Springs da Flórida: Conheça as Piscinas naturais pertinho de Orlando

Conheça as Springs da Flórida, nascentes de água cristalina que proporcionam experiências incríveis como nadar, relaxar em uma boia inflável e até mesmo mergulhar com peixes bois. Há mais de 700 springs na Flórida, e muitas delas ficam bem perto de Orlando.

Neste post dividirei com você as principais Springs Flórida, o que fazer em cada uma delas, e dicas de cidades charmosas que podem (e devem) ser visitadas junto com as springs.

Pronto para descobrir um pedacinho incrível da Flórida?

Three Sister Springs em Crystal River.
Three Sister Springs em Crystal River. Dá para acreditar que este paraíso fica a uma hora de Orlando?

O que são os Springs da Flórida?

Você sabia que a Flórida possui um aquífero subterrâneo gigantesco?

O aquífero da Flórida ocupa quase toda a área do estado e é a principal fonte de água potável local. As nascentes de água cristalina, ou springs, são pontos de contato entre o aquífero e o solo, que possui uma superfície porosa, formando piscinas de água natural transparentes e com temperaturas constantes de 21 graus o ano todo. 

Águas esverdeadas da Blue Springs  na Região de Deland
Blue Springs na região de DeLand: As Springs da Flórida são uma viagem deliciosa para fazer em família

A água é límpida com tons que vão do azul profundo ao verde esmeralda. A profundidade varia muito de nascentes para nascente, mas uma coisa eu posso afirmar: as piscinas naturais da Flórida são tão incríveis que você vai querer colecionar visitas!

Nenhum outro lugar do mundo possui tantas fontes de água cristalina quanto a Flórida e muitos desses lagos estão espalhados em parques estaduais, florestas nacionais e algumas reservas privadas. Orlando é o ponto de início perfeito para uma viagem – ou bate e volta – pelas piscinas naturais da Flórida e, quer saber? É uma viagem que precisa entrar na sua lista dos sonhos!

Pode nadar nas Springs da Flórida?

Pode nadar, mergulhar, fazer passeio de barco com fundo transparente, flutuar na boia e até remar caiaques ou Stand Up Paddles.

Cada spring tem sua peculiaridade e são tantos e tão bonitos que seu grande desafio será escolher apenas alguns deles para incluir no seu roteiro pelas nascentes cristalinas. Para te ajudar preparei uma lista caprichada com as melhores springs da Flórida.

Nadando em Three Sister Springs em Crystal River
Nadando em Three Sister Springs – sente só a cor da água!

Melhores Springs da Flórida

Minha grande dúvida ao montar o roteiro da nossa viagem pelas nascentes da Flórida foi: quais os Springs mais lindos da Flórida?

A verdade é que não existe uma resposta exata para essa pergunta e sim um montão de opiniões diferentes e divergentes, tudo depende do objetivo da sua viagem: flutuar em bóias? Nadar com peixes-bois? Curtir um dia de sol em um lago azulão?

Aí vai uma lista caprichada com algumas das piscinas naturais mais incríveis da Flórida divididas por cidade.

  • Crystal River
    • Three Sisters Springs
    • Hunter Springs
    • Rainbow Springs
    • Homosassa Springs
  • Weeki Wachee
    • Weeki Wachee Springs
  • DeLand
    • Blue Springs State Park
    • De León Springs
  • Ocala
    • Silver Springs
    • Juniper Springs
    • Silver Glen Springs
  • Gainesville
    • Ginnie Springs
    • Gilchrist Blue Springs State Park
    • Ichetucknee Springs State Park
    • Devil’s Den
  • Orlando
    • Wekiwa Springs
  • Tallahassee
    • Wakulla Springs

1- Crystal River:

Quando o assunto é springs da Flórida, Crystal River é imbatível. Por lá você encontrará piscinas naturais lindíssimas e a maior concentração de peixes-bois do mundo (sim, é possível nadar com peixes-bois de forma sustentável e no habitat natural deles.

Piscinas naturais da Florida
Three Sister Springs vista do alto

A cidade tem uma vibe pacata, excelentes restaurantes e é um paraíso para quem curte natureza.

  • Principais piscinas naturais: Three Sisters Springs, Hunter Springs e Homosassa Springs
  • Distância de Orlando: 145 Km
  • Quantos dias? 2 ou 3 dias para aproveitar bem a região
  • Dá para fazer bate e volta de Orlando? Dá, mas é cansativo. Para quem tem como foco nadar com peixes-bois, vale ficar de olho nas excursões que saem de Orlando

Onde ficar em Crystal River:

Minha primeira recomendação é o The Plantation on Crystal River, onde ficamos hospedados. O hotel fica em frente ao Lagoon de Crystal River e tem uma estrutura deliciosa com piscina, quadras de vôlei e parquinho para os pequenos. O hotel é antigo mas cheio de personalidade.

Para quem quer uma opção bem localizada e bem avaliada a dica é o Hampton Inn Crystal River. O Retreat at Crystal Manatee também tem ótimas avaliações.

Quem quer uma pedida mais econômica pode conferir o Best Western Crystal River Resort

Three Sisters Springs

Piscinas naturais da Florida
Three Sister Springs visto do Boardwalk

Boca aberta, queixo caído, cara no chão… eu poderia usar uma meia dúzia de clichês para tentar descrever a minha reação ao entrar nos nessa piscinas naturais pela primeira vez, mas não consegui pensar em nada que explique de forma fiel a sensação de chegar em Three Sister springs – que estava absolutamente vazia – e é maravilhosa. Sons de natureza, folhas sendo tocadas pelo vento, pássaros voando e peixinhos nadando. A água é tão transparente que dá para ver tudo. Um sonho.

Florida Springs: nascente em Crystal River
O que é a cor dessa água? Tom e eu de boca aberta

Quem chega a Three Sisters a pé não consegue entrar na água, ela é fechada para proteger os milhares que peixes-bois que residem ali durante o inverno, e para chegar nela há duas opções divertidas:

  • Contratar um barco para te levar lá perto e nadar o trecho final.
  • Fazer o percurso de caiaque ou Stand Up Paddle (SUP) do centro de Crystal River.
Caiaque em three sister springs na Flórida
Caiaque em three sister springs

Nós fizemos o passeio de caiaque guiado com o pessoal da Hunter Caiaques e amamos a experiência. Dá para fazer o passeio sozinho tranquilamente, mas ter um guia local foi legal para nos ajudar a encontrar os peixes-bois na volta.

Falando em peixes-bois, durante os meses mais frios do ano (dezembro- fevereiro) Crystal River se transforma em refúgio para a espécie. Nestes meses, há áreas protegidas que não podem ser acessadas e a única forma de chegar no Three Sisters Springs é nadando.

Veja nossa experiência nadando com peixes-bois:

Three Sister Springs vistos da plataforma de observação

Depois de nadar na piscina natural, sugiro que você visite a passarela de observação dos peixes-bois do Three Sisters Springs. Sua chance de vê-los fora de temporada é mínima, mas as vistas das piscinas naturais são tão perfeitinhas que eu não perderia essa experiência por nada!

Para chegar às passarelas de observação do Springs você pode pegar um trolley que sai do City Hall da cidade (das 08:30 às 15:30 – de meia em meia hora) e custa $12.50 por pessoa durante o verão e $20 durante os meses de inverno. 

Fora de temporada os horários e dias de funcionamento do Trolley são limitados, confira o site antes de programar o passeio.

Hunter Springs

Hunter Springs fica de Crystal River fica no centro da cidade, é fácil de acessar e é praticamente uma praia de água doce que desemboca no rio.

Hunter Springs em Crystal River
Hunter Springs em Crystal River

Um parque com estacionamento, quadra de volley, churrasqueiras, vestiário e parquinho para a criançada complementa o passeio, uma pedida deliciosa para emendar com seu passeio pela Three Sisters Springs.

No mesmo parque há passarelas para observação de peixes-bois e a boa notícia é que eles estão presentes nesta região o ano todo. Vá cedinho para aumentar sua chance de vê-los.

Homosassa Springs Wildlife State Park

A experiência no Homosassa Springs Wildlife State Park começa com um passeio de barco (ou bondinho) entre o estacionamento e o Wildlife Viewing Center, um pequeno zoológico com mais de 300 espécies nativas e uma única exceção, o hipopótamo Lu – que nasceu no zoológico de San Diego e foi trazido para a Flórida para filmar Tarzan.

Com o final das filmagens, ninguém sabia o que fazer com ele e o Homosassa State Park o adotou. Hoje Lu é o hipopótamo mais velho em cativeiro do mundo, ele tem mais de 60 anos e recebeu o título de “cidadão honorário da Flórida”.

Piscinas naturais da Florida
Spring de Homosassa – No inverno as porta ficam abertas para abrigar centenas de peixes bois selvagens

Todos os animais abrigados pelo zoo foram resgatados na natureza – seja por algum acidente, como é o caso dos manatis, ou pelo contato indevido com o ser humano – como é o caso do urso Maximus – que chegou ao parque ainda bebê mas infelizmente não pode ser devolvido a natureza. Maximus aprendeu que seres humanos carregam comida e ficou agressivo desde cedo. A solução mais comum para ursos como ele, é ser sacrificado. Por sorte, Maximus ganhou uma casinha no zoo de Homosassa.

Alimentação dos manatis e programas de reabilitação

A parte mais interessante da visita ao parque é acompanhar a alimentação dos três peixes-bois que residem no parque, e pode ser presenciada tanto da superfície quanto do observatório submerso.

A alimentação ocorre três vezes por dia (11:30, 13:30 e 15:30) e é precedida por uma palestra de cerca de 15 minutos sobre a espécie e os esforços de conservação.

Piscinas naturais da Florida
Alimentação dos peixes-bois no Ellie Schiller Homosassa Springs Wildlife State Park

Os manatis recebem 48 pés de alface inteiros e devoram tudo. O curioso é que enquanto eles comem, dezenas de peixes grandes e pequenos aparecem para bicar pedacinhos da alface.

Além dos três peixes-bois residentes que você verá durante a visita, o parque é parte do Florida Manatee Conservation Program e funciona como moradia provisória para manatis machucados e que serão reintroduzidos na natureza. Durante os dias mais frios do ano, as “portas” da nascente são abertas para receber centenas de peixes-bois selvagens que buscam águas mais quentes para descansar.

  • Endereço: 4150 S. Suncoast Blvd.  – Homosassa FL
  • Horários de funcionamento: aberto todos os dias das 9:00 às 17:30
  • Ingressos:
    • adultos (13+ anos)$13
    • crianças 6-12 anos: $5
    • Menores de 5 anos: grátis

2- Weeki Wachee

Weeki Wachee é ainda menor que Crystal River e mais próxima de Orlando, por isso, muita gente acaba optando por um bate e volta. A principal sensação local são as sereias dançantes da Weeki Wachee Springs, um show que acontece desde 1947 – SIM, as sereias de Weeki Wachee, vieram BEM antes das sereias da Disney – todos os dias do ano.

Weeki Wachee Springs State Park
Imagem: The Rodriguez Group para o VISIT FLORIDA

Quem fica na região pode conhecer Brooksville, onde as sereias fazem parte da cultura e da história local e são celebradas por meio da Mermaid Trail, uma trilha de 3,6 Km que passa pelos principais pontos de interesse locais passando por uma série de sereias pequeninas.

Para comer:

  • Silver Dolphin (4036 Shoal Line Blvd, Hernando Beach, FL ): Em frente ao lago e serve porções gigantescas. Peça para dividir.
  • Mallie’s Kyla’s Café (510 E Liberty St, Brooksville, FL): Ambiente fofo e ótimos sanduíches. p\
  • Chop Block Grill (691 S Broad St, Brooksville): Uma pedida caprichada que serve carnes e frutos do mar

Weeki Wachee Springs

Weeki Wachee Springs é uma mistura interessante de piscina natural super transparente com parque aquático raíz e uma atração adorada pelos locais: um show de sereias de verdade que cantam e dançam em ritmo coreografado por mais de 30 minutos e sem subir para respirar.

Aí vai um trechinho do show, nada de mega produções estilo Disney, mas algo bem diferente e bem especial.

E no final do show a criançada pode tirar fotos com uma sereia sequinha.

Sereias de Weeki Wachi
Tom ficou encantado com as sereias e adorou tirar foto

Parque aquático de Weeki Wachee

Além do show o parque conta com três toboáguas grandes, um parquinho para os pequeninos, aluguel de caiaques transparentes e pranchas de stand up paddle para quem quiser remar pelo rio de águas cristalinas e passeios de barco pela região (pagos à parte).

Piscinas naturais da Florida
Parque aquático no Weeki Wachi Springs. o auditório das sereias fica ao lado

O parque costuma lotar durante finais de semana e férias de verão. Chegue cedo pois o número de ingressos (inclui show das sereias + parque aquático) é limitado.

Para comer, há duas lanchonetes simples no local. Se eu fosse você, levaria piquenique.

  • Endereço: 6131 Commercial Way – Weeki Wachee FL 34606
  • Horários de funcionamento: aberto todos os dias das 9:00 às 17:30
  • Shows das sereias: todos os dias às 11h, 13h30 e 15h
  • Ingressos:
    • adultos (13+ anos)$13
    • crianças 6-12 anos: $8
    • Menores de 5 anos: grátis

3- Deland:

Deland é minha queridinha, uma cidade de verdade com direito a rua principal animada, barzinhos descolados, restaurantes deliciosos e muita vida animada. A típica cidade americana – no melhor dos sentidos – e um lugar que você vai amar visitar.

A cidade fica coladinha no Blue Springs e De Leon Springs e também pode ser usada de base para explorar várias cidades interessantes da região.

  • Principais Springs: Blue Springs, De Leon Springs
  • Distância de Orlando: 67 Km
  • Quantos dias: 1 dia dá pra começar, com 2 dá para aproveitar super bem.
  • Dá para fazer bate e volta de Orlando? Sim, especialmente fora de temporada. Saia cedinho e seja feliz!

Onde ficar em DeLand

Fique o mais perto que puder do centro de DeLand. Duas pedidas certeiras são o Courtyard by Marriott DeLand Historic Downtown  e o Artisan Downtown.

Hampton Inn & Suites – DeLand e Comfort Inn & Suites DeLand ficam um pouco mais afastados, mas também são muito bem avaliados.

Asas de Deland no Centro Histórico da cidade
Asas de Deland no Centro Histórico da cidade

Blue Springs

Uma das springs mais conhecidas e visitadas da Flórida fica a cerca de 1 hora de Orlando.

Quer mais um motivo para incluí-lo no seu roteiro? Durante os meses de inverno o parque se transforma em refúgio para centenas de peixes-bois, nestes meses não é permitido entrar na água, mas vê-los da superfície já é uma super experiência.

The Hammock

Uma passarela de madeira construída sob as árvores te conduz até o Blue Spring, mas antes de chegar lá quero falar da trilha chamada The Hammock, repleta de árvores tropicais de grande porte e palmeiras.

A trilha é curtinha, 100% acessível e ultra visual, você vai curtir cada passo. Chegando no final dela há uma acesso a piscina natural e uma pequena continuação da plataforma para ver o spring do alto, faça as duas coisas!

Florida Springs
Finalzinho da trilha do Blue Springs e vista do alto – Lindo, não?

Passeio de boia pelo Blue Springs

Chegou a hora de entrar na água, aqui você pode nadar até o final da trilha (muita gente aproveita para fazer snorkel na saída do spring que forma uma espécie de caverna bem azulada, é fundo pra caramba!)

O principal atrativo do Blue Springs é o passeio de boia – curto porém maravilhoso – que conecta a fonte de água cristalina à entrada do parque. O trajeto tem cerca de 1 Km e é lindo! Você pode alugar sua boia na entrada do parque ou levar uma com você. Não vi lugar para enchê-las no parque!

Florida Springs
St. John River é o ponto de saída do passeio de boia pelo Blue Springs. É uma delícia!

Passeios de barco pelo Rio St. John

O parque também oferece passeios de barco pelo Rio St. John com saídas diárias às 10:00 e às 13:00. Os passeios são operados pela St. John River Cruises e focam na biodiversidade local. Eles custam $25 para adultos e $18 para crianças de 3-12 anos.

Chegue cedo!

Tanto pela distância de Orlando quanto pela beleza do parque, o Blue Springs é um passeio hiper popular. Chegue cedo!

  • Endereço: 2100 W French Avenue Orange City FL 32763
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h até o pôr do sol
  • Ingressos: $6 por veículo | o parque fecha assim que o estacionamento lota.

De Leon Springs

Quando o assunto é experiência familiar, poucos lugares batem o De Leon Springs State Park, um local que me impressionou muito desde os primeiros instantes. Olha só a floresta linda que nos recebeu na chegada, as árvores são maravilhosas e cobertas com muito musgo espanhol.

Florida Springs
De Leon Springs – Carvalhos cobertos pelo Spanish Moss: uma lindeza

O De Leon State Park é um dos queridinhos dos locais por dois motivos: a piscina natural que é toda cimentada e é ideal para nadar (vimos muitos locais fazendo exercício, a vibe é o máximo!) e o restaurante de panquecas Old Spanish Sugar Mill. Nele você mesmo prepara suas panquecas, a experiência é divertida e deliciosa.

Florida Springs
Piscina natural do De Leon State Park

Eu que desdenhei a piscina quando vi as fotos pela internet, mudei de opinião ao chegar no local. Sim, continuo preferindo as springs com aparência mais natural, mas fiquei encantada com as cores e com todo o cenário do De Leon Springs.

Florida Springs
Piscina do De Leon State Park com restaurante de panquecas no fundo

E claro, a experiência no restaurante das panquecas foi bem legal. Preparamos rodadas e mais rodadas de panquecas com pedacinhos de chocolate, bananas e blueberries. As panquecas custam $5.25 por pessoa (e você pode comer quantas quiser!) e os toppings são pagos à parte ($1.95 cada). Taí uma experiência que eu recomendo muito.

  • Endereço: 601 Ponce de Leon Blvd. De Leon Springs FL 32130
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h até o pôr do sol
  • Ingressos: $6 por veículo

4- Ocala

Ocala é uma das melhores bases para explorar as Springs da Flórida. A cidade fica coladinha na Floresta Nacional de Ocala (recheada de piscinas naturais vistosas), e do Rainbow River, um rio ultra transparente.

A região também é conhecida pela tirolesa do Florida Zipline Adventure – sim, a Flórida tem um canyon e ele é incrível – e por ser a capital mundial dos cavalos. Um lugar excelente para cavalgadas memoráveis.

Principais Springs: Rainbow River, Silver Springs, Silver Glen Springs, Juniper Springs
Distância de Orlando: 144 Km
Quantos dias: 1 dia dá pra começar, com 2 dá para aproveitar super bem.
Dá para fazer bate e volta de Orlando? Fica corrido.

Rainbow River

Uma das coisas que mais me chamou a atenção em Crystal River foi a cor do rio que é realmente transparente e faz jus ao nome: Rio de Cristal. Mencionei minhas impressões para um local que deu de ombros e exclamou: “Wait until you see Rainbow river, a way more clear (espere até ver o Rainbow River, é muito mais claro).

Uma pena que o Rainbow River e sua principal piscina natural, o Rainbow Springs (entrada $2 por pessoa), não entraram no nosso roteiro, mas entraram na lista dos sonhos.

Rainbow River State Park na Flórida
Rainbow River State Park: repare na cor da água da nascente!

Aqui há três programas diferentes e interessantes:

  • Nadar na piscina natural da Rainbow Springs;
  • visitar os jardins e as cachoeiras (são 3 e são lindas, mas todas elas foram construídas pelo homem na época em que o parque era uma residência privada)
  • Fazer o passeio de boia (em família, melhor ainda pegar um barco flutuante e montar um piquenique aquático) que dura cerca de 4 horas pelo rio. O passeio é tão popular entre os locais que a empresa local Rainbow river Kayak Adventures oferece uma versão de boia equipada com isopor – yep! A graça é levar sua cervejinha e descer destampando – o aluguel de boias inclui o shuttle de volta até o estacionamento.

Silver Springs

O Silver Springs é uma das piscinas naturais da Ocala National Forest e é tão especial que inspirou o Walt Disney na construção do Disney Springs em Orlando.

A piscina natural possui cerca de 60 metros de diâmetro com tons de esmeralda – é linda – e está repleta de peixinhos. Nela é possível fazer passeio de barco com fundo transparente mas não é permitido nadar.

  • Endereço: 5271 FL-19, Salt Springs, FL 32134, EUA
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h às 20h (horário varia conforme estação do ano)
  • Ingressos: $6 por pessoa

Alexander Springs

O Alexander Springs também faz parte da Ocala National Forest e é um das melhores piscinas naturais da região para fazer snorkel. Por lá, também é possível fazer caminhadas, alugar caiaques, canoas e muitas outras atividades.

Florida Springs
Alexander Springs | Foto: Divulgação
  • Endereço: Hwy 450, Ocala, FL 40929
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h às 20h (horário varia conforme estação do ano)
  • Ingressos: $6 por pessoa

Juniper Springs

E, para fechar nossas recomendações na Ocala National Forest, a dica é o Juniper Springs (que volta e meia entra na lista dos Springs mais lindos da Flórida). Com águas cintilantes em um cenário subtropical, essa é uma das áreas mais antigas e conhecidas da Floresta Ocala.

Juniper Springs em Ocala na Flórida
Juniper Springs em Ocala na Flórida

A grande diferença do Juniper Springs é que ao invés de 1 ou 2 pontos de saída de água do solo, aqui há centenas de micro fendas que fazem a água borbulhar e trazem ao Spring uma sensação muito especial. A partir dele você consegue acessar o Fern Hammock Springs, um dos mais fotogênicos da Flórida. Não é permitido nadar nele, mas a visita rende fotos incríveis.

Fern Hammock Springs em Juniper Springs - Ocala
Fern Hammock Springs: uma spring “secreta” em Juniper Springs
  • Endereço: 26701 E Highway 40, Silver Springs, FL 34488-6741
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h às 20h (horário varia conforme estação do ano)
  • Ingressos: $5,50 por pessoa

5- Gainesville:

Vibrante, Gainesville combina a efervescência de cidade universitária com a belezas de seus 7 parques estaduais que oferecem trilhas para caminhada e bicicletas, alguns dos picos de caiaque mais gostosos da Flórida e muita vida animal (pássaros, peixes e tartarugas). No centrinho descolado, há 4 cervejarias artesanais e restaurantes gostosos com bom custo x benefício)

Grafite colorido no centro de Gainesville
Grafite colorido no centro de Gainesville: a cidade tem vários cantinhos legais para tirar fotos

Quando o assunto são Springs, Gainesville serve de base para explorar algumas das piscinas naturais mais lindas da Flórida como Ginnie Springs, Gilchrist Blue Springs State Park, o Devil ‘s Den e o Ichetucknee Springs. Vamos falar de cada um deles?

  • Principais Springs: Ginnie Springs, Gilchrist Blue Springs State Park, Ichetucknee Springs State Park e Devil’s Den
  • Distância de Orlando: 180 Km
  • Quantos dias? Pelo menos 2 dias
  • Dá para fazer bate e volta de Orlando? Muito longe para um bate e volta. Recomendo pelo menos uma noite em Gainesville.

Onde ficar em Gainesville:

Aí vão algumas dicas de onde ficar em Gainesville:

Ginnie Springs

Ginnie Springs (site oficial) é um parque privado que decolou nas mídias sociais nos últimos anos e é tido por muitos como a piscina natural mais linda da Flórida. O parque é realmente muito lindo.

Piscinas naturais da Florida
Gennie Springs: impactante desde o primeiro momento

Nele há um conjunto de 4 piscinas naturais interligadas pelo Rio Santa Fé e a graça é visitar cada uma delas fazendo o percurso de boia. Quem preferir pode acessar cada uma das piscinas por terra e simplesmente curtir o azul infinito das Ginnie Springs.

Gennie Springs
Ginnie Springs: a cor da água é um espetáculo

Você pode levar sua própria boia (o parque conta com um enchedor free) ou alugar uma boia simples ou dupla no local.

Piscinas naturais da Florida
Curtindo a piscina natural de Ginnie Springs

Nosso pequenos reclamaram um tiquinho para entrar na água, mas amaram tanto o passeio de boia que não queriam sair. Foi bem gostoso.

Ginnie Springs é um destino delicioso para passar um dia despretensioso ou até acampar com barracas ou motorhome. O parque tem uma estrutura completa de vestiários e amenidades legais como churrasqueira, quadras de vôlei de areia e aluguel de SUP’s e caiaques.

Snorkel e mergulho de caverna

Durante o finalzinho do verão, começo do outono, as águas do Rio Santa Fé ficam bem claras e proporcionam um snorkel excelente. Você pode alugar máscaras, snorkel e pé de pato por $10 e descobrir peixes de água doce (a variedade e a quantidade são impressionantes) e tartarugas que residem no local.

Mergulhando na Caverna em Ginnie Springs na Flórida
Mergulhando na Caverna em Ginnie Springs na Flórida

Ginnie Springs é um dos melhores picos de mergulho de água doce da Flórida e oferece tanto a possibilidade de mergulhar nas Springs – que tem uma rede de cavernas bem interessantes – quanto no rio. Você pode alugar equipamentos no próprio local.

Para mergulhar no rio o uso de uma bandeirola de mergulho é obrigatório, e você pode alugá-las no local.

  • Endereço: 7300 Ginnie Springs Road, High Springs, FL 32643
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h às 16h (horário varia conforme a estação do ano)
  • Ingressos:
    • Adultos (desconto de 10% para 62+): $14
    • Crianças 6-12 anos: $4
    • Menores de 6 anos: Gratuito

Gilchrist Blue Springs State Park

Se você gosta de águas bem azuis, o mais novo parque estadual da Flórida Gilchrist Blue Springs State Park, é a pedida certa para você. Um dos melhores lugares para nadar no parque é a piscina natural ovalada que pode ser acessada por uma passarela flutuante, o Blue Springs.

Gilchrist Blue Springs, uma das nascentes da Flórida
Águas incrivelmente azuis da Gilchrist Blue Springs, um dos destinos da nossa viagem de motorhome pela Flórida

As laterais são rasas, mas os pontos mais profundos chegam 6 a metros de profundidade. Há uma plataforma para mergulhar e uma vasta floresta ao redor.

  • Endereço: 7450 NE 60th St High Springs FL 32643
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h até o pôr do sol
  • Ingressos: $4 a $6 por veículo

Outras piscinas naturais e passeio de caiaque

Além dele, o parque conta com mais 3 Springs acessíveis por trilha:

  • Little Blue Springs: não é permitido nadar, mas vale fotografar
  • Naked Spring: que é maravilhoso e aberto para nadar
  • Johnson Springs: o mais sem graça deles.

Outro passeio especial é alugar um caiaque e remar pelo Rio Santa Fé (as águas são bem clarinhas no finalzinho do verão/outono), você verá peixes, pássaros e tartarugas durante o passeio.

Devil’s Den

Diferente de tudo o que você já viu pela Flórida, essa fonte de águas cristalinas está localizada dentro de uma caverna pré-histórica e é um dos picos mais disputados da região para o mergulho de cilindro.

Falando em mergulho, a entrada no Devil’s Den só é permitida para quem vai fazer mergulho ou snorkel (e mergulhadores certificados têm preferência para entrar nos dias mais cheios do ano).

Devils den: a caverna pré-histórica da Flórida
Devils den: a caverna pré-histórica da Flórida

Nos meses mais frios do ano, um nevoeiro invade o local, criando um cenário de mistério.

Durante os meses secos, a plataforma de madeira serve como ponto de apoio e descanso, quando chove bastante a plataforma fica coberta de água e um bom nível de natação é necessário para encarar o passeio. E vale a pena, viu? O visual é maravilhoso.

  • Endereço: 5390 NE 180th Ave Williston, FL 32696
  • Horário de funcionamento:
    • Segunda a quinta: das 09h às 17h
    • Sexta e domingo: das 08h às 17h
    • Sábado: das 09h às 17h
  • Ingressos: 
    • Segunda a sexta: $15
    • Sábado, domingo e feriados: $20

Ichetucknee Springs State Park

Um dos parques mais legais para fazer flutuação com boia ou bote, o Ichetucknee Springs State Park, é bem popular na Flórida e é um programa que os locais amam de paixão.

Ichtucknee springs na Flórida
Head Springs no Ichtucknee springs State Park

O passeio começa com um carrinho que leva você e sua boia (também dá para alugar no local) até a boca do rio. De lá é só sentar e curtir o ritmo lento das águas. O trajeto completo leva 3 horas e meia e está cheio de paradas em Springs cristalinos!

A vibe é uma delícia e durante o verão há muita gente fazendo o passeio.

Snorkel no Blue Hole

Outro atrativo do Ichetucknee State Park é o Blue Hole, um spring azulão – que rende fotos lindas – e um snorkel de primeira. O pico é bem disputado no verão, mas a experiência vale a pena!

Blue Hole no Ichtuckenee State Park
Blue Hole no Ichtuckenee State Park
  • Endereço: 12087 SW U.S. Highway 27 Fort White FL 32038
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h até o pôr do sol
  • Ingressos: $6 por veículo

6- Orlando

Orlando é uma boa base para explorar o Wekiwa State Park, e para fazer bate e voltas interessantes para DeLand, Weeki Wachee ou Crystal River (há até excursões 1 dia!) – mas para quem tiver tempo o ideal é dormir uma noite para explorar essas cidades.

Veja também: Orlando além dos parques temáticos.

Wekiwa State Park

Wekiwa State Park (cerca de 20 minutos da cidade) e aí não preciso nem falar que é lotadíssimo durante as férias, feriados e finais de semana de calor, preciso? Para proteger a natureza, o local fecha ao atingir a capacidade máxima de 250 veículos.

Wekiwa Springs pertinho de Orlando
Wekiwa Springs pertinho de Orlando | Imagem: Florida State Parks

O parque é bem gostoso, mas em termos de beleza natural, não chega nem perto dos Springs de Crystal River, Ocala ou DeLand.

7- Tallahassee

Tallahassee, a capital da Flórida, é uma base interessante para explorar a Wakulla Springs (a maior nascente da Flórida), além de um ponto de início perfeito para conhecer as cidades da Costa Esmeralda. Sou apaixonada por Destin e Panamá City Beach. E se você curte futebol americano, vale aproveitar a deixa para assistir uma partida do Seminoles, o time de Futebol americano universitário da Florida State University.

Wakulla Springs

As Wakulla Springs combinam uma piscina natural adorada pelo locais com uma vida selvagem exuberante e que merece ser vista pelos passeios de barco. Trata-se da maior spring da Flórida, uma verdadeira fonte de vida!

A visita começa pelo Wakulla Springs Lodge, um hotel histórico dos anos 1930 e uma excelente pedida para tomar um brunch delicioso.

Wakulla Springs na região de Tallahassee
Wakulla Springs, um passeio lindo na região de Tallahassee

Na sequência não deixe de fazer o passeio de barco histórico, um passeio de barco pelo rio, onde os turistas podem admirar a vida selvagem local, como jacarés, aves aquáticas e até peixes-bois. Durante o trajeto o guia conta detalhes da história do parques, filmes que já foram gravados no local e detalhes sobre plantas animais da região. Taí uma experiência inesquecível para os amantes da natureza e história.

Piscinas naturais da Flórida no mapa

Aí vão os principais Springs da Flórida no mapa:

Quem ficou curioso para aprender mais sobre as piscinas naturais da Flórida pode consultar o Florida Springs Institute, uma instituição que audita e monitora a água dos Springs e do aquífero da Flórida, e o Spring Locator, que te ajuda a encontrar as fontes de água cristalinas e as classifica por localização e tipo de atividade. Ambos os sites me ajudaram muito no planejamento da viagem e na criação deste artigo.

Tem jacaré nas piscinas naturais da Flórida?

Uma pergunta que se repetiu bastante no Instagram durante a nossa viagem pelas piscinas naturais da Flórida foi: “não tem jacaré?”

Também ouvimos a variável desinformada: “Deus que me livre, na Flórida tem jacaré”, que para mim seria o equivalente a dizer: “não piso no interior de São Paulo porque tem cobra”. E sim, tem cobra no interior de São Paulo e tem bastante jacaré na Flórida, o que não quer dizer que você não deva visitá-los, muito pelo contrário.

Assim como em toda a Flórida, jacarés podem aparecer nos Springs, mas em geral as águas das fontes cristalinas são muito frias para os jacarés, que preferem temperaturas maiores que 27 graus. Ainda que haja jacarés na região, suas chances de vê-lo durante o passeio são bem baixas porque eles tem medo de pessoas e evitam regiões com grande circulação humana.

Se você der muita falta de sorte e topar com um jacaré no passeio, é muita falta de sorte porque eles não são comuns na região. A orientação é sair da água e deixá-lo quieto. Em geral, seres humanos não fazem parte do cardápio de um jacaré e ataques a humanos são raros.

Jacaré é um bicho preguiçoso que prefere comer presas fáceis e que de preferência caibam em sua boca em uma única dentada, mamíferos ou seres humanos realmente não se enquadram nos favoritos do jacaré. E claro, sempre que um jacaré é avistado na região das Springs, o parque é fechado por precaução, ninguém quer arriscar virar lanche do jacaré.

Blue Springs na região de Deland - Flórida
Blue Springs visto do alto

Piscinas naturais da Flórida de Motorhome

Nós fizemos a viagem nos hospedando em hotéis – o que foi super conveniente e casou muito bem com o nosso roteiro, mas vale falar que este roteiro é uma excelente pedida para fazer com motorhome.

Motorhome na Flórida - Camping na Forgotten Coast
Curtindo a viagem de Motorhome na Flórida

Boa parte dos parques (estaduais e privados) que mencionei na lista dos Springs possuem áreas de camping , ou seja, fazer esta viagem de motorhome significa dormir nas Springs e ter a chance – única – de aproveitá-las quando o parque está fechado para todos os outros visitantes.

Para garantir lugar nos campings – que são ultra disputados no verão, planeje a viagem com bastante antecedência.

Minha dica para você fazer um bom negócio alugando um carro por lá é o Rent Cars, um comparador de locadoras que te ajuda a alugar carros baratos nas melhores companhias, dá para pagar em Reais e parcelar em até 12x sem juros.

Veja também: Flórida de Motorhome

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório nos Estados Unidos, o Seguro viagem é importante em qualquer viagem. Além de te proteger contra voos cancelados e bagagens extraviadas, o seguro te dá segurança para não ter dor de cabeça em eventualidades médicas (e vale lembrar que todo e qualquer serviço médico americano é bem cobrado).

Com menos de R$10 por dia de viagem – faça uma cotação agora e veja que estou falando sério – você viaja protegido e evita dores de cabeça. Por aqui, nós recomendamos a Seguros Promo, um comparador de seguros que busca os melhores custos x benefícios do mercado e te ajuda a escolher o seguro certo para a sua viagem. Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Faça sua cotação já!

Veja também: Seguro de viagem para os Estados Unidos

Chip de celular

Você sabia que dá para comprar chip de telefone para os Estados Unidos ainda no Brasil e economizar?

O chip de telefone da O Meu chip pega super bem na Flórida, e é mais vantajoso que comprar um chip local. Compre já o seu!


E aí, curtiu nossas dicas sobre as Springs da Flórida?

Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!


Esse conteúdo é uma parceria com o Visit Florida

Logo Visit Florida

Veja também:

Destinos incríveis da Flórida

Parques de Orlando

Planejando sua viagem para Orlando

Guarde este post no Pinterest!

Piscinas naturais da Florida
mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Luciana disse:

obs: julho 2024… 🙁

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Reserve o quanto antes os hotéis. É temporada de férias nos EUA.

Avatar Luciana disse:

Nossa, fiquei com vontade de conhecer todas!
o que fazer em apenas dois dias?
crystal river ou ocala? ou outro?
vou com meu filho de 5 anos!
obrigada por tanto! parabens pelo excelente post!

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Luciana,
Obrigada pelos elogios!
Tanto faz. Os dois são lindos. Ocala os hotéis são um pouquinho melhores.

Boa viagem

Avatar ELIANE MORALLES SHIBUKAWA disse:

Bom dia, tudo bem? Adorei o site! Vou em maio com minha família e os meu filhos têm 12 e 17 anos, amam mergulhar e quanto mais aventura melhor. Qual desses roteiros mais se encaixa para eles? Um abraço!

Oi, Mari. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia – Natalie

mari vidigal mari vidigal disse:

UHUUUU! Obrigada Nathy!
Beijos