Yosemite Park: guia completo para organizar uma viagem incrível.

239

Yosemite Park na Califórnia, é um parque nacional repleto de cachoeiras, trilhas espetaculares, árvores gigantes e vistas de cair o queixo. Uma viagem inesquecível e um dos lugares mais maravilhosos que já visitei. Nesse post, reuni tudo o que você precisa saber para planejar uma viagem incrível. Saiba como chegar, onde se hospedar, que lugares visitar (com direito a mapas) e muitas outras dicas. Vamos nessa?

Yosemite Park: guia completo para organizar uma viagem incrível.

 

Yosemite National Park

O que você encontrará nesse post:

[Clique no link acima para ir direto ao ponto, ou se preferir, leia o post todo que tem muita dica boa! :)]

Como chegar no Yosemite Park:

O Yosemite National Park fica há 3 horas e meia de São Francisco de carro. Pra quem não gosta, ou não quer dirigir, também é possível chegar lá de ônibus, ou combinando trem e ônibus.

Yosemite no Mapa

Abra este mapa no Google Maps

Principais distâncias

  • San Francisco – Yosemite: 320 Km
  • Los Angeles – Yosemite: 449 Km
  • Las Vegas – Yosemite: 734 Km
  • Lake Tahoe – Yosemite: 309 Km
  • Napa Valey – Yosemite: 300 Km

Toulumne Meadows - Yosemite

Granito gigante em  Toulumne Meadows | Trilha para Cathedral Lakes

Como chegar no Yosemite de carro:

Minha opção preferida em qualquer época do ano. A estrada é boa, bem sinalizada (claro que um bom GPS sempre ajuda) e ir de carro te dá uma flexibilidade de fazer os seus horários e combinar uma visita ao Yosemite com outros locais próximos (veja dicas no final do post).

Atenção:

  • GPS do celular: Pra quem vai usar o telefone celular como mapa, vale lembrar que não existe sinal na área do Yosemite. Para não se perder, baixe seus mapas offline com antecedência.
  • No inverno: Verifique as estradas fechadas nesse post, e tenha correntes no carro. Elas são obrigatórias e você pode precisar delas

Chegada no Park:

A chegada no Yosemite pode ser feita por 4 entradas diferentes: Big Flat Oak (Hwy 120), El Portal (Hwy 140), Mariposa Grove (Hwy 41) e Lee Vining (Hwy 120). Quem vem de San Francisco geralmente entra pela Hwy 120 pela entrada da Big Flat Oak.

Entradas do Yosemite

Print Screen Yosemite Park

Ingresso de entrada no parque:

Assim como a maior parte dos parques nacionais, a entrada do Yosemite National Park custa 30 dólares e é válida por até sete dias. Para quem planeja combinar vários parques, há um ticket anual de 80 dólares. A entrada pode ser comprada na entrada do parque.

Gasolina:

Como a quantidade de postos de gasolina no parque é bem limitada e o preço é alto,encha o seu tanque na cidade de Groveland, que fica bem antes da entrada do parque.

Dentro do parque, há postos de gasolina nos seguintes locais: Wawona, Crane Flat, El Portal e durante o verão em Toulumne Meadows. Não há postos de gasolina no Yosemite Valley. Dentro do parque a gasolina deve ser paga com cartão de crédito.

Cuidados no inverno (entre final de novembro e fevereiro):

Lembre-se que o Yosemite fica em uma área montanhosa e que a probabilidade de você pegar neve é alta. Nesse caso, use as correntes (que são obrigatórias) e dirija com muito cuidado!

Dica: Como a maior parte das locadoras de carro da Califórnia não oferece correntes, compre uma antes de sair de São Francisco (compre “Car Cables” e não “car chains”, as “car cables são mais baratas e não destroem a roda do carro alugado” e aprenda a colocar a corrente no carro (assista videos no You Tube antes da viagem)

Opção de transporte para quem não quer dirigir na neve

Para quem não quer dirigir na neve, a dica é se hospedar fora do parque e pegar o ônibus Yarts (um ônibus de linha que faz o transporte Yosemite – Cidades ao redor). O Yarts  tem saídas de Merced, Catheys Valley, Mariposa, MidPines e El Portal e custa entre 7 e 25 dólares por dia dependendo do lugar de hospedagem. A freqüência e disponibilidade do Yarts varia conforme a estação do ano, e até hoje só ouvi elogios dos leitores que usaram a linha.

Como chegar no Yosemite de ônibus:

Pegue um ônibus do tipo Grey Hound até Merced e de lá um ônibus do tipo Yarts até o Yosemite Valley. Chegando no parque use o transporte interno Gratuito do Yosemite para se locomover pelo Vale ou opte pelo tranporte pago para visitar áreas mais afastadas.

Como chegar no Yosemite de trem:

Pegue a linha “San Joaquin” do AMTRAK até Merced, e de lá um transporte (já incluso no pacote) até “El Portal” e em seguida até o Yosemite Valley. Para quem viaja com crianças ou nunca viajou de trem, essa pode ser uma alternativa interessante.

Mais informações sobre transporte público no Yosemite, em inglês.

 A chegada no Yosemite National Park pela Big Flat Oak (Hwy 120)

As queimadas dos últimos anos castigaram arduamente a entrada do Yosemite Park e sua floresta adjacente a Stanislaus Forest. O trecho queimado é imenso e assusta quem vem ao ao parque pela primeira vez. Passado este trecho queimado, prepare-se para adentrar uma das florestas mais lindas e espetaculares do mundo (não, não estou exagerando na quantidade de adjetivos, o Yosemite é realmente algo de outro mundo).

Aos poucos a natureza começa se abrir em forma de vale e as montanhas “El Capitán” e Half Dome surgem no horizonte, nessa hora, dirija devagar e pare em todos os possíveis mirantes para contemplar as vistas do vale e as mudanças na paisagem.

Yosemite PArk

Dica: chegando no parque, pegue o mapa e o jornalzinho com a programação da estação do ano – ambos estão disponíveis na entrada do parque. Tem muitas atividades extras bacanas, desde tour para observar as estrelas, caminhadas com rangers, exposições e muito mais. Em noite de Lua cheia rolam tours especiais para ver o parque iluminado, e muito mais.

Dica para evitar multidões:

Durante a alta temporada, entre maio e setembro, o Yosemite costuma lotar quase todos os finais de semana. Para evitar multidões tente fazer sua visita durante a semana e claro, evite os feriados nacionais (4 de Julho, é o dia mais cheio do parque no ano). Caso você opte por um feriado, ou final de semana concorrido, a dica é escolher as áreas mais afastadas para explorar, ou seja, o mais longe possível do Yosemite Valley. O Tioga Pass é sempre uma boa alternativa para fugir da multidão. E claro, para garantir hotéis bem localizados e com bons preços nessas datas você precisa reservar com bastante antecedência.

Estacionamento:

O estacionamento dentro do Yosemite é grátis, porém bastante limitado. Para evitar uma multa, tente estacionar somente nos lugares permitidos e fique de olho nas placas. Durante a alta temporada, chegue cedo, estacione dentro do Yosemite Valley e faça seus passeios com o transporte gratuito oferecido pelo parque.

Cuidado com o urso: Carro & comida – uma mistura perigosa:

Ao estacionar seu carro nos estacionamentos do Yosemitefique atento aos alimentos e não deixe nada exposto no seu carro. Os ursos adoram comida e qualquer pacote a mostra, mesmo que seja de um cosmético vai te render uma porta detonada (acredite, ursos sabem como arrombar portas) e uma senhora multa. Sempre que houverem armários nos estacionamento, mesmo durante o dia, use-os. Os armários estão colocados nas áreas com maior incidência de ursos e podem sofrer “visitas indesejadas” mesmo durante o dia.

A noite, não deixe absolutamente nenhum alimento ou produto cosmético que produza cheiro nem no carro e nem no porta malas. Seja esperto e use os armários de ferro que ficam ao lado dos estacionamentos.

Transporte dentro do parque:

Mapa Yosemite Valley

Fonte: Site do Yosemite

De carro:

Carro é uma boa alternativa para transitar entre as áreas mais afastadas do parque e parar em cada um dos mirantes sem pressa. Outra vantagem do carro é a liberdade de mudar de planos a qualquer momento. Na alta temporada, prepare-se para enfrentar estacionamentos lotados, especialmente na área do Yosemite Village.

De Shuttle:

O Yosemite tem um sistema excelente e gratuito de transporte interno dentro do Yosemite Valley e El Capitan e algumas opções mais limitadas nas áreas mais afastadas. Esse transporte é extremamente útil durante a alta temporada (quando a circulação de carros no parque é controlada e limitada). As duas linhas mais populares são:

• Yosemite Valley shuttle: Funciona durante todo o ano das 7:00 as 22:00 e percorre todo o vale, principais pontes de inicio de trilhas e mirantes, lojas, restaurantes e hotéis.

• El Capitan shuttle: Essa linha opera entre junho e outubro das 9:00 as 18:00 e para nos seguintes pontos. Centro de visitantes do Yosemite Valley, El Capitan e ponte de inicio da trilha “Four Mile”.

De bicicleta (Apenas durante o verão)

Mapa ciclovias, estacionamento e pontos de ônibus do Yosemite

O Yosemite Valley tem duas ciclovias ótimas de pedalar, uma de 3 milhas que liga a Curry Village até o inicio da trilha do Mirror Lake e um loop de 5 milhas passando pelos principais pontos do vale.

Vale lembrar que é proibido pedalar nas trilhas para caminhada e o que uso das bicicletas é limitado as ciclovias

Preços em dez 2014

  • $12.00 por hora ou
  • $34.00 por todo o dia

Onde alugar bicicletas no Yosemite:

A)  Yosemite Lodge at the Falls (ao lado da piscina)

(209) 372-1208 | Parada número 8 do shuttle

B) Curry Village Recreation Center

(209) 372-8319  | Paradas número 13 ou 21 do Shuttle

Aberto das 10:00 às 16:00 (fecha entre 13:00 e 14:40 para o almoço) | Não aceita reservas.

Mais detalhes aqui (em inglês)

Dica: Além de bicicletas você também poderá alugar cadeira de rodas ou carrinhos de bebê.

Passeios de Mula ou à cavalo:

O Yosemite tem três diferentes estábulos e oferece passeios de 2 horas, 4 horas e passeios de dia inteiro. Os passeios são bem concorridos e costumam se esgotar com antecedência. Faça sua reserva o quanto antes.

Localização dos estábulos:

Preços dez 2014

  • Passeios de 2h: USD 65 ,00
  • Passeios de meio dia: USD 88,50

Mais informações em inglês aqui.

O que fazer no Yosemite:

Famoso pelas cachoeiras e granitos gigantes, o parque é um verdadeiro paraíso para quem gosta de natureza. São mais 1200 milhas quadradas de áreas protegidas, um verdadeiro play ground para quem curte caminhadas ao ar livre. Para aproveitar o melhor do parque, combine passeios de carro (ou shuttle) pelos mirantes com caminhadas.

Cathedral Lake - Yosemite

Cathedral Lake – Yosemite

[Moramos na Califórnia há pouco mais de 2 anos, já visitamos o Yosemite mais de dez vezes e é impossível cansar. O parque é tão lindo e vasto que a cada visita somos surpreendidos com algo diferente e especial].

Não saia do Yosemite sem conhecer o Yosemite Valley

A menos que você esteja viajando em um feriado americano, ou um final de semana durante as férias escolares, dedique pelo menos um dia do seu roteiro ao Yosemite Valley. O contraste entre os granitos altíssimos e as cachoeiras é algo de outro mundo.

 

Clique aqui para acessar o mapa

Trilhas e caminhadas:

Como o Yosemite é gigante, minha dica para um marinheiro de primeira viagem é escolher e focar em uma ou duas áreas do parque para explorar. Dê preferência as áreas mais próximas do seu hotel (O parque tem 4 entradas diferentes, uma relativamente longe dá outra).

Algumas opções de trilhas por região que já testamos e aprovamos 😉

Yosemite Valley:

Trilhas fáceis:

A) Cachoeira Bridalveil  (Véu da noiva)

  • Distância de caminhada total: 800 metros

Cachoeira Bridal Veil Yosemite

Uma das principais cachoeiras do Yosemite, vai te impressionar com a leveza das águas que despencam de um granito alto imitando um véu. Como a trilha é mamão com açúcar, a trilha costuma encher.

B) Lower Yosemite Falls

  • Distância de caminhada total: 1.6 Km

Yosemite Falls

Na minha opinião, a cachoeira mais linda do parque e uma das 4 mais altas do mundo. A Yosemite Falls é um dos primeiros uau’s de quem chega ao parque pela primeira vez. A cachoeira fica ainda mais bonita vista de perto já que sua altura e a força das águas impressionam. A cachoeira é sazonal e costuma secar entre agosto e novembro.

Trilhas moderadas

A) Mirror Lake (Lago Espelho)

  • Distância de caminhada total: 3.2 Km (ir até o lago e voltar) – 8 Km (volta ao lago)

Como o próprio nome indica, o Mirror Lake é um espelho natural, e no verão, um lugar perfeito para se refrescar. O lago é super bonito e as montanhas em volta deixam o passeio super especial.

Atenção: O lago é sazonal e seca entre agosto e novembro

B) Vernal Falls e Nevada Falls

Vernal Falls - Yosemite

  • Distância de caminhada total: você pode caminhar de 2.5 Km a 13 Km. Dependendo de onde quer chegar.

Essa é uma das melhores caminhadas para quem quer ter vistas impactantes sem andar tanto (lógico que se você quiser caminhar até o topo da Nevada Falls, terá que encarar 13 Km com uma elevação de 600m, porém a vista do alto da Vernal – um dos melhore lugares do parque para nadar em um dia quente – já é excepcional e a coisa só melhora. Quanto mais caminhar, mais vistas e mais surpresas você terá.

Vernal Falls - Yosemite

Trilhas difíceis

A) Upper Yosemite Falls

  • Distância de caminhada total: 11.6 Km

Uma das minhas trilhas preferidas do parque. Vistas encantadoras do começo ao fim com direito a banho de cachoeira na nascente. Quem tiver pic pode caminhar mais um pouquinho e subir até o Yosemite Point.

Upper Yosemite Falls

Trilha Upper Yosemite Falls

Vista Yosemite Point

Vista Yosemite Point

B) Half Dome

  • Distância de caminhada total: 26.2 Km
  • Atenção: Para subir o Half Dome é necessário uma permissão especial

Half Dome - a subida

Uma das trilhas mais concorridas e espetaculares do parque. São 1475 Km de elevação repletos de visitas sensacionais. O último trecho é feito com ajuda de cabos de aço. Veja todos os detalhes dessa trilha aqui.

No pé do Half Dome, Califórnia

Vista do alto do Half Dome

C) Glacier Point

Embora seja possível dirigir até o Glacier Point, chegar lá a pé é mais bonito e muito mais divertido. A trilha do Glacier Point é a mesma da Vernal & Nevada Falls, só que continua subindo a montanha. A trilha tem 9.6 Km de subida e 15.5 Km no total. E na chegada: algumas das vistas mais lindas do parque!

Half Dome visto do alto do Glacier Point

Glacier Point – Yosemite Park

Onde ver Sequoias Gigantes no Yosemite Park

Mariposa Grove, o principal bosque de Sequoias do Yosemite National Park está fechado para reforma até 2017. A parte alta do bosque continua aberta, mas para chegar lá você terá que encarar uma trilha de 20 Km (ida & volta) com direito a muitas subidas. Restam assim, duas alternativas para ver sequoias no Yosemite.

A) Toulumne Grove

Com o Mariposa Grove fechado, o Toulumne se tornou a opção mais concorrida do parque para ver sequoias e ficou um pouco cheio demais. A graça dessa trilha é ver sequoias gigantes espalhadas (algumas delas caídas), e poder passa por dentro da casca de uma sequoia morta. A trilha tem 4 Km

Toulumne Grove - Yosemite

B) Merced Grove

Sequoia Gigante - Merced Grove no Yosemite Park

Sequoia Gigante

O menor bosque de Sequoias do Yosemite é o mais exclusivo e o meu preferido. A parte chata é que para chegar lá você terá que encarar 5Km de trilha com bastante subida. Vale o esforço.

Veja todos os detalhes dessa trilha aqui.

Veja outros lugares bacanas para ver sequoias na Califórnia aqui.

Tuolumne Meadows:

Trilhas fáceis:

A) Toulumne Meadows

Toulumne Meadows

  • Distância de caminhada total: o quanto você quiser andar

Uma das planícies mais lindas do parque. Siga a trilha e caminhe o quanto quiser para ver uma pouco da mudança de vegetação e pássaros. Uma trilha bem bonita.

B) Tenaya Lake

  • Distância de caminhada total: de 0 a 4 Km volta no lago

Tenaya Lake - Yosemite

Um dos lagos mais lindos do parque, o Tenaya Lake tem 1.6 Km de comprimento de águas cristalinas rodeado por montanhas e picos de granito. Um lugar ideal para se refrescar e fazer picnic durante o verão.

Trilha moderada:

A) Cathedral Lakes

  • Distância de caminhada total: 11.3 Km

Cathedral Lakes -Yosemite

Uma trilha MARAVILHOSA com vários mirantes interessantes. Caminhe até o final do lago para ter uma vista linda do Tenaya Lake

Wawona

Trilha fácil: 

A) Wawona Meadow Loop

  • Distância de caminhada total: 5.6 Km

Wowona - Yosemite

Essa é uma trilha bem fácil e bem linda pela região de Wawona, Aqui as árvore não são tão densas como em outros lugares do parque e o visual é bem bonito. A trilha começa do outro lado da rua do elegante hotel de Wawona, que serve como pano de fundo para algumas das fotos mais lindas do dia.

Planeje suas trilhas com antecedência:

Uma dica bacana para quem fala inglês é o site Yosemite Hikes (em inglês), ele descreve detalhadamente cada uma das trilhas com direito a muitas fotos, descrições detalhadas e gráfico comparativo por tempo, distância, nível esforço e o mais legal, quantidade de pessoas e nível de beleza. Adoro e recomendo este site.

Passeio de carro pelo Yosemite:

Dirigir pelo Yosemite e conhecer os principais mirantes do parque é algo imperdível. Alguns dos mirantes que você não pode deixar de visitar

A) Big Crane Flat: 

Vista Yosemite - Big Flat Crane

Na entrada no Yosemite, pertinho do primeiro tunel há uma série de mirantes com vistas bem interessantes do vale com direito ao Half Dome, El Capital e rio Mercedes.

B) Tunnel View:

Tunnel View - Yosemite

Uma das vistas mais lindas e famosas do vale com o Half Dome, El Capitan e Bridalveil numa mesma foto.

C) Glacier Point | Aberto entre maio e final de outubro: 

Glacier Point - Yosemite

Indiscutivelmente o vista point (mirante) mais espetacular do parque. Lá do alto você conseguirá observar todo o Yosemite Valley com direito a três cachoeiras. Lindo de viver, especialmente na primavera e verão quando as cachoeiras estão cheias.

Pra quem quer uma opção de trilha longa, porém fácil, pegue o ônibus até o Glacier Point e desça para o Yosemite Valley pela Panorama Trail. Vistas de cair o queixo sem o sacrifício da subida ;o).

Dica: Washburn Point ao sul do Glacier tem vistas muito parecidas com a vantagem das cachoeiras Vernal e Nevada ficarem em destaque.

Cachoeiras vistas do Washburn Point - Yosemite

D) No Yosemite Valley:

Yosemite National Park

  • Para ter vistas imbatíveis da Yosemite Falls, vá até o Sentinel Meadow ou a Yosemite Chapel. Essa vista fica especialmente bonita durante as manhãs de inverno. Se tiver neve, melhor ;o).
Yosemite Park no Inverno

Olha só que legal esse mirante: daqui dava para ver a Upper e a Lower Yosemite Falls

  • Para ver o Half Dome refletido no rio Mercedes e de bonûs ter mais uma vista linda das Yosemite Falls, vá até a sentinel Bridge.

E) Tioga Pass:

  • Toulumne Meadows: Uma vista linda das planícies do Yosemite com montanhas no fundo. Quem quiser caminhar um pouquinho pelo lugar, super recomendo!
  • Olmsted Point: O mirante mais famoso da Tioga pass tem lindas vistas para o Vale, para o Half Dome (que fica quase que irreconhecível visto de costas) e para o lago Tenaya (Dica: para ter vistas ainda mais caprichadas, faça uma caminhada de uns 500 metros seguindo as flechas. Veja o Half Dome e o Vale de um ângulo completamente diferente.

Olmsted Point - Yosemite

Olmsted Point - Yosemite

Olmsted Point  + pequena caminhada

  • Tenaya Lake: Um dos cartões postais do Yosemite, esse lago gigante é uma foto certeira e um sr. colírio.

Exposição de fotografías

No coração do parque há uma pequena galeria de arte onde estão expostas algumas fotos de Ansell Adams, que ficou famoso ao fotografar o Yosemite em preto e branco. A visita é rápida e as imagens, vão sem dúvida alguma te inspirar!

Observação de estrelas e palestras ao redor da fogueira

Durante os meses de verão o Yosemite tem uma programação especial com várias palestras ao redor das fogueiras dos campings e observação de estrelas do alto do Glacier Point (o céu é espetacular e deve ficar ainda melhor visto de binóculo). Informe-se sobre as atividades no jornalzinho gratuito do parque (distribuído na entrada e nos centro do visitantes e aproveite).

Onde comer

O Yosemite  tem algumas opções de restaurantes e lanchonetes rápidas (muitas delas ficam fechadas durante os meses de inverno) a maior parte delas concentrada no Valley.

Onde Comer Yosemite

Clique aqui para navegar no mapa

Onde comer no Yosemite

Restaurantes

Para quem quer comer algo mais caprichado, o restaurante The Ahwahnee (que vive lotado) é a opção mais indicada. Reserve (209) 372-1489. Durante o jantar, é obrigatório o uso de roupas do tipo “casual-chic”(Camisa e calça comprida para os homens) e calça, saia ou vestido para mulheres.

Outra opções:

  • Mountain Room: no Yosemite Lodge at the Falls (209) 372-1403, com uma vista privilegiada da Yosemite Falls. Reservas são aceitas apenas para grupos de 8 ou mais pessoas. Aberto das 17:30 as 20:00.
  • O Wawona Dining Room: Com arquitetura Vitoriana, fica dentro do pomposo hotel Wawona. Reservas são aceitas apenas para grupos de 8 ou mais pessoas. Aberto para café da manhã, almoço e jantar.

Além das opções do Vale,  há mais restaurantes nos seguintes lugares: Wawona, Badger Pass,

Lanchonetes Rápidas

O Yosemite Valley, Curry Village, Glacier Point, White Wolf e Tuolumne Meadows tem algumas opções de lanchonete, pizzaria ou cafés.

Mais informações sobre restaurantes

Supermercados:

Opção ideal para quem quer comer algo rápido ou fazer um picnic

  • Village Store: Uma mistura de supermercado (o sortimento é excelente e com vários produtos bacanas incluindo queijos, vinhos e outras quitutes bacanas e especiais para um picnic) com loja de presentes e livros do parque. Super recomendo a parada. Aberto das 8:00 às 20:00
  • Ahwahnee Sweet Shop: Uma das lojas mais premium com trufas, chocolates, snacks caprichados e vinhos californiasnos. Aberto das 7:00 as 22:00.
  • Outros supermercados menores estão disponíveis nos seguintes locais. Yosemite Valley, Wawona, Crane Flat, e El Portal

Traga seu Picnic

Outra opção (muito mais barata) do que comprar algo no parque é trazer seu próprio picnic. Nesse caso, fique ligado nas áreas de Picnic (a coisa mais desagradável do mundo será uma visita de Zé colmeia e seus amigos ursos ao seu picnic) e não deixe nada de restos e nem migalhas espalhados no local. Ursos selvagens tem medo de humanos. Ursos acostumados a comida humana causam um transtorno danado, são perigosos e muitas vezes precisam ser mortos pelos rangers para não machucar os humanos. A última dica, é tomar todas as precauções necessárias para armazenas sua comida – ou escondida no porta malas durante o dia, ou guardada nos armários a prova de ursos durante a noite.

Yosemite Park

Fora do parque

A pequena cidade de Groveland é caminho de quem vem ou volta para San Francisco (para entrar/ sair pelo Big Flat Oat). A cidade tem o salão de velho Oeste mais antigo dos Estados Unidos, o Iron Door Saloon – o lugar é SUPER cool e serve burguers deliciosos. O restaurante Mexicano Michiacana lado oposto da rua, serve comida mexicana BOA e BARATA.

Yosemite Park no Inverno

Iron Door Saloon em Groveland

Onde se hospedar no Yosemite

Existem três opções de hospedagem no Yosemite. Hotéis dentro do parque, campings dentro do parque e hotéis/Bed & Breakfast fora do parque.

Hotéis dentro do Parque:

As opções de hotel dentro do Yosemite (do mais bacana ao mais simples) são super concorridas e consideravelmente mais caras que as opções fora do parque. Por outro lado, são super convenientes e a forma mais prática de conhecer o Yosemite com conforto.

Reserve com pelo menos 6 meses de antecedência

As reservas são abertas com 366 dias de antecedência nesse site e costumam se esgotar num passe de mágica. No inverno, suas chances de conseguir hospedagem dentro do parque são BEM mais altas. Especialmente para quem não liga de pagar ~600 USD por noite pelo Ahwahnee.

Algumas opções de hospedagem dentro do parque:

  • Ahwahnee: o hotel mais top do Yosemite, localizado no coração do Yosemite Valley. É aqui que reis e presidentes do mundo se hospedam ao visitar o parque.
  • Yosemite Lodge at the Falls: Localizado no Yosemite Valley, é uma opção mais acessível para grupos e famílias, porém vive lotado.
  • O Curry Village: que combina a experiência de camping com hotel (todas as barracas são fixas) e algumas delas tem até banheiro privativo costuma ter datas uma pouco mais flexíveis. Uma forma de ter uma experiência super diferente e de acampar sem grandes perrengues. Legal, né?
  • Wawona Hotel: Localizado há 4 milhas da entrada sul do parque e bem pertinho das Sequoias gigantes de Mariposa Grove, o Wawona é uma construção histórica no estilo Vitoriano.

Acampamentos dentro do parque

O Yosemite tem 13 camp grounds diferentes, sendo que 7 deles operam com um sistema de reserva antecipada (que abre no primeiro dia de cada mês com 5 meses de antecedência) e se esgota como num passe de mágica. Os campings tem estruturas diferentes, alguns são próprios para Motor Homes, outros próprio para tendas e todas eles tem banheiro com água encanada (mas nada de chuveiro).

Acampar no Yosemite é barato, os espaços custam entre 10-20 dólares e comportam até 2 carros e três barracas, e super divertido. Para quem topa uma experiência diferente, eu super recomendo!

Dica: alugue todos os equipamentos de camping nas lojas REI ou Sports Basement. O atendimento é muito bom, e os equipamentos de primeira. Uma mão na roda para quem faz isso sempre.

Os campings dentro do Yosemite Valley costumam ser um pouco mais concorridos e barulhentos. Fora do vale, já testamos o Toulemne Meadows que é SENSACIONAL, super bonito com direito a riacho em volta, o Crane Flat: básico porém bem localizado, e o Wawona, que é o mais pobrinho de todos (e na região que eu menos gosto do parque).

Faça sua reserva online aqui.

Hotéis & Bed & Breakfast fora do parque:

Há uma série de opções de hospedagem fora do Yosemite, pena que muitas delas ficam um pouco mais longe do que você gostaria. Portanto, na hora de fazer sua reserva avalie bem as opções disponíveis e a distância do parque.

Algumas cidades para você considerar:

El Portal: Uma localização bem conveniente para explorar o Vale. Pena que os melhores hotéis vivem cheios.

  • Yosemite View Lodge: Acomodações básicas, porém tem vistas bonitas, piscina e está bem perto do parque.
  • Cedar Lodge: Hiper simples porém bem baratinho. Para quem quer estar bem perto e topa ficar num básico pode ser uma boa.

Mather:

Não conheço a região, mas pelo mapa parece ser pertíssimo do Yosemite

  • Evergreen Lodge at Yosemite: Chalés fofos há pouco mais de 3 Km da entrada do Yosemite. Uma opção excelente para explorar o site.

Região de Groveland

Um pouquinho mais longe que Mariposa, ou El Portal, mas com várias opões de hospedagem bacanas. Já testei e recomendo o Hotel Charlote.

  • Hotel Charlote: Um hotel fofinho na rua principal da cidade (que é uma graça). Café da manhã delicioso e ótimo atendimento.
  • Rush Creek inn: Quartos moderninhos e estrutura de lazer completa. Bem perto da entrada do parque da Hwy 120.
  • West Gate Lodge: Uma opção básica porém bem localizada entre o Yosemite Park e a cidade de Groveland.
  • Red Tail Inn: Um Bed & Breakfast fofíssimo e super exclusivo. São apenas 4 quartos.

Mariposa: 

Uma das opções de hospedagem fora do parque que é conveniente, relativamente fácil de reservar e costuma ter um bom custo benefício. Mariposa fica relativamente perto da entrada sul e das Sequoias gigantes.

Veja mais opções em Mariposa aqui.

Sonora & James Town:

Apesar da distância do parque, Sonora e James Town são duas opções que eu adoro e recomendo. Ambas são cidades da época do ouro na Califórnia, com direito a casinhas históricas e boas opções de restaurantes. Uma boa opção para quem quer combinar a visita no Yosemite com o Parque histórico de Columbia, que é uma graça!

Mammoth Lakes &  Lee Vining:

Só considere esta opção durante o verão (a estrada fecha no inverno) e quando todas as outras cidades estiverem lotadas. Apesar de maravilhosa e encantadora, essa região fica bem fora de mão para explorar o parque. E caso essa seja sua única opção, pegue o Tioga Pass durante o dia, as vistas são lindas.Valerá a pena.

Quando visitar o Yosemite

O Yosemite é uma opção bacana para todas as estações do ano, mas fica especialmente lindo durante a primavera, e comecinho do verão, quando as cachoeiras ainda estão cheias de águas e as plantas continuam verdinhas.

Yosemite no Inverno (entre novembro e Março)

Yosemite Park no Inverno

Yosemite Park no Inverno

Prepare-se para ver um tapetão branco de neve, com direito a cachoeiras com muita água. Vale lembrar que o inverno é a estação das chuvas na Califórnia e você corre o risco de pegar um pé d’água, ou pé de neve. Durante o inverno, muitas das estradas ficam fechadas (Tioga Pass e Glacier Point ficam inacessíveis) e o uso de correntes durante uma eventual nevasca é indispensável.  O comecinho do inverno – final de novembro, pós thank giving – é uma época boa para visitar o parque vazio e não tão gelado. Suas fotos ficarão lindas!

Veja detalhes do Yosemite no inverno nesse post.

Yosemite na Primavera: (Abril – Junho)

Topo da Vernal Falls - Yosemite

Maravilhoso é pouco para descrever o Yosemite durante esta estação. Flores silvestres desabrocham, passarinhos aos montes vem cantar no parque, e as cachoeiras, ainda repletas de água dão um verdadeiro show. O clima ameno é ideal para caminhadas longas, mas a variação de temperatura é grande e o frio no final do dia é “brabo”

Yosemite no verão: (Julho – Setembro)

Half Dome visto do alto do Glacier Point

Com a chegada no verão e das férias escolares, o parque se enche de turistas. Para driblar o calor forte, lagos se transformam em praias, cachoeiras em tobogans e o rio mercedes se enche de bóias coloridas e de gente sem pressa aproveitando as águas calmas do rio. Para fazer trilhas mais pesadas, saia bem cedo, leve bastante água e abuse do protetor solar.

Yosemite no Outono (Outubro – Novembro)

Cachoeira Yosemite Falls

Com o fim do calor infernal, as folhas começam a mudar de cor dando um colorido todo especial a floresta. Grande parte das cachoeiras e lagos secam. O clima é ideal para caminhadas longas, mas pode esfriar no final do dia. Com sorte você pegará um pouquinho de água nas cachoeiras graças de um chuva ou outra que caia antes da hora.

Ideias de passeios conjuntos:

Aproveite sua viagem no Yosemite para conhecer outros lugares relativamente próximos e muito bonitos

  • Monolake: esse gigante salgado no meio do deserto é quase um milagre da natureza. Além da sua imensidão alarmante, o Monolake tem formações calcárias, bem interessantes. As Tufas. Combine uma visita ao Monolake, com uma visita a Bodie, uma cidade fantasma SENSACIONAL!

Monolake - Lee Vining

  • Mammoth Lakes: Lagos maravilhosos, cachoeiras impressionantes e vistas de cair o queixo. Um dos meus lugares preferidos na Califórnia.

Mammoth Lakes

  • As cidades do Ouro – Sonora, Columbia State Park & James Town: Para quem curte história, visitar estas pequenas cidade do ouro na  Califórnia é uma viagem de volta ao tempo (com direito a todos os aparatos turísticas atuais, óbvio). Ótimo programa para fazer com crianças
  • Sequoias National Park & Kings Canyon: A imensidão das Sequoias General vai sem dúvida alguma te impressionar. Imperdível. Veja aqui detalhes desse passeio.

Sequoias National Park

E aí curtiu as dicas?

Sentiu falta de alguma informação nesse guia?

Alguém aí já visitou o Yosemite e quer dividir com a gente o que achou?


 

Veja também:

Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, Siga nosso instagram!

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

239 comments

  1. ao Reis 3 outubro, 2017 at 18:42 Responder

    Oi mari! Primeiramente gostaria de te agradeçer pelo site, nos ajudou demais nas nossas escolhas. Eu e minha namorada vamos fazer a califórnia de carro, SF-Nappa-Yosemite-Carmel-LA-San Diego-Las Vegas. Gostamos muito das suas dicas do Yosemite, gostaríamos da sua opinião sobre o roteiro em Yosemite de expert no assunto! 😛
    Nós vamos sair de Nappa ás 8:00, chegando em Yosemite em torno de 13:00. Vale a pena passar na cidade de Groveland para almoçar no IRON DOOR SALOON( mais antigo saloon dos EUA)? chegando lá, passaremos no tunnel view, bridaveil fall e seguiremos para o Yosemite Valley. Caminharemos 10 minutos ate Cook Meadow e em torno de 16:00 iremos para o Glacier Point para aguardar o pôr do sol e apreciar o céu estrelado a noite, depois hotel! Acordando no outro dia pensei em visitar a imperdível Mariposa grove e partir para Carmel.

    O que vc acha?! Alguma dica?!

    • mari vidigal 3 outubro, 2017 at 19:42 Responder

      Olá!
      Feliz que o Ideias na mala ajudou nos seus planos.
      O roteiro tá bom mas tem um porém, o Mariposa Grove estará fechado até pelo menos novembro deste ano. Suas alternativas são o Toulumne Grove e o Merced Grove.
      Qto ao almoço no Iron Door, e pode ser legal a parada!
      Beijos

  2. ADRIANO ROGERIO PATUSSI 27 setembro, 2017 at 14:18 Responder

    Parabéns pelo post, transmite conhecimento e emoção. 🙂 Gostaria de obter uma ajuda … em maio/2018 pretendo fazer uma viagem de carro com minha família a partir de Los Angeles. Provavelmente passaremos por Las Vegas, Grand Canyon, Yosemite e seguindo para São Francisco, até voltar para Los Angeles. Talvez aborte LV e GC … A questão é que minha esposa tem algumas doenças inflamatórias e não consegue caminhar muito, ou seja, tenho que chegar de carro o mais próximo possível das atrações e abortar aquelas que exijam caminhada superior a uns 800mts. O que pode ser feito/visto em Yosemite levando isso em consideração? Quais os conselhos/dicas que pode me dar. Obrigado e mais uma vez parabéns!

    • mari vidigal 28 setembro, 2017 at 17:12 Responder

      Oi Adriano,
      Os mirantes: Tunnel View e Glacier Point tem 0 de caminhada e são incríveis.
      A partir do Yosemite Valley você terá vários pontos com vistas das cachoeiras e sem nenhuma caminhada.

      Beijos

  3. Mauricio 22 junho, 2017 at 19:26 Responder

    Olá! Estou pensando em viajar para a California no final de dez/2017. Vamos chegar em São Francisco, eu, minha esposa e dois filhos. Pensamos em acampar de motorhome uns cinco dias no Yosemite Park. O que você acha? Pelo que vi no site de reservas de campings não há rede elétrica nem água e esgoto para o RV. Obrigado pelas dicas! São excelentes!

    • mari vidigal 3 julho, 2017 at 22:48 Responder

      Oi Mauricio,
      EM dezembro existe uma grande possibilidade de você pegar neve, e caso não haja energia você precisa ficar ligado no uso do gerador e chegar com a RV bem cheia para não passar perrengue. Como no inverno (veja aqui) boa parte do parque fica fechada, acho que 5 dias é muito tempo.
      Abraços,
      Mari

  4. Misia 28 maio, 2017 at 16:17 Responder

    Eu gostaria de conhecer esse belíssimo lugar e seus lagos, mas estou assustada com essas trilhas, parecem muito dificeis, longas e cansativas.

  5. Douglas 22 maio, 2017 at 01:19 Responder

    Ola mari,

    E possivel um bate e volta de San Francisco? O que recomenda, pois nao temos como nos hospedar mais, iremos em junho de 2017.

    Grato.

    • mari vidigal 15 junho, 2017 at 03:52 Responder

      Não recomendo o Bate-e-volta. O parque é imenso e são três horas para ir e três para voltar. Você corre o risco de passar mais tempo na estrada do que no Yosemite.
      Abraços

  6. Amanda Carvalho 16 maio, 2017 at 19:11 Responder

    Mari, muito obrigada por esse blog perfeito, cheio de informações preciosas! Estou indo pra California fazer um passeio de motorhome com a minha família: marido e dois filhos de 4 e 6 anos. É a nossa segunda viagem de motorhome, a primeira foi no Canadá.

    Chegaremos em LA e voltaremos por LA. Minha ideia é subir pelo centro do estado, passando por yosemite, lake tahoe, talvez nappa valey, san francisco e descer a Hw 1 por Monterrey, carmel, santa barbara etc.

    Minha atual dúvida é sobre o sequoias national park. Nem tava imaginando passar por ele, mas vi seu post falando super bem e, além disso, percebi que não conseguiria ver muitas sequoias em yosemite, já que o mariposa grove está fechado e já que tuolomne é meio fora de mão quando estiver subindo para lake tahoe… Pensando, então, em subir pelo sequoias para ver as árvores gigantes e no dia seguinte visitar o valley de yosemite para ver os pontos principais.

    Em yosemite estou tentando reservar o indian flat campground. Mas e para o dia do sequoias… onde vc me indica ficar? e para ir até a general sherman… dá pra ir de motorhome? a estrada é tranquila? Ou preciso usar o shuttle?

    Obrigada e parabéns pelo blog!

    • mari vidigal 18 maio, 2017 at 02:51 Responder

      Oi Amanda,
      Os campaigns do Sequoias são menos disputados que os do Yosemite, veja o que você consegue arredor do parque. Em geral dá sim para ir até o General Sherman de RV pequena (até a Morro Rock não pode), mas pode ser que durante a alta temporada hajam restrições de veiculo. E se houver pode ficar tranquila porque o shuttle é ótimo!
      Obrigada pelos elogios,
      Beijos

  7. Fernando 25 abril, 2017 at 01:24 Responder

    Mari, boa noite.
    VI no seu blog alguns comentários seus sobre o passe anual para parques, certo??
    Com certeza vale muito a pena, mas minha duvida é quanto ao uso.Em alguns parques pagamos por carro até 4 pessoas, que é meu caso.

    Em lugares que seja entrada individual, esse passe só serve para uma pessoa, certo??
    sabe se vale para entrar em Alcatraz??
    Muito interessante e útíl seu blog.

    Obrigado !!!!

    Fernando

  8. Fernando 23 abril, 2017 at 19:43 Responder

    Mari, boa tarde.

    Estava lendo seu post e vi sobre um passe anual para parques, certo??
    Vc sabe dizer se vale para alcatraz também??Pelo site oficial americano consta alcatraz, mas não fala se vale para uma pessoa ou no meu caso vamos estar de carro em 4 pessoas.Será que o sistema é o mesmo dos parques onde você entra com o carro com até 4 pessoas??

    Obrigado.

    Fernando

    Muito boas suas dicas de viagem!!!!

    • mari vidigal 24 abril, 2017 at 13:28 Responder

      Oi Fernando,
      O Passe é válido para o carro com todas essas pessoas (temi um limite de 8, se não me engano), mas Alcatraz não está incluída na jogada e para chegar lá você terá que comprar o barco oficial.
      beijos

  9. Rodrigo 21 abril, 2017 at 15:59 Responder

    Olá Mari…muito legal seu blog.
    Vamos pra California agora em Maio, fiquei com vontade de conhecer o Parque.
    Vamos Fazer São Francisco, Los Angeles, Las Vegas e na volta, pensei passar um dia/noite no parque, antes de voltar pra São Francisco.
    Tudo isso de carro…14 dias

    Agora…estou indo com minha bebê de 7 meses.
    Acha tranquilo passar o dia no parque com ela?
    Tem muita trilha?
    Vai ser a primeira viagem com ela…marinheiros de primeira viagem total…rsss

    Um abraço

    • mari vidigal 22 abril, 2017 at 02:07 Responder

      Oi Rodrigo,
      Acho tranquilo sim, meu baby de 9 viaja com a gente para parques desde os 3. 🙂
      Vai tranquilo, com paciência e respeitando o ritmo dela que dá tudo certo 🙂

      Tenho alguns posts aqui no blog da experiência de viajar com bebês que podem te ajudar.
      Beijos

  10. adriana carla 9 março, 2017 at 00:54 Responder

    oi Mari!
    Parabens! muito inspirador seus posts , suas dicas. Estamos indo a los Angeles inicio de junho, quero conhecer yosemite, mas de um jeito mais aventureiro, fazendo trilhas e acampando, uns 5/6 dias. o que recomenda e como podemos fazer as reservas dos campings? grande abraço. Adriana.

    • mari vidigal 10 março, 2017 at 04:35 Responder

      Oi Adriana,
      Acho que você já não vai mais achar vaga nos campings dentro do Yosemite (ai no post tem o link do site de reservas. Faça isso ontem!
      Nós SEMPRE acampamos no Yosemite e curtimos muito, mas reservamos nossos lugares no dia que abre!
      Tente e depois me conte o que achou!
      E vcs vão AMAAAAR o parque!
      Beijos e qq coisa avise!

  11. Viviane Wood 6 março, 2017 at 19:29 Responder

    Oi Mari, vou a California em abril para fazer o enxoval do bebê e curtir muito este lugar maravilhoso.
    procurando mais informações para meu roteiro encontrei o ideias na mala e estou completamente viciada.
    Inicialmente minha ideia era colocar no roteiro death valley, mammoth lake e ir para yosemite pela Tioaga pass, mas olhando os posts fiquem na duvida se esta estrada fica fechada no fim de abril (23 de abril).
    Tem como tu me ajudar?

    • mari vidigal 8 março, 2017 at 06:09 Responder

      Oi Viviane,
      Parabens pelo baby e que delícia de viagem!
      Esse ano está nevando muito e se tivesse que fazer uma aposta diria que a Tioga Pass estará fechada em abril.
      Vale repensar o roteiro!
      Beijos e obrigada pelo carinho

  12. Anne Zeghbi 3 janeiro, 2017 at 16:15 Responder

    Que fantástico seu blog! Parabéns! Gostaria de uma sugestão, tenho 5 noites para ficar em Yosemite e Park das Sequoias, estou achando muito, o q vc acha? Estou chegando e partindo de Los Angeles, onde ficaremos 1 semana, nem menos nem mais devido a compromissos pessoais. Sera que fico essas 5 noites em Yosemite e Park da Sequoias ou daria pra aproveitar mais algum cantinho nessas proximidades?

    • mari vidigal 3 janeiro, 2017 at 22:17 Responder

      Quando é a viagem? Senti falta de San Francisco no roteiro. Eu ficaria pelo menos 2 dias no Yosemite, 1 dia de deslocamento e 1 dia inteiro no Sequoias. Se for no verão recomendo o Kings Canyon que é lindo e fica pertinho do Sequoias.
      Beijos

  13. Ana carvalho 13 setembro, 2016 at 02:32 Responder

    Oi Mari por favor vc podería me indicar uma agência que faça excursões para o yosemit? Não quero me preocupar em reservar hotel, dirigir. Vamos agora em outubro e reservamos o dia 24 e 25(dormimos uma noite).
    No total vamos ficar emSao Francisco de 20 a 31/10.

    • mari vidigal 13 setembro, 2016 at 17:25 Responder

      Oi Ana,
      Infelizmente nunca contratei esse passeio, então não tenho nenhuma dica assim certeira.
      Um site que eu uso bastante e gosto é o Viator. Já viu se eles tem algo legal?

      Beijos

  14. Fernanda Marques 10 setembro, 2016 at 01:44 Responder

    Oi Mari!! Acabei de ver seu blog, estou indo fazer uma viagem de motor home com mais 4 amigos e vamos passar pelos parques: Death Valley, Yosemite, Lake Tahoe e depois vamos pra São Francisco e descer pela costa até San Diego que é onde moramos.
    Temos uma seguinte rota na cabeça:
    12/09: San Diego – Death Valley
    13/09: Death Valley – Yosemite
    14/09: Yosemite
    15/09: Yosemite – Lake Tahoe
    16/09 Lake Tahoe
    17/09: Lake Tahoe -San Francisco
    18/09: San Francisco
    19/09: San Francisco – Big Sur
    20/09: Big Sur – Higway1
    21/09: Higway1- San Diego

    Gostaria de saber se está bem distribuído ou se podemos melhorar algo, passar mais dias em algum lugar e menos em outros.
    E o vale a pena visitar nesses dias, pq sei q são poucos para cada parque. E fiquei sabendo que tem algumas cachoeiras que secam nessa época né?
    Fico no aguardo!
    Beijos

    • mari vidigal 12 setembro, 2016 at 00:23 Responder

      Oi Fernanda,
      Tenho posts de todos esse lugares aqui no Ideias, então para decidir p que ver e fazer. recomendo que você olhe cada uma deles.
      Eu acho que sua viagem será MUITO corrida, e que como vc mora em San Diego e pode voltar outras vezes, talvez valha a pena corta um dos lugares e distribuir o tempo melhor.
      Apenas 1 dia para SF, por exemplo, é muito pouco. Eu talvez cortasse Lake Tahoe da parada já que seu roteiro está inteirinho corrido.
      Abraços

  15. Felipe 5 setembro, 2016 at 00:09 Responder

    Olá, Mari! Seu site é sensacional, parabéns!!!
    Estou montando um roteiro para julho de 2017, baseado em suas dicas, para: San Francisco, Death Valley, Yosemite, highway 1, Los Angeles, Calico Ghost Town, Las Vegas e Grand Canyon. A grande dúvida é: Qual seria a sequencia mais indicada para que eu pudesse aproveitar ao máximo, sem perder tempo desnecessário na estrada? Pretendo chegar por San Francisco e retornar ao Brasil por Las Vegas e terei 25 dias. Seria possível?
    Desde já agradeço!

    • mari vidigal 6 setembro, 2016 at 18:35 Responder

      Oi Felipe,
      Logo te cara to achando um pouquinho apertado, mas como são 25 dias acho que dá. Comece em SF e termine em Vegas, nada de voltar de carro para não perder tempo. Quanto a sequencia lógica o Google Maps pode ser seu melhor amigo na hora de tomar essas escolhas, mas logo de cara já te digo que o grande desafio é colocar Yosemite & Los Angeles no roteiro de um jeito que faça sentido. Talvez valha a pena bancar “a volta” e fazer SF-LA (pela highway 1) -Yosemite – Death Valley seguindo por Mammoth Lakes (dedique um dia a este trecho por que vale a pena, se tiver dois, melhor) – Vegas – Gd Canyon.

      Este post pode te ajudar um pouco (apesar de ser 15 dias, vai te dar ideias de caminho).
      Beijos

  16. Daniela Freitas 29 agosto, 2016 at 22:06 Responder

    Olá Mari,
    Muito obrigada pelas dicas deste post. Sou super fã do blog!
    Vou agora em Set. aos EUA e meio de Outubro a Yosemite (5 a 7 Out.) Tenho 4 dúvidas:
    1- Correntes no carro preciso?
    2 – Mapas? Faço download dos mapas do Google maps para o meu celular e dá para usar offline? (Sim carro tem gps refiro-me aos mapas para os sítios onde vou parar)
    3 – Preciso de ajuda para os 3 dias em Yosemite porque talvez esteja a encher demais os dias (tanta coisa tao pouco tempo) Mas prefiro andar mais devagar e absorver a paisagem (tempo parar e contemplar)
    do que andar a correr e dps pensar o que é que eu vi mesmo?
    4 – Gostava de incluir o Parque das Sequoias no trajeto mas se calhar já estou a exagerar mais vale ficar no Yosemite e vê-lo bem. Que achas? Além disso, tenho de estar de volta a S. Francisco antes das 23h40 para devolver o carro (Yosemite-SF)

    Roteiro:
    Dia 1 -Chegada a LA
    2 – LA
    3 – LA/Tarde Las Vegas (de carro)
    4 – Partida pra Zion de manhã e noite em Zion
    5 – Zion partida para Bryce
    6 – Dia em Bryce partida para Page
    7 – Page – Horseshoe bend – Lower Antelope Canyon – Monument Valley
    8 -Partida para Grand Canyon
    9 – Gran Canyon – Noite em Las Vegas
    10 – Partida Death Valley – Lee Vining – Bodie (se der tempo) – Lee Vining (dormida)
    11 – Bodie (manhã). Tarde – Yosemite (paragens de carro):
    Tuolumne Meadows, Pothole Dome, Lago Tenaya, Olmsted Point, El Capitain, Yosemite Valley, (caso haja tempo – vistas para Yosemite Falls de Sentinel Meadow ou Yosemite Chapel; Sentinel Bridge – miradouro porreiro ou pôr do sol com vista para Half Dome em Half Dome Village.)
    12 – Yosemite – Talvez faça so Vernall Fall e & Cook’s Meadow Loop ou fazer só Vernall Falls e disfrutar do Vale
    Opções: Bridalveil (2km;15-30m),Lower Yosemite Falls (2.4km;15/60m), Mirror Lake (3,8km;1-3h); Mist Trail – 4.8 km round trip to Vernal Fall; 11 km round trip to Nevada Fall;( 2 – 5 hours). Sentinel & Cook’s Meadow Loop ( 3,6km; 1-2h),
    13 – Dia 13 (7 Out.) Dia em Yosemite – Tunnel View, Taft Point (3,5km round trip) ou Sentinel Dome (3,5 1-2h), Washburn Point (0.1 km; 2m), Glacier Point (1.6km rt., 20m), Artist Point (5* – 3.2 km), (Wawona Meadow Loop, Nelder Groove of Giant Sequoias – só passar de carro). Nota: Saída para S. Francisco pois tenho de entregar o carro até à 23:40 :/
    14 – S. Francisco
    15 – SF
    16 – SF
    17 – SF manha tarde Aeroporto

    Desculpa o abuso!! Obrigada!

    • mari vidigal 30 agosto, 2016 at 18:35 Responder

      Oi Daniela,
      Respondendo suas perguntas
      1- Não deveria, a não ser que São Pedro enlouqueça
      2-Se você fizer download, sim
      3- Use este post como guia, escolha o que você mais gosta. Infelizmente não consigo te ajudar a responder essa 🙁 (Imagina quantas Mari’s precisaríamos se eu fosse bolar um roteiro para cada leitor? ;)) – Mas dedicaria – sem dúvidas – uma dia ao Tiorga Pass. Minha dica: Sempre que chego no parque paro no balcão de informações para ver se está rolando algum evento especial, ou se eles tem alguma dica legal.

      ROTEIRO:
      DIA 7: Tenho minhas dúvidas se dá para ver Page e Monument Valley no mesmo dia, acho apertado.
      Gard Canyon, eu tentaria ficar PELO MENOS um diz inteirinho.
      Dia 10: Está corrido
      Dia 11: Dá para colocar Bodie numa boa 😉
      Dia 12: Eu faria Yosemite Valley + Vernal (Se conseguir suba até a nevada)

      De resto acho que está rendodinho!
      Tenha uma boa viagem e aproveitei MUITO
      Beijos
      Mari

      • Daniela 2 setembro, 2016 at 14:48 Responder

        “Dia 12: Eu faria Yosemite Valley + Vernal (Se conseguir suba até a nevada)”
        Como assim? Só passeio pelo vale ou fazendo mais caminhadas por outros pontos?
        Obrigada pelo post sencacional e pela ajuda!

        • mari vidigal 2 setembro, 2016 at 18:54 Responder

          Em um dia dá fácil para conhecer os principais pontos do Yosemite Valley (lembre-se que as cachoeiras provavelmente estarão secas) e depois disso fazer a trilha rumo a Vernal Falls. A trilha não acaba na Vernal. Lá no alto há mais um cachoeira chamada Nevada Falls que é muito bonita. Se vcs tiverem fôlego, recomendo.
          Beijos

  17. Bruna Buhatem 24 julho, 2016 at 00:42 Responder

    Adorei o post!! Também tenho um blog de viagens, mas é bem focado em Orlando, na Florida. Agora estou planejando uma viagem para california e não quero deixar de visitar esse parque de jeito nenhum!

    Uma pergunta que me deixou com um pouco de medo, é normal encontrar ursos por lá? Quando estiver fazendo trilha, andando de bicicleta e tals, é possível que eu encontre? Porque disso eu tenho bastante medo hahaha

    • mari vidigal 25 julho, 2016 at 23:13 Responder

      Oi Bruna,
      Sim é possível, mas o Urso é meio anti-social e ao menos que vc de bobeira com comida, ele naturalmente vai fugir de você. Eu já fui mais de dez vezes e nunca vi nenhum

    • mari vidigal 11 julho, 2016 at 03:10 Responder

      Oi Fabio,
      O Yosemite é o máximo, de longe meu lugar preferido no Califórnia.
      Se precisar de dicas em SF, ou na Cali em geral, conte comigo.
      Abraços
      Mari

  18. Felipe 8 julho, 2016 at 17:22 Responder

    Mari, pode me ajudar? Não entendi como consigo a permissão especial para subir no half dome, pode me “ensinar” como faz?

    • mari vidigal 8 julho, 2016 at 21:04 Responder

      Precisa se inscrever para o sorteio no site do Yosemite, e torcer para ser sorteado. Como vc já perdeu o comecinho do lotery anual, precisará tentar de ultima hora até (se não me engano) 4 dias antes da escalada. Eu tentei 4 datas diferentes até conseguir 🙁

  19. Julio Lima 6 julho, 2016 at 21:11 Responder

    Mari boa noite,
    Entrando no site do National Park Service (https://www.nps.gov/yose/planyourvisit/driving.htm) podemos ver os dois avisos abaixo que até alguns dias atras não estavam lá:
    – Keep wildlife wild!
    Plague has been identified throughout the Sierra Nevada including Yosemite National Park. Wild rodents (including squirrels and chipmunks) are the principal source of plague in California.
    – Hantavirus pulmonary disease
    Hantavirus pulmonary disease is a rare but serious disease that humans can contract through contact with infected rodents or their urine, saliva, blood, or droppings. Approximately 12% of deer mice carry hantavirus across California.
    O que vc me diz desses dois avisos? Vc já havia visto antes? Seria algo para eu me preocupar na minha passagem no Yosemite em agosto?
    Abraço,

  20. Tatiana 29 junho, 2016 at 00:33 Responder

    Ola! Parabens pelo seu blog, muito bom! Estou estudando a possibilidade de ir ao Yosemite Park no feriado de julho e gostaria de sua sugestao. A ideia e chegar no sabado a tarde e ir embora no dia 04 de julho (segunda) no horario do almoco. Desta forma, teria praticamente somente 1 dia para visitar o parque. Considerando que o parque eh enorme, quais sao os lugares que vc recomenda para 1 dia? Estava pensando em fazer aquele tour de 4 horas que passa pelo Glacier Point tambem. Poderia tambem me indicar algum hotel ou cidade que ficariam proximos aos lugares sugeridos, por favor? Caso nao conseguisse ir agora em julho, vc acha que se eu fosse no feriado de setembro (labor day) eu ainda conseguiria ver as cachoeiras? Muito obrigada!

    • mari vidigal 29 junho, 2016 at 00:50 Responder

      Oi Tatiana,
      Labor Day é o último feriado que você pode encontrar s cachoeiras com água, mas é o feriado mais cheio do ano, ou seja, suas chances de achar um hotel (agora) são quase nulas. Minha sugestão em 4 de julho – devido a quantidade de pessoas é passear rapidinho pelo Vale, e depois explorar a região de Tioga Pass que tem bem menos gente.
      Pergunta, você mora na região? Talvez valha a pena ir num final de semana comum que NÃO seja feriado.
      Beijos

  21. Julio Lima 27 junho, 2016 at 23:31 Responder

    Boa Noite Mary,
    Como já visitei vinicolas em Mendoza e Santiago optei pelo Lago Tahoe. Nunca tinha ouvido falar nesse lago, mas as belas fotos que vi do lugar pesquisando na Net foram o incentivo que faltava.
    Se vc tiver alguma dica especifica sobre o Lago Tahoe será muito bem vinda.
    Assim o roteiro final ficou da seguinte forma:
    -13/08 chegada no LAX Airport e pegar o RV locado
    -14/08 Los Angeles – Sequoia Park
    -15/08 Sequoia Park
    -16/08 Sequoia Park – Yosemite
    -17/08 Yosemite
    -18/08 Yosemite
    -19/08 Yosemit – Lago Tahoe
    -20/08 Lago Tahoe
    -21/08 Lago Tahoe – San Francisco
    -22/08 San Francisco
    -23/08 San Francisco
    -24/08 San Francisco-Carmel
    -25/08 Carmel-San Luis Obispo
    -26/08 San Luis Obispo-Santa Barbara
    -27/08-Santa Barbara-Los Angeles – entregar o RV
    Abraço e novamente obrigado,
    Julio Lima

  22. Julio Lima 22 junho, 2016 at 16:31 Responder

    Primeiramente valeu pelas resposta. Eu sou muito experiente em viagens de moto e ja fiz de koto Ushuaia, Machu Picchu, Atacama, Route 66, mas em viagens de RV sou juvenil….essa é minha primeira viagem….rs
    Fiquei um pouco descepcionado, pois escolhi o RV pela mobilidade e para não ficar amarrado com reservas mas acabo de descobrir que viajar com RV em temporada nos obriga a reservar camping antecipadamente e lá se vai a tal mobilidade…rs
    Eu desencanei com Las Vegas, pois cheguei a conclusão que essa deve ser uma outra viagem incluindo Grand Canyon, Flagstaff, Zion Canyon, Mohave, etc
    Assim estou tirando Las Vegas do roteiro e colocando ou Tahoe lake o Napa Valley no lugar….o que vc recomenda? Tahoe ou Napa?
    Outra opção seria fazer os dois mas ai eu ficaria uma noite em Tahoe e uma noite em Napa o que me permitira apenas aproveitar uma tarde em cada um desses lugares. O que vc recomendaria.
    Grande abraço e se precisar de dicas de viagens pela America do Sul que já rodei muito de moto ai eu poderia retribuir….rs

    • mari vidigal 23 junho, 2016 at 15:56 Responder

      Oi Julio,
      Acho que vc fez muito bem em deixar Vegas para fazer junto com os parque de Utah. Essa é uma das viagens mais lindas que já fiz na vida!!!
      Você gosta mais de vinhos ou natureza? Se for natureza, Tahoe sem dúvida! Eu não faria ou dois não pra não ficar corrido!
      Quanto as reservas… não tem jeito mesmo. A Califórnia é inundada por europeus no verão, e como eles AMAM acampar – e nós locais tbm amamos – se não reservar antes, dança! 🙁
      Quanto as dicas da América do Sul de moto, seria o máximo ter um post seu aqui no Ideias na mala. Conheço bem pouco da América do sul e não vejo a hora de explorar mais.
      Abraços,

      • Julio Lima 23 junho, 2016 at 20:43 Responder

        Oi Mari….assim vc me judia…..vinhos e natureza ao lado de viagens de moto e musica são as quatro coisas que mais gosto….que escolha dificil essa….rs.
        Vou pedir ajuda aos universitarios (esposa e filho) que viajam comigo para decidir e te conto como ficou….rs
        Quanto a Amercica do Sul, escolhendo bem o roteiro a viagem é maravilhosa, principalmente para nós brasileiros que encontramos por lá muitas coisas que não vemos no Brasil como Vulcões alguns até ativos, Glaciais, Neve, Pinguins, Leões e Elefantes Marinhos, Geisers, Desertos, etc e por não ser muito longe permite uma viagem de carro, moto ou trailer próprio.
        Já ajudei muita gente a fazer roteiro de viagens de moto à Ushuaia, El Calafate, Atacama, Pucon, Barilhoche, etc, numa época que vc encontrava pouquissimas informações a respeito na net…..ao contrario de hoje onde chove informações a respeito. De qualquer forma seria muito interessante voltar a ajudar viajantes nesses roteiros.
        Abraço e novamente obrigado.
        Julio Lima

  23. Julio Lima 22 junho, 2016 at 16:31 Responder

    Primeiramente valeu pelas resposta. Eu sou muito experiente em viagens de moto e ja fiz de koto Ushuaia, Machu Picchu, Atacama, Route 66, mas em viagens de RV sou juvenil….essa é minha primeira viagem….rs
    Fiquei um pouco descepcionado, pois escolhi o RV pela mobilidade e para não ficar amarrado com reservas mas acabo de descobrir que viajar com RV em temporada nos obriga a reservar camping antecipadamente e lá se vai a tal mobilidade…rs
    Eu desencanei com Las Vegas, pois cheguei a conclusão que essa deve ser uma outra viagem incluindo Grand Canyon, Flagstaff, Zion Canyon, Mohave, etc
    Assim estou tirando Las Vegas do roteiro e colocando ou Tahoe lake o Napa Valley no lugar….o que vc recomenda? Tahoe ou Napa?
    Outra opção seria fazer os dois mas ai eu ficaria uma noite em Tahoe e uma noite em Napa o que me permitira apenas aproveitar uma tarde em cada um desses lugares. O que vc recomendaria.
    Grande abraço e se precisar de dicas de viagens pela America do Sul que já rodei muito de moto ai eu poderia retribuir….rs

  24. Julio Lima 22 junho, 2016 at 03:50 Responder

    Mari,
    Meu roteiro ficou o seguinte:
    -13/08 chegada no LAX Airport e pegar o RV locado
    -14/08 Los Angeles – Sequoia Park
    – 15/08 Sequoia Park
    -16/08 Sequoia Park – Yosemite
    -17/08 Yosemite
    -18/08 Yosemite
    -19/08 Yosemit – San Frasncisco
    -20/08 San Francisco
    -21/08 San Francisco
    -22/08 San Francisco-Carmel
    -23/08 Carmel-San Luis Obispo
    -24/08 San Luis Obispo-Santa Barbara-Las Vegas
    -25/08- Las Vegas
    -26/08-Las Vegas
    -27/08-Las Vegas-Los Angeles – entregar o RV
    O que acha do roteiro? Será que vale a penas visitar Las Vegas de RV? Em Locais como San Fransisco e Las Vegas será que tenho que reservar com antecedencia o camping para estacionar o RV como fiz no Yosemite?
    Abraço….e boa noite…Julio Lima

    • mari vidigal 22 junho, 2016 at 15:48 Responder

      O roteiro ficou ótimo. Só tenho um porém, acho a viagem Santa Barbara – Vegas um pouco longa para um só dia.
      Chegando em Vegas eu devolveria a RV imediatamente. Dá para se virar na cidade sem carro, os hotéis são bons e acessíveis.
      Em San Francisco você precisa fazer a reserva CORRENDO, agosto é alta temporada e sua chance de ficar sem algo é alta. Alias, eu não viajaria para nenhuma dessas cidades sem reserva em agosto.

      Abraços

  25. Julio Lima 22 junho, 2016 at 03:40 Responder

    Boa noite Mari…primeiramente obrigado pelas respostas de ontem.
    Depois de muito procurar e inverter meu roteiro consegui as reservas nos campings para o RV que eu aluguei.
    Ficou da seguinte forma:
    – de 14 a 16/08 (duas noites) no Sequoia National Park – no Dorst Creek Campground
    – de 16 a 19/08 (tres noites) No Yosemite National Park – no Dimond O em Stanislau Forest (foi o mais perto que achei do Yosemit Valley para essa data).
    Já ouviu falar desses Camping? Acho que estão até bem localizados para aproveitar os dois parques….de qualquer maneira foi o que consegui…rs
    Achei estranho que todos os sites nos campings por lá tem a observação NONELECTRIC e acho que tb não tem estrutura para o esgoto do RV….e ai como fazemos com o RV sem energia e esgosto?…rs
    É uma duvida basica de iniciante, mas não custa perguntar…rs
    Vou colocar em seguinda meu roteiro todo para vc dizer o que acha
    Abraço e boa noite….Julio Lima

    • mari vidigal 22 junho, 2016 at 15:46 Responder

      Oi Julio,
      É muito normal campings sem energia ou esgoto (chamados de sem Hook Ups), o que você precisa fazer é garantir que sua bateria esteja cheia, e a água também. Para esvaziar o trailer é só estacionar numa “Dump Station”, eles cobram baratinho e você pode encher de água! Vai feliz que vai dar certo!
      Beijos

  26. Julio Lima 21 junho, 2016 at 12:53 Responder

    Outra pergunta, sem querer abusar e ja abusando…rs
    Ainda encontro algumas vagas para RV ou no Sierra National Forest a 50 milhas (1:30 hs) ao sul do Yosemit Valley.
    É viavel ficar com o RV lá e visitar o Yosemite Park por dois dias
    Abraço….Julio Lima

    • mari vidigal 21 junho, 2016 at 19:59 Responder

      É longe, mas se esse for o mais perto que você conseguir. É o jeito, né?! 😉
      Aproveite a viagem e qq dúvida, é só gritar!

  27. Julio Lima 21 junho, 2016 at 12:42 Responder

    Ola…bom dia. No material sobre Yosemite vcs comentam:
    “O Yosemite tem 13 camp grounds diferentes, sendo que 7 deles operam com um sistema de reserva antecipada (que abre no primeiro dia de cada mês com 5 meses de antecedência) e se esgota como num passe de mágica”
    Ou seja, fora esses que operam com reserva antecipada existem outros que não fazem reserva e vc consegue vaga na hora?
    Pergunto porque estou tentando reserva on line para um RV de 19 a 22 de agosto e não tem vaga no parque Yosemite

    • mari vidigal 21 junho, 2016 at 20:00 Responder

      Você consegue vaga na hora, mas é quase impossível. Muita gente chega no parque as 4 da manhã e faz fila na porta desses campings. Eu não contaria com essa opção. 🙁

  28. Liliane Inglez de Souza 10 junho, 2016 at 20:57 Responder

    Oi, Mari, tudo bem?
    Estou indo para a California em julho e pretendo passar 2 dias para explorar Yosemite. Estamos considerando ficar em Oakhurst. Não vi na sua lista de sugestões e fiquei pensando se é uma opção ruim… Sabe me dizer?? Muito obrigada e parabéns pelo post super completo! Bjs

    • mari vidigal 10 junho, 2016 at 23:08 Responder

      Super falha minha se não está lá. É sim uma boa opção – e uma das primeiras que costuma a se esgotar devido a proximidade com o parque. Depois me conta onde ficou e o que achou?
      Beijos

  29. brito 6 junho, 2016 at 20:20 Responder

    boa tarde mari, primeiramente parabens pelo seu blog, o melhor que achei, super bem explicado e layout formidavel, gostaria de uma dica, vou ficar somente uma noite hotel em mariposa, uns 40 km, qual seria sua sugestão para dar um apanhado geral, parar carro no parking no yosemite valley ou el capitan e ir parando nos melhores pontos? estarei vindo de napa valley, sei que e impossivel ver tudo mas nao queria perder os melhores pontos……………………………………

    • mari vidigal 8 junho, 2016 at 22:15 Responder

      Depende da época do ano (e do dia da semana). Fora de temporada você pode usar seu próprio carro para dar uma volta completa no Vale e ainda incluir o Glacier Point. Eu visitaria o mirante Tunnel View, as cachoeiras Bridal Veil e Yosemite Falls, e os mirantes do parque indicados nesse guia. Se tiver pique para caminhar a trilha do Merced Grove é excelente para ver Sequoias gigantes.
      Beijos

  30. Alexandre Prado 24 maio, 2016 at 03:24 Responder

    Mari, muito obrigado pelas dicas, caiu como uma luva pois estou indo com minha mulher e 2 filhos no inicio de julho.
    Sairemos de Las Vegas e pretendo passar 3 dias no YOSEMITE e depois seguir para San Francisco.
    Você já fez esse caminho passando por DEATH VALLEY? Vale a pena parar lá e perder um dia de YOSEMITE?

    Gostei de um roteiro sugerido de 3 dias mas se parar no caminho de Las Vegas para o YOSEMITE eu acho que ficará pouco tempo…

    Dia 1: Tunnel View, Tuolumne Grove e Hetch Hetchy Reservoir.

    Dia 2: Yosemite Valley – Bridailveil, Lower Yosemite Falls, Cook’s Meadow, Mirror Lake, Vernal Fall. Glacier Point e Sentinel Dome.

    Dia 3: Tioga Rd, Olmstead Point, Tuolumne Meadows, Lembert Dome.

    O que poderia cortar para ficar um dia no DEATH VALLEY? Ou toco direto sem parar?

    Um grande abraço.

    • mari vidigal 30 junho, 2016 at 04:12 Responder

      Oi Alexandre,
      Eu AMO o Death Valley e acho que o parque vale a pena sim. Mas difícil tirar um dia do Yosemite, né?
      Amei seu roteiro e se fosse cortar algo seria o Hetch Hetchy Reservoir. Chegando cedo, vc deve conseguir condensar grande parte dos dias 1 e 2 num único dia.

      Abraços

  31. Reginaldo Oliveira 17 maio, 2016 at 06:37 Responder

    Olá,
    passando para agradecer as dicas. Acabo de sair do parque depois de 2 dias de visitas e segui as dicas aqui contidas e me ajudou muito. Parabéns pela site. Tioga Road continua fechado até a presente data.
    ficou um gostinho de quero mais, conseguimos visitar as principais cachoeiras do Yosemite Valley, Gracier Point e Mariposa Grove. Tanto no domingo como na segunda o parque esta bem cheio, com transito em alguns momentos.
    Gostaria de indicar um hotel que ficamos na cidade de Coasergold, bem próximo ao parque com ótimas instalações e preços justos e ainda por cima é um cassino. http://chukchansigold.com/

  32. Thalita 11 maio, 2016 at 20:59 Responder

    Mari, que post maravilhoso! Venho tentando programar os 2 -1/2 dias que terei no Yosemite, mas tá super complicado e eu viajo essa semana já.

    Estamos pensando em fazer assim:

    Dia 1: Tunnel View, Tuolumne Grove (já que Mariposa Grive está fechada) e Hetch Hetchy Reservoir.

    Dia 2: Yosemite Valley – Bridailveil, Lower Yosemite Falls, Cook’s Meadow, Mirror Lake, Vernal Fall (só a parte do footbridge). Glacier Point (subir de carro o máximo que puder) e Sentinel Dome.

    Dia 3: Se Tioga Road já estiver aberta, Tioga Rd, Olmstead Point, Tuolumne Meadows, Lembert Dome.

    Você acha viável essa programação? Faríamos apenas as trilhas fáceis/moderadas.

  33. Mariana 25 abril, 2016 at 20:59 Responder

    Claro, seu site já tem me ajudado mto, vou postar meu roteiro, da forma que eu estou imaginado e fica a vontade para opinar ok??

    17/05 – Chegada em SF as 11 da manhã.
    18/05 – SF
    19/05 – SF
    20/05 – SF
    21/05 -Acordar bem cedo e ir para NAPA, passar o dia lá e dormi por lá.
    22/05- Napa (talvez almoçar por lá)e depois do almoço ir para Yosemite.
    23/05- Yosemite (vc acha que somente 1 noite lá daria para aproveitar??Yosemite não estava no meu roteiro até eu conhecer seu site e fiquei encantada)
    24/05- Highway sentido Los angeles, com paradas em Monterey, Carmel, Big Sur, San luis Obispo, Sta Barbara, Sta Monica.
    25/05 (4 pernoites a definir cidades)
    26/05
    27/05
    28/05 – LA
    29/05 – LA
    30/05 – LA
    31/05 – Las Vegas
    01/06 – Las Vegas
    02/06 – Las Vegas
    03/06- Las Vegas
    04/06 – San Francisco para pegar voo as 21hrs para SP.

    Minhas maiores dúvidas são em Yosemite, pois comecei a pesquisar agora, qual temperatura de lá nessa época e qto tempo e qual park recomenda fazer?

    E o trajeto até Los Angeles, acha que ficou bom o tanto de dias??e quais cidades recomenda mais tempo e quais recomenda somente passar??

    Obrigada

    MARIANA

    • mari vidigal 26 abril, 2016 at 11:01 Responder

      Oi Mariana,
      Parabens pelo roteiro, SUPEr bem montado.
      Um dia no Yosemite dá para dar uma bela visita pelo Vale e sair de lá com gostinho de quero mais. Acho que vale a pena SIM.
      Em maio, prepare-se para um eventual calorzinho diante o dia, mas leve casaco porque é montanha e noite esfria BEM. Uma luva pode ser uma boa dependendo do frio que te pegar.
      Para o Trajeto LA o que eu recomendo é:
      24/05- Dormir em Monterey ou Carmel (se quiser fique 2 noites para curtir BEM a região.
      25/05- Dormir em Cambria, Paso Robles ou San Luis o Bispo
      26/05 – Santa Barbara
      27/05 – Santa Monica (Caso fique duas noites em Carmel, vc pula a noite em Santa Monica e vai direto para LA)

      Beijos

    • Claudia Silveira 9 maio, 2016 at 20:23 Responder

      Oi Mari,

      Muito bom o seu blog. Parabéns!
      Gostaria de uma ajuda sua. Vou para Pasadena no dia 2/6. Vou alugar um carro e quero passar de 3 a 4 dias em Yosemite.
      Verifiquei que os hoteis dentro do parque estão lotados, assim como os campings que tem eletricidade.
      O que você recomenda? Qual a melhor opção fora do parque para quem vem de Los Angeles (hotel ou camping)?

      Obrigada

      • mari vidigal 10 maio, 2016 at 16:55 Responder

        Oi Claudia,
        Minha dica é ficar hospedada o mais perto do parque que você conseguir. Seja camping ou não. Veja no Booking.com ou no seu site preferido o que tem disponível e mande ver. (aliás, não entendi o porque do camping com eletricidade, vc iria de Motor Home? Se não, nada que uma bela fogueira e lanternas de cabeça não resolvam).
        Beijos

  34. MARIANA 24 abril, 2016 at 18:59 Responder

    Ola, eu e meu marido iremos para California pela primeira vez dia 16/05 e ficaremos ate dia 04/06, nossa intenção é começar com SF, depois Napa, Yosemite, depois highway sentido Los Logeles, com 3 pernoites, e fechar com Vegas 4 dias. Vc acha que da tempo de fazer tudo? Poderia me ajudar a montar um roteiro???
    OBRIGADA
    MARIANA

    • mari vidigal 25 abril, 2016 at 15:35 Responder

      Oi mariana,
      Aqui no Ideias na Mala tem sugestões do que ver e fazer em todos esses lugares.
      Infelizmente não consigo te ajudar a montar um roteiro personalizado (imagine só quantos pedidos parecidos eu não recebo por dia ;P)
      Sugestão: leia os posts, e acaso hajam dúvidas, mande por aqui que eu respondo rápido,.
      Beijos

  35. Haroldo da Costa Belo Junior 14 abril, 2016 at 12:28 Responder

    Olá Mari, primeiro gostaria de te parabenizar pelo Guia, simplesmente fantástico, estava muito interessado em ir pra Yosemite, mas depois de ler seu Guia a vontade que deu foi de fazer as malas hoje mesmo e correr pra lá, simplesmente fantástico.
    Uma pena que só irei em setembro, primeira quinzena, queria tirar umas duvidas com você, na teoria, no inicio de setembro ainda é verão, final do verão, sei que o clima na Califórnia é meio impreciso, acredito que durante o dia faça calor, mas de noite faz muito frio? Estou racionando meus custos, para poder aproveitar bastante meus 12 dias na Califórnia, pretendo ficar 3 dias em Yosemite e depois tentar ir até Lake Tahoe, no seu post eu vi que em Groveland é onde tem o último posto de gasolina antes de Yosemite, pretendo alugar um carro, Depois de Yosemite, indo para Lake Tahoe, continuando pela rodovia 120(Tioga RD), teria problemas com postos de gasolina até Lee Vining,? Queria pegar esse trajeto para depois subir para Lake Tahoe, pela rodovia 395.
    Como falei, minha viajem será com custo baixo para poder passar por várias localidades, vi um Hostel em Groveland, Yosemite International Hostel, teria alguma coisa a dizer sobre ele? Indicaria algum outro? pra 2 diárias lá pagaria apenas 79usd já com taxas, como é algo só pra tomar banho e dormir, achei bem interessante.
    Bom, é isso, desde já agradeço a ajuda e te desejo sucesso.

    • mari vidigal 17 abril, 2016 at 22:59 Responder

      Oi Haroldo,
      A noite – especialmente nas montanhas pode esfriar sim.San Francisco tbm não é uma cidade quente e você vai precisar de casaco. Existe um posto na Tioga Pass dentro do Yosemite e depois disso, só chegando em Lee Vining.
      Não conheço o hostel de Grovelend, mas confio nas reviews do Hostelworld.com – já deu uma olhadinha por lá?
      Beijos e obrigada pela visita.

  36. Renato Barretto 7 abril, 2016 at 16:38 Responder

    Mari, primeiramente, parabéns pelo blog! Muito bem escrito, descontraído, leve, recheado de informações e belas fotos! Estou tomando a liberdade de compartilhar aqui meu roteiro contigo e peço que, se possível, por favor, dê os pitacos que achar interessantes! Não é fácil organizar tudo de tão longe e pessoas como você costumam dar aquela luz que sempre falta no finalzinho dos roteiros de viagem! Muito Obrigado, desde já, pela sua atenção! Qualquer ajuda é bem-vinda! Estarei viajando com a minha esposa (temos 32 e 30 anos) em setembro deste ano. Tenho 4 grandes dúvidas no roteiro e coloquei elas em caixa alta para facilitar!

    IDA por São Francisco e VOLTA por Las Vegas
    Rio de Janeiro – São Francisco – chega no início da tarde do dia 7/9, dorme em SF nesse dia e nos dias 8/9 e 9/9. Obs. Não temos interesse de ir a Alcatraz.

    Segue de carro pro Napa Valley – dorme em Napa depois de visitar três vinícolas, duas de tintos e brancos e uma de champanhe – 10/9.

    Yosemite – de carro desde Napa, dorme 11/9, 12/9, 13/9. A ideia é fazer caminhadas curtas e principalmente passear de carro pelos mirantes.
    DÚVIDA: Íamos nos hospedar dentro do parque (há disponibilidade nos hotéis que nos interessam), perto do Mariposa Grove, mas descobrimos que ele está fechado. Sendo assim, estamos cogitando hospedagem fora do parque porque é um pouco mais barato. Contudo, precisa ser boa a localização para não perdermos muito tempo. Vi suas dicas e elas serão muito uteis…além daquelas cidadezinhas, vc recomenda Oakhurst?
    DÚVIDA: Quanto às sequoias gigantes, pensei em visitar no último dia antes de voltar para São Francisco, por isso achei uma boa o Calaveras Big Trees State Park porque ele fica “meio que no caminho” tanto na ida quando chegamos provenientes de Napa, quanto na volta a caminho de São Francisco. Só que não acho ninguém falando sobre o parque…será que nele as sequoias gigantes são como no mariposa grove, mais “coladas” e dão aquela sensação legal que vc cita no post? Outra opção seria encarar a viagem giga para passar um dia no parque nacional das sequoias, mas você vai ver que ele fica bem fora do meu roteiro…o que acha? PRECISAMOS visitar um bosque com as sequoias gigantes, nem que seja por algumas horas!

    Volta para São Francisco de carro (depois de visitar as sequoias??) e dorme 14/9. Talvez seja um bom dia pra passar por Salsalito na volta se formos ver as sequoias no primeiro dia antes de chegar em Yosemite.

    Início trajeto pela costa sentido LA dia 15/9 de manhã com dois pernoites em cidades no caminho – primeira em Monterey (foco no aquário!) ou Carmel e a segunda (foco no Big Sur!) em Santa Barbara – 15/9 e 16/9.

    Chegada em Santa Mônica – dorme lá em 17/9 e 18/9 – visita praias Venice Beach e Santa Mônica no dia 17/9 e talvez um pouquinho mais de Santa Barbara antes de seguir para Santa Monica pela manhã! Obs. Não temos grandes pretensões em Los Angeles, pois será melhor explorada em outra oportunidade. Visita ao parque da Universal Studios no dia 18/9 inteiro (um domingo).

    Manhã do dia 19/9 em LA (sem programa definido) e segue à tarde pra já dormir em Anaheim. Disney no dia seguinte inteiro (os dois parques em uma terça, um bom dia!). Dorme em Anaheim a segunda noite, 20/9.
    DÚVIDA: muita gente fala que um dia inteiro dá pra ver os dois parques muito bem. Por isso já vamos dormir lá pra acordar pertinho do parque e não perder tempo, além de que dormiremos lá no dia de visita aos parques pra pegarmos o tardio show de fogos e seguirmos para o hotel sem ter que voltar para LA. Você acha que devemos usar o dia anterior também dentro da Disney ou só um basta (lembrando que é uma terça, dia “vazio” na Disney)?

    Avião de LA no dia seguinte à Disney, 21/9, para Flagstaff (melhores opções de voo à tarde), aluga um carro e segue para Tusayan, “porta do parque”, dormindo 21/9, 22/9 e 23/9. Visita ao South Rim do Parque Grand Canyon em dois dias inteiros.
    O objetivo é visitar todos os principais mirantes e alguma caminhada curta, se possível. Não pretendemos fazer o passeio de helicóptero.
    DÚVIDA: No primeiro dia, como acabaremos chegando no final da tarde, pensei em ficarmos em algum hotel na rota 66, mais perto do aeroporto de Flagstaff e mais barato que Tusayan, onde ficaríamos neste caso as duas noites seguintes. O que acha?
    Ida de carro pra Las Vegas de Tusayan no dia seguinte, 24/9, viagem bem legal, devolução do carro, noite em Las Vegas, ida a um show só pra aproveitar e sentir a cidade – dorme em Las Vegas dia 24/9. Las Vegas será melhor explorada em uma próxima oportunidade.

    Dia 25/9, domingo, viagem de volta desde Las Vegas pro Rio de Janeiro.

    OBSERVAÇÕES FINAIS:
    – Ficou de fora propositalmente Lake Tahoe por termos visitado um lugar “parecido” no início desse ano no Chile e o foco “natureza” estar por conta do Yosemite e do Grand Canyon.
    – Ficou de fora o passeio de helicóptero no Grand Canyon porque tenho receio de tomar boa parte do dia e o custo-beneficio não ser tão bom…é salgado demais…
    – Ficou de fora San Diego para uma próxima oportunidade, apesar de termos MUITA vontade de ir ao zoológico de lá e ao Sea World…

    • mari vidigal 7 abril, 2016 at 17:49 Responder

      Oi Renato,
      Tudo bem?
      -Não conheço o Calaveras, mas ouvi falar bem. Pelo jeito, faz MUITO mais sentido para o seu roteiro do que o Sequoias. Eu arriscaria! (Na volta passa aqui para me contar como foi?) Meus amigos já foram e gostaram, as fotos ficaram bem legais.
      -Se você tivesse mais um dia para incluir na Highway 1, vale sempre a pena quebrar em 3: SF-MONTEREY-CAMRBRIA-SANTA BARBARA
      – Não conheço a Disney de LA (ia agora em fevereiro, mas desmarquei a viagem ao descobrir que estava grávida e não poderia brincar em um montão de coisas :P), e acho que tudo depende de quão fanáticos vcs são. Na França fiz os dois parques em um dia e deu para fazer tudo o que queríamos. Não deu para cobrir 100% do parque, mas essa não era a nossa intenção. E como vc BEM falou é uma terça… To chutando no meu palpite, hein?! Eu arriscaria! (Mas vai ser cansativo)
      -Flagstaff: Se couber no seu budget eu iria direto para o Grand Canyon, o céu e o finalzinho da tarde são tão lindos no parque que acho que vale. De qq forma, vc tem dois dias inteiros e com isso dá para conhecer BEM o parque.
      -Na volta para Vegas, eu pararia no Hover Dam.
      -Passeio de Helicóptero: Fiz, e sinceramente acho que a vista de dentro do parque é MUITO mais interessante e impressionante que o pedaço que eles te levam para ver. Pode ficar tranquilo de pular essa
      -Tahoe: Deixe para uma próxima junto com Mammoth Lakes, Death Valley e Sequoias National Park. Esses lugares são mais que um bom motivo para voltar para a Califórnia rápido!
      -San Diego fica para a próxima tbm. Acho que vc fez as escolhas certas e que seu roteiro tá fazendo sentido!

      Beijos e qq coisa, avise.

    • RENATO P BARRETTO 12 abril, 2016 at 02:43 Responder

      Muito obrigado pela resposta! Antes de mais nada, meus parabéns pela gravidez! Esse(a) já vai nascer indo para a Disney…hehehe! Dei uma estudada melhor no final de semana e cheguei ao seguinte, com só mais duas dúvidas pra abusar de vez da sua boa vontade!

      – Qual é o valor razoável de um voo curto interno, no caso LOS ANGELES – FLAGSTAFF? Vc recomenda já comprarmos logo, uma vez que temos a data “fechada” e só uma companhia faz o trecho ou esperar para comprar mais para frente? Nunca peguei voos internos nos EUA!

      – Eu sei que dois dias inteiros e mais meio dia da chegada não é o ideal em Yosemite, mas pelos nossos propósitos de aproveitar muito bem os mirantes e umas duas trilhas mais curtas, onde você se hospedaria para não perder tempo? Dentro do parque ainda tem, mas é muito mais caro e os hotéis nem são tão bons assim…

      Se formos mesmo ao Calaveras volto aqui para relatar sim! O Muir Woods também é uma boa opção, mas como vc disse, não tem sequoias com troncos largões como queremos ver! O Calaveras é muito elogiado no Trip Advisor, mas tem gente tb dizendo que as sequoias gigantes ficam muito espalhadas como nos outros dois bosques do Yosemite que estão abertos. É ver pra crer…e seus amigos elogiaram também!

      Já imaginava que vc ia sugerir mais um dia na Highway 1…por isso vamos fazer o seguinte: Chegar em Santa Barbara apenas no final do segundo dia para dormir, deixando mais tempo no Big Sur e metade do dia seguinte para explorar Santa Barbara antes de seguir para Santa Monica.

      Com isso, visitamos Santa Barbara e Santa Monica em um dia, dormimos nesta última, vamos à Universal no dia seguinte inteiro, visitamos Venice Beach na manhã do dia seguinte e seguimos no meio da tarde para Anaheim.

      No dia seguinte, nos matamos para ver os dois parques da Disney em um dia, mas podemos comprar a passagem no final da tarde para Flagstaff, deixando metade desse dia para ir à Disney de novo, caso achemos necessário, já que estaremos na porta! Não somos fanáticos, mas só fomos muito pequenos…queremos reviver tudo. Sabemos que será cansativo, mas acredito que a estratégia de já dormir na véspera e no dia seguinte aos parques em um hotel bem pertinho deles ajude bastante!

      Quanto a ir direto para o Grand Canyon, complicou porque apesar de perto, os voos todos de LA passam por Phoenix, o que os deixam longos…não dá tempo de chegar ainda com sol, seria meio complicado!

      Sim, vamos parar na Hoover Dam, com certeza!

      Vc fez o passeio de helicóptero ANTES de conhecer South rim e pelas suas fotos e descrição do parque, imaginei mesmo que vc tivesse gostado muito mais do que ver de helicóptero!

      Você citou Mammoth Lakes…tentei encaixar dessa vez, mas complica! Parece ser lindíssimo mesmo!

      Muito obrigado pela ajuda! Você ganhou um leitor, já estou recomendando seu blog por aí!

      • mari vidigal 12 abril, 2016 at 18:08 Responder

        Oi Renato,
        Respondendo suas perguntas:
        A) Vôo Flagstaff: Não tenho ideia uns 60-100 dólares?, eu compraria o mais rápido possível. Veja preços de Low Cost como Frontier e Spirit
        B) Só fiquei hospedada uma vez fora do parque – adoramos acampar, e nesse quesito o Yosemite é imbativel e barato – e fiquei em Groveland, mas El Portal parece ser uma opção mais próxima. Acho OakHurst – apesar de nunca ter me hospedado por lá – um pouco mais longe do que eu gostaria.

        Respondi tudo?
        Beijos e aproveite muito a viagem

        • RENATO P BARRETTO 15 abril, 2016 at 03:46 Responder

          Perfeito, vamos comprar a passagem interna neste sábado mesmo! Gostei da dica de El Portal! Muito obrigado pela ajuda, tudo muito bem respondido sim!

  37. Rodrigo 23 março, 2016 at 02:51 Responder

    Olá Mari,

    Achei excelente seu site, conheci ele pelo site do Casal Califórnia que também é ótimo. Não consegui ler ainda tudo que gostaria nele, mas até outubro que será minha viagem para a California eu terei tempo e tenho certeza que seu site irá me ajudar bastante.

    Estou na fase de planejamento ainda da viagem e achei interessante te fazer um questionamento, se fosse para escolher entre o Grand Canyon e o Yosemite, qual você escolheria para visitar em outubro?

    Agradeço desde já pela sua atenção e ficarei ansioso pelo seu retorno.

    Abraço,

    Rodrigo – São Paulo.

    • mari vidigal 23 março, 2016 at 17:41 Responder

      Oi Rodrigo,
      A escolha depende do seu roteiro. Anos são maravilhosos e eu escolheria o que faz mais sentido sem te deixar rodando para lá e para cá que nem barata tonta. Quer dividir o roteiro comigo e dou pitacos?
      Abraços,

      • Rodrigo 26 março, 2016 at 02:38 Responder

        Oi Mari,

        Obrigado pela sua atenção e gentileza. Tenho dois roteiros, em um deles eu passaria pelo Yosemite, no outro pelo Grand Canyon, não tenho ambos em um mesmo roteiro, entendeu? Por isso questionei, para outubro o que acha mais interessante o Yosemite ou o Grand Canyon?

        Não conheço ainda nenhum desses lugares e confesso que pelas fotos e leituras que fiz o Grand Canyon me chamou mas a atenção, mas gostaria também da opinião de quem conhece.

        Abraços,

        Rodrigo

        • mari vidigal 27 março, 2016 at 17:12 Responder

          Oi Rodrigo,
          São duas coisas diferentes.
          O Yosemite é minha paixão e não me canso de repetir. Já fui mais de dez vezes. Se você curte caminhar, acho uma programa espetacular.
          O Grand Canyon é lindo e é um lugar que merece ser visto com calma uma vez na vida.

          Perguntei do seu roteiro pelo seguinte motivo. Se for forcado no Norte da Califórnia, eu ficaria com Yosemite. Se for focado em Vegas e LA, eu ficaria com o Grand Canyon. Como vc tem pouco tem a questão da logusta me parece a melhor forma de escolher entre um dos dois. As distâncias na Califórnia e Nevada são largas.
          Beijos

  38. JACQUELLINE MENEZES 21 março, 2016 at 19:34 Responder

    Mari, estou indo de lua-de-mel para Califórnia no final de dezembro até 17 de janeiro e já estou aqui no seu blog pegando todas as dicas e amando, por sinal. Vi aqui que você sugere ir também para Mammoth Lakes, gostaria de saber se da para ir do Yosemite para Mammoth pela CA 120 e depois pegar a 395? Não consigo achar essa informação!! Um grande beijo e continue nos encantando com suas viagens e dicas!

    • mari vidigal 21 março, 2016 at 21:36 Responder

      Oi Jacqueline,
      Em Dezembro, pode haver neve. Assim a estrada que liga o Yosemite a Mammoth estará fechada.
      Leia este post antes de fazer suas reservas para dezembro.
      E parabens pelo casório! Califórnia é uma estima escolha para a lua de mel, certeza que vcs vão amar!!

  39. Roberto Marques 7 março, 2016 at 22:45 Responder

    Olá Mari, parabéns pelo seu blog, sues relatos são maravilhosos, ofertam de forma simples e didática informações preciosas para quem pretende visitar Yosemite. Estarei indo na segunda quinzena de abril e gostaria de saber se nessa época as rodovias estarão abertas ? outra pergunta, qual o ponto de partida que você levou em consideração para estabelecer as distancias de caminhada da: a) Cachoeira Bridalveil; b) Lower Yosemite Falls; c) Mirror Lake.

    Obrigado,

    • mari vidigal 9 março, 2016 at 20:51 Responder

      Oi Roberto,
      Abril já deveria estar aberto, mas tudo depende das nevascas. Se cair mais neve no final de março – essa semana, por exemplo, esta nevando – a chance das estradas estarem fechadas é alto. Para estimativas sugiro que você olhe o site do Yosemite que tem atualizações diárias.
      As distâncias foram estabelecidas pelo próprio Yosemite Park, tomando como ponto de partida o Trail Head (ponto de inicio de cada trilha). Todas as trilhas que você mencionou ficam no Yosemite Valley e podem ter o trail head acessado de shuttle interno ou de carro.
      Beijos

  40. Sandro melo 19 fevereiro, 2016 at 20:14 Responder

    Ola Mari tudo bem? Parabens pelo seu blog de todos que li foi o mais completo . bom , como um amante de viagens com muita aventura assim como vc descreve em sua viagem .fiquei interessado em saber alguns detalhes e talvez uma dica. Sua que conhece bem a california. Bem , estou viajando de curitiba para las vegas dia 30 de marco de 2016 chego em vegas 31 de marco , vai ser uma viagem de 11 dias pois retornaremos para o brasil dia 10 de abril .minha pergunta eh … Como eh o clima na regiao do yosemite e sequoia durante o dia nesse periodo? Ja morei nos EUA muitos anos atras. Mas morei no outro lado dos EUA em boston. , mas isso ja tem quase 20 anos atras e tambem ja viajei muito pela costa leste americana desde maine – vermont ateh no sul da florida Key West .conheco 20 estados americanos , porem so estive uma vez no lado oeste , mais precisamente em los angeles las vegas. Arizona no grand canyon etc… Meu plano eh viajar com minha esposa e meu filhinho de 2 aninho e meio . nosso roteiro vai ser o seguinte las vegas primeiro dia .death valley N.P segundo dia. , terceiro dia iremos para sequoia N.P e no final do quarto dia iremos para o yosemite N.P. onde ficaremos duas noites oi seja do quarto para o quinto e do quinto para o sexto dia onde no sexto dia queremos partir ka pelo meio dia novamente para las vegas para irmos no hoover dam talvez no oitavo dia ou no nono. E curtir o restante da viagem em vegas mesmo .agora minha pergunta novamente .como eh a temperatura durante o dia no yosemite no comeco do mes de abril e como dessa vez estou indo com crianca o que vc me indicaria a fazer no parque onde ir em praticamente um dia e meio. Vamos ficar em uma cidade chamada mariposa.. Desde ja agradeco sua atencao. E novamente parabens pelo seu blog. Sandro Melo

    • mari vidigal 28 fevereiro, 2016 at 18:46 Responder

      Oi Sandro,
      Março é uma caixa de surpresas no Yosemite. A temperatura deve estar melhor, especialmente porque você vai no final do mês. O que não se sabe é se a Tioga Pass já estará liberada. O que atrapalharia um pouco a logística da sua viagem.
      Eu se fosse você, concentraria seu dia no Yosemite Valley, várias trilhas lindas e curtinhas, perfeitas para não cansar o pequeno e para tirar fotos lindas.
      Beijos

  41. Rodrigo M. 19 fevereiro, 2016 at 03:56 Responder

    Olá Mari, parabéns pelo site! O conheci hoje, mas já estou há horas nele lendo vários artigos: tudo muito bem escrito e com personalidade! Virei fã! 🙂
    No final de 2014 fizemos nossa primeira roadtrip pelos EUA e eu fiquei apaixonado! Fizemos a Rota 66, no sentido Eastbound (LA to Chicago), em 18 dias com alguns desvios (Las Vegas, umas horinhas no Death Valley e depois, já no novo México, descemos de Santa Fé até o Carlsbad Caverns National Park, passando por Roswell – aliás, vc conhece esse trecho? Roswell foi uma decepção, mas as cavernas de Carlsbad são um passeio que recomendo!).
    Agora no fim de março partimos para nossa segunda roadtrip nos EUA, desta vez a idéia é ficar só na Califórnia e fazer a Pacific Coast Highway. Só que teremos bem menos dias de viagem desta vez (nove apenas!)…mas eu queria encaixar 1 diazinha em Yosemite OU Joshua Tree…
    Enfim, escrevi isso tudo pra lhe perguntar: pra 1 dia só, vc indicaria Joshua Tree ou Yosemite?

    grato desde já,

    Rodrigo

    • mari vidigal 19 fevereiro, 2016 at 04:40 Responder

      Oi Rodrigo,
      Obrigada pelos elogios e pelo comentário.
      Que sonho essa primeira viagem que vocês fizeram, hein? Um dos meus sonhos de consumo americanos, o outro é cruzar de ponta a ponta.
      Com 9 dias eu faria: 3 em SF, 2 no Yosemite (acho bate e volta uma loucura e não recomendo. Mesmo) 3 – 4 na Highway 1 e 1 ou 2 em Los Angeles (que vcs já conheceram, certo?!
      Beijos e qq coisa é só gritar!

  42. Fernanda 17 fevereiro, 2016 at 10:37 Responder

    Olá tudo bem?

    Estou indo para a California pela terceira vez, com meu marido e filhote de 2 anos! Vamos passar 15 dias, com chegada por Los Angeles e saída por San Diego. Tenho um gap no meio da viagem de mais ou menos 5 dias sem programação, inicialmente pensei em ir a Sta barbara again, mas pensei em visitar o Yosemite, que não conheço, partindo de Los Angeles… Muita loucura? kkkk Depois, sabe me dizer se tem estrutura para crianças?

    Muito obrigada e parabéns pelas dicas tão detalhadas! rs
    Fernanda

    • mari vidigal 18 fevereiro, 2016 at 18:06 Responder

      Oi Fernanda,
      Tudo bem?
      Não acho loucura não, muito pelo contrário. O Yosemite é um dos meus lugares pruridos do MUNDO e super recomendo a visita. Vc pode aproveitar que está saindo de LA e tbm fazer o Sequoias NP.
      Quanto a estrutura para criança, esse é um dos lugares que as famílias californianas mais frequentam. Dá para alugar bicicleta, fazer trilhas com os rangers ou simplesmente curtir a natureza e aproveitar um momento diferente.
      Beijos

  43. Gabriel Marçal 27 janeiro, 2016 at 10:33 Responder

    Mari bom dia !!

    estou planejando ir para o Yosemite Park em agosto/16, queria saber quantos dias vc recomenda separ para conhecer o parque, estava pensando em passar 3 dias. Parabéns pelo blog esta me ajudando muito a planejar a viagem !

    • mari vidigal 27 janeiro, 2016 at 16:43 Responder

      Oi Gabriel,
      Com três dias dá para conhecer BEM o parque.
      Reserve os hotels desde já porque Agosto é bem concorrido aqui na Califórnia

  44. Paula 24 janeiro, 2016 at 22:56 Responder

    Olá Mari! Tenho uma viagem para a California marcada para 17 de março e estou usando muito o seu blog para fazer meu roteiro. Tenho muita vontade de visitar Yosemite, mas por algum motivo não estou me sentindo segura para dirigir até lá. Eu li relatos que dizem que a estrada não é muito fácil e nunca dirigi no exterior. Ainda mais que vou em março e li relatos que dizem da possibilidade de ter neve na estrada. Por isso queria ir de outra maneira. Você acha que é tranquilo fazer com esses ônibus que você sugeriu ou trem? Sabe se eles passam com frequência? Ou você conhece alguma agência de excursões ou passeios particulares para Yosemite?
    Tendo lido já a maior parte dos seus posts, decidi fazer assim:
    Dia 18/03: chegada em São Francisco
    Dias 19, 20 e 21: São Francisco
    Dia 22: Muir Woods e São Francisco
    Dia 23: SF – Monterey (pernoite em Monterey)
    Dia 24/03: Monterey – Carmel: 17 Mile Drive e pernoite em Carmel
    Dia 25/03: Carmel – Big Sur (com pernoite em San Luis Obispo)
    Dia 26/03: San Luis Obispo – Los Angeles
    Dia 27/03: Los Angeles
    Dia 28/03: Los Angeles
    Dia 29/03: Los Angeles
    Dias 30/03 a 02/04: ainda estão em aberto
    Dia 03/04: Volta ao Brasil a partir de Los Angeles

    To na dúvida se coloco Yosemite no começo da viagem, antes de sair pela costa até Los Angeles ou se deixo pra ir no final, já que estaremos “mais” na primavera. O que você acha? Vale a pena ir de Los Angeles mesmo sendo maior a distância? E você acha que o roteiro está bom assim ou está muito corrido, ou sobrando em Monterey-Carmel, talvez?
    Obrigada!!

    • mari vidigal 25 janeiro, 2016 at 22:21 Responder

      Oi paula,
      A Estrada é super tranquila e bem sinalizada, o problema é que março realmente pode ter neve. Para evita-la a dica é dirigir até El Portal ou Groveland e de lá pegar o ônibus Yarts rumo ao Yosemite Valley.
      Caso você deicida ir, vale a pena incluir no começo da viagem, antes de seguir para Los Angeles.
      De resto, seu roteiro está ótimo, hiper bem montado e tudo fazendo muito sentido.
      Caso decida em não ir pro Yosemite, vc pode usar os três dias finais para conhecer e explorar San Diego.

      Beijos e qualquer dúvida é só perguntar!
      Mari

    • Thabata 10 março, 2016 at 19:08 Responder

      Ola Paula,

      Estou pensando em um roteiro proximo ao seu do dia 18 ao 26. Irei com meu namorado.
      Se quiseres trocar contato para dividirmos um aluguel de carro (que esta por volta de $600 em media pelo oq consutei), pode entrar em contato cmg msm, (21) 98092-8666.

  45. Juliana Marcolini 20 dezembro, 2015 at 23:41 Responder

    Olá, Mari!!! Já estou viciada em tudo que você escreve!!! Sensacional!!!! Já li e reli várias vezes pra não perder nenhuma dica!! ?
    Vou pra Califórnia com mais 3 amigas em abril/2016, mas não estou muito segura do roteiro que montamos. O objetivo é passear, curtir e não fazer nada correndo. Você pode nos ajudar?? Suas críticas serão mais do que bem vindas!!!!
    muuuuito obrigada
    Bjsss
    Ju, Dani, Marina e Condessa

    Dia 1 – Chegada em SFO, alugar carro e direto para Napa
    Dia 2 – napa
    Dia 3 – Napa
    Dia 4 – pegar a estrada pra Yosemite
    Dia 5 – Yosemite
    Dia 6 – Yosemite
    Dia 7 – pegar estrada pra SFO
    Dia 8 – SFO
    Dia 9 – SFO
    Dia 10 – SFO
    Dia 11 – pegar a estrada pra LA
    Dia 12 – Carmel e Monterey (dormir em Carmel)
    Dia 13 – Big Sur (idem)
    Dia 14 – pegar a estrada pra LA
    Dia 15 – LA
    Dia 16 – volta pro Brasil

    • mari vidigal 22 dezembro, 2015 at 21:13 Responder

      Oi Juliana,
      O roteiro ta redondinho, só achei a parte da Highway 1 (que é maravilhosa) um pouco corrida
      No dia 13, eu dormiria em Cambria ou São Luis o Bispo
      No dia 14 iria até Santa Barbara (a cidade é uma delicia e vale uma noite sem duvida.
      Dia 15 cedinho tocar para LA e dar uma geral na cidade
      Beijos

    • Regina Paula 17 janeiro, 2016 at 20:19 Responder

      Mary, adorei seu post sobre Yosemite. Eu e minhas duas filhas queremos conhecer Yosemite saindo de Los Angeles mas queremos também ir a Vegasce Grand Canyo mas não sabemos qual seria a melhor rota. Temos 8 dias para viajar em maio. Seria possivel você dá uma sugestão de roteiro?
      Regina

      • mari vidigal 18 janeiro, 2016 at 02:51 Responder

        Oi Regina,
        Tudo bem?
        Maio é um caixinha de surpresas em relação a quais estradas estarão abertas e quais não estarão (depende da intensidade do inverno e quantidade de neve). Caso o Tioga Pass esteja aberto a melhor forma é fazer a rota por lá (Los Angeles – Yosemite – Mammoth Lakes – Vegas), se não estiver aberto, vc precisa repensar na rota e ver se é viável para o número de dias que você tem.
        Aproveite a viagem,
        BEIJOS

  46. Fernanda 11 dezembro, 2015 at 04:43 Responder

    Mari, que dicas incriveis… Parabens pelo blog!
    Como tinha te falado, segue aqui um roteiro que pensei e quero sua opiniao.
    27 – Los Angeles
    28 – Sequoia National Park
    29 – Yosemite National Park
    30 – Yosemite – Lake Tahoe
    31 – Lake Tahoe
    1 – Napa Vale
    2 e 3 – San Francisco
    Dias 25 e 26 ficarei em Santa Barbara e LA esperando minha irma e o marido que chegam no dia 2 pra seguirmos juntos.
    Vc acha que da pra fazer? Fico com receio por medo de pegar muita neve, mas se o tempo tiver bom, acho que da pra curtir bastante.
    Super obrigada!
    Beijos e saudades

    • mari vidigal 12 dezembro, 2015 at 18:05 Responder

      Oi Fê, Tudo bem?

      Minha primeira questão é: chegada do Yosemite ao Sequoia. Já viu quanto tempo isso demora no inverno? Acho q vc terá que dar uma volta grande e vai perder pelo menos metade do dia nisso.Talvez uma forma de viabilizar seu roteiro sem correria é aproveitar um dos bosques de Sequoia dentro do Yosemite? (Veja este post)/. Também acho só dois dias para San Francisco pouco, mas é uma escolha de vcs.

      Beijos

  47. Rafael 5 dezembro, 2015 at 18:26 Responder

    Olá. Qual dica você dá para quem vai ficar um dia só no Yosemite? Vou sair de Los Angeles pra Vegas. Queria mto conhecer o parque mas só será durante um dia.
    Importante: a esposa não curte trilhas hehe. Estarei de carro! Obrigado.

    • mari vidigal 22 dezembro, 2015 at 21:18 Responder

      Oi Rafael,
      A dica é passear e explorar o Yosemite Vale. A região é linda e tem muitas trilhas curtas que mesmo que detesta andar vai se encantar. O Mirante do Glacier Point também vale o passeio!
      Beijos

  48. Mari 5 dezembro, 2015 at 18:03 Responder

    Oi Mari, aqui é a Mari tb!!! Precisamos de uma dica sua sobre acampar no Yosemite ou perto dele! Meu marido e eu teremos 3 noites (03, 04 e 05 maio/2016) para acamparmos em Yosemite, mas estamos com dificuldades em efetuar as reservas, encontrar lugar. Claro que sonhamos em acampar dentro do Parque, mas se não for possível, ficaremos fora, sem problema! Esta será nossa primeira vez acampando nos USA e estamos perdidinhos com tantos sites… Você poderia nos dar um “help”? Chegaremos pelo Sul, por Fresno, pois estaremos vindo do Grand Cannyon! Super obrigado e até!

    • mari vidigal 25 janeiro, 2016 at 23:51 Responder

      Oi Mari,
      A dica para conseguir lugar dentro do Yosemite é olhar sempre. Volta e meia tem desistência e você consegue reservar.
      Infelizmente não conheço nenhum camping fora do parque para te indicar, mas se fosse você meu critério seria distância da entrada.
      Beijos

  49. Ana 13 novembro, 2015 at 01:24 Responder

    Oi Mari, parabéns pelo site! Amei as dicas, estão me ajudando muito! Queria te pedir uma ajuda, vou para a Califórnia no final de Janeiro e vou passar uma noite em Yosemite. Vai ser bem rapidinho, infelizmente, e por isso acho que precisamos focar para poder aproveitar bem. Vamos ficar no Yosemite Lodge at the Falls, e não vamos de carro, vou ficar por conta do transporte do parque mesmo, o que você acha imperdível da gente ver? Muito obrigada desde já, Ana.

  50. Bruno 5 novembro, 2015 at 11:26 Responder

    Bom dia Mari, estou indo de carro no começo de dezembro mas vou ficar em Mammuth lakes, você acha que terei problema para ir ate Yosemite devido ao inverno? Consigo ir de carro ou é melhor de onibus?

    • mari vidigal 8 novembro, 2015 at 03:58 Responder

      Oi Bruno, para chegar a Mammoth lajes no inverno você terá que dar a volta por Tahoe. Vc sabe disso né?!
      E estrada para chegar no Yosemite tbm estará fechada e a volta é gigante.

      No inverno não existe linhas de ônibus entre Mammoths e Yosemite.

      Já viu nosso post com dicas do inverno na Califórnia?

  51. Cínthia 22 outubro, 2015 at 12:30 Responder

    Olá!

    Parabéns pelo site, é muito detalhado e bem escrito!

    Vou conhecer o Yosemite Park de 21 a 23 de novembro. Vamos ficar em um apartamento em Yosemite West. Acontece que estamos com muita dificuldade em achar uma locadora de veículos (sairemos de São Francisco) que alugue correntes. Pelo que pesquisamos, normalmente elas proíbem o uso das correntes, pelo perigo de danificar o carro. Isso pode ser um problema, pois podemos pegar neve nessa data. Você conhece alguma locadora que alugaria carro com correntes? Muito obrigada pela ajuda! 🙂 Abraços

    • mari vidigal 28 outubro, 2015 at 04:30 Responder

      Oi Cinthia,
      Que delicia de viagem!
      Infelizmente, você terá que comprar as correntes – custam entre 35-50 dependendo do tamanho da roda do carro. (É isso o que meus amigos que moram em SF e não tem carro fazem quando alugam carro para ir para Tahoe no inverno).
      Quanto ao fato das locadoras proibirem corrente, não se preocupe, o uso da corrente nas estradas é lei. Existe um tipo de corrente chamado “cables” esses não danificam o carro e só precisam ser colocados em caso de neve. #PodeUsarSossegada
      Ah, acabei de escreve um post com várias dicas de inverno na Califórnia, você já viu?

  52. Fred 21 outubro, 2015 at 19:15 Responder

    Oi Mari,
    Primeiramente gostaria de agradecer pelas informações e riqueza de detalhes dos seus relatos.
    Na minha viagem pela Califórnia em dezembro/15, pretendo conhecer Yosemite, mas assim como muitos dos seus leitores, tenho dúvidas em relação as condições das estradas no inverno. Estou planejando me hospedar em Mariposa e utilizar o YARTS para conhecer o parque. Gostaria de saber se condições da hwy 140 até Mariposa nesse período requer, por exemplo, o uso de correntes.
    Agradeço desde já

    • mari vidigal 23 outubro, 2015 at 01:50 Responder

      Oi Fred,
      O Uso das correntes depende se há ou não neve, e infelizmente com esse tempo louco como está, não dá para prever.
      Nesse post fiz um resumão de todas as estradas que fecham durante o inverno e dei dicas para viajar durante essa temporada.
      Espero que ajude, beijos.

  53. tania 18 outubro, 2015 at 16:54 Responder

    Estou indo de las vegas a yousemite dia 29 de novembro. E no dia seguinte iremos dormir em sao francisco. Vc acha que pego neve? Estou pensando em conhecer o parque de carro- alguma dica? Ficaremos no yousemite lodge at the falls. Estarei com criancas. Amei suas dicas. Parabens

    • mari vidigal 21 outubro, 2015 at 08:13 Responder

      Oi Tânia,
      Tudo bem?
      29 de novembro é loteria. Pode ter neve, pode não ter. É ficar de olho na previsão e torcer.
      Minhas dicas do que fazer no parque estão todas nesse post.
      Beijos

  54. simone 14 setembro, 2015 at 04:34 Responder

    Oi Mari, vou para o Yosemite em janeiro/16, ficaremos hospedados 1 dia em Oakhurst para visitarmos o parque em um dia, no outro dia partiremos para Mammoth, onde ficaremos hospedados por 2 noites. Porem li aqui que essa estrada fecha no inverno, bem no período que vamos. Você conhece alguma outra estrada para este trajeto? Obrigado desde já, e aproveitando amei suas dicas.

    • mari vidigal 25 setembro, 2015 at 23:20 Responder

      Oi Simone,
      A Tioga Pass, assim como Sonora Pass estarão fechadas. Sei que a estrada de Tahoe fica aberta, ma não tenho certeza se é o melhor caminho. Precisaríamos pesquisar um pouquinho.
      Abraços e que pena que não te ajudei muito

  55. Maíra S. 10 setembro, 2015 at 19:05 Responder

    Mari, esse guia ficou tão completo, mas tão completo, que não sobrou nenhum dúvida para tirar! Mal posso esperar para ver essas paisagens todas ao vivo. Vou ficar nas tendinhas do Curry e estou super animada com esse experiência de semi-acampamento. Quanto às trilhas, certamente vou fazer a de Merced ou Tuolumne Grove, para ver as sequoias, e vou contar com as informações atualizadas do parque para escolher as cachoeiras e lagos que ainda estiverem bonitos no fim de setembro.
    Obrigada mais uma vez pela paciência e dedicação em compilar todas essas informações de forma tão didática!

    • mari vidigal 11 setembro, 2015 at 04:49 Responder

      Oi Maíra,
      Obrigada pela visita e pelos Elogios, e que viagem caprichada esta sua, hein?! To adorando saber do seu roteiro pouco a pouco.
      Visitei o Toulumne Grove há poucas semanas atrás e posso te dar uma dica? O Merced é mais bonito e mais vazio.
      Para cachoeiras, a Vernal e a Nevada costumam ter água o ano todo. A subida é encardida mas vale a pena, o legal é que na volta você poderá se refrescar nas águas geladas da piscina da Vernal. Confira no centro de visitantes se tem água, e se sim, #ficaadica.
      Beijos

      • Maíra S. 11 setembro, 2015 at 19:54 Responder

        Obrigada por mais essas dicas sobre Merced Grove e a trilha da Vernal e Nevada, Mari! Já estão devidamente anotadas, junto com todas as outras!! Acho que essa viagem vai ser ótima mesmo! Depois de San Francisco, Napa e Yosemite, volto para Monterey para fazer a Highway 1 até LA.
        As suas respostas são sempre tão atenciosas que a gente acaba abusando… Estou me segurando para não fazer aquela perguntinha sobre o clima que todo blogueiro de viagem deve odiar. Mas acho que não vou resistir!! rsrs Já vi as temperaturas de SF e Yosemite e sei que posso esperar frio, principalmente à noite. Um casaco Uniqlo dá conta do recado, ou preciso também de um fleece mais pesadinho para vestir por baixo? Obrigada e desculpe!

        • mari vidigal 14 setembro, 2015 at 03:10 Responder

          Oi Maíra,
          Fiquei te devendo um post sobre o clima que nunca escrevi né?! Que pena que não deu tempo.
          Olha, um casaco da Uniqlo tem dado bem para os últimos dias, mas se o frio apertar ( e a noite no Yosemite e em NAPA! Aperta e muito) ele sozinho não dá conta do recado não. Eu sempre levo algo mais pedasadinho e de preferência peludo para me garantir. O tempo aqui é meio maluco, e passar fio, ninguém merece.
          Beijos

          • Maíra S. 15 setembro, 2015 at 02:46

            Deu tempo sim, Mari! Só saio na sexta-feira! Já coloquei um fleece quentinho na mala! Super obrigada, mais uma vez por toda a sua atenção! Na volta, conto como foi!

  56. Marilia 27 agosto, 2015 at 17:35 Responder

    Oi, Mari, tudo bem? Estou querendo ir pro Yosemite agora, final de outubro. Estou super insegura com relação ao lugar de hospedagem. Vai ser minha primeira vez em muitos aspectos (dirigir nos EUA é a que mais me intimida). Estou indo com meus pais que estão sonhando em ver sequoias. Você acha legal ficar em El Portal? E Oakhurts? Beijoca e parabéns pelo blog, muito legal!

    • mari vidigal 2 setembro, 2015 at 01:51 Responder

      Oi Marília,
      Dirigir aqui é SUPEr tranquilo e as estradas são ótimas!
      Quanto a hospedagem, eu tentaria ficar o mais próxima possível da entrada do parque. El Portal, pode ser uma boa, mas o que eu faço sempre é jogar “Yosemite” no Booking e ver qual a distâncias dos lugares disponíveis do Yosemite Valley, que é a área mais legal do parque.

      Beijos, e aproveite muito!

  57. Anderson 21 agosto, 2015 at 16:56 Responder

    Antes de mais nada, gostaria de deixar aqui os meus sinceros parabéns pelo site. Impecável.

    Mari, estarei em Yosemite nos dias 22 a 24/09/2015 (dia 22 chegarei na hora do almoço, pois, sairei de SFO), sendo que ficarei um pouco longe, no Hotel Yosemite Sierra Inn.
    Estou tentando aqui e matutando para fazer a programação da parte do Yosemite Valley. Estarei de carro, e havia feito minha programação de ir cedo a TUNNEL VIEW, EL CAPITAN e YOSEMITE VALLEY (tudo isso de carro) e por último seria GLACIER POINT pela trilha, saindo de Yosemite Valley (a pé) tudo nessa sequência, sendo que eu deixaria o carro em Yosemite Valley. Percebi que se perde 1hora de carro se eu quiser sair de Yosemite Valley para Glacier. O fato que é a trilha durará por volta de umas 6 a 7h(ida e volta). Porém, depois de ter lido sobre ver a estrelas à noite a partir do Glacier, não sei mais o que faço, pois, fiquei com muita vontade de ver.
    O que vc pode me propor?
    Obrigado!

    • mari vidigal 2 setembro, 2015 at 01:20 Responder

      Oi Anderson, Td bem?
      Que delicia de viagem, o Yosemite é meu lugar preferido do mundo!
      Veja se na época que você vai ainda tem serviço de shuttle até o Vale, e até que horas vai. Se sim, faça o seguinte. Comece de carro pelo Vale e faça esse passeio terminando no topo do Glacier, desça a pé pela trilha (bem mais rápido que 6 horas, porque na descida o Santo ajuda ;P), e chegando no Vale, pegue o Shutle para subir de novo até o Glacier, pronto, agora você pode ficar lá para ver as estrelas 🙂
      Abraços,
      Mari

  58. CLAUDIA FISCHER 16 agosto, 2015 at 14:34 Responder

    Oi Mari, parabens pelo seu blog…muito legal!!! Estou com viagem marcada para 21/03/2016 e gostaria de saber se as estradas nessa epoca estao fechadas para o parque Yosemite? Ainda tem neve nessa epoca?
    Caso nao consiga fazer esse trajeto saindo de carro de Sao Francisco devido as condicoes das estradas ( por ter que usar correntes no pneu) eu tenho como chegar no parque de onibus direto de SF? Posso permanecer 3 dias em algum hotel dentro do parque, e minha duvida e se vamos ou nao de carro , estamos preocupados com a estrada e neve.
    Fico no aguardo de suas orientacoes, e algumas dicas de qual parte devemos conhecer do parque nesta epoca do ano.
    Muito obrigada, seu blog foi 10!!
    Claudia

    • mari vidigal 17 agosto, 2015 at 15:38 Responder

      Oi Claudia,
      Em Março pode ter ou pode não ter neve, é um pouco de sorte. De qq forma, com correntes e cuidado, dá para ir dirigindo sim.
      Para hoteis dentro do parque, cnsulte a disponibilidade no site no Yosemite, no inverno costuma ser um pouco mais fácil, mas mesmo assim vale reservar com antecedência.
      Abraços e aproveite a viagem

  59. Bruno 14 agosto, 2015 at 13:35 Responder

    Oi Mari, obrigado pelas ótimas dicas!
    Pretendo visitar o Napa Valley, o Yosemite e o Sequoia National Park no começo de outubro com minha namorada.
    Você poderia criticar essa parte do meu roteiro?
    Digo parte, porque além disso passarei por SF, Rota 01, Los Angeles, San Diego, Las Vegas e Grand Canyon (23 dias no total). Depois, se você não se incomodar, mando o roteiro completo para críticas.
    Mas vamos a parte que eu citei – inicialmente vou ficar alguns dias em SF e no último dia vou pegar o carro bem cedo em direção ao Napa Valley:
    Dia 1: saída de SF para Napa Valley, fazer o tour guiado em uma vinícola as 10 hrs e depois visitar mais umas 3 vinícolas, saindo de lá por volta das 15 hrs em direção ao Yosemite (ficarei no Yosemite Cedar Lodge, em El Portal). Lembro que não sou grande apreciador de vinhos, queria mais é conhecer a região mesmo.
    Dia 2: passar todo o dia no Yosemite, mais especificamente no Yosemite Valley. Estava pensando em conhecer Bridaveil Falls, Yosemite Falls, Tunnel View e Glacier Point.
    Dia 3: saída de manhã para o Sequoia National Park, chegando lá para almoçar e a tarde visitar a parte mais ao norte, tipo a General Grant, que fica mais próximo ao hotel (reservei o John Muir Lodge).
    Dia 04: de manhã visitar a parte mais ao sul do Sequoia National Park (General Sherman, Giant Forest, etc). Depois do almoço saída para Monterey, onde ficarei duas noites e depois seguirei para o restante da viagem.
    Perguntas:
    1) O que achou, muito corrido?
    2) Além das atrações que citei no dia 2 em relação ao Yosemite, teria mais alguma coisa que você indicaria e que daria tempo de visitar nesse dia ou só esses já consumiriam todo o dia?

    Obrigado desde já!

    • mari vidigal 14 agosto, 2015 at 15:03 Responder

      Oi Bruno,
      Td bem?
      Vou vestir o sapato de viajante e dar todos os pitacos que eu gostaria de receber no meu roteiro caso fosse você, tá?! Serei mega sincera. Valendo?! 🙂
      Dia 1:
      Acho 4 vinícolas em um dia MUITA coisa, especialmente se você não é um grande apreciador de vinhos. Eu costumo visitar duas, no máximo 3 num dia, para curtir cada vinícola com calma e sem corrida. Especialmente se vc planeja ir para o Yosemite no mesmo dia. Acho 4 vinícolas + Yosemite, uma maratona MUITO pesado apara quem tem mais 22 dias de viagem pela frente. Eu repensaria
      Dia 2: Em Outubro as cachoeira do Yosemite estarão COMPLETAMENTE secas, fui pro Yosemite final de semana passado e já não tinha quase água. Tunnel view + Glacier Point são imperdíveis. Um opção de cachoeira SUPER bonita e que estará com águas é Vernal + Nevada Falls, a trilha é linda, mas é pesada.
      Dia 3: Perfeito
      Dia 4: Vc está planejando pelo menos umas 5 horas de direção nesse dia. Vai ficar pesadinho, mas dá para fazer.
      Abraços, e qq coisa é só gritar!

      • Bruno 14 agosto, 2015 at 17:41 Responder

        Boa Mari! Muito obrigado pela atenção! Era isso mesmo que eu queria, críticas… Hehehe…
        1) Vou rever a questão de Napa Valley, apesar que minha intenção era mais dar uma volta rápida pelas vinícolas, exceto a que farei o tour (na parte da manhã). Falando nisso, vc indica alguma vinícola que tenha um tour legal? Eu tinha olhado a O’Brien State, porque pelo que li parece ser menor e mais familiar, tendo um atendimento mais pessoal.
        2) Bom saber das cachoeiras que estarão secas. Essa trilha da Vernal + Nevada leva quanto tempo + ou – ? E se não fizermos essa trilha, o que mais vc indicaria além de Tunnel View e Glacier Point?

        Pra terminar vou deixar meu roteiro completo que havia falado… Se puder criticar tbm… rs… Não ficaremos com carro em SF (hospedagem na Union Square) nem em Las Vegas (hospedagem no Flamingo).
        Dia 1: chegada em SF por volta das 11 hrs da manhã/Almoço Ferry Bulding/Caminhada rápida Pier 39, Fisherman´s Wharf, Ghirardelli Square e Lombard Street/Descanso
        Dia 2: Passeio pela cidade – Chinatown e Mission District (manhã)/Castro, Twin Peaks, Haight-Ashbury e Alamo Square (tarde)
        Dia 3: Jogo NFL no Levi’s Stadium
        Dia 4: Alcatraz (manhã)/Passeio bike Marina District, Palace Of Fine Arts, Presidio, Ponte Golden Gate e Salsalito (tarde)
        Dia 5: Golden Gate Park (manhã e tarde)/City Hall – Civic Center (final da tarde)
        Dia 6: Retirada do carro e ida para Napa Valley (conhecer algumas vinícolas)/Ida para Yosemite (por volta das 15 hrs)
        Dia 7: Yosemite
        Dia 8: Ida para Sequoia National Park (manhã)/conhecer parte norte do Sequoia (tarde)
        Dia 9: Conhecer parte sul do Sequoia (manhã)/Ida para Monterey (tarde)
        Dia 10: Monterey Bay Aquarium (manhã)/Passeio por Monterey e Carmel (tarde e noite)
        Dia 11: Bir Sur (manhã e tarde)/Hearst Castle (final da tarde)/Chegada em San Luis Obispo
        Dia 12: Conhecer rapidamente (de passagem) San Luis Obispo/Solvang/St Barbara/St Monica/Chegada em Los Angeles
        Dia 13: Observatório Griffith/Beverly Hills e Rodeo Drive (volta rápida)/The Getty Center/Viagem para San Diego.
        Dia 14: San Diego Zoo e Balboa Park (manhã e tarde)/Gaslamp Quarter (noite)
        Dia 15: Sea World (manhã e tarde)/Gaslamp Quarter (noite)
        Dia 16: USS Midway Museum e Conorado (manhã)/Old Town Park e Praia La Jolla (tarde)
        Dia 17: Entrega do carro e pegamos avião para Las Vegas (manhã)/Pegamos outro carro e viajamos para Grand Canyon South Rim
        Dia 18: Grand Canyon South Rim
        Dia 19: Retorno para Las Vegas (manhã)/Entrega do carro e descanso(tarde)/Le Reve (noite)
        Dias 20 a 23 (4 dias): Conhecer os hoteis/jogar poker/Freemont/Compras/One (Cirque du Soleil)/olhar outros shows e coisas para fazer.
        Dia 24: volta para o Brasil (infelizmente…Hehehe)

        Quando comecei a olhar essa viagem achei que 23 dias lá estava bom, hoje percebo que tinha que ser uns 40…Hahahaha…

        Duas observações:
        – Estamos preferindo não ficar muito tempo em LA, por preferir outros locais. Não estamos muito afim de Calçada da Fama, Dolby Theater,etc. Além de não querermos ficar muito no trânsito, já que ouvi dizer que em LA é horrível…Hehehe…
        – Deixamos Las Vegas por último de propósito, para dar uma descansada, sem carro.

        Muito obrigado de novo Mari!
        Abraços!

        • mari vidigal 17 agosto, 2015 at 15:51 Responder

          Seu roteiro ficou bom , e SUPER completo. Tá um pouquinho corrido, mas acho que vale a pena!
          Alguns comentários:
          Dia 2: Muita coisa para pouco tempo 🙁 – Jogue a Alamo Square no dia 5 junto com o City Hall
          Dia 10: Recomendo a 17 Mile Drive 🙂
          Dia 12: Tá corrido mais dá. Tente ver o pôr do sol em Sta. Monica
          Dia 16: Tá um pouco corrido, eu tiraria algo.

          Beijos

  60. Danielle 4 agosto, 2015 at 11:17 Responder

    Olá Mari
    Sabe me dizer se no Parque no Yosemite e no Death Valley existem pernilongos, borrachudos ou similares? E com relação a cobras e escorpiões e outros peçonhentos, você já viu? Estarei indo no fim de agosto e minha filha é alérgica. Repelentes são indicados?
    Abraços

    • mari vidigal 4 agosto, 2015 at 15:40 Responder

      Oi Danielle,
      É floresta, bichinho sempre tem. Na dúvida, traga repelente sim. Vi cobra uma vez numa trilha deserta, nada para se alarmar, mas vale a pena ficar de olhos sim.
      Beijos

  61. Danielle 2 agosto, 2015 at 14:20 Responder

    Ola
    Tenho uma dúvida, voce escreveu que nos postos de gasolina no Yosemite deve ser pago com cartào de crédito, porém eu nunca consigo pagar com cartão direto na bomba, pois sempre pedem o ZIP code e nós brasileiros não temos. Senpre vou na conveniência pedir para um tiozinho liberar a bomba pra mim aí consigo abastecer. Lá tem estas conveniências com alguém para liberar a bomba?

    • mari vidigal 2 agosto, 2015 at 17:03 Responder

      Boa pergunta Danielle. No posto mais perto de Crane Flat tem uma lojinha de conveniência. Nos outros, não tenho certeza.
      Abraços,

  62. André 29 julho, 2015 at 23:40 Responder

    Parabéns pelo blog Mari
    Vou em fev de 2016, saindo de vegas passando pelo death valley até yosemite. Mesmo lendo bastante coisa, ainda tenho duvidas de qual a melhor forma de conhecer o parque. Tenho de 2 a 3 noites saindo de vegas. Eu li que a mariposa grove estara fechada para reforma ate 2017. Isso atrapalha a estadia na cidade de Mariposa? Um dia inteiro em Yosemite é suficiente para conhecer bem o parque? Caso nao esteja nevando, vc indica o carro ou o YARTS? Para ver a sequoias, que caminho eu posso fazer?

    Obg

    • mari vidigal 31 julho, 2015 at 03:45 Responder

      Oi André,
      Que delicia de viagem! Você vai adorar!
      Respondendo suas perguntas:
      A) O fato do Grove estar fechado nao muda nada no eu hotel #Podeficartranquilo
      B) Acho apenas um dia no Yosemite pouco, se tiver dois, melhor. Depende muito do quanto vc quer ver e andar para conhecer.
      C) No caso de neve, tudo depende se vc se sente seguro para dirigir ou não. Lembre-se que as correntes são obrigatórias. Caso vc não tenha experiência na neve, pegue o Yarts.
      D) Para ver Sequoias dentro do Yosemite vc terá que fazer as trilhas de Tuolumne Grove ou Merced Grove (ambos no caminho do Valley para quem entra pela Big Flat Oak. Para ver sequoias você terá que caminha 4,5 Km (Ida e volta). No caso de neve, use um sapato adequado.

      Abraços e qq dúvida é só gritar!
      Mari

      • André 31 julho, 2015 at 14:24 Responder

        Valeu pelas respostas Mari, já me ajudou muito. Só mais algumas duvidas…
        Vc acha que vale a pena fazer isso:
        1ºdia: Sai de Vegas passando pelo Death Valley e dorme em Bakersfield.
        2ºdia: Sai de Bakersfield, passa o dia no Sequioa Park e dorme Mariposa.
        3ºdia: Sai de Mariposa, passa o dia em Yosemite e dorme em Mariposa.

        • mari vidigal 31 julho, 2015 at 17:31 Responder

          Me parece viável, porém corrido. Mas acho que vale a pena sim!
          Na volta, passa aqui pra me contar como foi?
          Abraços,
          Mari

  63. Fernanda 28 julho, 2015 at 22:53 Responder

    Mari, adorei o post muito completo e o blog!

    Se você puder me ajudar, eu e meu marido e eu estamos pensando em visitar o Yousemite e as Sequoias. Iriamos sair de carro de São Francisco no dia 24/12, ficar em alguma cidadezinha próxima ao parque, e no dia 27/12 partir para Las Vegas. Mas estamos com medo devido ao inverno e a neve, você acha que é possível esse roteiro? Se positivo, pode nos dar uma dica de rota.

    Obrigada!!!

    • mari vidigal 29 julho, 2015 at 00:48 Responder

      Oi Fernanda, acho que o roteiro é possível sim, mas que vc tem que estar preparada para neve brava! (E com correntes no carro) A neve nem sempre cai, mas se cair, vocês estarão prontos.
      Para ver as sequoias no inverno, a melhor pedida são as sequoias de Merced Grove ou Tuolumne Grove que fica dentro do Yosemite.
      No inverno, como o Tioga Pass fica fechado, você terá que seguir por Bakers Field. A volta é grande, mas dá para fazer. Veja o caminho direitinho no Google maps! 🙂
      Beijos e aproveite muito a viagem!

  64. Denise 22 julho, 2015 at 01:17 Responder

    Mari
    Parabéns pelo blog, está excelente.
    Preciso de algumas dicas. Estarei em setembro/15 na California e pretendo visitar Lake Tahoe e depois Yosemite e depois Sequoia Park.
    É possivel ir de Lake Tahoe até o Vale do Yosemety, qual a melhor estrada ?
    Depois, qual a melhor estrada do Yosemite até o Sequoia Park ?
    A Rodovia 395 é uma boa opção para esses trajetos ?
    Nestes dois trechos, quais as melhores opções para dormir ?
    Desde já agradeço.

    • mari vidigal 22 julho, 2015 at 17:37 Responder

      Oi Denise,
      Que delicia de viagem. Amo MUITO os três lugares.
      Respondendo suas perguntas:
      De Lake Tahoe até Yosemite, pegue a 395
      De Yosemite a Sequoias: pegue a 41 e depois a 198

      Para dormir:
      A) Yosemite, você viu minhas recomendações nesse post?
      B) Sequoias: A cidade mais próxima da entrada do parque é Three Rivers.

      Boa viagem e qualquer dúvida está por aqui?
      Beijos

    • mari vidigal 17 julho, 2015 at 04:24 Responder

      Oi Thais,
      Aproveita que Vancouver tá “aqui do lado” pra vir logo! Brincadeiras a parte, o Yosemite é meu lugar preferido do mundo e vale mega a pena!
      Beijos

  65. Paula 13 julho, 2015 at 13:25 Responder

    Oi Mari! Parabéns pelo blog! Muito legal…

    Primeira vez no Yosemite!! Vamos sair do aeroporto de San Francisco direto para o Parque e gostaria de saber o melhor caminho (I580E e CA120??), pois ficarei em Groveland no Yosemite Westgate Lodge. Minha outra dúvida é justamente se este hotel fica mesmo só 12 milhas da entrada do parque, como dizem. Como ficaremos só 2 dias e meio pensei em conhecer o Yosemite Valley. O que mais poderíamos fazer já que tenho tão pouco tempo, outra sugestão? Estarei com crianças.

    • mari vidigal 14 julho, 2015 at 16:11 Responder

      Oi Paula,
      Isso mesmo. O Caminho mais rápido é 580 + 120
      Em que época do ano vocês vem? Para quem está hospedado em Groveland, ficar no vale é a melhor opção (mas não se preocupe que tem MUITA coisa bacana para fazer)

      Beijos

      • Paula 16 julho, 2015 at 15:30 Responder

        Oi!! Estaremos lá daqui uma semana! Super empolgados! Vou direto para Yosemite village me informar e deixar o carro? Ou há outro lugar melhor para parar e conhecer o Valley? Pela 120 o gate é o norte, mas no site do hotel eles dizem que estamos a 12 miles do Big Oak Flat westgate entrance, qual é a melhor opção? Obrigada novamente!!

        • mari vidigal 17 julho, 2015 at 04:26 Responder

          Oi Paula,
          Td bem?
          Na dúvida, siga o caminho recomendado pelo Google que é sempre que o faz mais sentido (especialmente aqui na Cali, funciona que é uma belezura!)
          Beijos
          Mari

  66. Carmem 12 julho, 2015 at 15:50 Responder

    Olá!!
    Estarei fazendo a Costa no mês de dezembro. no final de dezembro estarei indo a yosemite, exatamente no dia 21 e ficarei até 23 . Se conseguir hotel! Dúvidas:
    Estarei de carro e andei lendo que a estrada é e algumas ficam fechadas. você teria algumas dicas neste período? obrigada, Carmem

    • mari vidigal 14 julho, 2015 at 16:17 Responder

      Oi Carmen, algumas estradas fecham, mas a principal CA120 continua aberta. O uso de correntes no carro é indispensável!
      Abraços

  67. Marcelo 25 junho, 2015 at 20:36 Responder

    Oi Mari, muito útil seu site. Estou pegando várias dicas por ele. Vou passar 2 dias inteiros em Yosemite em setembro. Estarei com um RV de 3 pés. Você sabe se vou ter problema de andar em alguma estrada dentro do parque? Estou pensando em passar um dia até Tioga Pass Road e ficar na região do Tuolumne Meadows e o outro dia para ficar na região do Valley. Está bom? Alguma sugestão?

    Vi que Mariposa Grove vai fechar por dois anos bem nesse verão. Vale a pena ir até Cavaleras Big Tree Park?

    Obrigado

    • mari vidigal 29 junho, 2015 at 02:25 Responder

      Oi Marcelo,
      Não conheço Calavera, então não consigo opinar. O Muir Woods, pertinho de SF é uma alternativa para quem quer ver árvores altas. veja aqui.
      Em relação a RV, pelo que vi nesse link: as únicas estradas restritas a veículos maiores de 30 pés são Mariposa Grove (que estará fechado) e Hetch Hetchy Road.
      Abraços,
      Mari

  68. David 25 junho, 2015 at 10:57 Responder

    Mari, bom dia.

    Parabéns pelo seu trabalho. Realmente completo e com bastante informação relevante, principalmente fotos, que te permitem decidir, independente de opiniões pessoais.

    Estou indo pela segunda vez nesta região. Na primeira, apaixonei-me por Yosemite e agora estou reservando seis dias para lá.

    Se você puder me ajudar, fiquei com duas dúvidas:

    1 – todas as trilhas são bem sinalizadas ou existe alguma que precise de guia?
    2 – Estou na dúvida se “sacrifico” um dia de Yosemite para ir no parque das sequoias. Pelas fotos pareceu interessante, mas acho que as que existem em Mariposa Grove são um bom substituto. Acho que perder um dia no Tenaka Lake, por exemplo, para ir lá não me parece uma boa idéia. O que acha?

    Abraços,

    David

    • mari vidigal 29 junho, 2015 at 02:29 Responder

      Oi David,
      Obrigada pela visita e pelos comentários. Respondendo suas perguntas:
      1- Todas as trilhas que fiz até hoje são bem sinalizadas. Caso você entre nas partes selvagens (você precisará de permissão especial para isso) pode ser que a sinalização não seja boa ou seja inexistente.
      2- O Mariposa Grove é um substituto ótimo, mas ficará fechado pelos próximos dois anos. A parte mais alta do grove (que exige uma trilha de 12 milhas) continua aberta e é maravilhosa. De qualquer forma, o Tenaya lake (e se você tiver pic para subir lá) são dois lugares muitos especiais, e que eu priorizaria. Caso você queria fazer um bate e volta de um dia para fora do parque, a pouco conhecida região de Mammoth Lakes é espetacular. Veja mais detalhes aqui.

      Abraços,
      Mari

      • David 2 julho, 2015 at 14:57 Responder

        Mari, obrigado pelas dicas.

        Como vou ficar só nas trilhas formais, não terei problemas.
        Agora, péssima a notícia do Mariposa Grove estar fechado. Vou pensar no que fazer.
        Quanto ao Mammoth Lakes, já estava na previsão. Vou alugar um carro em Las Vegas, cruzar o Death Valley e chegar no Yosemite por esta região.

        Meu roteiro está assim:

        Dia 1: Mono lake. Mammoht lakes. June Lake.
        2: Upper and Lower Yosemite Falls
        3: Mariposa Grove/ Glacier Point. PDS
        4: caminhada Vernal fall e Nevada fall. PDS Tunnel Wiew
        5: Tanaya lake. Tuolumne Meadows. Olmsted point.
        6: Cathedral Lakes

        Com a saída do Mariposa Grove, vou tentar rermanejar o PDS do Glacier Point e dar um pulo no Sequoia Park.

        Você acha que o roteiro ficou bom? Se tiver sugestões, fique à vontade.

        Superobrigado pela ajuda.

        David.

        • mari vidigal 2 julho, 2015 at 15:33 Responder

          Oi David,
          Adorei seu roteiro!
          Que passeio delicioso!

          Se quiser, passe aqui na volta pra contar como foi, quem sabe ag não escreve um post sobre o seu roteiro?
          Abraços,
          Mari

          • David 2 julho, 2015 at 20:45

            Mari, pode ser. Eu tenho uma página onde eu coloco minhas fotos dos lugares. O objetivo é mostras os lugares através de fotos, pois não tenho muito tempo atualmente para me dedicar a ela. E o objetivo acabou ficando” viaje na imagem”.

            Por isto acho seu trabalho superimportante, para ajudar pessoas a montar seus roteiros com dicas importantes e imparciais (como já estive nesta região com minha esposa, pude perceber isto). Talvez por isto procure valorizar mais as fotos que as palavras, pois em muitas pesquisas vi certos “exageros” que podem prejudicar mais do que ajudar a quem está em dificuldade.

            Desta vez estou indo só com meu filho que gosta de trilhas. Como sou fotógrafo já sei que rolarão “atritos”.

            Na volta pego o meu voo aí em SF. Também acho uma cidade incrível.

            Mas depois de uma olhada nas fotos. Com certeza vai te dar uma vontade enorme de viajar.

            Abraços,

          • mari vidigal 3 julho, 2015 at 00:24

            Oi David,
            Obrigada pela visita. Removi seu link do comentário para não ficar com cara de “propaganda”. Mas já visitei seu site (e inclui no meu Feedly), me apaixonei pelas fotos! Sensacionais.
            Vi que no seu roteiro pelo US você visitou o Monument Valley que está no topo da minha lista de lugares. Que máximo!
            Aproveite o Yosemite, e se precisar de dicas por essa região, aqui estou!
            Abraços,
            Mari

    • mari vidigal 25 junho, 2015 at 04:13 Responder

      O Death Valley é o máximo.
      É… para chegar do Sequoias ao Death Valley no inverno, o único jeito é ir por Bakersfield. A volta é imensas, mas pelo menos, dá pra chegar, certo?! 🙂

    • david 3 julho, 2015 at 17:03 Responder

      Valeu. Espero que em breve você consiga ir lá. Se der vá de carro, é tranquilo andar na parte interna, embora, vão dizer que as estradas são péssimas, que é melhor ir no caminhão do índios …. para brasileiro é mole. E não esqueça de passar no Antelope Canyon.

      Abraços,

  69. Maria Ines Vargas 25 junho, 2015 at 00:25 Responder

    Olá Mari !! Sou eu de novo !! Seu blog tem sido MUITO úitl para o nosso planejamento para a roadtrip de dez/jan !! Obrigada !
    Temos uma dúvida !
    Sairemos de São Francisco em direçao ao Yosemite em um RV, entrar por Big Oak Flat Entrance. Seguindo Half Dome, Bridalveil Fall,Yosemite Falls… Dormir no RV na Upper Pines Campground, em Curry Village. No dia seguinte Sentinel Bridge, linda vista do Half Dome, ver Yosemite Falls, Swinging Bridge, as Cathedral Rocks, o El Capitan… Tunnel View, mirante vistas bonitas do parque nacional, eseguir para o sul pela Wawona Road até Maripo sa Grove, ver sequoias gigantes.

    Acontece que vimos no site que Mariposa Grove estara fechado !!!! E agora ?!
    Posso substituir por ir de São Francicso pela I99 até Fresno, pegar a I180, até General Sherman para ver a Sherman Tree !! ….. o que você nos sugere ?! HELP !!
    Outra dúvida ! Muir woods substitui as sequoias ?
    Valeu Mari !!

    • mari vidigal 25 junho, 2015 at 04:08 Responder

      Oi Maria Inês, precisa checar direitinho que estradas vão estar abertas (o site dos parques costumam ter informações bem precisas). Já visitei o Sequoias no inverno e sei que dá para chegar lá sim, só não sei a rota exata. O parque é lindo e eu recomendo.
      O Muir Woods é o máximo, um parque lindo e cheio de Red Woods gigantes. As Red Woods não são tão grossas ( e nem tão imponentes) quanto as sequoias, mas são maravilhosas. Dependendo das suas expectativas, o Muir pode sim ser uma alternativa interessantes.

      • Maria Ines Vargas 25 junho, 2015 at 13:52 Responder

        Oi Mari,
        A dúvida é em relação a visita a General Sherman e deixar de ver as outras interessantes em Mariposa Grove (Fallen Monarch, Bachelor & Three Graces, Grizzly Giant, California Tunnel Tree). Tudo bem, não temos opção, afinal Mariposa Grove estará fechado, ir até lá para ver somente a General Sherman, ou ir até Muir Woods, e só, daremos como encerrada a temporada de ver arvores gigantes ! De Muir woods partimos para o Death Valey, fazendo uma parada no Carrizo Plain National Monument para ver a San Andreas Fault e dormir por lá, no dia seguinte partir para Death Valey. Ou ir ao Carrizo Plain National Monument na subida de Los Angeles para San Luis Obispo, onde já faríamos uma parada para dormir. Oh dúvida cruel !!

  70. Paty 20 junho, 2015 at 20:59 Responder

    Oiii Mari!!! AMEI seu post, ou melhor, estou amando o blog!
    Gostaria de uma opinião sua pois estou super na dúvida.
    No dia 01/01/16 eu e meu marido sairemos de Las Vegas rumo a Yosemith.
    Minha ideia inicial era no dia 01 ir para o Sequoia National Park e dormir por lá no dia seguinte (dia 02/01) conhecer o parque e ir para Yosemith e dormir lá. No dia 03/01 passear por Yosemith e no dia 04/01 de manhã cedo ir para Lake Tahoe onde vamos ficar até início da tarde do dia 06/01…
    Minha dúvida: melhor ir direto para Yosemith e passear só por lá nos dois inteiros ou ir em Yosemith e Sequoia park como falei?
    Obrigada!! Beijos!

    • mari vidigal 21 junho, 2015 at 23:52 Responder

      Oi Paty,
      Tudo bem?
      Durante o inverno você não consegue chegar no Sequoias por esse lado. As estradas ficam fechadas por causa da neve. Eu faria apenas Tahoe e Yosemite, mas bem preparada para enfrentar uma possível neve.
      Beijos

  71. maria angelica 14 junho, 2015 at 11:08 Responder

    Adorei a matéria, parabéns pelo ótimo site! Gostaria de saber se dá para ir de motorhome, saindo de Sao Francisco. O que você acha, vale a pena? Meus filhos são loucos por essa aventura…. Desde já, muito obrigada. Maria Angélica.

    • mari vidigal 15 junho, 2015 at 05:21 Responder

      Oi Maria Angelica,
      Dá sim, e é o máximo. Só reserve seu espaço de camping com a maior antecedência possível porque os espaços são extremamente limitados no parque.(Mesmo com o motorhome, ter um espaço reservado é obrigatório)
      Abraços
      Mari Vidigal

  72. Luiz 21 maio, 2015 at 21:39 Responder

    Olá Mari, adorei seu post! Parabéns pela sua dedicação em compartilhar suas experiências!!!
    Estou pensando em passar duas noites em Yosemite com minha mulher e as crianças (10 e 7 anos) em Janeiro, mas estou um pouco receoso com a questão da neve nas estradas. A ideia é sair de San Francisco no dia 16/01/2016, passar duas noites no parque e depois ir direto para Monterey. Existe risco de ficar parado na estrada sem conseguir chegar no parque ou então ficar preso lá e não conseguir sair em direção a Monterey? O que vale a pena ver e fazer com as crianças? Qual seria uma boa dica de hospedagem por lá? Você sabe quanto tempo levaria de carro nessa época de Yosemite até Monterey? Como dia 18/01 é feriado nos EUA, será que o parque fica muito cheio nessa época?
    Desculpe-me tantas perguntas, mas acho que você seria pessoa certa para respondê-las!
    Desde já obrigado,
    Luiz, Rio de Janeiro

    • mari vidigal 29 maio, 2015 at 04:42 Responder

      Oi Luiz,
      Td bem?
      Janeiro é o segundo mês mais frio do ano, e a chance de haver neve na estrada é bem alta. Sendo assim, prepare-se para dirigir na neve (aumente o tempo planejado para a viagem, e certifique-se de levar as correntes para neve que são obrigatórias. Para aprender a usar/colocar correntes, recomendo assistir os videos do You Tube.
      A chance de todas as estradas ficarem fechadas é BEM pequena, mas como neve é uma caixinha de surpresa, sempre existe (de qualquer forma, nos últimos três anos morando na Califórnia, só conheci um caso de pessoa presa por causa de neve).
      Para calcular o tempo de estrada, veja a estimativa do google maps e adicione 20%-30% a mais por conta de uma eventual neve.
      As crianças vão amar ver o Yosemite e brincar na neve. Passear pelos mirantes e ver os lagos congelados pode ser uma opção pra lá de diferente pra quem mora no Brasil.
      No inverno o Yosemite costuma ficar bem vazio (mesmo no feriado) e suas chances de encontrar hotel no parque são um pouquinho mais altas.
      Vá feliz (e BEM preparado) que sua família vai amar o passeio.
      Beijos,
      Mari

  73. Thalia 14 maio, 2015 at 14:44 Responder

    Bom dia Mari tudo bem?
    Eu queria uma ajudinha sua… Eu e meu namorado estamos indo para Yosemite dia 13 a 15 de Julho. Ficaremos hospedados no Yosemite View Lodge.
    Temos grande interesse em explorar os principais pontos do vale, e arredores. Estou tentando montar um roteiro mas como tem muitas opções fico bem confusa.
    Como serão apenas 2 dias inteiros, pois dia 15 de manha ja estaremos partindo, queremos fazer trilhas nos lugares que são imprescindíveis de conhecer. Você poderia nos dar dicas? Qual trilha acha essencial fazermos para não perdermos os lugares mais bonitos dos parques?
    Obrigada.
    Thalia

    • mari vidigal 15 maio, 2015 at 16:05 Responder

      Oi Thalia,
      Que delícia de viagem, o Yosemite é meu lugar preferido aqui na Califórnia. Sou completamente apaixonada pelo parque!
      Eu passaria o primeiro dia no Yosemite Valley e faria as trilhas mais básicas: Yosemite Falls, Vernal e Nevada Falls (maravilhosa se você aguentar a subida), cachoeira Bridal Falls e terminaria o dia com a vista do mirante Glacier Point
      No segundo dia visite as sequoias gigantes ou faça alguma trilha em um lugar mais afastado do vale para evitar as multidões (Julho é alta temporada, prepare-se para encontrar o parque bombando).
      Não fique encanada com essa história de não perder os lugares mais bonitos, o parque é gigante e dois dias não dá nem para o gasto. Ao invés de ficar na correria, escolha um pedacinho e visite com a calma e o carinho que ele merece!
      Boa viagem e na volta passa aqui pra contar como foi 🙂

  74. Patricia 20 abril, 2015 at 06:04 Responder

    Ola Mari, tudo bem?
    Em primeiro lugar parabéns pelo seu site. Super completo e explicativo!
    Vamos, eu e meu marido, fazer essa viagem pela California me Julho. Começaremos por Las Vegas, indo de carro ate o Grand Canyon e, tbm de carro, subindo em direção ao Yosemite, ate a chegada em SF. Estamos bem em duvida de como fazer essa subida, não encontrei exatamente onde são as entradas do parque, para programar onde é melhor dormir. Nossa ideia, pelo que andamos pesquisando, era sair de do Grand Canyon, em direção a Calico, passar por Red Rock Canyon, Lone Pine, Mammoth Lakes, Bodie, Lake Tahoe, Napa Valley e SF.Temos esses nomes que que todo mundo fala que precisa conhecer, porem estamos sem referencias sobre como organizar a logística (onde dormir). Temos disponível, de acordo com o restante da viagem, aprox. 4 dias para esse trajeto.
    Se puder nos dar um auxilio ficaremos mto gratos!!Muito obrigada e mais uma vez parabéns pelo site!

    • mari vidigal 20 abril, 2015 at 16:11 Responder

      Oi Patricia, Td bem?
      Vc quer em 4 dias visitar Red Rock Canyon, Lone Pine, Mammoth Lakes, Bodie, Lake Tahoe e Napa Valley? Acho que não vai dar tempo. Ou melhor, você vai passar muito tempo na estrada para dar uma passadinha meia boca em cada lugar. Eu se fosse você tentaria diminuir ao máximo o numero de paradas. E não se preocupe em perder ou deixar de ver algo, porque você vai ganhar em qualidade e em profundidade nos lugares escolhidos.
      Dicas de localização para hospedagem:
      Em Mammoth Lakes, durma em qualquer lugar no centro da cidade. Tem n opções para todos os gostos e bolsos. Pode reservar sem dei no Booking.com ou similar
      Entre Mammoth Lakes e Yosemite, você vai pegar o Tioga Pass – que é o único caminho que faz sentido para a sua rota, você já sairá dentro do parque. Caso você não consiga reservar nada dentro do Parque, tente algo na área de Mariposa. Em Tahoe você terá que escolher North ou South, para primeira visita eu escolheria South, e em Napa busque as opções disponíveis.
      Abraços e aproveite a viagem!

  75. Anne 30 março, 2015 at 17:16 Responder

    Olá Mari, Obrigada pelo post, ficou muito bom e tem ótimas dicas. Estou planejando uma viagem para SF, Big Sur, Yosemite, GC e LV, seria agora no começo de Maio, já tenho tudo meio encaminhado, agora uma dúvida, vamos alugar um carro em SF para descer até Monterey, dormir lá duas noites e seguir para Yosemite, lá vamos ficar no Curry Village, minha pergunta é: Podemos alugar um conversível? Ou fica arriscado por causa dos ursos? Tenho lido que devemos cuidar e não deixar nada no carro para não atrai-los, o que vc acha? Meu marido fala que o sonho dele é dirigir um conversível na Highway 01 , concordo com ele, mas em Yosemite tenho minhas dúvidas se pela noite não vamos ter um invasor rsss rsss
    beijos.

    • mari vidigal 7 abril, 2015 at 11:35 Responder

      Oi Anne,
      Que boa pergunta, sabe que eu nunca parei para pensar nisso. Rs.
      To no meio de uma viagem pela Ásia e com uma conexão bem meia boca e por isso não consigo pesquisar pra vc.
      Mas sim, vc tem que cuidar bastante pra não deixar nem comida e nem produtos de higiene no carro porque os ursos mandam ver.

      Beijos e aproveite a viagem

  76. Adriana 8 março, 2015 at 18:38 Responder

    Oi Mari, tudo bem?
    Saindo de San Francisco, qual é a entrada que chegamos em Yosemite? ( em setembro)
    Consigo fazer em 1 dia algumas partes do Yosemite Valley e Mariposa Groove?
    Vou estar de motorhome e dormir por ali (não sabemos onde)…até que horário podemos ficar passeando por lá?

    Obrigada

    • mari vidigal 10 março, 2015 at 11:50 Responder

      Você chegará pela entrada que fica mais perto de Crane Flat ( e que é a que eu sempre entro).
      Dá sim para conhecer o básico do vale + Mariposa grove em um dia, mas você terá que ser eficiente. Comece pelo vale, estacione seu carro cedo e faça os passeios de shuttle interno: faça Yosemite Falls & Bridal veil, e antes de sair do vale faça o Tunnel View & Glacier Point (prepare-se para um pouco de fila por aqui). No final do dia, visite o Mariposa Grove.

      Você pode passear por lá até a hora que quiser. O parque não fecha.
      Abraços,
      Mari

  77. Elisabeth 6 março, 2015 at 21:23 Responder

    Oi, Mari!
    Vou seguir de Vegas para o Yosemite, em julho, e tenho algumas dúvidas:
    1. Das 3 estradas, nessa época, qual a melhor opção? Como estarei com crianças e ainda queremos aproveitar um pouco do dia no parque, a melhor seria a mais rápida…
    2. Entrando no parque por essa estrada, o que recomenda que vejamos no mesmo dia? Ficaremos em Curry Village. Aliás, as crianças amando a ideia de “acampar” no parque… rs
    Como só tenho o dia da chegada e mais um inteiro, queria otimizar e ver o máximo possível.
    Obrigada.

    • mari vidigal 7 março, 2015 at 14:22 Responder

      Oi Elisabeth,
      Td bem?
      1. Eu sempre sigo o caminho que o Googler mandar, a melhor estrada varia conforme o dia eo trânsito!
      2. Que entrada você vai usar? ;o) Se for a principal, aproveite para conhecer bem o Yosemite valley que é onde fica seu camping. As crianças vão AMAR o curry village 🙂

      Abraços,
      Mari Viidgal

  78. Luli 3 março, 2015 at 00:55 Responder

    Oi Mari, estou planejando uma viagem para Yosemite + SF x LA pela Highway 1. Ficarei na California de 20/abr a 1/maio. Minha ideia é fazer o pedaço da viagem de Yosemite de RV. Os únicos campings que ainda estão disponíveis para RV são HODGDON MEADOW e WAWONA. Alguma dica de qual seria o melhor? To planejando 4/5 dias no parque pois quero fazer bastante trilha. Não sei se é possível fazer alguma trilha que eu possa acampar no meio do caminho. Se rolar a ideia é deixar o RV no camping e acampar uma noite no meio da trilha. Se tiver alguma dica ficarei feliz em receber. Mas esse seu post já ajudou muito! Mandou muito bem. Bjs

    • mari vidigal 3 março, 2015 at 13:25 Responder

      Oi Luli,
      Tudo bem?
      Que delicia de viagem? Não conheço nenhum desses dois campings, mas prefiro a Localização do Hodgdon Meadow. Tem várias trilhas de acampar no caminho, mas vc precisa aplicar para a permissão com antecedência. Se você curte caminhadas longas, o Half dome é imperdível.
      Bjs

  79. William 22 fevereiro, 2015 at 20:49 Responder

    Ola, Parabens pelo site, muito completo e explicativo para quem nunca foi (que é o mes caso) ou mesmo pra quem ja visitou.

    Chegarei no parque nos dias 15 e 16 de Abril/15, vindo de SFO e não consegui reserva para esta noite no Yosemite Lodge at the Falls. No hoteis fora do parque voce menciona Yosemite West, porem quais regioes/hoteis seriam? Estou procurando nos agregadores de hoteis, mas nao estou encontrando. Alem desta area, para eu que tenho pouco tempo e no dia 16 (final do dia) sigo para Las Vegas, qual seria a melhor opção de estadia? Obrigado pela ajuda!

    • mari vidigal 1 março, 2015 at 17:00 Responder

      Oi Willian,
      Obrigada pela visita!
      Que bom que vc gostou do roteiro.:)
      Estou no meio de uma viagem pela Ásia e com uma conexão BEM mais lenta do que gostaria, então não conseigo buscar nada.
      De uma olhadinha na região de Mariposa, a distância é bem razoável para explorar o parque.
      Abraços,
      Mari

  80. Tamarm 18 janeiro, 2015 at 00:12 Responder

    Olá!! Excelente relato! Ajudou muito!! Obrigada!! Uma dúvida… estou planejando uma viagem para California, que por sinal apesar de nunca ter visitado ja estou apaixonada so pelas pesquisas… Então terei 5 dias e meio, o plano é chegar em San Fran no domingo meio dia e sair de la p/ NYC na sexta a noite. Acha que dá tempo de fazer um bate e volta em Big Sur, um pouco de yosemite e lake tahoe e um pouco de San Fran?? Alguma sugestão de roteiro?? I’d really appreciate it!! 😉 Obrigada!!

    • mari vidigal 18 janeiro, 2015 at 21:21 Responder

      Olá! Vou dar minhas opiniões bem sinceras, tá?!
      Acho que 5 dias na Califórnia é bem pouco para o tamanho dos seus planos. Você não consegue esticar sua viagem para uns 10 dias? Seria ideal.
      Para vc ver como 5 dias é pouco:
      A distancia entre San Francisco e o começo de big Sur é de 2h e 46 minutos só de ida.Para Lake Tahoe (que fica ABSOLUTAMENTE do outro lado) são 3h 35 minutos e Para Yosemite, que também fica completamente fora de mão tanto de Tahoe quanto de Big Sur são mais 3h 35m só de ida. No melhor dos casos e sem nenhum passeio adicional, vc esta falando de dirigir quase 20 horas em 5 dias só para chegar nos lugares.

      Falando em planos realistas, eu se fosse você, ficaria 3 dias em San Francisco, e nos outros 2 dias e meio você pode dormir em Big Sur (RESERVE com muita antecedencia porque tem muio pouco lugar) ou em Carmel para aproveitar um pedacinho da costa da Califórnia ou para Yosemite para ver o parque.

      Por incrível que pareça, numa viagem tão curta como a sua, menos é mais.
      Abraços,
      Mari

  81. Fernando Ramos 22 dezembro, 2014 at 01:31 Responder

    Vou passar tres noites agora em janeiro , me hospedando No Yosemite Lodge. Vou chegar pela 140 (Mariposa) Estou preocupado com a entrada, Vou estar com um carro 4x 4 e gostaria de saber se consigo chegar ao vale com esse carro, sem correntes. Mesmo os 4 x 4 tem que usar corrente para chegar ao hotel ? Consigo me deslocar lá dentro com esse carro. Pretendo um dia inteiro ir a estação de esqui para esquiar, será que posso ir com meu carro ou de shuttle ? Tem excursões internas para os mirantes oferecidas pelo hotel ?
    Desde já agradeço,
    Fernando – Rio de janeiro

    • mari vidigal 22 dezembro, 2014 at 02:51 Responder

      Oi Fernando,
      Tudo bem?
      Geralmente, em casos de neve fraquinha, com uma 4×4 sem correntes você poderá trafegar sem problemas. Se a coisa apertar, o uso da corrente é obrigatório. Sei que parte da Glacier Point Road fica interditada durante o inverno, e não sei se você conseguirá ir até lá de carro. De qq forma, os shuttles são gratuitos e operam a todo o vapor! PTunnel View e Crane Flat, são acessíveis de carro. O Glacier point estará fechado.

      Boa viagem

Post a new comment

Veja também