya
06/01 – Bangkok > Krabi ( 06/12 a 09/01)
10/01 – Krabi > Kuala Lampur (10 a 13/01)
14/01 – Kuala Lampur > Singapura ( 14 a 17/01)
18/01 – Singapura > Luang Prabang (18/01 a 21/01)
22/01 – Luang Prabang > Vietiane (22/01 a 24/01)
25/01 – Vietiane > Phnom Penh ( 25/01 a 26/01)
27/01 – Phnom Penh > Siem Reap (27/01 a 30/01)
30/01 – Siem Reap > Ho Chi Minh City / Cu Chi Tunels/ Delta do Mekong ( 31/01 a 03/02)
04/02 – Ho Chi Minh City > Nova Delhi
05/02 – Nova Delhi > Brasil
Muito obrigada pela atenção
Oi Mariana,
Vou ser bem sincera, tá?!
Acho que seu roteiro faz sentido e está redondo. Mas me parece um pouco corrido de mais. Eu se fosse você eliminaria a Malasia da jogada e passaria mais dias na Tailandia que é sensacional e definidamente merece mais que uma semana. Tem não sei se iria para o Vietnam apenas para conhecer Ho Chi Mihn. O país é sensacional, mas merece pelo menos uns 10 dias de viagem.
Se voce conseguir voar direto para Siem Reap e eliminar Phnom Pehn tbm pode ser uma boa. Ao menos que vc pegue ônibus noturno, sua passagem por Siem Reap esta muito apertada. De Siem Reap, ao menos que vc voe, você terá que voltar para PPehn para seguir para Ho Chi Minh. E se eu puder atrapalhar um pouco… senti falta de Hoi An no Roteiro.
Enfim, espero não ter te confundido muito, mas acho MUITO país para poucos dias.
Beijos
Mari
Muito obrigada pela ajudinha!! 🙂
Vou retirar Kuala Lampur ou Singapura (dependera do preço da passagem aérea para definir a escolha).
Coloquei mais um dia nas praias da Thailandia (não sou muito de praia, mas não poderia perder).
e inclui 3 dias em Hon An. Só ficou uma duvida: Hon An é meu ultimo destino, de la preciso ir pra Nova Delhi. Qual aeroporto você indicaria para partir pra Nova Delhi?
Beijos
Mari
Oi Mariana,
Para voar para Nova Delhi, os melhores aeroportos são Bangkok ou Cingapura.
Beijos
Oi Mari,
Antes de mais nada, parabens pelo Blog! Leitura fácil, com informações importantes e muito bem estruturado! =)
Se ão for te atrapalhar, pode me dar uma opinião sobre uma duvida no meu roteiro? No Camboja você acha que vale MUITO a pena pegar o tour de 3 dias para Angkor, ou depois do 1 ou 2 dia dá uma cansada de ver templo? Eu havia separado 3 dias a principio pra lá, mas estou pensando em trocar por 1 ou 2 e gastar essa sobra no Laos (Luang Prabang) ou Vietnã (Hoi an). O que acha?
Bjs,
Lívia
Oi Livia,
Sei que isso varia de pessoa para pessoa, eu fiquei 3 dias por lá e acho que menos teria sido pouco. Mas acho que com 2 já dá para começar!
Beijos
Ola!
Estou com uma viagem marcada para daqui há 14 dias. A idéia inicial era passar 30 dias viajando pela Tailândia, Myanmar, Vietnã e Camboja. Estou revendo o roteiro e me parece que vou tirar Camboja para diminuir os custos. Me da uma ideia de quanto se gasta por dia em cada lugar? Obrigada!
Oi Simone,
Td bem? Dá uma olhadinha nesse post, acho que vai te dar uma luz.
Beijos
Ola!!!!
Muito legal seu post! Preciso de mais da sua ajuda! Vou chegar por Bangkok e quero fazer, tailandia, vietnam, laos, camboja e singapura. Qual o melhor roteiro para agilizar transporte. Estou pensando em avião mesmo. Mas so sei que chego e parto de bangkok e tenho 30 dias. Ficaria muito agradecida, não quero fazer nenhuma besteira e nem deixar de aproveitar o que puder!
beijosss
Oi Jeniffer
É muito lugar para pouco tempo, e mesmo de avião, você vai passar mais tempo na estrada do que vendo os lugares. Quer minha opinião sincera? Eu se fosse você repensaria o roteiro.
Alguns posts que vão te ajudar a escolher/ montar seu roteiro:
Roteiro de 1 mês na Ásia: Saiba por onde começar. Ideias práticas e efetivas para montar seu roteiro.
Como montar um roteiro para a Ásia: um guia passo-a-passo para planejar sua viagem
Quanto custa viajar pelo Sudeste Asiático: Uma lista de todas as despesas da viagem.
Beijos e qq coisa grite!
Ola Mari, to bem?
Nossa… Seu blog com todas essas dicas foram ótimos Pr mim!! Estou indo com meu noivo em Novembro pra Tailandia e amos para Bangkoc, Phi Phi, Krabi , Sukothai (pra ver o Loy Kratong) e tbem passar pelo Camboja! QueriA saber quais hotéis/pousadas vc ficou nesses lugares! ? brigadao Bjs
Oi Erika,
Fora Bangkok e Cingapura que já escrevi minhas reviews de hotel aqui e aqui, fiz a viagem num esquema mochila, então não tenho recomendações de hotel.
Mas, no post: “Quanto Custa viajar pela Ásia” fiz o orçamento de vários hotéis que me pareceram bons. Dá uma olhadinha lá!
Beijos e até novembro terei novos posts pra te ajudar na viagem!
Mari
oi Mary tudo bem? Antes de mais nada parabens pelo blog e obrigada pelas dicas. Dia 16 de novembro iniciarei viagem para a Indochina onde permanecerei por 43 dias e irei sozinha. Pelos blogs que eu li ja sei que tenho que levar o menos de bagagem possivel mesmo porque alguns voos internos admitem somente bagagem de mao, é isso? Queria saber que tipo de mala vc levou, as de rodinha, mochila e o que vc aconselha? fico pensando nas maravilhas que irei encontrar no caminho e se vou poder carregar, por favor me de umas dicas… Nao vi nada nos blogs a este respeito. obrigada e um abraco.
Oi Isabel,
Fui só com mala de mão e acabei voltando com mala despachada por causa das comprinhas :). Não sou comprona, mas juro, tinha tanta coisa linda!
Todos os vôos que comprei (comprei pela Expedia e não direto pela companhia) me dava uma peça de mala despachada já inclusa no preço. Caso você tenha que pagar mala extra, eles metem a faca, mesmo.
Nem pense em levar mala de rodinha, tem que ser mochila. Tem muita rua de terra, areia e buracos para detonar suas rodinhas 🙂
Abraços, e qualquer coisa, aqui estou!
Adorei as dicas!! Serão bem úteis pra nossa próxima viagem
Preciso da sua ajuda, estamos indo pra Singapura, Vietña e Camboja e nas minhas pesquisas nao consegui descobirir se para os templos de Siem Reap tem restrição para roupa, ou se podemos ir com short, vestido sem manga.
Obrigada
Fernanda
Oi Fernanda,
Tem restrição sim. Blusa de manga, e nada para cima do joelho. (E não vale canga,tem que ser roupa mesmo).
Beijos e aproveite a viagem
Bom Dia Mariii
Que lindeza de site… dá vontade de fazer as malas para todos os destinos, rsrs
A tempos penso em um destino para a minha primeira viagem internacional, e sempreee pensei muito na asia.
E pesquisando, estudando e analisando…. vi o sudeste asiático como minha primeira opção!
Amei as suas dicas, sugestões e orientações dos passeios.
Mas ainda tenho algumas (para não dizer inúmeras…rsrr) duvidas…
Tipo, qual a melhor época do ano? De antemão confesso, não tenho muita afinidade com o frio …
Quanto se gasta($$$) em média para ficar um mês com o seu roteiro ?
Gostaria de incluir um pulinho em Bali …. Acha viável ?
Ahhh quais vacinas são obrigatorias ?
Aguardo um retorno 😉
Gratidão 🙂
Oi Ana Paula,
A Ásia é uma escolha excelente, e tenho certeza que você vai adorar!
Melhor época do ano: varia bastante de país para país (dentro da ásia) e até de região para região. De novembro à março é uma boa época para fazer a viagem deste post.
Gastos: Depende do tipo de hospedagem que você escolher. Enquanto o albergue custa entre 5 e 15 dólares (Cingapura e Bangkok são um pouco mais caras) um hotel caprichado custa por volta de $100. Para comer entre 15-25 dólares por dia para comer bem (dá para gastar BEM menos comendo na rua) e $20 de passeios (tem dia quer você não gasta nada, e tem dias que gasta o dobro. Para quem vai viajar num esquema mais mochileiro, $50 por dia deve dar com folga. Durante a viagem conheci muita gente viajando com $20 por dia, sem grandes perrengues.
Em um mês, acho muito corrido passar em Bali. Talvez você poss trocar por alguma das cidades?
Para organizar seu roteiro, de uma olhada nesses dois posts:
A) Dicas para montar sua viagem para a Ásia
B) Passo-a-passo como montar um roteiro para a Asia
Beijos e qq coisa grita!
Mari
Mari,
Vou refazer meu planejamento graças aos seus posts! Tenho uma pergunta operacional: cartões internacionais são facilmente aceitos nesses países ou você levava muito “dinheiro vivo”.
Obrigado!
Oi Geraldo,
Que bom ter ajudado.
Levei um pouco de dinheiro vivo, mas não tive problema em usar cartão para sacar dinheiro. O Cartão raramente é aceito, então você precisará sacar dinheiro o tempo todo.
Abraços
Olá, Mari.
Parabéns pelo post! Excelente!
Estava montando um roteiro de viagem pela Ásia com um amigo antes de conhecer o Blog. Creio que terei de alterá-lo pois posso correr o risco de passar as férias em aeroportos ou avião. Se você puder, gostaria de ter sua opinião sobre meu roteiro inicial. Também gostaria de saber se você poderia dizer quais países são imperdíveis, ou melhor, qual seria, sob seu ponto de vista, os lugares prioritários a se visitar em caso de eventuais cortes (que pelo jeito, devem acontecer para poder)
China
De 27 de dezembro a 07 de janeiro
– Pequim
– Hong Kong
– Ningxia
– Xangai
– Macau
Vietnam
De 08 de janeiro a 12 de janeiro
Camboja
De 13 de janeiro a 17 de janeiro
Tailandia
De 18 de janeiro a 22 de janeiro
India
De 23 de janeiro a 27 de janeiro
Abs,
Geraldo
Oi Geraldo,
Como sua dúvida é algo bem comum aqui Ideias na mala, resolvi responde-la com um post sobre o assunto. Veja aqui o que acha.
Abraços,
MAri
Viagens são únicas mesmo. Minha impressão de Phnom Penh foi completamente diferente! Não me senti insegura lá em momento nenhum e nós andamos muito a pé. Pra ser sincera, acho que gostei mais de lá que de Siem Reap, Achei a cidade mais verdadeira, sabe? Cheia de problemas (iluminação, lixo, asfalto), mas viva, real e com o povo mais simpático que já conheci. Onde eu andei tensa o tempo todo foi em Hanoi.
Olha, para os vegetarianos até o arroz frito é complicado, pois muitas vezes a receita leve caldo de peixe ou frango. Eu achava que seria muito mais fácil comer no Sudeste Asiático!
Jura!? Que engraçado. Andei completamente despreocupada – segurando a bolsa forte, óbvio – em Hanoi, mas em nenhum um momento tive medo ou me senti ameaçada. Em Phnom Penh, com excessão aquela região fofinha próxima ao palácio e de frente para o rio, senti que toda a cidade me olhava com olhares ameaçadores e que todas as motos iam tentar levar minha bolsa embora. Mas sim, os Cambojanos são uns fofos!
Pensei mega em você e nos meus amigos vegetarianos. É MUITO punk comer comida sem carne naquelas terras. Recém chegada de uma temporada vegetariana na Índia, me vi rodeada e todos os tipos de carne -quase inevitáveis do mundo.
Beijão e obrigada por passar por aqui!
Roteiro esta fantastico!!! Adorei as dicas e a indicacao do post de Koh Ker 😀
Bjs
Excelente reportagem e dicas! Adorei