Roteiro 15 dias na Califórnia: San Francisco, Los Angeles, San Diego & Highway 1

111
Passeio de barco pela Golden Gate - San Francisco

Tentando programar sua viagem de 15 dias na Califórnia? Veja aqui 5 possibilidades diferentes de roteiro pela California e estados vizinhos (incluindo Las Vegas e o Grand Canyon!!!) com direito a mapas. É só escolher o roteiro que mais combina com seu estilo de viagens, imprimir e viajar!

Vale lembrar que quinze dias não é o tempo ideal para conhecer a Califórnia (se você tiver 20 dias, ou até mesmo um mês, melhor). De qualquer jeito, 15 dias é um período bacana para dar uma boa volta pelo estado e ir pra casa morrendo de vontade de ficar mais.

Veja também: Lista das cidades mais bonitas da Califórnia.

Roteiro 15 dias na Califórnia: San Francisco, Los Angeles, San Diego & Highway 1

Overview:

[Clique no roteiro acima para ir direto ao ponto]

 15 dias é muito tempo? Dê uma olhada nos nossos roteiros de 10 dias.

Roteiro 1: Califórnia de São Francisco a San Diego pela Highway 1

Vista Lombard Street - San Francisco

Ladeiras de San Francisco e a ilha de Alcatraz no fundo

Esse é um roteiro bem legal para quem vem para a Califórnia pela primeira vez e quer conhecer São Francisco, Los Angeles e San Diego cruzando o estado por uma das estradas mais lindas do mundo, a Highway 1. O roteiro conta com paradas em Santa Cruz, Carmel, Monterey, Big Sur, Santa Barbara, Long Beach e Laguna Beach.

Roteiro Resumido:

  • Dias 1-3: São Francisco
  • Dia 4: São Francisco – Monterey (ou Carmel)
  • Dia 5: Monterey & Carmel
  • Dia 6: Monterey – Paso Robles (ou Cambria)
  • Dia 7: Paso Robles – Santa Barbara
  • Dia 8: Santa Barbara – Santa Mônica
  • Dias 9 & 10: Los Angeles
  • Dia 11: Los Angeles – San Diego
  • Dias 12-14: San Diego
  • Dia 15: volta pra Los Angeles

Veja onde comer entre São Francisco e Los Angeles aqui.

Roteiro no Mapa

Roteiro 15 dias na Califórnia

Veja o mapa do trajeto no Google Maps

Roteiro Detalhado:

Dias 1-3: São Francisco
Começar a viagem por San Francisco te dá a chance de ser recebido por uma das cidades americanas mais divertidas e acolhedoras, além de começar sua descida pelo estado na mão certa e sempre de frente para o Oceano.

Pier 7 - San Francisco

Alguns dos meus passeios preferidos são: Passear pela Golden Gate (passando e parando nos mirantes mais bonitos), ir até Sausalito de Ferry  (ou de bicicleta!) e se impressionar com as vistas da baía e de Alcatraz. Conhecer Alcatraz, a prisão mais temida de todos os tempos, comer comidinhas deliciosas no ferry building, passear de bondinho, descer as curvas da Lombard Street (e fotografá-la de baixo para cima) e se encantar com as casinhas da Alamo Square.

Onde ficar em San Francisco: San Francisco tem uma estrutra hoteleira bem espalhada entre os bairros da cidade, os dois bairros mais populares são a Union Square, o centro comercial da cidade, e o Fisherman’s Wharf, o centro turístico de San Francisco.

Veja neste post mais de 40 dicas de hotéis em San Francisco

Em San Francisco dá para se virar super bem de transporte público (bondinho + muni), e assim evitar dores de cabeça homéricas buscando estacionamento (que na maioria das vezes custa bem caro). Alugue o carro somente no último dia.

Veja um roteiro completo para os seus dias em San Francisco Aqui.

Dia 4: São Francisco – Monterey (ou Carmel)
Paradas mais bonitas: Pigeon Point, Santa Cruz e a Cannery Row em Monterey.
Acorde cedinho e siga de carro pela Highway 1, nem pense em cortar caminho pela estrada de dentro que é feia e sempre graça. No trajeto passe em Halfmoon Bay, o centro é super fofo, pare no farol do Pigeon Point que é super fotogênico e em Santa Cruz.

Monterey - Cannery Row

Cannery Row em Monterey

Dia 5: Monterey & Carmel
Hoje é dia de se encantar com as sardinhas dançarinas e as águas vivas elegantes do Aquário de Monterey, curtir cada pedacinho da 17 Mile drive, passear pelo centrinhos de Carmel e encerrar dia com um pôr do sol caprichado na praia de Carmel.

O Cipreste Solitário - Carmel

O Cipreste Solitário, uma das paradas mais lindas da 17 Mile drive

Sobrou tempo? Visite a Missão de Carmel (uma das mais antigas da Califórnia) ou parque Point Lobos (que é um ótimo lugar para ver focas e baleias). Para jantar aproveite os restaurantes gostosos e charmosos de Carmel.

Dia 6: Monterey – Paso Robles ou (Cambria)
Os 70 Km que ligam Monterey a San Simeon são repletos de paisagens M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S. A região de Big Sur concentra a maioria delas. Duas paradas imperdíveis nesse trecho são Mcway Falls e a antiga ponte Bixby Bridge. Quem quiser ainda pode fazer um tour pelo Hearst Castle (compre com antecedência e programe-se para chegar no horário). Feche o dia com um pôr do sol & dezenas de elefantes marinhos no Farol de Piedras Blacas em San Simeon.

Daou, Paso Robles

Vinícola Daou em Paso Robles

Para dormir você pode escolher Paso Robles, uma cidade gracinha repleta de vinícolas ou Cambria, uma cidade de frente para o mar, com uma vibe maravilhosa e muitos restaurantes gostosos. Amo as duas paradas.

Dia 7: Paso Robles ou Cambria – Santa Barbara
Visite as vinícolas de Paso Robles ou a rua principal de Cambria, em seguida, passe por Morro Bay buscando lontras e outros animais marinhos e curta o entardecer em Santa Barbara. Quem quiser pode passar por Solvang, uma cidadezinha bem turística com cara de Dinamarca ou Los Olivos, uma cidade pequenina repleta de boas vinícolas e um dos melhores restaurantes da região. Para jantar, tanto Los Olivos quanto Santa Barbara são boas opções.

Dia 8: Santa Barbara – Santa Monica
Santa Barbara é linda e vai te conquistar rápidamente. Algumas das paradas que eu mais gosto são: ver a vista da cidade do alto da torre do fórum, visitar a Missão de Santa Barbara, as lindas praias da cidade e o charmoso centrinho da cidade. Terminado o passeio, siga para Santa Mônica, o ideal é que você chegue lá antes do pôr do sol. No pier curta as luzes do antigo parque de diversões e termine o dia passeando pelo shopping center ao ar livre que fica ali do lado e é o máximo. No dia seguinte você pode visitar o Getty de Santa Monica (imperdível pra quem curte arte) e dar um volta por Venice Beach & Little Venice antes de tocar pra cidade. [Em Little Venice, prepare-se para encontrar alguns dos tipos mais estranhos que você já viu].

Pier de Santa Monica

Parque de diversões retrô em Santa Monica

Dias 9 & 10: Los Angeles
Em Los Angeles nem pense em devolver seu carro, você vai precisar dele, e muito! Visite Hollywood (placa de Hollywood & Calçada da Fama) e a pomposérrima Beverly Hills, os estúdios de cinema da Warner Bross (reserve a visita com antecedência) ou algum outro que você escolher, Farmer’s Market de LA e o shopping center The Groove. Pra quem curte arte, o museu LACMA é uma excelente pedida.

Veja aqui um roteiro completo do que ver e fazer em Los Angeles.

Los Angeles - Califórnia

Dia 11: Los Angeles – San Diego
Hoje é dia de explorar o pedacinho da Highway que liga Los Angeles a San Diego, recomendo que você faça o máximo possível da viagem pela costa começando por Long Beach. Long Beach é bonitinha e vale uma paradinha para conhecer o pier e tirar umas fotinhos do navio Queen Mary (ao menos que você seja louco por navios ou história, eu não perderia meu tempo com a visita), o top do dia de hoje são os canais de New Port Beach, e a encantadora Laguna Beach (uma das minhas praias preferidas do Sul da Cali). Na entrada de San Diego, aproveite para conhecer La Jolla, uma das praias mais lindas da cidade. Com sorte você será bem recebido por leões marinhos.

Laguna Beach - California

Laguna Beach

Dias 12-14: San Diego
San Diego tem uma mood fantástica, e vai te conquistar em muito pouco tempo. Alguns dos meus passeios preferidos são: o zôo de San Diego, o incrível porta aviões USS Midway, o brunch do Hotel Del Coronado, a charmosa Old Town, a moderninha Gaslamp Quarter e caprichado museu marítimo.

Old Town - San Diego

Old Town – San Diego

Dia 15: volta para Los Angeles
Deixei o último dia meio aberto pra você ter tempo de voltar para Los Angeles e organizar seu vôo ou curtir um dia mais relax na praia. Pra quem voa de San Francisco, minha sugestão é pegar um vôo de San Diego a San Francisco (fazer a volta de carro em um dia é BEM insano).


ROTEIRO 2: São Francisco, Napa Valley, Yosemite, Highway 1 & Los Angeles

Half Dome visto do alto do Glacier Point

Yosemite Park

Esse é um roteiro BEM bacana que combina San Francisco e Los Angeles com os vinhos de Napa Valley e os encantos das montanhas rochosas no Yosemite Park sem deixar de lado as belezas da Highway 1. Um dos meus roteiros preferidos.

Roteiro Resumido:

  • Dias 1-3: São Francisco
  • Dia 4: Napa Valley
  • Dia 5: Napa Valley – Yosemite
  • Dia 6 – 7: Yosemite
  • Dia 8: Yosemite – Monterey
  • Dias 9: Monterey
  • Dias 10: Monterey – Paso Robles
  • Dia 11: Paso Robles – Santa Barbara
  • Dia 12: Santa Barbara – Santa Monica
  • Dias 13-15: Los Angeles

Roteiro no Mapa

Roteiro 2: 15 dias na Califórnia

Veja o mapa do trajeto no Google Maps

Roteiro Detalhado:

Dias 1-3: São Francisco

Uma cidade cheia de personalidades e cheia de vida. Prepare-se para se apaixonar desde o primeiro instante.

Casinhas Vitorianas na Alamo Square em San Francisco

Casinhas Vitorianas na Alamo Square em San Francisco

Alguns dos meus passeios preferidos são: Passear pela Golden Gate (passando e parando nos mirantes mais bonitos), ir até Sausalito de Ferry  (ou de bicicleta!) e se impressionar com as vistas da baía e de Alcatraz. Conhecer Alcatraz, a prisão mais temida de todos os tempos, comer comidinhas deliciosas no ferry building, passear de bondinho, descer as curvas da Lombard Street (e fotografá-la de baixo para cima) e se encantar com as casinhas da Alamo Square.

Onde ficar em San Francisco: San Francisco tem uma estrutra hoteleira bem espalhada entre os bairros da cidade, os dois bairros mais populares são a Union Square, o centro comercial da cidade, e o Fisherman’s Wharf, o centro turístico de San Francisco.

Veja neste post mais de 40 dicas de hotéis em San Francisco

Em San Francisco dá para se virar super bem de transporte público (bondinho + muni), e assim evitar dores de cabeça homéricas buscando estacionamento (que na maioria das vezes custa bem caro). Alugue o carro somente no último dia.

Veja um roteiro completo para os seus dias em San Francisco Aqui.

Dia 4: Napa Valley

Saia de San Francisco cedinho, rumo a região vinícola de Napa. Para ter uma experiência bem diversa, recomendo que você visite no máximo três vinícolas diferentes (veja minhas sugestões no link abaixo). Visite as duas primeiras na parte da manhã, faça um picnic na segunda vinícola (você pode comprar todos os apetrechos para o picnic em Napa) e a última na parte da tarde. Reserve um restaurante caprichado para curtir sua noite em Napa em um lugar mais top.

Veja aqui um guia completo pra organizar sua viagem a Napa

Vinhedos em Napa Valley

Napa Valley

Dia 5: Napa Valley – Yosemite

Saia cedinho porque a estrada é longa e dirija com cuidado até o Yosemite National Park. No finalzinho da estrada você passará por um trecho bem bonito repleto de mirantes, eu se fosse você, pararia em todos eles. Chegando no parque, aproveite que você já está dentro do carro e no pic, para dar um passeio pelos principais mirantes do parque. Tunnel view & Glacier Point são paradas obrigatórias.

Quem quiser parar no Outlet de Vacaville pode optar por uma rota um pouquinho mais longe e transformar esse dia num dia de compras, só não vale esquecer que a viagem é longa! 🙂

Dias 6-7: Yosemite

Como você tem dois dias inteiros para explorar o parque poderá fazer várias trilhas e conhecer diversas áreas diferentes. Recomendo que você fique um dos dias dentro do Yosemite Valley (se der pra evitar o sábado no Vale, você terá trilhas e mirantes mais vazios). No dia seguinte aproveite para explorar Mariposa (uma área repleta de sequoias gigantes), os lagos do Tioga Pass ou o charme do Wawona.

Um dia de parque tá bom para você? (Eu acho pouco, mas você que sabe?! :))Uma opção de passeio legal para o dia seguinte é conhecer as antigas cidades do Ouro. Columbia é mega turística porém fofíssima e Sonora é uma graça.

Veja aqui tudo o que você precisa saber para programar sua ida ao Yosemite

Tunnel View - Yosemite

Dia 8: Yosemite – Monterey (ou Carmel)

Acorde cedo por que hoje é dia de estrada! Infelizmente esse não é um dos trechos mais lindos da Califórnia, e o tempo vai demorar um pouquinho pra passar, mas relaxe, Monterey é uma graça e é só colocar os pézinhos na Cannery Row que você vai se animar ;). Aproveite o pôr do sol em alguma praia bonita (Lover’s Point é sempre uma boa pedida) e jante em Carmel (que tem opções mil vezes mais gostosas que Monterey).

Dias 9: Monterey & Carmel
Hoje é dia de se encantar com as sardinhas dançarinas e as águas vivas elegantes do Aquário de Monterey, curtir cada pedacinho da 17 Mile drive, passear pelo centrinhos de Carmel e encerrar dia com um pôr do sol caprichado na praia de Carmel.

Carmel - Califórnia

Carmel – Califórnia

Dias 10: Monterey – Paso Robles (ou Cambria)

Os 70 Km que ligam Monterey a San Simeon são repletos de paisagens M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S. A região de Big Sur concentra a maioria delas. Duas paradas imperdíveis nesse trecho são Mcway Falls e a antiga ponte Bixby Bridge. Quem quiser ainda pode fazer um tour pelo Hearst Castle (compre com antecedência e programe-se para chegar no horário). Feche o dia com um pôr do sol & dezenas de elefantes marinhos no Farol de Piedras Blacas em San Simeon.

Para dormir você pode escolher Paso Robles, uma cidade gracinha repleta de vinícolas ou Cambria, uma cidade de frente para o mar, com uma vibe maravilhosa e muitos restaurantes gostosos. Amo as duas paradas.

Dia 11: Paso Robles – Santa Barbara
Visite as vinícolas de Paso Robles ou a rua principal de Cambria, em seguida, passe por Morro Bay buscando lontras e outros animais marinhos e curta o entardecer em Santa Barbara. Quem quiser pode passar por Solvang, uma cidadezinha bem turística com cara de Dinamarca ou Los Olivos, uma cidade pequenina repleta de boas vinícolas e um dos melhores restaurantes da região. Para jantar, tanto Los Olivos quanto Santa Barbara são boas opções.

Santa Barbara - Califórnia

Missão de Santa Barbara

Dia 12: Santa Barbara – Santa Monica

Santa Barbara é linda e vai te conquistar rápidamente. Algumas das paradas que eu mais gosto são: ver a vista da cidade do alto da torre do fórum, visitar a Missão de Santa Barbara, as lindas praias da cidade e o charmoso centrinho da cidade. Terminado o passeio, siga para Santa Mônica, o ideal é que você chegue lá antes do pôr do sol. No pier curta as luzes do antigo parque de diversões e termine o dia passeando pelo shopping center ao ar livre que fica ali do lado e é o máximo. No dia seguinte você pode visitar o Getty de Santa Monica (imperdível pra quem curte arte) e dar um volta por Venice Beach & Little Venice antes de tocar pra cidade. [Em Little Venice, prepare-se para encontrar alguns dos tipos mais estranhos que você já viu].

Little Venice - Califórnia

Little Venice, pertinho de Santa Monica

Dias 13-15: Los Angeles

Em Los Angeles nem pense em devolver seu carro, você vai precisar dele, e muito! Visite Hollywood (placa de Hollywood & Calçada da Fama) e a pomposérrima Beverly Hills, os estúdios de cinema da Warner Bross (reserve a visita com antecedência) ou algum outro que você escolher, Farmer’s Market de LA e o shopping center The Groove. Pra quem curte arte, o museu LACMA é uma excelente pedida.

Veja aqui um roteiro completo do que ver e fazer em Los Angeles.

Teatro Chinês - Los Angeles

Pés e mãos dos famosos no teatro chinês em LA

Como você ficou com um dia a menos pra conhecer LA, seja esperto ao priorizar as atividades que você faz mais questão, e lembre-se que o trânsito em LA é de matar elefante!


ROTEIRO 3: São Francisco, Highway 1, Los Angeles, San Diego e Las Vegas

Las Vegas

Esse é um roteiro MEGA corrido para quem não abre mão de conhecer San Francisco, Los Angeles, San Diego e Las Vegas. Vale lembrar que esse é um roteiro que preza quantidade e que assume desde o início que não dá para ver tudo em detalhes. Pra quem é da filosofia de que bateu o olho, tá visto e tá disposto a encarar uma maratona, taí uma opção.

Roteiro Resumido:

  • Dias 1-3: São Francisco
  • Dia 4: São Francisco – Monterey (ou Carmel)
  • Dia 5: Monterey – Santa Barbara
  • Dia 6: Santa Barbara – Santa Monica
  • Dia 7-8: Los Angeles
  • Dia 9: Los Angeles – San Diego
  • Dia 10 e 11: San Diego
  • Dia 12: San Diego – Las Vegas
  • Dias 13-15: Las Vegas

Roteiro no Mapa

Roteiro 3: 15 dias na Califórnia

Veja o mapa do trajeto no Google Maps

Roteiro Detalhado:

Dias 1-3: São Francisco

Uma cidade cheia de personalidades e cheia de vida. Prepare-se para se apaixonar desde o primeiro instante.

Ponte Golden Gate - San Francisco

Ponte Golden Gate – San Francisco

Alguns dos meus passeios preferidos são: Passear pela Golden Gate (passando e parando nos mirantes mais bonitos), ir até Sausalito de Ferry  (ou de bicicleta!) e se impressionar com as vistas da baía e de Alcatraz. Conhecer Alcatraz, a prisão mais temida de todos os tempos, comer comidinhas deliciosas no ferry building, passear de bondinho, descer as curvas da Lombard Street (e fotografá-la de baixo para cima) e se encantar com as casinhas da Alamo Square.

Onde ficar em San Francisco: San Francisco tem uma estrutra hoteleira bem espalhada entre os bairros da cidade, os dois bairros mais populares são a Union Square, o centro comercial da cidade, e o Fisherman’s Wharf, o centro turístico de San Francisco.

Veja neste post mais de 40 dicas de hotéis em San Francisco

Em San Francisco dá para se virar super bem de transporte público (bondinho + muni), e assim evitar dores de cabeça homéricas buscando estacionamento (que na maioria das vezes custa bem caro). Alugue o carro somente no último dia.

Veja um roteiro completo para os seus dias em San Francisco Aqui.

Dia 4: São Francisco – Monterey (ou Carmel)
Siga pela via rápida (e não pela Highway 1). Chegando em Monterey, visite o Aquário, dê uma espadinha na Cannery Row e em seguida dirija pela 17 Mile Drive. Termine o dia com um pôr do sol seguido de jantar em Carmel.

Águas Vivas em Monterey

Aquário de Monterey – Califórnia

Dia 5: Monterey – Santa Barbara
Saia bem cedinho, e comece a explorar a região de Big Sur, que é maravilhosa. Faça todas as paradas que quiser (Mcway falls em Big Sur e os elefantes marinhos de San Simeon são paradas obrigatórias), mas lembre-se que você tem que chegar até Santa Barbara ainda hoje e de preferência de dia pra aproveitar bem a paisagem. 😉

Veja onde comer na Highway 1 aqui.

Dia 6: Santa Barbara – Santa Monica
Acorde cedo para aproveitar bem o dia e dê uma voltinha pelo centro de Santa Barbara (a subida na torre do fórum é imperdível – e grátis). Antes de seguir viagem, dê uma passadinha de carro em frente da Missão da cidade, uma das missões californianas mais bonitas. Chegando em Santa Monica, visite o Pier com seu parque de diversões retrô, a esplanade (um shopping center incrível ao ar livre). Se der tempo, vá até Venice Beach e divirta-se com as maluquices daquele lugar.

Santa Mônica - Califórnia

Santa Mônica – Califórnia

Dia 7 -8 Los Angeles 
Faça o tradicional passeio por Hollywood (segure as expectativas) e Beverly Hills (A rodeio Drive é linda). Visite os estúdios de cinema da Warner (que são o máximo) e se sobrar tempo, vá até o Farmer’s Market e o The Groove. 

Calçada da Fama - Los Angeles

Calçada da Fama – Los Angeles

Veja aqui um roteiro completo do que ver e fazer em Los Angeles.

Dias 9: Los Angeles – San Diego
Hoje é dia de explorar o pedacinho da Highway que liga Los Angeles a San Diego, recomendo que você faça o máximo possível da viagem pela costa começando por Long Beach. Long Beach é bonitinha e vale uma paradinha para conhecer o pier e tirar umas fotinhos do navio Queen Mary (ao menos que você seja louco por navios ou história, eu não perderia meu tempo com a visita), o top do dia de hoje são os canais de New Port Beach, e a encantadora Laguna Beach (uma das minhas praias preferidas do Sul da Cali). Na entrada de San Diego, aproveite para conhecer La Jolla, uma das praias mais lindas da cidade. Com sorte você será bem recebido por leões marinhos.

Rainbow Harbor - Long Beach

Rainbow Harbor – Long Beach

Dias 10 & 11: San Diego:

San Diego tem uma mood fantástica, e vai te conquistar em muito pouco tempo. Alguns dos meus passeios preferidos são: o zôo de San Diego, o incrível porta aviões USS Midway, o brunch do Hotel Del Coronado, a charmosa Old Town, a moderninha Gaslamp Quarter e caprichado museu marítimo.

(Como você tem um dia a menos, planeje bem suas paradas).

Submarino da segunda guerra mundial em San Diego

Submarino da segunda guerra mundial em San Diego

Dia 12: San Diego – Las Vegas

A viagem entre Vegas e San Diego é bacananinha porém demorada. São quase 5 horas de viagem. Assim, eu se fosse você daria uma olhada no preço das passagens aéreas, muitas vezes compensa pegar um vôo de 1 horinha entre San Diego e Vegas e chegar lá inteirão ao invés de destruído.

Dias 13-15: Las Vegas

E pra fechar, aproveitaremos os três últimos dias de viagem em uma das cidades mais divertidas do mundo, um verdadeiro playground de adultos com alguns dos melhores cassinos do planeta, uma maratona de cirques d’soleil diferentes, festas espetaculares, restaurantes maravilhosos e garanto que mesmo que você não curta nada disso, vai achar algo bacana pra fazer. Isso sem falar no passeio pelo Grand Canyon de Helicóptero que é fantástico.

Las Vegas a noite

Deixe para fazer todas as compras da viagem em Las Vegas que tem um outlet super bom e bem localizado e preços melhores que a Califórnia

Veja dicas do que fazer e onde se hospedar em Vegas aqui.


 

ROTEIRO 4: São Francisco, Lake Tahoe, Yosemite, Death Valley & Las Vegas

Campo de Golf do Capeta - Death Valley

Death Valley – Caifórnia

Esse é um roteiro ideal pra quem curte natureza, ou para quem já conhece o básico da Califórnia e quer fazer algo diferente, um roteiro que combina o charme de San Francisco e o agito de Las Vegas com as belezas naturais dos parques mais incríveis da Califórnia.

Atenção: este roteiro não é viável entre Outubro e fevereiro devido ao fechamento das estradas e nem recomendado no auge do verão (Julho e Agosto) devido ao calor extremo do Death Valley.

Roteiro Resumido:

  • Dias 1-3: São Francisco
  • Dia 4: São Francisco – Lake Tahoe
  • Dia 5-6: Lake Tahoe
  • Dia 6: Tahoe – Yosemite
  • Dia 7: Yosemite
  • Dia 8: Yosemite – Mammoth Lakes
  • Dia 9: Mammoth Lakes & Mono Lake
  • Dia 10: Mammoth Lakes – Death Valley
  • Dia 11: Death Valley
  • Dia 12: Death Valley – Las Vegas
  • Dias 13 -15: Vegas

Roteiro no Mapa

Roteiro 4: 15 dias Parques Nacionais Califórnia

Veja o mapa do trajeto no Google Maps

Roteiro Detalhado:

Dias 1-3: São Francisco

Alguns dos meus passeios preferidos são: Passear pela Golden Gate (passando e parando nos mirantes mais bonitos), ir até Sausalito de Ferry  (ou de bicicleta!) e se impressionar com as vistas da baía e de Alcatraz. Conhecer Alcatraz, a prisão mais temida de todos os tempos, comer comidinhas deliciosas no ferry building, passear de bondinho, descer as curvas da Lombard Street (e fotografá-la de baixo para cima) e se encantar com as casinhas da Alamo Square.

Onde ficar em San Francisco: San Francisco tem uma estrutra hoteleira bem espalhada entre os bairros da cidade, os dois bairros mais populares são a Union Square, o centro comercial da cidade, e o Fisherman’s Wharf, o centro turístico de San Francisco.

Veja neste post mais de 40 dicas de hotéis em San Francisco

Em San Francisco dá para se virar super bem de transporte público (bondinho + muni), e assim evitar dores de cabeça homéricas buscando estacionamento (que na maioria das vezes custa bem caro). Alugue o carro somente no último dia.

Veja um roteiro completo para os seus dias em San Francisco Aqui.

Dia 4: São Francisco – Lake Tahoe

A viagem entre San Francisco e Lake Tahoe é grande, sem graça e a única parte legal do caminho é o Outlet de Vacaville que é gigante e tem várias lojas bacanas. Mas, como você também vai para Las Vegas (que tem um outlet bem bacana e com preços BEM melhores que São Francisco, eu passaria batido). A chegada em Tahoe é bonita, fique atenta as brechas no acostamento para parar e fotografar.

Lake Tahoe visto do alto

Lake Tahoe visto do alto

Dia 5-6: Lake Tahoe

A cor do Lake Tahoe é tão linda, que chega a parecer de mentira. O lago é enorme, então teremos que escolher entre South e North Tahoe. Como South faz mais sentido para o seu roteiro, ficaremos o com sul (nada impede que você dê a volta de carro pelo lago em um dos dias e curta as diferentes paisagens, mas se prepare porque a volta é grande – não vale dizer que eu não avisei ;)). Minha parte preferida de South Tahoe é a Emerald Bay, faça uma trilha ou um passeio de barco para lá.

Emerald Bay - Lake Tahoe

Emerald Bay – Lake Tahoe

Veja aqui: o que ver e fazer em Tahoe no verão

Dia 6: Tahoe – Yosemite

O trecho entre Tahoe e Yosemite é bem bonito e a estrada muda bastante de acordo as estações do ano. No caminho você passará pelo gigante Monolake, como voltaremos para lá amanhã, passe bem rapidinho e foque no Yosemite. Chegando no Yosemite, aproveite que você já está dentro do carro para dar uma boa volta pelo parque e parar nos principais mirantes. Glaciar Point e Tunel view são paradas espetaculares.

Dia 7: Yosemite

Como você só tem um dia para conhecer o parque, sugiro que você concentre sua visita no Yosemite Valley, e no final da tarde, se der tempo, dê uma esticada até Mariposa que é onde estão as Sequoias gigantes.

Cachoeira Yosemite Falls no Yosemite Park

Cachoeira Yosemite Falls no Yosemite Park

Veja aqui um guia completo para organizar sua parada no Yosemite

Dia 8: Yosemite – Mammoth Lakes

A viagem do Yosemite Valley até Mammoth Lakes pela Tioga Pass é uma das minhas preferidas pela Califórnia, saia cedo e planeje-se bem para fazer paradas em todos os possíveis mirantes, e quem sabe até uma trilhazinha no meio do caminho. Assista o pôr do Sol no Monolake, na região de South Tufa.

Mono Lake - Califórnia

Mono Lake – Califórnia

Dia 9: Mammoth Lakes 

Mammoth Lakes é um dos pedacinhos menos conhecidos da Califórnia e um dos mais encantadores. Prepare-se para se apaixonar com a beleza e diversidade dos lagos. Recomendo um passeio pelo Devil’s Postpile & Rainbow Falls e uma volta completa pelos lagos (o mirante do Twin Peaks é um must). Se der tempo, faça a trilha do Crystal Lakes que é o máximo!

Crystal Lake - Mammoth Lakes

Crystal Lake em Mammoth Lakes

Veja dicas do que ver e fazer em Mammoth Lakes aqui

Dia 10: Mammoth Lakes – Death Valley

O trecho entre Mammoth Lakes e Death Valley é maravilhoso e passa por algumas das montanhas mais altas da Califórnia. Chegando no parque a paisagem muda brutalmente e o deserto começa a tomar conta do pedaço com suas cores e formas espetaculares. Se der tempo, faça uma pequena trilha e então assista o pôr do sol das Mesquite Dunes. A noite não deixe de olhar para o céu e ver um dos tapetes estrelados mais lindos da sua vida.

Mesquite Dunes - Death Valley

Mesquite Dunes – Death Valley

Conheça este trecho da estrada aqui.

Dia 11: Death Valley

Hoje é dia de desbravar os extremos do parque. Não deixe de visitar o Zambriskie Point, o Dante’s View, o Bad Water Basin (o ponto mais baixo dos Estados Unidos) e as montanhas coloridas do Artist’s Pallete. O parque tem muita coisa linda, e dependendo do seu pic, e do calor, dá para aproveitar muito! Veja aqui dicas para explorar o Death Valley.

Artist Pallet - Death Valley

Artist Pallet – Death Valley

Veja o que fazer em Death Valley Aqui

Dia 12: Death Valley – Las Vegas

Dia de desbravar mais uma estrada pra lá de interessante. A viagem é bem bacana e o ponto alto, é a chegada em Vegas quando a cidade parece brotar do nada e uma imensidão de prédios temáticos (um mais diferente que o outro)  conquista um cenário antes habitado por muita areia e algumas montanhas.

Las Vegas Boulevard

Dias 13 & 15: Las Vegas

Las Vegas é um verdadeiro playground de adultos com alguns dos melhores cassinos do planeta, uma maratona de cirques d’soleil diferentes, festas espetaculares, restaurantes maravilhosos e garanto que mesmo que você não curta nada disso, vai achar algo bacana pra fazer. Isso sem falar no passeio pelo Grand Canyon de Helicóptero que é fantástico.

Deixe para fazer todas as compras da viagem em Las Vegas que tem um outlet super bom e bem localizado e preços melhores que a Califórnia

Veja dicas do que fazer e onde se hospedar em Vegas aqui.


 

ROTEIRO 5: 15 dias na California & estados vizinhos incluindo Los Angeles, San Diego, Las Vegas e Grand Canyon

Grand Canyon | Desert View

Um roteiro que combina o burburinho de Los Angeles, o charme de San Diego, o agito de Las Vegas e a imensidão do Grand Canyon. Três estados em uma única viagem e uma experiência prá lá de inesquecível.

Roteiro Resumido:

  • Dia 1-3: Los Angeles
  • Dia 4: Los Angeles – San Diego
  • Dia 5 e 7: San Diego
  • Dia 8: Deserto de Mohave & cidade fantasma
  • Dias 9: Mohave -Las Vegas
  • Dias 10-11: Las Vegas
  • Dia 12- Las Vegas – Grand Canyon
  • Dia 13: Grand Canyon
  • Dia 14: Grand Canyon – Las Vegas
  • Dia 15: Las Vegas

Roteiro no Mapa

Roteiro 5: 15 dias na Califórnia

Veja o mapa do trajeto no Google Maps

Roteiro detalhado

Dia 1-3: Los Angeles

Começaremos a viagem em Los Angeles, com carro alugado desde o primeiro instante. Siga as ideias do que ver e fazer dos dias 9 e 10 do roteiro 1.

Dia 4: Los Angeles – San Diego

Hoje é dia de explorar o pedacinho da Highway que liga Los Angeles a San Diego, recomendo que você faça o máximo possível da viagem pela costa começando por Long Beach. Long Beach é bonitinha e vale uma paradinha para conhecer o pier e tirar umas fotinhos do navio Queen Mary (ao menos que você seja louco por navios ou história, eu não perderia meu tempo com a visita), o top do dia de hoje são os canais de New Port Beach, e a encantadora Laguna Beach (uma das minhas praias preferidas do Sul da Cali). Na entrada de San Diego, aproveite para conhecer La Jolla, uma das praias mais lindas da cidade. Com sorte você será bem recebido por leões marinhos.

Dia 5-7: San Diego

San Diego tem uma mood fantástica, e vai te conquistar em muito pouco tempo. Alguns dos meus passeios preferidos são: o zôo de San Diego, o incrível porta aviões USS Midway, o brunch do Hotel Del Coronado, a charmosa Old Town, a moderninha Gaslamp Quarter e caprichado museu marítimo.

Dia 8: Deserto de Mohave & cidade fantasma

A viagem entre San Diego é SUPER longa, mas o tempo de vôo é de apenas uma hora, assim pra quem não gosta tanto de dirigir, ou tem um orçamento mais tranquilo, o vôo pode ser uma boa opção. Se você vai de carro, não se preocupe, apesar de longa a viagem é mega dinâmica e tem “N” partes interessantes, e como seu tempo de viagem permite, quebrei a rota em duas partes. Duas paradas que eu recomendo nesse caminho são a Calico Ghost Town (uma das cidades desertas mais bacanas da Califórnia) e o Hole-in-the-wall (uma formação rochosa SUPER interessante).

Joshua Tree National Park

Árvores de Joshua

Dias 9: Mohave -Las Vegas

Hoje é dia percorrer o restante do deserto de Mohave (você reparou na mudança de paisagem brutal entre San Diego e Mohave) passando por centenas de árvores de Joshua (cada árvore é uma escultura, sem brincadeira), montanhas pedregosas e dunas de areia cobertas de vegetação rasteira? A chegada em Vegas é bem impactante, a cidade brota do nada e os prédios com seus formatos megalomaníacos em pouco tempo deixam pra trás todo e qualquer traço de deserto que ainda possa existir. Impressionate.

Dias 10-11: Las Vegas

Sigas as dicas dos dias 13-15 do roteiro 1, lembre-se de dormir bem na noite do dia 11 pra aguentar a talagada de estrada que você enfrentará entre Vegas e o Grand Canyon.

Hotel Bellaggio - Las Vegas

Dia 12- Las Vegas – Grand Canyon

As duas partes mais interessantes do Grand Canyon são o South e o North Rim, assim nem se preocupe em parar na porção indígena (West Rim) que é a parte mais próxima de Vegas (e a mais sem graça). Vá direto até o South Rim (parte sul) que é a mais visitada e super recomendada para essa viagem. Chegando no Grand Canyon (se você ainda tiver disposição, é claro) você terá duas opções: visitar os mirantes da Desert View Drive (menos famosos e menos cheios) ou se aventurar pela Hermit Road. Se você estiver com o botão Kamikaze ligado, comece pelos mirantes da Desert View e tente terminar em Grand View (que é imperdível) ou Yaki Point. Caso contrário, faça o que der, ou o que seu coração mandar.

Veja aqui um guia para explorar o Grand Canyon.

Desert View - Gran Canyon

Desert View – Gran Canyon

Veja um pouquinho do trecho da Desert View Drive nesse post

Dia 13: Grand Canyon

Se você curte uma aventura, acorde bem cedo e comece o dia com uma trilha caprichada (Bright Angel & Hermit Road Trail são duas ótimas opções), terminada a caminhada pegue o shuttle gratuito (ou seu próprio carro, se a estrada tiver aberta para carros) e explore os mirantes da Hermit Road. Pima Point e Hopi point são duas paradas prá lá de especiais.

Vista da Trilha Bright Angel no Grand Canyon

Vista da Trilha Bright Angel no Grand Canyon

Veja os highlights desse dia aqui.

Dia 14: Grand Canyon – Las Vegas

Dia de voltar pra Vegas e curtir os últimos momentos da viagem. No caminho, pare na Hoover Dam que é bonito pra caramba.

Hoover Dam - LAs Vegas

Hoover Dam – LAs Vegas

Veja detalhes desse trajeto aqui.

Dia 15: Las Vegas

Aproveite seu último dia de viagem para visitar o que ainda não deu tempo, fazer umas comprinhas finais, ou cair na jogatina porque logo logo será hora de voltar pra casa.

E agora, que roteiro escolher?

Tudo depende do seu estilo de viagem, e do que você gostaria de conhecer. Se você gosta de viajar mais devagar e quer curtir tudo com calma, o roteiro 1 é uma boa opção. Pra quem já conhece o básico da Califórnia, ou quer fazer uma viagem diferente, o roteiro 4 é uma excelente pedida. Pra quem quer ir pra Las Vegas e pro Grand Canyon de qualquer jeito, o roteiro 5 é a melhor opção. Enfim, escolha um deles pra chamar de seu, e planeje sua viagem a partir disso.

Highway 1 - California

Espero que tenham gostado dos roteiros! Espero comentários e sugestões na caixinha de comentários!


Viaje sem stress

Reserve seu hotel na Califórnia com o ideias na mala


Veja também:

San Francisco:

Los Angeles

San Diego


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

111 comments

  1. Gabriele 19 maio, 2017 at 17:06 Responder

    Oi Mai, tudo bem?
    Muito bacana as suas dicas, roteiro completo!!!

    Tenho umas dúvidas, pretendo viajar em Setembro, aproximadamente 22 dias e fazer NY( uns 5 dias só) e o restante Califórnia. (vôo interno)
    O que você indica? Que eu vá primeiro para NY e depois para a California, ou vice e versa?

    Outro ponto, estou indecisa se faço San Francisco… Pensei em fazer só Los Angeles, San Diego Las vegas e NY.
    O que você me sugere??

    Beijos

    • mari vidigal 19 maio, 2017 at 17:40 Responder

      Oi Gabriele,
      Eu passaria os 22 dias só na Califórnia, tem TAAAAANTA coisa para ver. Mas NY tem é D+ e sempre vale a parada. Deixo a escolha com você, e a ordem neste caso tanto faz.
      Agora quanto a San Francisco, nem pense em deixar de lado!!! A cidade é incrível e tem um vibe toda especial.
      Beijos

    • marcelo 4 maio, 2017 at 13:46 Responder

      Bom dia!

      Sou Marcelo de Florianópolis, estou pretendendo ir para EUA, em 2017 em outubro ou novembro, pretendo ficar 15 dias, gostaria de conhecer San Francisco, Los Angeles e Las Vegas (principalmente o Gran Canyon).
      Tenho muitas dúvidas entre elas:
      1) sobre chegada (aeroporto e retorno quais as cidades ou somente uma ??)….
      2) Esses 15 dias alugo carro para esses todos esses dias ou somente alguns???
      3) Se sair de Las vegas são +- 4 a 5 horas de carro consigo ficar hospedado em algum local próximo ao Gran Canyon…

      Grato!

      • mari vidigal 21 maio, 2017 at 05:06 Responder

        Oi Marcelo,
        aí vão as respostas:
        1) Comece em SF e pegue o vôo de volta de LAs Vegas
        2) Alugue carro na saída de Sf, carro em SF é roubada. Nas outras cidades vc vai precisar dele. Veja este post.
        3) Não faça o bate e volta de Las Vegas ao Grand Canyon de jeito nenhum! Veja minhas dicas aqui nesse post falando de onde ficar! Beijos

  2. Lidiane Almeida 12 abril, 2017 at 12:53 Responder

    Adorei o post, muito completo!!!
    vou Passar o ano novo na Califórnia e estou com algumas duvidas!
    Estamos com um roteiro bem apertadinho entre São Francisco, Los Angeles e Las Vegas, são 11 dias.
    Minha dúvida é, dá pra fazer a rota de SF a LA direto, sem paradas em um único dia para ganhar tempo pela highway 1?
    Se eu for parar só um dia em alguma cidade vc recomenda qual?
    Vi bons comentários sobre Monterey e Carmel!
    O problema é que a nossa saída de São Francisco será exatamente no dia 01/01/2018, por isso pensamos em ir direto para Los Angeles já que é um dia de feriado ,e “perder” esse tempo na estrada!
    Como ficam as cidades da califórnia nesse dia? Vale a parada em alguma cidade pelo caminho? Será que o Aquário de Monterey funciona?
    Agradeço muito se puder me dar uma dicas!

    • mari vidigal 16 abril, 2017 at 11:48 Responder

      Oi Lidiane,
      Com um dia esqueça a Highway 1, muito corrido. O trecho de Big Sur é o mais lindo, mas estará fechado até pelo men os setembro deste ano.
      Para ver o que funciona ou não este dia, a minha dica é entrar no vige de cada atração.
      Beijos

    • Marcelo 22 maio, 2017 at 00:53 Responder

      Obrigado, estou me baseando no seu blog… Irei em 2018 em outubro ou novembro, mais preciso em outubro. Me ajudando muito…. Vou ser anfitrião qdo vieres para Floripa quem sabe…Como é raro viajar e não saberei qdo retornarei penso esticar mais alguns dias e ir para San Diego de carro, ficar +-2 a 3 dias, pegar um vôo para uma cidade próxima ao Gran Cânion aí alugar um carro ficar +- 2 no Gran Cânion e dirigir até Las Vegas ficando +- 2 a 3 dias… Indo para o destino inicial de vôo nacional para S.F. e voltando para Brasil

  3. Tania Weinschenker 25 março, 2017 at 14:39 Responder

    Oi Mari,

    Primeiramente, parabéns pelo blog. Primeira vez que encontro um blog tão completo e fácil de pesquisar.
    Irei a Los Angeles em Julho com o meu filho de 6 anos e para uma viagem de 9 dias. Minha ideia é ficar os primeiros dias por conta dos passeios mais tradicionais (Calçada da Fama, letreiro Hollywood, Disneyland, Mercado Central etc) e depois passar alguns dias conhecendo as praias. Aluguei um carro para o período todo.
    Em termos de hospedagem para a segunda parte da viagem (praias), o que você sugere? Dá para escolher 1 único lugar para se hospedar e visitar todas as praias de carro? Alguma indicação de hotel BBB (bom, bonito e barato).

    Super obrigada!

    Tania

    • mari vidigal 25 março, 2017 at 20:25 Responder

      Oi Tania,
      Infelizmente não tenho muitas sugestões de hotel por essas bandas. Vou tentar providenciar um post com sugestões logo, logo.
      Quando vc fala praias tá falando de Sa Diego ou Santa Barbara?
      Abraços,
      Mari

  4. Rafael Aidar 24 fevereiro, 2017 at 15:30 Responder

    Olá Mari, que fantástico seus roteiros.
    Como estarei com crianças, aqui vão minhas dúvidas.
    1 – 3 dias consigo ver os pontos que você falou de San Francisco bem? Como poderia ser, teria como você detalhar? Seria tão bom se conseguisse, até porque em San Francisco a hospedagem é mais cara.
    2 – Queria ir ao aquário em Monterey, mas também ver as sequóias. Pensei em sair de carro alugado cedo de San Francisco, ir direto ao aquário e ver a cidade rapidamente, e depois dormir em Fresno. Então, passar o dia no Sequoia Park. Daí já dormir em Santa Barbara. Fica muito puxado?
    3 – Qual seria a melhor praia para passar o dia? Malibu? Santa Monica?
    4 – Qual melhor local para hospedar em Los Angeles se a gente quiser ir ao Universal Studios e parques da Disney?
    Ah, tenho tantas outras dúvidas, mas não quero te importunar.
    Obrigado pela ajuda…

    Muito obrigado pela ajuda.

    • mari vidigal 24 fevereiro, 2017 at 17:53 Responder

      Oi Rafael,
      1) Veja minha sugestão de roteiro de 3 dia em SF aqui.
      2) Acho hiper pesado, especialmente com crianças. O Sequoias é uma parque que merece ser degustado com calma e eu dedicaria pelo menos um dia inteiro pra ele. Veja detalhes aqui.
      3) AMOOO Santa Barbara, mas Malibu (ou Santa Monica) tbm são ótimas. Qual faz mais sentido pro seu roteiro?
      4) Pro Universal Los Angeles é a melhor pedida. Para a Disney talvez valha a pena fica em Anaheim.
      Qq coisa é só gritar! Abraços

    • mari vidigal 16 fevereiro, 2017 at 21:00 Responder

      Oi Renato,
      Td bem?
      Estou fazendo posts de hospedagens para cada um desses destinos, por enquanto só tenho sugestões para Las Vegas

      Hotéis com bom custo benefício em Las Vegas

      • MGM GrandO maior hotel de Vegas tem um custo benefício excelente
      • The Linq: Novinho e com um centro de entretenimento descolado
      • Flaminco: Bacana, reformadinho e em frente ao centro de entretenimento do The Linq.
      • Monte Carlo: Um ótimo custo benefício e muito bem conectado.
      • Vale ficar ligado

        Dois hotéis que eu adoro a vibe são o Paris e o New York New YorkEles geralmente custam um pouquinho mais caro que os hotéis acima, mas são bem divertidos.

        Quer um hotel top?

        E pra quem quer um hotel incrível, Mandarin OrientalWynnBellagio e Aria são excelentes opções.

  5. Lilian 25 janeiro, 2017 at 21:24 Responder

    Olá Mari !! Adorei os roteiros e para minha primeira vez pensei no número 1. Vamos no meio de maio , e pesquisei que o clima nessa época é agradáve, mas é um agradável que dá para pegar praia ? Obrigada !!!

  6. Lucas 4 janeiro, 2017 at 00:31 Responder

    Ola, estou com duvida do periodo que faco a viagem.
    Eu tenho como viajar no inicio de agosto ou entao so pro meio de novembro (15 ao 31). Li que em agosto e ferias entao as cidades estao cheias e eh bem mais caro. Em compensação, em meados de novembro ja esta muito frio e as paisagens nao sao tao bonitas?

    Se puder me ajudar com qual data acha melhor viajar, serei grato
    Muito obrigado !
    Lucas

    • mari vidigal 4 janeiro, 2017 at 04:59 Responder

      Oi Lucas,
      A opinião é pessoal tá?! Prefiro 100X Novembro do que agosto!
      Em agosto além de cheia a cidade tem MUUUITA neblina e sua chance de não ver a ponte é alta!
      Beijos

  7. Giovanna 4 janeiro, 2017 at 00:30 Responder

    Oi Mari, tudo bem?
    Adorei o roteiro 3 e estou pensando em fazê-lo em fevereiro. No entanto, devido às datas, compensaria mais sair de LA e ir para Vegas e depois para San Diego, por causa do preço dos hotéis.
    Você acha que teria algum problema?

    Obrigada.
    Um abraço.

  8. Luciene 8 dezembro, 2016 at 20:36 Responder

    Mari adorei suas dicas ! Estamos indo pra CA no fim de dezembro e voltamos dia 13/01. Somo em 4 (eu, meu marido e meus filhos – menina de 13 e menino de 11) gostaria de dicas para montar uma mala legal para esses dias… não sei ao certo a temperatura nessa época… poderia me ajudar ? Abraços Lu

    • mari vidigal 8 dezembro, 2016 at 20:59 Responder

      Oi Luciene,
      Vai estar bem frio pro padrão brasileiro. O vento é forte, então tragam luvas e cachecóis. Pode ser que chova, assim um casaco impermeável é sempre uma boa pedida.
      Beijos e aproveitem muito

  9. Frida Milgrom 2 dezembro, 2016 at 15:28 Responder

    Olá Mari,
    Gostaria de saber se é possível fazer de SF – Napa Valley – Lake Tahoe – Yosemite – Sequoia National Park – 17 mile drive e até LA em Motorhome. Somos 4 adultos e teremos de 17/3/17 até 1/4/17 para isso. O que vc recomenda? Obrigada!

    • mari vidigal 2 dezembro, 2016 at 21:11 Responder

      Oi Frida,
      Que dá pra fazer dá, mas to achando muito lugar para pouco tempo.
      Caso viaje no inverno fique de olho nas estradas interditadas para traçar sua rota, mas eu sem dúvida nenhuma, reduziria o número de paradas!

  10. Eliana 21 novembro, 2016 at 00:59 Responder

    Olá Mari,

    Vou para a Califórnia no na última semana de janeiro e ficaremos 15 dias.
    Somos em 4 pessoas.
    Chegaremos em San Francisco meio dia e pensamos no seguinte roteiro:
    1 – Chegada em San Francisco meio dia , vamos ao Hotel sem carro
    2- SF sem carro
    3- SF sem carro
    4 -SF co carro: Visitar Sausalito e Napa Valey
    5 – Saída de SF bem cedo e pernoite em Carmel
    6 – Pernoite em São Luis Obispo ou Santa Barbara
    7 – Pernoite em Santa Monica
    8 – Pernoite em San Diego
    9 – Pernoite em San Diego
    10 – Pernoite em Los Angeles
    11. – Pernoite em Los Angeles
    12 – Pernoite em Los Angeles
    13 – Pernoite em Los Angeles
    14 – Saída de Los Angeles após almoço e pernoite em SF
    15 – Dia em SF. E embarque às 23 hs ao Brasil

    Obs.: Meu filho estuda cinema e a ideia é visitar a Warner e Universal em LA.
    também queremos visitar alguns museus.

    O que você achou do roteiro, pois estamos na dúvida se ficaremos o suficiente em SF e Em LA?

    Obrigada.

    • mari vidigal 21 novembro, 2016 at 01:58 Responder

      Oi Eliana,
      Acho Sausalito e Napa Valley muita coisa pra só um dia. Na dúvida comece por Napa.
      Como vc volta para LA, eu dormiria em San Luis Obispo na noite seguida a Carmel e depois disso em Santa Barbara. Deixe para dormir em Santa Monica em duas das noites na volta para LA. E falando em LA eu ficaria uma noite a mais em San Diegoe e uma a menos em LA. Acho que três dias inteiros por lá tá mais do que bom. (Claro que essa é a minha opinião) Se seu filho estuda Cinema, recomendo tbm o Estudo da Paramount.
      Beijos

      • Eliana 21 novembro, 2016 at 21:10 Responder

        Oi Mari,

        Pelo que entendi sua sugestão é:
        6 – Pernoite em São Luis Obispo
        7 – Pernoite em Santa Barbara
        8 – Pernoite em San Diego
        9 – Pernoite em San Diego
        10 – Pernoite em San Diego
        11 – Pernoite em Los Angeles
        12 – Pernoite em Santa Monica
        13 – Pernoite em Santa Monica
        14 – Pernoite em SF
        15- Retorno ao Brasil via SF a noite

        Não é pouco tempo em LA para visitar a Universal, a Warner , a Paramount e o museu Getty?
        Qual é a programação para 3 noites em San Diego?

        Obrigada

  11. julia 8 setembro, 2016 at 13:58 Responder

    oii, adorei as dicas! to querendo fazer essa viagem e queria saber se alguem tem ideia do QUANTO se gasta no total por lá, tirando passagem (extrapolando para mais)??
    muito obrigada!!

    • mari vidigal 8 setembro, 2016 at 19:01 Responder

      Oi Julia,
      Vou tentar escrever um post calculando isso nos próximos dias, minha grande dificuldade é que o valor dos hotéis flutua MUITO dependendo da temporada, mas vou tentar. Chutando por cima eu diria:
      -San Francisco e Los Angeles: $200 de Hospedagem por noite em hotel médio ou $120~150 em hotel bem simples. (Se achar algo bem avaliado e bem localizado por menos, reserva correndo!!!)
      -Outras cidades: $100~$120 para hotel médio ou $80~100 para algo mais simples
      -Comida: Lanche $10~15 por pessoa por refeição | Comida: $20-$35 (Eu estimo uns $60-$80 por pessoa por dia)
      -Aluguel de carro: Dá para achar por $20-35 por dia para um carro pequeno
      -Passeios: Em San Francisco e Los Angeles $50-$60 por pessoa por dia, nas outras cidades una $20 dá. (Claro que tudo depende do que vocês querem fazer, há tours maravilhosos e os preços variam bem.

      Esqueci algo?
      Beijos

  12. Leonardo Andrade 8 julho, 2016 at 03:31 Responder

    Olá, tudo bom?
    Primeiro de tudo, parabens pela postagem, ela está sensacional.
    Gostaria de tirar uma dúvida para ter uma idéia.
    Eu e uma amiga gostamos muito no roteiro 5, vamos fazê – lo em março de 2017 e queríamos saber, mais ou menos, quanto ficaria esse roteiro, em dólares, apenas para termos uma idéia.
    Muito obrigado, e parabéns mais uma vez.

    • mari vidigal 8 julho, 2016 at 21:07 Responder

      Oi Leonardo,
      Tudo depende do tipo de hotel, e refeições que vcs querem escolher. Muito difícil estimar sem conhecer vcs.
      Como eu faria? Entre no Booking.com e pesquise a média dos hotéis (o preço varia bastante dependendo da estação), estime pelo menos $20 dólares por refeição (ou mais caso queira comer bem), ou 10-15 para lanche rápido + aluguel de carro. Pronto, vc terá uma boa noção do custo.
      Abraços

  13. marco donato 28 junho, 2016 at 19:08 Responder

    Seria complicado sair de Los Angeles, passar por Las Vegas, Yosemite, San Francisco e descer de volta a Los Angeles, em 15 dias ?
    Calculei 2.500 km.

    • mari vidigal 28 junho, 2016 at 20:26 Responder

      A questão não é quilometragem, e sim o como você quer ver e conhecer cada um desses lugares. Na teoria, dá pra fazer. Na prática. Fica um pouco corrido. Se vc é do tipo que gosta de viagens corridas, vai fundo!
      Abraços

  14. Fabiana Viana 27 junho, 2016 at 17:08 Responder

    Olá, boa tarde!

    Preciso de um help, estou programando esse roteiro eu meu esposo e minha filha de 5 anos.

    Gostaria de indicação de Hostel/ Hotel, você pode compartilhar e que tenha o custo-beneficio?

    Obrigada

    • mari vidigal 27 junho, 2016 at 22:29 Responder

      Oi fabiana,
      Bom custo benefício é algo que muda bastante de familia para familia já que os orçamentos são diferentes. Tenho algumas sugestões em SF, mas com a alta do dólar nada se encaixa na categoria do bom custo- benefício. Algo que funciona muito bem na California é o Airbnb.com. Já buscou por lá?

  15. Fernanda Ribeiro 21 junho, 2016 at 15:09 Responder

    Oí Mari tudo bem ?
    Estou indo com minha família para Califórnia em Julho, achei seu roteiro número 3 muito legal !!
    Mas não estávamos pretendendo parar em San Diego. Será que vc poderia me ajudar a dissolver esses dias entre San Francisco e Los Angeles ?
    Tenho dois filhos com idades de 10 e 15 anos, e queria que fosse uma viagem muito legal !!

  16. Roberto Bachega 26 maio, 2016 at 14:57 Responder

    Srs., adorei o Roteiro de vocês e vou para a Califórnia em Outubro. Minha chegada será em Los Angeles. A minha dúvida é: aproveitarei o roteiro saindo de Los Angeles para San Francisco ou é melhor pegar o avião, ir para San Francisco e de lá descer até Los Angeles? Por favor, ajudem-me. Grato.

    • mari vidigal 26 maio, 2016 at 18:12 Responder

      Oi Roberto,
      Dá só uma olhadinha nesse post. Acho que ele responde exatamente sua pergunta, não?!
      Qualquer coisa é só deixar um comentário que eu dou mais pitacos!
      Abraços

  17. Daniel 19 maio, 2016 at 12:52 Responder

    Oi Mari, bom dia! Tudo bem?

    Estou indo pra Califórnia agora em Julho e volto em Agosto, deve totalizar algo em torno de 15 dias.
    Achei muito interessante esse roteiro 1 e como é minha primeira vez no Estado Californiano, vou pegar esse roteiro como base para a minha viagem! Achas que esse tempo é suficiente? Uma preocupação minha é pegar o voo de ida e volta para o Brasil na mesma cidade, em duas cidades diferentes fica muito caro! Em um dia acha que da pra percorrer a Highway 1 de volta para SF?
    Parabéns pelo site e pelas dicas!! Keep going 🙂

    • mari vidigal 19 maio, 2016 at 18:12 Responder

      Para voltar você pode tentar comprar um vôo interno (com antecedência dá para achar vôos SF-LA por $60 dólares por pessoa), ou volta pela Hwy 5 que é BEM mais rápida que a Highway 1. A viagem -por dentro – leva em torno de 5 horas e meia!
      15 dias é bacana para começar a explorar a Califórnia, mas se você tiver mais tempo, melhor 🙂
      Abraços e obrigada pelos elogios

    • Cíntia 22 maio, 2016 at 01:57 Responder

      Oi Mari, tudo bem?
      Eu, meu marido e uma amiga iremos no final de outubro e ficaremos até 11 de novembro na costa californiana. Estamos pensando em fazer algo como o seu roteiro de número 1. Nesse período como é o clima por lá? Será que vai dar praia? kkkkkkk
      Deve ser outono, mas vamos tentar usufruir ao máximo dessa viagem. Show de bola o site, parabéns!

      • mari vidigal 22 maio, 2016 at 17:09 Responder

        Oi Cinthia,
        Praia no final de outubro é difícil, hein?! Mais fácil ter neve. Rs
        Brincadeiras a parte, tirando o friozinho (traga casaco, especialmente para SF) outubro é de longe a melhor época para visitar San Francisco. Paisagens lindas, sem neblina e chances baixas de chuva. Recomendo Muito.
        Beijos

  18. Juliane 13 maio, 2016 at 11:24 Responder

    Oi Mari… Estou ainda analisando um roteiro.. Mas a data prevista é pra 20 de Janeiro/2017 até 04/02… O que tu acha do clima? Dá para aproveitar e conhecer todos os lugares que indicastes?
    Obrigada
    Bj Juliane

    • mari vidigal 13 maio, 2016 at 17:49 Responder

      Oi Juliane,
      Para viajar no inverno – lembre-se que é temporada de chuvas (tenha sempre um plano B) e verifique as estradas fechadas.
      De resto, dá para fazer tranquilo.
      Beijos

  19. Maria Jose Dias Shirakura 11 maio, 2016 at 19:51 Responder

    Oi Mari…….Eu e meu marido estaremos saindo do Brasil no dia 02/06/2016, direto para LOS ANGELES. Como é nossa primeira viagem, por favor nos dê um roteiro completinho para irmos até São Francisco e voltarmos para LOS ANGELES dia 13 de junho. Queremos conhecer a Highway one e um bom outlet. Pode, por favor, nos indicar hotéis e restaurantes? Qual a melhor opção para irmos de LOS ANGELES a SÃO FRANCISCO? O que levar na mala? Desculpe todas perguntas de uma vez. Desde já agradeço sua atenção. Beijos, Maria José.

    • mari vidigal 13 maio, 2016 at 19:20 Responder

      Oi Marian,
      Infelizmente não consigo te ajudar a montar um roteiro personalizado – imagine só se eu fosse montar um para cada leitor!!!
      Minhas sugestões de roteiro são essas do post, veja a que mais tem a ver com você e adapte a seus gostos.
      Quanto as malas, traga pouca coisa: um bom tênis para caminhar, um casaco mais quente (porque a noite faz frio em San Francisco) calças leves e um ou dois shorts (para LA).
      Beijos

    • Maria José 30 maio, 2016 at 18:01 Responder

      Mari, leio sempre o seu blog. Acho muito legal o respeito com que você trata cada um. Muito obrigada pela resposta em tempo. Beijos

  20. David 18 abril, 2016 at 14:36 Responder

    Bom dia Mari seu blog esta me ajudando muito a montar um roteiro, porém tenho 20 dias lá (agosto – setembro/2016) o que você me recomendaria então…
    estou-lhe perguntando pois da pra esticar um dia mais ou dois em outros lugares que você já conhece e sabe que seria ideal para aproveitar bem, a saída é de Foz do Iguaçu – Los Angeles, de lá eu subo para Sao francisco se for o caso…
    breve resumo dos pontos já me ajudaria, e nao estou afim de alugar carro gosto de viajar com tranquilidade sem preocupação com nada a nao ser com minha mochila, já estive na califa para estudar apenas então nao consegui aproveitar muito, mas notei que o transporte publico com ônibus e trens são muito bons.

    agradeço desde já sua atenção

    • mari vidigal 18 abril, 2016 at 16:26 Responder

      Oi David,
      Infelizmente viajar a Califórnia sem carro é um perrengue. E para 20 dias eu não recomendo não. Aliás, o único lugar que eu dispensaria o carro é San Francisco.
      Sem carro, você dependerá de excursões.
      Beijos

      • david 18 abril, 2016 at 17:03 Responder

        ah ;~

        vou ver essa possibilidade, me incomoda um pouco pelo fato de viajar sozinho alugar um carro, mas acho que vou cair nessa sim

        muito obrigado!!!
        tudo de bom
        beijos

  21. RODRIGO 13 março, 2016 at 20:47 Responder

    OI MARI

    TENHO CURSO PRA FAZER SAN DIEGO
    VC ACHA MUITO RUIM SAIR DE SAN DIEGO E IR ATÉ SAN FRANCISCO?
    FAZER CAMINHO CONTRARIO?

    • mari vidigal 15 março, 2016 at 17:02 Responder

      Oi Rodrigo,
      Peço que por favor deixe os próximos comentários em letra pequena, tá?!
      O caminho contrário é lindo, a desvantagem é não estar do lado do mar e ter que atravessar a estrada para lá e para cá para parar nos mirantes. Tenha cuidado com a estrada e manda ver!
      Beijos

  22. Luiza 29 fevereiro, 2016 at 00:24 Responder

    Oi Mari, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelo blog e muito obrigada por compartilhar tantas informações. É uma delícia ler os seus posts e passo horas aqui 🙂

    Eu vou para SF em Setembro com mais 6 pessoas (todos na faixa dos 20 e poucos anos) e estamos planejando uma viagem de carro até San Diego + Las Vegas. O seu site tem nos ajudado DEMAIS no planejamento da nossa viagem e queria compartilhar o nosso roteiro aqui nos comentários para saber sua opinião. Sei que o roteiro é algo muito pessoal, mas como nós nunca fizemos esse tipo de viagem, acredito que com a sua experiência vc possa avaliar melhor e quem sabe até nos ajudar a otimizar o nosso roteiro ou nos alertar de algum absurdo rs

    A princípio está assim:

    Dia 1 – 31/08 – Quarta-feira (Saída de São Paulo)
    Voo GRU/SFO saída às 22:55
    Dia 2 – 01/09 – Quinta-feira (Chegada em San Francisco)
    Chegada em SF às 12:07 / Meio dia em SF
    Dia 3 – 02/09 – Sexta-feira (San Francisco)
    Dia 4 – 03/09 – Sábado (San Francisco)
    Dia 5 – 04/09 – Domingo (San Francisco)
    Dia 6 – 05/09 – Segunda-feira (San Francisco)
    Dia 7 – 06/09 – Terça-feira (San Francisco -> Monterey/Carmel)
    Pegar o carro bem cedo na locadora (umas 7h?) e seguir pela Highway 1 até Monterey. No caminho passar rapidamente por Halfmoon Bay (centrinho), no farol de Pigeon Point e em Santa Cruz. Almoçar em Monterey no Cannery Row e visitar o Aquário. Pegar a 17 Mile Drive até Carmel e jantar por lá. Voltar pela estrada principal e pernoitar em Monterey.
    Dia 8 – 07/09 – Quarta-feira (Monterey -> Big Sur -> Pernoite em San Luis Obispo)
    Dia 9 – 08/09 – Quinta-feira (San Luis Obispo -> parada em Solvang -> Pernoite em Santa Barbara)
    Sair bem cedinho de SLO para aproveitar o dia em SB
    Dia 10 – 09/09 – Sexta-feira (Santa Barbara -> Santa Monica, LA)
    Dia 11 – 10/09 – Sábado (Los Angeles)
    Dia 12 – 11/09 – Domingo (Los Angeles)
    Dia 13 – 12/09 – Segunda-feira (Los Angeles)
    Dia 14 – 13/09 – Terça-feira (Los Angeles)
    Dia 15 – 14/09 – Quarta-feira (Los Angeles)
    Dia 16 – 15/09 – Quinta-feira (Los Angeles -> San Diego)
    Dia 17 – 16/09 – Sexta-feira (San Diego)
    Dia 18 – 17/09 – Sábado (San Diego -> Las Vegas)
    Dia 19 – 18/09 – Domingo (Las Vegas)
    Dia 20 – 19/09 – Segunda-feira (Las Vegas)
    Dia 21 – 20/09 – Terça-feira (Las Vegas)
    Dia 22 – 21/09 – Quarta-feira (Las Vegas)
    Dia 23 – 22/09 – Quinta-feira (Voo Las Vegas – SFO | Voo SFO/GRU saída às 13:25)

    Duvidas:

    – Eu andei dando uma pesquisada nas hospedagens de SF e é tudo muito caro, até Airbnb, então a gente tava pensando em ficar mais perto do aeroporto ou em alguma cidade vizinha. Você recomenda? É que nós não conhecemos a cidade e não temos muita noção. Meu medo é perder muito tempo com deslocamento até os atrativos e nós já temos pouco tempo na cidade, então talvez não compense no final das contas. O que você acha?

    – No dia 07-09, vc acha que tá com muita coisa? Qual o tempo mínimo ideal para cada parada entre SF e Monterey? Nós não surfamos, então pensamos em só passar rapidinho por essas paradas mesmo. A ideia era fazer esse percurso pela manhã e a tarde visitar o aquário para no fim da tarde assistir o pôr-do-sol em Carmel. É viável ou loucura? rs

    – Você recomendaria um bate-volta de carro até o Grand Canyon? Nem que seja ate a parte mais perto só pra ter um gostinho? rs

    O trajeto de SD à LV estamos querendo fazer de carro mesmo.

    Fique a vontade para fazer qualquer observação ou comentário, será super bem-vindo!

    Muito obrigada desde já pela atenção.

    Bjos!
    Luiza

    • mari vidigal 9 março, 2016 at 21:13 Responder

      Oi Luiza,
      Tudo bem?
      Que roteiro PERFEITO. Um dos melhores que já vi. Pelo jeito vc pesquisou BASTANTE e fez um ótimo trabalho! Parabéns!

      A) Hospedagem em Sf: É caro mesmo, mas se hospedar em outro lugar pode ser um tiro no pé. Primeiro porque em San Francisco você não precisa de um carro se estiver hospedada em algum lugar central, e caso fique fora da cidade o carro é um mal necessário, e os estacionamentos custam HIPER caro (isso sem falar na dificuldade de estacionar). Caso consiga algo em Rockridge (parte mais bonitinha de Oakland) e que seja perto do BART, vale pensar na possibilidade. Não ficaria em South Bay de jeito nenhum (e olha que moro aqui, hein? :))
      B) Dia 7/09 é só sair cedinho que dá tempo! Vai feliz!
      C) A parte mais perto do Grand Canyon é meio sem graça. Não acho que vale muito a pena não. Mas se vcs estiverem no pique e sairem BEM cedinho (a pernada até o South Rim é de 4h só de ida) dá para fazer. Não recomendo, mas acho que de vez em quando uma loucura na vida pode ser divertido. Sim, vcs vão ficar HIPER cansados, mas o Grand Canyon é um espetáculo. Se for para visitar a região mais pertinho, eu faria o passeio de Helicóptero (sim custa uma grana, mas é indolor) que já uma experiência 2×1.
      Beijos e qq coisa é só gritar

      • Luiza 28 junho, 2016 at 01:50 Responder

        Oi Mari, tudo bem?

        Fiquei SUPER feliz com o seu comentário, muito obrigada pelo retorno e atenção, só ficou bom gracas a você 😀

        Voltei aqui pra te encher mais um pouquinho rs Nos ja estamos com quase tudo reservado (ufa! não acaba nunca haha) e agora estamos definindo o dia-a-dia de cada cidades e queria compartilhar com vc o nosso roteiro de SF que por enquanto esta assim:

        Dia 1 – 31/08 – Quarta-feira (Saída de São Paulo)
        Voo GRU/SFO saída às 22:55

        Dia 2 – 01/09 – Quinta-feira (Chegada em San Francisco)
        Chegada em SF às 12:07 / Ir para o apto – 32nd Ave, Outer Sunset / +/- 03h30PM (espero que antes!): Ir para o Mission (Paradas: Balmy Alley – entre as ruas Harrison e Folson –, Valencia St, Clarion Alley, The Women’s Building, Mission Dolores, Mission Dolores Park) / Twin Peaks / Mosaic Steps / Mercado / Apto

        *Fica muito corrido fazer esse roteiro em uma tarde ou vc acha que da pra fazer? Eu to achando que vai ficar muito tarde pra gente ir no Twin Peaks e no Mosaic Steps, sera que seria melhor fazer o inverso e começar por eles? Ou então fazer o Castro nesse dia e o Mission no dia 5 depois do Hayes Valley? Help!!! D:

        Dia 3 – 02/09 – Sexta-feira (San Francisco)
        Sair do apto umas 08 AM -> City Hall / Union Square – Pegar a linha Powell – Hyde do cable car e descer na Lombard St / Ghirardelli Square / Fisherman’s Wharf / Pier 39 / Trocar o CityPass no Pier 33 / The Exploratorium / Union Square / Jantar: The Cheesecake Factory / Apto

        *Vc sabe se comprando o Alcatraz e o CityPass pelo telefone eles já enviam os bilhetes ou mesmo assim teria que ir ate o Pier pra retirar?

        Dia 4 – 03/09 – Sábado (San Francisco)
        Café da manha no Mama’s on Washington Square (chegar antes das 08h!!) / Alcatraz (Day tour – 10:30 AM) / Ferry Building Marketplace (almoço) / Voltar pela Embarcadero e passar no Pier 7 e Levi’s Plaza (altura do Pier 23) / Coit Tower / Chinatown / North Beach (Jantar – Tony’s Pizza Napoletana) / Apto

        Dia 5 – 04/09 – Domingo (San Francisco)
        Sair do apto umas 08AM -> Golden Gate Park (Stowe Lake – Japanese Tea Garden – Topo De Young Museum – Academy of Sciences – Conservatory of Flowers) / Passeio pelo bairro Haigh-Ashbury / Alamo Square / Smitten Ice Cream / Hayes Valley / Castro (jantar por aqui) / Apto

        Dia 6 – 05/09 – Segunda-feira (San Francisco)
        Retirar o carro na 675 Post St (between Jones & Taylor) / atravessar a Golden Gate Bridge (parar nos dois mirantes) / Muir Woods / Sausalito (almoço e passeio) / Marin Headlands / Voltar para SF / Crissy Field / Palace of Fine Arts / Marina district (jantar)

        *Outra opção que eu pensei seria fazer Fort Mason -> Palace of Fine Arts -> Crissy Field ->Fort Point -> Vista Point -> Sausalito (almoço e passeio) -> Muir Woods -> Marin Headlands -> Voltar para SF -> Marina District (passeio e jantar). Vc acha que tem muita coisa nesse dia? 🙁

        Eh isso 🙂 Estou ansiosa pelo seu retorno.

        Muito obrigada!

        Bjs,
        Luiza

        • mari vidigal 28 junho, 2016 at 20:36 Responder

          Dia 2: Acho que sim dá para fazer o Twin Peaks, mas que o Mosaic Steps fica meio fora. Se o dia estiver sem neblina, o Twin PEaks é uma boa pedida para pôr do sol. Mission + Castro + Twin Peaks = um dia perfeitinho e redondinho.
          Dia 3: Acho que vc precisa ir no Pier para trocar.
          Dia 4: Que delícia o Café da manhã do Mama’s taí um treco que sempre quero fazer, mas nunca consigo! Não sei se é muita comida pra um dia só. Rs não sei se vcs consegue encarar 1 brunch + almoço no ferry bldg.
          Dia 6: Acho a primeira opcnao mais viável, mas deixe um pouco em aberto para vcs sentirem na hora e verem o q da mais vontade. Como é uma segunda feira, vcs podem tentar ir na Bonita Light house (veja os horários para não perder a viagem).

          Beijos

    • Helen 12 março, 2016 at 00:12 Responder

      Olá! Muito legal seu blog! Parabéns!
      Estou pesquisando sobre essa viagem pela Califórnia, e em todos os roteiros, vejo que todos estão indicando sair de San Francisco sentido Los Angeles, e não o contrário.
      O que vc acha se fizer o contrário, saindo de Los Angeles até San Francisco? Dá no mesmo?

      • mari vidigal 15 março, 2016 at 17:05 Responder

        Oi Helen,
        A vantagem de sair de SF para Los Angeles é pegar a estrada do lado do Oceano e estar de frente para as vistas mais lindas.
        Sim dá para fazer ao contrário, mas é preciso ter cuidado ao fazer os retornos e ficar de olho para não perder os mirantes.
        Beijos

    • Rafaela 23 agosto, 2016 at 03:11 Responder

      Ola Luiza, tudo bem? Adorei seu roteiro e vou fazer um bem parecido com o seu, so que vou sair de Los Angeles. Ai vou seguir para San Diego, Las Vegas, San Francisco e Los Angeles de novo! Poderia me indicar hotel em San Diego, Monterey e San Francisco? Ahh e outra coisa, pq preferiu pernoitar em Monterey e não em Carmel? Os preços são melhores?
      Desde ja agradeço a atenção!!
      Rafaela

      • Rafaela 23 agosto, 2016 at 03:39 Responder

        Ola Luiza adorei o seu blog! Parabens!!
        Estou morando em Los Angeles por 3 meses e quero fazer um tour pela California antes de voltar para o Brasil e estou me baseando no seu blog para montar um roteiro bem legal!!! Mas como falei acima, vou sair de Los angeles para San Diego, Las Vegas, San Francisco e Los Angeles de novo, pois meu voo de volta sai daqui!
        Pensei em ficar 1 noite em San Diego, 2 noites em Las Vegas (estou querendo ir no Grand Canyon, teria que separar um dia so para esse passeio?), 2 ou 3 noites em San Francisco e 1 noite em Carmel ou Monterey (onde vc me aconselha pernoitar? Monterey ou Carmel?).
        Vou fazer tudo de carro. Vc acha que fica muito corrido ou consigo conhecer bem as principais atrações de cada lugar com esse tempo?
        Desde ja agradeço a atenção!!
        Rafaela

        • mari vidigal 23 agosto, 2016 at 17:26 Responder

          Oi Rafaela,
          Infelizmente é pouco tempo, as distancias são HIPER longas. Não recomendo menos que 2 dias para San Diego, a ida para Vegas de carro vai te tomar mais 1/2 dia, Grand Canyon West é viável desde Las Vegas, o Grand Canyon “de verdade” não. Veja se é o que você espera, e sim esse passeio vai te tomar PELO MENOS um dia todo (se for de helicóptero vai te tomar meio dia). Pense em 3 noites em SF, e entre Monterey e Carmel o que couber no seu budget. Gosto das duas.
          Beijos

      • mari vidigal 23 agosto, 2016 at 17:29 Responder

        Oi Rafaela,
        Sim Monterey é BEM mais barato. Para hotel minha sugestão é buscar algo que caiba no seu budget no booking.com e ler reviews!
        Beijos

  23. Fabio 24 fevereiro, 2016 at 00:16 Responder

    Ola Mary, adorei suas dicas,

    uma pergunta, tenho os meses de dezembro a janeiro pra viajar pra California, terei de 15 a 20 dias, pretendo conhecer o roteiro SanFran a San Diego, sei que o continente norte e’ inverno, voce indica o periodo ou acha que sera uma furada, ja que estara comigo a family com o boy de 5yo?

    • mari vidigal 28 fevereiro, 2016 at 18:37 Responder

      Oi Fábio,
      Dezembro e Janeiro é temporada de chuvas por aqui. Pode ser que você dê sorte com o tempo e pegue apenas frio mas você tbm corre um risco de pegar alguns dias de chuva e neblina. Se der para deixar a viagem para a primavera, melhor. Se não venha preparado com atividades planejadas para enfrentar alguns dias de chuva.

      [Vale lembrar que o tempo esta tão louco, que nada impede que São Pedro jogue no seu time e te dê um solão de presente. Mas isso seria sorte e não via de regra. Nós que moramos aqui na Cali e passamos quase todo o ano sem uma gota de chuva, torcemos sempre para invernos de muita chuva e neve, assim os reservatórios se enchem e temos águas para o ano todo.]

  24. Flavia Coghi 22 fevereiro, 2016 at 01:19 Responder

    Oi Mari,
    Preciso começar te parabenizando pelo blog ! Demais. !!! Parabéns !
    Farei uma viagem de 15 dias na California, onde o roteiro que montei é muito parecido com as suas sugestões do roteiro 1 porem me surgiu uma duvida.
    Após ficar 2 noites em Carmel-Monterey, partiremos para Santa Barbara onde ficaremos apenas 1 noite. Você acha pouco ? Porque você sugere Cambria-Paso Robles ao invés de SLO ?
    Obrigada e bjos

    • mari vidigal 22 fevereiro, 2016 at 06:18 Responder

      Oi Flávia,
      Eu acho a pernada Carmel – Santa Barbara MUITO densa e cansativa, e por isso aconselho a quebrar em duas partes.Santa Barbara é uma delícia, mas com tão pouco tempo você verá apenas o básico.
      Tanto SLO quanto Cambria são duas bases boas, eu pessoalmente gosto de Cambria, uma cidade pequenina, pouco conhecida, com uma praia LINDA e restaurantes ótimos. SLO é mais agitada, uma cidade universitária grande e interessante.
      Beijos

  25. Waleska Maciel 8 fevereiro, 2016 at 12:17 Responder

    Mari, sua materia está demais! Parabéns! Dá vontade de fazer as malas e viajar!
    Estou querendo fazer o roteiro 1 em Família (eu, Marido e 2 folhas, uma de 12 e outra de 4).
    Somos amantes de Disney e parques, diversão e aventura!
    Você teria alguma sugestão para incrementarmos o roteiro e deixa-lo a nossa cara? Teremos 20 dias ao todo, considerando as viagens de ida e volta.
    Obrigada!
    Beijos!!!

    • mari vidigal 8 fevereiro, 2016 at 19:35 Responder

      Oi Wales,
      Monte seu roteiro e coloque aqui na coxa de comentários que eu dou uma olhadinha e faço minhas sugestões. Infelizmente não consigo ajudar todos os leitores a costumarem viagens, mas adoro dar pitacos.
      Espero que assim eu te ajude.
      Beijos

  26. Leonardo Abreu 4 fevereiro, 2016 at 01:25 Responder

    Olá, Mari!

    Muito boas as suas dicas!

    Farei esse roteiro no final de março, e separei, a princípio, 4 dias inteiros para fazer o trajeto SFO-LAX.

    Minhas dúvidas são:
    1 – Dá para fazer em um dia, aproveitando legal, SFO-MOTERREY-17 MILE-CARMEL?
    2 – Vocês acha que fazer um trecho Carmel-Santa Bárbara é muuuito puxado? No caso, pensei em chegar a noite em Santa Bárbara, dormir por lá, aproveitar o dia seguinte, e ir para LAX.

    Abraços!

    Leo

    • mari vidigal 15 fevereiro, 2016 at 18:18 Responder

      Oi Leo:
      1- Você já vai ter passeado por SF, certo? Esse dia é só para a viagem, verdade? Se sim. Dá.
      2- Eu acho Puxado, e acho que o trecho é tão lindo que merece ser quebrado em 2. Mas se vc não tiver tempo. Tbm dá para fazer.
      Beijos

  27. Gustavo Costa 13 janeiro, 2016 at 14:04 Responder

    Olá pessoal, que site maravilhoso. Tanta informação que eu fiquei maluco. Estou com passagem comprada para 15 noites na California. Já conheço Los Angeles e Las Vegas, então o foco é a extrema costa oeste dessa vez, começando por San Francisco e terminando em San Diego. A minha grande dúvida é com relação as pernoites nas cidades entre SFO e SAN. Digo isso porque o lance de ficar fazendo check out e check in é um pouco cansativo, então gostaria de ter uma sugestão estratégica de pernoites. Já entendi que pernoites em Monterey ou Carmel são muito necessárias, mas depois disso fiquei meio perdido. Pra curtir bem o Big Sur, pernoitamos onde? Estou meio perdido nesse sentido. Depois do Big Sur, onde realmente vale a pena pernoitar? Note que temos disposição e tempo pra conhecer o máximo possível de cidades, mas não gostaríamos muito ficar trocando de hotéis, a não ser, claro, que vocês nos digam que isso é extremamente necessário. A ideia é uma viagem prazerosa e nada cansativa. Gostaríamos de uma sugestão. OBS: A foto da estrela de Hollywood não é a do famoso comediante Charles Chaplin (Sem M), mas sim de um crítico de cinema chamado Charles ChaMplin.. rsrsrs.. Não quis estragar a graça da foto, mas…. 🙂

    • mari vidigal 14 janeiro, 2016 at 17:39 Responder

      Oi Gustavo,
      Para curtir bem Big Sur, minha dica é se hospedar em Cambria. Big Sur tem poucas opções de hospedagem, mas se couber no seu bolso, pode vale a pena.
      Depois de Cambria eu passaria 1 noite em Santa Barbara (sei que vc nano gosta de trocar tanto de hotel, mas juro que a cidade merece pelo menos 1 noite). Dali eu passaria 2 noites em Santa Monica (vc já conhece?)
      De Santa Monica dá pra tocar direto para San Diego, ou se vc quiser explorar mais a região, parar em Long Beach

      Quanto a estrela de Hollywood, valeu pelo toque. Deixa eu mudar isso já! Obrigada
      Beijos e qq dúvida é só gritar!

  28. Diego Bento 13 janeiro, 2016 at 02:41 Responder

    Olá Mari.
    Somos um casal de gaúchos com um little boy de 5 anos e planejei esse tour Californiano desde que descobri que o Superbowl 50 (sou aficionado em NFL) seria em San Francisco. Nem sei se vou ao jogo pq é quase impossível conseguir ingresso (e quando consegue o preço é astronômico) mas iremos curtir o clima de tudo. Fiz um roteiro e gostaria que vc desse alguns pitacos se for possível:
    Dia 1/2- POA – Cidade do Panamá – LAX via Copa airlines (vôo diurno – chegaremos 1:00 da manhã em Lax e pegaremos um hotel próximo ao aeroporto para pernoitar)
    Dia 2/2 – LAX–SFO às 12:00PM: chegaremos em SFO pelas 13:30, pegaremos um carro no aeroporto e seguimos direto para os vinhedos em Yountville (Hotel Yountville).
    Dia 3/2 – Passeio nos vinhedos e reservamos a noite para jantar no estrelado Michelin French Laundry Resto
    Dia 4/2 – Tour de Balão de manhã cedo pelos vinhedos e na sequência nos mandamos para SFO. Foi duro conseguir hotel com bom custo-benefício em virtude do Superbowl que é no Domingo 7/2. Consegui o Coventry Hotel na esqueina da Lombard com a Buchanan’s em Marina District
    Dia 5/2 – Agendada visita em Alcatraz
    Dia 6/2 – Iremos para Santa Cruz nos hospedar na casa de uns conhecidos brasileiros que nos fizeram o convite quando tentarei me aproximar do Levi’s Stadium na véspera do SPB
    Dia 7/2 – Santa Cruz – Superbowl
    Dia 8/2 – Santa Cruz — Monterrey – Carmel: reservei duas noite no Super 8 que tem um ótimo custo benefício pelo que vi nos comentários no Trip Advisor
    Dia 9/2 – Monterrey/Carmel – terá o troneio PRO AM em Peeble Beach e parece que a estradinha 17 mile drive estará fechada para que está de fora do circuito.
    Dia 10/2 – Partimos em direção à Santa Bárbara mas não definimos onde dormir
    Dia 11/2 – Anaheim Disneyland, ficaremos 2 noites (no Super 8) para curtir os parques com o pequeno (será muito 2 noites??)
    Dia 12/2 – Anaheim
    Dia 13/2 – Anaheim – LA (já conhecemos bem LA e estou pensando ficar numa praia tipo Manhattan Beach para curtir a Beira Mar) pretendemos fazer criancices nos Estudios Universal e Warner além do Getty Museum, Calçada da fama, observatório e o que der
    Dia 14/2 – LA
    Dia 15/2 – LA e pretendo ir para um hotel grudadinho ao aeroporto pois nosso vôo de volta sai cedo no dia seguinte (daí já devolvo o carro e só pego o shuttle para o aeroporto)
    Dia 16/2 Cedo LAX—POA via cidade do Panamà pela Copa Airlines
    Sem querer abusar da tua boa vontade gostaria que desse pitacos nesse meu roteiro.
    Um abraço e parabéns de verdade pelo teu blog, é EXPETACULAR.
    Diego Bento

    • mari vidigal 14 janeiro, 2016 at 17:48 Responder

      Oi Diego,
      Já reservou o French Landry? As reservas se esgotam 3 meses antes.
      Eu tentaria fazer a pernada Monterey – Santa Barbara quebrando uma noite em Cambria, Paso Robles ou São Luis o Bispo e uma segunda em Santa Barbara. Essa viagem é pesada e merece ser feita com calma, especialmente se vc já conhece LA e não tem tanta pressa de chegar.

      De resto, o roteiro está excelente!
      PS: Tbm to animada para o Super Bowl na região, tem muita coisa legal rolando em SF nesses dias.

      Abraços e qq dúvida é só gritar

  29. Rony Vidigal 6 outubro, 2015 at 01:59 Responder

    Mari, você havia me recomendado parar em Cambria ou Robles na viagem que pretendo fazer em janeiro de Monterey à Santa Monica. Gostei da dica e já fiz reserva em um hotel em Cambria de frente para o mar. Todavia pergunto, se eu quisesse andar um pouco mais para frente, em que cidade você me indicaria para pernoitar ? Obrigado e um abraço do “primo” Rony.

  30. paulo 23 agosto, 2015 at 14:43 Responder

    Gostaria de saber como se hospedar em tantos lugares com preços acessivos.
    Irei fazer uma viagem a california com 15 dias de roteiro. Qual a melhor opção adcionando las vegas?

    • mari vidigal 23 agosto, 2015 at 20:20 Responder

      Oi Paulo,
      Este post contem todas as sugestões que indico para uma viagem de 15 dias. Escolha a quem tem mais a ver com você.
      Para buscar hospedagem em conta, indico o Air Bnb e o Booking.com . Abraçosm

  31. Danielle 7 agosto, 2015 at 15:27 Responder

    Estou adorando o seu blog, tive muitas idéias para a minha viagem. Saberia me dizer pontos interessantes em São Francisco para fotos que contenham as ladeiras de SF, assim como na primeira foto desta página?

  32. Maíra S. 7 julho, 2015 at 14:44 Responder

    Olá Mari,

    Estou programando uma viagem pela Califórnia e estou encantada pelo seu blog!! São tantas as informações e tudo feito com tanto detalhe e carinho que estou há horas pulando de um post para o outro!
    Fiquei super feliz de achar esse roteiro para San Francisco, Yosemite, Highway 1 e Los Angeles, porque ele está muito parecido com o que eu havia programado. Só que eu só tenho 14 dias inteiros, mais o dia da chegada à tarde. Só que talvez ainda tenha que encurtar mais um dia da viagem, por causa de compromissos profissionais.
    Você me daria sua opinião sobre o roteiro atual e sobre um possível corte de um dia?
    Meu roteiro provisório está assim:
    Dias 1, 2 e 3: San Francisco (terei chegado no dia anterior, na hora do almoço)
    Dia 4: Napa Valley
    Dia 5: Napa a Yosemite
    Dias 6 e 7: Yosemite
    Dia 8: Yosemite a Monterey/ Carmel
    Dia 9: Monterey/Carmel a Cambria, passando pelo Big Sur e parques.
    Dia 10: Cambria a Santa Barbara, passando por Hearst Castle, San Luis Obispo e Solvang
    Dia 11: Santa Barbara a Camarillo, com passeio em Santa Barbara e tarde no Camarillo Outlet (já sei… é o melhor candidato ao corte….)
    Dia 12: Camarillo a Los Angeles, passando por Malibu, Santa Mônica e Venice Beach.
    Dia 13: Disneyland 🙂
    Dia 14: Los Angeles
    Dia 15: Volta ao Brasil
    Muito obrigada!!

    • mari vidigal 22 julho, 2015 at 17:32 Responder

      Oi Maíra,
      Td bem?
      Desculpe a demora para responder. Seu comentário, não sei porque ficou marcado como “respondido”. Dei bobeira de alguma forma. Sorry.
      Algumas dicas:
      A) San Francisco: Veja dicas do que fazer nesse post.
      B) Acho que no dia 11, dá sim para passar no Outlet e seguir para Los Angeles no mesmo dia. Vai ficar cansativo, mas dá! Aí você passa o dia 12 inteirinho em Los Angeles e pode conhecer a Disney no dia 13.
      C) Seu roteiro está corrido, mas parece factível
      D) Atenção, o Hearts Castle fica antes de Cambria, você terá que voltar um pouco.

      Respondi todas as suas perguntas? Espero que sim
      Beijos e qualquer coisa grite

      • Maíra S. 22 julho, 2015 at 18:48 Responder

        Oi Mari,
        Muito obrigada pela atenção e pelas dicas! Já estou com as passagens compradas! Tive mesmo que tirar um dia da viagem e a noite em Camarillo foi, de fato, a sacrificada. A sua sugestão é ótima. Também percebi que o dia 5, de Napa a Yosemite, estava mal aproveitado e que existem dois Premium Outlets no trajeto: o Napa e o Vacaville. A ideia agora é passar parte do dia em um dos Outlets e seguir para Sonora antes de escurecer, para pernoite la. No outro dia, sigo cedo para o Yosemite. Lá vou ficar nas tendinhas do Curry Village, estou super curiosa! Sobre os Outlets, você saberia qual dos dois tem melhores preços? Com o dólar como está, na verdade vamos só brincar de fazer compras…
        Agora estou pensando em fazer mais uma alteração no roteiro e sair de San Francisco no meio do terceiro dia e dormir duas noites em Napa. Assim, ainda aproveitaria a manhã na cidade, mas poderia cruzar a Golden Gate de carro e ir com calma até o mirante do Marin Headlands. Eu tentaria visitar também Muir Woods, já que o Mariposa Grove vai estar fechado. De quebra, ainda economizaria uma diária em San Francisco. Será que faz sentido?
        Aliás, seu guia do Yosemite e o de Muir Woods estão impecáveis!
        Muito obrigada por tudo!!

        • mari vidigal 6 agosto, 2015 at 03:56 Responder

          Oi Maíra,
          Entre os dois Outlets, eu ficaria com o de Vacaville que é melhor, e MUITO mais completo. Em termos de preços, eles são bem parecidos. Acho 2, 5 e meio em SF pouco, mas acho que o Marin Headlands é tão lindo, que se o dia estiver bonito, vale a pena sim.
          Quanto a troca pelo Muir Woods, eu não faria. Substitua o Mariposa Grove pelo Merced (tem um post sobre ele vindo na próxima semana) ou pelo Tuolumne Grove, ambos dentro do Yosemite.

          Beijos

  33. Adriana 4 julho, 2015 at 02:17 Responder

    Mari acabei de voltar de minha viagem para a Califórnia e graças a você e suas dicas incríveis ela foi perfeita! Meu filho está morando em Los Angeles e além de fazer todo o tour por lá também fui para São Francisco pela Highway one que é de tirar o folego de tão linda a estrada. Ficamos uma noite em Carmel e depois fomos pra Monterey…fizemos todos os passeios sugeridos em São Francisco e ainda fui conhecer o Parque Yosemite. Viagem maravilhosa e obrigada pelas dicas. Sempre falo para minhas amigas pesquisarem no seu site quando elas querem viajar pois é muito 10. Parabéns e não pare de viajar e de postar sempre kkkk. Abraço

    • mari vidigal 6 julho, 2015 at 15:07 Responder

      Oi Adriana,
      Obrigada pelo carinho, fiquei SUPER contente em saber que o Ideias na mala te ajudou na viagem.
      Te vejo por aqui nas próximas viagens?
      Beijos,
      Mari

Post a new comment

Veja também

Lua de mel no Tahiti

Quem nunca sonhou em passar a Lua de Mel no Tahiti? Nossos queridos amigos Cris e Rafael fizeram um roteiro fantástico de 15 dias combinando ...