Roteiro: o melhor de San Francisco em 3,4 ou 5 dias

271

Este é um roteiro caprichado para quem vem para San Francisco pela primeira vez e que ver um pouco de tudo. Passaremos pelos principais pontos turísticos da cidade: Golden Gate, Pier 39 e Union Square e também visitaremos lugares menos conhecidos e que tenho certeza que você vai gostar! Vamos nessa?

Roteiro: O melhor de São Francisco em 3,4 ou 5 dias

Pier 7 - San Francisco

Quantos dias?

Como sabemos que a maioria das pessoas vem para São Francisco com menos tempo do que deveriam, preparamos um roteiro que se adapta a três, quatro ou cinco dias de viagem. E se você tem mais tempo, ótimo, São Francisco tem muito o que ver e fazer e nunca é tempo de mais!

Veja aqui como chegar do aeroporto ao Centro de San Francisco

Onde se hospedar em San Francisco?

San Francisco tem uma estrutra hoteleira bem espalhada entre os bairros da cidade, os dois bairros mais populares são a Union Square, o centro comercial da cidade, e o Fisherman’s Wharf, o centro turístico de San Francisco.

A Union Square é uma região bem bem localizada (com fácil acesso a transporte público e ao aeroporto) repleta de lojas, restaurantes e uma vida noturna animada. Alguns dos meus hotéis preferidos na Union Square são o Hilton SF Union SquareWestin St. Francis e o Hotel Mystic.

O Fisherman’s Wharf é uma região bem turística e que fica coladinha no Pier 39 e na Ghirardelli Square. O desafio de se hospedar no Fisheman’s Wharf é o transporte público um pouco limitado, e uma noite pouco animada (tudo fecha bem cedo). Algumas das minhas sugestões de hotel no Fisherman’s Wharf são o Argonaut Hotel, o Hotel Zephyr e o Pier 2620.

Veja qual deles tem mais a sua cara e reserve o quanto antes para conseguir bons preços. Confira aqui ofertas nos melhores hotéis da cidade! 

Veja neste post mais de 40 dicas de hotéis em San Francisco

Dia 1: São Francisco para marinheiros de primeira viagem – passeando pelos principais pontos turísticos – Bondinho, Fisherman’s Wharf, Pier 39 e Ferry Biulding.

Roteiro Resumido

  • Union Square (Ponto Inicial do bondinho)
  • Passeio de bondinho linha Powell – Hyde
  • Lombard Street
  • Ghirardelli Square
  • Fisherman’s Wharf
  • Pier 39
  • Praça da Levi’s Pier 23
  • Ferry Bulding

Mapa do dia 1 no Google Maps

Mapa - San Francisco - dia 1

Roteiro detalhado:

Esse passeio tem como ponto de início a Union Square, que é uma das principais áreas comerciais da cidade, e ponto de partida de duas das três linhas de bonde de São Francisco. O ponto do bondinho é no cruzamento inicial entre as ruas Powell e Market.

Bondinho:

Fazer um passeio de bondinho é uma das experiências mais concorridas de São Francisco, percorrer as ladeiras inclinadas e ver a cidade tomando forma a bordo do bondinho é algo especial e que merece ser vivenciado.

Bondinho - San Francisco

Para curtir essa experiência sem dor de cabeça e nem filas quilométricas, sugiro que você chegue cedo (o bondinho abre das 6:00 às meia noite e meia), antes das 8 da matina e pegue o bonde antes da turma da preguiça pensar em acordar. (Pra quem vem direto do Brasil para São Francisco, é moleza acordar cedo no primeiro dia já que as 4 horas de diferença no verão ou 6 horas de diferença no inverno não vão te deixar dormir tanto).

Durante a fila, repare na plataforma giratória de madeira onde o carrinho chega é girado. Esse é um dos sistemas de girar bondes mais antigos e manuais do mundo. O bondinho é pesado e para rodopiar o danado é preciso fazer força. Para nós meros espectadores é um espetáculo interessante e uma prova que estamos prestes a embarcar em um verdadeiro museu ambulante!

Escolha o lado esquerdo do bondinho

Chegando a sua vez, você poderá optar por andar sentado ou em pé. Eu prefiro andar em pé, pois gosto da sensação do vento batendo nos rosto e de ter vistas melhores, mas quem prefere um passeio confortável, ir sentadinho é uma ótima opção. Seja em pé, ou sentado, prefira o lado esquerdo do bonde – que tem vistas melhores.

Pegue a linha Powell – Hyde

Fique atento ao nome dos bondinhos, duas linhas diferentes passam por este mesmo ponto e você precisa pegar a Powell – Hyde ( e NÃO Powell – Mason). Ambas terminam em lugares próximos, só que a Powell – Hyde, para no topo da Lombard Street que será a nossa segunda parada do dia.

Durante o percurso você passará por ladeiras inclinadas, verá de perto os letreiros chineses – com sorte um pouco da bagunça da China Town- e terá lindas vistas da Bay Bridge e da baia de São Francisco.

Dica: Fique ligado nas instruções do motorista (os americanos são fanáticos por segurança e se você colocar o corpo muito para fora do bonde vai levar uma mega bronca). Desça no ponto onde todos param para tirar fotos: o topo da Lombard Street.

Vista Lombard Street - San Francisco

Vista da Parada Lombard Street do Bondinho

Quanto custa?

O bilhete de ida custa 6,00 dólares, mas quem preferir, pode comprar um ticket de Muni que dá direito a um dia inteiro de transporte ilimitado por São Francisco por 15 dólares (ou 3 dias de transporte ilimitado por 23 dólares. Veja mais informações aqui). Quem optar pelo ingresso de ida, pode pagar na hora em dinheiro vivo ou com um cartão clipper. Leve o dinheiro trocado, porque o bondinho não dá troco.

Lombard Street

Nossa primeira parada é o topo da Lombard Street, que é tão inclinada que ganhou curvas charmosas para evitar acidentes e virou cartão postal. Descendo no ponto do bonde repare nas vistas tanto do alto da Lombard street, quanto na rua em que desce o bonde, ambas maravilhosas. De um lado a melhor vista de Alcatraz e do outro, uma vista espetacular das ladeiras da cidade com a Coit Tower em destaque.

Vista Lombard Street - San Francisco

Dica: Para tirar a melhor foto da Lombard street desça a rua pelas escadarias e vá até a parte de baixo dela. Terminada a sessão de fotos da Lombard street, caminhe até a Ghirardelli Square

Lombard Street - San Francisco

Ghirardelli Square

Ghirardelli é a loja de chocolates mais famosa da cidade, e é aqui nessa praça histórica que funcionava a primeira fábrica da Ghirardelli. Além de provar o chocolate Ghirardelli (é só entrar na loja para ganhar uma amostrinha) recomendo que você tome um dos sorvetes gigantes. Meu preferido é um sunday com bronwie tamanho família, e recarregue as energias para a segunda parte do passeio.

Ghirardelli Square

Dica: enquanto o primeiro andar vive lotado Ghirardelli, o segundo andar fica escondidinho e raramente enche.

Máquina de chocolate Ghirardelli

Dica 2: aproveite sua visita para xeretar as antigas máquinas de fazer chocolate que ficam no cantinho da lanchonete e a produção manual de casquinhas de sorvete. Os aromas são de matar!

E nossa próxima parada é o Fisherman’s Wharf.

Fisherman’s Wharf

Essa é uma área super turística repleta de lojinhas, restaurantes, galerias de arte e alguns museus.

Fisherman's Wharf San Francisco

Alguns pontos interessantes:

  • Parque aquático de São Francisco: Mesmo com águas que raramente ultrapassam 14 graus, este pequeno parque aquático costuma encher de nadadores treinando para a travessia de Alcatraz, durante os sábados e domingos pela manhã.
  • Museu marítimo: Infinitamente menos completo que o museu marítimo de San Diego, este museu tem como destaque o o navio Bacluta de 1886 e o submarino USS Pampanito (SS-383), relíquia da segunda guerra mundial. Você pode caminhar pelo pier e fotografar os navios sem pagar nada, porém para entrar neles há uma entrada de 5 dólares.

Fisherman's Wharf San Francisco

Seguindo em frente sentido Ferry Building…

A Loja da Boudin

A Boudin é uma padaria caprichada que tem pães deliciosos e um dos melhores Clam Chowders da cidade (uma sopa de marisco). Durante o caminho, preste atenção na vitrine de pães, com sorte você verá algum pão com formato de jacaré, urso ou tartaruga sendo cuidadosamente feito e com direito a explicações.

Boudin - San Francisco

Dica: Enquanto a lanchonete no primeiro piso vive lotada -mal tem onde sentar e não tem banheiro próprio – o restaurante do segundo andar é uma das melhores opções para almoçar da região.

Continue a caminhada até chegar ao Pier 39.

Pier 39

O Pier 39 é um complexo turístico bem famoso, e é desses lugares que você ama ou odeia. Não tem meio termo. O píer 39 concentra uma grande quantidade de lojas, um aquários (quem for para Monterey, nem perca tempo aqui), alguns museus (não recomendo nenhum) e várias opções de restaurantes.

Pier 39 - San Francisco

 

O que fazer no Pier 39:

  • Acompanhar de perto os leões marinhos brigões: O Pier 39 tem uma colônia de leões marinhos super divertida e um pouco belicosa. Dependendo da estação do ano, eles ficam todos nervosinhos e a brincadeira preferida é o morde-morde, empurra-empurra. Os mais fortes dominam o espaço e não deixam os pequenos subirem. Apesar do tamanho os bichinhos são extremamente ágeis.

Pier 39 - San Francisco

  • Fazer um passeio de barco pela baía de São Francisco: O passeio de barco pela baía de São Francisco é lindo. O melhor horário para fazê-lo é no final da tarde para ver o pôr do sol e a cidade se iluminando. Não inclui este passeio do roteiro por questões de tempo, mas pra quem gosta de barco e de mar, super recomendo.

Passeio de Barco - San Francisco

  • Tirar fotos: Aproveite sua visita ao pier 39 para fotografar a baía de São Francisco, os leões marinhos briguentos, a Marina repleta de barcos coloridos e a Ilha de Alcatraz .
  • Ver lojinhas: O pier 39 tem uma quantidade enorme de lojas de presentes, jóias, chocolates, bugigangas, brinquedos e etc. Os preços não são dos melhores, mas pela facilidade, vale a olhada.

Duas lojas que adoro:

Solve it Puzzles: uma loja super interessante de quebra cabeças desafiadores de madeira, muito bacana.

Image Arts: Uma loja super colorida e repleta de posters para casa. Tem muita coisa bacana e com preços acessíveis.

Loja de posters - Pier 39

  • Para comer: o Pier 39 tem alguns restaurantes mega turísticos tipo Hard Rock Café, Bubba Gump, uma pequena filial da padaria Boudin e outras opções menos conhecidas. Confesso que não morro de amores por nenhum desses que estão no Pier, mas caso você queira muito comer por lá, o meu preferido é o Restaurante Crab’s House que serve caranguejos gigantes deliciosos com vista para a Golden Gate. Outra opção divertida é o Wipeout Bar & Grill (os drinks gigantes são ótimos) e a graça é sentar do lado de fora para curtir a movimentação das pessoas do Pier 39. E claro, Hard Rock e Bubba Gump são sempre bons coringas, você sabe exatamente o que vai encontrar.

Drinks - Pier 39

Saindo do Pier 39 é hora de avaliar seu nível de fome e cansaço. A caminhada até o Pier 1 onde fica o Ferry Building é super agradável e plana, mas se as pernas tiverem apitando, você pode pegar a Linha F ($2,00 trocados) até o Ferry Building. Pra quem vai caminhar, passaremos pela praça da Levi’s no caminho.

Caminhada até o Ferry Building

Recomendo que você faça o trajeto a pé e vá curtindo os segredinhos do caminho. Caminhe pelo calçadão sem pressa. Pare para tirar fotos, e caminhe no meu pier preferido da cidade, o Pier 7.

Praça da Levi’s

Na altura do pier 23, atravesse a rua e procure uma pequena portinha entre as árvores. Essa é a pracinha da Levi’s, uma das minhas preferidas da cidade. Além de um loja conceito da Levi’s super bacana, a praça tem algumas boas opções para comer. O infalível Il Fornaio (1265 Battery Street), um italiano com excelente custo benefício (e na hora do almoço abre uma Deli com várias opções boas e baratas de sanduíches e sopas), o Parlor 1255 (1255 Battery Street) que tem ótimos sandubas e o melhor smoothie da cidade (o meu preferido é um smoothie verde chamado Marina Green) e para quem quer um buffet de saladas super em conta, do outro lado da praça tem uma Deli chamada RJ’s  (1425 Sansome St)que tem um super buffet durante o almoço e muitas opções de sandubas gostosos feitos na hora. Mas mesmo com todas essa opções gostosas, eu se fosse você deixaria para comer no Ferry Building, que é uma experiência super típica de San Fran.

Levi's Plaza - San Francisco

Depois de visitar a praça, continue a caminhada pela orla rumo ao Ferry Building.

Pier 7: o pier mais charmoso de São Francisco

Pier 7 - San Francisco

Pier 7: Parada para fotos. Olha só que elegante com banquinhos e chão de madeira antiga.

Ferry Building: um mercado sensacional

O Ferry Building é um mercado super animado e repleto de experiências gastronômicas fantásticas (veja as minhas preferidas aqui nesse post). Quer uma sugestão TOP? Compre pão na ACME bread, queijos na Cow Girl Creamery e arremate com um bombom da Recchiuti. A sacada é pegar este quitutes, sentar na loja do vinho e pedir um vinho para acompanhar. Bebendo um vinho da casa, Wine Merchant te deixa sentar lá e comer feliz.

Markets Bar - Ferry Building

Torre do Ferry Building & Queijos da Cow Girl Creamery

Queijos no Ferry Building - San Francisco

Mas se você preferir algo mais chique, o Vietnamita Slanted Door e o Peruano La Mar são boas pedidas.

Detalhes importantes para o dia 1

  • Transporte: Recomendo que você faça este primeiro dia a pé. Mas se você odeia caminhar, a alternativa é comprar o passe de dia inteiro de transporte e fazer o percurso combinando o bondinho + linha F do Muni.
  • Atenção: caso seja final de semana, inverta a ordem dos passeios e fuja dessa região. Ou prepare-se para muita muvuca e uma boa bagunça. #Eunãogosto
  • Onde comer: tome um caféda manhã caprichado, uma sobremesa do Ghirardelli para enganar o estômago e deixe para almoçar no incrível mercado do Ferry Building ou pra quem prefere algo mais formal, no Italiano Il Fornaio (Pier 23), no Peruano La Mar ou no Vietnamita Slanted Door (Ferry Building)

Dia 2: Golden Gate Bridge

Hoje é dia de ver (ou porque não passear pela) ponte Golden Gate e curtir as vistas e encantos de Sausalito. Existem três diferentes possibilidade para este passeio: bicicleta, ferry ou carro.

Golden Gate - San Francisco

Roteiro Resumido

  • Passeio pela Golden Gate (de bicicleta, carro) ou passeio de ferry para Sausalito
  • Passeio por Sausalito
  • Volta para San Francisco

A) Passeio pela Golden Gate & Visita a Sausalito de bicicleta:

Hoje é dia de alugar uma bicicleta e pedalar até Sausalito. O passeio é MARAVILHOSO e o meu preferido em São Francisco. [Veja tim-tim por tim-tim nesse post]

Mapa: Golden Gate de bicicleta no Google Maps.

Mapa: Golden Gate de bicicleta

Onde alugar bicicletas em San Francisco

Alugue a bicicleta no Ferry Building ou no Fisheman’s Wharf e siga pedalando pela costa parando em todos os mirantes e pontos bonitos.

Bicicleta- Golden Gate - San Francisco

Algumas paradas que eu recomendo:

  • Fort Mason: um dos parques preferidos dos São Franciscanos e umas das ladeiras mais inclinadas que você terá que enfrentar. Pare lá no alto para recuperar o fôlego e fotografar a costa da cidade e a ilha de Alcatraz.
  • Bairro Marina: um dos mais chique das cidade onde estão as casas mais lindas e o Yatch Club. Daqui dápara tirar fotos bacanas da Golden Gate com barcos no fundo.
  • Crissy Fields: das praias próximas ao centro, essa éuma das preferidas dos locais. Repare na vibe e no movimento do local. #Adoro
  • Palace of Fine Arts: para chegar lá você terá que sair um pouco da rota, mas vale a pena. Repare na cúpula e na construção caprichada.
  • Mirantes da Golden Gate: A ponte tem dois mirantes, um no lado de SF e outro no lado de Sausalito. Pare nos dois.
  • Pare no meio da ponte: Olhe só que linda a vista!

Golden Gate - San Francisco

  • Chegada em Sausalito: casinhas lindas de frente para o mar e uma super vista para a cidade.
  • Veja o que fazer em Sausalito na sessão abaixo

Volte para San Francisco de Ferry

A bicicleta volta com você dentro do Ferry em um local especial para bikes. Durante a volta (se não estiver muito frio) sente do lado de fora do barco e curta algumas das melhores vistas de São Francisco.

Chegando em São Francisco

Dependendo do seu cansaço e forma física, dá para emendar este passeio com uma tarde na Union Square ou nos incríveis jardins de Yerba Buena.

B) Passeio pela Golden Gate & visita a Sausalito de Ferry

Pegue um ferry no Ferry Building até a simpática cidade de Sausalito. As vistas do Ferry, tanto na ida quanto na volta, são maravilhosas. Se o tempo permitir, sente do lado de fora do barco e capriche na sessão de fotos:

Destaques do passeio: 

  • Saída e chegada de Sausalito
  • Vista incrível de Alcatraz
  • Pontes Golden Gate & Bay Bridge
  • Centro financeiro de São Francisco vista do mar
  • Chegada no Ferry Building em San Francisco
  • Veja o que fazer em Sausalito na sessão abaixo

Golden Gate - San Francisco

Preço do Ferry:

Ida e volta 21,50 | só ida: 10,75

Dica: compre um cartão Clipper ($3,00) na farmácia Wall Greens ou nas estações de metrô e coloque crédito nele. Com o cartão clipper sua viagem passa a ser considerada “comute” e custa $11,00 ida e volta ou $5,50 só ida.

Fique ligado nos horários porque os Ferry são pouco frequentes na parte tarde, especialmente em dias de semana.

Veja os horários do Ferry aqui. 

Quer muito passar por cima da ponte?

Pegue um táxi  para voltar a cidade, e aproveite para parar no caminho nos incríveis mirantes de Marin Headlands e curtir as vistas mais lindas da cidade. A brincadeira vai sair caro, mas fazer o que? Não é todo dia que se vem a San Francisco, certo?

Chegando em São Francisco

Chegada em San Francisco - Ferry

De volta a São Francisco, pegue um ônibus até o Crissy Fields, um parque verde e  bonito que termina no mar e faça a trilha que chega bem pertinho da ponte. O passeio é super bonito e você chegará bem perto da Golden Gate.

Instruções para o ônibus:

Caminhe até a esquina entre as ruas Battery x Sacramento e pegue um dos seguintes ônibus: 4,18,24,27,54,56,58,72,74,76 ou 97. Peça para o motorista te avisar a hora de descer.

Veja o trajeto do ônibus aqui.

Visite o Bairro Marina

Ainda tem fôlego? Termine o dia na Marina District, um dos bairros mais bonitos da cidade. Ali estão algumas das casas mais bacanas da cidade e uma das ruas mais descoladas, a Chestnut street, que é repleta de barzinhos e lojinhas.

Palace of Fine Arts - San Francisco

A caminhada entre o Crissy Fields e a Marina, parando no Palace of Fine Arts (um prédio super bonito que merece ser visto) é de 30 minutos (pouco menos de 3Km). Aproveite para jantar pela Chestnut. Veja a caminhada no Google Maps.

C) Passeio pela Golden Gate + Marin Headlands + visita a Sausalito de carro

Se você tem um carro a sua disposição, ou está disposto a negociar com um táxi, essa pode ser uma excelente alternativa de passeio. Além de atravessar a Golden Gate de carro, parando nos dois mirantes (antes e depois da ponte – fique ligado para não perder as entradas). Aproveite o carro para subir até o pouco conhecido mirante de Marin Headlands – minha vista preferida de São Francisco.

Mapa de carro no Google Maps.

Golden Gate & Sausalito de carro

Marin Headlands

Pare no primeiro e no terceiro mirante (ambos tem vistas diferentes e espetaculares) e desça pelo outro lado da montanha, uma estradinha inclinada e apertada que tem vistas arrasadoras. Veja todos os detalhes desse passeio aqui.

Golden Gate - San Francisco

Dica: É final de semana ou segunda feira? Aproveite e dê um pulinho na Bonita Light House para ter mais alguns “Uau’s”.

Bonita Lighthouse

Pedágio:

O pedágio da Golden Gate é automático e não dá para pagar na hora. Cheque com sua locadora de carros se seu carro tem Fast Track habilitado (versão Gringa do “Sem Parar”) ou se você precisa pagar o pedágio online. Não se esqueça de pagá-lo ou você vai levar uma multa.

Veja como funciona o pagamento do pedágio online aqui

Algumas paradas que eu recomendo na volta:

Palace of Fine Arts - San Francisco

  • Palace of Fine Arts: um prédio bonitão que foi construído para a exposição mundial
  • Crissy Fields: uma das praias preferidas do locais
  • Bairro Marina (chato de estacionar): um dos bairros mais legais da cidade. Veja algumas das casas mais bacanas da cidade e faça um passeio pela Chestnut St., uma rua repleta de restaurantes e lojinhas bacanas.

O que fazer em Sausalito:

Chegando em Sausalito passeie pelo centrinho, visite as galerias de arte (tem muita coisa boa) e algumas lojinhas.

Sausalito - Califórnia

Dicas de restaurantes em Sausalito

  • Pros descolados: O Le Garage fica meio escondido e por isso poucos turistas conhecem. Uma delícia!
  • Pra quem preferir uma opção mais turistona: The Spinnaker é uma boa pedida e tem vistas lindas
  • Peixe incrível com vistas lindas: A dica é o Fish, um restaurante super local, e especialmente bacana nos dias ensolarados

Vista de Sausalito

  • Pra quem quer economizar: O Hamburguer (uma portinha pequena com fila gigante) é sempre uma boa pedida.

Veja aqui minhas dicas de restaurantes em Sausalito

Dia 3: 

  • Opção 1: Union Square, China Town & North Beach: Pra agradar a turma das compras com muito estilo.
  • Opção 2: Mission, Castro e Twin Peaks: O roteiro preferido dos descolados
  • Opção 3: Civic Center, Alamo Square e Golden Gate Park: um pouquinho de tudo

Quer visitar Alcatraz? 

Ilha de Alcatraz

Compre seu bilhete com antecedência e combine o passeio com a opção 1 ou 2. (Óbvio que você terá que cortar algo, mas ainda assim vale a pena). Veja todos os detalhes desse passeio aqui.


 

Opção 1: Union Square, China Town & North Beach: Pra agradar a turma das compras e com muito estilo.

Hoje é dia de visitar a Union Square (com direito a dicas de compras), desvendar os mistérios da China Town, percorrer a agitada North Beach e encerrar o dia com uma vista M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A da cidade. Pronto para começar?

Roteiro Resumido:

  • Union Square
  • China Town
    • Old Saint Mary’s Church
    • Tien Hau Temple
    • Fábrica de Pipas
    • Fábrica de biscoitos da sorte
    • Loja de Chás Vital Tea
  • North Beach (Little Italy)
  • City Lights Bookstore
  • Vesuvio
  • Little Vine
  • Public Barber Salon
  • Bubble Lounge
  • Filbert Steps
  • Coit Tower

Mapa no Google Maps

Mapa: Union Square, China Town & North Beach

Union Square:

A Union Square, umas das praças mais badaladas de São Francisco ganhou este nome durante a guerra civil, ao ser usada como ponto de apoio e de comício dos partidários pró união. A estátua no centro da praça representa a deusa da Vitória “Nike” e foi erguida em comemoração a vitória de uma das batalhas durante a guerra entre Estados Unidos e Espanha em 1898 na baía de Manila.

Deusa Nike - Union Square

Corações da Union Square

Repare que nas estátuas de coração (uma diferente da outra) nos quatro cantos da praça. Essa é uma tradição que vem desde 2004, a cada ano novos corações são pintados e os antigos são leiloados, a renda é doada para o Hospital Geral de São Francisco. Quem achar mais corações espalhados pela cidade agora já sabe como é que eles foram parar ali!

Union Square

Compras na Union Square

A Union Square concentra uma quantidade incrível de shoppings, lojas bacanas e até um outlet. Sugiro que você passe a manhã percorrendo as ruas ao redor e descobrindo lojinhas.

Organização das lojas: apesar da Union Square não ter uma estrutura formal de organização das lojas, algumas ruas concentram mais lojas de alto padrão e outras concentram lojas mais acessíveis. Algumas dicas para você se localizar:

  • A Grant Avenue (entre a O’Farrel e a Sutter subindo) concentra uma grande quantidade de grifes famosas: Emporio Armani (entre na Loja e repare no teto) & Armani Café, Steve Maiden, Camper, Carolina Herreira, Nespresso Boutique (loja e café – sensacional), Valentino, Hermés, Montblanch, Swatch (a mais acessível da tchurma), Prada, Coach, Long Champ, Dior,  Banana Republic (bem acessível. Uma loja linda e enorme) entre outras.
  • Powell Street (entre a Market e a post) concentra uma grande quantidade de lojas bacanas e bem acessíveis: Forever 21, Gap, H&M, Desigual, Uniqlo (ótima para comprar coisas básicas), Sephora (paraíso da maquiagem) entre outras.

Algumas paradas que eu recomendo:

  • Macy’s & Cheese Cake Factory: Não deixe de visitar a Macy’s, que tem 7 andares repletos de coisas bacanas e costuma ter muitas promoções. Antes de sair de lá, passe na Cheese Cake factory (se quiser almoçar lá, tem várias opções gostosas) que tem uma linda vista para a cidade.

Union Square - San Francisco

  • Nordstorm Rack, o outlet da região: Outra boa parada pra quem quer comprar coisas de marca por um bom preço é o Nordstorm Rack, (market Street 901), um outlet que costuma ter coisas incríveis de marcas boas.
  • Um shopping center mega completo: Pra quem gosta de Shopping, o Westfied é sempre uma boa pedida. (Dentro do Westfield tem a Blooming Dales, Zara, Swarovski, Hugo Boss e muito mais.
  • Lojas para a casa: Pra quem quer comprar coisas pra casa e presentinhos, a Create and Barrel é uma loja super bacana. Para os mais requintados, tem a Willian Sonoma que é o máximo, recomendo a visita nem que seja só pra olhar.
  • Pros Esportistas: Pros esportistas de plantão, a loja da Nike é gigante e tem bastante coisa legal.
  • Pras mulheres: tem a Antropology, uma das minhas lojas preferidas cheia de roupas lindas e estilosas (880 Market St, San Francisco).
  • Básicas & baratas: Pra quem gosta de coisas básicas tem a GAP e a Uniqlo (a loja é toda colorida, um show). Isso sem falar na Forever 21 e H&M que tem sempre coisas lindas por um super preço.

Enfim, em poucos quarteirões dá pra se esbaldar de fazer compras (e por um preço MUITO melhor que o do Brasil).

China Town

Terminada a sessão shopping, é hora de visitar a China Town de São Francisco que é a maior China Town fora da China e a mais antiga dos Estados Unidos. Repare na porta de entrada com direito aos tradicionais leões de pedra chineses, esta porta foi construída na década de 70 para demarcar a entrada da Chinatown.  Caminhe pela Chinatown sem pressa fuçando as lojinhas (tem muita lembrancinha da Califórnia barata e não deixe de pechinchar).

China Town - San Francisco

Old Saint Mary’s Church:

De 1854 esta igreja foi construída pela comunidade de chineses da cidade. A igreja foi destruída pelo terremoto e posteriormente reerguida.

China Town - San Francisco

Old St. Mary’s Church em China Town

Tien Hau Temple

Este pequeno templo no quarto andar de um prédio é um dos segredos da China Town. O templo fica no 125 Waverly Place, uma ruelinha toda bonitinha e que merece a visita.

Fábrica de Pipas

Esta tradicional lojas de pipas existe desde de 1969. Vale passar pra xeretar as pipas de todas as cores e tamanhos.

A famosa fábrica de biscoitinhos da sorte

É aqui que são produzidos os biscoitinhos da sorte tão famosos na cidade. O pacotinho de 40 custa 3 dólares. A entrada da fábrica é grátis, mas para fotografar, custa 0,50. Experimente o biscoito.

A incrível loja de chás Vital Leaf

Chá em Chinatown - San Francisco

A Vital Leaf tem mais de 300 tipos de chá além do engraçadissimo Uncle Gee. Aqui você pode degustar – de graça – dezenas de tipos de chá. A experiência é muito gostosa, e é quase impossível sair de lá sem um pacotinho de chá.

Chá em Chinatown - San Francisco

North Beach

E pra fechar, vamos passear por North Beach, um dos bairros mais legais e animados da cidade. Com um pézinho na China (afinal acabamos de visitar a China Town) e outro na Italia (Little Italy), este é um bairro super descolado. No roteiro de hoje farei algumas paradas (mas quem quiser e aguentar, pode explorar um pouco mais, feliz da vida!)

Livraria City Lights & Vesuvio

City Lights Bookseller and Publishers: Essa livraria de 1953 é uma das mais legais de cidade e está repleta de livros bacanas e guias de viagem. Não deixe de subir mo segundo andar.

City Lights - San Francisco

Atravessando a vielinha (que é super colorida e também merece uma foto) você chegará no Vesuvio, um dos bares mais tradicionais da cidade. Reparem nos vitrais e na decoração.

Vesuvio - North Beach

Little Vine:

Nossa próxima parada é um mercadinho pra lá de fofo chamado Little Vine (1541 Grant Avenue. Aqui você encontra vinhos e quitutes deliciosos pra levar pro hotel.

Public Barber Saloon: o barbeiro mais cool da cidade

Quem quiser pode seguir em frente e ver um exemplo bem franciscano de Barbeiro. O Public Barber Salon, que mistura cortes de cabelo com uma estante de livros sensacional.

Bubble Lounge: uma tacinha de champagne para lá de especial

Ou descer até a Montgomery Street e terminar o dia com uma taça de Champagne num dos bares mais gostosos da cidade, o Bubble Lounge.

Coit Tower: vistas incríveis de San Francisco

Coit Tower

Tá no Pic? Caminhe pela Montgomery Street até a Filbert Steeps, uma escadaria imensa que te levará até a Coit Tower. (Só recomendo a subida pra quem tiver em excelente forma física)

Caso contrario pegue um táxi. Chegando lá em cima, sorria e curta uma das melhores vistas da cidade.

Dica: no andar térreo da Coit Tower há uma série de murais bacanas e com um “q” de revolucionários. Vale a pena olhar! E pra quem tá em dúvida se vale ou não vale a pena subir, dê uma olhadinha nesse post?


 Opção 2: O roteiro preferido dos descolados

Hoje é dia de passear por dois dos bairros mais descolados da cidade, Mission, o bairro latino de São Francisco, um lugar super jovem repleto de boas opções de restaurantes e de lojinhas de bairro mega descoladas e Catro, o bairro GLS da cidade, que tem um clima super aberto e barzinhos fantásticos. Se você gosta de arte e pensa em fazer umas comprinhas diferentes, essa opção é para você!

Veja aqui o roteiro completinho no Google Mapas:

Mission & Castro - Roteiro

Veja o mapa aqui

Nosso passeio começa na estação de BART 24th street/mission. Dali caminharemos algumas quadras até o Balmy Alley, um beco apertadinho com algumas das melhores expressões artísticas de Mission, depois passaremos pela Valencia Street uma rua que concentra alguns dos cafés e lojas mais interessantes do bairro. Depois disso veremos um pouco mais de grafite no Clarion Alley e no The Womens biulding, com uma parada estratégica para um sorvete na Bi-rite. A tarde faremos um passeio pelo Castro onde visitaremos vários lugares bacanas e fecharemos o dia com uma vista privilegiada da cidade no Twin Peaks.

Balmy Alley (entre as ruas Harrison e Folson)

É um beco repleto de grafites coloridos – muitos deles pintados há mais de 20 anos atrás – e que de alguma forma contam uma história, fazem um protesto ou deixam uma mensagem. Há grafites falando de imigração mexicana, abuso da polícia, parto, vida e morte e outras mensagens mais sutis.

Balmy Alley - San Francisco

A graça é caminhar com calma e tentar buscar um pouco da história por trás das pinturas – ou fazer um tour com a Precita Eyes, uma espécie de cooperativa de grafiteiros de Mission que desenvolve um projeto super bacana e tem tours bem explicativos (em inglês)  durante os finais de semana.

Valencia Street

Terminada a sessão de fotos, é hora de caminhar e descobrir os segredos da Valencia street, uma das ruas mais animadas de Mission, um lugar ideal para garimpar roupas diferentes e coisinhas de decoração para a casa. Sugiro que você não subestime as lojas pequenas e explore tudo com carinho, desde as esquisitices de Pirate Shop, as camisas estilosas da Self Edge, as bicicletas coloridas da Mission bikes. Enfim, tem muita coisa legal.

Craftman’s and Wolfes.

Vitrine da Craftsman and Wolves

Para descansar as pernas e limpar a alma, sugiro o melhor chocolate quente de São Francisco, acompanhado de um croissant no Craftman’s and Wolfes. Mas se o dia estiver quente, seus pecados estarão perdoados com uma tacinha de vinho branco californiano acompanhado de um croissant de chocolate. Uma delícia.

Para almoçar | Onde comer em Mission

Além de lojas bacanas e muitas esquisitices a região da Valencia street concentra alguns dos meus restaurantes preferidos da cidade. Nesse mapa, marquei com um pontinho azul todos os lugares que já testei e aprovei, mas aproveito o post para reforçar meus 5 preferidos (que tarefa difícil!)

  • Tacolicous: Um mexicano impecável e BBB, para comer bem e rápido (se a fila ajudar)
  • Dosa on Valencia: Dosas (crepe indiano) crocantes e bem recheadas. Impecável.
  • Ali Baba’s Cave (799 Valencia St.): O sujinho mais gostoso da cidade. O Falafel com homus é sensacional. Durante o final de semana, peça a massa folhada recheada de cordeiro.
  • Fresca: Comida peruana de primeira, um pouquinho mais longe, mas vale a caminhada.
  • Gracias Madre: vegetariano ESPETACULAR. Muito cuidado com a comida e carinho no serviço.

E pra quem quiser voltar um dia a noite (o que eu recomendo):

Clarion Alley

Terminada a sessão gastronômica, chegou a hora de visitar o Clarion Alley, que fica entre as ruas 17 e 18, uns 15 minutos de caminhada pela Valência.

Clarion Alley - San Francisco

O Clarion Alley é bem mais recente que seu companheiro Balmy porém não menos interessante. Prepare-se para mergulhar por um corredor colorido repleto de imagens que estão sempre mudando. Cada vez que visito o Clarion sou envolvida por um grafite novo ou um grafite sendo pintado, é muito bacana caminhar, admirar e fotografar esta obra urbana tão viva!

Mural em San Francisco

E pra fechar nossa sessão mural com chave de ouro, nossa próxima parada é o prédio das mulheres, um dos melhores e mais coloridos grafites de São Francisco.

The Woman’s building

Além de bonito e colorido, o prédio das mulheres é uma homenagem e um manifesto a todas as mulheres do mundo. Vale parar e procurar detalhes escondidos.

Woman's Building - San Francisco

Um sorvete caprichado na Bi-Rite

Ainda na 18th Street, aproveite o clima relax de Mission para tomar um dos sorvetes mais pops entre os locais. A Bi-Rite é uma delicia e vive com filas de dobrar o quarteirão… juro que a espera será recompensada! Deu sorte de pegar a Bi-Rite vazia? Pode jogar na loteria e pedir umas 4 bolas pra compensar a sorte 😉

Mission Dolores | A igreja de São Francisco

E nossa próxima parada é um dos lugares de maior importância histórica para a cidade, a Missão de Dolores, tem duas igrejas uma ao lado da outra. A menorzinha delas, a igreja de São Francisco é o prédio mais antigo da cidade, inaugurada em 1791, é uma das 21 missões fundadas pelos espanhóis nos séculos 18 e 19.

Missão Dolores- San Francisco

Jóias da igrejinha de São Francisco

Dentro da igreja há um incrível mural pintado pelos indígenas em 1791,e que passou muitos anos escondido. O mural foi redescoberto em 2004 durante uma obra de restauração, e merece ser visto. Além desse afresco antigão, há outros afrescos e um bonito altar de madeira.

E para os fãs de cinema de plantão, o pequeno cemitério dessa igreja saiu no filme “Vertigo” de Hitchcock

Parque Mission Dolores

Bem pertinho da igreja, há um dos parques mais disputados pelos locais nos dias de sol. Mission Dolores tem um dos micro climas mais quentes da cidade, uma atmosfera bem liberal e é ideal para um Picnic.

Lá do alto do morrinho, dá para tirar umas boas fotos da cidade (nada espetacular, mas tá valendo). Pra quem tá com as pernas cansadas, pare um pouquinho e descanse como descansariam os São Franciscanos.

Alternativa para quem cansou de caminhar.

Cansado de andar? Saindo do Clarion Alley, pegue o Muni (metrô de São Francisco) e vá direto para o Castro.

Castro x 18 Street – O cruzamento mais colorido de San Francisco

Nossa próxima parada é o Castro, bem conhecido por ser o bairro Gay de São Francisco, e na minha opinião, um dos lugares mais cools da cidade. Para chegar lá você precisa subir a 18 th street até o cruzamento Castro x 18, uma faixa de pedestres coloridérrima e super fotogênica.

Castro - San Francisco

Harvey’s

Em frente a faixa de pedestres está o Harvey’s, batizado em homenagem ao ativista Harvey Milk, um dos precursores da causa GLS na cidade. O bar é bem bacana para tomar um drink, acompanhado de um guaca mole. Aliás, boas opções de bares é o que não vão faltar nessa sua passagem por Castro.

Suba a Castro Street, sentido Market brincando de entrar e sair das lojinhas, sex shops e todas as esquisitices que você achar pelo caminho. Algumas paradas interessantes:

Rua Castro em San Francisco

  • Cliff’s variety: uma loja de variedades super bacana. Várias opções de presentes legais
  • Hot Cookies: Os cookies não são os meus preferidos da cidade, mas a decoração mega liberal das paredes da loja, e o formato nada samaritano de alguns dos doces merecem uma bisbilhotada.

Castro - San Francisco

  • Loui’s Barber Shop: Um barbeiro super tradicional da cidade. Repare no estilo do dono!
  • Ag Ferrari: Um empório repleto de coisas gostosas e com um atendimento de primeira.

Castro Theater:

E por fim chegamos ao Castro Theater (que na verdade é um cinema), um dos pontos altos do passeio. A fachada do teatro Castro é de 1922 e grande placa de Neón (mega fotogênica por sinal) foi adicionada em 1930.

Castro Theater - San Francisco

Castro Theater San Francisco

Dica: O Castro Theater tem sempre filmes bacana em cartaz. A entrada custa 11 dólares e dizem que ver um filme ali vale a experiência mesmo quando o filme é ruim. Será?!

Twin Peaks Tavern

E pra quem quiser um drink no Bar Twin Peaks antes de subir no Twin Peaks de verdade, eu super recomendo. O bar é super estiloso, um dos cantinhos que eu mais gosto de visitar no Castro.

Twin Peaks Tavern - Castro

 Twin Peaks: uma vista sensacional de São Francisco

E pra fechar o dia com uma das vistas mais lindas da cidade, pegue o ônibus 37 (veja a rota exata aqui) que sai do ponto em frente a Bandeira Multicolorida Gigante da Praça Harvey Milk, só que do outro lado da rua, e desça no alto do Twin Peak. Chegando lá é só relaxar e fotografar!

Twin Peaks - San Francisco

 Vista do Twin Peaks: incrível não?!

Twin Peaks - San Francisco

Para jantar:

Aproveite para experimentar um dos restaurantes do Castro. Um dos meus preferidos é o Kitchen Story, que tem comidas deliciosas e um ambiente super cool repleto de livros. Mas você também pode ir ao Poesia, um italiano gostoso, ou curtir uns aperitivos no Harvey’s e jantar em Mission.

Alternativa para quem quer subir menos e descer mais.

Faça o roteiro ao contrário (se o tempo estiver nublado elimine o Twin Peaks). Comece pelo Twin Peaks, em seguida visite o Castro e desça para Mission. A graça de deixar o Twin Peak por último é que as vistas costumam ser melhores e com menos neblina a tarde. Fora que o Happy Hour no Castro é mega legal e merece ser experimentado


 Opção 3: Civic Center, Alamo Square & Golden Gate Park

Esse é um roteiro que combina o lado cultural de São Francisco com o lado Hippie, passaremos pelo Civic Center (prefeitura de San Francisco), Hayes Street, Alamos Square, Haight Street & Golden Gate Pak.

Mapa do Trajeto no Google Maps

Mapa: Civic Center - Golden Gate Park

Nossa primeira parada do dia é o Civic Center. Para chegar lá, recomendo que você pegue um bondinho da linha F que sai da Union Square ou da região do Embarcadeiro. Se preferir uma viagem mais rápida, pegue um BART ou Muni subterrâneo. A vantagem do F é ver de perto o contraste entre a Union Square e o comecinho do Civic center sem fazer parte dela.

E antes que você me pergunte, sim, é pertíssimo, mas o caminho é tão feio e repleto de mendigos, loucos e vendedores de droga que eu se fosse você evitaria. Não que seja mega perigoso, mas para que arriscar?

Praça do Centro Cívico

Pessoas esquisitas a parte, a praça do Civic Center, com a cúpula maravilhosa da prefeitura de São Francisco no fundo, e árvores fofas geometricamente plantadas é uma das paisagens mais marcantes da cidade.

Civic Center - San Francisco

Nos arredores da praça estão a biblioteca pública de San Francisco, que merece uma visitinha rápida e o Museu de Arte Asiática (super legal para quem curte esculturas orientais, mas que não faz parte do nosso roteiro), e do outro lado, a Ópera e a Sinfonia de São Francisco (dois programas deliciosos para ir a noite, fique ligado nos horários e peças em cartaz). Caminhe pela praça, fotografe a cúpula da prefeitura e quando cansar, é hora de entrar no prédio.

Civic Center -mSan Francisco

Dica: Dia de feira na Praça – quartas e domingos das 7 às 17:00 rola um mercadinho de produtos locais na praça. Bacana para quem quer provar comidinhas de rua e ver vegetais lindos, maravilhosos e orgânicos, mas péssimo para quem quer tirar fotos.

Prefeitura (City Hall de São Francisco)

O pomposo prédio da prefeitura de San Francisco está aberto para visitas e a entrada é gratuita. Basta passar pelo chatíssimo e deselegante detector de metais e por uma inspeçãozinha básica na bolsa (São Francisco é descolada mas continua sendo tão Freak como o resto dos Estados Unidos) e pronto! O prédio é SUPER bonitinho, com direito a uma escadaria elegantíssima, colunas altas e mil ornamentos.

Civic Center - San Francisco

Casamento no Centro Civico de São Francisco

[Obrigada Mi do Viajoteca pela dica – Entrei, gostei e recomendei 🙂 ]

Hayes Street

Saindo da prefeitura, subiremos a Hayes Street sentido Alamo Square. A Hayes é uma das minhas ruas preferidas da cidade, repleta de cafés, restaurantes e lojinhas de bairro estilosas. Vale a pena xeretar.

No caminho, aproveite para provar um macarron da Chantal Guillon, um dos meus preferidos da cidade e o famoso sorvete da Smitten Ice Cream. Eu se fosse você caminharia até a Alamo Square, mas quem quiser, pode economizar uns passinhos e pegar um Muni (ônibus).

Chantal Guillon - San Francisco

Alamo Square

Uma das praças mais fofas e aconchegantes de São Francisco a Alamo Square é conhecida por abrigar as 7 casinhas vitorianas mais fotografadas das cidade, As Painted Ladies. São 6 casas gêmeas e uma diferente na ponta.

Alamo Square - San Francisco

Construídas entre 1892 e 1896, essa casas sobreviveram a dois terremotos e a avassaladora modernização da cidade, que destruiu muitas casas nesses estilo. Pra quem curte arquitetura vitoriana, vale a pena dar uma volta nos quarteirões ao redor da praça para encontrar outros exemplos bonitos e coloridos.

Dica: para tirar uma foto maravilhosa das painted Ladies, suba até o topo do pequeno morrinho do parque. Dali é só clicar!

Nossa próxima parada oficial é o Golden Gate Park. Para chegar lá você pode fazer um caminhada (são pouco menos de 2Km) passando pela vizinhança de Haights x Asbury, super hippie e super cool) ou pegar o ônibus 5, ou 5x e ir direto para o parque. Avalie suas duas possibilidades nesse mapa.

Haight & Ashbury

Haight Street - San Francisco

Se você escolheu caminhar, fique ligado nas cores e nas esquisitices da vizinhança Haights. Em 1960 essa região era o ponto de encontro dos hippies da cidade e hoje esta repleta de cafés bacanas, brechós descolados e uma das melhores cervejarias da cidade, a Magnolia. Outras paradas interessantes:

  • Casa do Jimi Hendrix (Haight St. Número 1524) no topo da loja de tabaco
  • Wasteland :(Haight St. Número 1660 ) O brechó mais legal de todos os tempos
  • Crossroads: (Haight St. Número 1519 )Um brechó caprichado e com muita coisa legal.
  • Amoeba Music: (Haight St. Número 1855 ) Loja de discos e CDS incrível. Vale dar uma passardinha
  • Ambiance: Uma loja de roupa super bacana com várias coisas bonitas
  • Jammin on Haight ( Haight Street 1400): loja de tie die mais colorida da região.

Haight Street - San Francisco

Haight Street - San Francisco

Grafite com cara de mal em Haight Street – San Francisco

Golden Gate Park

E por fim chegamos na nossa última parada do dia, o incrível Golden Gate parque. Com sorte você ainda tem tempo de aproveitar algumas atrações do parque. O Golden Gate é enorme e tem mil coisas para ver e fazer. Nesse post resumi minhas atrações preferidas na ordem que você deveria escolher. Obvio que se você curte muito arte, por exemplo, você deve ir no De Young e não no Califórnia Academy of Science. E assim por diante.

O que fazer no Golden Gate Park

O conservatório de flores:

Conservatório de flores - Golden Gate Park

O jardim da frente do conservatório das flores é sempre um boa pedida independentemente da estação do ano. Bonito, e bem arrumado, ele rende belas fotos. Pra quem curte flores e orquídeas, também vale a pena entrar, especialmente na primavera, quando a estufa fica repleta de borboletas coloridas.

Japanese Tea Garden ( Jardim Japonês)

Portão Japonês em São Francisco

Este fofíssimo jardim japonês é parada obrigatória para quem gosta de coisas japas. Lindo, repleto de lagos e de construções japonesas fiéis, uma ponte super charmosa e inclinada e algumas boas estátuas, é uma bela pedida para o fim de tarde. Não deixe de tomar um chá japonês sentado na bancada de frente para o jardim . Sinta-se praticamente no Japão.

California Academy of Science:

Para quem tem tempo e curte uma pegada “museu interativo” super recomendo a parada.  Prepare-se para visitar florestas, desvendar oceanos com direito a peixes, borboletas e alguns animais de verdade como o fantástico jacaré albino. Outras atrações bacanas são o terremoto, o planetário e o jardim no topo do museu. Arquitetura do museu é demais!

Golden Gate Park - San Francisco

-Museu De Young:

Um museu de arte fantástico repleto de pinturas bacanas e de exibições especiais. De Young tem uma boa coleção de peças pré colombianas e de pinturas contemporâneas norte americanas. No alto do do museu há uma espécie de mirante para o parque com vistas bem interessantes. Entrada do museu é paga, mas o acesso a torre é gratuito e é d+!

Golden Gate Park - San Francisco

Passear em volta do Stow Lake:

Stow Lake - Golden Gate Park

O maior dos lagos do Golden Gate Park é super fofo com direito a gansos, peixinhos e uma pontezinha. Alugue seu barco ou pedalinho e curta um delicioso passeio!

O jardim botânico de San Francisco:

Pra quem gosta de natureza e tem tempo sobrando, taí um programa gostoso e super relax. A graça aqui é curtir a natureza, sentar para relax, ler, um livro e fotografar. O parque tem muita planta linda e na primavera as flores dão um show.

Golden Gate Park - San Francisco

Ver bisões de pertinho:

O Golden Gate parque tem uma área onde vivem dezenas de bisões. Para quem nunca viu Bisão de perto, taí uma chance de ver muitos deles juntos.

Bisão no Golden Gate Park em San Francisco

Bisão no Golden Gate Park em San Francisco

E aí, curtiu o roteiro?


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em San Francisco


Veja também:

Tem mais dias na região? Dê uma olhada nos seguintes posts

Bate e voltas de São Francisco:

  • Napa Valley: a região vinícola mais famosa da Califórnia
  • Muir Woods: Árvores gigantes pertinho de San Francisco
  • Berkeley: um dia na cidade universitária mais alto astral da Califórnia
  • Stanford: uma universidade maravilhosa e um shopping espetacular
  • Point Reyes: Praias lindas e um farol espetacular

E pra quem quer fazer a viagem de carro entre São Francisco pela costa da Califórnia pode ver os detalhes aqui:

Quer ficar por dentro de todas as dicas & fotos de viagens do Ideias na mala? Siga já nosso instagram!!!

Roteiro

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

271 comments

  1. Melina 30 maio, 2017 at 14:01 Responder

    Oi Mari,
    Adorei seu post, realmente muito bom!!! Parabéns
    Estou indo para San Francisco em Agosto e tenho 3 dias e meio por lá, já que no primeiro dia chego ao meio dia.
    Consegue me ajudar com o Roteiro, já que no terceiro dia lá já temos comprado Alcatraz e alugaremos um carro para Yosemite.
    Ficaria assim:
    dia 16- chegada 12h00 dia
    dia 17-
    dia 18- Alcatraz e Yosemite
    dia 19-
    Minha dúvida é se consigo fazer o seu dia 1 , numa tarde da chegada e consequentemente fazer o dia 2 no dia 17 e o terceiro dia no dia 19.
    Se puder me ajudar seria muito grata,
    Att, Melina

    • mari vidigal 30 maio, 2017 at 14:28 Responder

      Oi Melina, Em resumo vc tem dois dia e meio (Já que o terceiro já está tomado, né?)
      Olha em uma tarde deve dar para você fazer o passeio de bonde, dar um pulinho rápido na Ghirardelli e seguir para os piers. Talvez voe termine um pouco tarde, mas tá valendo né?
      Depois passe aqui para contar se conseguiu!
      Beijos e aproveite SF

        • melina 31 maio, 2017 at 12:03 Responder

          aii Mari, estou confundindo!!! Desculpa… vamos para Napa e não Yosemite! rs
          Será que compesna fazer no mesmo dia do Golden gate? Desculpa te encher 🙁

          • mari vidigal 2 junho, 2017 at 03:16

            Napa Cabe!
            Se for no verão, deixe a ponte para a volta :P. As vinícolas fecham cedo!
            Beijos

  2. Bárbara Anacleto 25 maio, 2017 at 16:45 Responder

    Oi Mari!
    Conheci o seu blog hoje e já to pegando todas as dicas <3
    Já tive a oportunidade de passar um mês em SF e devo voltar em Julho/18 para a minha lua de mel! <3 (SF, Napa, Lake Tahoe, Yosemite e LA).
    Mesmo já conhecendo, estou vendo várias dicas novas e lugares que não passei. Ta sendo de muita ajuda pra montarmos o roteiro!!

    Muito obrigada MESMO.
    Beijo!

  3. Thaynne Almeida 22 maio, 2017 at 15:38 Responder

    Oi Mari, tudo bem?
    Estou montando minha viagem para LA, SF e NY, e seu blog está me ajudando imensamente.
    Estou com inumeras duvidas.
    Quanto tempo leva o trajeto do bondinho da Union Square até a Lombard Street?
    No periodo da tarde consigo fazer o dia 1, ou fica muito corrido? Conseguiria fazer o trajeto de bicicleta da Golden então?
    Meu voo chega em SF as 13:00, então gostaria de saber o que posso fazer nesse periodo.
    Meu inglês é básico para intermediario, e será minha primeira viagem sozinha (seu blog me deu a coragem de viajar sozinha, espero que seja a primeira viagem de muitas) mas estou preocupada se conseguirei sobreviver, se terei muita dificuldade de me locomover, pedir informações, nessas 3 cidades.

    Ansiosa por sua resposta
    Um grande abraço
    Obrigada pelo blog

  4. Pedro Miguel 18 maio, 2017 at 13:57 Responder

    Olá Mari

    Iremos a SF no início de junho e teremos apenas 2,5 dias. Já compramos os ingressos para Alcatraz na tarde da chegada. Como recomendas o programa dos outros 2 dias, tendo de incluir as atrações principais como o passeio de bicicleta à Golden Gate, Chinatown, bondinho, lombard street, pier 39, castro ,Fisherman’s Wharf, alamo square, Haight & Ashbury, enfim…? Conseguiremos meter alguma coisa ainda no final da tarde da chegada após a visita a alcatraz?

  5. Lorena 15 maio, 2017 at 14:32 Responder

    Estive em São Francisco na semana passada e estou aqui para agradecer ao blog por todos os roteiros e informações sobre a California. O site foi essencial para todos os lugares que visitei.
    Abraços.

  6. Thaiane Barbeiro 21 abril, 2017 at 18:55 Responder

    Olá Mari! Estou aqui de novo quebrando a cabeça com suas incriveis dicas! Preciso de um help:
    Vou ficar em San Francisco 2 dias e meio. No meu primeiro dia terei apenas a parte da tarde, pensei no seguinte roteiro:
    Dia 1 (tarde) – Union Square, China Town & North Beach.
    Dia 2 – Bondinho, Fisherman’s Wharf, Pier 39 com visita a Alcatraz e Ferry Biulding.
    Dia 3 – Passeio de bicicleta pela Golden Gate e visita a Sausalito.
    O que acha? Consigo fazer o dia 1 apenas em uma tarde?

    Obrigada por nos ajudar!

  7. Bárbara 4 março, 2017 at 19:07 Responder

    Oi, Mari

    Algumas dúvidas sobre o roteiro (estaremos indo em 2 casais em Setembro e cheios de pique, tipo acordar cedo e dormir tarde).

    No roteiro do dia 1 a nossa ideia era fazer o passeio só até o píer 33 e pegar o tour até Alcatraz (se na volta der tempo, conhecer o Ferry Building, se não, deixar pra outro dia). O que você acha?

    Explorar o bairro Mission (do jeito que você colocou no roteiro) quanto tempo você acha que demoraria? Você acha que em 3h/4h é possível ver/conhecer tudo?

    Caso seja inevitável fazer alguns dos dias do roteiro em final de semana, o que é menos pior de fazer? (Ou então: o que não dá pra fazer de jeito nenhum em sábado, ou domingo…?)

    Muito obrigada pela suas dicas, elas estão salvando o meu roteiro 😉

    Abraços

    Bárbara

  8. Mayra 12 fevereiro, 2017 at 23:46 Responder

    Mari, alguma dica de como chegar do Crissy field ate Civic Center????
    Estarei de motohorme e parece que la é o melhor lugar para estacionar, na east beach

    Alias, seu site é maravilhoso!!!!
    Muito obrigada por todas as informações.

  9. Ludmila 8 fevereiro, 2017 at 13:00 Responder

    Olá! Estou pensando em adicionar o alcatraz no final do dia 1 do seu roteiro. Acha possivel? Talvez não faria a ultima parte (ferry buulding)

    • mari vidigal 10 fevereiro, 2017 at 18:41 Responder

      Oi Ludmila,
      Acho que dá sim, mas você precisa começar cedo e ficar ligada nos horários.
      O ferry Building, se couber no seu roteiro, merece ser encaixado em algum outro dia!
      Beijos

  10. Neia 6 fevereiro, 2017 at 20:32 Responder

    OIIII Mari
    Estou indo para SF , vou chegar e pegar carro para Nappa Valley, ficarei 04 dias e volto para SF ficando 05 dias…
    Tem alguma dica . sabe ou indica alguém que possa nos guiar em Nappa nas vinícolas.
    Obrigada
    Neia.

  11. Waldecy Marques Filho 31 janeiro, 2017 at 00:46 Responder

    Oi, Mari!
    Seu post é simplesmente fantástico! Objetivo, sem ser superficial. Descritivo, sem ser maçante.
    Estarei com a família (esposa, um filho -21 – e uma filha -25) passeando pela Pacific Coast Highway 1, de San Diego até San Francisco, e esse post montou completamente nosso passeio nessa cidade.
    Que bom saber que existem pessoas como você, que compartilham suas experiências para que outros, como eu, não passemos aperto, nem percamos as belezas deste lugar maravilhoso.
    Já imprimi o post (sou das antigas, kkkk) e o estou estudando cuidadosamente, fazendo apenas pequenas adaptações.
    Mais uma vez, muito obrigado.

    • mari vidigal 31 janeiro, 2017 at 04:36 Responder

      Oi Waldecy,
      Obrigada pelos elogios!
      Aproveitem bastante a viagem!
      E para a Highway 1, tem um monte de dicas bem legais aqui no site. Já viu?
      Abraços

    • Diego Kemparski Pavan 2 fevereiro, 2017 at 06:15 Responder

      Olá Waldecy….não sei quando vem, mas estou aqui hoje (01/02/2017), estava subindo ontem pela Higway 1 e no meio dela mais ou menos estava fechada, tive que voltar tudo e mudar a rota, teve queda de barreira, não sei quando abre, já faz quase um mês que está fechada, vale a pena subir de LA pela 101 e ir para Monterrey e Carmel, ai desce pela 01 até o Big Sur, vale a pena, não vai se desgastar muito na estrada e ainda vai pegar um local bom até o Big Sur…vá berando o final de tarde para ver o sol se por no Pacífico, é fantásticos, tem vários locais para parar o carro e tirar fotos. Abraços e boa viagem!

  12. Romario 22 janeiro, 2017 at 13:04 Responder

    Ola!

    Muito bom seu blog! Iremos em Set/2017.

    Quais lugares você recomenda para tomarmos café da manhã?
    Devemos nos hospedar perto da Union square.

    Tipo assim, quero pegar o bondinho antes das 8 e tomar café. Aonde é um bom lugar?!

    Obrigado!

  13. Ludmila 10 janeiro, 2017 at 11:39 Responder

    Oi Mari, irei para San Francisco no final de Março e suas dicas são otimas! Estou me baseando nelas pra montar meu roteiro. Pretendo reservar um dia para ir em um dos outlets das cidades vizinhas. Na sua opinião, qual o melhor dia para ir, ou algum dia em especifico que seria melhor não ir?

  14. Andrea 6 janeiro, 2017 at 22:05 Responder

    Oi Mari!! Parabéns e muito obrigada pelo Blog!! Super útil e ajuda demais aos marinheiros de primeira viagem!
    Me tire uma dúvida por favor, quanto tempo se leva do início ao fim, no Roteiro do primeiro dia? Ou seja do do momento que se pega o bondinho até o final no Ferry Building? Em média quantas horas você coloca em cada roteiro.

    • mari vidigal 8 janeiro, 2017 at 05:58 Responder

      Ui Andrea, nunca fiz essa calculo de horas exatamente. Mas estimo que se você começar as 9:00 terminará por volta das 17:00 – 18:00 (Claro que tudo depende do seu ritmo e se quanto você quer parar).
      Não incluiria mais paradas nesses dia porque eles já estão bem recheados.
      Beijos

  15. Olá Mari, parabéns pelo blog, ele é muito bom! 15 dezembro, 2016 at 11:23 Responder

    Olá Mari, parabéns pelo blog, ele é muito bom mesmo!
    Estamos indo pra San Francisco eu e minha esposa na semana do Natal.
    Você tem alguma orientação de lugares que fecham nessas datas? Tem alguma programação especial de ceia?
    Pensamos assim:
    22/12 Quinta: Bondinho, Fisherman’s Wharf, Pier 39 e Ferry Biulding
    23/12 Sexta: Ponte Golden e Sausalito
    24/12 Sábado: Napa Valey
    25/12 Domingo: China Town, North Beach, Alcatraz?, Vôo volta.
    Muito obrigado pelas dicas;
    Um abraço,
    André

    • mari vidigal 15 dezembro, 2016 at 20:12 Responder

      Oi André,
      Já checou se as vinícolas em Napa estarão abertas no dia 24? Muita coisa fecha e muita coisa funciona só até a hora do almoço.
      Já conferiu se Alcatraz funciona no dia 25?
      Abraços

  16. Stella 6 dezembro, 2016 at 20:10 Responder

    Oi Mari! Eu de novo por aqui rsrsrsrs. Seu Blog virou leitura diária p/ mim! =]
    Sabe me dizer se com aquele passe de 3 dias para usar o bondinho e tal eu consigo ir no Golden Gate Park, ao Pier 33 para ir a Alcatraz e ao Mission District? Estarei hospedada em um hostel em Union Square! Muitissimo obrigada pelo blog maravilhoso e por responder nossas dúvidas tão rápido e com boa vontade!!

  17. Fabiola 7 novembro, 2016 at 11:51 Responder

    Olá!!! Amo as dicas de vcs!! Sigo em muitas viagens, em especial essas dicas de São Francisco!!! Meu roteiro foi basicamente inspirado nas dicas de vcs! Obrigada!!!

  18. adriana 26 outubro, 2016 at 21:10 Responder

    Oi Mari!!
    estamos indo em meados de novembro para a california e ficaremos 2 dias e meio em San francisco… O que elencar como prioridade?? Sao muitas opções… o que nao podemos deixar de fazer?
    Amando seu blog! muito util!!
    Muito obrigada

    • mari vidigal 27 outubro, 2016 at 16:10 Responder

      Oi Adriana,
      Dá uma olhadinha nesse post com as principais atrações. Veja o que tem mias a sua cara e priorize.
      Eu AMO o passeio de Bike pela Golden Gate, e adoro os cafés de Mission. Mas tudo depende um pouco do seu estilo!
      QQ dúvida é só perguntar.
      Beijos

  19. Marina Souza 9 outubro, 2016 at 14:13 Responder

    Oii Marii, olha eu aqui de novo, devoraaandoo seu blog…rsrsr..
    Mari preciso de mais uma dica. Gostaria de fazer a golden bridge de bike, mas conseguimos olhar o Marin Headlands sem carro? como faco para ter a vista mais linda da ponte de bike? rsrsr

    muito obrigada.

    • mari vidigal 10 outubro, 2016 at 05:10 Responder

      Olha, eu que curto pedalar encaro a subida bem (não vou falar que é fácil), mas não é pra qualquer um não. De qualquer forma, tanto os mirantes antes quanto o depois da ponte são lindos e acessíveis de bicicleta.
      Beijos

  20. Ingrid 29 setembro, 2016 at 15:33 Responder

    Oi Mari!!!! Tudo bem? Estou indo para São Francisco em novembro e adorei o passeio de bicicleta para Sausalito….só não sei se tenho resistência fisica!!!!kkkk
    Sabe quantos quilômetros dão????quero voltar de ferry….lógico…kkkk

    bjs,
    Ingrid

  21. jamile 22 setembro, 2016 at 16:27 Responder

    Ola….. estamos amando seu post ! Super completa e muito util !

    Tenho uma duvida, quando pegamos o cabe car e paramos na lombard depois de la seguimos a pé para as próximas paradas ou retornamos e pagamos novamente o cabe car .

    Estou estudando minuciosamente as dicas… se eu tiver mais alguma duvida eu volto para perguntar , tudo bem ?

    Abraço
    Jamile – SP

    • mari vidigal 23 setembro, 2016 at 00:06 Responder

      Oi Jamie,
      Se você tiver um cartão do Muni (que vale pelo dia inteiro) rola subir e voltar ao Cable Car. Se não, vale descer a pé, pq é pertinho!

  22. Bruna 22 setembro, 2016 at 16:15 Responder

    Olá Mari,
    Estou indo a SFO por 5 dias em dezembro e estu usando seu roteiro como referência. De lá irei para Lake Tahoe, Yosemite e Carmel.
    Pode me dar algumas dicas de como adaptar os passeios para o inverno? Vou estar lá entre os dias 11 e 16/12. Estou um pouco em dúvida de que tipo de roupas levar etc.
    Obrigada!
    Bruna

    • mari vidigal 26 setembro, 2016 at 22:27 Responder

      Oi Bruna,
      Td bem?
      A temperatura em San Francisco é sempre fria e muda muito pouco entre os meses do ano. O que sim muda são as possibilidades de chuva que ficam mais altas em dezembro.
      Leve um bom casaco corta vento e um sapato que aguente bem a chuva.
      Quanto aos passeios, se São Pedro colaborar, deve dar para fazer tudo sem grandes dificuldades.
      Beijos

  23. Elisa 14 setembro, 2016 at 19:01 Responder

    Mari, adorei suas dicas. Eu e minha família vamos fazer a viagem São Francisco x San Diego. Vamos chegar dia 08 de outubro de 2016. Eu estou com uma dúvida, será q vc poderia me ajudar?

    1) eu estarei com meus dois filhos pequenos (4 anos e 2 anos). Vc acha q entrar de carrinho (desmontado) no cable car é tranquilo? Tem espaço pra colocá-lo?

    2) Estou pensando em fazer o passeio Golden Gate, Sausalito e mirantes de carro. Vi que você disse que não é complicado estacionar nos mirantes (antes e depois da Ponte). Nesse dia estou pensando em ir a Crissy Fields. Vc sabe me dizer se lá é fácil de estacionar?

    3) no dia que eu fizer a parte Lombard St, Fhishermans Wharf e etc., estou pensando em ir a Alcatraz tb. Vi que o último horário é 3:50PM. Vc acha q vale a pena ou é muito cansativo fazer tudo isso num dia só?

    OBS. chego dia 08/10, mas nesse dia não farei nada. Tenho 09, 10 e 11/10 inteiros na cidade. Vou embora dia 12/10.
    Meu roteiro:
    Dia 1 (09/10 – domingo) – Alamo Square e Golde Gate Park
    Dia 2 (10/10 – segunda) – Lombard St, Fhichermans, Alcatraz
    Dia 3 (11/10 – terça) – Golden Gate de carro, Sausalito, Mirantes e Crissy Fields

    Obrigada desde já!
    Bjs
    Elisa

    • mari vidigal 16 setembro, 2016 at 04:28 Responder

      Oi Elisa,
      Respondendo suas perguntas:
      A) Se o seu carrinho for um carrinho guarda chuva, ele pode ir dobrado junto com o condutor. Dentro do bondinho não tem espaço para a aglomeração de turistas + carrinho.

      B) Crissy Fields durante a semana é relativamente fácil de parar, vá com paciência e não deixe nada exposto no carro. Aliás, não deixe nada exposto no carro em lugar algum.

      C) Com 2 crianças acho uma missão quase impossível juntar alcatraz + o roteiro do dia 1.

      D) No dia 3, inclua uma parada em Marin HEadlands!

      BEijps

  24. Patricia 6 setembro, 2016 at 18:19 Responder

    Oi Mari, tudo bem? Ir para Sausalito de bicicleta em fevereiro, não deve ser muito viável devido ao frio né? Consigo combinar Sausalito e Alcatraz em um mesmo dia?
    Obrigada,
    Bjos

    • mari vidigal 7 setembro, 2016 at 20:39 Responder

      Oi Patricia,
      Dependendo do dia até dá para fazer, mas vá bem agasalhada por causa do vento. Alcatraz + Sausalito de Ferry ou carro acho super viável.
      Beijos

  25. Bia 6 setembro, 2016 at 17:35 Responder

    Oi, Mari, em primeiro lugar gostaria de te agradecer, seu blog é muito bom,mesta me ajudando muito meu planejamento de viagem. Estarei em SF por 3 noites em outubro, e gostaria de seguir o roteiro do bondinho, terminando no Ferry, e gostaria muuuuuito de ir a Sausalito de bike, do jeitinho que vc indicou. O problema número um é que eu desembarco numa quinta, e li que não seria uma boa fazer esses passeios aos finais de semana, certo? Eu teria só a sexta (ou a qui tá à tarde também) pra fazer um deles com mais tranquilidade…qual vc me indica? O segundo é que eu estarei hospedada em Fishersman wharf, vc acha que daria pra inverter a ordem o primeiro passeio sem prejuízo do resultado? E quanto ao clima pra bike, rola em outubro? Super obrigada!

  26. Elaine R. Abade 31 agosto, 2016 at 03:29 Responder

    Olá Mari, primeiramente gostaria de agradecer seu carinho e disposição para compartilhar todo conhecimento e experiência conosco. Preciso muito da sua ajuda. Viajarei sozinha em outubro para Califórnia e ficarei hospedada em Dublin. Seguindo suas dicas vou andar por San Francisco durante uns 3 dias e também por Salsalito e Napa Valley. Além destes locais, gostaria da sua indicação de outros roteiros próximos a Dublin onde posso aproveitar meus dias de viagem….

    Um abraço,

    Elaine

      • Elaine R. Abade 8 setembro, 2016 at 22:30 Responder

        Olá Mari,
        Montei um breve roteiro e gostaria da sua opinião. Vou em outubro e aos finais de semana estarei com meu marido e o restante da semana sozinha. O que acha desta ideia perante sua experiência de tempo de visitação e localização. Você tem ideia de quantos graus costuma fazer neste mês?

        8 sábado chegada – Livre
        9 domingo San Francisco: Union Square (Bondinho), Lombard Street, Ghirardelli Square, Fisherman’s Wharf e Pier 39, Alcatraz (3:50PM)
        10 segunda-feira Walmart, Livermore Outlet
        11 terça-feira San francisco: Union Square, China Town & North Beach
        12 quarta-feira Stanford, Shopping e American Girl
        13 quinta-feira San Francisco – Alamo Square, Golden Gate Park e Bairro de Castro
        14 sexta-feira passeio a Point Reyes
        15 sábado San Francisco: Golden Gate, Bonita Light House, Salsalito, Ferry Building, praça da Levi´s, Pier 7
        16 domingo Napa Valley – Beringer OU Joseph Phelps OU Artesa OU Robert Mondavi
        17 segunda-feira Preparação para volta – Dia livre
        18 terça-feira Volta

        • mari vidigal 12 setembro, 2016 at 00:37 Responder

          Oi Elaine,
          Tem bastante coisa nesse roteiro e vc tem que calcular o quanto vai levar de tempo de Dublin até San Francisco, mas em geral, acho que dá sim para fazer tudo!
          Beijos

  27. Caroline 9 agosto, 2016 at 14:35 Responder

    Oi Mari!! Nossa este post está me ajudando muuuito!! Tenho quase 5 dias em San Francisco… Vou seguir suas dicas para os dois primeiros dias(estaremos de carro..) e no terceiro faremos a primeira opção… Mas minha dúvida é a seguinte… Comprei o City Pass de San Francisco, e queria ver como posso “encaixar” o Exploratorium e o California Academy of Sciences neste roteiro, de forma que eu consiga aproveitar a localização que já estamos…
    Pro primeiro dia é possível encaixar o Exploratorium e no fim do dia o passeio de barco? Se formos de bonde de um ponto a outro pra economizar tempo… O que acha?

    • Caroline 9 agosto, 2016 at 15:38 Responder

      Na verdade estava vendo que talvez seja legal fazermos um misto das 3 opções que nos deu no terceiro e quarto dia… Quero conhecer Union Square, mas também China Town e Golden Gate Park… Meu Deeeus!! Tantas opções!! Kkk

    • Caroline 10 agosto, 2016 at 02:15 Responder

      Vc acha que dá para no dia 2 conhecer Alcatraz de manhã e depois fazer o passeio da Golden Gate Bridge e Sausalito? Estamos de carro…

      • mari vidigal 12 agosto, 2016 at 19:18 Responder

        Oi Caroline,
        Pode ser que fique um pouco corrido – e lembre-se – no verão amanhace nublado e só mais o menos na hora do almoço que o tempo abre, ou seja, para ver a vista de Alcatraz você terá que esperar até a hora do almoço. Mas de carro dá sim! Vai fundo!
        Beijos

        • Claudia 25 outubro, 2016 at 19:52 Responder

          Oi Mari! E se incluir Alcatraz no primeiro dia, entre o Pier 39 e o Ferry Building? Fica mto corrido? Estaremos com uma criança de 3 anos. Bjs!

          • mari vidigal 26 outubro, 2016 at 00:58

            Com uma criança fica sem dúvida corrido. Não sei o pique do seu pequeno, mas talvez vocês tenham dificuldades.
            Beijos

    • Anisia Dias 11 agosto, 2016 at 01:46 Responder

      Oi Mari,
      Estou indo para California no final deste mes e comecei a pesquisar agora sobre a viagem. Por uma feliz coincidência, comecei pelo seu blog (muito bem escrito, por sinal). Eu estou indo com meu marido que irá fazer um treinamento em San Ramon, onde ficaremos hopspedados inicialmente. Nos 3 primeiros dias, ficarei sozinha e meu inglês não é dos melhores para falar e entender. Como estarei hospedada em San Ramon, gostaria que você me desse uma dica de como me deslocar para San Francisco e voltar para San Ramon.
      Desde já, lhe agradeço.

      • mari vidigal 12 agosto, 2016 at 19:10 Responder

        Oi Anisia,
        Td bem?
        Que delicia de treinamento espero que aproveite bastante a região enquanto isso.
        Já viu qual a sugestão de deslocamento do Google Maps? Eu não conheço San Ramon e com meu baby acabou de nascer não vou er tempo de pesquisa e te responder. Mas fica a dica, o Google Maps funciona MARAVILHOSAMENTE bem aqui na Califórnia! #Podeconfiar!
        Beijos

    • mari vidigal 12 agosto, 2016 at 19:22 Responder

      O exploratorium cabe BEM no primeiro dia, mas o barco vai depender da agilidade de vocês.
      Para o primeiro dia eu deixaria o carro guardado no hotel, ele vai atrapalhar mais do que ajudar. São Francisco é BEM chata e um pouco cara de estacionar, veja bem os preços do estacionamento – muitos são cobrados por minutos.
      Beijos

  28. Vivyan Brasil 28 julho, 2016 at 09:43 Responder

    Mari vc arrasa com seus roteiros! Meu marido e eu vamos com nosso filho de 7 anos na primeira semana de agosto para São Francisco e Los Angeles tem dicas sobre o que fazer com crianças em SF? Bjs e Obg por fazer parte dos momentos mais legais da minha vida!! ?

  29. Gladis Rota 21 julho, 2016 at 01:24 Responder

    Oi Mari! Parabéns pelo teu blog! Fantástico! Viajo no início de agosto para São Francisco e não preciso mais nem pensar em planejar nada: teu roteiro vai ser seguido religiosamente. Parabéns tb pela forma atenciosa com que respondes os emails do pessoal. Um abraço e segue viajando sempre!

  30. Henrique 20 julho, 2016 at 11:10 Responder

    Oi, Mari!
    Parabéns pelo site, dentre todos que pesquisei, ele disparadamente é o mais completo e esclarecedor.
    Irei para a Califórnia na segunda semana de agosto e vou seguir boa parte do roteiro proposto principalmente em SF.
    Só estou com receio de um detalhe: vamos dizer que minha condição física não está das melhores (hehehe) terei problemas no passeio de bike pela Golden Gate???

    • mari vidigal 20 julho, 2016 at 23:07 Responder

      Sim Henrique. O passeio é um pouquinho puxado para quem não está acostumado, mas quer saber? Vá assim mesmo! Vá devagar, vá parando, empurre a bicicleta e volte de ferry. No final, vale a pena!
      Beijos

  31. Lia Jacomel 20 julho, 2016 at 04:41 Responder

    Olá Mari,
    Adorei seus posts e estou montando meu roteiro baseado neles.
    Estamos indo para uma viagem de motorhome saindo de Las Vegas.
    Como é a questão de estacionamento para RV’s? Onde poderiamos dormir? Tem camping?
    Andei pesquisando mas nao tem mtas dicas nao!
    Se puder me ajudar agradeço.

    Abs

    Lia

    • mari vidigal 20 julho, 2016 at 23:09 Responder

      Oi Lia,
      Quando fui de RV para Vegas, fiquei só uma noite – em hotel mesmo – e deixei o carro no estacionamento. Para nós fez sentido tirar um dia da estrada para curtir as regalias de um hotel caprichado. Coisa que Vegas tá cheio.
      Ouvi dizer que o Hotel Circus Circus tem algum esquema para dormir na RV, não chequei se é verdade, mas acho que vale a pena vc pesquisar.
      Beijos

  32. Celeste Caballero 13 julho, 2016 at 17:29 Responder

    Meu marido e eu acabamos de voltar de California, passamos 11 dias em San Francisco e Los Angeles.
    Este post e o Los Angeles foram nossos guias.
    A viagem foi maravilhosa e não vejo a hora de voltar.
    Muito obrigada pelas dicas foram sensacionais!!

    • mari vidigal 16 julho, 2016 at 17:53 Responder

      Oi Celeste,
      Feliz em saber que o Ideias na mala te ajudou na viagem!
      Te espero por aqui na próxima?
      Abraços e obrigada pelo carinho

  33. Lucianne Garcez 29 junho, 2016 at 20:19 Responder

    Olá Mari,

    Primeiro parabéns pela página e obrigada pelas dicas.
    Irei passar a minha lua de mel na Califórnia e gostaría de sugestão de bairro para ficar pelo Airbnb. Você teria alguma sugestão de bairro?

    Vamos ficar de 02/09-06/09 em São Francisco e depois descemos de carro parando nos lugares até Los Angeles .

    • mari vidigal 29 junho, 2016 at 21:22 Responder

      Oi Lucianne,
      Em SF veja se encontra algo em Hayes Valley (esse é o bairro que eu mais gosto). Dependendo da localização, North Beach tbm é ótimo (cuidado com subidas e escadas). E Financial District e Union Square tbm são boas pedidas.
      Em LA, eu amo Santa Monica, mas não recusaria algo bem localizado em Hollywood.
      Abraços

  34. Carlos Fernandes 28 junho, 2016 at 23:03 Responder

    Boa tarde Mari
    Estarei em SF com minha esposa e filho nos dias 5, 16, 17 e 18 e nos sites de Alcatraz ja nao ha ingressos. Existe outra forma de comprar?

    • mari vidigal 28 junho, 2016 at 23:29 Responder

      Algumas empresas de turismo bloqueiam bilhetes de Alcatraz para fazer excursões conjuntas. Vale pesquisar algo que vocês queiram fazer e que inclua Alcatraz na parada. 🙁
      Abraços

  35. Pati Ferraz 15 junho, 2016 at 16:53 Responder

    Mari

    vou viajar com duas adolescentes agora no inicio de julho para SF e LA. Alguma sugestão para 14 e 16 anos?
    Vou fazer o passeio de bike pela Golden Gate, fazer a sua sugestão do percurso Bondinho, Pier 39 e Ferry. Fico 4 dias no total em SF
    Queria ir para Alcatraz mas nao consegui ticket 🙁
    obrigada!
    bjo
    Pati

    • mari vidigal 15 junho, 2016 at 21:56 Responder

      Oi Paty,
      Acho que as adolescentes vão curtir bastante o passeio de bike.
      Um programa que eu adoro é fazer picnic nos parques da cidade, e passear pelas lojinhas de Mission ( a Valencia Street é bem bacana) e de Ashbury Heights.
      Aproveitem a viagem,
      Beijos

  36. Larissa 7 junho, 2016 at 03:35 Responder

    Oi Mari, tudo bom?
    Estou indo para são francisco em dezembro, para passar o ano novo.
    Adorei sua sugestão de roteiro para segunda feira, porám fiquei um pouco preocupada com os horários, porque o market na Ferry Building fecha as 6pm. Quais os horários mais ou menos são os planejados por você nesse dia?
    Obrigada!

    • mari vidigal 8 junho, 2016 at 22:07 Responder

      Oi larissa,
      Ainda tá um pouco cedo para saber os horários do dia 31 de dezembro. Me lembra mais para frente que te ajudo a pesquisar. O que sim se é que rola uma queima de fogos legal na Bay Bridge (que fica pertinho do Ferry Building)
      Abraços

  37. Roberta 24 maio, 2016 at 03:02 Responder

    Oi Mari,

    Tudo bem?

    Como seria viajar pela Califórnia com meu cachorro? Eu viajo muito com ele pelo Canadá e algumas partes dos EUA. Sei que a Califórnia é super pet friendly, mas seria possível entrar nos museus, mercados e alguns restaurantes com ele? Obrigada,

    Roberta.

    • mari vidigal 24 maio, 2016 at 16:05 Responder

      A Califórnia é SUPER pet Friendly. Muitos restaurantes pet Friendly, especialmente os que tem área externa. Quanto a museus e mercados, não tenho certeza.
      Hotel pet Friendly é o que não falta 😉
      Beijos

  38. adriana dos santos saldivar 23 maio, 2016 at 15:58 Responder

    Oi Mari,
    Tudo de bom esse blog, obrigada. Embarco amanhã para SF, pela primeira vez, e estou amando suas dicas. Se puder dê uns pitacos no meu roteiro:

    24/5 – embarque GRU – SF
    25/5 a 29/5 – SF (pretendo fazer o seu roteiro de 4 dias beeeeem devagar, para curtir a cidade, Bike, pic nic)
    30/5 a 1/6 – Yosemite ( mega ansiosa – consegui 2 diárias no Yosemite lodge)
    2/6 – SF
    3/6 – bate e volta para NAPA
    4/6 – compras (deixei para o último dia mesmo de propósito, vou seguir seu roteiro pela union square)
    5/6 – retorno para o Brasil

    Não quis entupir minha viagem de descanso com LA ou HW1. um dia eu faço…
    Meu foco é curtir a cidade, natureza e desligar o telefone brasileiro rsrs

    beijo,
    Adriana

    • mari vidigal 23 maio, 2016 at 17:46 Responder

      Oi Adriana,
      Que delícia de roteiro! Ritmo delicioso e semi pressa. Como tem que ser!
      Vc está vindo numa época ótima!
      Curta bastante!
      Beijos

    • adriana dos santos saldivar 14 junho, 2016 at 20:15 Responder

      Oi Mari,
      Ameeei SF e segui mesmo seu roteiro. Adoramos o Market e o Golden Gate Park. Fomo também ao MOMA e 2 dias em Yosemite (by train + bus).
      Depois de 10 dias me senti quase uma local andando de BART e MUNI numa boa.
      Maio e junho são meses ótimos para visitar SF, com dias muito ensolarados.
      Muito obrigada pelas dicas no blog. Foi tudo ótimo!
      Boa sorte com seu bebê, ser mãe é a melhor viagem da vida! Fica a minha dica pra vc!
      beijos

      • mari vidigal 14 junho, 2016 at 22:28 Responder

        Que fofa Adriana!
        Fiquei mega curiosa para saber mais detalhes sobre a viagem de trem ao Yosemite e tomei a liberdade de te enviar um email!
        Feliz que pegou um bom tempo, junho é de lua, as vezes é fantástico e as vezes é bem nublado!
        Beijos

  39. Sandra 29 abril, 2016 at 04:31 Responder

    Mari, seu blog é demais, parabéns….Uma pergunta: no passei do dia 2, Golden Gate Bridge, você acha que podemos conciliar indo até o Muir Woods?
    Estaremos fazendo a trip de Moto, acha que fazer esse passeio de moto é tranquilo? falo em relação ao transito….estacionamento…pensei ir até o Muir Woods, voltar e comer em Sausalito…e retornar para SF.

    Se puder dar sua opinião, obrigada!!

    Sandra

    • mari vidigal 3 maio, 2016 at 18:18 Responder

      Oi Sandra,
      Muita gente faz esse passeio de moto, então acho tranqüilo sim. Vale só lembrar que o acesso para Muir Woods é repleto de curvas e que o passageiro pode enjoar.
      Dá sim para fazer Muir Woods e Sausalito num dia, vá feliz!
      Beijos

  40. Tanara 27 abril, 2016 at 02:44 Responder

    Oi Mari…
    Lindo demais o seu roteiro. Parabéns!
    Vou a San Francisco em agosto (7 dias!) e usei todas as suas dicas para montar meu roteiro. Mas tenho uma dúvida que você pode certamente me dizer: domingo é um bom dia para o passeio de bike pela Golden Gate? Queria encaixar neste dia, pois é certo que não conseguirei fazer mais muita coisa depois – e queria aproveitar os dias úteis em locais que correm o risco de estar fechados no domingo.
    Obrigada antecipadamente! <3

    • mari vidigal 3 maio, 2016 at 18:26 Responder

      Oi Tanara,
      Acabei de receber um comentário de uma leitora comentando sobre a experiência dela no domingo – veja aqui na caixa de comentários.
      Como a ponte fica MUITO cheia de turistas durante o final de semana, o lado esquerdo da ponte é fechado somente para bicicletas e ela achou um pouco de loucura passear em meio aos ciclistas mais velozes.
      Eu que estou BEM acostumada a andar de bicicletas não tive esse problema, mas acho que é um ponto que vc tem sim que considerar!
      Beijos

      • Tanara 4 junho, 2016 at 00:08 Responder

        Oi Mari…
        Obrigada pela dica! Vou passar o passeio para sexta-feira de manhã, antes do povo tomar a Golden Gate, hehe.
        Mais uma vez, DE-MAIS seu roteiro. Vou seguir praticamente tudo (incluindo Alcatraz à noite!!!!)
        Beijos 🙂

  41. Julio Gomes 20 abril, 2016 at 13:14 Responder

    Mari, gostaria de te parabenizar por todos os posts de San Francisco. Todos bastante detalhados, com fotos, descrição dos acessos, transporte público, preços (oq é super raro), além de serem super divertidos e bem escritos!

    Estou planejando a minha viagem a 6 meses e o seu blog foi a minha bíblia para criar o meu roteiro. Por isso, quero te agradecer muito por compartilhar todo esse conhecimento. Estou embarcando hoje, muito mais bem informado, tranquilo e confiante, graças a vc e ao seu blog.

    Espero que continue sempre nos brindando com seus post dos mais diversos destinos. Abs!

  42. Ana Cris 18 abril, 2016 at 23:45 Responder

    Que roteiros detalhados!!! já estou viajando antes!!!! Amando!!!!
    Chegaremos em julho dia 14 e ficaremos até segunda dia 18 no Hilton na Union Square. ( 1/2 dia da chegada + 3 dias inteiros)
    Detalhe eu e marido com duas crianças de 9 e 7 anos!
    Estou pensando chegar pela Golden Gate, como estaremos de carro vindo de Napa Valley, e na tarde de checkin ( será uma quinta feira) passear por perto da Union Square.
    no dia seguinte: fazer p passeio para Alcatraz logo cedo (8:45) e depois voltar e almoçar pier e passear por perto, fazendo o seu roteiro do 1o dia 😉 na parte da tarde….
    no sábado fazer o seu roteiro de cruzar a ponte Golden Gate de bike até Sausalito ( alugaremos uma bike tag a long imagino q tenha né?) . Aqui na volta encaixo Exploratorium e visita ao Palace of Fine Arts??? será viável???
    no domingo ir no California Academy os Sciences ( imagino ser passeio de dia todo né??) e Golden Gate Park…
    na segunda checkout e ir em direçao aquario Monterey.. e rota 1….
    Muito corrido???
    Beijos e obrigada pelos detalhes!!!

    • mari vidigal 19 abril, 2016 at 22:24 Responder

      Tá corrido, sem dúvida. Acho que os pequenos vão cansar. Mas você pode tentar e ir adaptando conforme o ritmo da família de vocês.
      Afinal, uma das graças de viajar é ter a possibilidade de mudar de ideia e de planos no último muito.
      Vocês vão adorar a cidade.
      Beijos

    • mari vidigal 12 abril, 2016 at 23:51 Responder

      Pergunta difícil Gabriela.
      Já tentou Air Bnb? Todos os que testei e recomendo ficam na Union Square e não são baratos.

  43. Thais Constancio 6 abril, 2016 at 19:54 Responder

    OI! primeiramente, gostaria de agradecer pelo otimo roteiro!
    gostaria de saber se da para usar o clipper card tambem no bondinho Powell-Hyde ou se so da para usar nos onibus e no ferry…

  44. Vitor 1 abril, 2016 at 18:17 Responder

    Excelente dicas Mari!
    Uma dúvida, você acha que dá pra fazer os passeios que você indicou no dia 1 e mais Alcatraz saindo às 3:50 PM? Ou fica muito corrido?

    • mari vidigal 2 abril, 2016 at 18:39 Responder

      Oi Victor, acho que fica MUITO corrido. O dia 1 já é BEM intenso.
      Depois me conta como foi e como ficou seu dia com Alcatraz?
      Beijos

  45. Felipe 29 março, 2016 at 11:26 Responder

    Oi Mari, Tudo bem? Estou planejando minha lua de mel que será em maio deste ano. O blog tem me ajudado de mais.
    Pensei em um roteiro para o primeiro dia, mas não sei se vai dar tempo de fazer tudo…Pode me ajudar?

    Saida do Hotel – Vertigo
    Café da Manha – han’s coffee shop
    Ir a pé até a Union Square
    Pegue a linha Powell – Hyde
    Parada na Lombard Street
    Descer até a Ghirardelli Square – Milk Shake
    Fisherman’s Wharf
    Pier 39
    Coit Tower
    Praça Levi´s
    Pier 7
    Ferry Building – almoço
    Retorno ao Hotel Vertigo – a pé pela Rua do Dragon Gate
    Saida do Hotel – Vertigo
    Cruzeiro da Red And White
    Retorno ao Hotel – Vertigo

    Mais uma vez Obrigado pelas dicas e informações.
    Um abarço.

    • mari vidigal 29 março, 2016 at 23:46 Responder

      Oi patricia,
      Tive que pensar um pouquinho antes de responder sua pergunta.
      Enquanto a cidade é super adaptada para cadeira de rodas (todos os lugares tem rampa, inclusive os ônibus), há uma parte da cidade repleta de ladeiras inclinadas que podem ser um empecilho para um andador.
      A parte mais turistica de San Francisco é plana e você não deve ter grandes dificuldades.
      Beijos e se vier me conte o que achou?

  46. Noemi 25 fevereiro, 2016 at 04:55 Responder

    Oi Mari,

    Estarei chegando em San Francisco no dia 05 de março. Adorei suas orientações e roteiros, mas como ainda não reservei hotel, vc poderia dar alguma sugestão em relação a esse topico. Fico aguardando, pois tenho urgência.

    Abraços,

    Noemi Cordeiro

    • mari vidigal 28 fevereiro, 2016 at 18:24 Responder

      Oi Noemi,
      Hotel é algo tão pessoal, e o budget varia muito de viajante para viajante né?
      Eu pessoalmente gosto da Union Square ou Yerba Buena, e dois hotéis que recomendo são o Westin St Francis e o Mariott Marquise.
      A região do Fisherman’s wharf tem hotéis mais em conta tipo Hollyday in. É um cantinho um pouco turístico d+ para meu gosto pessoal, mas não deixa de ser boa pedida.
      Beijos

    • Edomir Oliveira Jr. 6 março, 2016 at 15:43 Responder

      Oi Mari,

      Eu e minha esposa passaremos 5 dias dias em San Francisco comemorando nossas Bodas de Prata e achei seu guia da cidade sensacional. Parabéns! No dia das nossas Bodas pensei em jantar no Sutro’s do Cliff House. O que você acha? Tem alguma outra sugestão?

  47. Paula 19 fevereiro, 2016 at 01:02 Responder

    Olá Mari! Quais dias do roteiro você acha melhor encaixar no final de semana? Chego em São Francisco numa sexta feira de março e saio na quarta. Por causa de trânsito, lotação, onde fica mais animado, essas coisas, quais passeios vc acha mais adequados para sábado e domingo? No domingo o comércio e as atrações principais costumam fechar? Pensei em fazer domingo Muir Woods + Sausalito ou Golden Park, o que acha?
    Obrigada!!

  48. Polyana 15 fevereiro, 2016 at 15:04 Responder

    Olá Mari!
    Descobri o seu site e estou encantada! Muito bacana! Parabéns!
    Preciso de uma ajuda! Comprei uma passagem pela promoção/erro da American, primeira classe, ida e volta por R$ 1.084,00 com as taxas para São Francisco! Estou indo em junho/16, vou ficar 23 dias. Vou ficar na casa de um amigo, mas não tenho noção de quanto devo levar. Ainda mais agora, com o dólar a R$ 4,00!! É a minha primeira vez nos EUA. Queria fazer passeios básicos. Não sei se vou conseguir ir pra LA ou Vegas. Acho que vai encarecer muito.. vc pode me dar uma noção de quanto eu vou gastar por dia? Contando com alimentação, passeios, transporte etc? Eu sei que é uma pergunta difícil. Mas, realmente não tenho noção! Eu não ligo de comer fast food, mas pelo menos 1 vez no dia, quero comer algo mais “forte”, tipo comida mesmo. Ahh detalhe, esse meu amigo mora em Oakland.. então eu queria conhecer as 2 cidades e algo que tenha nas redondezas.. HELP ME! Obrigada 😉

    • mari vidigal 15 fevereiro, 2016 at 17:36 Responder

      Oi Polyana,
      A pergunta é bem difícil mesmo porque gastos variam muito de pessoa por pessoa.
      Oakland – E Berkeley (alí do lado, são uma delícia e você poderá aproveitar bastante estas duas cidades).
      -Transporte: 10 x dia (tem dia que vc vai gastar menos e dia que vc vai gastar mais) – Recomendo que num dos dias vx alugue carro para fazer um bate e volta para Monterey ou Napa Valley ( ou os dois). Buscando com antecedência, vc aluga carro por 20 dólares + Gasolina.
      -Comida: Com 10-12 dá para comer um refeição num lugar econômico. Sanduíche custa metade. Veja dicas de lugares BBB nesse post.
      – Passeios: San Francisco tem muita coisa legal grátis e vários dias para visitar museus grátis use e abuse desses programas para baratear seu custo.Fora isso, com 20 por dia deve dar para se divertir bem.
      Assim, calculo que com 50 por dia (e se vc encomiar até menos) dê para aproveitar BASTANTE a região.
      Beijos

    • Adriana Saldivar 13 fevereiro, 2016 at 19:01 Responder

      Oi Mari, tudo bem?
      Estou amando ler seus roteiros e suas dicas, obrigada.
      Vou para SF no final de maio e ficarei 9 dias, sendo 2 em yosemite (consegui uma diária no Yosemite lodge at the falls!!!!! – 8 meses de antecedência). Pretendo seguir seu roteiro com mais calma e curtir mais a cidade. Não vou alugar carro, só bike e à pé mesmo. Perguntinha: tem alguma indicação de como eu posso chegar em yosemite? Alguma empresa privada faz o transporte, já que de trem ou ônibus eu vou perder muito tempo para chegar lá… Posso voltar na boa de trem, mas queria aproveitar muito o parque sem o stress de dirigir.
      Beijos,
      Adriana

      • mari vidigal 15 fevereiro, 2016 at 18:28 Responder

        Oi Adriana,
        Uma alternativa cara, porém viável seria contratar um motorista para te levar. O Pessoal do Hotelcaliforniablog.com oferece esse serviço.
        Agora olhando os horários do ônibus vi que há uma empresa que sai as 6:45 da manhã e chega no Yosemite às 13:45. Não me parece ruim.

        Beijos

  49. Juliana 28 janeiro, 2016 at 22:53 Responder

    Oi!! Tudo bem?!
    Em Agosto vou fazer o roteiro LA-Mammoth Lakes-Yosemite-Napa-São Francisco-LA pela primeira vez e estou AMAAANDO as suas dicas!! Meu roteiro está super baseado nos seus posts!!
    Só queria mais uma dica que não achei.. Eu me formo no final desse ano e queria saber se você conhece alguma loja de vestidos de formatura por lá.. Algo que valesse a pena esperar até Agosto pra comprar.. Tem alguma? Algum site pra eu ir vendo?
    Obrigada!! Beijos, Juliana.

    • mari vidigal 30 janeiro, 2016 at 03:57 Responder

      Oi Juliana,
      Com o dólar a 4 não sei o quanto vale a pena, mas tem muita coisa legal em SF.
      Uma loja que eu sempre recomendo para vestidos com bons preços é a David’s Bridal. Deusa olhada nos vestidos de madrinha. Minha irmã compro um na formatura e todo mundo amou.
      Beijos

  50. josiane Santos 21 janeiro, 2016 at 03:08 Responder

    Olá Mari,estou planejando uma viagem para California,gostaria de conhecer San Francisco,San Diego,Los Angeles,Las Vegas. Estou buscando o melhor ponto de chegada p/ partir as outras cidades,tenho 15 dias ou em dezembro ou janeiro,qual melhor mês? vale a pena fazer tudo de carro após o ponto de chegada?
    Me ajude por favor!

    • mari vidigal 21 janeiro, 2016 at 05:25 Responder

      Oi Josiane,
      Tudo bem?
      Recomendo começar o roteiro de San Francisco e ir descendo até San Diego. Veja várias sugestões de roteiro – completinhas – na Califórnia nesse post.
      Tanto Dezembro quanto Janeiro são estações de chuva e frio na Califórnia, mas Dezembro costuma ser um pouco mais seco ( menos frio que janeiro). Eu viria em dezembro. [Claro que se der para segurar a viagem até Março/ abril você vai aproveitar muito mais.
      Beijos

  51. Daniela 16 janeiro, 2016 at 14:34 Responder

    Oi, Mari, tudo bem?
    Estive na Califórnia agora em Janeiro (já te escrevi sobre o brownie de Beverly Hills) e os seus roteiros e suas dicas foram fantásticas! Confesso que nunca fui muito fã de roteiros de x dias “prontos”, mas os seus estavam tão impecáveis (em todos os detalhes) que foi difícil não segui-los! Além disso, a linguagem é muito adequada, tudo muito bem explicado. Enfim, escrevo mais para parabenizá-lá pelo blog como um todo e destacar o passeio de bicicleta por SF (passando pela Golden Gate Bridge e Sausalito) e o restaurante indicado em Cambria (Highway 1) – o primeiro, imperdível! Sobre o segundo: que lugar fofo e que comida deliciosa!!!
    Beijos e até a próxima!

    • mari vidigal 25 janeiro, 2016 at 23:55 Responder

      Eba!
      Que delícia de comentário! Obrigada por deixar uma blogueira (SUPER) feliz.
      Fico feliz em ter ajudado e te espero aqui na sua próxima viagem!

  52. Beatriz 11 janeiro, 2016 at 20:20 Responder

    Oi Mari,
    eu queria registrar que estive em San Francisco com uma amiga por 3 dias em dezembro de 2015 e amei suas dicas. Seguimos seu roteiro 1 e 2 e foi sensacional. Decidimos não visitar os museus porque a temperatura estava ótima e a cidade é bem legal para andar. Tudo valeu a pena, com exceção do pier 39 que eu achei uma porcaria, desculpe, parece um shopping num pier, mas achei mesmo legal sua dica do pier 9 que é onde tem gente pescando e parece que moradores da cidade. Amamos Mission, andamos de bondinho, comemos onde vc sugeriu. Para quem conhece outras cidades com bairros asiáticos, não achei a de S. Francisco grande coisa, mas valeu.
    Suas dicas são preciosas e espero poder usar seu site num outro momento. Estou querendo ir pra Croácia e já li o seu post. Vc já foi a Torres del Paine?
    Muito obrigada!
    Beatriz

  53. Emanuelle 7 janeiro, 2016 at 00:18 Responder

    Ola Mary, tudo bem? Estamos indo para São Francisco final de janeiro… estaremos em uma turma grande (22 pessoas) vamos ter 2 dias inteiros para passear em São Francisco. O que você nos sugere, pois é pouco tempo…. e ainda com crianças…. aquele passeio no ônibus que para nos principais pontos… vc acha que seria interessante para o primeiro dia? Obrigada

    • mari vidigal 10 janeiro, 2016 at 17:44 Responder

      Oi Emanuelle,
      Num grupo tão grande acho que o ônibus pode não ser a melhor alternativa. Dificilmente vocês todos conseguirão lugar na parte externa do ônibus. Com dois dias e crianças eu faria:
      Dia 1: Pegue um Muni até o Fisherman’s Wharf, visite a região, o Pier 39 e volte até a Orla até chegar no Embarcadeiro e no Fery Bulding. O Exploratorium pode ser uma boa dica para vocês.
      Dia 2: Eu dedicaria a um passeio caprichado pelo Golden Gate Park incluindo a Academy of Science. Ficaram faltando a Golden Gate Bridge, e uma forma legal de visit-la em grupo é fazer o passeio de barco que sai do Pier 39 e a Lombard Street (se vcs todos tiverem paciencia de esperar na fila do bondinho, é algo divertido tanto para as crianças quanto os adultos).
      Boa viagem e qualquer coisa é só gritar!
      Mari

  54. Aline 22 dezembro, 2015 at 17:41 Responder

    Oi Mari,

    Gostei muito do seu post e está me ajudando bastante…mas infelizmente eu só vou ter 2 dias completos em São Francisco.

    Vou em Abril/2016 e queria sua opinião no meu roteiro que estou fazendo me baseando no seu:

    – Chegamos na quinta-feira final da tarde por volta das 18h, pelas dicas acho que seria melhor ir até o hotel na Union Square via BART certo? Como estaremos vindo de Los Cabos e vamos estar descansados estou programando um passeio noturno pela lojas da Union Square e Macy’s…..

    – Depois fico sexta e sábado os dias inteiros, e estava pensando em seguir as suas dicas do dia 1 e 2, mas quero incluir o passeio noturno de Alcatraz e ai que estou com uma super dúvida, seria melhor tentar incluir isso no Dia 1 ou no Dia 2?

    Alguma sugestão?

    Porque no dia seguinte Domingo vamos pegar o carro e iniciar nosso trajeto até Monterey.

    Obrigada,

    Aline

  55. Santiago Edo 13 dezembro, 2015 at 02:07 Responder

    Oi Mari, uma dica bacana pra almoçar em Sausalito é o Scomas. A salada de atum é a melhor que já provei. Em Carmel jantamos no Yafa, super astral e ótima comida! Em SF adoramos o Burma Superstar, se vc não conhece, vale a pena – comida Birmanesa, super diferente, mas uma delícia. Finalzinho de Fev2016 estamos indo de novo e estou bem curioso pra conhecer o Dosa. Parabéns pelo blog! Mão na roda!!!

    • mari vidigal 13 dezembro, 2015 at 17:26 Responder

      Oi Santiago,
      Tudo bem?
      Conheço o Burma de longa data e amo de paixão. Estou para escrever sobre ele, mas ainda não consegui tirar o post do papel. Quanto ao Scoma’s, tá aqui nesse post. Em fevereiro, caso volte para Sausalito, posso te dar um sugestão diferente? O Le Garage, francesinho delicioso e bem descontraído.
      Depois me conta o que achou!
      Beijos e obrigada pelas sugestões.
      Mari

  56. Mirtes 10 dezembro, 2015 at 22:54 Responder

    Parabéns pelo site! Sua linguagem é bem clara, simples e objetiva. Vou segui seu roteiro para o final do ano. Terei 7 dias por lá. Sucesso!!!

  57. Tati 1 dezembro, 2015 at 12:55 Responder

    Olá Mari!
    Seu roteiro é fantástico! Estou indo dia 04/12. Você teria esse roteiro em PDF para que eu possa imprimir? Se puder enviar para meu email ficarei muito feliz! Obrigada! Bjim 🙂

  58. Aline 30 novembro, 2015 at 18:00 Responder

    Oi Mari,

    Gostei muito do seu post e está me ajudando bastante…mas infelizmente eu só vou ter 2 dias completos em São Francisco.

    Vou em Abril/2016 e queria sua opinião no meu roteiro que estou fazendo me baseando no seu:

    – Chegamos na quinta-feira final da tarde por volta das 18h, pelas dicas acho que seria melhor ir até o hotel na Union Square via BART certo? Como estaremos vindo de Los Cabos e vamos estar descansados estou programando um passeio noturno pela lojas da Union Square e Macy’s…..

    – Depois fico sexta e sábado os dias inteiros, e estava pensando em seguir as suas dicas do dia 1 e 2, mas quero incluir o passeio noturno de Alcatraz e ai que estou com uma super dúvida, seria melhor tentar incluir isso no Dia 1 ou no Dia 2?

    Alguma sugestão?

    Porque no dia seguinte Domingo vamos pegar o carro e iniciar nosso trajeto até Monterey.

    Obrigada,

    Aline

    • mari vidigal 25 janeiro, 2016 at 23:45 Responder

      Oi Aline,
      Jurei que tinha respondido esse comentário. Desculpa que escapou.
      Eu incluiria já no primeiro dia, junto com o passeio pelos piers. Vai ficar corrido, mas dá.
      Beijos

  59. Babi Almeida 24 novembro, 2015 at 22:21 Responder

    Oi, Mari!
    Vou para a California em janeiro e estou amaaaaando as dicas! Aproveitando que você é super atenciosa e responde TODAS as dúvidas, vou mandar a minha.. Irei me hospedar em Napa antes de chegar em San Francisco e pensei em ir pela Golden Gate, parando em Sauslito. Tenho duas dúvidas. A primeira é: é seguro e tranquilo estacionar por lá, mesmo com malas dentro do carro?
    E a segunda: os mirantes que você disse só tem entrada no sentido SF-Sauslito ou no sentido inverso também dá pra parar?
    Beijos e obrigada desde já! 🙂

    • mari vidigal 25 novembro, 2015 at 18:16 Responder

      Oi Babi,
      Se as malas estiverem completamente escondidas, eu arriscaria. Caso contrário você pode ter problemas com vidro quebrado. Existem entradas nos dois sentidos (para os mirantes) é só ficar atenta a saída (o GPS ajuda ;))
      Beijos
      Mari

  60. Lilia 15 novembro, 2015 at 16:31 Responder

    Mari cheguei ontem de San Francisco. Segui suas dicas à risca, até imprimi alguns detalhes para não esquecer de nada. Foi uma viagem incrível! Obrigada!!!

  61. Simone 7 novembro, 2015 at 22:28 Responder

    Oi Mari,
    Amei o seu post sobre SFO, estou indo em 03 dias e um bocado ansiosa.
    Com a alta do dolar e pergunta que não cala é: quantos dolares por dia, em media, irei gastar. A viagem não foi planejada, logo estou indo em cima da hora, com não tanto dinheiro assim…

    O que você recomendaria, além dos cartões de crédito claro… Que prefiro não usar justamente pelos impostos e cambio muito instável.

    Obrigada,
    espero ansiosa.

    Bjs

    • mari vidigal 8 novembro, 2015 at 03:49 Responder

      Oi Simone;
      Tudo bem?
      É difícil falar exatamente o quanto vc vai gastar. Tudo depende dos seus hábitos, e do que vc pretende visitar. De qualquer forma planeje pelo menos uns 50-70 dólares por dia (sem contar a grana do hotel). Vai ser um pouquinho apertado, mas dá 😉
      Aqui no blog tenho dois posts que vão te ajudar:
      A) uma lista de atividades gratuitas
      B) onde comer bem e barato em SF

      (Como estou respondendo do celular, não consigo acrescentar o link 🙁 – mas procure dentro dos posts de SF)
      Beijos e qualquer coisa, grite 😉
      Mari

  62. Jane 6 novembro, 2015 at 20:08 Responder

    Olá Mari, tudo bem? Simplesmente amando estes posts sobre SanFra..
    Preciso da sua ajuda: iremos em janeiro com filhos. sogra, mãe, enfim…devido aos hotéis estarem bem caros na região da Union Square, ficaremos hospedados em um hotel próximo ao aeroporto e, teremos que alugar carro. Quero seguir seu roteiro. Alguma sugestão de como viabilizar isto, pois estacionar em San Francisco é bemmm caro, né? Muito obrigada!
    Beijinho e Parabéns por esta delícia de blog.

    • mari vidigal 11 novembro, 2015 at 17:51 Responder

      Oi Jane,
      Áreas mais afastadas do centro (ex. Golden Gate Park e Ponte Golden Gate) tem estacionamento farto na rua. Vai dar trabalho de estacionar, mas sai baratinho. Só não esqueça de ler bem as placas e restrições para não ser guinchada. Acontece MUITO.
      No centro eu uso um app chamado Park Me que indica os estacionamentos mais baratos de cada área. No Pier 39, veja como conseguir estacionamento grátis nesse post.
      Beijos

  63. Inês 5 novembro, 2015 at 12:05 Responder

    Oi Mari,

    Adorei o seu roteiro para visitar San Francisco! Muito bem explicado, com certeza vou segui-lo.
    Estou planejando férias para a Califórnia em Outubro/2016 e já estou olhando hotéis etc. Tenho algumas perguntinhas básicas:
    1) Quais são as opções de bons trajetos São Paulo – San Francisco?
    2) Como é o Clima em São Francisco em meados de Outubro?
    3) Você tem sugestões de hotéis não muito caros e que ainda são legais em termos de localização?
    4) É possível seguir o seu roteiro de 5 dias sem alugar carro? Eu penso em pegar carro aí somente quando deixar SF para fazer a Highway 1.

    Abraços,

    Inês

    • mari vidigal 11 novembro, 2015 at 17:54 Responder

      1) O melhor de todos é o novo vôo da Copa Airline via Panamá. Voar American ou Corean Air Lines via LA tbm é bom.
      2) O melhor do ano. Frio (leve casaco) mas perfeito para fotos. Como é ´poca de convenções reserve hotel com MUITA antecedência para não pagar uma facada.
      3) To preparando um post sobre o assunto, volto de dia 18/jan. Vou escrever depois disso. (Sorry)
      4) Sem dúvida! Alías, bem melhor ficar em SF sem carro. 🙂

      Abraços e qq coisa é só gritar
      Mari

    • Fernanda 22 novembro, 2015 at 00:37 Responder

      Inês,
      Estava pesquisando para escrever novos artigos sobre San Francisco e quando li suas perguntas não resisti e por isso vou dar pitaco tbm.. rs!! San Francisco é uma cidade super delícia você vai amar acho que se você escolher um hotel bem localizado não precisa de alugar carro, talvez o que você ia gastar com estacionamento e aluguel de carro se por na ponta do lápis talvez valha o investimento em um hotel mais bem localizado. Quando fiz essa viagem em abril do ano passado, passei 14 dias entre San Francisco, Higway 1 até San Simeon e Yosemite e depois voltei para San Franscio. Fiquei hospedada em dois hotéis, um na Union Square outro em Fisherman´s Whalf e a localização fez toda diferença, do meu ponto de vista o carro ia atrapalhar mais que ajudar, peguei o carro só para descer a costa. Consegui fazer todos os passeios por lá andando a pé, pegando ônibus, táxi e o Bondinho que apesar de caro é super gostoso de andar. Meu roteiro tava mais ou menos parecido com o do Mari diferença que eu fiz em mais dias. Se você curtir vida noturna tenho um pub super maneiro para indicar que tem Duelo de Piano.

  64. Juliana 3 novembro, 2015 at 01:17 Responder

    Oi Mari, amei o seu post!!!

    Estarei em SF do dia 27/12 ao dia 31/12/2015. Vou seguir a dica dos dois primeiros dias e o ultimo quero conhecer Napa Valey.
    No dia 27 chego às 16 hrs em SF – o que vc sugere fazer esse dia?!?

    • mari vidigal 11 novembro, 2015 at 17:56 Responder

      Dar uma geralzona pela Union Square é uma opção, outra é aproveitar para conhecer um dos bairros mais descolados, Mission ou Castro.
      Beijos

  65. Nathalia 26 outubro, 2015 at 07:33 Responder

    Ola Mari!! Td bem?

    Eu simplesmente amei seu roteiro!!!!! Muito detalhadinho, bem do jeitinho que eu gosto! =D
    Tenho uma pergunta.. no 1o dia, tem como fzr esse trajeto ao contrario? Eu amei demais a sugestão de refeições mas nao sei se consigo comer um sundae com borwnie de manha e antes do almoco hahah! Dai pensei de ir pra regiao do market na hora do almoço e vir voltando…. O que acha? eu vou estar em SF por volta do dia 10 de janeiro.
    Obrigada,
    Nathalia

    • mari vidigal 26 outubro, 2015 at 23:27 Responder

      Oi Nathalia,
      Inverter a ordem tem um probleminha: pegar a fila do bondinho cheia.
      Deixe seu sorvete para tomar no Ferry Building, garanto que você não vai se decepcionar 😉
      Beijos

  66. Livia 24 outubro, 2015 at 15:42 Responder

    Oi Mari, tudo bem?
    Iremos a SF em novembro e estou com dúvida em relação ao trajeto do bairro Castro até o Twin Peaks.
    A linha de ônibus ainda é a 18? Pq dei uma olhada no site do MUNI e não consegui localizar essa linha.
    E para voltar de do Twin Peaks podemos pegar a mesma linha de volta ao bairro Castro e jantar em um dos restaurantes que vc indicou?

    Obrigada! Bjs
    Lívia

    • mari vidigal 24 outubro, 2015 at 17:03 Responder

      Oi Livia,
      Td bem?
      Comi bola… a linha correta é a 37 e sim, ela vai e volta ao Castro 🙂
      Já corrigi o post, e na dúvida, acesse o mapa (link no post) com mais opções de rota.
      Beijso

    • mari vidigal 10 outubro, 2015 at 08:31 Responder

      Oi Ana,
      Demorei para te responder porque fiquei aqui pensando…
      Mas na real, tenho zero de sugestões para você.
      Vou perguntar para umas amigas que moram por lá e se descobrir algo legal te retorno, tá?!
      Beijos e obrigada pela visita

  67. Maria Paula 30 setembro, 2015 at 03:02 Responder

    Oi Mari!
    Demos uma “conversada” hoje no instagram.
    Estou indo com meus pais para a California daqui 3 semanas e temos dúvidas em relação ao uso do celular.
    Ano passado tomamos um “tufo” em Nova York usando nossos celulares do Brasil mesmo, então não queremos cometer o mesmo erro de novo.
    Tens alguma sugestão para nós? Nosso uso seria preferencialmente de internet mesmo, por causa do GPS.
    Estou adorando o blog e organizando a viagem sempre consultando teus roteiros!
    Obrigada por compartilhar essas maravilhas conosco!
    Beijos

    • mari vidigal 30 setembro, 2015 at 21:06 Responder

      Oi Maria Paula,
      Obrigada pela visita!
      Antes do Dólar ir para a casa dos 4, minha recomendação era comprar um chip pré pago da TMobile (custa entre $50 e $60 dólares por mês com ligações e internet ilimitada). Agora, já não sei se essa é a alternativa mais em conta.Dê uma olhada no chip da Travel Mobile, vários blogers de viagem usam e recomendam, eu nunca testei.
      Aproveitando o gancho do Insta, se ainda der tempo de mudar, eu faria a Highway 1 em pelo menos 3 dias. Dois é MUITO pouco e muito cansativo.
      Beijos e qq coisa, estou aqui!

  68. Beatriz 15 setembro, 2015 at 20:35 Responder

    Oi Mari, tudo bem?
    Estou indo pra SF em 1 de dezembro com uma amiga. Adorei seus roteiros, certamente vou usar, mas eu gostaria de saber o que vc recomenda de museus. Como vai fazer frio e eu gosto muito de museus, pode ser uma boa opção no inverno.
    muito obrigada
    abs
    Beatriz
    (vc é de SP?)

    • mari vidigal 15 setembro, 2015 at 20:43 Responder

      Oi Beatriz,
      Boa pergunta!
      Meu preferido é o Legião de Honra. Tm adoro o De Young.
      Se você curte museu de história natural, de uma olhada no Cal Academy of Science e Exploratorium.
      Se você pensa em ir em vários, faça as contas e veja se o SF CityPass não é uma boa para você!

      Sou de São Paulo sim.
      Beijos

      • mari vidigal 25 setembro, 2015 at 23:14 Responder

        Oi Thais,
        Tudo bem?
        Dependendo do seu ritmo, dá para fazer sim. Muito leitores já fizeram e aprovaram o roteiro! Na volta, passe aqui para contar o que achou!
        Beijos

        • Thais 4 outubro, 2015 at 20:21 Responder

          Oi Mary!! Eu de novo!! rrsrs Tem algum transporte público para o Muir Woods?? Pensamos em fazer o parque logo cedo pela manhã e depois visitarmos Sausalito. O que vc acha? Dá pra fazer se ônibus??

  69. Gabriela 3 setembro, 2015 at 06:27 Responder

    Oi, Mari!!! Tudo bem?

    AMEIIIIIIIIIIIII todas as dicas, moro aqui nos EUA e vou fazer só um final de semana em SFO… O seu roteiro do primeiro dia, já é fato que farei. O segundo dia vou fazer Alcatraz bem cedinho (8:45) então imagino que por volta do meio dia eu já esteja de volta… meu voô é só as 8:30 da noite, você tem alguma dica de algo que eu possa fazer que seja bacana e perto do pier 33 nesse tempo restante?

    • mari vidigal 11 setembro, 2015 at 10:18 Responder

      Oi Gabriela,
      Obrigada pela visita.
      Eu se fosse você, daria uma voltinha em North Beach (almoce por lá) e China Town. Pegue o ônibus que sai do Fisherman’s Wharf e vai até o topo da Coit Tower e de lá, desça a pé para explorar o bairro. (tBm dá para subir a pé direto do pier 33, caminhada linda porém cansativa. 🙂
      Beijos e enjoy SF

  70. Olívia 30 agosto, 2015 at 14:10 Responder

    Sensacional o post. Parabéns!
    Não conhecia o blog, mas fui recomendada ontem por uma amiga, pois vou passar um tempo em SFO.
    Já vi que serei vistante frequente do seu site, já que amo dar minhas andadas por aí também.
    Bjs,
    Olívia

  71. San Francisco: Passeio com o ônibus Hop-on Hop-off | Ideias na mala 27 agosto, 2015 at 09:31 Responder

    […] Vale, mas tudo depende do seu estilo de viagens. Pra quem assim como eu gosta de caminhar pela cidade e sair um pouco da rota turística mais tradicional para fazer pequenas descobertas, o ônibus pode não ser a melhor opção. Gostei MUITO do tour, mas gosto mesmo é de bater perna! Mas se você detesta caminhar e não quer nem saber de pegar transporte público, taí uma ótima forma de se locomover pela cidade sem precisar pensar muito. É só subir no ônibus, e deixar ele rodar com você! Simples e super conveniente! Para quem tem pouco tempo na cidade (1 ou 2 dias) o ônibus pode ser uma excelente forma de dar “um geralzão” no primeiro dia, e no segundo visitar a fundo o que você gostou. Pra quem tem 3, 4 ou 5 dias em San Francisco, sugiro o roteiro deste link. […]

  72. Monica Miranda 26 agosto, 2015 at 20:09 Responder

    Mari irei para san francisco dia 11/02/2015 com três amigos. Sei que é inverno! Vc acha que poderei seguir tb este seu roteiro ou terá alguma alteração de horario e dias de funcionamento em algum local? Sobre o ticket do bondinho …ele dá direito só a ida né? e seu eu parar em algum lugar interessante posso pegar o proximo durante o dia todo sem pagar denovo ou o ticket é só para uma viagem? como vou passar 3 dias vc acha que compensa comprar o ticket logo para tres dias?

    • mari vidigal 26 agosto, 2015 at 22:07 Responder

      Oi Monica, Td bem?
      São Francisco tem uma variação bem pequena de temperatura entre inverno e verão (aqui faz frio o ano todo 🙁 – E não estou exagerando…rs) o único risco do inverno, são as chuvas que atrapalham bastante! No dia que vcs pegarem o bondinho, vale a pena comprar o ticket para um dia inteiro, isso porque só uma ida de bondinho já equivale a meio ticket. Nos outros dias, precisa avaliar o quanto vcs querem andar x usar transporte.
      Abraços,
      Mari

  73. Thais 24 agosto, 2015 at 20:45 Responder

    Oi Mari! Tudo bem? Ameeeei o seu roteiro e ele servirá de referência para a minha viagem em novembro!!
    Você poderia apenas me esclarecer uma dúvida? Você menciona no roteiro um cartão chamado Clipper, que pode ser comprado em qualquer wallgreens. Não entendi muito bem como funciona esse cartão. Você teria como explicar? Ele serve para todos os meios de transporte (bart, muni, bonde, ferry) e tem um valor reduzido? É mais vantajoso adquirir esse cartão ou ticket do muni?
    obrigada, Thais 🙂

    • mari vidigal 26 agosto, 2015 at 22:17 Responder

      Oi thaís,
      Clipper é o cartão de transporte aqui de San Francisco, ele não te dá desconto nenhum nos trens, mas dá um bom desconto no ferry. A parte chata é que o cartão custa $3,00 e cada pessoa precisará de um. O passaporte do Muni, que dá direito a 1 dia inteiro de transporte ilimitado pela cidade é uma excelente opção para quem vai usar bastante transporte.
      Beijos

  74. Beatriz 24 agosto, 2015 at 00:44 Responder

    Mari, estou indo para a Califórnia em dezembro com meu namorado. Seu roteiro nos ajudou muito! Excelentes sugestões!
    Gostaria de saber se você tem alguma dica sobre o outlet em Carmel…
    Parabéns pelos posts,
    Bjss

    • mari vidigal 25 agosto, 2015 at 05:03 Responder

      Oi Beatriz,
      Tudo bem?
      Carmel é uma cidade bem pequenina, se você é de São Paulo, vai entender minha comparação: Carmel é a Campos de Jordão daqui da Califórnia. Asim… nada de Outlet por alí.
      O Outlet mais no caminho para quem faz essa viagem é o Premium Outlets de Girloy.
      Beijos e muito obrigada pelos elogios,

    • mari vidigal 14 janeiro, 2016 at 17:57 Responder

      Oi Beatriz,
      Obrigada pelo comentário e pelas opiniões.
      Sabe que eu tbm nõ sou fã do Pier 39, mas tenho amigos que amam de paixão. Meu pai por exemplo, já veio me visitar em SF 3 vezes e faz absoluta questão de sempre voltar lá #Juroquenãoentendo 🙂
      Eu gosto da China Town de SF, amo as lojas de chás e os pequenos templos escondidos. Mas again, pira questão de opinião.
      Quanto a Mission: aqui sim concordamos de verdade, é meu bairro preferido!

      Não conheço Torres del Paine, mas estou morrendo de vontade de fazer essa viagem. Caso curta escrever, e queira dividir o relato da sua viagem com os leitores, é só avisar!
      Beijos

  75. Stephanie 13 agosto, 2015 at 18:24 Responder

    Mari,

    Muito obrigada pelo roteiro! Iremos agora em setembro e ajudou muito o planejamento.
    Eu só gostaria de poder salvar os seus mapas. Vc sabe se eu consigo fazer isso? Gostaria de poder consultá-los junto com meus mapas no google maps.

    Muitíssimo obrigada!
    Stephanie

  76. Carina 5 agosto, 2015 at 01:26 Responder

    Mari, gostaria de te agradecer e te parabenizar pelo roteiro que compartilhou, está extremamente completo e respondeu todas as minhas dúvidas! Estarei em SFO em outubro, com 3 dias completos na cidade, 2 dias em Yosemite e 1 dia em Mountain View para um show… Agora a viagem estará muito mais completa e fácil com a sua ajuda! Valeu mesmo!

  77. Patricia 28 julho, 2015 at 11:29 Responder

    Oiee!
    Adorei o post e as dicas!
    Você saberia me dizer, se existe algum onibus/metro que sai do Aeroporto de San Francisco em direção a Union Square?

    Att,

    • mari vidigal 29 julho, 2015 at 00:49 Responder

      Tem sim patricia, o BART, sai do aeroporto e vai até o centro da cidade. A estação mais próxima da Union Square é a Powell.
      Beijos

    • mari vidigal 22 julho, 2015 at 17:19 Responder

      Oi Maria Thereza,
      Adorei sua visita e achei seu blog, o Travel Monster,muito legal (adicionado no meu Feedly).
      Feliz que curtiu o roteiro!
      Beijos,

  78. milena 5 julho, 2015 at 22:56 Responder

    Mari,

    Existe alguma forma de reduzir o roteiro de San Francisco para um número menor de páginas? Está com 68 páginas. Existe disponível algum arquivo dele que não seja em PDF?

    Grata

    Milena

  79. Glauber 4 julho, 2015 at 01:05 Responder

    Oi Mary
    Gostei muito do seu blog demais mesmo. Só uma coisa me deixou meio cansado aqui em SFO, ter escolhido um hotel barato e longe sem ter alugado carro. Levo horas para ir aos lugares, as ruas são longas demais, fiquei na mission st só que no fim do mundo, e chegar nos lugares está sendo muito penoso. Graças a suas dicas estamos nos virando. Grande abraço e parabéns.

    • mari vidigal 6 julho, 2015 at 15:09 Responder

      Oi Glauber,
      Que pena essa sua caminhada diária quilométrica. San Francisco tem dessas coisas. O transporte ppúblico não é aquela coisa e muitas vezes dá um trabalhão se deslocar entre os lugares. 🙁
      Deu pra se divertir mesmo assim?
      Abraços e feliz que o blog tem ajudado
      Mari

  80. Adriana 3 julho, 2015 at 05:16 Responder

    Mariiiii
    Estou impressionada com a riqueza de detalhes do seu roteiro! Parabéns!! Estava pesquisando e montando o roteiro quando entrei no ideias na mala… Não pensei duas vezes e já estou imprimindo
    Bjinhu é obrigada!!!! Bjs Dri

    • mari vidigal 6 julho, 2015 at 15:11 Responder

      Oi Adriana,
      Feliz que você curtiu o roteiro e espero ajudar bastante na sua viagem.
      Aqui no blog tem várias outras dicas de cidades na Califórnia. Espero ajudar ainda mais na viagem!
      Beijos e obrigada pela visita,
      Mari

  81. Eduardo 3 julho, 2015 at 00:47 Responder

    Ola, Mari! Relato perfeito! Ja salvei nos meus favortios 😀

    Estou indo para SF semana que vem com meus irmãos e quero fazer praticamente o mesmo roteiro que tu colocou aqui, com a opção 3 do ultimo dia. Tu achas que vale a pena a compra do passe de 3 dias de transporte publico? Ou muitos dos deslocamentos são feitas a pé mesmo?

    Obrigadão pela ajuda. Abraços!

    • mari vidigal 6 julho, 2015 at 15:13 Responder

      Oi Eduardo,
      No dia no bondinho o passe vale a pena sem dúvida, nos outros dias você precisa pensar no quanto você quer caminhar x onde você está hospedado.
      Beijos e aproveite bastante a viagem!
      Mari

  82. Claudia Molina Moragas 30 junho, 2015 at 22:24 Responder

    Demais suas dicas.
    Preciso de uma ajuda vamos pra Sao Francisco e queremos ir pra Los angeles pela highway 1……só que de Sao Francisco queremos passar pelo yosemite por uns 2 dias.
    como vc acha que seria melhor ??

  83. danubia 29 junho, 2015 at 23:35 Responder

    Oi, Mari!
    Estou impressionada com a riqueza do seu blog! Demais mesmo!
    Estarei em Sao Francisco do dia 04 a 07/07. O foco da minha viagem é pesquisa de moda streetwear… E estou em dúvida entre focar na opção 1 ou 2, porque já senti que terei pouco tempo… Não farei metade das suas dicas… rsss – O que você acha? E tem alguma dica sobre ir de carro de Sao Francisco até LA?
    Muito obrigada!
    Danubia.

  84. milena 20 junho, 2015 at 15:27 Responder

    Mari,

    Já imprimi seu roteiro e não vou olhar mais nenhum !!!! está fantástico. Estarei em San Francisco de 25 a 29 de setembro e vou seguir à risca seu roteiro. Só estou com dificuldade para reservar hotel. Estão muuuuto caros !!!!
    beijos

    Milena

    • mari vidigal 21 junho, 2015 at 23:53 Responder

      Oi Milena,
      Feliz que você gostou do roteiro!
      E sim, os hotéis em SF são caros mesmo :(. Tem que procurar bastante ou esperar uma promoção.
      Beijos

    • Manoel 19 julho, 2015 at 01:51 Responder

      Milena

      Estaremos em SFO nesse mesmo período e realmente os valores dos hotéis esta muito caro, você já conseguiu alguma promoção?

  85. Carlos P. 16 junho, 2015 at 00:05 Responder

    Ola Mari!
    Seu blog é fantástico, estou adorando as dicas.
    Eu e minha noiva estamos planejando uma viagem de duas semanas: de Santa Barbara a SF pela Route 01, depois San Francisco, Napa Valley e uns dias em Lake Tahoe.
    Nossa unica duvida é a seguinte: estaremos em SF no Thanksgiven (não temos como alterar a data). Como fica a cidade? Os passeios ficam muito prejudicados? Pensei em fazer parte da Ponte + Sausalito + Marin Headlands, ou talvez passar o dia em Napa.
    O que você sugere?
    Novamente parabéns pelo blog. Além de boas dicas, o design é muito bonito e eficiente.

    • mari vidigal 17 junho, 2015 at 00:49 Responder

      Oi Carlos,
      Td bem?
      Obrigada pelos elogios e pela visita.
      Boa parte das vinícolas de Napa deve fechar para o Thanks Giving. Assim, eu ficaria pela cidade mesmo. Esse programa: Ponte + Sausalito + Marin Headlands é espetacular. Outro passeio que pode ser bacana para emendar com esse é o Muir Woods – que de acordo com o site , fica aberto 365 dias por ano. 🙂
      Aproveite a viagem e na volta, passe aqui pra contar como foi 🙂
      PS: Até novembro, vou publicar muitas dicas bacanas dessa região. Espero te ver por aqui mais vezes 🙂
      Abraços,
      MAri
      Não sei o quão cheia fica San Francisco por que sempre aproveito o feriado para viajar :).

  86. Taiza 7 junho, 2015 at 14:47 Responder

    Maravilhoso é achar um roteiro tão completo e detalhado, porém sem ser chato de ler. Muito, muito bom! Me ajudou demais, me deu praticamente a base do roteiro para os dias em que ficarei na cidade. Pretendo ficar 5 dias e mais um dia para ir ao Yosemite. Bjs

    • mari vidigal 8 junho, 2015 at 05:06 Responder

      Oi Taiza,
      Feliz com os elogios e que bom que o roteiro te ajudou!
      Aproveite San Francisco, e se der, passe aqui na volta pra contar como foi!
      Beijinhos,
      Mari

  87. Gustavo 29 maio, 2015 at 09:13 Responder

    Olá, Mari.
    Parabéns pelo trabalho !
    Irei com minha esposa dia 3 de junho para a SF e desceremos de carro até LA na casa da minha prima. Observei todas as dicas do caminho mas tenho uma dúvida quanto à localização do hotel em SF.
    Temos 10dias,3 em SF.
    Grato e parabéns mais uma vez.

    Gustavo

    • mari vidigal 1 junho, 2015 at 16:54 Responder

      Oi Gustavo,
      Eu ficaria na região de Union Square (o mais próximo possível da praça) ou dos jardins Yerba Buena.
      Abraços e boa viagem!

  88. erika 7 maio, 2015 at 22:52 Responder

    Oi Mari, acabei de chegar de la, e basicamente segui o seu roteiro !!!!Qdo o encontrei, nem procurei mais nenhum!!! Foi muito legal!! bj

  89. Priscila 7 maio, 2015 at 13:45 Responder

    Parabéns pelas dicas! Completíssimo!!
    Estamos embarcando hoje para San Francisco e seu blog já está copiado para seguirmos a viajem com suas instruções.

  90. Ingrid 23 abril, 2015 at 14:56 Responder

    Obrigada Mari, vou seguir seu conselho e tirar as fotos da ponte pelo caminho . Estou “devorando ” cada dica sua. Chegarei no dia 05/05 por volta do 12:00. Minha ideia é deixar a mala na recepção do hotel ( estarei no meio da viagem em LA, ou seja, as malas grandes ficarão em LA) e já conhecer a cidade de acordo com seu roteiro que começa na Union Square e seguir exatamente como você indicou até Ferry Buildin. Farei o possível, já que chegarei um pouco tarde. No dia seguinte penso em fazer o passeio de Alcatraz, no primeiro horário e depois ir de bike até Sausalito, conforme você indicou no segundo post. É loucura? Será que é possível? Faço o passeio A ou B? No outro dia (vou embora no voo doméstico de volta para LA as 20:00) pretendo conhecer o que não foi possível nos dias anteriores ou me concentrar na Union Square, onde estarei hospedada. Sei que é muito corrido, mas SF entrou de repente na minha viagem 😀 Mais uma vez obrigada

  91. Ingrid 17 abril, 2015 at 16:09 Responder

    Oi Mari, tudo bem?
    Simplesmente amei cada dica sua!!! Certamente farei esses passeios que você indicou. Senti falta do Presidio Park e dizem que conseguimos lindas fotos da ponte Golden Gate de lá. Onde encaixar o parque no seu roteiro que começa pela Powell St. até a Lombard St para que não fuja da rota? Terei somente dois dias em SF chego dia 05 12:00hr e parto dia 07 as 20:00.hr Desde já agraceço.

    • mari vidigal 19 abril, 2015 at 02:56 Responder

      Oi Ingrid,
      Pra passar no presidio, infelizmente você terá que fugir um pouco da rota. O jeito mais prático/rápido de encaixa-lo seria um taxi (ou Uber) da região da Ghirardelli Square sentido Presidio.
      Gosto do parque, mas infelizmente ele é tão fora de mão que não acho que valha a pena pra quem tem pouco tempo na cidade. Pra ver a Golden Gate lindona, prefiro os dois mirantes principais (antes e depois da ponte) ou o incrível Marin Headlands: http://ideiasnamala.com/2013/11/04/marin-headlands-a-vista-mais-bonita-da-golden-gate/

      Aproveite bem a viagem e qq coisa é só gritar!
      Abraços,
      Mari Vidigal

      • Ingrid 22 abril, 2015 at 13:19 Responder

        Obrigada Mary, vou seguir seu conselho e tirar as fotos da ponte pelo caminho . Estou “devorando ” cada dica sua. Chegarei no dia 05/05 por volta do 12:00. Minha ideia é deixar a mala na recepção do hotel ( estarei no meio da viagem em LA, ou seja, as malas grandes ficarão em LA) e já conhecer a cidade de acordo com seu roteiro que começa na Union Square e seguir exatamente como você indicou até Ferry Buildin. Farei o possível, já que chegarei um pouco tarde. No dia seguinte penso em fazer o passeio de Alcatraz, no primeiro horário e depois ir de bike até Sausalito, conforme você indicou no segundo post. É loucura? Será que é possível? Faço o passeio A ou B? No outro dia (vou embora no voo doméstico de volta para LA as 20:00) pretendo conhecer o que não foi possível nos dias anteriores ou me concentrar na Union Square, onde estarei hospedada. Sei que é muito corrido, mas SF entrou de repente na minha viagem 😀 Mais uma vez obrigada

  92. Lilian 9 abril, 2015 at 03:51 Responder

    Oi Mariana, tudo bem?

    Estou passando aqui pRa agradecer. Hoje é minha ultima noite em SFO e suas dicas foram valiosíssimas. Eu e o meu marido seguimos o seu roteiro, foi ótimo. Só não atravessamos a ponte de bike pq ele estava com dor na perna de tanto caminhar, então pegamos um ônibus de turismo mesmo. Mas mesmo assim valeu a pena! Ficará para uma próxima vez! Também não conseguimos ir a Alcatraz e pegamos um tempo bem instável e muito frio, por isso também não consegui ver a maior parte do Golden Gate Park. Bom é isso!
    Thank you só much!

    • mari vidigal 13 abril, 2015 at 12:14 Responder

      Oi Lilian,
      Que bom que curtiram a viagem e as dicas!
      Espero vocês aqui de novo no Ideias na Mala nas próximas férias?

      Abraços,
      Mari Vidigal

  93. Carla 29 março, 2015 at 12:49 Responder

    Olá Mari, adorei suas idéias .
    Gostaria de suas sugestões de hotel…
    Estou indo agora em abril pra São Francisco e sozinha.
    Outra coisa, sabe se tem passeio pra Muir Woods?
    Obrigada 🙂

    • mari vidigal 1 abril, 2015 at 17:52 Responder

      Oi Carla,
      Tudo bem?
      Tem passeio pro Muir Woods sim e se vc quiser uma guia Brasileira, recomendo a Mary do Blog Hotel Califórnia.
      Em relação a hotel, recomendo a região da Unions Square ou Embarcadero.
      Aproveite a viagem!

  94. CARLOS 18 fevereiro, 2015 at 00:59 Responder

    Mari, Amei seu post! Completíssimo! Estou montando meu roteiro, 07 dias em San Francisco, em Julho/15, e suas dicas e roteiro são sensacionais e estão me ajudando demais. Já estou amando San Francisco! Obrigado!

    • mari vidigal 1 março, 2015 at 17:07 Responder

      Oi Carlos,
      Obrigada pela visita e que bom que você está curtindo SF. Eu tbm adoro!
      Até julho postarei várias dicas novas, espero te ver por aqui mais vezes.

      Abraços,
      Mari Vidigal

  95. Claudia 2 janeiro, 2015 at 20:59 Responder

    Olá!
    Eu morei em San Francisco por quase dois anos e este post só me fez morrer de saudades!!!! Parabéns, está super completo, com explicações históricas e tudo!! Inclusive vou usar algumas dicas na próxima vez que for lá!! Mas na minha opinião, faltou o Exploratorium, que está escandalosamente legal agora que está no pier de frente para o mar, fora alguns restaurantezinhos que eu amo de paixão, como o Cha-cha-cha (no início da Haight, pertinho do Golden Gate Park e da loja Amoeba), o Chez Maman (agora tem dois, um em Potrero Hills e outro em Hayes Valley), e o Mission Rock (em Mission Bay).
    beijos!!

    • mari vidigal 2 janeiro, 2015 at 21:20 Responder

      Oi Claudia,
      Obrigada pela visita!
      Tbm amo o Exploratorium, mas fiquei muito em dúvida de colocar ou não e acabei não colocando.Quanto aos restaurantes que vc indicou, PRECISO conhecer!!! rs
      O Cha cha cha, tå na minha lista faz tempo e o Chez Maman não tava mas entrou! Vou visitar e passo aqui contando o que achei! Super obrigada pelas dicas!

Post a new comment

Veja também