Roteiro 15 dias na Califórnia: San Francisco, Los Angeles, San Diego & Highway 1

Vai viajar para a Califórnia? Você está no lugar certo! Aqui você encontrará 5 opções diferentes de roteiros pela Califórnia (incluindo os incríveis vizinhos Las Vegas e Grand Canyon) com direito a mapas, dicas e muito mais!

E quer saber a melhor parte? Moro na Califórnia há 12 anos, e já fiz todos esse roteiros algumas vezes! Assim, é só escolher o roteiro que mais combina com seu estilo de viagens, imprimir e viajar!

Roteiro 15 dias na Califórnia: San Francisco, Los Angeles, San Diego & Highway 1

Além dos roteiros da Califórnia preparamos uma série de dicas úteis para planejar sua viagem:

Clique no item acima para ir direto ao ponto, ou se preferir leia todos eles para ver qual tem mais a sua cara.

Suas férias são mais curtas e 15 dias é muito tempo? Dê uma olhada no nosso roteiro de 10 dias na Califórnia.

Roteiro 1: Califórnia de São Francisco a San Diego pela Highway 1

Esse é um roteiro básico (e incrível) para quem vem para a Califórnia pela primeira vez e quer conhecer San Francisco, Los Angeles e San Diego cruzando o estado por uma das estradas mais lindas do mundo, a Highway 1.

Esse roteiro também conta com paradas em Santa Cruz, Carmel, Monterey, Big Sur, Santa Barbara e Laguna Beach.

Vista Lombard Street - San Francisco
Ladeiras de San Francisco e a ilha de Alcatraz no fundo

Resumo do Roteiro 1

  • Dias 1-3: São Francisco
  • Dia 4: São Francisco – Monterey (ou Carmel)
  • Dia 5: Monterey & Carmel
  • Dia 6: Monterey – Paso Robles (ou Cambria)
  • Dia 7: Paso Robles – Santa Barbara
  • Dia 8: Santa Barbara – Santa Mônica
  • Dias 9 – 10: Los Angeles
  • Dia 11: Los Angeles – San Diego
  • Dias 12-14: San Diego
  • Dia 15: volta pra Los Angeles

Roteiro de 15 dias na Califórnia no Mapa

Roteiro Detalhado:

Chegou a hora de detalhar nosso roteiro 1 e descrever em detalhes cada uma das cidades, mas antes quero dar uma dica de chip para os Estados Unidos que é mais econômico que os chips locais e que te ajuda a sair já conectado do Brasil.

A “O meu chip” oferece dois planos diferentes, o controle e o ilimitado, e quem optar pelo ilimitado pode rotear até 3Gb de internet com um segundo telefone. Super prático!

COMPRE SEU CHIP COM DESCONTO

Vamos ao roteiro?

Dias 1-3: São Francisco

Começar a viagem por San Francisco te dá a chance de ser recebido por uma das cidades americanas mais divertidas e acolhedoras, além de começar sua descida pelo estado na mão certa e sempre de frente para o Oceano.

Pier 7 - San Francisco

O que fazer em San Francisco

Passear pela Golden Gate (passando e parando nos mirantes mais bonitos), ir até Sausalito de Ferry (atravessar a Golden Gate de bicicleta é especial) e se impressionar com as vistas da baía e de Alcatraz.

Conhecer Alcatraz, a prisão mais temida de todos os tempos, comer comidinhas deliciosas no ferry building, passear de bondinho, ou como nós chamamos por aqui – cable car – descer as curvas da Lombard Street (e fotografá-la de baixo para cima) e se encantar com as casinhas da Alamo Square.

Veja aqui mais dicas do que fazer em San Francisco.

Mirante da Golden Gate Bridge em San Francisco
Golden Gate Bridge vista da região do Welcome Center

Transporte em San Francisco

Em San Francisco dá para se virar super bem de transporte público (bondinho + muni), e assim evitar dores de cabeça homéricas buscando estacionamento (que na maioria das vezes custa bem caro). Alugue o carro somente no último dia.

Para o aluguel recomendo a Rentcars, um comparador de locadoras que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem e permite o parcelamento, em reais, e em até 12 vezes sem juros.

Alugue seu carro na Califórnia

Onde ficar em San Francisco:

As duas pedidas de hospedagem mais tradicionais em San Francisco são a Union Square, o centro comercial da cidade, e o Fisherman’s Wharf, o centro turístico de San Francisco.

Veja mais de 40 dicas (com fotos) de onde ficar em San Francisco

Dia 4: São Francisco – Monterey (ou Carmel)

Saindo de San Francisco, você terá a difícil missão de escolher entre ficar em Carmel ou Monterey, ambas são cidade bem legais, porém bem diferentes.

Vamos falar do trajeto entre San Francisco e Carmel?

Acorde cedinho e siga de carro pela Highway 1, nem pense em (e nem deixe seu GPS) cortar caminho pela estrada de dentro que é feia e sempre graça. No trajeto pare no farol do Pigeon Point que é super fotogênico e dê um giro gostoso por Santa Cruz.

Old Fisherman's Wharf em Monterey
Old Fisherman’s Wharf em Monterey

Onde ficar em Monterey

Monterey tem duas regiões hoteleiras, a Cannery Row (rua mais turística da cidade) e a região do antigo Fisherman’s Wharf (uma área gracinha e cheia de coisas bacanas para fazer). Gosto e recomendo as duas regiões.

Aí vão algumas dicas de hotéis:

A) Cannery Row:

Para quem quer um hotel mais caprichado vale olhar o Intercontinental The Clement, e no Monterey Plaza Hotel and SPA que tem quartos bonitos, confortáveis e vistas lindas do mar. Opções com melhor custo benefício são o Best Western Plus Victorian e no Holiday Inn Express.

B) Fisherman’s Wharf

Meus queridinhos nessa região são o Portola Hotel & SPA e o Hotel Pacific. E pra quem quer algo com melhor preço essa região tem hotéis de rede que costuma ter bons preços: Ramada Inn , Super 8 e Comfort Inn são alguns deles.

Veja aqui todas as nossas dicas de onde ficar em Monterey

Praia de Carmel na Califórnia
Praia de Carmel na Califórnia

Onde ficar em Carmel?

Se você optar pot Carmel, a melhor dica é escolher algo no centro. O gostoso de Carmel é explorar o centrinho a pé e passear pelas ruas sem pressa, e o ideal é selecionar um hotel que te ofereça essa experiência.

Alguns dos meus preferidos são o Hotel Carmel com decoração estilo hotel fazenda, o La Playa Carmel com decoração praiana e jardim caprichado, e o Carmel Country Inn que tem quartos lindos. É difícil achar algo super barato no centro de Carmel, mas o Sea View Inn o Lamp lighter Inn muitas vezes tem preços bacanas.

Dia 5: Monterey & Carmel

Hoje é dia de se encantar com as sardinhas dançarinas e as águas vivas elegantes do Aquário de Monterey, curtir cada pedacinho da 17 Mile drive, passear pelo centrinho de Carmel e encerrar dia com um pôr do sol caprichado na praia de Carmel.

O Cipreste Solitário - Carmel
O Cipreste Solitário, uma das paradas mais lindas da 17 Mile drive

Sobrou tempo?

Visite a Missão de Carmel (uma das mais antigas da Califórnia) ou parque Point Lobos (que é um ótimo lugar para ver focas e baleias). Para jantar aproveite os restaurantes gostosos e charmosos de Carmel.

Dia 6: Monterey – Paso Robles, San Luis Obispo ou Cambria

No sexto dia há três opções interessantes para pernoitar: Paso Robles (ideal para quem curte vinhos), San Luis Obispo (a mais descolada e agitada) e Cambria (vibe relax e hotéis com bons preços). Já me hospedei e adoro as três.

Vamos falar do caminho?

Os 70 Km que ligam Monterey a San Simeon são repletos de paisagens maravilhosas! A região de Big Sur concentra a maioria delas.

Duas paradas imperdíveis nesse trecho são Mcway Falls e a antiga ponte Bixby Bridge. Quem quiser ainda pode fazer um tour pelo Hearst Castle (compre com antecedência e programe-se para chegar no horário). Feche o dia com um pôr do sol & dezenas de elefantes marinhos no Farol de Piedras Blacas em San Simeon.

Daou, Paso Robles
Vinícola Daou em Paso Robles

Onde ficar em Paso Robles

Se você busca luxo e conforto minhas dicas em Paso Robles são o CaliPaso Winery & Villa uma vinícola & hotel linda com quartos bacanas e vistas incríveis dos vinhedos; e o Allegretto Vineyard Resort com hotel caprichado com estrutura excelente, restaurante próprio e salão de degustação de vinhos.

Para quem busca um bom custo benefício, minha primeira sugestão é o Paso Robles Inn, um hotel charmoso com jardim caprichado e quartos lindos. Outros dois hotéis que entregam um bom custo benefício, tem uma estrutura legal e vivem fazendo boas promoções são o La Quinta Inn & Suites (com decoração clássica e quartos espaçosos) e o Holliday Inn Express (que tem um jeitão mais moderno).

E pra quem procura uma alternativa mais econômica e quer um hotel, limpo e bem localizado porém sem grandes luxos, minhas dicas são o Farmhouse Motel e o Adelaide Inn

Dica: se você vai dormir em Paso Robles não deixe de comprar os ingressos com antecedência para visitar a incrível instalação Sensorio. Já fui duas vezes e iria outras dez.

Luzes coloridas do Sensorio em Paso Robles
Luzes coloridas do Sensorio em Paso Robles

Onde ficar em Cambria

Cambria é uma cidade pequenina e com uma oferta interessante de hotéis charmosos com um bom custo benefício. Nós ficamos no Fog Catcher Inn e amamos a experiência, o hotel é uma graça, tem café da manhã (bem simples) incluso na diária e fica em frente a linda praia de Cambria. Outros hotéis bem avaliados na cidade são:  Blue Dolphin Inn e o J Patric House Bed and Breakfast.

Praia em Cambria na Highway 1 - Califórnia
Praia em Cambria: linda e vazia

Dia 7: Paso Robles ou Cambria – Santa Barbara

Visite as vinícolas de Paso Robles ou a rua principal de Cambria, em seguida, passe por Morro Bay buscando lontras e outros animais marinhos e curta o entardecer em Santa Barbara.

Quem quiser pode passar por Solvang, uma cidadezinha bem turística com cara de Dinamarca ou Los Olivos, uma cidade pequenina repleta de boas vinícolas e um dos melhores restaurantes da região.

Dia 8: Santa Barbara – Santa Monica

Santa Barbara é linda e vai te conquistar rápidamente.

Algumas das paradas que eu mais gosto são: ver a vista da cidade do alto da torre do fórum, visitar a Missão de Santa Barbara, as lindas praias da cidade e o charmoso centrinho da cidade.

Pier de Santa Monica
Parque de diversões retrô em Santa Monica

Terminado o passeio, siga para Santa Monica, fazendo uma parada gostosa em Malibu. O ideal é chegar em Santa Monica antes do pôr do sol.

No pier de Santa Monica curta as luzes do antigo parque de diversões se acendendo conforme o dia vira noite, e se der tempo, dê um giro pela Third Street Promenade

No dia seguinte você pode visitar o Getty Villa (reserve com antecedência) e dar um volta por Venice Beach, a divertida Abbot Kinney e os canais de Venice antes de tocar pra cidade.

Onde ficar em Santa Monica:

Se você busca estilo e conforto minhas dicas são o Fairmont Miramar Hotel & Bungalows , o  Casa Del Mar , e o Oceana Beach Club. 

Pra quem quer algo bacana, mas sem tanto luxo os hotéis  Ocean View Hotel,  Ambrose Hotel , Channel Road Inn, e o Sea Blue Hotel (Antigo The Hotel Califórnia) são boas pedidas!

Na categoria hotéis com bom custo benefício, minhas melhores dicas são o  Pico Travel Lodge , Rest Haven Motel e o Comfort Inn Santa Monica. E vale falar que a vizinha Venice Beach tem hotéis super bacanas e descolados como o The Kinney (meu queridinho #AMO) e o  Venice on The Beach Hotel com preços bem mais amigáveis que Santa Monica.

Dias 9 & 10: Los Angeles

Em Los Angeles nem pense em devolver seu carro, você vai precisar dele, e muito!

Visite Hollywood (Letreiro de Hollywood & Calçada da Fama), Beverly Hills, os estúdios de cinema da Warner Bross (reserve a visita com antecedência), Farmer’s Market de LA e o shopping center The Groove. Pra quem curte arte, o museu LACMA é uma excelente pedida.

Veja aqui um roteiro de Los Angeles completo.

E claro, quem quiser pode aproveitar um dos dias em Los Angeles para visitar a Disneyland ou o Universal Studios Hollywood.

Placa de Hollywood: item essencial em o que fazer na Califórnia
Placa de Hollywood em Los Angeles: Uma foto classica de quem visita a cidade pela primeira vez

Vejas também: o que fazer em Los Angeles

Dia 11: Los Angeles – San Diego

Hoje é dia de explorar o pedacinho da Highway que liga Los Angeles a San Diego. Para aproveitar a viagem ao máximo vale incluir paradas em cidades interessantes como Newport Beach, Laguna Beach (minha preferida) ou Dana Point.

Praias do Heisler Park em Laguna Beach
Praias do Heisler Park em Laguna Beach

Na entrada de San Diego, aproveite para conhecer La Jolla, uma das praias mais lindas da cidade. Com sorte você será bem recebido por leões marinhos.

Dias 12-14: San Diego

San Diego tem uma mood fantástica, e vai te conquistar em muito pouco tempo. Alguns dos meus passeios preferidos são: o zôo de San Diego, o incrível porta aviões USS Midway, o brunch do Hotel Del Coronado, a charmosa Old Town, a moderninha Gaslamp Quarter e caprichado museu marítimo.

Veja aqui um roteiro de San Diego completo.

Old Town - San Diego
Old Town – San Diego

Onde ficar em San Diego

Escolher hospedagem em San Diego não é super simples e por isso recomendo a leitura do nosso post onde ficar em San Diego.

Em linhas gerais, vale ficar o mais próximo que conseguir do Centro de San Diego, ou optar pelas vizinhas Coronado e La Jolla.

No centro de San Diego adoro o Andaz San Diego , Staypineapple at Hotel Z (que costuma ter ótimas promoções), e o Kings Inn que não fica bem no centrinho mas tem uma das melhores relações custo x benefício da cidade.

Dia 15: Volta para Los Angeles

Deixei o último dia meio aberto pra você ter tempo de voltar para Los Angeles e organizar seu vôo ou curtir um dia mais relax na cidade. Pra quem voa de San Francisco, minha sugestão é pegar um vôo de San Diego a San Francisco (fazer a volta de carro em um dia é muito cansativo e na real, um desperdício de 1 dia inteiro das suas preciosas férias.


Roteiro 2: São Francisco, Napa Valley, Yosemite, Highway 1 & Los Angeles

Esse é um roteiro pela Califórnia combina San Francisco e Los Angeles com os vinhos de Napa Valley e os encantos das montanhas rochosas no Yosemite Park sem deixar de lado as belezas da Highway 1. Um dos meus roteiros preferidos.

Half Dome visto do alto do Glacier Point no Yosemite
Half Dome, uma das formas∫oeste rochosas do Yosemite Park

Resumo do Roteiro

  • Dias 1-3: São Francisco
  • Dia 4: Napa Valley
  • Dia 5: Napa Valley – Yosemite
  • Dia 6 – 7: Yosemite
  • Dia 8: Yosemite – Monterey
  • Dias 9: Monterey
  • Dias 10: Monterey – Paso Robles
  • Dia 11: Paso Robles – Santa Barbara
  • Dia 12: Santa Barbara – Santa Monica
  • Dias 13-15: Los Angeles

Roteiro no Mapa

Roteiro 2 em detalhes

Chegou a hora de detalhar o nosso roteiro 2 pela Califórnia, mas antes quero dar uma dica de chip para os Estados Unidos que custa mais barato que os chips locais e que te ajuda a sair já conectado do Brasil.

A “O meu chip” oferece dois planos diferentes, o controle e o ilimitado, e quem optar pelo ilimitado pode rotear até 3Gb de internet com um segundo telefone. O chip funciona super bem na Califórnia e vai ajudar a seguir este roteiro durante a viagem.

Compre aqui seu Chip com desconto

Agora vamos ao roteiro?

Dias 1-3: São Francisco

Comece por San Francisco, uma cidade cheia de personalidade e cheia de vida.

Casinhas Vitorianas na Alamo Square em San Francisco
Casinhas Vitorianas na Alamo Square em San Francisco

Alguns dos meus passeios preferidos são: Passear pela Golden Gate (passando e parando nos mirantes mais bonitos), ir até Sausalito de Ferry (ou faça o trajeto de bicicleta pela Golden Gate) e se impressionar com as vistas da baía, conhecer Alcatraz, a prisão mais temida de todos os tempos, comer comidinhas deliciosas no ferry building, passear de bondinho, descer as curvas da Lombard Street (e fotografá-la de baixo para cima) e se encantar com as casinhas da Alamo Square.

Onde ficar em San Francisco:

Os bairros mais tradicionais para se hospedar em SF são a Union Square, o centro comercial da cidade, e o Fisherman’s Wharf, o centro turístico.

Quer mais dicas de hotéis em San Francisco? Veja aqui onde ficar em San Francisco

Em San Francisco dá para se virar super bem de transporte público (bondinho + muni), e assim evitar dores de cabeça homéricas buscando estacionamento (que na maioria das vezes custa bem caro). Alugue o carro somente no último dia, e use o site da Rentcars para comparar melhores preços e para parcelar o pagamento em reais, em até 10 vezes sem juros.

Veja aqui um roteiro de San Francisco completo.

Dia 4: Napa Valley

Saia de San Francisco cedinho, rumo a região vinícola de Napa Valley.

Para ter uma experiência bem diversa, recomendo que você visite no máximo três vinícolas diferentes (veja minhas sugestões no link abaixo). Visite as duas primeiras na parte da manhã, faça um picnic na segunda vinícola (você pode comprar todos os apetrechos para o picnic em Napa) e a última na parte da tarde. Reserve um restaurante caprichado para curtir sua noite em Napa em um lugar mais top.

Vinhedos em Napa Valley
Napa Valley

Dia 5: Napa Valley – Yosemite

Saia cedinho porque a estrada é longa e dirija com cuidado até o Yosemite National Park. No finalzinho da estrada você passará por um trecho bem bonito repleto de mirantes, eu se fosse você, pararia em todos eles.

Chegando no parque, aproveite que você já está dentro do carro e no pic, para dar um passeio pelos principais mirantes do parque. Tunnel view & Glacier Point são paradas obrigatórias.

Quem quiser parar no Outlet de Vacaville pode optar por uma rota um pouquinho mais longe e transformar esse dia num dia de compras, só não vale esquecer que a viagem é longa!

Dias 6-7: Yosemite

Como você tem dois dias inteiros para explorar o parque poderá fazer várias trilhas e conhecer diversas áreas diferentes. Recomendo que você fique um dos dias dentro do Yosemite Valley (se der pra evitar o sábado no Vale, você terá trilhas e mirantes mais vazios). No dia seguinte aproveite para explorar Mariposa (uma área repleta de sequoias gigantes), os lagos do Tioga Pass ou o charme do Wawona.

Tunnel View - Yosemite

Dia 8: Yosemite – Monterey (ou Carmel)

Acorde cedo por que hoje é dia de estrada! Infelizmente esse não é um dos trechos mais lindos da Califórnia, e o tempo vai demorar um pouquinho pra passar, mas relaxe, Monterey é uma graça e é só colocar os pézinhos na Cannery Row que você vai se animar ;). Aproveite o pôr do sol em alguma praia bonita (Lover’s Point é sempre uma boa pedida) e jante em Carmel (que tem opções mil vezes mais gostosas que Monterey).

A) Cannery Row:

Para quem quer um hotel mais caprichado vale olhar o Intercontinental The Clement, e o Monterey Plaza Hotel and SPA que tem quartos bonitos, confortáveis e vistas lindas do mar. Opções com melhor custo benefício são o Best Western Plus Victorian e no Holiday Inn Express.

B) Fisherman’s Wharf

Meus queridinhos nessa região são o Portola Hotel & SPA e o Hotel Pacific. E pra quem quer algo com melhor preço essa região tem hotéis de rede que costuma ter bons preços: Ramada Inn , Super 8 e Comfort Inn são alguns deles.

Veja ofertas de hotéis em Monterey aqui.

Onde ficar em Carmel?

Se você quer ficar em Carmel, a melhor dica é escolher algo no centro. O gostoso de Carmel é explorar o centrinho a pé e passear pelas ruas sem pressa, e o ideal é selecionar um hotel que te ofereça essa experiência. Alguns dos meus preferidos são o Hotel Carmel com decoração estilo hotel fazenda,o La Playa Carmel com decoração praiana e jardim caprichado, e o Carmel Country Inn que tem quartos lindos. É difícil achar algo super barato no centro de Carmel, mas o Sea View Inn o Lamp lighter Inn muitas vezes tem preços bacanas.

Dias 9: Monterey & Carmel

Hoje é dia de se encantar com as sardinhas dançarinas e as águas vivas elegantes do Aquário de Monterey, curtir cada pedacinho da 17 Mile drive, passear pelo centrinhos de Carmel e encerrar dia com um pôr do sol caprichado na praia de Carmel.

Carmel - Califórnia
Carmel – Califórnia

Dias 10: Monterey – Paso Robles (ou Cambria)

Para o dia de hoje, há três opções interessantes para pernoitar: Paso Robles (ideal para quem curte vinhos), San Luis Obispo (a mais descolada e agitada) e Cambria (vibe relax e hotéis com bons preços). Já me hospedei e adoro as três.

Vamos falar do caminho?

Os 70 Km que ligam Monterey a San Simeon são repletos de paisagens incríveis. A região de Big Sur concentra a maioria delas. Duas paradas imperdíveis nesse trecho são Mcway Falls e a antiga ponte Bixby Bridge. Quem quiser ainda pode fazer um tour pelo Hearst Castle (compre com antecedência e programe-se para chegar no horário). Feche o dia com um pôr do sol & dezenas de elefantes marinhos no Farol de Piedras Blacas em San Simeon.

Paisagens de Big Sur na Califórnia
Paisagens de Big Sur na Califórnia

Para dormir você pode escolher Paso Robles, uma cidade gracinha repleta de vinícolas ou Cambria, uma cidade de frente para o mar, com uma vibe maravilhosa e muitos restaurantes gostosos. Amo as duas paradas.

Onde ficar em Paso Robles

Se você busca luxo e conforto minhas dicas em Paso Robles são o CaliPaso Winery & Villa uma vinícola & hotel linda com quartos bacanas e vistas incríveis dos vinhedos; e o Allegretto Vineyard Resort com hotel caprichado com estrutura excelente, restaurante próprio e salão de degustação de vinhos.

Para quem busca um bom custo benefício, minha primeira sugestão é o Paso Robles Inn, um hotel charmoso com jardim caprichado e quartos lindos. Outros dois hotéis que entregam um bom custo benefício, tem uma estrutura legal e vivem fazendo boas promoções são o La Quinta Inn & Suites (com decoração clássica e quartos espaçosos) e o Holliday Inn Express (que tem um jeitão mais moderno).

E pra quem procura uma alternativa mais econômica e quer um hotel, limpo e bem localizado porém sem grandes luxos, minhas dicas são o Farmhouse Motel e o Adelaide Inn

Onde ficar em Cambria

Cambria é uma cidade pequenina e com uma oferta interessante de hotéis charmosos com um bom custo benefício. Nós ficamos no Fog Catcher Inn e amamos a experiência, o hotel é uma graça, tem café da manhã (bem simples) incluso na diária e fica em frente a linda praia de Cambria. Outros hotéis bem avaliados na cidade são: Pelican Inn, Blue Dolphin Inn e o J Patric House Bed and Breakfast.

Dia 11: Paso Robles – Santa Barbara

Visite as vinícolas de Paso Robles ou a rua principal de Cambria, em seguida, passe por Morro Bay buscando lontras e outros animais marinhos e curta o entardecer em Santa Barbara. Quem quiser pode passar por Solvang, uma cidadezinha bem turística com cara de Dinamarca ou Los Olivos, uma cidade pequenina repleta de boas vinícolas e um dos melhores restaurantes da região.

Santa Barbara - Califórnia
Missão de Santa Barbara

Dia 12: Santa Barbara – Santa Monica

Santa Barbara é linda e vai te conquistar rapidamente. Algumas das paradas que eu mais gosto são: ver a vista da cidade do alto da torre do fórum, visitar a Missão de Santa Barbara, as lindas praias da cidade e o charmoso centrinho da cidade.

Terminado o passeio, siga para Santa Mônica, o ideal é que você chegue lá antes do pôr do sol. No pier curta as luzes do antigo parque de diversões e termine o dia passeando pelo shopping center ao ar livre que fica ali do lado e é o máximo. No dia seguinte você pode visitar o Getty de Santa Monica (imperdível pra quem curte arte) e dar um volta por Venice Beach & Little Venice antes de tocar pra cidade.

Com um tempinho extra vale passear pela incrível Abbot Kinney, uma das ruas mais legais de L.A.

Little Venice - Califórnia
Little Venice, pertinho de Santa Monica

Onde ficar em Santa Monica:

Se você busca estilo e conforto minhas dicas são o Fairmont Miramar Hotel & Bungalows , o Casa Del Mar , e o Oceana Beach Club. 

Pra quem quer algo bacana, mas sem tanto luxo os hotéis  Ocean View Hotel,  Ambrose Hotel , Channel Road Inn, e o Sea Blue Hotel (Antigo The Hotel Califórnia) são boas pedidas!

Na categoria hotéis com bom custo benefício, minhas melhores dicas são o  Pico Travel Lodge , Rest Haven Motel e o Comfort Inn Santa Monica. E vale falar que a vizinha Venice Beach tem hotéis super bacanas e descolados como o The Kinney (meu queridinho #AMO) e o  Venice on The Beach Hotel com preços bem mais amigáveis que Santa Monica.

Dias 13-15: Los Angeles

Em Los Angeles nem pense em devolver seu carro, você vai precisar dele, e muito! Visite Hollywood (placa de Hollywood & Calçada da Fama) e a pomposérrima Beverly Hills, os estúdios da Warner Bross (reserve a visita com antecedência) ou algum outro que você escolher, Farmer’s Market de LA e o shopping center The Groove. Pra quem curte arte, o museu LACMA é uma excelente pedida.

Veja aqui um roteiro de Los Angeles completo do que ver e fazer em Los Angeles.

Quem quiser pode aproveitar os dias em Los Angeles para conhecer um dos parques temáticos da Califórnia.

Teatro Chinês - Los Angeles
Pés e mãos dos famosos no teatro chinês em LA

E para fechar as dicas deste segundo roteiro, quero te lembrar o Seguro Viagem, indispensável para uma viagem tranquila pela Califórnia. Confira o site da Seguros Promo para comparar as melhor opções do mercado e use o código IDEIASNAMALA5 para ganhar até 10% de desconto.

ROTEIRO 3: São Francisco, Highway 1, Los Angeles, San Diego e Las Vegas

Las Vegas

Esse é um roteiro ultra corrido para quem não abre mão de conhecer San Francisco, Los Angeles, San Diego e Las Vegas. Vale lembrar que esse é um roteiro que preza quantidade e que assume desde o início que não dá para ver tudo em detalhes.

Pra quem é da filosofia de que bateu o olho, tá visto e tá disposto a encarar uma maratona, taí uma opção.

Roteiro Resumido:

  • Dias 1-3: São Francisco
  • Dia 4: São Francisco – Monterey (ou Carmel)
  • Dia 5: Monterey – Santa Barbara
  • Dia 6: Santa Barbara – Santa Monica
  • Dia 7-8: Los Angeles
  • Dia 9: Los Angeles – San Diego
  • Dia 10 e 11: San Diego
  • Dia 12: San Diego – Las Vegas
  • Dias 13-15: Las Vegas

Roteiro no Mapa

Roteiro da Califórnia em detalhes

Chegou a hora de detalhar nosso terceiro roteiro – ou Roteiro Power – como gosto de chamá-lo.

Como nos roteiros anteriores, quero aproveitar a deixa para dar uma dica de chip de celular para os Estados Unidos que custa mais barato que os chips locais e que uso quando minha família vem me visitar.

A empresa “O meu chip” oferece dois planos diferentes, o controle e o ilimitado, e quem optar pelo ilimitado pode rotear até 3Gb de internet com um segundo telefone. O chip funciona super bem na Califórnia e vai ajudar a seguir este roteiro durante a viagem.

Agora vamos ao roteiro?

Dias 1-3: São Francisco

Vamos começar por San Francisco, uma das cidade mais vivas dos Estados Unidos e um lugar que mistura de forma linda e clima de cidade movimentada com natureza.

Ponte Golden Gate - San Francisco
Ponte Golden Gate – San Francisco

Alguns dos meus passeios preferidos em San Francisco são: Golden Gate (se tiver pique, cruze a ponte de bicicleta), visitar a vizinha Sausalito, conhecer Alcatraz, a prisão mais temida de todos os tempos, comer comidinhas deliciosas no ferry building, passear de bondinho, descer as curvas da Lombard Street e se encantar com as casinhas da Alamo Square.

Veja aqui um roteiro de San Francisco completo

Onde ficar em San Francisco:

San Francisco tem uma estrutra hoteleira bem espalhada entre os bairros da cidade, os dois bairros mais populares são a Union Square, o centro comercial da cidade, e o Fisherman’s Wharf, o centro turístico.

Veja aqui mais de 40 dicas de hotéis em San Francisco: Onde ficar em San Francisco

Transporte em San Francisco:

Em San Francisco dá para se virar super bem de transporte público (bondinho + muni), e assim evitar dores de cabeça homéricas buscando estacionamento (que na maioria das vezes custa bem caro). Alugue o carro somente no último dia.

Para o aluguel recomendo a Rentcars, um comparador de locadoras que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem e permite o parcelamento, em reais, e em até 12 vezes sem juros.

Dia 4: São Francisco – Monterey (ou Carmel)

Siga pela via rápida (e não pela Highway 1). Chegando em Monterey, visite o Aquário de Monterey, dê uma espadinha na Cannery Row e em seguida dirija pela 17 Mile Drive. Termine o dia com um pôr do sol seguido de jantar em Carmel.

Águas Vivas em Monterey
Aquário de Monterey – Califórnia

A) Cannery Row:

Para quem quer um hotel mais caprichado vale olhar o Intercontinental The Clement, e o Monterey Plaza Hotel and SPA que tem quartos bonitos, confortáveis e vistas lindas do mar. Opções com melhor custo benefício são o Best Western Plus Victorian e no Holiday Inn Express.

B) Fisherman’s Wharf

Meus queridinhos nessa região são o Portola Hotel & SPA e o Hotel Pacific. E pra quem quer algo com melhor preço essa região tem hotéis de rede que costuma ter bons preços: Ramada Inn , Super 8 e Comfort Inn são alguns deles.

Veja ofertas de hotéis em Monterey aqui.

Onde ficar em Carmel?

Se você quer ficar em Carmel, a melhor dica é escolher algo no centro. O gostoso de Carmel é explorar o centrinho a pé e passear pelas ruas sem pressa, e o ideal é selecionar um hotel que te ofereça essa experiência.

Alguns dos meus preferidos são o Hotel Carmel com decoração estilo hotel fazenda,o La Playa Carmel com decoração praiana e jardim caprichado, e o Carmel Country Inn que tem quartos lindos. É difícil achar algo super barato no centro de Carmel, mas o Sea View Inn o Lamp lighter Inn muitas vezes tem preços bacanas.

Tá em dúvida entre Monterey e Carmel? Leia este post onde se hospedar: Monterey ou Carmel

Carmel com crianças
Centrinho de Carmel | Imagem: Visit Carmel

Dia 5: Monterey – Santa Barbara

Saia bem cedinho, e comece a explorar a região de Big Sur, que é maravilhosa. Faça todas as paradas que quiser (Mcway falls em Big Sur e os elefantes marinhos de San Simeon são paradas obrigatórias), mas lembre-se que você tem que chegar até Santa Barbara ainda hoje e de preferência de dia pra aproveitar bem a paisagem. 😉

Veja onde comer na Highway 1 aqui.

Dia 6: Santa Barbara – Santa Monica

Acorde cedo para aproveitar bem o dia e dê uma voltinha pelo centro de Santa Barbara (a subida na torre do fórum é imperdível – e grátis). Antes de seguir viagem, dê uma passadinha de carro em frente da Missão da cidade, uma das missões californianas mais bonitas.

Chegando em Santa Monica, visite o Pier com seu parque de diversões retrô, a esplanade (um shopping center incrível ao ar livre). Se der tempo, vá até Venice Beach e divirta-se com as maluquices daquele lugar.

Santa Mônica - Califórnia
Santa Mônica – Califórnia

Onde ficar em Santa Monica:

Se você busca estilo e conforto minhas dicas são o Fairmont Miramar Hotel & Bungalows , o Casa Del Mar , e o Oceana Beach Club. 

Pra quem quer algo bacana, mas sem tanto luxo os hotéis  Ocean View Hotel,  Ambrose Hotel , Channel Road Inn, e o Sea Blue Hotel (Antigo The Hotel Califórnia) são boas pedidas!

Na categoria hotéis com bom custo benefício, minhas melhores dicas são o SureStay , Rest Haven Motel e o Comfort Inn Santa Monica. E vale falar que a vizinha Venice Beach tem hotéis super bacanas e descolados como o The Kinney (meu queridinho #AMO) e o  Venice on The Beach Hotel com preços bem mais amigáveis que Santa Monica.

Dia 7 -8 Los Angeles

Faça o tradicional passeio por Hollywood (Calçada da fama + Letreiro de Hollywood) -segure as expectativas – e Beverly Hills (A rodeio Drive é linda). Visite os estúdios da Warner (que são o máximo) e se sobrar tempo, vá até o Farmer’s Market e o The Groove.

Calçada da Fama - Los Angeles
Calçada da Fama – Los Angeles

Veja aqui um roteiro de Los Angeles completo do que ver e fazer em Los Angeles.

Dias 9: Los Angeles – San Diego

Hoje é dia de explorar o pedacinho da Highway que liga Los Angeles a San Diego, recomendo que você faça o máximo possível da viagem pela costa começando por Long Beach.

Long Beach é bonitinha e vale uma paradinha para conhecer o pier e tirar umas fotinhos do navio Queen Mary (ao menos que você seja louco por navios ou história, eu não perderia meu tempo com a visita), o top do dia de hoje são os canais de New Port Beach, e a encantadora Laguna Beach (uma das minhas praias preferidas do Sul da Cali) e a vizinha Dana Point.

Por do sol em Dana Point
Por do sol em Dana Point | Foto: Michelle Sarmiento

Na entrada de San Diego, aproveite para conhecer La Jolla, uma das praias mais lindas da cidade. Com sorte você será bem recebido por leões marinhos.

Dias 10 & 11: San Diego:

San Diego tem uma mood fantástica, e vai te conquistar em muito pouco tempo. Alguns dos meus passeios preferidos são: o zôo de San Diego, o incrível porta aviões USS Midway, o brunch do Hotel Del Coronado, a charmosa Old Town, a moderninha Gaslamp Quarter e caprichado museu marítimo.

Como você tem um dia a menos, planeje bem suas paradas e veja nossas dicas do que fazer em San Diego.

Submarino da segunda guerra mundial em San Diego
Submarino da segunda guerra mundial em San Diego

Dia 12: San Diego – Las Vegas

A viagem entre Vegas e San Diego é bacananinha porém demorada. São quase 5 horas de viagem. Assim, eu se fosse você daria uma olhada no preço das passagens aéreas, muitas vezes compensa pegar um vôo de 1 horinha entre San Diego e Vegas e chegar lá inteirão ao invés de destruído.

Dias 13-15: Las Vegas

E pra fechar, aproveitaremos os três últimos dias de viagem em uma das cidades mais divertidas do mundo, um verdadeiro playground de adultos com alguns dos melhores cassinos do planeta, uma maratona de cirques d’soleil diferentes, festas espetaculares, restaurantes maravilhosos e garanto que mesmo que você não curta nada disso, vai achar algo bacana pra fazer em Las Vegas.

Torre Eiffel do Paris Paris em Las Vegas
Torre Eiffel do Paris Las Vegas

Onde ficar em Las Vegas

Olhando no mapa tudo parece pertinho, mas as dimensões de Las Vegas são tão colossais que escolher uma boa localização faz toda a diferença na sua experiência pela cidade. Meu molinho preferido é entre os hotéis Park MGM e o The Flamingo.

Veja aqui todas as nossas dicas de onde ficar em Las Vegas.

E o Grand Canyon, dá para conhecer?

Se você tem apenas 1 dia e planeja fazer um bate e volta, aposte no Grand Canyon West. Minha pedida preferida é o passeio pelo Grand Canyon de Helicóptero e dependendo do seu budget dá para investir em uma opção completa com passeio de barco pelo Rio Colorado e giro pelos mirantes do Canyon. Pessoalmente acho a Skywalk dinheiro mal gasto, mas acho os mirantes do parque e o passeio de ônibus realmente especiais.

Com 2 dias (durma pelo menos uma noite por lá) eu visitaria a borda sul do Grand Canyon, um passeio realmente especial e que merece pelo menos 1 dia inteirinho do seu roteiro.

Deixe para fazer todas as compras da viagem em Las Vegas que tem um outlet super bom e bem localizado e preços melhores que a Califórnia.

ROTEIRO 4: São Francisco, Lake Tahoe, Yosemite, Death Valley & Las Vegas

Campo de Golf do Capeta - Death Valley
Death Valley – Caifórnia

Esse é um roteiro ideal pra quem curte natureza, ou para quem já conhece o básico da Califórnia e quer fazer algo diferente, um roteiro que combina o charme de San Francisco e o agito de Las Vegas com as belezas naturais dos parques mais incríveis da Califórnia.

Atenção: este roteiro não é viável entre Outubro e fevereiro devido ao fechamento das estradas e nem recomendado no auge do verão (Julho e Agosto) devido ao calor extremo do Death Valley.

Roteiro Resumido:

  • Dias 1-3: São Francisco
  • Dia 4: São Francisco – Lake Tahoe
  • Dia 5-6: Lake Tahoe
  • Dia 6: Tahoe – Yosemite
  • Dia 7: Yosemite
  • Dia 8: Yosemite – Mammoth Lakes
  • Dia 9: Mammoth Lakes & Mono Lake
  • Dia 10: Mammoth Lakes – Death Valley
  • Dia 11: Death Valley
  • Dia 12: Death Valley – Las Vegas
  • Dias 13 -15: Vegas

Roteiro no Mapa

Roteiro Detalhado:

Chegou a hora detalhar o roteiro, e assim como das outras vezes, darei a dica do chip de telefone para os Estados Unidos que minha família usa quando vem me visitar na Califórnia. Taí um forma de sair do Brasil já conectado e economizar: ele é tão bom, e mais barato que chips locais.

Vamos ao roteiro?

Dias 1-3: São Francisco

Alguns dos meus passeios preferidos são: Passear pela Golden Gate (passando e parando nos mirantes mais bonitos), ir até Sausalito de Ferry (ou de bicicleta! O passeio pela Golden Gate de bike é um dos meus preferidos da vida) e se impressionar com as vistas da baía e de Alcatraz.

Roteiro de 15 dias na Califórnia - San Francisco
Tunnel Tops: uma das novidades em San Francisco

Conhecer Alcatraz, a prisão mais temida de todos os tempos, comer comidinhas deliciosas no ferry building, passear de Cable Car (o bondinho de San Francisco), descer as curvas da Lombard Street (e fotografá-la de baixo para cima) e se encantar com as casinhas da Alamo Square.

Onde ficar em San Francisco: San Francisco tem uma estrutra hoteleira bem espalhada entre os bairros da cidade, os dois bairros mais populares são a Union Square, o centro comercial da cidade, e o Fisherman’s Wharf, o centro turístico de San Francisco.

Veja neste post mais de 40 dicas de hotéis em San Francisco

Em San Francisco dá para se virar super bem de transporte público (bondinho + muni), e assim evitar dores de cabeça homéricas buscando estacionamento (que na maioria das vezes custa bem caro). Alugue o carro somente no último dia.

Veja um roteiro de San Francisco completo para aproveitar seus dias na cidade ao máximo

Dia 4: São Francisco – Lake Tahoe

A viagem entre San Francisco e Lake Tahoe é grande, sem graça e a única parte legal do caminho é o Outlet de Vacaville que é gigante e tem várias lojas bacanas.

Mas, como você também vai para Las Vegas (que tem um outlet bem bacana e com preços BEM melhores que São Francisco, eu passaria batido). A chegada em Tahoe é bonita, fique atenta as brechas no acostamento para parar e fotografar.

Lake Tahoe visto do alto
Lake Tahoe visto do alto

Dia 5-6: Lake Tahoe

A cor do Lake Tahoe é tão linda, que chega a parecer de mentira. O lago é enorme, então teremos que escolher entre South e North Tahoe. Como South faz mais sentido para o seu roteiro, ficaremos o com sul (nada impede que você dê a volta de carro pelo lago em um dos dias e curta as diferentes paisagens, mas se prepare porque a volta é grande – não vale dizer que eu não avisei ;)). Minha parte preferida de South Tahoe é a Emerald Bay, faça uma trilha ou um passeio de barco para lá.

Emerald Bay - Lake Tahoe
Emerald Bay – Lake Tahoe

Veja aqui: o que ver e fazer em Tahoe no verão

Dia 6: Tahoe – Yosemite

O trecho entre Tahoe e Yosemite é bem bonito e a estrada muda bastante de acordo as estações do ano. No caminho você passará pelo gigante Monolake, como voltaremos para lá amanhã, passe bem rapidinho e foque no Yosemite.

Chegando no Yosemite, aproveite que você já está dentro do carro para dar uma boa volta pelo parque e parar nos principais mirantes. Glaciar Point e Tunel view são paradas espetaculares.

Dia 7: Yosemite

Como você só tem um dia para conhecer o parque, sugiro que você concentre sua visita no Yosemite Valley, e no final da tarde, se der tempo, dê uma esticada até Mariposa que é onde estão as Sequoias gigantes.

Cachoeira Yosemite Falls no Yosemite Park
Cachoeira Yosemite Falls no Yosemite Park

Dia 8: Yosemite – Mammoth Lakes

A viagem do Yosemite Valley até Mammoth Lakes pela Tioga Pass é uma das minhas preferidas pela Califórnia, saia cedo e planeje-se bem para fazer paradas em todos os possíveis mirantes, e quem sabe até uma trilhazinha no meio do caminho. Assista o pôr do Sol no Mono Lake, na região de South Tufa.

Mono Lake - Califórnia
Mono Lake – Califórnia

Dia 9: Mammoth Lakes

Mammoth Lakes é um dos pedacinhos menos conhecidos da Califórnia e um dos mais encantadores.

Prepare-se para se apaixonar com a beleza e diversidade dos lagos. Recomendo um passeio pelo Devil’s Postpile & Rainbow Falls e uma volta completa pelos lagos (o mirante do Twin Peaks é um must). Se der tempo, faça a trilha do Crystal Lakes que é o máximo!

Crystal Lake - Mammoth Lakes
Crystal Lake em Mammoth Lakes

Dia 10: Mammoth Lakes – Death Valley

O trecho entre Mammoth Lakes e Death Valley é maravilhoso e passa por algumas das montanhas mais altas da Califórnia. Chegando no parque a paisagem muda brutalmente e o deserto começa a tomar conta do pedaço com suas cores e formas espetaculares. Se der tempo, faça uma pequena trilha e então assista o pôr do sol das Mesquite Dunes. A noite não deixe de olhar para o céu e ver um dos tapetes estrelados mais lindos da sua vida.

Mesquite Dunes - Death Valley
Mesquite Dunes – Death Valley

Dia 11: Death Valley

Hoje é dia de desbravar os extremos do Death Valley National Park. Não deixe de visitar o Zambriskie Point, o Dante’s View, o Bad Water Basin (o ponto mais baixo dos Estados Unidos) e as montanhas coloridas do Artist’s Pallete. O parque tem muita coisa linda, e dependendo do seu pic, e do calor, dá para aproveitar muito!

Artist Pallet - Death Valley
Artist Pallet – Death Valley

Dia 12: Death Valley – Las Vegas

Dia de desbravar mais uma estrada pra lá de interessante. A viagem é bem bacana e o ponto alto, é a chegada em Las Vegas quando a cidade parece brotar do nada e uma imensidão de prédios temáticos (um mais diferente que o outro) conquista um cenário antes habitado por muita areia e algumas montanhas.

Las Vegas Boulevard

Dias 13 & 15: Las Vegas

Las Vegas é um verdadeiro playground de adultos com alguns dos melhores cassinos do planeta, uma maratona de cirques d’soleil diferentes, festas espetaculares, restaurantes maravilhosos e garanto que mesmo que você não curta nada disso, vai achar algo bacana pra fazer. Isso sem falar no passeio pelo Grand Canyon de Helicóptero que é fantástico.

Deixe para fazer todas as compras da viagem em Las Vegas que tem um outlet super bom e bem localizado e preços melhores que a Califórnia.

Roteiro 5: 15 dias na California & estados vizinhos incluindo Los Angeles, San Diego, Las Vegas e Grand Canyon

Um roteiro que combina o burburinho de Los Angeles, o charme de San Diego, o agito de Las Vegas e a imensidão do Grand Canyon. Três estados em uma única viagem e uma experiência prá lá de inesquecível.

Grand Canyon | Desert View

Roteiro Resumido:

  • Dia 1-3: Los Angeles
  • Dia 4: Los Angeles – San Diego
  • Dia 5 e 7: San Diego
  • Dia 8: Deserto de Mohave & cidade fantasma
  • Dias 9: Mohave -Las Vegas
  • Dias 10-11: Las Vegas
  • Dia 12- Las Vegas – Grand Canyon
  • Dia 13: Grand Canyon
  • Dia 14: Grand Canyon – Las Vegas
  • Dia 15: Las Vegas

Roteiro no Mapa

Roteiro detalhado

Chegou a hora de detalhas esses roteiro que mistura o sul da Califórnia com o deserto, e darei novamente a dica do chip de telefone para os Estados Unidos que minha família usa quando vem me visitar na Califórnia. Taí um forma de sair do Brasil já conectado e economizar: ele é tão bom, e mais barato que chips locais.

Dia 1-3: Los Angeles

Começaremos a viagem em Los Angeles, com carro alugado desde o primeiro instante. Siga as ideias do que ver e fazer dos dias 9 e 10 do roteiro 1. A dica é retirar o carro no aeroporto e devolver em Las Vegas.

Dia 4: Los Angeles – San Diego

Hoje é dia de explorar o pedacinho da Highway que liga Los Angeles a San Diego, recomendo que você faça o máximo possível da viagem pela costa começando por Long Beach.

Long Beach é bonitinha e vale uma paradinha para conhecer o pier e tirar umas fotinhos do navio Queen Mary (ao menos que você seja louco por navios ou história, eu não perderia meu tempo com a visita), o top do dia de hoje são os canais de New Port Beach, e a encantadora Laguna Beach (uma das minhas praias preferidas do Sul da Cali). Na entrada de San Diego, aproveite para conhecer La Jolla, uma das praias mais lindas da cidade. Com sorte você será bem recebido por leões marinhos.

Laguna Beach uma das praias mais bonitas do Sul da Califórnia. Aluguel de carro é indispensável para explorar essa região
Laguna Beach uma das praias mais bonitas do Sul da Califórnia. Aluguel de carro é indispensável para explorar essa região

Dia 5-7: San Diego

San Diego tem uma mood fantástica, e vai te conquistar em muito pouco tempo. Alguns dos meus passeios preferidos são: o zôo de San Diego, o incrível porta aviões USS Midway, o brunch do Hotel Del Coronado, a charmosa Old Town, a moderninha Gaslamp Quarter e caprichado museu marítimo.

Veja aqui um roteiro de San Diego completo.

Dia 8: Deserto de Mohave & cidade fantasma

A viagem entre San Diego é SUPER longa, mas o tempo de vôo é de apenas uma hora, assim pra quem não gosta tanto de dirigir, ou tem um orçamento mais tranquilo, o vôo pode ser uma boa opção. Se você vai de carro, não se preocupe, apesar de longa a viagem é mega dinâmica e tem “N” partes interessantes, e como seu tempo de viagem permite, quebrei a rota em duas partes.

Duas paradas que eu recomendo nesse caminho são a Calico Ghost Town (uma das cidade fantasma transformada em atração turística) e o Hole-in-the-wall (uma formação rochosa SUPER interessante).

Dias 9: Mohave -Las Vegas

Hoje é dia percorrer o restante do deserto de Mohave (você reparou na mudança de paisagem brutal entre San Diego e Mohave) passando por centenas de árvores de Joshua (cada árvore é uma escultura, sem brincadeira), montanhas pedregosas e dunas de areia cobertas de vegetação rasteira?

A chegada em Vegas é bem impactante, a cidade brota do nada e os prédios com seus formatos megalomaníacos em pouco tempo deixam pra trás todo e qualquer traço de deserto que ainda possa existir. Impressionate.

Dias 10-11: Las Vegas

Sigas as dicas dos dias 13-15 do roteiro 1, lembre-se de dormir bem na noite do dia 11 pra aguentar a talagada de estrada que você enfrentará entre Vegas e o Grand Canyon.

Hotel Bellaggio - Las Vegas

Dia 12- Las Vegas – Grand Canyon

As duas partes mais interessantes do Grand Canyon são o South e o North Rim, assim nem se preocupe em parar na porção indígena (West Rim) que é a parte mais próxima de Vegas (é repetitivo para quem vai visitar o sul).

Vá direto até o South Rim (parte sul) que é a mais visitada e super recomendada para essa viagem. Chegando no Grand Canyon (se você ainda tiver disposição, é claro) você terá duas opções: visitar os mirantes da Desert View Drive (menos famosos e menos cheios) ou se aventurar pela Hermit Road. Se você estiver com o botão Kamikaze ligado, comece pelos mirantes da Desert View e tente terminar em Grand View (que é imperdível) ou Yaki Point. Caso contrário, faça o que der, ou o que seu coração mandar.

Desert View - Gran Canyon
Desert View – Gran Canyon

Dia 13: Grand Canyon

Se você curte uma aventura, acorde bem cedo e comece o dia com uma trilha caprichada (Bright Angel & Hermit Road Trail são duas ótimas opções), terminada a caminhada pegue o shuttle gratuito (ou seu próprio carro, se a estrada tiver aberta para carros) e explore os mirantes da Hermit Road. Pima Point e Hopi point são duas paradas prá lá de especiais.

Vista da Trilha Bright Angel no Grand Canyon
Vista da Trilha Bright Angel no Grand Canyon

Dia 14: Grand Canyon – Las Vegas

Dia de voltar pra Vegas e curtir os últimos momentos da viagem. No caminho, pare na Hoover Dam que é bonito pra caramba.

Hoover Dam - LAs Vegas
Hoover Dam – Las Vegas

Dia 15: Las Vegas

Aproveite seu último dia de viagem para visitar o que ainda não deu tempo, fazer umas comprinhas finais, ou cair na jogatina porque logo logo será hora de voltar pra casa.

Veja também: O que fazer em Las Vegas

Qual o melhor roteiro de 15 dias na califórnia, afinal?

Tudo depende do seu estilo de viagem, e do que você gostaria de conhecer. Se você gosta de viajar mais devagar e quer curtir tudo com calma, o roteiro 1 é uma boa opção. Pra quem já conhece o básico da Califórnia, ou quer fazer uma viagem diferente, o roteiro 4 é uma excelente pedida. Pra quem quer ir pra Las Vegas e para Grand Canyon de qualquer jeito, o roteiro 5 é a melhor opção.

Enfim, escolha um deles pra chamar de seu, e planeje sua viagem a partir disso.


PLANEJANDO SUA VIAGEM

Qual a melhor época para visitar a Califórnia

Agora que você já escolheu o roteiro perfeito pra viajar pela Califórnia, quero falar um pouco sobre a melhor época do ano para fazer essa viagem.

Califórnia é um destino para o ano todo, mas é claro que há épocas melhores para viajar. Se você tem flexibilidade, escolha a primavera: abril e maio, quando a temperatura é agradável e as águas enchem os rios e cachoeiras.

Vernal Falls no Yosemite Park
Vernal Falls no Yosemite Park

O verão (julho e agosto) é alta temporada, e confesso que é a época que eu menos recomendo. Apesar no Calor no sul da Califórnia e a chance de curtir as praias, essa é a época mais lotada do ano, e os preços dos hotéis vão as alturas. No verão os destinos turísticos também ficam lotados; e em San Francisco há o fenômeno da névoa que cobre a baía e esconde a Golden Gate.

O inverno é a temporada de chuvas na Califórnia, e temporada de esqui nas montanhas de Lake Tahoe. Mas sabe o que eu mais gosto? O céu azul lindo nos dias sem chuva. Como não esfria tanto nas cidades, dá para curtir o melhor da Califórnia com preços de baixa temporada.

Atrações que precisam ser compradas ou reservadas com antecedência

Com seu roteiro da Califórnia da Califórnia escolhido, você precisará tomar algumas decisões de viagem. Alguns passeios populares se esgotam com antecedência e alguns parques exigem reserva antecipada. Para não ficar sem, faça já suas reservas:

Quanto se gasta em uma viagem para a Califórnia

Essa é uma pergunta que vivo recebendo por aqui, e cujas respostas dependem muito do seu estilo de viagem e das datas da viagem. Posso (e vou) fazer uma estimativa para você, mas também vou te mostrar como fazer o calculo. Assim, você viajará sem surpresas!

Para minha estimativa usei uma viagem para duas pessoas.

  • Hotéis na Califórnia: $120-$200 USD por noite | Faça sua estimativa no booking.com
  • Comida: $80-$120 por dia – quem optar por cozinhar/ comer sanduíche em uma das refeições consegue gastar menos
  • Aluguel de carro por dia: $50 dólares | Faça sua estimativa no RentCars
  • Seguro viagem: R$40 por dia | Faça sua estimativa no Seguros Promo
  • Passeios, gasolina e extras: $30-$80 por dia

Veja também: Como economizar em San Francisco

Butterfly Beach uma das melhores praias de Santa Barbara
Butterfly Beach uma das melhores praias de Santa Barbara

Seguro viagem para um roteiro na Califórnia

Para fechar as dicas desse roteiro da Califórnia, quero te lembrar do Seguro Viagem, indispensável para uma viagem tranquila pela Califórnia. Use esse comparador para ver as melhore opções do mercado nas datas da sua viagem.

Use o código IDEIASNAMALA15 para ganhar até 15% de desconto.

Faça sua cotação e contrate seu seguro

Gostou das nossas opções de roteiros de 15 dias pela Califórnia? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!


Veja também:

San Francisco:

Los Angeles

San Diego


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso Instagram!

Guarde este post no Pinterest!

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Leonardo do Nascimento Paes disse:

Mari, agora consegui olhar todos os roteiros e vi muitas coisas úteis.

Meu roteiro não bate exatamente com nenhum aqui.

Chego em SF, visito as coisas lá cerca de 2 dias. Depois vou para Yosemite visito o parque no mesmo dia e durmo lá por perto, talvez em Mariposa. Acordo cedo e vou para Monterey e desço pela Highway (por onde não estiver fechado conforme ajuda que a Beatriz já me deu aqui) em direção a LA parando em alguns lugares e dormindo onde for menos cansativo. Chegando a LA, visito por lá cerca de 2 dias. Parto rumo a LV. Chegando lá, no dia seguinte visito a Hoover Dam e o Grand Canyon West e volto para LV. Nos dois dias seguintes fico nas compras em LV. Isso em 13 dias. Seria uma viagem muito inviável? Obrigado pela ajuda!

Avatar Leonardo do Nascimento Paes disse:

Gostei muito das dicas. Pretendo ir pra SF, LA e LV no final de abril e voltar em maio (13 dias). Só tive uma grande dificuldade na questão da Highway 1 em direção ao Sul. O GOOGLE Maps não aceita eu fazer a simulação do trajeto entre Slates Hot Springs e Harmony. Não sei se a estrada está fechada. Daí, sempre ele me joga para a estrada mais central (chamada aqui no blog de “sem graça”). Saberia o motivo?

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Leonardo, boa tarde!

Parte da estrada está fechada há alguns meses para obras (sem previsão de término até o momento). No Instagram, a Mari fez um post explicando como fazer para conhecer o Big Sur e parte da Highway1. Vou deixar o link aqui para você.
Atualizações da Highway 1
boa viagem!

Avatar Leonardo do Nascimento Paes disse:

Muito obrigado, Beatriz!

Avatar Marlon disse:

Ola Mari, muito bom teu site, parabéns!
Estamos pensando em um roteiro 4 ao contrario Las Vegas a San Francisco, depois o roteiro 1 San Francisco a Los Angeles.
Somos eu, minha esposa e minha filha de 11 anos, vamos dia 18/12/2024 e voltamos dia 07/01/2025, o que você acha ?

Desde já agradeço e parabenizo novamente pelo site.

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Marlon, bom dia!

Fique atento apenas para não fazer tudo corrido. O legal desse roteiro e ir parando e conhecendo as cidades, principalmente na viagem pela Highway1.
Em relação a fazer o roteiro 4 ao contrário, dá super certo. Já fiz parte dele ao contrário e foi uma viagem bem legal! Aproveitem.
Boa viagem!

Avatar Alana Antunes disse:

Oi Mari, descobri seu blog há alguns dias quando comecei a montar um roteiro para Califórnia e simplesmente amei! Estou maratonando seus posts! Parabéns pelo conteúdo, informações valiosas, opções para todos os gostos, opiniões sinceras, fotos, tudo muito organizado e gostoso de ler! Obrigada por criar o melhor blog de viagens 🙂

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Alana, boa tarde!

Obrigada pelos elogios! Temos muito conteúdo sobre a Califórnia (a Mari mora lá),então aproveite!
Nos siga tamb´me no Instagram @ideiasnamala
Qualquer dúvida estamos por aqui.
Boa viagem!

Avatar Cristiane disse:

Ola td bem. Estanos seguindo todas as dicas de vcs (roteiro 15 dias) para fazer nossa viagem para California no final de junho e inicio de julho. Vamos com nossos 2 filhos e as dicas de vcs tem sido preciosas!!! Obrigada. Uma ajuda, por favor. Acha interessante incluirmos Huntington Beach… meu marido adora clima de surf e tem mta vontade de passar um tempo por la. Vcs conhecem e podem dar dicasW Obrigada.

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Cristiane, bom dia!

Para incluir Huntington Beach no roteiro (dormindo 1 noite lá), você terá que fazer escolhas e retirar algo dos roteiros sugeridos por nós. Se a vibe de vocês for mais praia, eu tiraria Paso Robles, Santa Barbara, Napa Valley deixaria Santa Monica pois ela tem uma vibe bem surfista. Coloque Huntington Beach como uma parada entre Los Angeles e San Diego.
Onde surfar na Califórnia: 15 praias perfeitas para o surf
boa viagem

Avatar Erick Batista Rodrigues disse:

Boa Tarde, seu blog é muito bom, suas dicas ótimas.
estou pensando em fazer a viagem abaixo, o que acha? minha preocupaçao é o pouco tempo em Monterey/Carmel e paso Rbles.
1 embarque
2 chegada em LA e voo para SFO
3 São Francisco
4 São Francisco
5 São Francisco
6 parte cedo para carmel ou monterey – curte o local e dorme em monterey
7 saida cedo para Paso Robles e almoço em vinicola.
8 Pasos Robles Santa barbara
9 Santa barbara Santa monica
10 Santa Monica para LA
11 LA
12 Universal Studios
13 Disney Park
14 Disney California Adv Park
15 aeroporto para retorno
16 chegada brasil

muito obrigado.

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Erick, boa tarde!
O dia 7 está realmente muito corrido. A graça da Highway1 e do Big Sur é ir parando ao longo da estrada.
Atualmente é inviável fazer a highway1 para conhecer o Big Sur e chegar para o almoço em Paso Robles, pois a estrada está fechada. Então após ir até o Big Sur, você terá que retornar até a altura de Carmel (mais ou menos), para pegar a estrada por dentro em direção a Paso Robles.
Vou deixar o link do Instagram da Mari com o reels no qual ela explica como você deve fazer após ir ao Big Sur:
Atualizações Highway1
Espero ter ajudado. Boa viagem!

Avatar Andrea disse:

Oi Mari,
Primeiro parabéns e muito obrigada por todas as dicas. Estou usando tudo para programar as nossas férias agora no final de janeiro.
Inclusive com base num post recente seu decidimos ir a Las Vegas (que não estava no plano original). Conseguimos ingressos para um show no Shere, mas não vamos levar as crianças (9a e 13a) e gostaria de saber se tens alguma dica de serviço de baby sister para essa noite? Acha que ao chegarmos no hotel conseguimos um serviço desses para a noite do show? Vamos ficar no Bellagio.

Outro tema: vamos fazer SF-LA de carro para curtir a Highway1 e a dúvida é vale a pena ir e voltar no trecho entre Carmel e Bixby Bridge (pois tem aquele trecho fechado da estrada) em inicio de fevereiro ou vamos direto para Paso Robles? Pergunto por causa do tempo, se acha que vamos conseguir ver as belezas naturais.

Obrigada! Obrigada! FELIZ ANO NOVO 🙂

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Andrea, boa noite!

Obrigada pelos elogios! O show no Sphere é incrível. Volte para nos contar se gostou!
Quanto as suas perguntas, segue a resposta:

1- Nossa sugestão é que você entre em contato com o serviço de concierge do Bellagio e peça uma indicação de babysitter. Faz parte do serviço deles.
Vou deixar o link aqui pra você.
Concierge Bellagio

2- Vale! E vc precisa passar a Bixby que fica logo no começo da estrada e seguir até onde der. Calcule o tempo pra voltar sem pressa.

Boa viagem!

Avatar Rafaela Garcia disse:

Oi Mari, adoro seu blog e seu insta! Parabéns!
Estou ficando louca aqui para montar um roteiro para a Califórnia! Será a primeira vez na California. Vou em Janeiro de 2024 (18/01 a 01/02). Como vou com 2 crianças (12 e 9 anos) os parques e curtir a neve um pouquinho não podem faltar no roteiro. Assim, gostaria de pedir a sua ajuda, pois tenho poucos dias!

Primeiro, para ver/brincar na neve: Yosemite ou Lake Tahoe (queria muuito conhecer Yosemmite, mas como as crianças querem também curtir a neve (fazer o tubbing), não sei se Yosemite tem)? Pensei até em Big Bear mais perto de LA por causa do tempo apertado, pois é mais perto para ir (de LA), e tiraria Yosemite. O que vc sugere?

Segundo, em relação aos parques. Disney e Universal foram os pedidos das crianças. Pensei 1 dia para Universal e 1 dia para Disney, é muito corrido? Queria mesmo, 2 para os parques da Disney, mas não sei se consigo por conta do tempo. O que vc acha?

Pensei nesse roteiro:
19/01 a 21/01 – São Francisco
22/01 – sair cedo e ir para Yosemite (ou Lake Tahoe)
23/01 – curtir o parque (ou o lago). Ir para Monterey.
24/01 – Monterey – Carmel
25/01 – Monterey – Paso Robles ou Cambria
26/01 – PR a Santa Barbara – curtir la e dormir em Santa Barbara
27/01 – sair cedo para Santa Monica – dormir em LA
28/01 – Universal
29/01 – LA
31/01 – Disney
01/02 – volta para o Brasil por LA

Para colocar 2 dias de Disney pensei em tirar Paso Robles e ir de Monterey – big sur – Santa Barbara direto, chegando a noite (ficaria puxado, mas tb não sei se 1 dia de disney só vai dar). O que vc sugere?

Ou assim: roteiro 2 com Big Bear:
19/01 a 21/01 – São Francisco
22/01 – sair cedo Monterey – Carmel
23/01 – Monterey – Paso Robles ou Cambria
24/01 – PR a Santa Barbara – curtir la e dormir em Santa Barbara
25/01 – sair cedo para Santa Monica – dormir em LA
26/01 – Universal
27/01 – LA
28/01 – Big Bear
29/01 – Disney
31/01 – Disney
01/02 – volta para o Brasil por LA

Desde já agradeço se puder me ajudar!

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Rafaela, bom dia!

Conversei com a Mari sobre o seu roteiro e vou deixar aqui as sugestões dela:

A) big bear pode ser uma ótima mas tbm tem rubbing no Yosemite
B) 1 dia é pouco pra fazer os dois parques da disney. Eu escolheria um deles
C) O roteiro tá redondo. Tá corrido mas tá redondo.

Espero ter ajudado.
Boa viagem! E volte para nos contar como foi!

Avatar Rafaela Garcia disse:

Muito Obrigado pelas sugestões e atenção!
Acho que vou de Yosemite então! (Roteiro 1)
Depois conto aqui como foi. E mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.

Avatar Lili disse:

Oi! Amei o blog! super detalhado e informativo!
Estou querendo ficar 15 dias com minha família 2 crianças de 5 e 7 anos no réveillon…

Quais dos roteiros voce mais indica?
Algum lugar ou parque para evitar em algum momento por ser mto cheio? Não gostamos de lugar mto cheio….

Obrigada

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Lili,

Eu sugiro nesse caso o roteiro 2 ou 4, pois no inverno San Diego perde um pouco o encanto, pois é uma cidade de praia.
Quanto a lugares cheios, nas festas de fim de ano isso é bem complicado, pois é sempre alta temporada.

Boa viagem!

Avatar Rafael disse:

Olá Mari, primeiramente parabéns pelo blog, tem me ajudado bastante com meu planejamento.

Vou para a Califórnia no na última semana de Agosto e ficaremos 15 dias. Especificamente chego de 24/08 e retorno dia 08/09. Somos em 4 pessoas.
Chegaremos e retornaremos por LA e pensamos no seguinte roteiro:

24-ago- Chegada em LA, pernoite LA
25-ago- LA/Sequoia, pernoite Visalia/Three Rivers
26-ago- Sequoia/Yosemite chegando por South Entrance, pernoite algum lugar prox ao Yosemite
27-ago- Yosemite, pernoite algum lugar prox ao Yosemite
28-ago- Yosemite, pernoite algum lugar prox ao Yosemite
29-ago- Acordar cedo e ir para Mammoth Lakes, de lá ir para Lake Tahoe, pernoite em Lake Tahoe
30-ago- Lake Tahoe, pernoite em Lake Tahoe
31-ago- Lake Tahoe, pernoite em Lake Tahoe
1-set- Lake Tahoe, pernoite em Lake Tahoe
2-set- Dirigir Lake Tahoe/San Francisco
3-set- San Francisco
4-set- San Francisco
5-set- Highway1, pernoite Monterey ou Carmel
6-set- Highway1, pernoite Paso Robles, Cambria, San Luis Obispo ou Moro Bay
7-set- Highway1, pernoite Santa Barbara
8-set- Retorno LA

Acha muitos dias em Lake Tahoe? Ou acha melhor tirar um dia e colocar pra San Francisco e conhecer Napa Valley?
Uma outra dúvida é, sei que é verão e deve estar bem quente durante o dia, a noite costuma fazer frio? principalmente nos dias que tiver nos parks/lakes.

Obrigado.

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Rafael,

Eu tiraria um dia de Lake Tahoe e ficaria em San Francisco. Acho 2 dias pouco para SF, ficará bem corrido. A cidade tem uma vibe ótima e muitas coisa para fazer e ver.
Roteiro: o melhor de San Francisco em 2, 3, 4 ou 5 dias
O que fazer em San Francisco: 20 passeios imperdíveis

Quanto a temperatura, SF/Parks/Lakes faz calor mas não é tão quente como RJ/SP por exemplo. Sugiro que traga uma blusa de manga comprida ou um casaco mais fininho, pode ter um ventinho mais gelado sim, principalmente a noite ou de manhã cedo, mas no sol vocês não sentirão frio.
Em LA é quente e vocês não usarão nada de manga comprida.

Espero ter ajudado, Boa viagem!

Avatar Débora disse:

Olá, Mari. Meu marido e eu iremos para a Califórnia no final de agosto até início de setembro, por 15 dias. O roteiro 2 foi o que mais nos interessou. Pensamos apenas em retirar o Napa Valley. A ideia seria fazer uma viagem sem correria, pra aproveitar com calma cada cantinho e descobrir paisagens sem pressa. Quais cidades você recomenda ficar mais de uma noite? Falando em estadia, para esse período de final de agosto a início de setembro (23/8 a 6/9) é imprescindível reservar com muita antecedência ou é possível ir procurando acomodação a medida em que formos fazendo a viagem? Muito obrigada e parabéns pelo blog. Minha viagem está sendo todinha organizada com base nas suas postagens! Abraço

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Débora,
Agosto é alta temporada por aqui, não viajaria sem reservar de jeito nenhum. Viu que há várias opções de roteiro no post? Qual deles vc mais gostou?

Avatar Felipe disse:

Olá, tudo bem ?
Primeiramente parabéns pelo blog, que riqueza de informações!
Estou planejando uma viagem para levar minha filha a Disney e será a primeira vez que irei aos EUA, estou as “cegas”.
Qual roteiro que poderia encaixar com a Disney, adoramos praias e natureza, qual que seria inesquecível para uma primeira viagem ? Tenho 15 dias no total.

Muito obrigado.

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Felipe,

Eu faria o roteiro 1 tirando San Diego e encaixando a Disney. Há muitas praias legais em Los Angeles.
No roteiro 2 você pode tirar Napa Valley e fazer San Francisco>Yosemite>Hw1>LA (ficar mais dias aqui e conciliar com a Disney)
Dá pra fazer também San Francisco> Lake Tahoe> Yosemite> LA e novamente conciliar com a Disney, mas esse roteiro eu acho mais cansativo.

Yosemite Park: guia completo e dicas imperdíveis
Lake Tahoe: O que fazer no verão

Avatar GISELE NASCENTE disse:

Oi Mari!! Tudo bem?

Obrigada por tantas informações de qualidade!! O que vc acha do roteiro abaixo iniciando em 01/Outubro?

Las Vegas – 2 dias
Death Valey – 1 dia
Sequoias Gigantes – 1 dia
Yosemite – 1 dia
San Francisco – 2 dias
Monterey e Carmel – 2 dias
Santa Barbara – 1 dia
Santa Monica – 1 dia
San Diego – 2 dias
Los Angeles – 2 dias

Você mencionou que outubro o Parque das Sequoias nem sempre é viável, vc acha que no começo funciona ou tem algo mais legal na região? Pq tb acho que o deslocamento é longo pra fazer sem parada.

Abusei da ajuda né?

MAis uma vez obrigada!!

mari vidigal mari vidigal disse:

O Parque das sequoias é viável em outubro sim.
Seu roteiro parece redondo mas não contempla o tempo de deslocamento entre os parques então tá corrido. Eu escolheria um dos parques Yosemite ou Sequoia pra passar 2 dias.
Abraços

Avatar Christiano disse:

Oi Mari td bem?

Parabens pelo blog achei super detalhado e extremamente amistoso
Pretendo ir a California pela primeira vez em setembro e como vc curto acoplar muita natureza as minhas ferias(morar em Sao Paulo nao e facil…)
Pensei nesse roteiro de carro pode me dizer o que acha?

D1 Chegada a Flagstaff de SP Via Dallas
D2 Grand Canyon
D3 Grand Canyon
D4 Las Vegas
D5 Las Vegas
D6 Death Valley
D7 Yosemite Park
D8 Yosemite Park
D9 Sao Francisco
D10 Sao Francisco
D11 Sao Francisco
D12 Sao Francisco
D13 Carmel ou Monterrey
D14 Sao Luis Obispo ou Sta Barbara
D15 LA
D16 LA
D17 LA

Com 1 dia a mais teria qual sugestao?

Avatar Ariane Moreth disse:

Olá, Christiano!
Uau! Bem legal!
Como você falou que gosta de viagem na natureza, você não acha que está deixando muitos dias para ficar nas cidades?
Abraços!

Avatar Christiano disse:

Verdade.Acrescentei 1 dia a mais no Yosemite assim fico 2 dias e meio la
Fiquei com uma ultima duvida.Venho de Las Vegas dia 20 de junho e devo passear pelo Death Valley em uma epoca que pode estar muito calor.Imagino q faca sentido dormir em algum lugar por la para sair no dia seguinte rumo ao Yosemite pela Tioga Pass.
Chegando a Yosemite pela Tioga Pass pensei em aproveitar para explorar Toulumne Meadows que fica no caminho e depois ficar em algum lugar em Yosemite
Duas perguntar: onde pernoitar no Death Valley(ou Lone Pine?) e onde ficar no Yosemite(dentro do parque nao tem mais vaga)
Obrigado pelas dica e novamente parabens pelo blog

Avatar Jaqueline Souza disse:

Olá, Mari!!

Eu e meu filho de 11 anos estamos indo para Califórnia e escolhemos o roteiro 1. O filho não abre mão da Disney e amei o seu blog. Dicas especiais e roteiros completos.

Obrigada Mari

Avatar André Miguel do nascimento disse:

Mari, parabéns pelo trabalho e pelas dicas. Estive na CA em 2000, agora planejo ir com a esposa e filho de 11 anos em 22 de junho por 15 dias. Penso em roteiro bom pra todos, chegando em SF e saindo por LAX. Penso em visitar SF, Sausalito, Nappa (vinhos!!), Yosemite, Monterey, Carmel, Santa Barbara e LAX (meu filho quer conhecer Ginasio Warriors) + uns 3 parques. Fique a vontade para me dar dicas de quantos dias e se há algo imperdível nesse tour. Muito obrigado e felicitações! Bjs AMN

Avatar Ariane Moreth disse:

Olá, André Miguel!
Muito legal seu roteiro, porém bem corrido! Existem post com praticamente todos esses lugares que você quer visitar.
Teria que saber mais sobre o que vocês gostam de conhecer quando viaja para poder ajudar. Natureza? Museu? Compras?
Abraços!

Avatar João Paulo disse:

Boa tarde Mari, tudo bem?
Iremos, eu, esposa e filha para California em Janeiro/23, chegando em SF no dia 3 e voltando para BR no dia 18.
O roteiro 1 com algumas adaptações é o que faremos, filha com 16 e não abriu mão da Disney, Universal e Six Flags… Se bem que eu também não! hehehehe
Obrigado por suas dicas. Nos ajudam bastante.
Forte abraço

mari vidigal mari vidigal disse:

Aproveite muito!
Abraços

Avatar LILIANE F SILVA disse:

Oi. Adorei suas dicas. Parabéns! Estou planejando a viagem de 15 anos da minha filha e ela escolheu a California. Ela quer fazer o roteiro 3. Você acha melhor chegar por São Francisco e voltar por Las Vegas? A viagem será em 2023, mas já estamos começando a planejar e juntar pq o dólar nas alturas tem q começar a juntar bem antes. Dúvida do mês da viagem. Só poderá ser janeiro e julho. Janeiro por ser mais barato, no entanto é bem frio né? Tenho medo q o frio atrapalhe as programações, ainda mais se tiver chuva. Julho o tempo é melhor, mas td mais caro e cheio n é? Oh dúvida cruel rsrs. O q vc nos aconselha com sua experiência?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Liliane,
Janeiro, sem dúvida!
Mais barato, e grandes chances de ser bem mais bonito! Pode ter chuva? Pode, mas os dias sem chuva serão lindos.
Chegar em SF e sair em LV é a melhor pedida!

Avatar Viniciusq disse:

Mari, seu blog é simplesmente fantástico é a minha mais fiel base de dados sobre a Califórnia. Eu tenho algumas perguntas (muitas rs) se vc puder me ajudar com elas. Eu chego em LA no dia 27 de dezembro e fico até dia 12 de janeiro, estarei com minha esposa e meu filho de quase dois anos (ele é de fevereiro) e sei que vc tem filhos pequenos tb, vamos as dúvidas.

1, Onde passar o Ano Novo? minha ideia é ficar em LA, o que acha?
2. Quero conhecer um parque nacional, Sequoias (adoraria ver o Gen. Sherman) ou Yosemite, ou os dois?
3. Quero conhecer uma estação de esqui, Big Bear, Mammoth ou Tahoe (Seu post sobre Northstary 1 é delicioso), não sabemos esquiar, nunca vimos neve
4. A Highway 1 vale a pena mesmo no inverno?

Meu roteiro entao seria
27 a 1 – LA
1 a 3 – Yosemite ou Sequoia
4 a 7 – Tahoe ou Mammoth (sei que Big Bear teria que ser antes dos parques)
8 a 10 – SF
10 a 12 – volta para LA

Obrigado pela ajuda, viajantes como vc nos salvam

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Vinícius,
Que delícia de viagem.

Vamos lá:
Parque nacional: No inverno eu iria de Yosemite, mas vc não conseguirá ver as sequoias – a rodovia fica interditada. Sequoias no inverno é loteria, dependendo da quantidade de neve fecha a estrada. Eu como sou do time #segurinho iria de Yosemite sem dúvida – fora que o parque no inverno é surreal de bonito.

E como vc não verá as sequoias gigantes, vale colocar o Muir Woods na jogada nos dias de SF. Não é a mesma coisa e nem a mesma proporção, mas é uma experiência linda e seu pequeno vai amar.

Highway 1: Maravilhosa em qq época do ano; quebre o máximo que puder para o pequeno aproveitar. Tem muita coisa para ele neste trecho.

Tahoe. A estrada de Mammoth- Yosemite fica fechada no inverno e para quem não sabe esquiar, não vale o rolê. Tahoe em compensação vai te entregar uma super experiência com neve. Aliás, o Yosemite tbm tá?! O parque temo TODAS as atividades de neve de Tahoe, e a estação é uma das melhores da Califórnia para iniciantes. Pense se quer mesmo colocar Tahoe na jogada 0- ou deixar em aberto para tentar fazer o sequoias – no inverno da para correr o risco.
Abraços

Avatar Viniciusq disse:

Obrigado, vc é demais. Essa atenção com seus leitores, mostra o amor por viajar, que deve ser sempre compartilhado.

Entao vou abusar…rs

Estou pensando em deixar São Francisco para uma próxima viagem e não ficar muito corrido na cidade e não sei se meu filho aproveitaria tanto a cidade. O que acha?
Assim poderia fazer LA com mais calma, ir nos dois parques da Disney, no Six Flags (para os papais), depois Big Bear, ir ao Yosemite e voltar para LA. Assim deixaria a Highway 1 para fazer com calma (seu post é delicioso e ficaria triste em nao curti-la).
A minha dúvida seria, vale a pena subir até o Tahoe (Estou mesmo encantado com o Lago), mesmo sem fazer SF? Com essa nova ideia me sobram alguns dias na região mais ao sul, o que acha de Palm Springs?

Obrigado mais uma vez.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Vinicius,
Acho que ele aproveitaria mais SF do que Los Angeles. (Mas moro aqui, então sou suspeita né?! Mas SF é mais Child friendly que LA)
E a viagem pela Costa tem muita coisas para ele: Boardwalk em Santa Cruz, Aquario de Monterey, passagens secretas de Carmel (…)
Se vc vai a Tahoe e Yosemite, não tem porque fazer Big Bear, é mais do mesmo.
No inverno Palm Springs – no inverno – vale a pena se for para colocar o Joshua Tree na jogada.
Beijis

Avatar Luis Otavio Rodrigues disse:

Olá Mari,

Estou querendo fazer essa viagem em Novembro/20 ou Maio/21.
Quero chegar em Vegas e depois ir de carro para Yosemite, São Francisco e Los Angeles, finalizando a viagem em Vegas para pegar o voo de volta.
O que acha desse roteiro em uns 18/20 dias?
A escolha por maio seria por causa do derretimento da neve, onde as cachoeiras do Yosemite estão bem cheias e a escolha por novembro seria para assistir um jogo de basquete, futebol americano, essas coisas. Como está o Yosemite em novembro, corro muito risco de estar nevando muito e pegar os principais atrativos fechados?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luis,
Novembro é uma caixa de surpresas e não dá para prever.
Novembro é um mes bem melhor!
Abraços

Avatar Vanessa disse:

Olá Mari!! Parabéns pelas dicas, estou adorando ler!!
Gostaria da sua opinião. Vou viajar com meu marido e minha filha de três anos, teremos cerca de 18 dias final de fevereiro e gostaríamos de combinar Califórnia com Havaí. Que roteiro vc sugere fazer na Califórnia, considerando que vamos ficar uns seis dias no Havaí e queremos incluir a Disney?
Obrigada!!
Vanessa.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Vanessa,
td bem?
Dê uma olhadinha neste roteiro de 10 dias na Califórnia.
Beijos

Avatar Vanessa Scheidt disse:

Obrigada!
Você acha loucura tirar São Francisco do roteiro? Fixar base em Los Angeles para conhecer arredores?

mari vidigal mari vidigal disse:

Eu acho!
Para mim SF (e a Bay Area) são a região mais linda da Califórnia. Se vc tiver mais de uma semana de viagem, não tiraria nem a pau.
Beijos

Avatar Angelize disse:

Oi Mari! Parabéns pelo blog. Suas dicas são ótimas.
Estou organizando nossa viagem à Califórnia no período de 29/01 a 13/02. Chegamos por São Francisco e voltamos por Los Angeles. A ideia é descer de carro pela Highway 1. É possível fazer isso no inverno? Vou com marido e filhas (10 e 13 anos). Então a ideia é a seguinte:
São Francisco- 4 noites
Monterrey/Carmel – 1 noite
Cambria ou arredores – 1 noite
Santa Barbara – 1 noite
Big Bear Lake – 2 ou 3 noites (o que vc acha? Esse é um pedido especial das filhas que querem ver neve)
Los Angeles – ainda temos 6 noites (passeios, outlet e Universal)
Não sei se reservo 1 ou 2 noites para San Diego ou fazemos um bate e volta.
Vc tem alguma sugestão ou alteração para esse roteiro?
Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Angelize,
Que delícia de viagem!
Seu roteiro está redondo com algumas ressalvas:
Bate e volta pra San Diego é tortura, eu dormiria 1 ou 2 noites por lá (as meninas vão curtir), talvez 1 noite em Anaheim para curtir a Disney sem pressa tbm (Disney tá no roteiro?)
Big Bear Lake, não conheço mas só escuto falar bem, iria feliz.
Beijos

Avatar Diogo Cidade. disse:

Oii..Boa noite.

Recomendaria que esse roteiro de 15 a 20 dias fosse feito em fevereiro?

Obrigado.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Diogo,
Fevereiro é o mês mais frio do ano na Califórnia e pode ser que você pegue um pouco de chuva, mas quer saber? Prefiro mil vezes faveiro do que por exemplo julho.
Venha feliz!
Abraços

Avatar Edite Cassul de Oliveira Mendes Cassul disse:

Olá meu marido irá para Irvine para conclusão do MBA e irá fazer turismo depois para este roteiro que vc sugere qt vc acredita que será o investimento? Ele vai sozinho

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Edite,
Depende da época do ano, os hoteis oscilam bastante e do tipo de hotel que vcs querem. Nada como pesquisar suas datas reais e montar um excel.
Beijos e obrigada,
Mari

Avatar Laíse disse:

Olá, estou amando o seu Blog!!! Pretendo fazer uma Road Trip de 15 dias pela Califórnia no próximo ano e confesso que as suas informações estão sendo valiosas e pertinentes. Gostaria de uma sugestão… Qual outro local você me indicaria para visitar que substituísse Napa Valley nesse roteiro de 15 dias? Abraço!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Laíse,
Qual dos roteiros vc gostou? E que tipo de lugar vcs costuma gostar? Praia deserto? Parque?
Beijos

Avatar Eveline disse:

Mari,
Estou devorando o seu blog e suas dica!
Estamos planejando nossas ferias de janeiro . Somos um casal e dois adolescentes e teremos 20 dias completos, e baseados em seus roteiros, planejei desta forma…. veja se há alguma incoerência!
Dia 01 a 03 – San Francisco
Dia 04 – San Francisco – Yosemite
Dia 05 a 06 – Yosemite
Dia 07 – Yosemite – Monterey
Dia 08 – Monterey – Carmel
Dia 09- Carmel – Paso Robles
Dia 10 – Paso Robles – Santa Barbara
Dia 11 – Santa Barbara – Santa Monica
Dia 12 a 16- Los Angeles ( segui seu roteiro + Universal + Outlet)
Dia 17 – Los Angeles – San Diego
Dia 18 a 19 – San Diego
Dia 20 – San Diego – Los Angeles

Duvidas: Muitos dias em Los Angeles? Poque o retorno de San Diego a Los Angeles vc não aconselha ir em um dia?
Sugere alguma mudança?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Eveline,
Tá perfeitinho! Na ida para SD vcs podem passar o dia em alguma cidade gostosa como por exemplo Laguna Beach ou Dana Point. Talvez o outlet, valha a pena parar em Camarillo na ida para Los Angeles, assim vc não praia voltar tudo!
Se sobrar dia em Los Angels, vc pode fazer um bate e volta ao Joshua Tree que é maravilhoso!
Beijos

Avatar Eveline disse:

Mari, estamos fazendo todas as reservas dos hoteis… e quase pirando!!!
Perderemos muito tempo se ficarmos hospedados em Venice ou invés de ficar em Los Angeles?
E parabens pelo trabalho…. não sei o que seria desta viagem sem o seu blog!

Avatar Alexandre disse:

Olá, Mari! Amei o blog e as dicas do post!!!
Fiz um roteiro inicial, baseado no seu post, veja o que vc acha:

01 – Chegada A San Francisco
02 – San Francisco
03 – San Francisco
04 – San Francisco
05 – San Francisco – Monterey
06 – Monterey – Carmel – Monterey
07 – Monterey – Cambria
08 – Cambria – Santa Barbara
09 – Santa Barbara – Outlet Camarillo – Santa Monica
10 – Santa Monica – Anahein (Passar o dia em St Monica; seguir para Anaheim pela noite)
11 –Anahein – Disneylandia
12 – Anaheim – O Outro Parque – seguir no fim do dia para L.A.
13 – L.A. – Warner Studios
14 – L.A. – Universal
15 – L.A.
16 – L.A. – Brasil

Agora as minhas dúvidas:
1- Nunca estive nos EUA e pensei nesse roteiro abrangente, incluindo parques, outlet, e com folga, acredito eu… Mas… Caso eu precise cortar um ou dois dias, onde vc sacrificaria?
2- O correto é ir para Universal a partir do centro de L.A. ou a partir de Santa Monica? Ou tanto faz?
3 – O outlet no caminho entre Santa Barbara e Santa Monica é uma boa solução?

Obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Alexandre,
Seu roteiro tá redondo e dá para cortar uma das noites em Monterey, e um dia em San Francisco (3 dias é o tempo ideal, mas com 2 dá para conhecer os principais pontos turísticos e pelo que vo, você terá 2,5 né?!
Beijos e espero que vc ame sua primeira viagem para os EUA!

Avatar Marcelo disse:

Parabéns pelo trabalho do roteiro e dicas.
Penso em visitar entre Dezembro e Janeiro, porém me disseram que é muito frio, procede?

Avatar Ariane Moreth disse:

Olá, Marcelo!
Obrigada! 🙂
Sim, nessa época faz muito frio e chove.
Abraços

Avatar Maylla Lima disse:

Olá Mari, então no EUA eu consigo alugar um carro em uma cidade e devolver em outra? Tem alguma taxa para isso? Pergunto porque aqui no Brasil, pelo menos na minha região, interior de SP, se eu alugar um carro em uma cidade e devolver em outra tenho que pagar uma taxa super alta por isso…

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Maylla,
Consegue e sim, custa um placou mais caro, mas se vc fizer as contas, vai perceber que na maioria das vezes, rodar 600 Km (e perder um dia inteiro das férias sai mais caro do que a taxa adicional para devolver carro em outra cidade :P. Vale fazer as contas antes de decidir!
Beijo e aproveite a viagem

Avatar Barbara disse:

Olá Mari
Vamos viajar pela primeira vez pra California e achei ótimo o seu roteiro 1 !
Seremos 3 pessoas (eu o marido e a bebê de 7 meses)
Estou com medo de ficar muito cansativo pra ela, o q vc acha ?
O q vc tiraria do roteiro?
Como eu não conheço nada To com medo de tirar algo imperdível !
E confio na sua avaliação (não segui sua dica q o passeio de maya bay de barco na Tailandia era furada e me dei mal)
Obrigada !

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Barbara,
To rindo aquí de lembrar de Maya Bay. Hahahha.
Olha, é uma viagem de carro então dá SUPER para seguir o ritmo da bebê sem tirar muita coisa.

O que eu faço com os meus filhos: faço as grandes pernadas no horário da soneca deles, e funciona super bem!
Qual dos roteiros vcs estão pensando? Neste post tem vários!
Beijos

Avatar Barbara Mariano disse:

Oi Mari
Pensei em fazer o primeiro roteio pra ter uma ideia geral
Vai ser nossa primeira vez na california
Pensei q se ficar pesado pra ela no meio do caminho , tiro San Diego e fico só no eixo São Francisco e Los Angeles
O q vc acha ?

mari vidigal mari vidigal disse:

Acho uma ótima pedida! Mesmo!

Avatar TANIA FREIRE disse:

Olá Mari, que beleza esse seu trabalho…super completo e pleno de dicas boas e super úteis. Estamos pensando em comemorar o niver de nossa neta de 6 anos, com uma viagem para a Disney/CA em janeiro, pois não temos outro mês disponível em função de compromissos. O grupo seria formado por 8 pessoas sendo 7 adultos e 1 criança . Pensamos muito e decidimos pelo seguinte roteiro, ainda não fechado:
Saida: 10/01 – Rio de Janeiro x Los Angeles (pesquisando vôos) – As conexões estão apertadas e até o momento a American está oferecendo horários mais confortáveis.
5 noites em Anaheim 11 a 16
San Francisco 16 a 19
Monterey 19 a 21
Santa Barbara 21 a 23
San Diego 23 a 26
Retornando por LA
A saída e o retorno podem variar em função do preço das passagens que estão oscilando após o dia 11/1.
Vi que muita gente já sugeriu roteiros , li retornos mas não decidiria sem solicitar sua valiosa ajuda ou apenas para receber o seu aval. Sendo tudo em função de Manu, nossa neta, penso também em te pedir uma ajuda para dicas para alguns locais imperdíveis nesse trajeto, pois eu e meu marido já conhecemos a região , mas minha nora e seus pais ainda não. Muito grata pela atenção e que você possa continuar orientando e esclarecendo com tanta praticidade essa região fantástica. Abraços.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Tania,
Eu quebraria o roteiro e ficar em um pouco mais de lugares. Faria 3 noites em Anaheim e 2 em Los Angeles (ou Santa Monica) para perder menos tempo no trânsito.
Ao invés de dormir 2 noites em Sta Barbara, dormiria uma em Morro Bay.
Tem várias dicas legais do que fazer com crianças em SD, SF e Monterey espalhadas pelo blog. Até a sua viagem terei bem mais coisa no ar!
BEijos

Avatar Gustavo disse:

Oi Mari, cheguei aqui pesquisando sobre o Yosemite mas estou há horas vendo os outros links da California. Irei chegar em SFO no final de Jan/19 e terei 14 noites (1 casal + 2 crianças de 5 e 7 anos). Meu roteiro inicial está da seguinte maneira:
San Francisco: 3 noites (já conhecemos, mas crianças não)
Napa Valley: 2 noites
Lake Tahoe: 2 noites
Yosemite Valley: 2 noites
Carmel: 1 noite
Los Angels: 2 noites (já conhecemos, mas crianças não)
Anaheim: 2 noites (p/ Disney com crianças)

Sei que deveria incluir pelo menos +1 noite na Highway 1, mas não consigo encontrar de onde tirar…Também não sei se a sequência SFO>Napa>Tahoe>Yosemite seria a mais adequada para uma logística de inverno… Poderia dar um pitaco?

Obrigado e parabéns pelo conteúdo nota mil!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Gustavo,
A sequencia me parece boa.
Com este roteiro apertado eu tiraria uma noite do Yosemite (com dor no coração). Mas não rola fazer Carmel -> LA numa tacada só, especialmente com pequenos.
Abraços,

Avatar Manuela Janini G. de Oliveira disse:

Oi Mari!! Apaixonada por suas dicas!! Fomos ano passado para Califórnia e amamos suas dicas.
Queremos voltar em janeiro com um roteiro pouco excêntrico kkkk… me ajuda???
Quero repetir LA e San Diego, mas ano passado não consegui ir a Lake Tahoe e esse ano vamos.
Pensamos assim: chegada em LA, iremos para San Diego (meu filho sonha em ver os pandas novamente 🙂 e de lá ir de avião para Lake Tahoe. De LT ir para Yosemite de carro e de lá para Monterey e descer até LA novamente.
Acha possível? Quantos dias na Big Sur? Estaremos com criança de 8 anos e idosa de 84.
O roteiro inicial era de San Diego para Death Valley e de lá para Lake Tahoe… mas como minha avó resolveu ir, reduzimos o tempo da viagem e acho melhor economizar o trecho indo de avião para Reno.
Poderia me dizer sua opinião?
Obrigada!! Abraço

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Manuela,
Seu roteiro tá fazendo sentido sim! E que delicia essa mistura de família!
Com o pequeno considere o Zoo Safari Park tbm.
Para fazer a Hwy 1, recomendo pelo menos 3 noites (1 em Monterey/carmel, uma em Cambria (ou arredores) e uma em Santa Barbara. Tem posts de todas essas cidades aqui nos site!
Beijos e welcome back!

Avatar Luan disse:

Olá Mari, conheci seu blog recentemente quando comecei a pesquisar para montar meu roteiro pela Califórnia. Já estou adorando e me guiando por ele para planejar minha viagem. Gostaria de sua opinião sobre o meu roteiro, sendo que chegarei em San Francisco no dia 12 de agosto:
1. San francisco
2 San Francisco
3 San Francisco
4 San Francisco -Yosemite
5 Yosemite
6 Yosemite
7 Yosemite – Monterey
8 Monterey – Carmel
9 Monterey – big sur- Passo Robles
10 Paso Robles – Santa Barbara
11 Santa Barbara – Santa Monica
12 Los Angeles
13 Los Angeles
14 volta para o Brasil no aeroporto de Los Angeles pela manhã.

Gostaria de sua opinião se vale a pena manter a pernoite em Santa Barbara ou ir direto de Paso Robles à Santa Monica, de modo que ganharia mais um dia em Los Angeles.

Não tenho intenção de visitar parques nessa viagem.

Última pergunta: como é Monterey e Carmel no domingo? Ainda dá pra turistar ou fica tudo fechado?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luan,
Seu roteiro tá redondo e eu deixaria assim.
Domingo dá pra turistar super bem por lá. Via tranquilo! Durma os dias 7-8 na mesma cidade pq faz sentido.
Beijos

Avatar Belmilson dos Santos disse:

Olá pessoal, estou programando minha primeira viagem pela Costa Oeste americana e se puderem me ajudar ficarei agradecido.
Acho que serão 20 dias.
Dia 1 – São Paulo / São Francisco
Dia 2 – SF
Dia 3 – SF
Dia 4 – SF
Dia 5 – São Francisco / Yosemite
Dia 6 – Yosemite
Dia 7 – Yosemite
Dia 8 – Ypsemite (aí é uma das dúvidas. Eu consigo voltar e pegar a Highway 1 para descer para Los Angeles?)
Dia 9 – Pensando em ficar em Monterey
Dia 10 – Santa Bárbara ou direto pra LA
Dia 11 – LA
Dia 12 – LA
Dia 13 – LA
Dia 14 – Los Angeles para Las Vegas
Dia 15 – Vegas
Dia 16 – Vegas
Dia 17 – Las Vegas para Grand Canyon
Dia 18 – Grand Canyon
Dia 19 – Grand Canyon / Las Vegas
Dia 20 – Las Vegas / São Paulo
Será que tá bom? Precisa de mais alguns ajustes, mas é mais ou menos isso aí.
Valeu quem puder ajudar!!!!
Um abraço!!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Belmison,
O Roteiro em geral está bem bom, eu só programaria 1 noite entre Monterey e Santa Barbara para curtir Big Sur com a calma que merece, e sem dúvida durma uma noite ema Sta Barbara antes de ir para LA.
Abraços,

Avatar Katia disse:

Oi mari! tudo bem? estou montando meu roteiro para passar alguns dias na Califórnia e seu blog foi fundamental para me decidir… gostaria de uma sugestão quanto meu roteiro…

Dias 1, 2 e 3 – SD
Dias 4, 5, e 6 – LA
Dias 7 e 8 – Disney e Outlet
Dia 9 – Santa Barbara
Dia 10 – vamos conhecer a Highway 1 (vamos subir até a interdição em Ragged Point e depois voltamos até Cambria para ir para Carmel e lá faremos o trajeto até o Big sur)
Dia 11 – Carmel e Monterey
Dia 12 – Yosemite
Dia 13 – Napa Valley
Dias 14 , 15 – São Francisco

Você acha que está muito puxado esse roteiro? Meu medo é incluir muita coisa e acabarmos indo para tantos lugares e não conhecendo nada.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Katia,
Faz muito mais sentido fazer a Highway 1 sentido SF- LA. Não dá pra inverter o roteiro
No seu roteiro o dia 10 precisaria ser dividido em 2. Tá muito puxado (j´estaria sem a interdição, com a interdição tá uma pedrada).
Ir para o Yosemite num dia e voltar no outro é muito corrido nesse seu roteiro puxado. Amo o Yosemite mas no seu caso tiraria do roteiro
Eu trocaria 1 dia em San Diego por mais um em SF.

Acho que vc precisa repensar bastante coisa, mas to aqui pra dar pitacos!
Beijos

Avatar Katia disse:

Oi Mari! Obrigada pelas dicas! A esperta aqui comprou passagens de avião de ida em NY e volta em SF, por isso que vou ter que fazer a highway 1 no sentindo contrário 🙁 comprei antes de pesquisar e acabou me faltando alguns dias para tanta coisa que quero fazer!
Pensei em tirar a disney (eu estava lendo que ela está sendo reformada e muitas atrações estão indisponíveis… tu sabe alguma coisa sobre isso? ) e acrescentar mais um dia em SF.
Quanto ao dia 10 e Yosemite vou ter que dar uma repensada no roteiro mesmo…

Valeeeu Mari!! Beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Kátia,
Mesmo com as reformas tem muita coisa legal na Disney aberta. Eu gosto muito do parque California Disney Adventure.
Beijos

Avatar Juan disse:

Boa tarde Mari!
Estava vendo teus rotérios e achei fantástica a forma de escrever e detalhar as coisas.
Estou pensando viajar no ano que vem com minha esposa, e queremos visitar basicamente SF -> Yosmite -> Monterrey -> Highway 1 até LA (Parando no caminho – ainda decidindo onde) -> SD -> Vegas -> Canyon.
Não conhecemos nenhuma das cidades ainda, mas já fomos para a costa Leste, então os parques de LA estão fora da jogada.
Quantos dias você acha que precisariamos para fazer uma viagem “legal” ?
Eu pensei 4 noites SF. 2 Yosmite, 1 Monterrey, 1 na Highway, 3 LA, 3 SD, 4 Vegas, 2 Canyon.
Isto daria 20 noites no total, mas como temos uma folga de noites, podemos aumentar isto se necessário para aproveitar mais.
Você possui alguma recomendação?
Estamos no início do planejamento, então caso você precise mais informações é só falar!

Obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Juan,
Acho 20 noites um tempo excelente.
Nesse roteiro que vc mencionou minha única sugestão seira trocar uma noite de Vegas para mais uma noite na Highway 1.
Beijos

Avatar GUSTAVO SANGALLI disse:

Ola Mari! Suas dicas sao incriveis.
Farei uma viajem de 30 dias para a California em Maio de 2019. Nos primeiros 15 dias farei um curso de ingles em San Francisco.
Após o termino do curso, farei uma viajem por Santa Barbara, Malibu, Los Angeles, Hollywood, San Diego e terminando em Las Vegas.
Qual o roteiro que voce mais indica? Voce acha viavel pegar o avião em Las Vegas para retornar ao Brasil ou seria melhor retornar ate Los Angeles?
Obs.: Nestes 15 dias de curso, terei tempo para conhecer os atrativos de San Francisco e seus arredores, pois terei livre meio turno diariamente e os finais de semana.

E parabens pelo site.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Gustavo,
Que delícia de viagem! Vc vai adorar SF e curtir o resto da California.
Vale a pena vc voltar para o Brasil a partir de Las Vegas. Com 15 dias você pode fazer o roteiro pela Hwy 1 (Antes de Sta Barbara durma em Carmel e SLO (ou arredores), de lá continue para LA (3 dias dá), 1 dia para descer e 2+ em San Diego, 1 dia para Vegas e pelo menos mais 2 ou 3 por lá. Dependendo do seu pique ainda sobra dias para encaixar Yosemite ou Grand Canyon.
Beijos

Avatar Bárbara disse:

Oi Mari, tudo bem?

Peguei uma promoção de passagens, e seu post me deu uma boa direção haha. O problema é que eu queria muito começar por San Francisco, porém eu desço em Los Angeles, e tenho só 10 dias. Estou na duvida se alugo um carro e vou para San Francisco, ou pego um voo direto e volto de carro para Los Angeles. O que você acha?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Barbara,
Dá uma olhada nas minhas sugestões de roteiro de 10 dias aqui
Eu voaria para Los Angeles, com antecedência o vôo sai bem barato (olhe o aeroporto de Oakland que é pertinho de SF) e você não perde um dia todo numa estrada chata!
A volta pela Costa sim é maravilhosa!
Beijos

Avatar Raphael disse:

Mari,
Muito obrigado pelas dicas. Já fui varias vezes pra Califórnia mas não conheço Yosemite.
Gostaria de fazer um roteiro de 15 dias com a família da seguinte forma:
– San Francisco
– Napa Valley
– Yosemite
– Las Vegas
– Gran Canion
– Los Angelis (incluindo 1 dia em Anaheim – Disney)

Acha muito coisa? Tem alguma dica extra? Obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rafael,
Acho um pouco apertado, mas se vc fizer alguns dos trechos grandes de avião, pode dar certo.
Como vc pensou em dividir os dias entre as cidades?
Beijos

Avatar Rafaela disse:

Oii Mari,
Adorei o post!!! Me deu várias ideias para a viagem que pretendo fazer, com percurso de São Francisco para Los Angeles.
Porém, gostaria de saber duas coisas:
A primeira, é possível (viável, no sentido de não sair da rota ou coisa do tipo) adicionar Malibu neste percurso? Minha ideia inicial é a seguinte: São Francisco- Monterey (ou Carmel) – Big Sur – Malibu – Santa Mônica – Veniece – Los Angeles.
E a segunda coisa seria, quanto se gasta com gasolina, mais ou menos, para este percurso entre São Francisco a Los Angeles.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rafaela,
Gasolina não é algo muito caro na California e com 2 tanques ~60USd deve dar e sobrar.
Malibu está sim na rota! Olha aqui este post com o destaque do trecho!
Beijos

Avatar Ana Lucia disse:

Adorei seus roteiros!
Uma pergunta: pretendo ir em Jan 2019. Gostaria de visitar Yosemite. É aconselhável no inverno?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ana Lucia,
O Inverno é a boca mais linda do ano para visitar o Yosemite Park, mas vale falar que as opções e atrações são mais limitadas.
Veja minha experiência no inverno do Yosemite neste post.

Beijos

Avatar Anaisa disse:

Mari, ótimo blog! Dicas incriveis!
Temos 20 dias e queremos incluir hawaii..
Você pode dar uma olhadinha por favor?

ROTEIRO 3: 1/10 a 20/10 R$ 4.410 passagem
Ida: São Paulo – Los Angeles (chegada 10:05 dia 02/10) R$2.124
Dia 2/10: Los angeles – San Diego (2h30)
– Long beach
– New port beach
– Laguna beach
– La jolla
Dias 2/10 e 5/10: San Diego (2 dias)
Dia 5/10: San Diego – Hawaii (06:32 – 10:51) R$ 1.966
Dias 5/10 e 09/10: Hawaii (3 dias + 2 meio)
Dias 09/10 – 10/10: Hawaii – São Francisco (22:31 – 09:41)
Dias 10/10 a 12/10: São Francisco (2 dias)
Dias 12/10 a 15/10: São Francisco – Los Angeles (4 dias)
– Monterey
– Carmel
– Paso Robles
– Santa Bárbara
– Santa Mônica
Dias 15: Los Angeles – Las Vegas (19:25 – 20:25) R$ 320
Dias 15 a 17: Las Vegas (1 dia + meio)
Dias 17: Las Vegas – Los Angeles (19:05 – 20:20)
Dias 17 a 20: Los Angeles (2 dias)
Volta: Los Angeles – São Paulo (saída: 11:45 chegada 8:20 dia 21/10)

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Anaisa,
Olhando seu roteiro a primeira coisa que eu faria seria cortar Las Vegas da jogada, um dia e meio (eu sei que o voo é curto, mas com os procedimentos de segurança e espera mínima para pegar o avião você vai perder mais de meio dia na jogada, não acho que vale a pena “dar um pulinho em Vegas”, mas acho que vale e MUITO a pena ficar 5 dias inteiros no Havaí. Que ilha vocês estão pensando em visitar?
Alguns comentários:
A) 2/10: Eu eliminaria Long Beach da jogada, com todas as paradas que vc pretende fazer, sua viagem vai levar quase o dia todo. Só recomendo LB pra quem já conhece muito bem a California ou tem tempo sobrando, o que não é seu caso.
B) 2 dias é muito pouco para Conhecer Los Angeles, San Francisco e San Diego, se é o que você tem, melhor que nada. Se sobrar algum dia na jogada, eu aumentaria SF pra três dias.
C) A viagem entre SF e LA eu faria da seguinte forma: Noite 1 (Monterey ou Carmel – veja dicas de onde ficar aqui), no segundo dia você fará um bate e volta a Big Sur, e dormirá em Paso Robles (veja dicas aqui), terceira noite em Santa Barbara e quarta em Santa Monica (dicas aqui!)
Espero ter ajudado,
Beijos

Avatar Anaisa disse:

Super obrigada!!!

Consegui um outro voo um pouquinho mais caro mas ganhei alguns dias!

Alterei o roteiro com algumas de suas recomendações, só n consegui adaptar a viagem de SF pra LA pq só tenho 3 noites..
Da uma olhadinha e veja oq vc acha.

No Hawaii pelo tempo, acho que so Honolulu mesmo.. vai dar 4 dias e meio. Acho que n da pra fugir dessa ilha ne..

Ah, uma coisa importante.. no fim fico 3 dias inteiros + meio em LA fora 1 dia em Santa Monica, sendo que queremos ir no six flags e hollywood. 2 dias pra conhecer a cidade da tranquilo?

Da uma olhadinha no novo roteiro e veja oq acha 🙂

ROTEIRO 5: 28.09 a 20.10 R$5.198
Ida: São Paulo – Los Angeles (chegada 6:55 am) R$ 2.994 (inclui mala)
Dia 29.09: Los Angeles – San Diego (2h30)
– New Port Beach
– Laguna Beach
– La Jolla
Dia 29.09 a 02.10: San Diego (2 dias inteiros)
Dia 02.10: San Diego – Hawaii (10:20 – 13:30 direto) R$ 1.865 (não inclui mala)
Dia 02.10 a 7.10: Hawaii (4 dias inteiros + meio)
Dia 7.10: Hawaii – São Francisco (14:10 – 21:10 direto)
Dia 7.10 a 11.10: São Francisco (3 dias inteiros)
Dia 11.10 a 14.10: São Francisco – Los Angeles
11.10 a 12.10 Monterey – Carmel (2h)
12.10 a 13.10 Santa Bárbara (4h)
13.10 a 14.10 Santa Monica (1h40)
Dia 14.10: Los Angeles – Las Vegas (7:00 – 8:21 direto) R$ 339 (não inclui mala)
Dia 14.10 a 16.10: Las Vegas (2 dias inteiros + meio)
Dia 16.10: Las Vegas – Los Angeles (19:07 – 20:35 direto) (não inclui mala)
Dia 16.10 a 20.10: Los Angeles (3 dias inteiros + meio)
Volta: Los Angeles – São Paulo (sai 4:00 pm)

Muito obrigada pela ajuda!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Anaisa,
Tá corrido, mais tá viável. Se esse é o estilo de viagem de vocês, acho que dá pra bancar! (Eu Mari acho que ainda tiraria alguma coisa para deixar mais folgado, mas tá BEM melhor que o primeiro)
Quanto ao Havaí, você pode escolher a ilha e voar direto pra lá. Eu não conheço Oahu, mas ouvi falar muito bem, mas AMO de paixão Big Island e Maui.
Beijos

Avatar Anaisa disse:

Obrigada Mari!!

Uma ultima duvida..
O trecho de SF para LA, como só tenho tres noites, como você sugere dividir?

Por enquanto ta assim:
11.10 a 12.10 São Francisco – Monterey/Carmel (9h da manhã: 2h de viagem)
12.10 a 13.10 Monterey – Big sur (9h da manhã: 50min de viagem) Big Sur – Santa Bárbara (4h30min de viagem)
13.10 a 14.10 Santa Bárbara – Santa Monica (9h da manhã: 1h40 de viagem)
14.10 Los Angeles – Las Vegas (cedinho)

Obrigada!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Acho que dessa forma mesmo.
Saiba que com a estrada fechada, você terá que seguir até Big Sur e depois voltar pra Carmel para pegar a estrada por dentro (há tbm uma alternativa bem meia boca de estrada que eu não recomendo). Prepare-se para um dia hiper cansativo.
Beijos

Avatar ricardo disse:

Oi Mari, excelente seu blog. Adorei seu roteiro 2 da California, pois gostaria de passar por Napa, pois sou adorador de vinhos, agora pretendo ir no inverno , passando natal e o ano novo. Pergunto: quais lugares vc sugeriria para passar estas datas dentro deste roteiro, Natal e Ano Novo?
Obrigado

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ricardo,
Numa cidade grande. De preferência San Francisco ou Los Angeles.
Coloquei minhas dicas de Ano Novo em San Francisco aqui neste post.
Abraços,
Mari

Avatar nati disse:

oiiii, estou fazendo meu roteiro, e queria saber se venice beach é perto de little venice, pois procurei no maps e nao enconteri, obtigadaaa

mari vidigal mari vidigal disse:

Little Venice, vc quer dizewr os canais de Venice? Sim! Os canais ficam em Venice Beach! E são lindos!
Beijos

Avatar Andrea disse:

Olá, acabei de voltar de uma viagem de 17 dias pela California/Nevada/Arizona… parabéns pelo blog! Planejei minha viagem usando muitas das informações acima e as dicas realmente foram valiosas! Amei!

Avatar Malu Pinheiro disse:

Que legal Andrea! Muito bom saber que o post te ajudou. Continue nos acompanhando por aqui e no Instagram (@ideiasnamala).
Um beijo!

Avatar Erika Keller disse:

Mari, seu blog é incrível e tem me ajudado imensamente, obrigada!

Farei uma viagem à Califórnia em família (5 adultos) de 13 a 25 de fevereiro e planejei o roteiro da seguinte forma:

13 – chegada a LA às 10h
14 – LA
15 – LA
16 – Dia inteiro e pernoite em San Diego (visita à pontos principais, sem entrar em zoológico ou atividades que demandem muito tempo)
17 – Começo da subida pela H1, com pernoite em San Luis Obispo
18 – Pernoite em Carmel
19 – SF
20 – SF
21 – SF
22 – SF a Las Vegas de avião
23 – Vegas
24 – Vegas
25 – Retorno a LA de avião para pegar voo para o Brasil às 16h

O que acha? Sei que vai ficar um pouco corrido, mas será que é a ponto de precisar retirar alguma cidade do roteiro?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Erika,
Eu tiraria San Diego do Roteiro, adoro a cidade, mas acho que fica muuuuito corrido começar a Highway 1 por lá e rodar duas horas para ir e duas hora para voltar para passar um dia correndo na cidade. Eu trocaria por uma noite na região de Venice Beach ou Santa Monica ou até mesmo Santa Barbara (que é uma das minhas cidades preferidas na Califórnia).
Beijos““““`

Avatar Bii Castro disse:

Marii, que blog maravilhoso! Estou planejando a viagem de toda minha família (4 adultos e uma child) sozinha e me baseando em TODOS os seus posts (acho que até já decorei alguns de tanto que li haha)
Você poderia me ajudar dando sua opinião sobre o roteiro (que ainda nao está 100% fechado)?

Infos: É nossa primeira vez na Califa. Teremos apenas 10 dias para fazer de SF para SD. Chegaremos em SF as 00:30 do dia 10/12/17 (estaremos vindo de orlando) e voltaremos para SP no dia 20/12/17 as 20:50 de LA. Nao faremos nenhum passeio em zoos ou aquários e como é inverno não iremos ficar nas praias (apenas visita-las, claro)

ROTEIRO
10- san francisco
11- san francisco
Em SF: estaremos hospedados na Union Square, e queremos visitar: alcatraz, lombard street, fisherman’s wharf, pier 39, golden gate, coit tower (vale a pena?), sausalito (ver as sequoias no parque, vale a pena? queria muuuito ve-las ou ir ate um parque nacional, mas nao teremos tempo dessa vez)
12- SF – monterrey: saída de SF de manha para ir pra MT, almoçar la e fazer a 17 miles drive, voltando e dormindo em Carmel ou Monterey (quanto tempo de carro entre as duas cidades? Se for bem perto da pra jantar em Carmel e dos dormir em Monterey né?)
13- Big Sur com caaalma e ida (final da tarde/noite) para Paso robles onde passaremos a noite (tempo: carmel- paso robles: 2h de viagem)
14- visita as viniculas de paso robles (meu pai ama vinhos hihi), heart castle, se der (vale a pena?) e elefantes marinhos em san simeon. Dormir em cambria ou san luiz obispo (qual cidade vc indica?) (tempo: paso robles-heart castle 55min/ heart castle-cambria 25min)
15-Acordar cedo e partir para Solvang (passada bem rápida), Santa barbara e Santa monica (vale mais a pena dormir em SM ou em LA já pensando no próximo dia?)
16- los angeles (se necessário, visitaremos algo que faltou em SM)
17- los angeles
18- LA – SD: acordar bem cedo e partir para san diego (2h30 de viagem – sem transito, certo?). Curtir SD
19- san diego
20- acordar cedo, ver algo em san diego e voltar para LA para pegar o voo de volta para o Brasil (precisamos chegar no aero as 17h30, pois nosso vôo é as 20h45)

Você acha que vale a pena fazermos algum passeio de barco para ver baleias? Se sim, onde (monterey, LA, orange)?
Existe algum passeios que seja viável para nosso roteiro onde possamos ver neve?
Aceito e aguardo ansiosa por TODAS as suas dicas e sugestões 🙂
Super obrigada por tudo!!!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bi,
Obrigada pela visita Vou tentar responder todas as suas perguntas e se esquecer de algo vc me lembra?

A) Coit Tower: Só vale a pena se o dia estiver lindo e com a vista bem aberta. Eu pessoalmente prefiro a vista do Twin Peaks.
B) Com apenas dois dias em San Francisco eu não faria o Muir Woods não. Acho que só a cidade já tem muita coisa legal pra vcs verem e que dois dias é pouco tempo. Deixaria os parques para uma segunda visita a California.
C) Entre SF e Monterey são cerca de 2 horas, e dá sim pra jantar em Carmel. Vej minhas dicas de Carmel aqui.
D) Você viu que a estrada de Big Sur está fechada e que terá que fazer um desvio or dentro para chegar em Paso Robles, né?! Assim prepare-se para um dia 13 cansativo.
E) Dia 14 eu não iria para o Castelo e seguiria pela Costa. Eu gosto mais de Cambria que SLO, mas vale falar que Cambria é minúscula e que SLO é uma cidade grande e animada.
f) Dia 15 eu dormiria em Santa Monica ou Venice Beach (veja meu ultimo post com uma super dica de hotel legal em Venice)
G) O Passeio e baleias é MUITO legal, mas leva pelo menos umas 3-4 e tem que ver se vcs querem investir esse tempo todo. Monterey costuma ser um bom lugar! Quanto a neve, infelizmente vcs não irão passar perto de nenhuma montanha nessa rota.
Beijos

Avatar Camila disse:

Mari,

Vamos fazer essa viagem pela Highway 1agora em novembro. Chegamos em San Francisco e voltamos por Los Angeles. Queria sua ajuda para o nosso roteiro.
1) Já conhecemos Las Vegas, então não vamos até lá.
2) Tenho muita vontade de conhecer as Sequoias, mas como estou grávida, tenho receio de ser cansativo ir até Yosemite, já que não sei se irei fazer as trilhas. Muir Woods seria uma boa opção?
3) Teremos 14 dias completos no total.
4) Queria uma viagem mais light curtir as cidades gostosas do caminho, praia talvez (Acho que vai estar frio ne,,)
5) Queriamos colocar no roteiro uma parada no outlet de Camarillo.
6) San Diego não tínhamos pensado em conhecer (Fiquei com receio de ficar corrido). Você acha que vale a pena?

Obrigada pela ajuda!! Seu Blog é mt bom
Abraços

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Camila,
Infelizmente não consigo te ajudar a montar um roteiro personalizado, mas posso te ajudar a dar ua olhada no seu roteiro assim que ele tiver pronto. É só deixar o roteiro aqui nos comentários que eu respondo rapidinho.
Beijos

Avatar Camila disse:

Sem problemas…vou montar e coloco aqui.
Com relação a essas duas dúvidas, o q vc acha?
2) Tenho muita vontade de conhecer as Sequoias, mas como estou grávida, tenho receio de ser cansativo ir até Yosemite, já que não sei se irei fazer as trilhas. Muir Woods seria uma boa opção?
6) San Diego não tínhamos pensado em conhecer (Fiquei com receio de ficar corrido). Você acha que vale a pena?

Valeu! ; )

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Camila,
Infelizmente não consigo te ajudar a montar um roteiro personalizado, mas posso te ajudar a dar ua olhada no seu roteiro assim que ele tiver pronto. É só deixar o roteiro aqui nos comentários ue eu respondo rapidinho.
Beijos

Avatar Matheus disse:

Olá Mari, tudo bem?
Eu venho pesquisando sobre se existe algum guia turístico com uma van para subir a montanha Big Bear, porém até agora não achei nenhum. Você tem algum guia para me indicar?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Matheus,
Tudo bem?

Infelizmente não conheço ninguém por essas bandas.
Abraços,
Mari

Avatar victor rizzo disse:

Olá, Mari! Parabéns pelo, blog!
Vou a Califórnia pela primeira vez em outubro. Tenho 12 noites e estou pensando em dividir desse jeito:

-5 noites em São Francisco
-1 noite em monterey ou carmel
– 1 noite em paso robles, cambria ou san luis obispo
-1 noite em santa barbara
-4 noites em los angeles

Que achas da divisão? Tens alguma sugestão? Queria muito incluir yosemite ou napa valey, mas fico com receio de ficar corrido. Help!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Victor,
Seu roteiro tá redondinho. Nas noites que te em San Francisco, dá para incluir um bate e volta a Napa!
Beijos

Oi Mari, tudo bem??

Estamos indo viajar em 6 amigos, estamos com a passagem comprada e gostaria de uma opiniao sua! Tenho um esboço aqui da viagem, se puderes me dar um feedback do que adicionar ou se precaver!

Desde ja agradeço!!

01 fev – NVT x SP x BOGOTA x LAX
02 fev – Los angeles – chegada as 12 (Miguel marcos alexandre) e chegada as 18:30 (ramon rodrigo flach). Pegar carro na locadora. Jantar e ir pra um bar ou ir direto dormir.
03 – sabado – Pier de Santa Monica, pesquisar sobre shows em LA, visitar rodeo drive, hollywood blvd.
04 – domingo – X
05 – Segunda – saida para santa barbara 08:00. Visitar State Street, píer e Westmont College. Jantar na State Street.
06 – terca – Saida para São Francisco 08:00, para em pontos turísticos da costa. Chegar final de tarde em SF, Sair pra jantar e pegar uma night.
07 – quarta – Golden Gate, Vale Silicio,
08 –quinta – SF
09 – sexta – Saida de SF para Lake Tahoe (4hrs de carro). Ver alguma balada pra sair
10 – sábado – snow/cassino/night
11 – domingo – snow/cassino/night
12 – segunda – snow/cassino/night
13 – terca – snow/cassino/night
14 – quarta – snow/cassino/night
15 – quinta –
16 – sexta – Saida para Vegas (6 hrs de carro para vegas) Sair cedo para aproveitar a noite la
17 – sábado – Dar PT (ramon vai pagar primeira vodka do aniversario dele)
18 – domingo – Dar PT
19 – segunda – San Diego
20 – terca – San Diego
21 – quarta – ir p LA para viagem de volta
22 – quinta – chegada no brasil

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marcos,
Tudo bem?

Acho que o roteiro de vcs esta confuso e corrido e que vale a pena vcs investirem um tempinho pra se planejarem melhor.
Alguns pitacos:

A) Fazer a viagem pela Costa em um só dia é a maior roubada do mundo, muita viagem pra pouco passeio (e acredite, essa estrada é uma das mais lindas do mundo) eu tiraria 2 dias de Tahoe (3 são mais do que suficiente) pra incluir duas noites no passeio. Durma uma noite em Carmel e uma em Sta Barbara (que tem vários barzinhos e é uma delicia pra sair a noite.
B) A viagem entre Las Vegas e SD é longa, não vale a pena fazer essa pernada toda por causa de um dia lá. Eu se fosse você excluiria a cidade do roteiro.
C) San Francisco merece mais do que dois dias, e quer saber? Se vcs curtem beber, vale a pena pegar um tour ou dormir uma noite em Napa Valley (ou Sonoma) que são regiões incríveis.
Abraços,
Mari

Mari, agradeço muito as dicas, vou me reunir com eles e melhorar o roteiro! Volto aqui no domingo para te pedir mais umas dicas.. Espero n estar incomodando!

Muito obrigado! Abraços!!

Mari, gostaria de perguntar uma coisinha p vc!! Sobre carros p alugar, vc tem alguma dica? Estamos pensando em pegar 2 SUVs p poder andar com conforto até tahoe.. Porem o valor sobe muito..

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marcos,
E pegar um carro grande sem ser SUV? Eu confesso que raramente pego as SUV’s pq acho muito caro.
Beijos

Avatar Ismael Souza disse:

Mari, parabens de novo pelo excelente blog!

Vou com a familia fazer roteiro 1 sugerido por vc( 15 dias,SF a SD) de 12 a 27 de janeiro 2018

Somos 8 pessoas! Com 8 malas pelo menos!

Meu dilema é: QUAL CARRO ALUGAR? Teria uma sugestão para nos ajudar!

Bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

OI Ismael,
Obrigada pelos elogios
As locadoras oferecem opções de carro grandes, e pelo jeito vc precisará de uma van ou algo parecido
Minha dica é sair do Brasil com a menor quantidade de malas possível. Um casal, por exemplo, pode fácil dividir a mesma mala para otimizar espaço. Lavar roupa na Califórnia é fácil e muitos hotéis tem maquinas de lavar e secar de moedas. Faz muito mais sentido lavar as coisas uma ou duas vezes do que carregar um mar de mala sem fim.
Beijos

Avatar Ismael Souza disse:

Mari,preciso de ajuda! iremos alugar uma van! Pegaremos em SFO e devolveremos em LAX! Estamos com muita dificuldade de encontrar locadora que alugue VAN! Encontrei uma locadora que se chama AVR Van Rental , vc conhece ? Pois as locadoras conhecidas nao alugam VAN! Pode nos indicar alguma?
Obrigado
Bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ismael,
Não conheço, mas vou dizer o que faria no seu lugar: Leia as reviews no trip advisor e se forem boas, vá na fé. Com o tripadvisor fica fácil diferenciar empresas boas de picaretas, especialmente se a empresa tiver mais de 1000 avaliação.
Certeza que nenhuma das locadoras tradicionais oferecem um carro do tamanho que você precisa?
Abraços,
Mari

Avatar alexandra rodi disse:

Oi Mari , adorooooo seu blog! Mari me da uma luz rssss. Vou para são Francisco dia 24 de setembro.
E estou na duvida se vou até yosemite, se vale a pena, o que vc acha?
Pensei em fazer São Francisco…monterey, carmel, san luis obispo, santa barbara ou san Diego e Las vegas
o que acha? bjs Alexandra

mari vidigal mari vidigal disse:

Eu que amo natureza acho o Yosmeite o lugar mais lindo do mundo.
Pra fechar este roteiro, nada melhor que ver quantos dias que vc tem e ver que lugares vc faz mais questão de conhecer.
Beijos

Avatar Paulo disse:

Olá Mari, tenho 20 dias pra gastar nos EUA entre janeiro e fevereiro de 2018. Uma das opções é ir de SF para San Diego pela highway one, porém fico com receio se aproveitaríamos a viagem por ser inverno, qual a sua opinião?

Acha viável acrescentar Disneyland e Universal no roteiro, já que vamos com a nossa filha de 9 anos? E Yosemite, vale a pena?

O que recomenda?

Obrigado

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Paulo,
O inverno costuma ser uma boa época pra fazer essa viagem – se você estiver bem agasalhado e ciente que de não vai aproveitar as praias. Pode ser que chova uns dias então tbm é bom ter uma plano b, mas quer saber? Acho janeiro e fevereiro MNIL vezes melhor que julho e agosto pra aproveitar a Califórnia! Venha feliz!
Dá super pra incluir a Disney (e minhas dicas estão aqui!)
Quanto ao Yosemite, se vc não se importar em dirigir na neve, é uma experiência linda e que a pequena vai curtir!. Veja minhas dicas aqui.

Avatar Paulo disse:

Nossa Mari, muito obrigado pelas dicas, me animou demais pra iniciar o planejamento! Partiu California 2018!

mari vidigal mari vidigal disse:

Yaaaaay! Até a viagem espero te ver por aqui lendo mais posts!
Abraços,
Mari

Avatar joyce wutenberg disse:

Olá Mari, tudo bem?!

Estou pensando em ir com meu namorado em Fevereiro de 2018. Você acha que é muito frio e que nao dará para aproveitar nada das praias?

mari vidigal mari vidigal disse:

Em fevereiro é muito frio para a Praia, mas elas continuam lindas e rendem boas fotos 🙂
Beijos

Avatar marcelo teodoro martins disse:

OLÁ, tenho entre muitas dúvidas, uma: se alugo hotel quando estiver nos EUA ou no Brasil, como vou fazer o roteiro 3 as cidades que eu vou ficar mais tempo vou alugar no Brasil, mais as cidades que irei ficar 1 noite tenho dúvida se alugo no Brasil ou no Estados Unidos. Minha dúvida é derrepente se não alugar em todos os lugares irei ter problemas na alfandega (Imigração) ou a outra questão é se é fácil conseguir alugar na hora nos EUA.

Grato! Marcelo Florianópolis.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marcelo,
Essa é uma escolha pessoal, eu Mari gosto de viajar com todas as reservas feitas muitas vezes tem um festival de música ou algo inesperado que esgota os hotéis da cidade, e ficar sem ter onde dormir, é terrível.
Abraços

Avatar Luciane disse:

Oi mari! Adorei seu blog, estou pegando várias dicas para um roteiro pela Califa. Duvida: irei começar a viagem em LA e terminar em SF, gostei do Roteiro 3, vc acha que é possível adaptar e fazê-lo ao contrário?

mari vidigal mari vidigal disse:

Claro! A ordem dos fatores não altera o resultado, a única dificuldade é a Highway1. Veja aqui minhas dicas para fazer “ao contrário”

Avatar ISMAEL JUNIOR disse:

Parabéns pelo seu Blog, muito bem elaborado e claro!

Estou planejando as proximas ferias, e a ideia é ir para costa oeste do EUA, fazer São Francisco a San Diego uns 16 dias!

Na sua opinião, qual e a melhor período para para fazer essa viagem? Julho ou Janeiro?

Obrigado

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ismael,
Mesmo Janeiro sendo o mês das chuvas, eu prefiro janeiro do que julho. Em julho a Califórnia fica super cheia, os preços vão para o espaço, e a neblina domina San Francisco. Em janeiro, entre os dias chuvosos você pegará dias lindos de sol.
Abraços,
Mari

Avatar Gustavo Souza disse:

Boa noite!!

Eu e minha esposa curtimos muito seu blog, tem tanta informação que nem sei por onde começar… compramos hoje passagem para Los Angeles, indo e voltando por lá. Como chega às 20hs, pensei em dormir uma noite lá, subir até São Francisco e ir descendo. Teremos 22 dias. Será que da tempo pra conhecer San Diego, Vegas e Lake Tahoe também?

Abraços.
Gustavo e Mariana

mari vidigal mari vidigal disse:

Uiiii. Tô começando a achar que é muita coisa pra pouco tempo. Rs
Manda seu roteiro aqui que eu vou dando pitacos!
Abraços

Avatar Michele Pereira Uliana disse:

Olá Mari,

Amando seu blog e super curtindo todas as dicas.
Queria uma ajuda: estaremos viajando em janeiro de 2018 e nossa ideia inicial é fazer São Franscisco, Los Angeles, San Diego e Las Vegas, com duração de 15 dias.
Por acaso vc tem um roteiro específico com esses lugares? Estou um pouco perdida ainda pois não tenho muito conhecimento da região.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Michelle,
Tudo bem?
O roteiro 3 deste post está bem próximo ao que você quer. Você pode se basear nele para montar o seu!
Abraços,
Mari

Avatar Danilo disse:

Bom dia,

Eu e minha família (total de 6 pessoas) estamos nos planejando para ir para a Califórnia em julho/18 , qual dos roteiros você indicaria ? Vamos ficar por volta de 10 a 15 dias.
– Minha dúvida é, quantos dólares devemos levar? Cerca de $2500 por pessoa ?
– O plano é ficar em São Francisco alguns dias, alugar um carro e visitar as cidades mais próximas, num raio de 500 a 800km, quais cidades você indicaria ?

Att.
Danilo.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Danilo,
Eu faria de San Francisco a Los Angeles (uma região maravilhosa com muito o que ver e fazer)
Não sei te ajudar quanto ao $$, varia tanto de família pra familia que é difícil opinar.
Abraços,
Mari

Avatar Gabriele disse:

Oi Mai, tudo bem?
Muito bacana as suas dicas, roteiro completo!!!

Tenho umas dúvidas, pretendo viajar em Setembro, aproximadamente 22 dias e fazer NY( uns 5 dias só) e o restante Califórnia. (vôo interno)
O que você indica? Que eu vá primeiro para NY e depois para a California, ou vice e versa?

Outro ponto, estou indecisa se faço San Francisco… Pensei em fazer só Los Angeles, San Diego Las vegas e NY.
O que você me sugere??

Beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Gabriele,
Eu passaria os 22 dias só na Califórnia, tem TAAAAANTA coisa para ver. Mas NY tem é D+ e sempre vale a parada. Deixo a escolha com você, e a ordem neste caso tanto faz.
Agora quanto a San Francisco, nem pense em deixar de lado!!! A cidade é incrível e tem um vibe toda especial.
Beijos

Avatar marcelo disse:

Bom dia!

Sou Marcelo de Florianópolis, estou pretendendo ir para EUA, em 2017 em outubro ou novembro, pretendo ficar 15 dias, gostaria de conhecer San Francisco, Los Angeles e Las Vegas (principalmente o Gran Canyon).
Tenho muitas dúvidas entre elas:
1) sobre chegada (aeroporto e retorno quais as cidades ou somente uma ??)….
2) Esses 15 dias alugo carro para esses todos esses dias ou somente alguns???
3) Se sair de Las vegas são +- 4 a 5 horas de carro consigo ficar hospedado em algum local próximo ao Gran Canyon…

Grato!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marcelo,
aí vão as respostas:
1) Comece em SF e pegue o vôo de volta de LAs Vegas
2) Alugue carro na saída de Sf, carro em SF é roubada. Nas outras cidades vc vai precisar dele. Veja este post.
3) Não faça o bate e volta de Las Vegas ao Grand Canyon de jeito nenhum! Veja minhas dicas aqui nesse post falando de onde ficar! Beijos

Avatar Lidiane Almeida disse:

Adorei o post, muito completo!!!
vou Passar o ano novo na Califórnia e estou com algumas duvidas!
Estamos com um roteiro bem apertadinho entre São Francisco, Los Angeles e Las Vegas, são 11 dias.
Minha dúvida é, dá pra fazer a rota de SF a LA direto, sem paradas em um único dia para ganhar tempo pela highway 1?
Se eu for parar só um dia em alguma cidade vc recomenda qual?
Vi bons comentários sobre Monterey e Carmel!
O problema é que a nossa saída de São Francisco será exatamente no dia 01/01/2018, por isso pensamos em ir direto para Los Angeles já que é um dia de feriado ,e “perder” esse tempo na estrada!
Como ficam as cidades da califórnia nesse dia? Vale a parada em alguma cidade pelo caminho? Será que o Aquário de Monterey funciona?
Agradeço muito se puder me dar uma dicas!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Lidiane,
Com um dia esqueça a Highway 1, muito corrido. O trecho de Big Sur é o mais lindo, mas estará fechado até pelo men os setembro deste ano.
Para ver o que funciona ou não este dia, a minha dica é entrar no vige de cada atração.
Beijos

Avatar Marcelo disse:

Obrigado, estou me baseando no seu blog… Irei em 2018 em outubro ou novembro, mais preciso em outubro. Me ajudando muito…. Vou ser anfitrião qdo vieres para Floripa quem sabe…Como é raro viajar e não saberei qdo retornarei penso esticar mais alguns dias e ir para San Diego de carro, ficar +-2 a 3 dias, pegar um vôo para uma cidade próxima ao Gran Cânion aí alugar um carro ficar +- 2 no Gran Cânion e dirigir até Las Vegas ficando +- 2 a 3 dias… Indo para o destino inicial de vôo nacional para S.F. e voltando para Brasil

Avatar Tania Weinschenker disse:

Oi Mari,

Primeiramente, parabéns pelo blog. Primeira vez que encontro um blog tão completo e fácil de pesquisar.
Irei a Los Angeles em Julho com o meu filho de 6 anos e para uma viagem de 9 dias. Minha ideia é ficar os primeiros dias por conta dos passeios mais tradicionais (Calçada da Fama, letreiro Hollywood, Disneyland, Mercado Central etc) e depois passar alguns dias conhecendo as praias. Aluguei um carro para o período todo.
Em termos de hospedagem para a segunda parte da viagem (praias), o que você sugere? Dá para escolher 1 único lugar para se hospedar e visitar todas as praias de carro? Alguma indicação de hotel BBB (bom, bonito e barato).

Super obrigada!

Tania

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Tania,
Infelizmente não tenho muitas sugestões de hotel por essas bandas. Vou tentar providenciar um post com sugestões logo, logo.
Quando vc fala praias tá falando de Sa Diego ou Santa Barbara?
Abraços,
Mari

Avatar Rafael Aidar disse:

Olá Mari, que fantástico seus roteiros.
Como estarei com crianças, aqui vão minhas dúvidas.
1 – 3 dias consigo ver os pontos que você falou de San Francisco bem? Como poderia ser, teria como você detalhar? Seria tão bom se conseguisse, até porque em San Francisco a hospedagem é mais cara.
2 – Queria ir ao aquário em Monterey, mas também ver as sequóias. Pensei em sair de carro alugado cedo de San Francisco, ir direto ao aquário e ver a cidade rapidamente, e depois dormir em Fresno. Então, passar o dia no Sequoia Park. Daí já dormir em Santa Barbara. Fica muito puxado?
3 – Qual seria a melhor praia para passar o dia? Malibu? Santa Monica?
4 – Qual melhor local para hospedar em Los Angeles se a gente quiser ir ao Universal Studios e parques da Disney?
Ah, tenho tantas outras dúvidas, mas não quero te importunar.
Obrigado pela ajuda…

Muito obrigado pela ajuda.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rafael,
1) Veja minha sugestão de roteiro de 3 dia em SF aqui.
2) Acho hiper pesado, especialmente com crianças. O Sequoias é uma parque que merece ser degustado com calma e eu dedicaria pelo menos um dia inteiro pra ele. Veja detalhes aqui.
3) AMOOO Santa Barbara, mas Malibu (ou Santa Monica) tbm são ótimas. Qual faz mais sentido pro seu roteiro?
4) Pro Universal Los Angeles é a melhor pedida. Para a Disney talvez valha a pena fica em Anaheim.
Qq coisa é só gritar! Abraços

Avatar RENATO FERRAZ TÉSIO disse:

Olá Mari, parabéns pelas dicas. No roteiro 5 vc indicaria hospedagens? Obrigado

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Renato,
Td bem?
Estou fazendo posts de hospedagens para cada um desses destinos, por enquanto só tenho sugestões para Las Vegas

Hotéis com bom custo benefício em Las Vegas

  • MGM GrandO maior hotel de Vegas tem um custo benefício excelente
  • The Linq: Novinho e com um centro de entretenimento descolado
  • Flaminco: Bacana, reformadinho e em frente ao centro de entretenimento do The Linq.
  • Monte Carlo: Um ótimo custo benefício e muito bem conectado.
  • Vale ficar ligado

    Dois hotéis que eu adoro a vibe são o Paris e o New York New YorkEles geralmente custam um pouquinho mais caro que os hotéis acima, mas são bem divertidos.

    Quer um hotel top?

    E pra quem quer um hotel incrível, Mandarin OrientalWynnBellagio e Aria são excelentes opções.

Avatar Ana Carolina disse:

olá Mari, primeiramente gostaria de agradecer por tantas dicas preciosas e roteiros maravilhosos e detalharia.
Queria uma opinião: pretendo fazer
SF 2N, de lá Yosemite 2N de motor home, voltar a SF para devolver o RV, seguir pela highway 1 e chegando até San diego.
Minha dúvida é: vale a pena voltar a SF pra trocar o RV por um carro normal?
Você acha que vale mais a pena ir pela costa e voltar passando por Yosemite (ida e volta por SF) ou fazer dessa maneira: SF LA passando pelo Yosemite e voltando para trocar o carro? Uma última possibilidade seria fazer parecido com seu roteiro 2 e seguir direto para Monterrey, mas aí ficaria com RV até chegar em LA, e não sei se vale a pena tanto financeiramente qto em relação a facilidade de dormir no RV.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ana Carolina,
Eu faria a Hwy 1 tbm de motorhome, devolveria em LA, trocaria por um carro para continuar.

Faria SF – Monterey – Santa Barbara – LA – SD
Abraços

Avatar Lilian disse:

Olá Mari !! Adorei os roteiros e para minha primeira vez pensei no número 1. Vamos no meio de maio , e pesquisei que o clima nessa época é agradáve, mas é um agradável que dá para pegar praia ? Obrigada !!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Hummm… Em Los Angeles e San Diego talvez. Mas lembre-se que a água do pacífico é FRrrrrria pra caramba!
BEijos

Avatar Lucas disse:

Ola, estou com duvida do periodo que faco a viagem.
Eu tenho como viajar no inicio de agosto ou entao so pro meio de novembro (15 ao 31). Li que em agosto e ferias entao as cidades estao cheias e eh bem mais caro. Em compensação, em meados de novembro ja esta muito frio e as paisagens nao sao tao bonitas?

Se puder me ajudar com qual data acha melhor viajar, serei grato
Muito obrigado !
Lucas

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Lucas,
A opinião é pessoal tá?! Prefiro 100X Novembro do que agosto!
Em agosto além de cheia a cidade tem MUUUITA neblina e sua chance de não ver a ponte é alta!
Beijos

Avatar Lucas disse:

Muito obrigado !!!!

So mais uma coisa, tem chance de já nevar lá pro dia 20 de novembro e fecharem as estradas ?

Grande abraço!
Lucas

mari vidigal mari vidigal disse:

Depende da estrada. Para o Tioga Pass as chances são boas. Tenha uma plano B.
Abraços

Avatar Giovanna disse:

Oi Mari, tudo bem?
Adorei o roteiro 3 e estou pensando em fazê-lo em fevereiro. No entanto, devido às datas, compensaria mais sair de LA e ir para Vegas e depois para San Diego, por causa do preço dos hotéis.
Você acha que teria algum problema?

Obrigada.
Um abraço.

mari vidigal mari vidigal disse:

Acho que se você montar o roteiro bonitinho não tem o menor problema!
Aproveite a viagem!
Beijos

Avatar Daiane disse:

Bom dia, irei para SAn Francisco, Los Angeles, Las Vegas e San DIego em fevereiro o que devo levar na mala?? Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Roupas de frio, e sapato fechado pra aguentar a chuva.

Avatar Luciene disse:

Mari adorei suas dicas ! Estamos indo pra CA no fim de dezembro e voltamos dia 13/01. Somo em 4 (eu, meu marido e meus filhos – menina de 13 e menino de 11) gostaria de dicas para montar uma mala legal para esses dias… não sei ao certo a temperatura nessa época… poderia me ajudar ? Abraços Lu

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luciene,
Vai estar bem frio pro padrão brasileiro. O vento é forte, então tragam luvas e cachecóis. Pode ser que chova, assim um casaco impermeável é sempre uma boa pedida.
Beijos e aproveitem muito

Avatar Frida Milgrom disse:

Olá Mari,
Gostaria de saber se é possível fazer de SF – Napa Valley – Lake Tahoe – Yosemite – Sequoia National Park – 17 mile drive e até LA em Motorhome. Somos 4 adultos e teremos de 17/3/17 até 1/4/17 para isso. O que vc recomenda? Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Frida,
Que dá pra fazer dá, mas to achando muito lugar para pouco tempo.
Caso viaje no inverno fique de olho nas estradas interditadas para traçar sua rota, mas eu sem dúvida nenhuma, reduziria o número de paradas!

Avatar Eliana disse:

Olá Mari,

Vou para a Califórnia no na última semana de janeiro e ficaremos 15 dias.
Somos em 4 pessoas.
Chegaremos em San Francisco meio dia e pensamos no seguinte roteiro:
1 – Chegada em San Francisco meio dia , vamos ao Hotel sem carro
2- SF sem carro
3- SF sem carro
4 -SF co carro: Visitar Sausalito e Napa Valey
5 – Saída de SF bem cedo e pernoite em Carmel
6 – Pernoite em São Luis Obispo ou Santa Barbara
7 – Pernoite em Santa Monica
8 – Pernoite em San Diego
9 – Pernoite em San Diego
10 – Pernoite em Los Angeles
11. – Pernoite em Los Angeles
12 – Pernoite em Los Angeles
13 – Pernoite em Los Angeles
14 – Saída de Los Angeles após almoço e pernoite em SF
15 – Dia em SF. E embarque às 23 hs ao Brasil

Obs.: Meu filho estuda cinema e a ideia é visitar a Warner e Universal em LA.
também queremos visitar alguns museus.

O que você achou do roteiro, pois estamos na dúvida se ficaremos o suficiente em SF e Em LA?

Obrigada.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Eliana,
Acho Sausalito e Napa Valley muita coisa pra só um dia. Na dúvida comece por Napa.
Como vc volta para LA, eu dormiria em San Luis Obispo na noite seguida a Carmel e depois disso em Santa Barbara. Deixe para dormir em Santa Monica em duas das noites na volta para LA. E falando em LA eu ficaria uma noite a mais em San Diegoe e uma a menos em LA. Acho que três dias inteiros por lá tá mais do que bom. (Claro que essa é a minha opinião) Se seu filho estuda Cinema, recomendo tbm o Estudo da Paramount.
Beijos

Avatar Eliana disse:

Oi Mari,

Pelo que entendi sua sugestão é:
6 – Pernoite em São Luis Obispo
7 – Pernoite em Santa Barbara
8 – Pernoite em San Diego
9 – Pernoite em San Diego
10 – Pernoite em San Diego
11 – Pernoite em Los Angeles
12 – Pernoite em Santa Monica
13 – Pernoite em Santa Monica
14 – Pernoite em SF
15- Retorno ao Brasil via SF a noite

Não é pouco tempo em LA para visitar a Universal, a Warner , a Paramount e o museu Getty?
Qual é a programação para 3 noites em San Diego?

Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Eliana,
Veja minha sugestão de roteiro de San Diego aqui.
Eu acho que três dias em LA (que é do ladinho de Santa Monica) dá para visitar esses lugares todos sim. Já viu meu roteiro de Los Angeles?
Beijos

Avatar Eliana disse:

Mari,

Olheimos seus roteiros em San Diego e em Los Angeles.
Muito obrigada pelas dicas.

Abçs.

Avatar julia disse:

oii, adorei as dicas! to querendo fazer essa viagem e queria saber se alguem tem ideia do QUANTO se gasta no total por lá, tirando passagem (extrapolando para mais)??
muito obrigada!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Julia,
Vou tentar escrever um post calculando isso nos próximos dias, minha grande dificuldade é que o valor dos hotéis flutua MUITO dependendo da temporada, mas vou tentar. Chutando por cima eu diria:
-San Francisco e Los Angeles: $200 de Hospedagem por noite em hotel médio ou $120~150 em hotel bem simples. (Se achar algo bem avaliado e bem localizado por menos, reserva correndo!!!)
-Outras cidades: $100~$120 para hotel médio ou $80~100 para algo mais simples
-Comida: Lanche $10~15 por pessoa por refeição | Comida: $20-$35 (Eu estimo uns $60-$80 por pessoa por dia)
-Aluguel de carro: Dá para achar por $20-35 por dia para um carro pequeno
-Passeios: Em San Francisco e Los Angeles $50-$60 por pessoa por dia, nas outras cidades una $20 dá. (Claro que tudo depende do que vocês querem fazer, há tours maravilhosos e os preços variam bem.

Esqueci algo?
Beijos

Avatar Leonardo Andrade disse:

Olá, tudo bom?
Primeiro de tudo, parabens pela postagem, ela está sensacional.
Gostaria de tirar uma dúvida para ter uma idéia.
Eu e uma amiga gostamos muito no roteiro 5, vamos fazê – lo em março de 2017 e queríamos saber, mais ou menos, quanto ficaria esse roteiro, em dólares, apenas para termos uma idéia.
Muito obrigado, e parabéns mais uma vez.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Leonardo,
Tudo depende do tipo de hotel, e refeições que vcs querem escolher. Muito difícil estimar sem conhecer vcs.
Como eu faria? Entre no Booking.com e pesquise a média dos hotéis (o preço varia bastante dependendo da estação), estime pelo menos $20 dólares por refeição (ou mais caso queira comer bem), ou 10-15 para lanche rápido + aluguel de carro. Pronto, vc terá uma boa noção do custo.
Abraços

Avatar marco donato disse:

Seria complicado sair de Los Angeles, passar por Las Vegas, Yosemite, San Francisco e descer de volta a Los Angeles, em 15 dias ?
Calculei 2.500 km.

mari vidigal mari vidigal disse:

A questão não é quilometragem, e sim o como você quer ver e conhecer cada um desses lugares. Na teoria, dá pra fazer. Na prática. Fica um pouco corrido. Se vc é do tipo que gosta de viagens corridas, vai fundo!
Abraços

Avatar Fabiana Viana disse:

Olá, boa tarde!

Preciso de um help, estou programando esse roteiro eu meu esposo e minha filha de 5 anos.

Gostaria de indicação de Hostel/ Hotel, você pode compartilhar e que tenha o custo-beneficio?

Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi fabiana,
Bom custo benefício é algo que muda bastante de familia para familia já que os orçamentos são diferentes. Tenho algumas sugestões em SF, mas com a alta do dólar nada se encaixa na categoria do bom custo- benefício. Algo que funciona muito bem na California é o Airbnb.com. Já buscou por lá?

Avatar Fernanda Ribeiro disse:

Oí Mari tudo bem ?
Estou indo com minha família para Califórnia em Julho, achei seu roteiro número 3 muito legal !!
Mas não estávamos pretendendo parar em San Diego. Será que vc poderia me ajudar a dissolver esses dias entre San Francisco e Los Angeles ?
Tenho dois filhos com idades de 10 e 15 anos, e queria que fosse uma viagem muito legal !!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Fernanda,
Olhe seu minhas sugestões para SF e LA nesses posts.
Abraços

Avatar Roberto Bachega disse:

Srs., adorei o Roteiro de vocês e vou para a Califórnia em Outubro. Minha chegada será em Los Angeles. A minha dúvida é: aproveitarei o roteiro saindo de Los Angeles para San Francisco ou é melhor pegar o avião, ir para San Francisco e de lá descer até Los Angeles? Por favor, ajudem-me. Grato.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Roberto,
Dá só uma olhadinha nesse post. Acho que ele responde exatamente sua pergunta, não?!
Qualquer coisa é só deixar um comentário que eu dou mais pitacos!
Abraços

Avatar Matheus disse:

Ola Mari!!!
Como baixo no celular os seus mapas com as rotas??
Muito top

Abraco

Matheus

Avatar Daniel disse:

Oi Mari, bom dia! Tudo bem?

Estou indo pra Califórnia agora em Julho e volto em Agosto, deve totalizar algo em torno de 15 dias.
Achei muito interessante esse roteiro 1 e como é minha primeira vez no Estado Californiano, vou pegar esse roteiro como base para a minha viagem! Achas que esse tempo é suficiente? Uma preocupação minha é pegar o voo de ida e volta para o Brasil na mesma cidade, em duas cidades diferentes fica muito caro! Em um dia acha que da pra percorrer a Highway 1 de volta para SF?
Parabéns pelo site e pelas dicas!! Keep going 🙂

mari vidigal mari vidigal disse:

Para voltar você pode tentar comprar um vôo interno (com antecedência dá para achar vôos SF-LA por $60 dólares por pessoa), ou volta pela Hwy 5 que é BEM mais rápida que a Highway 1. A viagem -por dentro – leva em torno de 5 horas e meia!
15 dias é bacana para começar a explorar a Califórnia, mas se você tiver mais tempo, melhor 🙂
Abraços e obrigada pelos elogios

Avatar Cíntia disse:

Oi Mari, tudo bem?
Eu, meu marido e uma amiga iremos no final de outubro e ficaremos até 11 de novembro na costa californiana. Estamos pensando em fazer algo como o seu roteiro de número 1. Nesse período como é o clima por lá? Será que vai dar praia? kkkkkkk
Deve ser outono, mas vamos tentar usufruir ao máximo dessa viagem. Show de bola o site, parabéns!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Cinthia,
Praia no final de outubro é difícil, hein?! Mais fácil ter neve. Rs
Brincadeiras a parte, tirando o friozinho (traga casaco, especialmente para SF) outubro é de longe a melhor época para visitar San Francisco. Paisagens lindas, sem neblina e chances baixas de chuva. Recomendo Muito.
Beijos

Avatar Juliane disse:

Oi Mari… Estou ainda analisando um roteiro.. Mas a data prevista é pra 20 de Janeiro/2017 até 04/02… O que tu acha do clima? Dá para aproveitar e conhecer todos os lugares que indicastes?
Obrigada
Bj Juliane

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Juliane,
Para viajar no inverno – lembre-se que é temporada de chuvas (tenha sempre um plano B) e verifique as estradas fechadas.
De resto, dá para fazer tranquilo.
Beijos

Avatar Maria Jose Dias Shirakura disse:

Oi Mari…….Eu e meu marido estaremos saindo do Brasil no dia 02/06/2016, direto para LOS ANGELES. Como é nossa primeira viagem, por favor nos dê um roteiro completinho para irmos até São Francisco e voltarmos para LOS ANGELES dia 13 de junho. Queremos conhecer a Highway one e um bom outlet. Pode, por favor, nos indicar hotéis e restaurantes? Qual a melhor opção para irmos de LOS ANGELES a SÃO FRANCISCO? O que levar na mala? Desculpe todas perguntas de uma vez. Desde já agradeço sua atenção. Beijos, Maria José.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marian,
Infelizmente não consigo te ajudar a montar um roteiro personalizado – imagine só se eu fosse montar um para cada leitor!!!
Minhas sugestões de roteiro são essas do post, veja a que mais tem a ver com você e adapte a seus gostos.
Quanto as malas, traga pouca coisa: um bom tênis para caminhar, um casaco mais quente (porque a noite faz frio em San Francisco) calças leves e um ou dois shorts (para LA).
Beijos

Avatar Maria José disse:

Mari, leio sempre o seu blog. Acho muito legal o respeito com que você trata cada um. Muito obrigada pela resposta em tempo. Beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada por acompanhar o blog Maria José!
Abraços

Avatar David disse:

Bom dia Mari seu blog esta me ajudando muito a montar um roteiro, porém tenho 20 dias lá (agosto – setembro/2016) o que você me recomendaria então…
estou-lhe perguntando pois da pra esticar um dia mais ou dois em outros lugares que você já conhece e sabe que seria ideal para aproveitar bem, a saída é de Foz do Iguaçu – Los Angeles, de lá eu subo para Sao francisco se for o caso…
breve resumo dos pontos já me ajudaria, e nao estou afim de alugar carro gosto de viajar com tranquilidade sem preocupação com nada a nao ser com minha mochila, já estive na califa para estudar apenas então nao consegui aproveitar muito, mas notei que o transporte publico com ônibus e trens são muito bons.

agradeço desde já sua atenção

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi David,
Infelizmente viajar a Califórnia sem carro é um perrengue. E para 20 dias eu não recomendo não. Aliás, o único lugar que eu dispensaria o carro é San Francisco.
Sem carro, você dependerá de excursões.
Beijos

Avatar david disse:

ah ;~

vou ver essa possibilidade, me incomoda um pouco pelo fato de viajar sozinho alugar um carro, mas acho que vou cair nessa sim

muito obrigado!!!
tudo de bom
beijos

Avatar RODRIGO disse:

OI MARI

TENHO CURSO PRA FAZER SAN DIEGO
VC ACHA MUITO RUIM SAIR DE SAN DIEGO E IR ATÉ SAN FRANCISCO?
FAZER CAMINHO CONTRARIO?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rodrigo,
Peço que por favor deixe os próximos comentários em letra pequena, tá?!
O caminho contrário é lindo, a desvantagem é não estar do lado do mar e ter que atravessar a estrada para lá e para cá para parar nos mirantes. Tenha cuidado com a estrada e manda ver!
Beijos

Avatar Luiza disse:

Oi Mari, tudo bem?

Primeiramente parabéns pelo blog e muito obrigada por compartilhar tantas informações. É uma delícia ler os seus posts e passo horas aqui 🙂

Eu vou para SF em Setembro com mais 6 pessoas (todos na faixa dos 20 e poucos anos) e estamos planejando uma viagem de carro até San Diego + Las Vegas. O seu site tem nos ajudado DEMAIS no planejamento da nossa viagem e queria compartilhar o nosso roteiro aqui nos comentários para saber sua opinião. Sei que o roteiro é algo muito pessoal, mas como nós nunca fizemos esse tipo de viagem, acredito que com a sua experiência vc possa avaliar melhor e quem sabe até nos ajudar a otimizar o nosso roteiro ou nos alertar de algum absurdo rs

A princípio está assim:

Dia 1 – 31/08 – Quarta-feira (Saída de São Paulo)
Voo GRU/SFO saída às 22:55
Dia 2 – 01/09 – Quinta-feira (Chegada em San Francisco)
Chegada em SF às 12:07 / Meio dia em SF
Dia 3 – 02/09 – Sexta-feira (San Francisco)
Dia 4 – 03/09 – Sábado (San Francisco)
Dia 5 – 04/09 – Domingo (San Francisco)
Dia 6 – 05/09 – Segunda-feira (San Francisco)
Dia 7 – 06/09 – Terça-feira (San Francisco -> Monterey/Carmel)
Pegar o carro bem cedo na locadora (umas 7h?) e seguir pela Highway 1 até Monterey. No caminho passar rapidamente por Halfmoon Bay (centrinho), no farol de Pigeon Point e em Santa Cruz. Almoçar em Monterey no Cannery Row e visitar o Aquário. Pegar a 17 Mile Drive até Carmel e jantar por lá. Voltar pela estrada principal e pernoitar em Monterey.
Dia 8 – 07/09 – Quarta-feira (Monterey -> Big Sur -> Pernoite em San Luis Obispo)
Dia 9 – 08/09 – Quinta-feira (San Luis Obispo -> parada em Solvang -> Pernoite em Santa Barbara)
Sair bem cedinho de SLO para aproveitar o dia em SB
Dia 10 – 09/09 – Sexta-feira (Santa Barbara -> Santa Monica, LA)
Dia 11 – 10/09 – Sábado (Los Angeles)
Dia 12 – 11/09 – Domingo (Los Angeles)
Dia 13 – 12/09 – Segunda-feira (Los Angeles)
Dia 14 – 13/09 – Terça-feira (Los Angeles)
Dia 15 – 14/09 – Quarta-feira (Los Angeles)
Dia 16 – 15/09 – Quinta-feira (Los Angeles -> San Diego)
Dia 17 – 16/09 – Sexta-feira (San Diego)
Dia 18 – 17/09 – Sábado (San Diego -> Las Vegas)
Dia 19 – 18/09 – Domingo (Las Vegas)
Dia 20 – 19/09 – Segunda-feira (Las Vegas)
Dia 21 – 20/09 – Terça-feira (Las Vegas)
Dia 22 – 21/09 – Quarta-feira (Las Vegas)
Dia 23 – 22/09 – Quinta-feira (Voo Las Vegas – SFO | Voo SFO/GRU saída às 13:25)

Duvidas:

– Eu andei dando uma pesquisada nas hospedagens de SF e é tudo muito caro, até Airbnb, então a gente tava pensando em ficar mais perto do aeroporto ou em alguma cidade vizinha. Você recomenda? É que nós não conhecemos a cidade e não temos muita noção. Meu medo é perder muito tempo com deslocamento até os atrativos e nós já temos pouco tempo na cidade, então talvez não compense no final das contas. O que você acha?

– No dia 07-09, vc acha que tá com muita coisa? Qual o tempo mínimo ideal para cada parada entre SF e Monterey? Nós não surfamos, então pensamos em só passar rapidinho por essas paradas mesmo. A ideia era fazer esse percurso pela manhã e a tarde visitar o aquário para no fim da tarde assistir o pôr-do-sol em Carmel. É viável ou loucura? rs

– Você recomendaria um bate-volta de carro até o Grand Canyon? Nem que seja ate a parte mais perto só pra ter um gostinho? rs

O trajeto de SD à LV estamos querendo fazer de carro mesmo.

Fique a vontade para fazer qualquer observação ou comentário, será super bem-vindo!

Muito obrigada desde já pela atenção.

Bjos!
Luiza

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luiza,
Tudo bem?
Que roteiro PERFEITO. Um dos melhores que já vi. Pelo jeito vc pesquisou BASTANTE e fez um ótimo trabalho! Parabéns!

A) Hospedagem em Sf: É caro mesmo, mas se hospedar em outro lugar pode ser um tiro no pé. Primeiro porque em San Francisco você não precisa de um carro se estiver hospedada em algum lugar central, e caso fique fora da cidade o carro é um mal necessário, e os estacionamentos custam HIPER caro (isso sem falar na dificuldade de estacionar). Caso consiga algo em Rockridge (parte mais bonitinha de Oakland) e que seja perto do BART, vale pensar na possibilidade. Não ficaria em South Bay de jeito nenhum (e olha que moro aqui, hein? :))
B) Dia 7/09 é só sair cedinho que dá tempo! Vai feliz!
C) A parte mais perto do Grand Canyon é meio sem graça. Não acho que vale muito a pena não. Mas se vcs estiverem no pique e sairem BEM cedinho (a pernada até o South Rim é de 4h só de ida) dá para fazer. Não recomendo, mas acho que de vez em quando uma loucura na vida pode ser divertido. Sim, vcs vão ficar HIPER cansados, mas o Grand Canyon é um espetáculo. Se for para visitar a região mais pertinho, eu faria o passeio de Helicóptero (sim custa uma grana, mas é indolor) que já uma experiência 2×1.
Beijos e qq coisa é só gritar

Avatar Luiza disse:

Oi Mari, tudo bem?

Fiquei SUPER feliz com o seu comentário, muito obrigada pelo retorno e atenção, só ficou bom gracas a você 😀

Voltei aqui pra te encher mais um pouquinho rs Nos ja estamos com quase tudo reservado (ufa! não acaba nunca haha) e agora estamos definindo o dia-a-dia de cada cidades e queria compartilhar com vc o nosso roteiro de SF que por enquanto esta assim:

Dia 1 – 31/08 – Quarta-feira (Saída de São Paulo)
Voo GRU/SFO saída às 22:55

Dia 2 – 01/09 – Quinta-feira (Chegada em San Francisco)
Chegada em SF às 12:07 / Ir para o apto – 32nd Ave, Outer Sunset / +/- 03h30PM (espero que antes!): Ir para o Mission (Paradas: Balmy Alley – entre as ruas Harrison e Folson –, Valencia St, Clarion Alley, The Women’s Building, Mission Dolores, Mission Dolores Park) / Twin Peaks / Mosaic Steps / Mercado / Apto

*Fica muito corrido fazer esse roteiro em uma tarde ou vc acha que da pra fazer? Eu to achando que vai ficar muito tarde pra gente ir no Twin Peaks e no Mosaic Steps, sera que seria melhor fazer o inverso e começar por eles? Ou então fazer o Castro nesse dia e o Mission no dia 5 depois do Hayes Valley? Help!!! D:

Dia 3 – 02/09 – Sexta-feira (San Francisco)
Sair do apto umas 08 AM -> City Hall / Union Square – Pegar a linha Powell – Hyde do cable car e descer na Lombard St / Ghirardelli Square / Fisherman’s Wharf / Pier 39 / Trocar o CityPass no Pier 33 / The Exploratorium / Union Square / Jantar: The Cheesecake Factory / Apto

*Vc sabe se comprando o Alcatraz e o CityPass pelo telefone eles já enviam os bilhetes ou mesmo assim teria que ir ate o Pier pra retirar?

Dia 4 – 03/09 – Sábado (San Francisco)
Café da manha no Mama’s on Washington Square (chegar antes das 08h!!) / Alcatraz (Day tour – 10:30 AM) / Ferry Building Marketplace (almoço) / Voltar pela Embarcadero e passar no Pier 7 e Levi’s Plaza (altura do Pier 23) / Coit Tower / Chinatown / North Beach (Jantar – Tony’s Pizza Napoletana) / Apto

Dia 5 – 04/09 – Domingo (San Francisco)
Sair do apto umas 08AM -> Golden Gate Park (Stowe Lake – Japanese Tea Garden – Topo De Young Museum – Academy of Sciences – Conservatory of Flowers) / Passeio pelo bairro Haigh-Ashbury / Alamo Square / Smitten Ice Cream / Hayes Valley / Castro (jantar por aqui) / Apto

Dia 6 – 05/09 – Segunda-feira (San Francisco)
Retirar o carro na 675 Post St (between Jones & Taylor) / atravessar a Golden Gate Bridge (parar nos dois mirantes) / Muir Woods / Sausalito (almoço e passeio) / Marin Headlands / Voltar para SF / Crissy Field / Palace of Fine Arts / Marina district (jantar)

*Outra opção que eu pensei seria fazer Fort Mason -> Palace of Fine Arts -> Crissy Field ->Fort Point -> Vista Point -> Sausalito (almoço e passeio) -> Muir Woods -> Marin Headlands -> Voltar para SF -> Marina District (passeio e jantar). Vc acha que tem muita coisa nesse dia? 🙁

Eh isso 🙂 Estou ansiosa pelo seu retorno.

Muito obrigada!

Bjs,
Luiza

mari vidigal mari vidigal disse:

Dia 2: Acho que sim dá para fazer o Twin Peaks, mas que o Mosaic Steps fica meio fora. Se o dia estiver sem neblina, o Twin PEaks é uma boa pedida para pôr do sol. Mission + Castro + Twin Peaks = um dia perfeitinho e redondinho.
Dia 3: Acho que vc precisa ir no Pier para trocar.
Dia 4: Que delícia o Café da manhã do Mama’s taí um treco que sempre quero fazer, mas nunca consigo! Não sei se é muita comida pra um dia só. Rs não sei se vcs consegue encarar 1 brunch + almoço no ferry bldg.
Dia 6: Acho a primeira opcnao mais viável, mas deixe um pouco em aberto para vcs sentirem na hora e verem o q da mais vontade. Como é uma segunda feira, vcs podem tentar ir na Bonita Light house (veja os horários para não perder a viagem).

Beijos

Avatar Helen disse:

Olá! Muito legal seu blog! Parabéns!
Estou pesquisando sobre essa viagem pela Califórnia, e em todos os roteiros, vejo que todos estão indicando sair de San Francisco sentido Los Angeles, e não o contrário.
O que vc acha se fizer o contrário, saindo de Los Angeles até San Francisco? Dá no mesmo?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Helen,
A vantagem de sair de SF para Los Angeles é pegar a estrada do lado do Oceano e estar de frente para as vistas mais lindas.
Sim dá para fazer ao contrário, mas é preciso ter cuidado ao fazer os retornos e ficar de olho para não perder os mirantes.
Beijos

Avatar Rafaela disse:

Ola Luiza, tudo bem? Adorei seu roteiro e vou fazer um bem parecido com o seu, so que vou sair de Los Angeles. Ai vou seguir para San Diego, Las Vegas, San Francisco e Los Angeles de novo! Poderia me indicar hotel em San Diego, Monterey e San Francisco? Ahh e outra coisa, pq preferiu pernoitar em Monterey e não em Carmel? Os preços são melhores?
Desde ja agradeço a atenção!!
Rafaela

Avatar Rafaela disse:

Ola Luiza adorei o seu blog! Parabens!!
Estou morando em Los Angeles por 3 meses e quero fazer um tour pela California antes de voltar para o Brasil e estou me baseando no seu blog para montar um roteiro bem legal!!! Mas como falei acima, vou sair de Los angeles para San Diego, Las Vegas, San Francisco e Los Angeles de novo, pois meu voo de volta sai daqui!
Pensei em ficar 1 noite em San Diego, 2 noites em Las Vegas (estou querendo ir no Grand Canyon, teria que separar um dia so para esse passeio?), 2 ou 3 noites em San Francisco e 1 noite em Carmel ou Monterey (onde vc me aconselha pernoitar? Monterey ou Carmel?).
Vou fazer tudo de carro. Vc acha que fica muito corrido ou consigo conhecer bem as principais atrações de cada lugar com esse tempo?
Desde ja agradeço a atenção!!
Rafaela

Avatar Rafaela disse:

Me desculpe Mari, confundi os nomes, rs!
Rafaela

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rafaela,
Infelizmente é pouco tempo, as distancias são HIPER longas. Não recomendo menos que 2 dias para San Diego, a ida para Vegas de carro vai te tomar mais 1/2 dia, Grand Canyon West é viável desde Las Vegas, o Grand Canyon “de verdade” não. Veja se é o que você espera, e sim esse passeio vai te tomar PELO MENOS um dia todo (se for de helicóptero vai te tomar meio dia). Pense em 3 noites em SF, e entre Monterey e Carmel o que couber no seu budget. Gosto das duas.
Beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rafaela,
Sim Monterey é BEM mais barato. Para hotel minha sugestão é buscar algo que caiba no seu budget no booking.com e ler reviews!
Beijos

Avatar Fabio disse:

Ola Mary, adorei suas dicas,

uma pergunta, tenho os meses de dezembro a janeiro pra viajar pra California, terei de 15 a 20 dias, pretendo conhecer o roteiro SanFran a San Diego, sei que o continente norte e’ inverno, voce indica o periodo ou acha que sera uma furada, ja que estara comigo a family com o boy de 5yo?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Fábio,
Dezembro e Janeiro é temporada de chuvas por aqui. Pode ser que você dê sorte com o tempo e pegue apenas frio mas você tbm corre um risco de pegar alguns dias de chuva e neblina. Se der para deixar a viagem para a primavera, melhor. Se não venha preparado com atividades planejadas para enfrentar alguns dias de chuva.

[Vale lembrar que o tempo esta tão louco, que nada impede que São Pedro jogue no seu time e te dê um solão de presente. Mas isso seria sorte e não via de regra. Nós que moramos aqui na Cali e passamos quase todo o ano sem uma gota de chuva, torcemos sempre para invernos de muita chuva e neve, assim os reservatórios se enchem e temos águas para o ano todo.]

Avatar Flavia Coghi disse:

Oi Mari,
Preciso começar te parabenizando pelo blog ! Demais. !!! Parabéns !
Farei uma viagem de 15 dias na California, onde o roteiro que montei é muito parecido com as suas sugestões do roteiro 1 porem me surgiu uma duvida.
Após ficar 2 noites em Carmel-Monterey, partiremos para Santa Barbara onde ficaremos apenas 1 noite. Você acha pouco ? Porque você sugere Cambria-Paso Robles ao invés de SLO ?
Obrigada e bjos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Flávia,
Eu acho a pernada Carmel – Santa Barbara MUITO densa e cansativa, e por isso aconselho a quebrar em duas partes.Santa Barbara é uma delícia, mas com tão pouco tempo você verá apenas o básico.
Tanto SLO quanto Cambria são duas bases boas, eu pessoalmente gosto de Cambria, uma cidade pequenina, pouco conhecida, com uma praia LINDA e restaurantes ótimos. SLO é mais agitada, uma cidade universitária grande e interessante.
Beijos

Avatar Waleska Maciel disse:

Mari, sua materia está demais! Parabéns! Dá vontade de fazer as malas e viajar!
Estou querendo fazer o roteiro 1 em Família (eu, Marido e 2 folhas, uma de 12 e outra de 4).
Somos amantes de Disney e parques, diversão e aventura!
Você teria alguma sugestão para incrementarmos o roteiro e deixa-lo a nossa cara? Teremos 20 dias ao todo, considerando as viagens de ida e volta.
Obrigada!
Beijos!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Wales,
Monte seu roteiro e coloque aqui na coxa de comentários que eu dou uma olhadinha e faço minhas sugestões. Infelizmente não consigo ajudar todos os leitores a costumarem viagens, mas adoro dar pitacos.
Espero que assim eu te ajude.
Beijos

Avatar Leonardo Abreu disse:

Olá, Mari!

Muito boas as suas dicas!

Farei esse roteiro no final de março, e separei, a princípio, 4 dias inteiros para fazer o trajeto SFO-LAX.

Minhas dúvidas são:
1 – Dá para fazer em um dia, aproveitando legal, SFO-MOTERREY-17 MILE-CARMEL?
2 – Vocês acha que fazer um trecho Carmel-Santa Bárbara é muuuito puxado? No caso, pensei em chegar a noite em Santa Bárbara, dormir por lá, aproveitar o dia seguinte, e ir para LAX.

Abraços!

Leo

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Leo:
1- Você já vai ter passeado por SF, certo? Esse dia é só para a viagem, verdade? Se sim. Dá.
2- Eu acho Puxado, e acho que o trecho é tão lindo que merece ser quebrado em 2. Mas se vc não tiver tempo. Tbm dá para fazer.
Beijos

Avatar Gustavo Costa disse:

Olá pessoal, que site maravilhoso. Tanta informação que eu fiquei maluco. Estou com passagem comprada para 15 noites na California. Já conheço Los Angeles e Las Vegas, então o foco é a extrema costa oeste dessa vez, começando por San Francisco e terminando em San Diego. A minha grande dúvida é com relação as pernoites nas cidades entre SFO e SAN. Digo isso porque o lance de ficar fazendo check out e check in é um pouco cansativo, então gostaria de ter uma sugestão estratégica de pernoites. Já entendi que pernoites em Monterey ou Carmel são muito necessárias, mas depois disso fiquei meio perdido. Pra curtir bem o Big Sur, pernoitamos onde? Estou meio perdido nesse sentido. Depois do Big Sur, onde realmente vale a pena pernoitar? Note que temos disposição e tempo pra conhecer o máximo possível de cidades, mas não gostaríamos muito ficar trocando de hotéis, a não ser, claro, que vocês nos digam que isso é extremamente necessário. A ideia é uma viagem prazerosa e nada cansativa. Gostaríamos de uma sugestão. OBS: A foto da estrela de Hollywood não é a do famoso comediante Charles Chaplin (Sem M), mas sim de um crítico de cinema chamado Charles ChaMplin.. rsrsrs.. Não quis estragar a graça da foto, mas…. 🙂

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Gustavo,
Para curtir bem Big Sur, minha dica é se hospedar em Cambria. Big Sur tem poucas opções de hospedagem, mas se couber no seu bolso, pode vale a pena.
Depois de Cambria eu passaria 1 noite em Santa Barbara (sei que vc nano gosta de trocar tanto de hotel, mas juro que a cidade merece pelo menos 1 noite). Dali eu passaria 2 noites em Santa Monica (vc já conhece?)
De Santa Monica dá pra tocar direto para San Diego, ou se vc quiser explorar mais a região, parar em Long Beach

Quanto a estrela de Hollywood, valeu pelo toque. Deixa eu mudar isso já! Obrigada
Beijos e qq dúvida é só gritar!

Avatar Diego Bento disse:

Olá Mari.
Somos um casal de gaúchos com um little boy de 5 anos e planejei esse tour Californiano desde que descobri que o Superbowl 50 (sou aficionado em NFL) seria em San Francisco. Nem sei se vou ao jogo pq é quase impossível conseguir ingresso (e quando consegue o preço é astronômico) mas iremos curtir o clima de tudo. Fiz um roteiro e gostaria que vc desse alguns pitacos se for possível:
Dia 1/2- POA – Cidade do Panamá – LAX via Copa airlines (vôo diurno – chegaremos 1:00 da manhã em Lax e pegaremos um hotel próximo ao aeroporto para pernoitar)
Dia 2/2 – LAX–SFO às 12:00PM: chegaremos em SFO pelas 13:30, pegaremos um carro no aeroporto e seguimos direto para os vinhedos em Yountville (Hotel Yountville).
Dia 3/2 – Passeio nos vinhedos e reservamos a noite para jantar no estrelado Michelin French Laundry Resto
Dia 4/2 – Tour de Balão de manhã cedo pelos vinhedos e na sequência nos mandamos para SFO. Foi duro conseguir hotel com bom custo-benefício em virtude do Superbowl que é no Domingo 7/2. Consegui o Coventry Hotel na esqueina da Lombard com a Buchanan’s em Marina District
Dia 5/2 – Agendada visita em Alcatraz
Dia 6/2 – Iremos para Santa Cruz nos hospedar na casa de uns conhecidos brasileiros que nos fizeram o convite quando tentarei me aproximar do Levi’s Stadium na véspera do SPB
Dia 7/2 – Santa Cruz – Superbowl
Dia 8/2 – Santa Cruz — Monterrey – Carmel: reservei duas noite no Super 8 que tem um ótimo custo benefício pelo que vi nos comentários no Trip Advisor
Dia 9/2 – Monterrey/Carmel – terá o troneio PRO AM em Peeble Beach e parece que a estradinha 17 mile drive estará fechada para que está de fora do circuito.
Dia 10/2 – Partimos em direção à Santa Bárbara mas não definimos onde dormir
Dia 11/2 – Anaheim Disneyland, ficaremos 2 noites (no Super 8) para curtir os parques com o pequeno (será muito 2 noites??)
Dia 12/2 – Anaheim
Dia 13/2 – Anaheim – LA (já conhecemos bem LA e estou pensando ficar numa praia tipo Manhattan Beach para curtir a Beira Mar) pretendemos fazer criancices nos Estudios Universal e Warner além do Getty Museum, Calçada da fama, observatório e o que der
Dia 14/2 – LA
Dia 15/2 – LA e pretendo ir para um hotel grudadinho ao aeroporto pois nosso vôo de volta sai cedo no dia seguinte (daí já devolvo o carro e só pego o shuttle para o aeroporto)
Dia 16/2 Cedo LAX—POA via cidade do Panamà pela Copa Airlines
Sem querer abusar da tua boa vontade gostaria que desse pitacos nesse meu roteiro.
Um abraço e parabéns de verdade pelo teu blog, é EXPETACULAR.
Diego Bento

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Diego,
Já reservou o French Landry? As reservas se esgotam 3 meses antes.
Eu tentaria fazer a pernada Monterey – Santa Barbara quebrando uma noite em Cambria, Paso Robles ou São Luis o Bispo e uma segunda em Santa Barbara. Essa viagem é pesada e merece ser feita com calma, especialmente se vc já conhece LA e não tem tanta pressa de chegar.

De resto, o roteiro está excelente!
PS: Tbm to animada para o Super Bowl na região, tem muita coisa legal rolando em SF nesses dias.

Abraços e qq dúvida é só gritar

Avatar Niedja disse:

E a cidade de San Jean? Tenho um amigo que mirao lá. Fica perto dessas cidades de seu roteiro?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Niedja,
Não conheço e nem ouvi falar. Já deu uma olhadinha no Google maps?
Beijos

Avatar Rony Vidigal disse:

Mari, você havia me recomendado parar em Cambria ou Robles na viagem que pretendo fazer em janeiro de Monterey à Santa Monica. Gostei da dica e já fiz reserva em um hotel em Cambria de frente para o mar. Todavia pergunto, se eu quisesse andar um pouco mais para frente, em que cidade você me indicaria para pernoitar ? Obrigado e um abraço do “primo” Rony.

mari vidigal mari vidigal disse:

A próxima cidade seria São Luis o Bispo.
Beijos

Avatar Mada disse:

oi mari!!
vc poderia dar dicas dos melhores bairros para ficar em san diego??
obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Mada,
Depende um pouquinho do seu estilo de viagem, eu pessoalmente gostei muito de Gaslamp.
Beijos

Avatar paulo disse:

Gostaria de saber como se hospedar em tantos lugares com preços acessivos.
Irei fazer uma viagem a california com 15 dias de roteiro. Qual a melhor opção adcionando las vegas?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Paulo,
Este post contem todas as sugestões que indico para uma viagem de 15 dias. Escolha a quem tem mais a ver com você.
Para buscar hospedagem em conta, indico o Air Bnb e o Booking.com . Abraçosm

Avatar Danielle disse:

Estou adorando o seu blog, tive muitas idéias para a minha viagem. Saberia me dizer pontos interessantes em São Francisco para fotos que contenham as ladeiras de SF, assim como na primeira foto desta página?

Avatar PATRICIA disse:

olá. poderia dizer quais os lugares e m que ficou hospedada? obrigda

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Patricia,
Em Santa Monica fiquei no Ambrose
Em Cambria no Fog Catcher Inn
Em San Diego e outras cidades em apartamentos alugados no Air Bnb

Avatar Maíra S. disse:

Olá Mari,

Estou programando uma viagem pela Califórnia e estou encantada pelo seu blog!! São tantas as informações e tudo feito com tanto detalhe e carinho que estou há horas pulando de um post para o outro!
Fiquei super feliz de achar esse roteiro para San Francisco, Yosemite, Highway 1 e Los Angeles, porque ele está muito parecido com o que eu havia programado. Só que eu só tenho 14 dias inteiros, mais o dia da chegada à tarde. Só que talvez ainda tenha que encurtar mais um dia da viagem, por causa de compromissos profissionais.
Você me daria sua opinião sobre o roteiro atual e sobre um possível corte de um dia?
Meu roteiro provisório está assim:
Dias 1, 2 e 3: San Francisco (terei chegado no dia anterior, na hora do almoço)
Dia 4: Napa Valley
Dia 5: Napa a Yosemite
Dias 6 e 7: Yosemite
Dia 8: Yosemite a Monterey/ Carmel
Dia 9: Monterey/Carmel a Cambria, passando pelo Big Sur e parques.
Dia 10: Cambria a Santa Barbara, passando por Hearst Castle, San Luis Obispo e Solvang
Dia 11: Santa Barbara a Camarillo, com passeio em Santa Barbara e tarde no Camarillo Outlet (já sei… é o melhor candidato ao corte….)
Dia 12: Camarillo a Los Angeles, passando por Malibu, Santa Mônica e Venice Beach.
Dia 13: Disneyland 🙂
Dia 14: Los Angeles
Dia 15: Volta ao Brasil
Muito obrigada!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Maíra,
Td bem?
Desculpe a demora para responder. Seu comentário, não sei porque ficou marcado como “respondido”. Dei bobeira de alguma forma. Sorry.
Algumas dicas:
A) San Francisco: Veja dicas do que fazer nesse post.
B) Acho que no dia 11, dá sim para passar no Outlet e seguir para Los Angeles no mesmo dia. Vai ficar cansativo, mas dá! Aí você passa o dia 12 inteirinho em Los Angeles e pode conhecer a Disney no dia 13.
C) Seu roteiro está corrido, mas parece factível
D) Atenção, o Hearts Castle fica antes de Cambria, você terá que voltar um pouco.

Respondi todas as suas perguntas? Espero que sim
Beijos e qualquer coisa grite

Avatar Maíra S. disse:

Oi Mari,
Muito obrigada pela atenção e pelas dicas! Já estou com as passagens compradas! Tive mesmo que tirar um dia da viagem e a noite em Camarillo foi, de fato, a sacrificada. A sua sugestão é ótima. Também percebi que o dia 5, de Napa a Yosemite, estava mal aproveitado e que existem dois Premium Outlets no trajeto: o Napa e o Vacaville. A ideia agora é passar parte do dia em um dos Outlets e seguir para Sonora antes de escurecer, para pernoite la. No outro dia, sigo cedo para o Yosemite. Lá vou ficar nas tendinhas do Curry Village, estou super curiosa! Sobre os Outlets, você saberia qual dos dois tem melhores preços? Com o dólar como está, na verdade vamos só brincar de fazer compras…
Agora estou pensando em fazer mais uma alteração no roteiro e sair de San Francisco no meio do terceiro dia e dormir duas noites em Napa. Assim, ainda aproveitaria a manhã na cidade, mas poderia cruzar a Golden Gate de carro e ir com calma até o mirante do Marin Headlands. Eu tentaria visitar também Muir Woods, já que o Mariposa Grove vai estar fechado. De quebra, ainda economizaria uma diária em San Francisco. Será que faz sentido?
Aliás, seu guia do Yosemite e o de Muir Woods estão impecáveis!
Muito obrigada por tudo!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Maíra,
Entre os dois Outlets, eu ficaria com o de Vacaville que é melhor, e MUITO mais completo. Em termos de preços, eles são bem parecidos. Acho 2, 5 e meio em SF pouco, mas acho que o Marin Headlands é tão lindo, que se o dia estiver bonito, vale a pena sim.
Quanto a troca pelo Muir Woods, eu não faria. Substitua o Mariposa Grove pelo Merced (tem um post sobre ele vindo na próxima semana) ou pelo Tuolumne Grove, ambos dentro do Yosemite.

Beijos

Avatar Adriana disse:

Mari acabei de voltar de minha viagem para a Califórnia e graças a você e suas dicas incríveis ela foi perfeita! Meu filho está morando em Los Angeles e além de fazer todo o tour por lá também fui para São Francisco pela Highway one que é de tirar o folego de tão linda a estrada. Ficamos uma noite em Carmel e depois fomos pra Monterey…fizemos todos os passeios sugeridos em São Francisco e ainda fui conhecer o Parque Yosemite. Viagem maravilhosa e obrigada pelas dicas. Sempre falo para minhas amigas pesquisarem no seu site quando elas querem viajar pois é muito 10. Parabéns e não pare de viajar e de postar sempre kkkk. Abraço

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Adriana,
Obrigada pelo carinho, fiquei SUPER contente em saber que o Ideias na mala te ajudou na viagem.
Te vejo por aqui nas próximas viagens?
Beijos,
Mari

Avatar Thais Pandolfe Ré disse:

ola Mari.
tudo bem??

Primeiramente, parabéns pelo seus conteúdos. Muita informação de forma leve e muito explicadinho e MUITA coisa boa!

Gostaria da sua opinião, se puder me ajudar.

Pensamos em fazer SF a Las vegas, passando por Yosemite, Sta monica, los angeles, san diego e finalizando em LV.
Porém não me animou mais visitar S.Francisco, você acha um erro deixar de fora?
Queremos uma viagem para conhecer lugares lindos, mas sem loucura e priorizando principalmente as praias e me encantei pelo yosemite.

Gostaria de saber se acha um bom roteiro ou se deveria tirar algo ou deixar assim mesmo! áá temos em media 15/17 dias.

mari vidigal mari vidigal disse:

Acho!
San Francisco é uma das cidades mais bonitas dos EUA, e olha que conheço bem o país, viu?!
Não deixaria SF + Hwy 1 em pelo menos 3 dias de jeito nenhum.
Beijos