Taste of Mendocino: evento reúne melhores vinhos da região
Saiba o que rolou no evento Taste of Mendocino em San Francisco, um evento que reuniu vinhos deliciosos e muitas comidinhas boas da região de Mendocino. Uma chance deliciosa de conhecer os produtores e aprender um bocado sobre a região. Vamos nessa?
Se você é um apreciador de vinho, provavelmente já ouviu falar (ou até já visitou) a região de Mendocino, no norte da Califórnia. Agora, se você não entende muito sobre os tipos das uvas, mas adora degustar e tem interesse em saber mais, não tem problema: não é preciso ser um profundo conhecedor para perceber que os vinhos californianos são especiais.
O evento Taste of Mendocino, que rolou no último sábado (7 de abril) aqui em São Francisco comprovou isso. E fez jus ao nome: realmente poder sentir o “gostinho” do que é produzido por lá acaba dando ainda mais vontade de conhecer as famosas vinícolas. Quer ver?
Durante uma tarde inteira, os visitantes se deliciaram com as novidades trazidas pelos produtores locais. O Pinot Noir foi a grande estrela da feira, com presença na maioria dos estandes.
Conversando com alguns produtores, aprendi que, embora esse tipo de uva seja bem mais comum na França, seu cultivo é favorecido aqui na Califórnia devido ao clima e da proximidade com o oceano.
Achei muito bacana poder aprender essas coisas entre uma taça e outra! E isso é algo importante de se destacar – os produtores amam falar de seus produtos, contar histórias e explicar detalhes técnicos com a maior paciência. Dá para perceber que eles amam mesmo o que fazem e têm muito orgulho dos seus vinhos.
Família no comando
Uma outra coisa que me chamou atenção foi o papel que as famílias têm na produção dos vinhos. A maior parte das vinícolas da região de Mendocino é administrada por familiares, ou seja, todo mundo entra na dança desde pequeno e os negócios acabam se tornando parte da vida dessas pessoas. Tanto que era comum nos estandes da Taste of Mendocino, ao lado dos vinhos, ver expostas fotos dos familiares e das vinícolas.
Na verdade, se trata de um estilo de vida, bem focado no prazer de comer e beber coisas produzidas localmente, respeitando a cultura da região e da forma mais natural possível.
Conversando com Michelle Willoughby, da Seebass Family Wines, ela me contou que foi a própria mãe que desenvolveu a receita do principal vinho vendido por eles, e que desde pequena tem memórias da matriarca cozinhando e degustando uma tacinha. “Costumamos dizer que trabalhamos com vinho porque, mesmo que algo dê errado e a gente não consiga vender, pelo menos poderemos beber”, brincou.
Concordei: de fato deve ser um barato crescer nessa atmosfera tão afetiva. E o evento, pelo menos pra mim, cumpriu seu papel – quero visitar uma vinícola urgentemente! Se você anda pensando em incluir esse tipo de passeio no seu roteiro para a Califórnia, não deixe de visitar os posts da Mari sobre o tema!
Vou colocar três dicas aqui embaixo, mas você pode encontrar ainda mais coisas digitando “vinicola” no campo de buscas do site. 😉
Califórnia: As vinícolas de Anderson Valley
Napa Valley: Um guia para explorar a região
Paso Robles: vinhos deliciosos na Highway 1
E pra você que tem vontade de conhecer o Norte da Califórnia (incluindo a região de Mendocino), aqui vai um roteiro mastigadinho:
Saiba mais sobre o evento
A feira aconteceu no Fort Mason e estava absolutamente lotada, com um grande aviso “Sold Out” na porta, para o desconsolo de quem tentou comprar ingressos na última hora.
O ingresso custava $60, e dava direito a degustar tudo o que estava exposto na feira. A variedade de bebidas era grande, afinal, foram mais de 30 vinícolas participantes.
Além do Pinot Noir já citado acima, tinha outros vários tipos de uva, como Merlot, Cabernet Sauvignon e Chardonnay, entre tintos, brancos, espumantes e rosés. Tem vinhos de todos os preços, começando nos $15 por garrafa.
Entre as comidinhas, destaque para o queijo de cabra delicioso produzido pela Pennyroyal Farm, além de vários outros tipos de queijos, patês, tortas, salgados, pães e outras delícias artesanais feitas por lá.
Também me chamou atenção um azeite aromatizado de limão siciliano, do Old Chatham Ranch. Absolutamente diferente e delicioso!
Se você tem interesse nesse tipo de evento, vale ficar de olho no site Taste of Mendoncino para acompanhar as próximas ações, e, de repente, casar sua viagem para São Francisco com uma dessas degustações. Ou, ainda, para ficar por dentro das novidades de Mendocino e programar uma visita a uma das inúmeras vinícolas da região!
E aí, se animou para conhecer a região de Mendocino?
Alguém aí já participou do Taste of Mendocino e quer contar pra nós o que achou?
Veja também:
- Roteiro de carro pelo Norte da Califórnia
- Califórnia: As vinícolas de Anderson Valley
- O jardim botânico de Mendocino
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]